terça-feira, 17 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas ...

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas ...: Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel O Autódromo Internacional de Cascavel, situado Oeste do Paraná, recebe ne...

Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel

Metropolitano e Paranaense de Marcas terão etapas em Cascavel

O Autódromo Internacional de Cascavel, situado Oeste do Paraná, recebe neste fim de semana (20 a 22/9), a sexta etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2013, que conta com o patrocínio da Bana Pneus e apoio do Grupo Le Lac. O evento do Metropolitano de Curitiba será disputado em duas baterias nas categorias Turismo “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e “Sênior” e Turismo 5000 “A” e “B” com promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Num típico Racing Day, serão realizadas ainda a 3.ª etapa do Paranaense de Marcas, 4.ª etapa do Metropolitano de Cascavel, a 6.ª etapa da Sprint Race, a 7.ª etapa do Paranaense de Spyder Race e 4.ª etapa do Paranaense de Speed Fusca.


         Faltando ainda três etapas para o encerramento do Campeonato Metropolitano de Curitiba, vários pilotos estão na briga pelo título das sete categorias. As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, continuam muito disputas, tendo na categoria “A” cinco duplas com chances na “briga” pelo título máximo da temporada 2013, com destaque para os Irmãos Carta, que venceram cinco corridas e estão na liderança com 164 pontos, contra 144 da dupla Beto Baú/Billy Gabardo. Na categoria “B”, o catarinense Guilherme Scheer lidera com 146 pontos, mas o paranaense Alexandre Laska foi bem nas duas últimas etapas e já é o segundo colocado com 118 pontos. Nas categorias Marcas a disputa também está intensa. Na “A”, quatro pilotos já venceram em dez provas, que tem a liderança dos catarinenses Magnabosco (150), Martelli (124) e Giusti (114), seguidos de perto pelos paranaenses Valmor Emílio (105) e Sharbel El Hajjar (81). Na “B”, a “briga” continua boa entre os líderes, o catarinense Eduardo Scheer (150) e os irmãos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (144), que estão se alternando na liderança a cada etapa disputada. Na “Sênior”, com duas vitórias na etapa passada, lidera o paranaense Marcos Ramos (135), seguido pelo catarinense Cláudio Simão (117) e o paranaense Algacir Sermann (108). Na Turismo 5000 “A” o catarinense Eduardo Berlanda, líder com 146 pontos, trava bom duelo com os paranaenses Marco Antonio Garcia (133) e Armin Kliewer (126), pelo título da categoria. E na Turismo 5000 “B”, o catarinense Richard Heidrich disparou na liderança, com 173 pontos, seguido pelos paranaenses Robson Kolink (115) e Rubens Kliewer (97).

Quem comparecer ao Autódromo Internacional de Cascavel no fim de semana vai acompanhar mais uma etapa acirrada do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Paranaense de Marcas, com pilotos do Paraná e Santa Catarina disputando bons pegas na “briga” pelas vitórias em suas categorias, além do Racing Day envolvendo provas de mais quatro categorias do automobilismo Paranaense e Brasileiro.

Na sexta-feira (20/9), serão realizados treinos livres das 9 às 17h20 e Briefing para as categorias Speed, Marcas N, Turismo e Marcas. No sábado (21/9), acontecem mais dois treinos livres e os treinos classificatórios do Metropolitano de Curitiba e Paranaense de Marcas nas categorias Turismo 5000, Marcas, Turismo 1.6, vistoria dos carros e Briefing das categorias Turismo 5000, Spyder e Sprint. Das 13h50 às 17 horas acontece as provas da Turismo 1.6, Marcas e Turismo 5000. E no domingo (22/9), o evento acontece das 8 horas às 16h30, iniciando com o treino classificatório da Spyder Race (da 8 às 8h10), seguidos das 1.ª corridas da Speed Fusca e Marcas N, às 8h40, Sprint Race, às 9h30, 2.ª provas das categorias Marcas “A”, “B” e “S”, às 10h20, Turismo 5000, às 11h20, Spyder Race, às 12h05. Das 12h55 às 13h25, almoço e pódio das categorias Marcas, Turismo 5000 e Spyder Race. E as 2.ª provas das categorias Sprint Race, às 13h40, Turismo 1.6 “A” e “B”, às 14h30 e Speed Fusca e Marcas N, às 15h30. Das 16h10 às 17h10 acontece o pódio das categorias Speed Fusca, Turismo, Sprint e Marcas N.


Classificação:

         Com cinco etapas realizadas e dez provas disputadas, os cinco primeiros do Metropolitano de Marcas e Pilotos 2013, por categoria são:
Marcas “A”:
1.º) Gustavo Magnabosco (SC), com 150 pontos ganhos
2.º) Jorge Luís Martelli (SC), 124
3.º) Michel Giusti (SC), 114
4.º) Valmor Emílio Weiss (PR), 105
5.º) Sharbel El Hajjar (PR), 81
Marcas “B”:
1.º) Eduardo Scheer (SC), 150
2.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 144
3.º) Yukio Duzanowski (SC), 101
4.º) Thiago de Oliveira (PR), 65
5.º) Elberto Alves/Rafael Bastos (PR), 57.
Marcas Sênior:
1.º) Marcos Ramos (PR), 135
2.º) Cláudio Simão (SC), 117
3.º) Algacir Sermann (PR), 114
4.º) Toninho Espolador (PR), 108
5.º) Celso Mancia (PR), 103.
Turismo 1.6 “A”:
1.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 164
2º) Beto Baú/Billy Gabardo (PR), 144
3.º) Jeferson Averbuck (PR), 111
4.º) Carlos Vaz/Marcelo Cordeiro (PR), 100
5.º) Rodrigo Tassi/Luiz Ferreira (PR), 78
Turismo 1.6 “B”:
1.º) Guilherme Scheer (SC), 146
2.º) Alexandre Laska (PR), 118
3.º) Richard Heidrich Jr (SC), 112
4.º) Eduardo Pavelski (PR), 103
5.º) Rafael Gobor (PR), 78.
Turismo 5000 “A”:
1.º) Eduardo Berlanda (SC), 146
2.º) Marco Antônio Garcia (PR), 133
3.º) Maurício Reuter (SC), 126
4.º) Armin Kliewer (PR), 107
5.º) Oswaldo Scheer Filho (SC), 80.
Turismo 5000 “B”:
1.º) Richard Heidrich (SC), 173
2.º) Robson Kolling (PR), 115
3.º) Rubens Kliewer (PR), 97
4.º) Márcio Reuter (SC), 89
5.º) José Agostinelli Neto (SC), 57.

MRT – Marketing Racing Team
Fotos divulgaçao





ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara...: Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, recebe os carros dos sonhos em evento recheado de atrações entre os dias quatro e seis de outubro...

Campeonato Sudamericano de Gran Turismo se prepara para sexta etapa da temporada

Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, recebe os carros dos sonhos em evento recheado de atrações entre os dias quatro e seis de outubro


O Campeonato Sudamericano de Gran Turismo desembarca entre os dias quatro e seis de outubro na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, para a disputa da sexta etapa da temporada 2013. O Autódromo Internacional Velopark recebe também o Mercedes-Benz Grand Challenge e um festival de atrações com a parceria do Super Carros, formando juntos um evento completo para todos os integrantes de uma família de apaixonados por velocidade e sofisticação. Não deixe de acessar o site www.portalgt.com.br, assim como as mídias sociais Instagram (@PortalGT), Twitter (@Portal_GT) e o www.facebook.com/portalgt para saber todos os detalhes dos eventos, além de acompanhar as corridas ao vivo e as coletivas de imprensa com os vencedores após as provas.


Nos 2.278 metros de extensão da pista gaúcha a programação dos carros dos sonhos e do Mercedes-Benz Grand Challenge começa já na sexta-feira (4) com os treinos livres e os que definem os grids de largada para as três corridas do fim de semana. No sábado (5), as atenções estarão nas máquinas do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo com a largada da corrida um às 14h, com transmissão do PortalGT.com.br, em um grid com máquinas de tirar o fôlego, as mais rápidas do Brasil, como Ferrari 458 Itália, Lamborghini LP600 Evolution, Lotus Evora, Aston Martin Vantage, entre outros.

No domingo (6), os modelos C250 Turbo do Mercedes-Benz Grand Challenge partem para a sexta etapa da temporada às 11h e as categorias GT3, GT Premium e GT4 encerram a programação às 12h30, as duas provas sendo levadas para o público de todo o Brasil pelo SporTV3 e a corrida dos carros dos sonhos também na Band. O site oficial dos eventos, www.portalgt.com.br, transmitirá todas as corridas do fim de semana ao vivo, além das entrevistas coletivas com os vencedores logo após o encerramento das disputas, mostrando os personagens dos campeonatos diretamente aos fãs de automobilismo.

Completando um verdadeiro festival de atrações, o Super Carros recheará o fim de semana com dragsters fazendo arrancadas, um bigfoot, baterias de kart, exposição de carros antigos, simuladores, competições de drift e voltas rápidas pela pista, tudo isso garantindo uma gama de opções para agradar diferentes tipos de público e idade, mas que possuem a paixão pela velocidade como característica comum.

Sobre este mega evento que será realizado, Julio Anguita, da Loyal SPE, empresa responsável pela organização e promoção do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo e do Mercedes-Benz Grand Challenge fala: "Ao colocarmos o Super Carros juntamente com uma etapa do Campeonatos de GT e MBGC, estamos ampliando o programa com um único intuito de levar ao grande público um final de semana repleto de grandes atrações"

"Isso reforça e consolida nossa plataforma de entretenimento para os amantes da velocidade. Entendemos que o público gaúcho que tanto prestigia e curte o automobilismo merece ter uma grande festa como essa, cheia de atrações e supermáquinas em um evento único do automobilismo brasileiro. Poucas são as oportunidades de se conferir de perto atrações tão encantadoras e maquinas tão poderosas", encerra Júlio Anguita.

PROGRAMAÇÃO NO VELOPARK (RS)
SEXTA-FEIRA - 04/10/2013
08H30 - 09H30: TREINO LIVRE 1 (GT3/P E GT4)
09H40 - 10H40: TREINO LIVRE 1 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
10H50 - 11H50: TREINO LIVRE 2 (GT3/P E GT4)
12H00 - 13H00: TREINO LIVRE 2 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
14H30 - 14H50: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT4)
14H55 - 15H15: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT3/P)
15H25 - 15H45: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT4)
15H50 - 16H10: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT3)
16H30 - 16H50: CLASSIFICATÓRIO MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE

SÁBADO - 05/10/2013
09H00 - 09H10: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
14H00 - 14H50: CORRIDA 1 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO

DOMINGO 06/10/2013
08H50 - 09H00: SHAKEDOWN MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
09H05 - 09H15: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
09H22 - 10H22: VISITAÇÃO AOS BOXES
11H00 - 11H45: CORRIDA MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
12H30 - 13H20: CORRIDA 2 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO

Dinho Leme Comunicação

Fotos: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da...

ALTA ROTAÇÃO: PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da...: Harmuch amplia liderança da Super Fórmula O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participou no fim de semana passado (14 e...

PARANAENSE DE TERRA: - Harmuch amplia liderança da Super Fórmula

Harmuch amplia liderança da Super Fórmula

O piloto curitibano Cláudio Harmuch (Grupo Uninter) participou no fim de semana passado (14 e 15/9), da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2013, na categoria Super Fórmula Tubular “I”. No evento organizado pelo Automóvel Clube de Ponta Grossa, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), Cláudio Harmuch venceu a primeira e ficou em segundo lugar na segunda bateria, ampliando sua vantagem para o segundo colocado de 15 para 18 pontos.

Nos treinos classificatórios, Harmuch marcou o segundo tempo, em 1min03s885, largando na primeira fila. O piloto curitibano fez boa largada e passou a seguir de perto o líder Diogo Freitas, ultrapassando-o quando teve problemas de câmbio, faltando quatro voltas para a bandeirada final. Daí em diante foi só administrar a diferença para o segundo colocado. Harmuch venceu a primeira bateria, com 14 voltas em 15min15s487, seguido de Luiz Camargo, a 1s009 e Tiago Silveira, a 8s832. Largou em primeiro na segunda bateria, com seu carro rendendo bem e fez mais uma boa corrida, travando boa disputa com Diogo Freitas pela liderança da prova até a 9.ª volta, quando foi superado pelo piloto baiano. Ao fim de 15 voltas, vitória de Diogo Freitas, com tempo de 16min19s632, seguido de Cláudio Harmuch, 11s818 e Luiz Camargo, a 19s374.

“Este foi mais um fim de semana de muito trabalho de todos na equipe Abreu Motors. O público compareceu em massa ao Autódromo André de Geus, onde consegui fazer mais duas corridas muito disputadas, ganhando a primeira bateria depois de muita disputa. Na segunda bateria, não tentei segurar o piloto baiano Diogo Freitas, que tem equipamento de última geração, pensando apenas no campeonato. Administrei o resultado e ampliei minha vantagem na liderança do campeonato de 15 para 18 pontos. Agora é só caprichar na última etapa e levantar o caneco”, brincou Cláudio Harmuch (Grupo Uninter/Pro-Tork).

- Classificação -

Com cinco etapas realizadas e dez baterias disputadas, a classificação da categoria Super Fórmula, do Paranaense de Velocidade na Terra 2013, é a seguinte: 1.º) Cláudio Harmuch, 132 pontos; 2.º) Diogo Freitas, 114; 3.º) Luiz Santos Camargo, 108; 4.º) Alisson Marçal, 88; 5.º) Paulo Barbosa, 68; e em 6.º) Claudir de Oliveira, com 64 pontos ganhos. A sexta e última etapa do Campeonato  Paranaense de Velocidade na Terra, na categoria Super Fórmula, será nos dias 23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais.



MRT – Assessoria e Comunicação

Assessoria de Imprensa da Equipe Grupo Uninter/Pro-Tork

Foto: Gabriel Sutil  



ALTA ROTAÇÃO: Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédit...

ALTA ROTAÇÃO: Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédit...: Disputas acontecerão em Avaré (SP) nos dias 6 e 7 de dezembro, encerrando o calendário off road nacional A Dunas Race - organizadora do...

Sertões Series - Etapa Amigos terá percurso inédito e nova data

Disputas acontecerão em Avaré (SP) nos dias 6 e 7 de dezembro, encerrando o calendário off road nacional

A Dunas Race - organizadora do Rally dos Sertões e do Sertões Series - anunciou uma nova data para a Etapa Amigos. Os competidores de carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs vão desbravar as trilhas de Avaré, no interior paulista, nos dias 6 e 7 de dezembro, fechando os campeonatos nacionais das modalidades.


O levantamento do percurso será realizado em breve pelo Diretor Técnico da Dunas Race, Eduardo Sachs, e deve contar com trechos inéditos e um novo sistema de disputas que será divulgado mais próximo ao evento.

A cidade de Avaré está localizada no oeste paulista, a aproximadamente 260 km da capital, e já recebeu a primeira etapa do Sertões Series 2013, em maio. O município será base do campeonato pela quarta vez.

As inscrições para a etapa que fecha a temporada 2013 do off road nacional serão abertas em novembro pelo site oficial do evento (www.sertoes.com). A Etapa Amigos do Sertões Series é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade (Carros e Caminhões) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja (Motos, Quadriciclos e UTVs).

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:

YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Cleber Bernuci
Fotos: David Santos Jr / André Chaco



ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn de volta à Williams?

ALTA ROTAÇÃO: Ross Brawn de volta à Williams?: Ross Brawn de regresso à Williams? Um dos rumores que circulava no paddock do GP de Itália em Monza era o do eventual regresso de Ross ...

Ross Brawn de volta à Williams?

Ross Brawn de regresso à Williams?

Um dos rumores que circulava no paddock do GP de Itália em Monza era o do eventual regresso de Ross Brawn à Williams, com o veterano engenheiro inglês a ponderar inclusive comprar uma participação na escuderia de Grove. Essa participação seriam precisamente os 15 por cento atualmente detidos por Toto Wolff, com quem Brawn trabalha na Mercedes e que está interessado em vender as suas ações da Williams.

Recorde-se que Brawn já foi informado que será substituído no seio da Mercedes por Paddy Lowe (ex-McLaren), sendo que a marca alemã também fornecerá os seus motores V6 à Williams a partir do próximo ano. A notícia foi inicialmente difundida pela Sky Net mas pouco ou nada se ouviu dos eventuais intervenientes no processo, apesar de um diretor-geral com a capacidade e experiência de Brawn, ao lado do novo diretor-técnico Pat Symonds, serem uma opção lógica para um escuderia que há muito tenta recuperar, sem sucesso, o estatuto e os resultados do passado. A carreira de Brawn na Fórmula 1 começou precisamente na Williams em 1978, quando Sir Frank o contratou como mecânico.





ALTA ROTAÇÃO: Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após e...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após e...: Hanier Racing ficou prestes a colocar dois carros dentro da zona de pontuação na etapa gaúcha, mas um toque no fim da prova danificou a sus...

Equipe Hanier Racing destaca saldo positivo após etapa do Velopark

Hanier Racing ficou prestes a colocar dois carros dentro da zona de pontuação na etapa gaúcha, mas um toque no fim da prova danificou a suspensão do carro de Beto Cavaleiro


A etapa do Velopark da Stock Car, corrida disputada neste domingo em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, foi positiva para os pilotos Felipe Lapenna e Beto Cavaleiro, da Hanier Racing. Não fosse um acidente no fim, ambos conseguiriam terminar dentro da zona de pontuação.

Largando em 22º, Lapenna se aproveitou do entrevero da largada, ganhou muitas posições e passou a lutar pelo top-10 da corrida. No fim, quando já estava estabilizado em 13º, teve problemas de freios e terminou a corrida em 18º.


"Na largada, acreditei e contornei a chicane por fora. Vi que subiu muita poeira, gente rodando, mas achei o Thiago (Camilo) e fui atrás, passando por tudo ileso", explicou Lapenna. "Estava indo muito bem na prova, em 13º e trocando push (to-pass) com os concorrentes, mas meu ritmo no final começou a cair muito por causa dos freios, que quase acabaram. Mesmo assim consegui salvar alguns pontos, o que é sempre importante", finalizou.

Beto Cavaleiro fazia uma corrida limpa e consciente. Quando tinha tudo para marcar pontos mais uma vez na temporada, foi acertado por um competidor que errou a freada do final da reta principal e foi obrigado a abandonar por uma quebra de suspensão.

"Minha corrida estava ótima, vinha comboiando com uma consistência boa. Só que no fim da prova, levei uma pancada que quebrou minha suspensão, furou meu pneu... foi fim de corrida, infelizmente. Foi uma pena, pois tinha carro para terminar na zona de pontuação assim como Brasília", disse Cavaleiro.

A próxima corrida da Stock Car será dia 20 de outubro, novamente em Curitiba, décima etapa da temporada.

Resultado, corrida:
1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 38 voltas em 41min06s688
2º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 2s328
3º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 3s702
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), a 8s541
5º) Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), a 8s930
6º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 10s616
7º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), a 11s992
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 12s135
9º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 13s844
10º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), a 14s181
11º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), a 14s524
12º) Rubens Barrichello, (Medley Full Time Competições/Chevrolet), a 14s855
13º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), a 15s838
14º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 16s119
15º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), a 16s145
16º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 20s814
17º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), a 23s033
18º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 23s654
19º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), a 23s870
20º) Gabriel Casagrande, (RC3 Bassani/Peugeot), a 26s206
21º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), a 29s253
22º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 29s751
23º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 2 voltas

Não completaram:
Beto Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô Figueiredo
Ricardo Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico Kaesemodel

Resultado, campeonato:
1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: Montoya de volta a Formula Indy

ALTA ROTAÇÃO: Montoya de volta a Formula Indy: Colombiano será companheiro de Hélinho e  Will Powe r na Penske. Dono de um curriculo invejavel no automobilismo mundial, Juan Pablo Mo...

Montoya de volta a Formula Indy

Colombiano será companheiro de Hélinho e  Will Power na Penske.

Dono de um curriculo invejavel no automobilismo mundial, Juan Pablo Montoya está de volta a formula indy apartir de 2014, piloto colombiano estava disputando a categoria norte-americana “NASCAR” pela equipe Ganassi.

Com a formula indy, Montoya já tem uma certa intimidade, em 1999 foi compeão dessa categoria  pela Chip Ganassi Racing quando foi subistituir o bicampeão Alessandro Zanardi .


Montoya fez sua estreia na Fórmula 1 em 2001 pela equipe de Frank Williams, da qual já havia sido piloto de testes. Em sua terceira corrida, ele surpreende a todos com uma linda ultrapassagem sobre o então tricampeão Michael Schumacher. Montoya liderava a corrida até que, numa atitude desastrada, o neerlandês Jos Verstappen tirou-o da prova. Apesar disso, ainda conseguiu terminar sua primeira temporada na F1 com uma vitória e três pole positions.

Em sua segunda temporada (2002), já com certa experiência na categoria, conquistou 7 poles e marcou 50 pontos e, a despeito de não ter vencido nenhuma corrida, ficou apenas atrás dos dois pilotos da Ferrari no final do campeonato. No ano seguinte, lutou pelo título até a penúltima prova, mas acabou perdendo a disputa, terminando novamente em terceiro no campeonato, com 82 pontos, duas vitórias e uma pole.

Em 2004, sua equipe enfrentou vários problemas: um projeto mal sucedido da Williams, além de divergências entre ela e sua fornecedora de motores acabaram por frustrar as chances de Montoya no campeonato. Por conta desse motivos, acabou aceitando uma proposta da McLaren.

Em sua nova equipe, Montoya sofreu um acidente, noticiado oficialmente como tendo acontecido num jogo de tênis (embora a imprensa especulasse que foi, na verdade, um acidente de moto), que o deixou ausente de duas provas.

Em julho de 2006, anuncia sua saída da Fórmula 1 e retorno a equipe Chip Ganassi, agora para correr na Nascar. Devido à pouca atenção que recebia da McLaren, os resultados modestos durante na temporada (até o GP dos Estados Unidos, Montoya havia marcado 26 pontos e os melhores resultados foram dois pódios) e à aparente falta de uma opção competitiva para 2007, foram os motivos para que abandonasse a categoria logo após o GP dos Estados Unidos. Montoya já havia competido pela Chip Ganassi na Champ Car e nas 500 Milhas de Indianápolis.

A atitude do colombiano de transferir-se foi considerada, por alguns, corajosa,2 visto que ainda havia tempo para negociações com as escuderias e vagas não definidas para 2007. Sam Michael, diretor técnico da Williams,  afirmou: "Senti que foi uma perda para Fórmula 1 e um talento ganho pela Nascar".
Antes de fazer sua estreia na Nascar, Montoya disputou e venceu as 24 Horas de Daytona ao lado de Scott Pruett e Salvador Durán.

No mês de junho de 2007, Montoya tornou-se o segundo piloto estrangeiro a vencer uma corrida da Nascar na história. Ele foi o vencedor da etapa da Cidade do México da Nascar Busch Series. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor estreante na categoria.
Em 2008, venceu pela segunda vez consecutiva as 24 Horas de Daytona ao lado de Dario Franchitti, Scott Pruett e Memo Rojas.

Em 8 de agosto de 2010, voltou a vencer uma corrida da Nascar em Watkins Glen.

De volta à Indy, Montoya celebra a nova oportunidade que terá correndo por uma das principais escuderias do mundo do automobilismo. "Estou realmente animado com a chance de integrar um time lendário quanto a Penske. Eu tive a oportunidade de pilotar para muitas equipes tradicionais ao redor do mundo e sempre tive enorme admiração por Roger Penske e sua empresa. Eu considero uma honra ter sido convidado para pilotar para a Penske", disse Montoya, em declarações reproduzidas pelo site oficial da Indy.

A sua contratação também foi festejada por Roger Penske, proprietário da equipe que carrega o seu sobrenome. "Juan é um comprovado vencedor em todos os níveis do automobilismo. Ele venceu um monte de corridas e campeonatos, e tem uma base de fãs extremamente apaixonados. Nós estamos ansiosos para construir seu sucesso juntos e acreditamos que será um grande complemento para a equipe Penske", disse o dirigente.

Montoya é um dos poucos pilotos que venceram três das mais famosas corridas de carros do planeta: o colombiano triunfou nas 500 Milhas de Indianápolis de 2000, no Grande Prêmio de Mônaco de 2003 e nas 24 Horas de Daytona de 2007 e 2008.

Em 16 de setembro de 2013, Juan Pablo Montoya está de volta à Indy. Depois de ser dispensado da Ganassi na Nascar, o colombiano assinou contrato com a Penske para 2014 e pilotará o terceiro carro da tradicional equipe.

Texto: Fernando de Souza
Fotos:Google