terça-feira, 24 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Cesar Ramos encerra temporada de estrei...

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Cesar Ramos encerra temporada de estrei...: Brasileiro e os companheiros Davide Rigon e Daniele Zampieri ficaram em 20º lugar na prova deste domingo em Nürburgring O título não ve...

Endurance: Cesar Ramos encerra temporada de estreia na Blancpain em quarto lugar

Brasileiro e os companheiros Davide Rigon e Daniele Zampieri ficaram em 20º lugar na prova deste domingo em Nürburgring

O título não veio. Mas, sem dúvida, o resultado final foi muito importante para o gaúcho Cesar Ramos em sua estreia na Blancpain Endurance Series, um dos principais campeonatos de Gran Turismo da Europa. Depois da batida nos treinos livres no sábado (21) e de largarem em 15º lugar, o brasileiro e os companheiros - os italianos Davide Rigon e Daniele Zampieri - completaram os 1000 Km de Nürburging, neste domingo (22), na 20ª posição.

A vitória ficou com o trio que largou na pole position - Maximilian Gotz, Bernd Schneider e Maximilian Buhk (Mercedes SLS AMG GT3) - e, com o resultado, Buhk foi o campeão da temporada, com 81 pontos.

Ramos, Rigon e Zampieri, que disputaram o campeonato pela equipe Kessel Racing, a bordo de uma Ferrari 458 Italia e venceram a prova de abertura, em Monza (Ita), chegaram à última etapa na liderança do campeonato. Mas, com os imprevistos e o 20º lugar na prova, encerraram a temporada na quarta colocação (50 pontos).

Embora chateado com a perda do título, Ramos fez uma análise positiva de sua primeira temporada com um carro de turismo. O piloto, que foi campeão da F-3 Italiana e conquistou diversos títulos no kart, começou este ano a pilotar este tipo de carro e mostrou uma forte performance desde o início, participando de provas longas e tradicionais, com as 24 Horas de Spa.

"Difícil ver o lado positivo numa hora dessas, mas com certeza se pensar a expectativa que eu tinha no início do ano, terminar entre os top-5 foi muito bom", declarou Ramos, de apenas 24 anos, e que ainda busca uma oportunidade para continuar competindo em 2014.

O piloto também falou sobre a corrida deste domingo e as dificuldades que os impediram de chegar mais à frente. "O Zampieri largou e já era o décimo, quando levou um drive trough por um incidente e por ter melhorado o seu tempo na bandeira amarela. No stint do Rigion, foi tudo ok. Ai eu entrei, quando paramos durante um safety car. Em três voltas, consegui passar seis carros, mas quando ultrapassava um Nissan, ele voltou e pegou a minha roda traseira. A batida quebrou o braço da suspensão e perdemos mais quatro voltas para realizar o conserto e voltar pra pista", lamentou.

A temporada da Blancpain Endurance Series foi composta de cinco etapas e atraiu dezenas de carros no grid, além de um grande público nos autódromos. Na prova deste domingo, 49 carros estiveram na disputa.

Os 20 primeiros nos 1000 Km de Nürburgring:

1 84 PRO Schneider/Götz/Buhk HTP Motorsport(Ale) Mercedes SLS AMG GT3 178 voltas em 6h00min46s354
2 3 PRO Leinders/Buurman/Martin Marc VDS Racing Team(BEL) BMW Z4
3 11 PRO Parisy/Leclerc/Soucek ART Grand Prix(FRA) McLaren MP4-12C
4 90 PRO Skryabin/Bobbi/Guidi Esta Motorsport(RUS) Ferrari 458 Italia
5 71 PAM Ladygin/Shaitar/Ladygin SMP Racing(RUS) Ferrari 458 Italia
6 23 PRO Hoshino/Kane/Dumbreck JRM(GBR) Nissan GT-R Nismo GT3
7 4 PRO Palttala/Moser/Catsburg Marc VDS Racing Team(BEL) BMW Z4
8 19 PRO Haupt/Ludwig/Simonsen Black Falcon(DEU) Mercedes SLS AMG GT3
9 75 PRO Soulet/Maassen/Hennerici Prospeed Competition(BEL) Porsche 997 GT3 R
10 6 PRO Primat/Jarvis/Haase Phoenix Racing(DEU) Audi R8 LMS Ultra
11 72 PRO Zlobin/Move/Aleshin SMP Racing(RUS) Ferrari 458 Italia
12 43 PAM Cerruti/Comandini ROAL Motorsport(ITA) BMW Z4
13 18 PAM Hummel/Jans/Christodoulou Black Falcon(DEU) Mercedes SLS AMG GT3
14 26 PRO Franchi/Colombo/Kechele Vita4one Racing Team(DEU) BMW Z4
15 5 PAM Wauters/Dermont/Vervisch Boutsen Ginion(BEL) McLaren MP4-12C
16 1 PRO Sandstrom/Ortelli/Vanthoor Belgian Audi Club Team WRT(BEL)Audi R8 LMS Ultra
17 123 PAM Lebed/Kruglik/Gianmaria Team Ukraine(UKR) Ferrari 458 Italia
18 52 GTR Azcarate/Cayrolles/Lorgere Roux Sport Garage(FRA) Ferrari 458 Italia
19 2 PRO Frey/Castellacci/Mayr-Melnhof Belgian Audi Club Team WRT(BEL)Audi R8 LMS Ultra
20 44 PRO Rigon/Ramos/Zampieri Kessel Racing(CHE) Ferrari 458 Italia

Para saber mais sobre o campeonato, acesse: http://www.blancpain-endurance-series.com/

Classificação final do campeonato (cinco primeiros):

1.         Maximilian Buhk 81
2.         Bernd Schneider / Maximilian Götz 71
3.         Bas Leinders / Maxime Martin / Yelmer Buurman 71
4.         Cesar Ramos / Davide Rigon / Daniele Zampieri 50 pontos
5.         Frank Stippler / Christopher Mies 48

Informações para a Imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves

Foto: Marco Vitalia



ALTA ROTAÇÃO: Nascar Truck Series: em Las Vegas, Miguel Paludo c...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar Truck Series: em Las Vegas, Miguel Paludo c...: Piloto da Turner Scott Motorsports vai à velocíssima pista de 1,5 milhas do Las Vegas Motor Speedway neste sábado, às 21h30 O gaúcho Mi...

Nascar Truck Series: em Las Vegas, Miguel Paludo corre com picape de excelente retrospecto

Piloto da Turner Scott Motorsports vai à velocíssima pista de 1,5 milhas do Las Vegas Motor Speedway neste sábado, às 21h30

O gaúcho Miguel Paludo encara neste final de semana uma das pistas ovais de 1,5 milhas mais rápidas do mundo: Las Vegas Motor Speedway, 17ª etapa da temporada 2013 da Nascar Truck Series.

Um dos principais objetivos do brasileiro nesta etapa é voltar ao top-5 no campeonato, já que se encontra somente um ponto atrás de Ryan Blaney, o atual quinto colocado. Nesta temporada, o piloto da Turner Scott Motorsports já conquistou nove top-10 em 2013, mostrando importante consistência para terminar entre os melhores da Nascar Truck Series neste ano.

Para a prova deste final de semana, a Turner prepara para Miguel a picape TSM-600, que fez sua estreia no Texas Motorspeedway neste ano. Nas cinco vezes que competiu com ela, o gaúcho largou todas entre os dez primeiros colocados. Assim como em outras etapas do ano, o piloto do #32 contará com o patrocínio da AccuDoc Solutions, empresa de equipamentos médicos dos Estados Unidos.

"Sempre me sinto bem quando chegamos a uma pista de 1,5 milhas, pois a Turner Scott Motorsports tem um programa muito forte e se destaca neste tipo de pista. Além disso, meu retrospecto também é muito bom neste tipo de traçado: temos sido muito rápidos nesses ovais intermediários, e vamos trazer um chassi com ótimos resultados para Las Vegas. Essa nova geração de picapes da TSM tem se mostrado realmente muito forte", disse Miguel Paludo.

Com 526 pontos no campeonato, Miguel está em sexto na tabela e a 42 pontos da vice-liderança da Nascar Truck Series (a Nascar concede, por etapa, até 47 pontos por piloto). O campeonato é liderado por Matt Crafton, que soma 609 pontos após 16 etapas.

A programação da Smith's 350 é distribuída durante este sábado (28). O primeiro treino livre tem início às 13h, com o segundo acontecendo às 14h45. O classificatório está marcado para às 19h15, com as 146 voltas da prova às 21h30 do mesmo dia.

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Classificação após 16 etapas (16/22):
(Dez primeiros)
1º) Matt Crafton, 609 pontos
2º) James Buescher, 568
3º) Ty Dillon, 550
4º) Jeb Burton, 539
5º) Ryan Blaney, 527
6º) Miguel Paludo, 526
7º) Timothy Peters, 512
8º) Johnny Sauter, 499
9º) Darrell Wallace Jr, 498
10º) Brendan Gaughan, 483

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: CIA Stock Photo

ALTA ROTAÇÃO: Carbonera e Gracioli buscam liderança do Brasileir...

ALTA ROTAÇÃO: Carbonera e Gracioli buscam liderança do Brasileir...: Dupla da equipe Cavaletti Rally Racing volta as pistas pelo nacional no próximo final de semana na cidade de Cascavel, PR A quarta et...

Carbonera e Gracioli buscam liderança do Brasileiro de Rali

Dupla da equipe Cavaletti Rally Racing volta as pistas pelo nacional no próximo final de semana na cidade de Cascavel, PR


A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR) acontece no próximo final de semana, entre os dias 26 e 29, na cidade de Cascavel, no Paraná. Uma disputa que promete muito, principalmente por se tratar da penúltima etapa do Campeonato e onde todas as categorias ainda tem briga aberta pelo título da temporada.

Na categoria 4x2 Super a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Perfiaço/Lorenci) tentará buscar a liderança, a qual ocupou durante boa parte da competição neste ano. “Nossa meta é principalmente concluir esta corrida, porém, claro, sempre estaremos em busca de um bom resultado”, salienta o piloto Evandro.

A dupla está a apenas nove pontos dos líderes. Nas duas primeiras etapas deste ano, a liderança foi de Evandro e Juliano. Já campeões, por antecipação do Campeonato Gaúcho deste ano, a dupla vai a Cascavel, com boa expectativa. “A  expectativa é de fazermos uma boa prova, buscando andar forte para podermos pontuar bem e seguirmos com chance de chegar ao título também do Campeonato Brasileiro”, reforça o navegador Juliano Gracioli.



Reta final do CBR

Faltam apenas duas etapas para o final da temporada do Brasileiro de Rali 2013. Esta em Cascavel, e após Atibaia, em SP. Para Evandro e Juliano, a disputa pelo título na categoria será empolgante e difícil. “Tenho certeza que será muito disputado. Essa categoria está se mostrando muito competitiva. Vai ser difícil para todos e com certeza a disputa do título se dará na última etapa”, avalia Evandro Carbonera.

“Vai estar cada vez mais difícil, com os líderes querendo manter suas posições e quem vem atrás buscando nestas duas últimas provas poder superar e chegar na liderança. Com certeza vão ser provas muito emocionantes”, completa Juliano Gracioli.



Rali desconhecido

Cascavel, no Paraná, estava fora do calendário nacional de ralis desde 2005. Para Evandro e Juliano, esta será uma prova totalmente nova, pois eles não andaram na região naquele ano. Nada melhor que aprimorar o reconhecimento das especiais, antes da prova. “O reconhecimento das pistas é de fundamental importância, visto que o piloto não possui referencia nenhuma das especiais, e só vai poder imprimir um ritmo forte caso sentir firmeza no levantamento. Outro fato importante de um bom reconhecimento é poder, na prova, imprimir na primeira passada já um ritmo forte sem correr riscos”, explica Juliano Gracioli.

Evandro espera um rali rápido. “Ainda não sabemos como serão as especiais, pelo que se comenta serão muito rápidas. Acredito que o equipamento de cada equipe poderá fazer diferença, porém sempre um bom levantamento ajuda a diminuir essa diferença”, enfatiza.



Um ano para comemorar

Ainda restam três provas para o fechamento da temporada de ralis da equipe Cavaletti Rally Racing: uma pelo Campeonato Gaúcho e duas pelo Brasileiro. Mesmo assim, a avaliação que a equipe faz da temporada, já é positiva. Nas metas para 2013, a principal era a conquista do título estadual, conquistado por antecipação na última etapa, em Severiano de Almeida, no início de setembro.

“A avaliação que podemos fazer até agora é a melhor possível, acredito que todos estão de parabéns, piloto, co-piloto, mecânicos, enfim todos que fazem parte da equipe Cavaletti Rally Racing”, destaca Evandro Carbnonera. “A equipe está de parabéns e está conseguindo os objetivos e metas traçadas no começo do ano. Estamos muito felizes e esperamos continuar com bons resultados até o final dos dois campeonatos”, encerra Juliano Gracioli.



Programa do Rali

A etapa de Cascavel volta ao calendário do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade após oito anos. A última vez que a cidade paranaense sediou a prova, foi em 2005. Este ano, um grande evento está sendo programado. O parque de apoio, com os boxes das equipes, ficará junto ao Autódromo Internacional de Cascavel, que fica as margens da BR 277.

A programação começa na sexta-feira com a chegada das equipes, montagem dos boxes, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste e acontecerá junto ao Autódromo, além de um evento promocional de apresentação dos competidores.

No sábado e domingo serão disputadas 15 especiais, nove delas no primeiro dia, totalizando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais, é gratuito.



Cronograma das especiais do Rali de Cascavel

Sábado:

SS 01, 04 e 07 - 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um

grande salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31

SS 02, 05, e 08 - 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de

piso no meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49

SS 03, 06 e 09 - 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando

dentro do autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27

Domingo:

SS 10, 12 e 14 - 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso

vermelho compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39

SS 11, 13 e 15 - 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e 12h59



Programa do Rali

Sexta-feira, dia 27/09/2013

08:00 hs. Abertura da Secretaria de Prova e Reconhecimento das Especiais

09:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x4

10:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4x2

13:00 hs. Início Shakedown Veículos 4x4

14:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x4

14:01 hs. Inicio Shakedown Veículos 4x2

16:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x2

16:00 hs. Divulgação Ordem de Largada

18:30 hs. Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)

20:00 hs. Início Largada Promocional



Sábado, dia 28/09/2013

09:00 hs. Largada Primeiro Carro

15:00 hs. Encerramento Especiais

17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização



Domingo, dia 29/09/2013

09:00 hs. Início Especiais

14:00 hs. Encerramento Especiais

15:00 hs. Vistorias

15:30 hs. Rampa de Premiação




PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Cavaletti Rally Racing

Foto: Edson Castro