sexta-feira, 21 de junho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Audi larga na frente em Le Mans

ALTA ROTAÇÃO: Audi larga na frente em Le Mans: Marca terá três Audi R18 e-tron quattro nas três primeiras posições do grid • Combinação das tecnologias TDI e quattro se mostram as mai...

Audi larga na frente em Le Mans


Marca terá três Audi R18 e-tron quattro nas três primeiras posições do grid • Combinação das tecnologias TDI e quattro se mostram as mais rápidas na classificação • Francês Loïc Duval conquista a pole position para Le Mans pela primeira vez

 

Ingolstadt/Le Mans, 21 de junho de 2013 - Pela primeira vez em 90 anos de história das 24 Horas de Le Mans, dois carros híbridos ocuparão a primeira fila na mais tradicional prova de longa duração do planeta. Na noite de quinta-feira, a equipe Audi Sport Team Joest colocou seus três Audi R18 e-tron quattro nas três primeiras posições do grid de largada para a prova que começa a ser disputada neste sábado - a partir das 10h no horário de Brasília.

 

A combinação das tecnologias TDI (de motores movidos a diesel) e quattro (tração integral) - que fez história em 2012 quando um carro da Audi foi o primeiro modelo híbrido a vencer em Le Mans - voltou a mostrar sua força nos dois dias de classificação ao longo dos 13.629 metros de extensão da pista de Sarthe, no oeste da França. A bordo do Audi R18 e-tron quattro #2, o francês Loïc Duval estabeleceu sua melhor volta em 3m22s349 (média de 242,5 km/h) ainda na sessão classificatória de quarta-feira, e não viu seu tempo ser batido na noite de quinta, quando a segunda sessão definiu as posições de largada.

 

Assim, o francês de 31 anos de idade que divide a pilotagem com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia), garantiu sua primeira pole position em Le Mans. A oitava da Audi que, como já havia feito em 2000, 2001, 2002, 2004, 2006, 2011 e 2012, também ficou com a segunda posição do grid.

 

Saindo ao lado do pole position neste sábado, o Audi R18 e-tron quattro #1 será pilotado pelos atuais vencedores das 24 Horas, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). Lotterer, inclusive, foi um dos poucos pilotos que conseguiram melhorar, na quinta-feira, suas marcas do dia anterior. Em uma pista que secava lentamente após as pancadas de chuva deste segundo dia de classificação, o piloto alemão estabeleceu uma volta em 3m23s696 e subiu da terceira par a segunda posição no grid.

 

Eleito o melhor estreante em Le Mans este ano, o brasileiro Lucas di Grassi, que pilota o R18 e-tron quattro #1 ao lado de Marc Gené (Espanha) e Oliver Jarvis (Inglaterra), larga na terceira posição. Gené foi o autor da melhor volta do trio na classificação ao registrar sua passagem em 3m24s341.

 

Como já tinha acontecido na quarta-feira, uma série de incidentes causou paralisações e encurtou o tempo de pista aberta para os pilotos. Nas poucas voltas que fizeram com asfalto seco, os pilotos da Audi ainda conseguiram coletar dados importantes para a evolução do carro visando a corrida deste fim de semana.

 

Antes da prova começar (às 11h no horário de Brasília, 15h locais), os times terão um treino de 45 minutos para fazer os últimos ajustes e avaliações. Vinte e sete canais transmitem a corrida ao redor do mundo e, pela internet, é possível acompanhar onboard os carros da Audi com a transmissão no site www.audi-motorsport.com e todas as informações no Twitter @Audi__Sport. A corrida também será transmitida no site oficial da prova: www.lemans-tv.com.

 

Declarações após a classificação

 

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorport): "Esta é uma ótima maneira de começar o fim de semana. Especialmente por ver os três carros nas melhores posições. Nos concentramos para isso durante todos os treinos e os pilotos se mostrara satisfeitos com o carro. Ocupar as três primeiras posições do grid é uma ótima motivação para a equipe, mas, em Le Mans, sabemos que não é crucial."

 

Chris Reinke (Chefe da LMP): "O resultado é uma ótima auto-afirmação para o time, mas estamos aqui para vencer a corrida, não a sessão classificatória. Vamos nos concentar na estratégia e nos detalhes para a corrida."

 

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Nesta quinta-feira as condições foram um pouco mais caóticas do que na quarta. Tivemos chuva e várias interrupções. Conseguimos evoluir depois de preparar os carros do zero durante a noite. Todos os pilotos ficaram satisfeitos com o equilíbrio na quinta, mais até do que no dia anterior e garantem que têm um bom carro para a prova. Isso, na verdade, é o mais importante porque em Le Mans o resultado da classificação não significa muita coisa."

 

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Consegui uma volta na quarta-feira boa o suficiente para me garantir a pole. Isso significa, também, um ponto extra que pode ser decisivo no final do campeonato (Mundial de Endurance). É sempre bom largar na pole, embora isso não signifique muito em uma corrida como essa. Mas ficamos felizes. Na quarta-feira ainda não estávamos satisfeitos com o equilíbrio do carro, mas na quinta ele já se mostrou bem melhor. Como no fim da segunda sessão a pista estava mais rápida do que na primeira, cheguei a ficar preocupado em perder a posição, mas no fim deu tudo certo. Tudo correu dentro do programado e é por isso que estamos felizes com o resultaado."

 

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Colocar nossos carros nas três primeiras posições do grid é como um sonho, mas ao mesmo tempo é exatamente o que esperávamos. Depois da volta perfeita que o Loïc (Duval) fez na quarta-feira, na quinta nos concentramos na preparação do carro para a corrida e estamos bastante satisfeitos. Agora precisamos trabalhar em conjunto com toda a equipe para ter um carro rápido e confiável durante as 24 Horas."

 

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Todos na Audi Sport estão de parabéns. Dedicamos várias semanas de muito trabalho para essa corrida e o resultado não poderia ter sido melhor que as três primeiras posições do grid. Estamos bastante confiantes e creio que temos um bom acerto do carro para as condições de corrida. Na quarta-feira, Loïc (Duval) fez um tempo muito bom com a pista bastante suja e entrou para a história. Tom (Kristensen) e eu nos sentimos muito confortáveis no carro. Estamos bem, mas, como sempre, ainda temos longas 24 Horas pela frente."

 

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "Nossos parceiros estão de parabéns pela pole position. Fiquei feliz pelo fato de o André (Lotterer) ter recuperado uma posição na quinta e nos colocar na primeira fila. Mas o mais importante é que todos sentimos que o carro melhorou do primeiro para o segundo dia. Eu não esperava, por exemplo, ser tão competitivo com pneus usados. Guardamos alguns jogos novos porque esperávamos que a pista ia secar mais, mas largar em segundo é um ótimo começo."

 

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Naturalmente nós tentamos a pole position, mas não conseguimos uma volta limpa no fim. Fomos muito rápidos nos trechos intermediários, então acho que tínhamos chances de conseguir. Loïc (Duval), porém, foi muito bem no tráfego e tirou proveito disso. Faz parte do jogo. O importante é que todo o time fez um excelente trabalho e conquistou um resultado brilhante para a Audi."

 

Lucas di Grassi (Audi R18 e-tron quattro #3): "De um modo geral foi uma boa classificação, apesar de sabermos que nosso carro tinha mais potencial no fim. Consegui o melhor tempo do primeiro setor no final da sessão e estava rápido no trecho intermediário, mas fiquei preso no tráfego. Colocar os três carros na frente do grid é um ótimo começo para a Audi, mas todos sabemos que a corrida é bastante longa."

 

Marc Gené (Audi R18 e-tron quattro #3): "Na terceira sessão eu tive a oportunidade fazer apenas uma volta, mas à noite. Na quinta, Lucas (di Grassi) mostrou que nosso carro é rápido, confirmando as expectativas. Sinto que estamos bem preparados para a corrida."

 

Oliver Jarvis (Audi R18 e-tron quattro #3): "O que podemos dizer após a classificação é que temos um ótimo carro. Conseguimos ser rápidos mesmo com pneus usados e temos a impressão que, com pneus novos e uma volta limpa, era possível brigar pela pole. Mas vamos com total confiança para a corrida."

 

Confira como ficaram as 10 primeiras posições do grid para as 24 Horas de Le Mans 2013:

 

1 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 3m 22.349s

2 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 3m 23.696s

3 di Grassi/Gené/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro) 3m 24.341s

4 Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota) 3m 26.654s

5 Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota) 3m 26.676s

6 Prost/Jani/Heidfeld (Lola-Toyota) 3m 28.935s

7 Belicchi/Beche/Cheng (Lola-Toyota) 3m 32.167s

8 Leventis/Watts/Kane (HPD-Honda) 3m 36.547s

9 Pla/Heinemeier/Brundle (Morgan-Nissan) 3m 38.621s

10 Rusinov/Martin/Conway (Oreca-Nissan) 3m 39.535s

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044

 




Foto: Audi Sport / Divulgação


 

Mercedes Benz Grand Challenge: Cesare Marrucci segue animado para Curitiba


Bom aproveitamento em autódromo paranaense é estimulo para segunda etapa

 
Após a estreia da temporada em uma prova de rua, o piracicabano Cesare Marrucci segue nesta semana para a capital do Paraná onde participa da segunda etapa do Mercedes Benz Grand Challenge. A corrida acontece no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais, e acontecerá neste domingo (23).

 
Depois de conquistar a quarta posição na prova disputada no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, na prova que marcou a abertura do campeonato, Marrucci volta a competir onde mais gosta. “A corrida na rua foi algo diferente para todos os competidores, mas entendo que o certame começa para valer a partir de agora. Já que daqui para frente, todas as demais provas serão em autódromos”, salientou o piloto do carro numeral 44.

 
Acostumado a subir ao pódio em Curitiba, Marrucci tem um bom retrospecto quando corre lá. No ano passado, quando as etapas eram duplas, o piloto teve bom desempenho e subiu ao pódio nas duas baterias, marcando um terceiro e um quarto lugares. Em 2011, em sua estreia no Mercedes Benz Grand Challenge, o piracicabano também subiu ao pódio em duas oportunidades, com um quarto e um terceiro.

 
 “O autódromo de Curitiba tem uma das melhores pistas do Brasil, com um traçado bastante técnico e que me agrada bastante. Além de ter disputado duas temporadas pela Mercedes, já corri muitas vezes lá por outras categorias e, sempre que volto, as lembranças são sempre boas”, lembrou o piloto da equipe W Racing.

 

 Nove pontos separam os cinco primeiros colocados e liderança do certame pertence a Márcio Campos, com 20 pontos. “O campeonato só está começando e, portanto, qualquer piloto pode assumir a liderança depois dessa etapa”, afirmou Marrucci está na quarta posição com 13 pontos.

 

 Cesare Marrucci tem patrocínio das Indústrias Marrucci.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa
Foto: Rodrigo Ruiz
 

 
 

 

ALTA ROTAÇÃO: ECPA tem Mustangs e Tuning no fim de semana

ALTA ROTAÇÃO: ECPA tem Mustangs e Tuning no fim de semana:   Eventos acontecem no sábado e domingo     Neste fim de semana, dias 22 e 23 de junho, o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Auto...

ECPA tem Mustangs e Tuning no fim de semana

 

Eventos acontecem no sábado e domingo

 

 Neste fim de semana, dias 22 e 23 de junho, o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) sedia dois importantes encontros automotivos. No sábado, dia 22, a partir das 11h, acontece o encontro do Clube do Mustang de São Paulo. No domingo (23) será a vez do Turbo Tuning Show 2013, que terá início às 9h.

 

 

Os participantes do Clube do Mustang se reúnem no autódromo do ECPA, quando, aproximadamente 20, carros participam das atividades. Entre os presentes, constam modelos de 1964, ano de lançamento, até os modelos mais novos. A programação segue até às 17h, com os carros andando no autódromo e arrancando na reta da pista.

 

 Os encontros do clube ocorrem periodicamente e esta será a quarta vez que o quadro de associados, muitos apaixonados por Mustang, se reúne em Piracicaba. O primeiro aconteceu em 2008 e, desde então, o ECPA começou a figurar no calendário de eventos do Clube.

 

 

Turbo Tuning Show

Já no domingo, o ECPA recebe o Campeonato Brasileiro de Som Automotivo, Rebaixado, Tuning e Envelopados. O evento terá carros preparados e paredões de som, premiação para a equipe com mais carros adesivados, sorteio de prêmios, lava car com lindas garotas e distribuição de brindes.

 

 Julho

A velocidade volta com força total ao ECPA nos dias 6 e 7 de julho, quando acontece a terceira etapa do Campeonato ECPA de Arrancada. Já no dia 13 de julho, será disputa a terceira etapa da Copa ECPA de Velocidade, com provas nas categorias Turismo e Clássicos de Competição.

 

 

Serviço

O ECPA localiza-se à rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi, em Piracicaba/SP.

Mais informações, e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

 
 

 
 

 

ALTA ROTAÇÃO: WSR: português é o mais veloz; Negrão "sofre" em M...

ALTA ROTAÇÃO: WSR: português é o mais veloz; Negrão "sofre" em M...: Com carro "amarrado", brasileiro é apenas o 23º nos treinos livres da F-Renault 3.5 Sem ainda ter confirmado o favoritismo qu...

WSR: português é o mais veloz; Negrão "sofre" em Moscou


Com carro "amarrado", brasileiro é apenas o 23º nos treinos livres da F-Renault 3.5
Sem ainda ter confirmado o favoritismo que o cercava antes do início da temporada, depois das quatro vitórias na segunda metade do campeonato de 2012, o português Antonio Felix da Costa (Arden Caterham) dominou os treinos livres que abriram nesta sexta-feira a rodada dupla de Moscou - 8ª e 9ª etapas - da Fórmula Renault 3.5, a principal divisão da World Series by Renault. O terceiro colocado na classificação geral estabeleceu a volta mais rápida na segunda e última sessão do dia com vantagem de pouco mais de um décimo sobre o mais próximo, o francês Norman Nato (DAMS).

 
Vinte e três dos 26 pilotos ficaram separados por menos de um segundo, o último deles o campineiro André Negrão (Draco). Depois da vitória do companheiro Nico Müller em Mônaco e de seu 7º lugar na prova mais recente em Spa, Negrão chegou à Rússia com uma perspectiva animadora que foi derrubada pelo comportamento do carro no circuito inaugurado em 2012. "É até difícil explicar o que aconteceu aqui", estranhou Negrão, desolado com o pior resultado do ano. "É verdade que peguei tráfego em minha volta boa com os pneus novos, mas o carro estava muito ruim. Fizemos um acerto para soltá-lo e aconteceu exatamente o contrário. O carro ficou com excesso de grip, muito amarrado", explicou.

 
Neste sábado, os carros retornarão à pista para a sessão classificatória que definirá a ordem de largada para a corrida de abertura do programa no período da tarde. Depois dos ensaios, Negrão reuniu-se longamente com os técnicos da Draco na busca de soluções que melhorem o rendimento do carro. "Pelo menos já sabemos o que houve e pior do que foi hoje é impossível", resignou-se. Muller foi apenas um pouco superior e terminou em 17º.

 
Com 10 pontos, Negrão é o 16º colocado no campeonato. O líder Kevin Magnussen foi o terceiro nos treinos iniciais, enquanto os demais brasileiros também enfrentaram um dia difícil na capital russa. O paranaense Pietro Fantin (Arden Caterham) foi o melhor, mas apenas na 13ª posição. Os brasilienses Lucas Foresti (Comtec) e Yann Cunha (AV Formula) ficaram respectivamente em 19º e 25º.

 
Os tempos da sexta-feira no Moscou Raceway:

 
1 - Antonio Felix Da Costa - Arden Caterham - 1min21s097

2 - Norman Nato - Dams - 1min21s145

3 - Kevin Magnussen - Dams - 1min21s168

4 - Marlon Stockinger - Lotus - 1min21s241

5 - Will Stevens - P1 by Strakka - 1min21s325

6 - Nigel Melker - Tech 1 - 1min21s336

7 - Sergey Sirotkin - ISR - 1min21s353

8 - Oliver Webb - Fortec - 1min21s374

9 - Marco Sorensen - Lotus - 1min21s405

10 - Nikolay Martsenko - Pons - 1min21s442

11 - Arthur Pic - AV Formula - 1min21s445

12 - Carlos Huertas - Carlin - 1min21s490

13 - Pietro Fantin - Arden Caterham - 1min21s506

14 - Matias Laine - P1 by Strakka - 1min21s527

15 - Stoffel Vandoorne - Fortec - 1min21s569

16 - Jazeman Jaafar - Carlin - 1min21s623

17 - Nico Muller - Draco - 1min21s651

18 - Daniil Move - Comtec - 1min21s760

19 - Lucas Foresti - Comtec - 1min21s786

20 - William Buller - Zeta - 1min21s839

21 - Christopher Zanella - ISR - 1min21s910

22 - Mikhail Aleshin - Tech 1 - 1min21s976

23 - André Negrão - Draco - 1min22s038

24 - Zoel Amberg - Pons - 1min22s155

25 - Yann Cunha - AV Formula - 1min22s760

26 - Mihai Marinescu - Zeta - 1min23s024

 

 
Márcio Fonseca (MTb 14.457)




Foto: Paolo Pellegrini/MF2         


 
 

 

ALTA ROTAÇÃO: Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de ...

ALTA ROTAÇÃO: Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de ...: Brasileiro amplia liderança na classe GTE Pro do Mundial de Endurance Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de Le Mans   ...

Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de Le Mans


Brasileiro amplia liderança na classe GTE Pro do Mundial de Endurance

Equipe de Bruno Senna sai na pole nas 24 Horas de Le Mans

 
Completada pelo francês Fred Makowiecki e pelo inglês Rob Bell, a equipe de Bruno Senna conquistou nesta noite a pole da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais tradicionais do calendário automobilístico internacional e ponto alto do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Nos instantes derradeiros da terceira e última sessão classificatória, Makowiecki superou o inglês Darren Turner ao cravar a marca de 3min54s635 e inverteu a ordem da dobradinha dos Vantage V8 do time oficial de fábrica da Aston Martin. A largada está marcada para as 10 horas (Brasília) do sábado.

 
Embora as posições de partida não tenham qualquer influência numa maratona tão extensa como a de Le Mans, Bruno vibrou com a volta voadora do parceiro. "Aqui, largar na frente ou em último não define nada. Mas, por causa da duração bem maior que o das seis horas das demais corridas, os pontos são distribuídos em dobro, inclusive para a pole", lembrou. Com a bonificação adicional, Bruno ampliou a liderança na classificação de pilotos e saltou de 44 para 48 pontos, contra 38 de Turner e do alemão Stefan Mücke.

 
O final das tomadas classificatórias foi emocionante. Mais rápido no Q1 da véspera, com um tempo que se manteve inalcançável no Q2, Makowiecki foi ultrapassado não apenas por Turner, mas também pela Porsche 911 RSR do trio formado por Marc Lieb-Richard Lietz-Romain Dumas. Em sua tentativa final, contudo, "Mako" sobrou e colocou oito décimos sobre o segundo Vantage. "Deixamos o francês amarrado o dia inteiro e só o soltamos na classificação", brincou Bruno. "Aí ele matou a pau. O cara anda muito em qualquer pista, mas aqui ele é ainda melhor", elogiou.

 
Embora o dia tenha sido tão truncado quanto a quarta-feira, quando o excesso de acidentes interrompeu os ensaios diversas vezes e a chuva intermitente complicou o trabalho de acerto dos carros, Bruno conseguiu ganhar quilometragem numa pista que não visitava há quatro anos."Coloquei pneus lisos num asfalto ainda bem molhado e estava bem mais rápido que os adversários. Isso me deu muita confiança. Mas será uma corrida dificílima, porque os carros estão andando próximos demais. As diferenças são ridículas num traçado tão extenso como este."

 
Nesta sexta-feira marcada exclusivamente para atividades promocionais, a Aston Martin vai aproveitar para definir a estratégia para uma corrida-chave em seu projeto para 2013. No ano em que comemora seu centenário, a marca inglesa tem como uma das principais metas a conquista de Le Mans - a outra é vencer o título da classe GTE no Mundial de Endurance. A tendência é que Bell assuma o volante nas primeiras três horas, tempo que cada um dos pilotos deverá passar no cockpit a cada turno. "Quem tiver maior autonomia, conservar melhor os pneus e escapar das pancadas vai se dar bem", concluiu Bruno.

 
Entre os supervelozes protótipos da classe LMP1, a marca de 3min22s349 estabelecida por Loïc Duval na véspera se mostrou insuperável nas duas sessões de hoje. Por isso, o francês e seus companheiros - o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês Allan McNish - mantiveram a vantagem sobre os outros dois Audi R18 e-tron Quattro e abrirão o grid da categoria.

 
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: Divulgação AMR/MF2     
 

    


 

ALTA ROTAÇÃO: F-Renault Eurocup: Franzoni fecha Top 10 em Moscou...

ALTA ROTAÇÃO: F-Renault Eurocup: Franzoni fecha Top 10 em Moscou...: Inglês lidera e bate francês nos treinos livres por apenas cinco milésimos     Em sua primeira visita ao Moscou Raceway, pista ...

F-Renault Eurocup: Franzoni fecha Top 10 em Moscou


Inglês lidera e bate francês nos treinos livres por apenas cinco milésimos

 

 

Em sua primeira visita ao Moscou Raceway, pista inaugurada no ano passado, o paulista Victor Franzoni conquistou um bom 10º lugar nos treinos livres inaugurais da terceira rodada dupla da Fórmula Renault Eurocup. Os ensaios foram dominados pelo inglês Oliver Rowland (Manor), que estabeleceu a volta mais rápida na segunda sessão da sexta-feira com vantagem de apenas cinco milésimos sobre o segundo colocado, o francês Pierre Gasly (Tech 1), líder do campeonato.

 

Ainda em branco depois de quatro provas, Franzoni tentará neste fim de semana chegar aos primeiros pontos com o carro da equipe finlandesa Koiranen Motorsport. O cartão de visitas no traçado da capital russa foi animador, de acordo com Paulo Carcasci, consultor-técnico da Novac Sport, empresa de propriedade do ex-piloto Guto Negrão que administra a carreira do piloto de 17 anos. "A maioria do pessoal aqui já conhece a pista. O Victor veio melhorando ao longo do dia e saiu do 16º no primeiro treino para 10º no geral. Nas circunstâncias, a diferença de menos de meio segundo pode ser considerada aceitável", analisou Carcasci.

 

A Fórmula Renault Eurocup voltou a deixar patente o forte equilíbrio da categoria - apenas dois dos 35 pilotos que treinaram levaram mais de um segundo de Rowland. O paulista Bruno Bonifácio (Prema Powerteam) também começou de forma animadora e finalizou em 8º, enquanto o mineiro Guilherme Silva, companheiro de equipe de Franzoni, ficou em 17º. A programação do sábado compreende uma tomada classificatória e a primeira bateria, com largada às 8h35 (Brasília) e a distância de 25 minutos mais uma volta.

 

Os resultados da sexta-feira:

 

1 - Oliver Rowland - Manor MP - 1min32s594

2 - Pierre Gasly - Tech 1 - 1min32s599

3 - Jake Dennis - Fortec - 1min32s616

4 - Oscar Tunjo - Kaufmann - 1min32s664

5 - Nyck De Vries - Koiranen - 1min32s734

6 - Mikko Pakari - Fortec - 1min32s755

7 - Esteban Ocon - ART Junior - 1min32s915

8 - Bruno Bonifacio - Prema - 1min32s927

9 - Willam Vermont - ARTA - 1min32s985

10 - Victor Franzoni - Koiranen - 1min33s008

11 - Simon Tirman - ARTA - 1min33s033

12 - Egor Orudzhev - Tech 1 - 1min33s058

13 - Ed Jones - Fortec - 1min33s099

14 - Leo Roussel - ARTA - 1min33s149

15 - Benjamin Bailly - RC Formula - 1min33s152

16 - Luca Ghiotto - Prema - 1min33s180

17 - Guilherme Silva - Koiranen - 1min33s256

18 - Matthieu Vaxiviere - Tech 1 - 1min33s278

19 - Steijn Schothorst - Kaufmann - 1min33s327

20 - Gustav Malja - Kaufmann - 1min33s329

21 - Konstantin Tereshchenko - Interwetten - 1min33s354

22 - Aurelien Panis - RC Formula - 1min33s385

23 - Kevin Joerg - Jenzer - 1min33s425

24 - Ignazio DminAgosto - KTR - 1min33s430

25 - Andrea Pizzitola - ART Junior - 1min33s465

26 - Alexander Albon - KTR - 1min33s490

27 - Levin Amweg - Jenzer - 1min33s509

28 - Yu Kanamaru - KTR - 1min33s523

29 - Roman Mavlanov - RC Formula - 1min33s532

30 - Alex Baron - ART Junior - 1min33s542

31 - Javier Merlo - Manor MP - 1min33s603

32 - Hans Villemi - Atech Reid - 1min33s743

33 - Jack Aitken - Manor MP - 1min33s835

34 - Aleksander Bosak - Atech Reid - 1min34s629

35 - Denis Korneev - Jenzer - 1min34s938

 

 
Márcio Fonseca (MTb 14.457)

ww.mfdois.com.br.

Fotos: Paolo Pellegrini/MF2  

       




 

 

ALTA ROTAÇÃO: Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasile...

ALTA ROTAÇÃO: Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasile...: Neste sábado será disputada a ‘Noite do Saci’, prova de regularidade noturna nas serras no entorno de Campos do Jordão (SP). O rally já ...

Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras: Estrangeiros chamam a atenção


Neste sábado será disputada a ‘Noite do Saci’, prova de regularidade noturna nas serras no entorno de Campos do Jordão (SP). O rally já percorreu mais de mil quilômetros desde a largada na quarta-feira e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora volta para São Paulo.

 

Os estrangeiros estão dando o que falar na 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Tanto pela simpatia quanto pela competitividade. Os portugueses Alexandre Calheiros Ferreira e Mário Vital Melo são um belo exemplo, já que tiveram problemas na serra que desce para Ubatuba, gastaram 1h45 para trocar o motor de seu Fusca 1600S 1975 e continuaram a prova sempre alegres.

 

"Como conheço pouca gente aqui, fico incomodado em pedir ajuda. Então, contratei uma equipe de manutenção com toda a infraestrutura para me divertir sem preocupação", contou Alexandre Ferreira. "Mas as pessoas aqui são muito simpáticas e estão fazendo de tudo para nos ajudar. Estamos adorando em participar deste rali", completou o piloto com mais de 20 anos de experiência em rallies pela Europa, que caiu para 0 30º posto com o atraso.

 

Até o tricampeão mundial de Fórmula 1 ofereceu ajuda aos portugueses quando chegou com o seu Jaguar E-Type S2 1970. "Diga pra eles que se precisar de algo, eu comecei a mexer foi num motor deste. É só chamar que eu ponho a mão na graxa", avisou Nelson Piquet, que durante o percurso teve que consertar um Mustang de sua propriedade que foi emprestado a um amigo.

 

Os alemães Heinzjurgen Halle e Friedhelm Graf estão participando pelo segundo ano consecutivo com um Puma GTE 1973 e encontram-se na sétima posição. "Desde que conheceu a marca o Friedhelm passou a colecionar Puma lá na Alemanha e só quer correr com o modelo que tenho aqui no Brasil", comentou Halle. "Eu só vim da Alemanha para fazer este rallye. Cheguei na véspera e vou embora no domingo. Mas no ano que vem estarei de volta, para participar novamente com o maravilhoso Puma", assegura Graf.

 

O espanhol Oscar Vila Espejo, ao lado de Cecília Kondo, com um raro Alpine A110 1977, que estão sempre andando entre os primeiros. "Não fomos tão bem no segundo dia, mas pretendemos recuperar bem até o final", anuncia Espejo, 11º colocado. O belga Herve Salmon está participando pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com MG TD 1952 e ocupa a 32ª posição.

 

A liderança do 3º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras está com o Mercedes-Benz 350 SL 1973 da dupla brasileira Carlos Alberto Sousa e Laurival Calçada, que haviam participado apenas da primeira edição.

 

"O rallye está ótimo, bem organizado e crescendo. Estamos bem por enquanto, mas ainda tem muita coisa pela frente. Não temos nada para comemorar agora, vamos aguardar a noite do último dia para ver o que conquistamos", destaca Carlos Alberto, colecionador de modelos Mercedes-Benz.

 

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, regido pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos) segue neste sábado do Hotel Gloria, em Caxambu (MG), até o Hotel Home Green Home, em Campos do Jordão (SP), depois de percorrer 254 km. Na estância de inverno paulista pode ser decidida a competição com a prova ‘Noite do Saci’, realizada após as 18 horas, nas serras ao redor.

 

Os carros fabricados entre 1950 e 1980 prosseguem até domingo e está revisitando algumas das mais famosas estradas da história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e parte do Caminho Novo e do Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de passar em dezenas de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Os dez primeiros depois dos dois primeiros dias são:

 1) Carlos Alberto Sousa/Laurival Calçada (Mercedes-Benz 350 SL 73), 75pp;

2) Rogério Franz/Mário Nardi (Mercedes-Benz 350 SLC 73), 109;

3) Christian Pons Casal de Rey/Thiago Pons Casal de Rey (Corvette 63), 111;

4) Alberto Amorim/Carlos Bevilaqua (MG B Roadster 68), 138;

5) Claus Hoppen/Luiz Durval Paiva (Fusca 1200 55), 185;

6) Carlos Cacciatore/Gabriel Pecin (Mini Morris 1275 69)), 201;

7) Heinzjurgen Halle/Friedhelm Graf (Puma GTE 73);

8) Evaldo Luque/Flávio Maia Luz (BMW 2002 Ti Touring 74), 216;

9) Emilio Losada/Glícia Losada (Porsche 911 SC 79), 241;

10) Leandro Mazzoccato/Lizandra Mazzoccato (Ferrari 308 GTS 78), 263.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

21 de junho (sexta-feira) - 285 Km

 08h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Meliá Angra dos Reis

 12:40 hs - Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro) BR 354 Km 0 - Divisa Itamonte/Itatiaia

 17:00 - Chegada no Hotel Glória - Caxambu

 20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado Parcial

 

22 de junho (sábado) - 254 Km

 09h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Gloria

 12:00 hs - Almoço Mercato Italiano - Quiririm - Estrada de Campos do Jordão-Trevo Quiririm

 14:30 hs - Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão

 18h00 - Largada do 1º veículo - Prova ‘Noite do Saci’ - 100 Km

 20:40 - Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão

 

23 de junho (domingo) - 213 Km

 10h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Home Green Home

 13h00 - Chegada Shopping Iguatemi

 

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O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com patrocínio Deicmar S/A e EAV Seguros Especiais, e apoio de Mitsubishi Motors, CDL Shopping Iguatemi de São Paulo, TAJ Ouro 18k, Wittel Conference Call e Petrossian

Mastermidia

João Alberto Otazú




Fotos: Vera Lambiasi