sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Faleceu Fernando Croce

ALTA ROTAÇÃO: Faleceu Fernando Croce: O esporte a motor no Brasil amanheceu triste, perdemos um grande piloto e um grande cara. Eu me lembro bem, em 1974 ou 1975, em Arara...

Faleceu Fernando Croce

O esporte a motor no Brasil amanheceu triste, perdemos um grande piloto e um grande cara.


Eu me lembro bem, em 1983, em Araraquara teve uma prova de kart do melhor campeonato do interior que existia na época, a “Copa Lenine Severino”, prova de rua.

De uma hora para outra apareceu por lá já para participar da etapa, uma turma de malucos de Jaú.

Vou dar nome aos bois: João Lingüiça, Bedane, Borgo, Carlos Eduardo Montenegro, Edson Fumaça e Fernando Croce (tinha mais, mas não lembro os nomes).


Todos acelerando muito, meio que sem experiência e juízo, mas para andar em rua não pode ter muito, caso contrário não anda. Bairristas até nem mais querer, nessa época no interior tinha muito disso e era normal.

Lembro-me que o Boca de Araraquara (Nilton Gonçalves) ganhou a prova em uma das categorias, foi para pesagem e vistoria, tudo certinho, aí o Nando Croce viu a coroa do kart do Boca e quis questionar, era importada, eram duas meias coroas pintadas de azul, mas tudo no regulamento etc e tal. Ai o Nando fala: “Na próxima etapa vou cortar as minhas e pintar de azul, quem sabe não ganho a prova também”.

Campeonato rolando em outras cidades e o pessoal de Jaú continuava a participar, fomos ficando amigos cada vez mais, em pouco tempo construíram um kartódromo em Jaú, aí não saímos mais de lá, treinos corridas e amizade cada vez maior.

Em 2001 organizei um campeonato de Kart, “COPA SÃO PAULO DE KART”, tive um grande apoio da “Planet Kart” (meu amigo Claudião),prova de abertura foi em Jaú, uns dias antes fui para lá e quem que procurei? Nando Croce, o cara me deu todo apoio, hotel e restaurante (que alias ele era o dono), prefeitura, enfim tudo, e ainda passava na pista toda hora para ver como tava ficando algumas coisas que prefeitura fez por lá.
A Familia Croce participou em peso, ganharam provas, prêmios, enfim fizeram a festa.

Outra vez estamos em Itu, era um brasileiro da liga, Nando por lá sobre o comando do mestre Paçoca, andando muito, trocando ferpas na pista com nada mais que
Andreia Sleiman Octaviano, essa também não é fácil, sabe tudo, num determinado ponto da pista Andreia passou Nando, a ele não gostou nem um pouco, mas teve a bandeirada final da bateria e ele foi obrigado a engoli o resultado.

Daqui a pouco começa a 2ª bateria e lá vão eles para pista para alinhamento do grid, a não deu certo, já vinha um batendo de lado no outro e não havia meio de alinhar até bateram um no outro pra valer mesmo e a coisa partiu para as vias de fatos, a menina não afinou não e sobrou para a turma do deixa disso, final da história, deu policia.

Ultima vez que estive com Nando foi na inauguração do kartódromo do Moa numa prova do SKB, ele estava acompanhando o neto que correu e deu pódio. Pusemos o assunto em dia, me contou da Corvette do prazer que ele tinha em acelerar o carro, as reações do carro enfim ele tava muito bem.

Fernando era um importante franqueado da rede “O BOTICARIO”, tinha várias lojas espalhadas por aí, ele estava internado no Hospital Albert Einsten, na capital, onde teve um derrame durante a semana, aos 59 anos, deixa a esposa Cláudia Regina Gomes Croce, os filhos Alessandra, Daniel e Fernando e cinco netos.

O esporte a motor no Brasil amanheceu triste, perdemos um grande piloto e um grande cara.

Sentimentos aos Familiares.



Texto Antonio Fernando T. de Souza
Fotos Google