sexta-feira, 15 de agosto de 2014

F4 Sudam: Estreante Miguel Wholer faz melhor tempo no Uruguai



Conhecedor do traçado de El Pinar, uruguaio utiliza experiência para superar o líder do campeonato, o brasileiro Bruno Baptista

O uruguaio Miguel Wholer dominou, nesta sexta-feira, o primeiro treino livre válido pela terceira etapa da F4 Sul-americana (Sudam), que será realizada neste fim de semana, no autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. O piloto, que estreia nesta etapa na categoria continental, registrou 1min08s699 como melhor tempo e ficou apenas um milésimo à frente do líder do campeonato, o brasileiro Bruno Baptista. O argentino e também estreante Martin Ponte completou os três primeiros colocados.


Wholer é um profundo conhecedor do traçado de El Pinar, já que participou de algumas etapas da F4 Uruguaia. Baptista, que vem de quatro segundos lugares, foi de novo o melhor brasileiro em uma sessão oficial da F4 Sudam. "De maneira geral, o carro está bem acertado. Como a pista é curta, os tempos estão muito próximos. Acho que o fim de semana será bem disputado. O Miguel tem bastante experiência neste autódromo e vai dar trabalho", disse Baptista.

O terceiro colocado foi o argentino Martin Ponte, seguido pelo brasileiro Felipe Ortiz, vencedor de duas das quatro provas realizadas. Os uruguaios Nicolas Muraglia e Federico Ensslin vieram na sequência. "Nosso treino foi muito bom, ficamos por muito tempo com o melhor tempo, mas no final acabei em quarto. A briga pela pole será muito boa. O traçado novo é curto e travado, mas muito técnico. Largar na frente será determinante para quem quer vencer", afirmou Ortiz.

O segundo treino livre, a classificação e a primeira corrida acontecerão neste sábado, a partir das 10 horas (horário de Brasília). A prova final da terceira rodada dupla do campeonato será realizada no domingo, às 11h30.

Resultado do primeiro treino livre:
1) Miguel Wholer (URU) - 1min08s699
2) Bruno Baptista (BRA) - a 0s001
3) Martin Ponte (ARG) - a 0s003
4) Felipe Ortiz (BRA) - a 0s150
5) Nicolas Muraglia (URU) - a 0s892
6) Federico Ensslin (URU) - a 1s450


MediaOne Communications
Fotos: Damian Barischpolski / F4 Sudam

Kart: Pilotos que competem na Rotax conquistam cinco títulos no Campeonato Brasileiro



Resultado mostra que o objetivo de desenvolver pilotos está sendo alcançado no Brasil.

O Campeonato Brasileiro de Kart é a competição mais tradicional do kartismo brasileiro. Diversos pilotos que se destacaram no automobilismo nacional almejaram – e muitas vezes ainda almejam – ser campeões do torneio. Em sua 49a edição, o Campeonato Brasileiro levou quase 400 pilotos ao Kartódromo de Itu, em julho. Em uma competição tão acirrada, onde os equipamentos estão em seus limites, a pilotagem faz toda a diferença. Um dos destaques da competição, foram os cinco títulos conquistados por pilotos que disputam, regularmente, o Rotax Max Challenge Brasil São Paulo, que está apenas em sua terceira temporada por aqui. Esse bom desempenho tem explicação, já que um dos objetivos da Rotax é o desenvolvimento integral dos pilotos.


Com grids repletos de pilotos talentosos, o Campeonato Brasileiro de Kart é o principal evento do calendário do kartismo Brasileiro e até mesmo Sul-Americano. Além do alto nível dos pilotos, é nesta época que preparadores e fabricantes chegam no auge de seus desenvolvimentos técnicos. Com isso, a competição apresenta boas corridas, onde vencer e ser campeão nacional é o principal mérito.

Para chegar em sua melhor forma no Campeonato Brasileiro, os pilotos disputam competições regionais ao longo do primeiro semestre. A preferência é pelos campeonatos onde os grids sejam grandes e o nível técnico alto. No Brasil, são poucas as opções que atendam esses requisitos em competições regionais, porém um fato chamou a atenção: Caio Collet, Caio Parizotto, João Vitor Rosate, André Salmoria e Luca Travaglini tem algo além do título brasileiro em comum. Todos eles optaram em disputar o Rotax Max Challenge Brasil São Paulo em 2014.

Em sua terceira temporada, o Rotax Max Challenge Brasil São Paulo vem chamando a atenção dos kartistas brasileiros. Com suas provas sendo realizadas nos mesmos finais de semana da Copa São Paulo Granja Viana, o RMC Brasil São Paulo leva quase 100 pilotos para pista em cada uma das etapas da competição. Com o respaldo de uma das principais montadoras do Mundo, a austríaca Rotax, que pertence à gigante BRP, oferece aos pilotos a participar de uma competição de alto nível, com ótimo custo benefício, onde o principal beneficiado deve ser o piloto e sua pilotagem. Isso só é possível, pois os motores passam por um rigoroso processo de montagem e obedece um regulamento único em todo o Mundo. “Um dos principais objetivos da Rotax é em relação ao desenvolvimento do piloto. Quando você possibilita a igualdade real de motores, o que prevalece é o desenvolvimento dos competidores. Com isso, o piloto está preparado para enfrentar qualquer competição, mesmo quando não estão utilizando nossos motores, como é o caso do Campeonato Brasileiro de Kart”, disse Wilton Santos Junior, responsável pela Rotax no Brasil e Paraguai. 

Assim como em todo o Mundo, o Rotax Max Challenge Brasil tem apresentado ótimas corridas, com disputas intensas até a bandeirada final. Para Luca Travaglini, campeão brasileiro da categoria Graduados, a Rotax teve papel fundamental em sua conquista. “Os motores da Rotax são bem parecidos. Isso acaba deixando o grid muito perto um do outro, onde você tem que resolver no detalhe. Tem que correr mais com a cabeça do que com o braço. E isso me ajudou muito no Brasileiro”, disse o piloto.

Para Caio Collet, uma das principais revelações do kartismo nacional, que foi campeão brasileiro na categoria Júnior Menor, o bom nível de competidores da Rotax contribui muito em sua formação como piloto. “O nível da Rotax é muito alto. Vários pilotos que competem lá tem títulos importantes. Além disso, o nível de competição é mais acirrado, pois como as categorias são diferentes, eu disputo contra pilotos de 12 a 16 anos”, disse Collet.

Além das categorias de base, a Rotax também teve a sua contribuição entre os pilotos mais experientes. “Não existe diferença entre os motores, por experiência própria nos campeonatos Rotax. E também não existe aquilo de que vence quem investir mais’. Tudo isso me ajudou na conquista do Campeonato Brasileiro, pois fazendo um paralelo, o motor Rotax exige uma tocada mais limpa, bem semelhante nos 4 tempos, e ainda com toda aquela diferença mínima de tempo em relação de um competidor ao outro”, disse André Salmoria, campeão da Super F4. Para Fernando Guzzi, vice-campeão da concorrida categoria Super Sênior, a Rotax possibilita ao piloto trabalhar muito a pilotagem e o acerto do chassis. “Os motores são iguais, assim nos concentramos em trabalhar o acerto do chassi e a pilotagem, para conseguir uma pequena vantagem em relação aos outros pilotos”, disse Guzzi.


Para Wilton Santos Junior, os cinco títulos e o vice-campeonato dos pilotos que competem na Rotax são bons motivos para comemorar. “Isso é um ótimo combustível para continuarmos seguindo nossa filosofia. Temos orgulho em poder contribuir com o desenvolvimento dos pilotos em qualquer competição. Esse é o nosso objetivo, a nossa filosofia”, disse o dirigente.

Atualmente, a Rotax possui três competições no Brasil: RMC Brasil São Paulo, RMC Brasil Pernambuco e RMC Brasil Bahia. Em 2015, novas competições em novas regiões farão parte do calendário.


KartPress Motorsport Management
Assessoria de Imprensa oficial Rotax Max Brasil
Jornalista Responsável: José Barone (MTb 3425)
Fotos: Mario Ferreira

Stock Car: Átila Abreu é o mais rápido no início dos trabalhos em Cascavel



Líder do campeonato, piloto da equipe Mobil Super Racing é o único piloto do grid a baixar de 1min02s

Átila Abreu foi o mais rápido desta sexta-feira no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, palco da sexta etapa da temporada 2014 da Stock Car. O líder do campeonato encabeçou o primeiro treino extra e o primeiro treino livre do final de semana, sendo o único dos 34 pilotos do grid a baixar a marca de 1min02s. Em seu giro mais rápido, já no minuto final do treino, o representante da equipe Mobil Super Racing cravou 1min01s999.

"Foi só um treino livre, mas o resultado é positivo. O carro esteve veloz desde o primeiro warm up. No treino da tarde, se comportou bem tanto com pneu velho quanto com pneu melhor", afirmou o sorocabano.


Átila ressaltou porém que a equipe Mobil Super irá trabalhar para aprimorar a constância do carro, que apresentou um comportamento um tanto brusco apesar da performance. "Estava um pouco arisco, difícil de pilotar. Acredito que quando melhorar essa deficiência vamos conseguir um tempo melhor ainda. Cascavel é uma pista rápida e difícil. Um ou dois décimos bastam para jogar o piloto dos três primeiros para o meio do grid, então é fundamental buscar todos os detalhes e trabalhar na constância, para fazer a diferença na tomada de tempo", avaliou o dono do carro #51, que largou da posição de honra no autódromo do oeste paranaense em 2012, temporada que marcou o retorno da pista à categoria mais importante do automobilismo nacional.

Átila observou ainda que, apesar do frio em Cascavel, houve algumas gotas caindo na parte final do treino livre. "Se chover, é igual para todo mundo, então isso não preocupa. Já corremos aqui no molhado ano passado e é necessário atenção. A pista é traiçoeira, com algumas ondulações e curvas inclinadas que aumentam a dificuldade. Sabemos que o traçado é manhoso e se chover vamos adaptar o carro", frisou Átila.

A tomada de tempo acontece no sábado às 14h. A largada para a corrida de 40 minutos e que distribui a maior pontuação do final de semana acontece no domingo às 11h. A segunda bateria, com 20 minutos, larga às 12h13.

Os canais Sportv exibem ao vivo a classificação no sábado, bem como as duas corridas do domingo.

Treino livre 1 (top10):
1. Átila Abreu 1min01s999
2. Julio Campos 1min02s038
3. Cacá Bueno 1min02s064
4. Gabriel Casagrande 1min02s167
5. Ricardo Maurício 1min02s205
6. Allam Khodair 1min02s224
7. Thiago Camilo 1min02s313
8. Galid Osman 1min02s321
9. Daniel Serra 1min02s386
10. Vitor Genz 1min02s450


Classificação no campeonato:
1. Átila Abreu 76 pontos
2. Thiago Camilo 72
3. Julio Campos 71
4. Rubens Barrichello 69
5. Sergio Jimenez 68
6. Cacá Bueno 64
7. Marcos Gomes 64
8. Valdeno Brito 62
9. Antonio Pizzonia 57
10. Felipe Fraga 55

CONTATO
Luís Ferrari
Fotos: Carsten Horst/Hyset

Treinos produtivos em Cascavel para a Rsports Racing no Brasileiro de Turismo



A corrida da quinta etapa está prevista para este domingo, às 9h15 com 35 minutos de prova, mais uma volta

Edson Coelho Jr. e Tito Morestoni, equipe Rsports Racing, esperam brigar pelo pódio na quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo que acontece neste domingo, 17 de agosto no Autódromo Zilmar Beux, na cidade de Cascavel, localizada ao oeste paranaense. Nesta sexta-feira à tarde a primeira sessão de treinos abriu as atividades para as equipes, Já neste sábado serão mais duas entradas na pista para o segundo treino livre e o classificatório para a formação do grid do domingo que terá largada às 9h15.



O mineiro Edson Coelho Jr (#88), vice-líder do campeonato com 102 pontos (a apenas três pontos do líder), deu suas primeiras voltas na pista com o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo. "Dei poucas voltas, pois estamos realizando ajustes no carro e não consegui encontrar o limite da pista com esse veículo em todas as curvas. O treino é uma boa referência para obter amanhã o tempo que precisamos", explicou o piloto de Belo Horizonte (MG).

Tito Morestoni está radiante no comando do bólido (#3) da equipe Rsports Racing em um dos seus autódromos favoritos e contou como foram as primeiras voltas da quinta etapa no traçado cascavelense. "Eu me atrapalhei um pouquinho no começo do treino, mas foi para aquecer e tomar mão do carro nessa pista, tive um proveito bom do treino, vamos trabalhar bastante e estaremos competitivos para a corrida", disse o catarinense.

Transmissões: Nesta etapa o Treino Classificatório será AO VIVO pelo Portal Terra, CATVE e Portal CATVE a partir das 12h45 de sábado (16/08). No domingo (17/08), a corrida será as 09h00 AO VIVO pelo Portal Terra e Play TV. Você pode acompanhar ainda pela CATVE e Portal CATVE as 13h00 e na íntegra pela RedeTV! as 14h30.

O piloto Edson Coelho Jr conta com o patrocínio da EMC Sistemas e Neide Buffet. Já Tito Morestoni tem patrocínio da CCJ Turismo e Harsil Corretora de Seguros.


Confira como ficou o primeiro treino, nesta sexta-feira:

1) 36 Flávio Matheus, Carlos Alves, 1m06s905
2) 11 Pedro Boesel, Mottin Racing,1m06s919
3) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 1m07s016 ,
4) 26 Raphael Abbate, W2 Racing,1m07s062 ,
5) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, 1m07s136
6) 31 Márcio Campos, Motortech Competições,1m07s200
7) 27 Christian Castro, Motortech Competições,1m07s220
8) 77 Pedro Saderi, Hitech Racing,1m07s427
9) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves,1m07s451
10) 3 Tito Morestoni, RSports Racing,1m07s544
11) 88 Edson Coelho, RSports Racing, 1m07s864
12) 2 Mauri Zacarelli, Hitech Racing,1m08s025
13) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing,1m08s234
14) 69 Gustavo Myasava, J.Star Racing, 1m08s625
15) 79 Adibe Marques, Voxx Racing,1m09s219
16) 18 Beto Giacomello, Mottin Racing,1m11s640

Programação de pista em Cascavel, de 15 a 17/8

Sábado (16/08):
08h10-09h10 - 2o Treino Livre CBTurismo
09h20-10h20 - 2o Treino Livre (Grupo 1) - Stock Car
10h30-11h30 - 2o Treino Livre (Grupo 2) - Stock Car
13h00-13h20 - Classificação CBTurismo
14h00-15h00 - Classificação Stock Car

Domingo (17/08):
09h15 - Largada CBTurismo (35 minutos de prova + 1 volta) -
11h00 - Largada Corrida 1 Stock Car (40 minutos de prova + 1 volta)
12h13 - Largada Corrida 2 Stock Car (20 minutos de prova + 1 volta)


Assessoria de Imprensa Equipe Rsports Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom