terça-feira, 17 de setembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas ...
ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas ...: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel O Autódromo Internacional de Cascavel, situado Oeste do Paraná, recebe ne...
Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel
Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel
O Autódromo
Internacional de Cascavel, situado Oeste do Paraná, recebe neste fim de semana
(20 a 22/9), a sexta etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de
Velocidade no Asfalto 2013, que conta com o patrocínio da Bana Pneus e apoio do
Grupo Le Lac. O evento do Metropolitano de Curitiba será disputado em duas
baterias nas categorias Turismo “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e “Sênior” e Turismo
5000 “A” e “B” com promoção e organização da Federação Paranaense de
Automobilismo (FPrA). Num típico Racing Day, serão realizadas ainda a 3.ª etapa
do Paranaense de Marcas, 4.ª etapa do Metropolitano de Cascavel, a 6.ª etapa da
Sprint Race, a 7.ª etapa do Paranaense de Spyder Race e 4.ª etapa do Paranaense
de Speed Fusca.
Faltando ainda três etapas para o
encerramento do Campeonato Metropolitano de Curitiba, vários pilotos estão na
briga pelo título das sete categorias. As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”,
continuam muito disputas, tendo na categoria “A” cinco duplas com chances na
“briga” pelo título máximo da temporada 2013, com destaque para os Irmãos
Carta, que venceram cinco corridas e estão na liderança com 164 pontos, contra
144 da dupla Beto Baú/Billy Gabardo. Na categoria “B”, o catarinense Guilherme
Scheer lidera com 146 pontos, mas o paranaense Alexandre Laska foi bem nas duas
últimas etapas e já é o segundo colocado com 118 pontos. Nas categorias Marcas
a disputa também está intensa. Na “A”, quatro pilotos já venceram em dez provas,
que tem a liderança dos catarinenses Magnabosco (150), Martelli (124) e Giusti
(114), seguidos de perto pelos paranaenses Valmor Emílio (105) e Sharbel El
Hajjar (81). Na “B”, a “briga” continua boa entre os líderes, o catarinense
Eduardo Scheer (150) e os irmãos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (144), que
estão se alternando na liderança a cada etapa disputada. Na “Sênior”, com duas
vitórias na etapa passada, lidera o paranaense Marcos Ramos (135), seguido pelo
catarinense Cláudio Simão (117) e o paranaense Algacir Sermann (108). Na
Turismo 5000 “A” o catarinense Eduardo Berlanda, líder com 146 pontos, trava
bom duelo com os paranaenses Marco Antonio Garcia (133) e Armin Kliewer (126),
pelo título da categoria. E na Turismo 5000 “B”, o catarinense Richard Heidrich
disparou na liderança, com 173 pontos, seguido pelos paranaenses Robson Kolink
(115) e Rubens Kliewer (97).
Quem
comparecer ao Autódromo Internacional de Cascavel no fim de semana vai
acompanhar mais uma etapa acirrada do Metropolitano de Curitiba de Marcas e
Paranaense de Marcas, com pilotos do Paraná e Santa Catarina disputando bons
pegas na “briga” pelas vitórias em suas categorias, além do Racing Day
envolvendo provas de mais quatro categorias do automobilismo Paranaense e
Brasileiro.
Na sexta-feira
(20/9), serão realizados treinos livres das 9 às 17h20 e Briefing para as
categorias Speed, Marcas N, Turismo e Marcas. No sábado (21/9), acontecem mais
dois treinos livres e os treinos classificatórios do Metropolitano de Curitiba
e Paranaense de Marcas nas categorias Turismo 5000, Marcas, Turismo 1.6,
vistoria dos carros e Briefing das categorias Turismo 5000, Spyder e Sprint.
Das 13h50 às 17 horas acontece as provas da Turismo 1.6, Marcas e Turismo 5000.
E no domingo (22/9), o evento acontece das 8 horas às 16h30, iniciando com o
treino classificatório da Spyder Race (da 8 às 8h10), seguidos das 1.ª corridas
da Speed Fusca e Marcas N, às 8h40, Sprint Race, às 9h30, 2.ª provas das
categorias Marcas “A”, “B” e “S”, às 10h20, Turismo 5000, às 11h20, Spyder
Race, às 12h05. Das 12h55 às 13h25, almoço e pódio das categorias Marcas,
Turismo 5000 e Spyder Race. E as 2.ª provas das categorias Sprint Race, às
13h40, Turismo 1.6 “A” e “B”, às 14h30 e Speed Fusca e Marcas N, às 15h30. Das
16h10 às 17h10 acontece o pódio das categorias Speed Fusca, Turismo, Sprint e
Marcas N.
Classificação:
Com cinco etapas realizadas e dez
provas disputadas, os cinco primeiros do Metropolitano de Marcas e Pilotos
2013, por categoria são:
Marcas “A”:
1.º) Gustavo
Magnabosco (SC), com 150 pontos ganhos
2.º) Jorge
Luís Martelli (SC), 124
3.º) Michel
Giusti (SC), 114
4.º) Valmor
Emílio Weiss (PR), 105
5.º) Sharbel
El Hajjar (PR), 81
Marcas “B”:
1.º) Eduardo
Scheer (SC), 150
2.º) Ruslan
Carta Filho/Andrei Carta (PR), 144
3.º) Yukio
Duzanowski (SC), 101
4.º) Thiago
de Oliveira (PR), 65
5.º) Elberto
Alves/Rafael Bastos (PR), 57.
Marcas Sênior:
1.º) Marcos
Ramos (PR), 135
2.º) Cláudio
Simão (SC), 117
3.º) Algacir
Sermann (PR), 114
4.º) Toninho
Espolador (PR), 108
5.º) Celso
Mancia (PR), 103.
Turismo 1.6 “A”:
1.º) Ruslan
Carta Filho/Andrei Carta (PR), 164
2º) Beto
Baú/Billy Gabardo (PR), 144
3.º) Jeferson
Averbuck (PR), 111
4.º) Carlos
Vaz/Marcelo Cordeiro (PR), 100
5.º) Rodrigo
Tassi/Luiz Ferreira (PR), 78
Turismo 1.6
“B”:
1.º) Guilherme Scheer (SC), 146
2.º) Alexandre Laska (PR), 118
3.º) Richard Heidrich Jr (SC), 112
4.º) Eduardo
Pavelski (PR), 103
5.º) Rafael
Gobor (PR), 78.
Turismo 5000 “A”:
1.º) Eduardo
Berlanda (SC), 146
2.º) Marco Antônio
Garcia (PR), 133
3.º) Maurício
Reuter (SC), 126
4.º) Armin
Kliewer (PR), 107
5.º) Oswaldo
Scheer Filho (SC), 80.
Turismo 5000
“B”:
1.º) Richard Heidrich (SC), 173
2.º) Robson Kolling (PR), 115
3.º) Rubens
Kliewer (PR), 97
4.º) Márcio
Reuter (SC), 89
5.º) José
Agostinelli Neto (SC), 57.
MRT – Marketing Racing Team
Fotos divulgaçao
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara...
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara...: Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, recebe os carros dos sonhos em evento recheado de atrações entre os dias quatro e seis de outubro...
Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara para sexta etapa da temporada
Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, recebe os carros dos
sonhos em evento recheado de atrações entre os dias quatro e seis de outubro
O Campeonato
Sudamericano de Gran Turismo desembarca entre os dias quatro e seis de outubro
na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, para a disputa da sexta
etapa da temporada 2013. O Autódromo Internacional Velopark recebe também o
Mercedes-Benz Grand Challenge e um festival de atrações com a parceria do Super
Carros, formando juntos um evento completo para todos os integrantes de uma
família de apaixonados por velocidade e sofisticação. Não deixe de acessar o
site www.portalgt.com.br, assim como as mídias sociais Instagram (@PortalGT),
Twitter (@Portal_GT) e o www.facebook.com/portalgt para saber todos os detalhes
dos eventos, além de acompanhar as corridas ao vivo e as coletivas de imprensa
com os vencedores após as provas.
Nos 2.278
metros de extensão da pista gaúcha a programação dos carros dos sonhos e do
Mercedes-Benz Grand Challenge começa já na sexta-feira (4) com os treinos
livres e os que definem os grids de largada para as três corridas do fim de
semana. No sábado (5), as atenções estarão nas máquinas do Campeonato Sudamericano
de Gran Turismo com a largada da corrida um às 14h, com transmissão do
PortalGT.com.br, em um grid com máquinas de tirar o fôlego, as mais rápidas do
Brasil, como Ferrari 458 Itália, Lamborghini LP600 Evolution, Lotus Evora,
Aston Martin Vantage, entre outros.
No domingo
(6), os modelos C250 Turbo do Mercedes-Benz Grand Challenge partem para a sexta
etapa da temporada às 11h e as categorias GT3, GT Premium e GT4 encerram a
programação às 12h30, as duas provas sendo levadas para o público de todo o
Brasil pelo SporTV3 e a corrida dos carros dos sonhos também na Band. O site
oficial dos eventos, www.portalgt.com.br, transmitirá todas as corridas do fim
de semana ao vivo, além das entrevistas coletivas com os vencedores logo após o
encerramento das disputas, mostrando os personagens dos campeonatos diretamente
aos fãs de automobilismo.
Completando
um verdadeiro festival de atrações, o Super Carros recheará o fim de semana com
dragsters fazendo arrancadas, um bigfoot, baterias de kart, exposição de carros
antigos, simuladores, competições de drift e voltas rápidas pela pista, tudo
isso garantindo uma gama de opções para agradar diferentes tipos de público e
idade, mas que possuem a paixão pela velocidade como característica comum.
Sobre este
mega evento que será realizado, Julio Anguita, da Loyal SPE, empresa
responsável pela organização e promoção do Campeonato Sudamericano de Gran
Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge fala: "Ao colocarmos o Super
Carros juntamente com uma etapa do Campeonatos de GT e MBGC, estamos ampliando
o programa com um único intuito de levar ao grande público um final de semana
repleto de grandes atrações"
"Isso
reforça e consolida nossa plataforma de entretenimento para os amantes da
velocidade. Entendemos que o público gaúcho que tanto prestigia e curte o
automobilismo merece ter uma grande festa como essa, cheia de atrações e
supermáquinas em um evento único do automobilismo brasileiro. Poucas são as
oportunidades de se conferir de perto atrações tão encantadoras e maquinas tão
poderosas", encerra Júlio Anguita.
PROGRAMAÇÃO
NO VELOPARK (RS)
SEXTA-FEIRA -
04/10/2013
08H30 -
09H30: TREINO LIVRE 1 (GT3/P E GT4)
09H40 -
10H40: TREINO LIVRE 1 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
10H50 -
11H50: TREINO LIVRE 2 (GT3/P E GT4)
12H00 -
13H00: TREINO LIVRE 2 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
14H30 -
14H50: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT4)
14H55 -
15H15: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT3/P)
15H25 -
15H45: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT4)
15H50 -
16H10: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT3)
16H30 - 16H50:
CLASSIFICATÓRIO MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
SÁBADO -
05/10/2013
09H00 -
09H10: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
14H00 -
14H50: CORRIDA 1 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
DOMINGO 06/10/2013
08H50 - 09H00: SHAKEDOWN MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
09H05 -
09H15: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
09H22 -
10H22: VISITAÇÃO AOS BOXES
11H00 -
11H45: CORRIDA MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
12H30 -
13H20: CORRIDA 2 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
Dinho Leme Comunicação
Fotos: Fernanda Freixosa
ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da...
ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da...: Harmuch amplia liderança da Super Fórmula O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participou no fim de semana passado (14 e...
PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da Super Fórmula
Harmuch amplia liderança da Super Fórmula
O piloto
curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participou no fim de semana passado
(14 e 15/9), da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra
2013, na categoria Super Fórmula Tubular “I”. No evento organizado pelo
Automóvel Clube de Ponta Grossa, com supervisão da Federação Paranaense de
Automobilismo (FPrA), Cláudio Harmuch venceu a primeira e ficou em segundo
lugar na segunda bateria, ampliando sua vantagem para o segundo colocado de 15
para 18 pontos.
Nos treinos
classificatórios, Harmuch marcou o segundo tempo, em 1min03s885, largando na
primeira fila. O piloto curitibano fez boa largada e passou a seguir de perto o
líder Diogo Freitas, ultrapassando-o quando teve problemas de câmbio, faltando
quatro voltas para a bandeirada final. Daí em diante foi só administrar a
diferença para o segundo colocado. Harmuch venceu a primeira bateria, com 14
voltas em 15min15s487, seguido de Luiz Camargo, a 1s009 e Tiago Silveira, a
8s832. Largou em primeiro na segunda bateria, com seu carro rendendo bem e fez
mais uma boa corrida, travando boa disputa com Diogo Freitas pela liderança da
prova até a 9.ª volta, quando foi superado pelo piloto baiano. Ao fim de 15
voltas, vitória de Diogo Freitas, com tempo de 16min19s632, seguido de Cláudio
Harmuch, 11s818 e Luiz Camargo, a 19s374.
“Este foi
mais um fim de semana de muito trabalho de todos na equipe Abreu Motors. O
público compareceu em massa ao Autódromo André de Geus, onde consegui fazer
mais duas corridas muito disputadas, ganhando a primeira bateria depois de
muita disputa. Na segunda bateria, não tentei segurar o piloto baiano Diogo
Freitas, que tem equipamento de última geração, pensando apenas no campeonato.
Administrei o resultado e ampliei minha vantagem na liderança do campeonato de
15 para 18 pontos. Agora é só caprichar na última etapa e levantar o caneco”,
brincou Cláudio Harmuch (Grupo Uninter/Pro-Tork).
-
Classificação -
Com cinco
etapas realizadas e dez baterias disputadas, a classificação da categoria Super
Fórmula, do Paranaense de Velocidade na Terra 2013, é a seguinte: 1.º) Cláudio
Harmuch, 132 pontos; 2.º) Diogo Freitas, 114; 3.º) Luiz Santos Camargo, 108;
4.º) Alisson Marçal, 88; 5.º) Paulo Barbosa, 68; e em 6.º) Claudir de Oliveira,
com 64 pontos ganhos. A sexta e última etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra, na
categoria Super Fórmula, será nos dias 23 e 24 de novembro, em São José dos
Pinhais.
MRT – Assessoria e Comunicação
Assessoria de Imprensa da Equipe Grupo Uninter/Pro-Tork
Foto: Gabriel Sutil
ALTA ROTAÇÃO: Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédit...
ALTA ROTAÇÃO: Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédit...: Disputas acontecerão em Avaré (SP) nos dias 6 e 7 de dezembro, encerrando o calendário off road nacional A Dunas Race - organizadora do...
Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédito e nova data
Disputas acontecerão em Avaré (SP) nos dias 6 e 7 de dezembro,
encerrando o calendário off road nacional
A Dunas Race
- organizadora do Rally dos Sertões e do Sertões Series - anunciou uma nova
data para a Etapa Amigos. Os competidores de carros, caminhões, motos,
quadriciclos e UTVs vão desbravar as trilhas de Avaré, no interior paulista,
nos dias 6 e 7 de dezembro, fechando os campeonatos nacionais das modalidades.
O levantamento
do percurso será realizado em breve pelo Diretor Técnico da Dunas Race, Eduardo
Sachs, e deve contar com trechos inéditos e um novo sistema de disputas que
será divulgado mais próximo ao evento.
A cidade de
Avaré está localizada no oeste paulista, a aproximadamente 260 km da capital, e
já recebeu a primeira etapa do Sertões Series 2013, em maio. O município será
base do campeonato pela quarta vez.
As inscrições
para a etapa que fecha a temporada 2013 do off road nacional serão abertas em
novembro pelo site oficial do evento (www.sertoes.com). A Etapa Amigos do
Sertões Series é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de
Velocidade (Carros e Caminhões) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja
(Motos, Quadriciclos e UTVs).
Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial
Siga o Sertões no Twitter:
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Fotos: David Santos Jr / André Chaco
ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn de volta à Williams?
ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn de volta à Williams?: Ross Brawn de regresso à Williams? Um dos rumores que circulava no paddock do GP de Itália em Monza era o do eventual regresso de Ross ...
Ross Brawn de volta à Williams?
Ross Brawn de regresso à Williams?
Um dos
rumores que circulava no paddock do GP de Itália em Monza era o do eventual
regresso de Ross Brawn à Williams, com o veterano engenheiro inglês a ponderar
inclusive comprar uma participação na escuderia de Grove. Essa participação
seriam precisamente os 15 por cento atualmente detidos por Toto Wolff, com quem
Brawn trabalha na Mercedes e que está interessado em vender as suas ações da
Williams.
Recorde-se
que Brawn já foi informado que será substituído no seio da Mercedes por Paddy
Lowe (ex-McLaren), sendo que a marca alemã também fornecerá os seus motores V6
à Williams a partir do próximo ano. A notícia foi inicialmente difundida pela
Sky Net mas pouco ou nada se ouviu dos eventuais intervenientes no processo,
apesar de um diretor-geral com a capacidade e experiência de Brawn, ao lado do
novo diretor-técnico Pat Symonds, serem uma opção lógica para um escuderia que
há muito tenta recuperar, sem sucesso, o estatuto e os resultados do passado. A
carreira de Brawn na Fórmula 1 começou precisamente na Williams em 1978, quando
Sir Frank o contratou como mecânico.
Fonte: http://autosport.pt/
ALTA ROTAÇÃO: Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após e...
ALTA ROTAÇÃO: Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após e...: Hanier Racing ficou prestes a colocar dois carros dentro da zona de pontuação na etapa gaúcha, mas um toque no fim da prova danificou a sus...
Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após etapa do Velopark
Hanier Racing ficou prestes a colocar dois carros dentro da zona
de pontuação na etapa gaúcha, mas um toque no fim da prova danificou a
suspensão do carro de Beto Cavaleiro
A etapa do
Velopark da Stock Car, corrida disputada neste domingo em Nova Santa Rita,
região metropolitana de Porto Alegre, foi positiva para os pilotos Felipe
Lapenna e Beto Cavaleiro, da Hanier Racing. Não fosse um acidente no fim, ambos
conseguiriam terminar dentro da zona de pontuação.
Largando em
22º, Lapenna se aproveitou do entrevero da largada, ganhou muitas posições e
passou a lutar pelo top-10 da corrida. No fim, quando já estava estabilizado em
13º, teve problemas de freios e terminou a corrida em 18º.
"Na
largada, acreditei e contornei a chicane por fora. Vi que subiu muita poeira,
gente rodando, mas achei o Thiago (Camilo) e fui atrás, passando por tudo
ileso", explicou Lapenna. "Estava indo muito bem na prova, em 13º e
trocando push (to-pass) com os concorrentes, mas meu ritmo no final começou a
cair muito por causa dos freios, que quase acabaram. Mesmo assim consegui
salvar alguns pontos, o que é sempre importante", finalizou.
Beto
Cavaleiro fazia uma corrida limpa e consciente. Quando tinha tudo para marcar
pontos mais uma vez na temporada, foi acertado por um competidor que errou a
freada do final da reta principal e foi obrigado a abandonar por uma quebra de
suspensão.
"Minha
corrida estava ótima, vinha comboiando com uma consistência boa. Só que no fim
da prova, levei uma pancada que quebrou minha suspensão, furou meu pneu... foi
fim de corrida, infelizmente. Foi uma pena, pois tinha carro para terminar na
zona de pontuação assim como Brasília", disse Cavaleiro.
A próxima
corrida da Stock Car será dia 20 de outubro, novamente em Curitiba, décima
etapa da temporada.
Resultado,
corrida:
1º) Daniel
Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 38 voltas em 41min06s688
2º) Ricardo
Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 2s328
3º) Marcos
Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 3s702
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), a 8s541
5º) Ricardo
Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), a 8s930
6º) Max
Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 10s616
7º) Diego
Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), a 11s992
8º) Thiago
Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 12s135
9º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), a
13s844
10º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), a 14s181
11º) Luciano
Burti, (Boettger Competições/Peugeot), a 14s524
12º) Rubens Barrichello, (Medley Full Time Competições/Chevrolet),
a 14s855
13º) Rodrigo
Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), a 15s838
14º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), a
16s119
15º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), a 16s145
16º) Rafa
Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 20s814
17º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), a 23s033
18º) David
Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 23s654
19º) Fabio
Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), a 23s870
20º) Gabriel
Casagrande, (RC3 Bassani/Peugeot), a 26s206
21º) Rodrigo
Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), a 29s253
22º)
Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 29s751
23º) Galid
Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 2 voltas
Não
completaram:
Beto
Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô
Figueiredo
Ricardo
Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu
Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico
Kaesemodel
Resultado,
campeonato:
1º) Daniel
Serra, 154 pontos
2º) Cacá
Bueno, 144
3º) Ricardo
Maurício, 143
4º) Thiago
Camilo, 141
5º) Max
Wilson, 117
6º) Valdeno
Brito, 108
7º) Marcos
Gomes, 88
8º) Rubens
Barrichello, 73
9º) Sérgio
Jimenez, 72
10º) Ricardo
Zonta, 70
11º) Júlio
Campos, 67
12º) Luciano
Burti, 66
13º) Tuka
Rocha, 64
14º) Raphael
Matos, 62
15º) Diego
Nunes, 53
16º) Nonô
Figueiredo, 52
17º) Galid
Osman, 47
18º) Rodrigo
Sperafico, 43
19º) Denis
Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda
Pamplona, 38
22º) Fábio
Fogaça, 37
23º) Atila
Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam
Khodair, 35
26º) Alceu
Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico
Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel
Casagrande, 4
33º) Rodrigo
Pimenta, 3
34º) Beto
Cavaleiro, 2
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Fernanda Freixosa
ALTA ROTAÇÃO: Montoya de volta a Formula Indy
ALTA ROTAÇÃO: Montoya de volta a Formula Indy: Colombiano será companheiro de Hélinho e Will Powe r na Penske. Dono de um curriculo invejavel no automobilismo mundial, Juan Pablo Mo...
Montoya de volta a Formula Indy
Colombiano será companheiro de Hélinho e Will
Power na Penske.
Dono de um
curriculo invejavel no automobilismo mundial, Juan Pablo Montoya está de volta
a formula indy apartir de 2014, piloto colombiano estava disputando a categoria
norte-americana “NASCAR” pela equipe Ganassi.
Com a formula
indy, Montoya já tem uma certa intimidade, em 1999 foi compeão dessa
categoria pela Chip Ganassi Racing
quando foi subistituir o bicampeão Alessandro Zanardi .
Montoya fez
sua estreia na Fórmula 1 em 2001 pela equipe de Frank Williams, da qual já
havia sido piloto de testes. Em sua terceira corrida, ele surpreende a todos com
uma linda ultrapassagem sobre o então tricampeão Michael Schumacher. Montoya
liderava a corrida até que, numa atitude desastrada, o neerlandês Jos
Verstappen tirou-o da prova. Apesar disso, ainda conseguiu terminar sua
primeira temporada na F1 com uma vitória e três pole positions.
Em sua
segunda temporada (2002), já com certa experiência na categoria, conquistou 7
poles e marcou 50 pontos e, a despeito de não ter vencido nenhuma corrida,
ficou apenas atrás dos dois pilotos da Ferrari no final do campeonato. No ano
seguinte, lutou pelo título até a penúltima prova, mas acabou perdendo a
disputa, terminando novamente em terceiro no campeonato, com 82 pontos, duas
vitórias e uma pole.
Em 2004, sua
equipe enfrentou vários problemas: um projeto mal sucedido da Williams, além de
divergências entre ela e sua fornecedora de motores acabaram por frustrar as
chances de Montoya no campeonato. Por conta desse motivos, acabou aceitando uma
proposta da McLaren.
Em sua nova
equipe, Montoya sofreu um acidente, noticiado oficialmente como tendo
acontecido num jogo de tênis (embora a imprensa especulasse que foi, na
verdade, um acidente de moto), que o deixou ausente de duas provas.
Em julho de
2006, anuncia sua saída da Fórmula 1 e retorno a equipe Chip Ganassi, agora
para correr na Nascar. Devido à pouca atenção que recebia da McLaren, os
resultados modestos durante na temporada (até o GP dos Estados Unidos, Montoya
havia marcado 26 pontos e os melhores resultados foram dois pódios) e à
aparente falta de uma opção competitiva para 2007, foram os motivos para que
abandonasse a categoria logo após o GP dos Estados Unidos. Montoya já havia
competido pela Chip Ganassi na Champ Car e nas 500 Milhas de Indianápolis.
A atitude do
colombiano de transferir-se foi considerada, por alguns, corajosa,2 visto que
ainda havia tempo para negociações com as escuderias e vagas não definidas para
2007. Sam Michael, diretor técnico da Williams, afirmou: "Senti que foi uma perda para
Fórmula 1 e um talento ganho pela Nascar".
Antes de
fazer sua estreia na Nascar, Montoya disputou e venceu as 24 Horas de Daytona
ao lado de Scott Pruett e Salvador Durán.
No mês de
junho de 2007, Montoya tornou-se o segundo piloto estrangeiro a vencer uma
corrida da Nascar na história. Ele foi o vencedor da etapa da Cidade do México
da Nascar Busch Series. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor estreante na
categoria.
Em 2008,
venceu pela segunda vez consecutiva as 24 Horas de Daytona ao lado de Dario
Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas.
Em 8 de
agosto de 2010, voltou a vencer uma corrida da Nascar em Watkins Glen.
De volta à
Indy, Montoya celebra a nova oportunidade que terá correndo por uma das
principais escuderias do mundo do automobilismo. "Estou realmente animado
com a chance de integrar um time lendário quanto a Penske. Eu tive a
oportunidade de pilotar para muitas equipes tradicionais ao redor do mundo e
sempre tive enorme admiração por Roger Penske e sua empresa. Eu considero uma
honra ter sido convidado para pilotar para a Penske", disse Montoya, em
declarações reproduzidas pelo site oficial da Indy.
A sua contratação
também foi festejada por Roger Penske, proprietário da equipe que carrega o seu
sobrenome. "Juan é um comprovado vencedor em todos os níveis do
automobilismo. Ele venceu um monte de corridas e campeonatos, e tem uma base de
fãs extremamente apaixonados. Nós estamos ansiosos para construir seu sucesso
juntos e acreditamos que será um grande complemento para a equipe Penske",
disse o dirigente.
Montoya é um
dos poucos pilotos que venceram três das mais famosas corridas de carros do
planeta: o colombiano triunfou nas 500 Milhas de Indianápolis de 2000, no
Grande Prêmio de Mônaco de 2003 e nas 24 Horas de Daytona de 2007 e 2008.
Em 16 de
setembro de 2013, Juan Pablo Montoya está de volta à Indy. Depois de ser
dispensado da Ganassi na Nascar, o colombiano assinou contrato com a Penske
para 2014 e pilotará o terceiro carro da tradicional equipe.
Texto:
Fernando de Souza
Fotos:Google
Assinar:
Postagens (Atom)