sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Piloto com deficiência física fará estreia pela Rs...

ALTA ROTAÇÃO: Piloto com deficiência física fará estreia pela Rs...: Tales Lombardi quebra barreiras e correrá em dupla com Gustavo Marques. Eles são os novos contratados da equipe Rsports Racing A Rsport...

Piloto com deficiência física fará estreia pela Rsports na Mercedes-Benz Grand Challenge

Tales Lombardi quebra barreiras e correrá em dupla com Gustavo Marques. Eles são os novos contratados da equipe Rsports Racing

A Rsports Racing tem mais dois novos integrantes para a segunda metade da temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge. Quem chega para completar o time são os pilotos paulistas Tales Lombardi e Gustavo Marques. O primeiro desafio da nova dupla será no dia 06 de outubro, em Nova Santa Rita (RS), no Autódromo do Velopark, para a sexta etapa da competição e farão as três últimas etapas do calendário 2013.

Tales Lombardi vai pilotar um modelo Mercedes C250 Turbo adaptado. "O maior objetivo é estrear na Mercedes-Benz Grand Challenge, sendo o primeiro piloto deficiente físico, conhecer o carro e consolidar as parcerias com patrocinadores e apoiadores para a temporada completa de 2014, buscando novos parceiros. Estou muito empolgado, com o clima da Mercedes. Espero retribuir todo apoio e atenção que tenho recebido até agora", disse Tales Nóbrega Lombardi.

A paixão do piloto vem desde criança. "Adoro esportes, sempre que posso pratico natação, bike e como sempre simuladores de corrida de carros. Venho do kart e da Marcas e Pilotos SP e, poder pilotar um Mercedes-Benz em diferentes pistas do Brasil é a realização de um sonho. Quero buscar resultados, mostrando que, com alguma adaptação, colaboração e incentivo, uma pessoa com deficiência física é capaz de realizar grandes feitos", ressalta Tales, 35 anos, nasceu e mora atualmente em São Paulo, mas praticamente foi criado no interior do estado, em Porto Feliz.

O COMPANHEIRO DE COCKPIT

Gustavo Marques também pretende fazer a temporada completa em 2014 pelo campeonato monomarca de turismo nacional. "Também vim do kart e estar a bordo de um Mercedes em diferentes pistas do Brasil é a realização de uma meta. Todo o empenho será por bons resultados", declarou o piloto que procura sempre participar de provas de Endurance de Kart e pratica tênis e futebol com amigos.

Aos 31 anos, Gustavo, fará sua estreia no Mercedes-Benz Grand Challenge. "O maior objetivo para as três etapas finais da temporada deste ano é conhecer o campeonato, o veículo e deixar os patrocinadores satisfeitos com o investimento feito", ressalta o paulista que disse que entrará com o pé direito de apoio para a corrida no Velopark.

A EQUIPE

A Rsports Racing tem sede em São Caetano do Sul, é uma equipe especializada na preparação de veículos de competição automobilística e equipamentos utilizados pelos pilotos nas provas da Mercedes-Benz Grand Challenge, Spyder Race e Campeonato Paulista de Turismo.

Para o chefe de equipe, Leandro Romera, a contratação é motivo de muita alegria. "Para mim é uma satisfação poder atender e efetivar essa contratação com os pilotos Tales e Gustavo, preparar uma Mercedes-Benz, como também fazer as adaptações necessárias com todo o suporte para desempenho nas pistas. Além disso, cuidamos do gerenciamento técnico e logístico", disse.

Os pilotos Tales Lombadi e Gustavo Marques, equipe Rsports Racing, contam com o patrocínio da Adaptauto, Fulstandig Shows e Eventos, Martins Despachos e Assessoria Aduaneira Ltda., Gbrico Corretora de Seguros, Village Elevadores, Itri Rodoferrovia, Grand Prix Cera Automotiva e apoio da Logomarca Comunicação Visual.

Histórico - piloto Tales Nóbrega Lombardi:

2008
- Iniciou no kart disputando as três últimas etapas do Campeonato Paulista de Parakart.
2009
- Participação no Campeonato Paulista de Parakart.
- Participação na 1° Copa Valinhos de kart.
- Participação na prova 500 milhas da Granja Viana com a equipe Parakart.
2010
- Participação no Campeonato Paulista de Parakart.
- Participação no Campeonato Brasileiro de Parakart.
- Participação na prova 500 milhas da Granja Viana com a equipe Parakart.
- Participação na 2° CopaValinhos de kart.
2011
- Participação no Campeonato Paulista de Parakart.
- Participação no Campeonato Brasileiro de Parakart.
- Participação na prova 500 milhas da Granja Viana com a equipe Parakart.
- Participação no Endurance Desafio SABESP de Kart em Interlagos para pessoas com e sem deficiência física com a equipe parakart.
2012
- Participação no Campeonato Paulista de Parakart.
- Participação no Campeonato Brasileiro de Parakart.
- Curso Centro de Pilotagem Roberto Manzini, para a habilitação PGC-B CBA.
- Teste em Interlagos no MINICOOPER, para disputa do campeonato Mini Challenger Cup.
2013
- Atualmente participa do Campeonato Paulista Copa Marshal de Marcas e Pilotos em Interlagos

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

05 de maio - Anhembi (SP)
23 de junho - Curitiba (PR)
28 de julho - Tarumã (RS)
18 de agosto - Interlagos (SP)
08 de setembro - Curitiba (PR)
06 de outubro - Velopark (RS)
03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)
08 de dezembro - Interlagos (SP)


Assessoria de Imprensa Equipe Rsports Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: em Iowa, Miguel Paludo luta pelo quarto to...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: em Iowa, Miguel Paludo luta pelo quarto to...: Piloto da Turner Scott Motorsports retoma picape com a qual andou bem na primeira vez que a Nascar visitou Iowa na temporada; prova terá tr...

Nascar: em Iowa, Miguel Paludo luta pelo quarto top-5 em cinco corridas na Truck Series

Piloto da Turner Scott Motorsports retoma picape com a qual andou bem na primeira vez que a Nascar visitou Iowa na temporada; prova terá transmissão ao vivo do canal Fox Sports neste domingo, às 15h

O gaúcho Miguel Paludo terá neste final de semana o segundo dos dois desafios da temporada no Iowa Speedway, oval de 0,875 milhas da cidade norte-americana de Newton. A corrida deste domingo, válida pela 15ª etapa da temporada 2013 da Nascar Truck Series, terá transmissão ao vivo da Fox Sports no Brasil, a partir das 15h (horário de Brasília).

Após cruzar a linha de chegada com a picape #32 da Turner Scott Motorsports na terceira colocação na corrida passada, em Mosport, circuito misto no Canadá, o piloto de Nova Prata subiu na tabela do campeonato e ocupa a quinta colocação, sendo um dos pilotos que mais pontuou nas últimas quatro provas, já que, neste período, conquistou três top-5.

Nesta etapa em Iowa, Miguel novamente correrá com sua picape na cor preta e verde com o patrocínio da AccuDoc Solution, empresa norte-americana da área de equipamentos médicos. Para a prova, a Turner trará o chassi TSM-227 para Miguel. Foi com essa picape que o gaúcho correu a etapa passada em Iowa, corrida onde se largou em segundo, fez boa parte da prova no top-5 e terminou em sétimo.

No circuito da etapa deste final de semana, o brasileiro já disputou quatro GPs pela Truck Series, terminando sempre dentro do top-15 (incluindo dois top-10) e percorrendo 100% das voltas em todas as etapas.

"Sou um grande fã de Iowa; é uma pista onde constantemente vou bem desde o começo de minha carreira, além de ser um lugar onde a Turner Scott Motorsports sempre é excelente. Nós vamos trazer a mesma picape que andamos no começo do ano, onde aprendemos bastante coisa sobre o acerto. Estamos em um momento muito bom do campeonato, terminando muitas vezes entre os cinco primeiros, melhorando e subindo na tabela. Nossa meta é continuar nesse ritmo, conquistar bons pontos e, se tudo der certo, sair com minha primeira vitória", disse Miguel Paludo.

Com 464 pontos no campeonato, Miguel está a apenas cinco pontos da terceira colocação da Nascar Truck Series. O campeonato é liderado por Matt Crafton, que soma 532 pontos após 14 etapas.

A programação da Fan Appreciation 200 é distribuída durante o sábado (7) e domingo (8). O único treino livre será às 13h de sábado, com o classificatório acontecendo às 20h. No domingo, as 200 voltas da prova será realizada às 15h. O canal Fox Sports anuncia a exibição da corrida no ao vivo para o Brasil.

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Classificação após 14 etapas (14/22):
(Dez primeiros)
1º) Matt Crafton, 532 pontos
2º) James Buescher, 485
3º) Ty Dillon, 469
4º) Jeb Burton, 467
5º) Miguel Paludo, 464
6º) Timothy Peters, 462
7º) Ryan Blaney, 450
8º) Brendan Gaughan, 444
9º) Darrell Wallace Jr, 426
10º) Johnny Sauter, 425

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Cia Stock

ALTA ROTAÇÃO: Na Alemanha, Nonô Figueiredo testa o novo Porsche ...

ALTA ROTAÇÃO: Na Alemanha, Nonô Figueiredo testa o novo Porsche ...: Piloto faz 85 voltas com o carro #16 da equipe Project 1 na pista de Oschersleben Nonô Figueiredo teve seu primeiro contato com o Porsc...

Na Alemanha, Nonô Figueiredo testa o novo Porsche que vai pilotar em Monza no final de semana

Piloto faz 85 voltas com o carro #16 da equipe Project 1 na pista de Oschersleben

Nonô Figueiredo teve seu primeiro contato com o Porsche 911 GT3 Cup geração "991" na terça-feira. Único brasileiro inscrito na prova de Monza da Porsche Mobil 1 Supercup neste final de semana, o piloto realizou um teste com a equipe Project 1 no autódromo alemão de Oschersleben.

"Foram 85 voltas entre 10h da manhã e 17h. Um dia bem cheio e proveitoso, que nos permitiu acumular muitos dados sobre o novo carro", contou Nonô. O piloto realizou inúmeras saídas para a pista com média de 5 a 7 voltas cada uma, o que permitiu uma eficiente interação com o time alemão nas passagens pelo box.

De acordo com sua avaliação, a jornada foi importante para permitir uma maior familiaridade com o novo carro. A geração "991" é usada na Porsche Mobil 1 Supercup em 2013 e, no ano que vem, será o bólido das principais categorias nacionais da Porsche GT3 Cup Challenge, inclusive a brasileira. Nonô é piloto-consultor da série nacional e sua participação na corrida de Monza neste final de semana é motivada, além do aspecto competitivo, por ter um contato em primeira mão com o novo equipamento.

"Em termos de pilotagem, o que mais possibilita um ganho de performance é o sistema de paddle shift. Trocar as marchas sem retirar as mãos do volante permitem ao piloto usar o câmbio mais dentro da curva", explicou Nonô.

Ele destacou também elementos diferenciados de telemetria no painel do carro, que informam a pressão dos freios e alertam para eventual bloqueio de rodas. "São artifícios que trazem informação adicional e contribuem com o trabalho do piloto."

Para o ex-piloto e engenheiro brasileiro da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil Vinícius Quadros, que acompanha Nonô Figueiredo nesta semana na Europa, outro fator técnico importante do teste foi a adaptação ao novo sistema de freio do "991". "É uma concepção nova em relação à geração ‘997’ -uma evolução. Os freios se mostraram bem eficientes e precisos nas respostas durante as freadas e também sensíveis às mudanças de balanço da pressão de frenagem efetiva em cada um dos eixos", observou o especialista.

A jornada em Oschersleben também foi útil para Nonô avaliar o desempenho dos pneus Michelin, que são os oficiais da Porsche Mobil 1 Supercup. "Têm um pico de performance, mas depois que esse ponto é superado apresentam performance estável por um bom tempo."

Ele comentou também que o teste foi oportuno para realizar treinos de largada parada, uma vez que diferentemente do que está habituado na Stock Car com as largadas lançadas, na Porsche Mobil 1 Supercup as corridas têm início com os carros inertes no grid.

"Nosso objetivo no teste não era performance, mas acumular dados e chegar mais preparados para a o final de semana de Monza. Foi cumprido à risca e nos deixa confiantes para o final de semana", finalizou o piloto.

Para o engenheiro, a experiência em Oschersleben superou as expectativas da dupla.

"Acredito que o primeiro dia de testes foi extremamente positivo -até mais positivo do que esperávamos. O Nonô se adaptou muito bem ao carro, ao novo câmbio e aos freios mais eficientes. Conseguimos evoluir de maneira bem constante durante as 85 voltas, tanto no acerto de set-up do carro quanto nos tempos de volta. O carro se mostrou muito sensível às mudanças, e o Nonô conseguia perceber uma variação real no comportamento dinâmico do carro a cada pequeno ajuste que foi feito", avaliou Vinícius.

Nesta sexta-feira, a dupla volta à ação, agora em Monza. Está previsto um treino livre de 45 minutos para a prova deste domingo, que antecede a corrida da Fórmula 1 no mítico circuito italiano.


MAIS INFORMAÇÕES:

NONÔ FIGUEIREDO - PORSCHE MOBIL 1 SUPERCUP
Luís Ferrari


PORSCHE GT3 CUP CHALLENGE NO BRASIL
Luiz Alberto Pandini

Foto: divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Vice-líder, a 2 etapas da decisão, Fitti...

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Vice-líder, a 2 etapas da decisão, Fitti...: Neste final de semana, acontece a 11ª etapa em Laguna Seca. Líderes estão dois pontos apenas à frente do piloto brasileiro A decisão da...

Grand-Am: Vice-líder, a 2 etapas da decisão, Fittipaldi diz que ainda não faz contas para o título

Neste final de semana, acontece a 11ª etapa em Laguna Seca. Líderes estão dois pontos apenas à frente do piloto brasileiro

A decisão da temporada 2013 da Grand-Am, um dos principais campeonatos de turismo norte-americano, está sendo uma das mais apertadas da história. Restando duas etapas, a diferença do líder para o sexto colocado é de apenas cinco pontos.



Nesta acirrada briga pelo título da categoria, que tem as 24 Horas de Daytona e as 6 Horas de Watkins Glen entre umas das principais etapas, o brasileiro Christian Fittipaldi e seu companheiro, o português João Barbosa, seguem firmes em busca de mais um ótimo resultado neste domingo (8), na disputa da 11ª etapa no Mazda Raceway Lagunda Seca, em Salinas na Califórnia (EUA).

A dupla começou o ano em carros diferentes e, por isso, Fittipaldi é o vice-líder, com 267 pontos, e Barbosa está em quarto, com 265. Depois que se uniram no comando do Corvette DP #5 da equipe Action Express, a dupla conquistou quatro pódios, sendo duas vitórias: Watkins Glen e Mid-Ohio.

"Vamos continuar o trabalho que está sendo feito, mas a temporada está muito embolada, então não dá nem pra pensar em fazer cálculos. Tem que chegar entre os três primeiros, de preferência na frente dos principais adversários. Acho que nunca disputei um campeonato que chegasse ao seu final assim, extremamente apertado, com cinco duplas diferentes com chances de ficar com o título. Sem dúvida, vai ser preciso um pouco de sorte também e espero que ela esteja ao nosso lado", declarou Fittipaldi.

Os treinos no traçado misto de 2,238 milhas (3,6 km) serão realizados no sábado (7), juntamente com a tomada de tempos. No domingo, a largada da etapa está prevista para as 18 horas (de Brasília). Ex-piloto de Fórmula Indy, Fittipaldi conhece bem o circuito. "Já corri lá umas oito ou dez vezes, inclusive na Grand-Am", completou o brasileiro.

Confira a programação para a etapa de Laguna Seca (Horários de Brasília):

Sábado, dia 7
14h15 às 15h45 - Treinos Livres
18h20 às 18h50 - Treinos Livres
21h25 às 21h40 - Classificatório

Domingo, dia 8
18 horas - Largada 11ª etapa (2h45 de prova)

Os melhores no campeonato (após 10 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 269
2. Christian Fittipaldi 267
3. Alex Popow e Ryan Dalziel 266
4. João Barbosa 265
5. Alex Gurney e Jon Fogarty 265
6. Memo Rojas e Scott Pruett 264

Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet

Foto: Divulgação

Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT Series: BMW Sports Trophy Team Brasil terá ...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT Series: BMW Sports Trophy Team Brasil terá ...: Sorocabano Átila Abreu estará no cockpit do BMW Z4 #21, ao lado de Sérgio Jimenez. O piloto substitui Ricardo Zonta, que se ausentará devid...

FIA GT Series: BMW Sports Trophy Team Brasil terá novidades na etapa de Navarra

Sorocabano Átila Abreu estará no cockpit do BMW Z4 #21, ao lado de Sérgio Jimenez. O piloto substitui Ricardo Zonta, que se ausentará devido a outros compromissos

A equipe BMW Sports Trophy Team Brasil terá novidades na 5ª etapa do FIA GT Series, para a disputa que será realizada no circuito de Navarra, no norte da Espanha, nos dias 28 e 29 de setembro. O piloto Átila Abreu será o novo integrante do time brasileiro - patrocinado pelo Banco BMG e pela BMW do Brasil. Ele formará dupla com o paulista Sérgio Jimenez, a bordo do modelo BMW Z4 #21.

A chegada do sorocabano ao plantel se dá, devido à substituição do paranaense Ricardo Zonta, que não poderá participar da penúltima etapa do campeonato mundial de turismo, pois terá outros compromissos inadiáveis, já marcados antes da mudança do calendário do FIA GT Series.

Washington Bezerra, chefe da equipe brasileira, comentou sobre a vinda de Átila Abreu ao elenco. "Infelizmente não poderemos contar com o Zonta em Navarra. Ele vinha fazendo um ótimo trabalho com o Jimenez, sendo assim buscamos um bom nome para integrar a equipe nesta etapa, e sabemos que o Átila é um piloto rápido e competitivo e só tem a somar na equipe", disse Bezerra.

Átila Abreu ficou contente com o convite e quer somar no time na busca pelo primeiro pódio. "Fiquei muito feliz com o convite. Quando o projeto surgiu - no começo do ano - eu até conversei com o Hermann e o Washington, mas na época não foi possível fecharmos. E agora, a oportunidade veio, estou bem animado. É muito bom voltar a correr na Europa, ainda mais em um time totalmente brasileiro. A equipe conta com excelentes pilotos e está aí na busca pelo primeiro pódio. Espero ajudar e quem sabe voltar de lá com um troféu na mala, seria bem bacana", considerou o paulista de Sorocaba, que teve sua última passagem pela Europa em 2005, no Campeonato Europeu de F-3.

O piloto também falou sobre a equipe e de seu mais novo companheiro. "Pela primeira vez, vou trabalhar com o Washington Bezerra e estou feliz por isso. Ele é um cara com muita experiência e história no automobilismo, e eu o admiro e respeito. Além disso, estou animado com a parceria com o Serginho, nós nos damos muito bem e até já conversamos, ele me passou algumas dicas, acredito que faremos uma boa dupla ‘caipira’, já que nós dois somos do interior", observou.

Nos dias 28 e 29 de setembro, o BMW Sports Trophy Team Brasil enfrenta os desafios da 5ª etapa da temporada 2013 no circuito de Navarra, na Espanha. Esta é uma pista relativamente nova na Europa, construída em 2010.

Para mais informações da equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia

Marketing
HUB-LUB
Beto Juliano

Foto: Tijem Photo Agency

ALTA ROTAÇÃO: ECPA de Arrancada segue completamente indefinido

ALTA ROTAÇÃO: ECPA de Arrancada segue completamente indefinido: Disputa pelo título segue aberta em praticamente todas as categorias em disputa Passadas as três primeiras etapas do Campeonato ECPA de...

ECPA de Arrancada segue completamente indefinido

Disputa pelo título segue aberta em praticamente todas as categorias em disputa

Passadas as três primeiras etapas do Campeonato ECPA de Arrancada, a temporada entra em reta final com a realização da quarta e penúltima prova do certame, que acontece neste fim de semana, dias 7 e 8, no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, localizado no interior de São Paulo.




Programado para cinco etapas, o ECPA de Arrancada tem neste ano a disputa mais acirrada das oito edições já realizadas, com candidatos ao título em aberto em prativamente todas as categorias em disputa, faltando duas rodadas para o encerramento.



Para Daniella Giannetti, organizadora do evento, a situação do campeonato em termos das chances de cada piloto pelo título ficará mais clara ao final desta etapa. "Após as provas deste fim de semana vamos ter ideia de quem realmente continua na disputa pelo título. Há várias categorias em que tivemos vencedores diferentes nas três provas realizadas", afirmou Danny.



Um exemplo disso acontece entre os carros da Desafio 9.5, com tudo completamente indefinido nesta categoria que teve três vitoriosos nas três etapas disputadas até aqui. Cristian Jacob, Cleber Willi Pereira e Luis Henrique Nazzini já venceram e seguem na briga pelo título. Já na Desafio 9 Fábio Ventura tem duas vitórias contra uma de Edgar Luiz Fernandes.



Sergio Fernando Ribeiro também tem duas vitórias na Standart e, de quebra, mantém o recorde na categoria, com 7.989, conquistado na última etapa. Marco Antonio da Silva tem uma vitória na categoria.



Fábio Maldonado conquistou as duas primeiras etapas na Dianteira Original , mas João Ricardo Mechi venceu a etapa anterior e promete empatar a disputa.



A Traseira Original é outra categoria bastante acirrada, com três pilotos diferentes conquistando cada uma das três etapas disputadas até aqui. São eles Agostinho Hampf, Marcos Copari Giannini e Guilherme Enrico Paroniti.



Mesmíssima situação vivida pelos competidores da Dianteira Super, com vitórias até aqui de Sergio Filippi Jr, Fabiano Rocha de Souza e Luiz Fernando Bonacorso da Rocha.



Na Street Tração Traseira João Cesar Colatrello tem duas vitórias no certame.



Wesley Ferreira Brito venceu as duas etapas impares, e lidera a classificação entre os carros da Dianteira Turbo C. Na segunda etapa a vitória foi de Thiago Santos Barnabé.



Quase 40 carros se digladiam na Dianteira Turbo B, mas quem está mandando na categoria que tem o maior número de pilotos é Paulo Eduardo Petrov, que venceu as segunda e a terceira etapas. A primeira prova do ano foi conquistada por Marcel Falato.



Rafael Munõz Pagliuca venceu a primeira etapa do ano na Dianteira Turbo A, depois só deu Flavio Assis Coelho, que conquistou as duas etapas seguintes e, de quebra, ainda impôs um novo tempo para a DTA, estabelecendo a marca de 6.329.



João Roberto Tasso venceu as duas primeiras etapas na Força Livre Dianteira, mas Andre Minoru Matsutani conquistou a terceira etapa e a disputa na categoria está empolgante entre esses carros que voam acima dos 200 Km/h.



Na Traseira Turbo Paulo Roberto Gimenes das Neves tem uma vitória, contra duas de Luis Eduardo Figueiredo que venceu as duas últimas.



Entre os pilotos da Extreme, Newton Carlos Girau Jr. venceu a primeira e José Francisco dos Santos ficou com a vitória na terceira etapa.



Na Desafio Import, o piloto Alex venceu a primeira com um Honda S2000, Fernando Pagliuca foi o vitorioso na segunda e Alexandre Evangelista, com um Nissan, ganhou a terceira etapa.



Confira a programação completa:

Dia 6 de setembro – Sexta-feira

13h às 17h – treino livres



Dia 7 de setembro – Sábado

9h às 11h – treino livre

12h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo



Dia 8 de setembro – Domingo

9h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo, semi-finais e finais

17h30 Premiação de todas as categorias



Ingressos

Sábado – R$ 15,00

Domingo – R$ 20,00 / Promoção: R$30,00 para o casal

Estudantes que apresentarem a carteirinha escolar na bilheteria terão 50% de desconto no ingresso. Crianças até 7 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. De 8 a 12 anos pagam meia entrada.



Estacionamento

Carro e moto – R$ 15,00

Box: credencial – R$45,00 para os dois dias



O Campeonato ECPA de Arrancada é realizado e organizado pelo ECPA e a competição conta com supervisão da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo).



Serviço

O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Em Richmond, Piquet Jr quer recuperar posição perd...

ALTA ROTAÇÃO: Em Richmond, Piquet Jr quer recuperar posição perd...: Brasileiro avançou para 11º lugar na corrida de Atlanta, mas a equipe #30 perdeu 6 pontos durante a semana porque o Camaro estava fora da a...

Em Richmond, Piquet Jr quer recuperar posição perdida por punição ao time

Brasileiro avançou para 11º lugar na corrida de Atlanta, mas a equipe #30 perdeu 6 pontos durante a semana porque o Camaro estava fora da altura regulamentar após a prova

A Nascar Nationwide Series chega a sua prova de número mil nesta sexta-feira no oval curto de Richmond. E Nelsinho Piquet vem motivado a recuperar na pista uma posição no campeonato perdida fora dela durante a semana.

Inspeções realizadas no Camaro #30 (e também no carro #32, ambos da equipe Turner Scott Motorsports) após a prova de Atlanta constataram altura fora dos parâmetros da categoria. Piquet Jr não foi alijado do 12º lugar conquistado no oval da Geórgia, mas a infração do time acabou retirando seis pontos do piloto no campeonato. A punição foi anunciada na quarta-feira pela Nascar.

Com isso, Nelsinho perdeu o 11º posto no campeonato, posição que havia conquistado de Alex Bowman em Atlanta. A diferença entre os dois rookies é agora de três pontos em favor do norte-americano.

"Estou ansioso para voltar a andar em Richmond e continuar nossa reação na temporada. O entrosamento com o Pat Tryson está melhorando e espero novamente brigar pelo top-10, como fizemos na corrida passada", declarou o brasileiro mencionando o crew-chief com quem está trabalhando nas últimas duas provas.

Mais uma vez, o Camaro #30 terá a WORX como principal patrocinadora. Sediada na Carolina do Norte, a marca de ferramentas elétricas e material de jardinagem tem apoiado o piloto brasileiro na maioria das corridas de sua temporada de estreia na Nascar Nationwide Series. "O suporte da WORX tem sido muito positivo neste ano e fico contente em exibir a marca deles numa prova histórica, como será a corrida de número mil na Nationwide", afirmou Piquet Jr.

Esta é a segunda passagem da categoria pela pista da Virgínia em 2013. Na primeira delas, o brasileiro qualificou o Camaro #30 em 23º lugar e recebeu a bandeira quadriculada em 14º.

Corrida de número 25 de um total de 33 da temporada, a prova de Richmond tem todas as suas atividades previstas para sexta-feira. Há um treino livre pela manhã, a tomada de tempo à tarde, e a largada acontece às 20h30 pelo horário de Brasília. A corrida tem previsão de 250 voltas (ou 187,5 milhas).

Os direitos de exibição da Nascar para a televisão brasileira pertencem ao canal Fox Sports, cujo site oficial anuncia a transmissão inédita da corrida no sábado às 8h25 da manhã.


Contato
Luís Ferrari

Foto: Cia Stock

ALTA ROTAÇÃO: Astrus | In Heaven espera corrida difícil na quart...

ALTA ROTAÇÃO: Astrus | In Heaven espera corrida difícil na quart...: Equipe compete neste sábado, na cidade de Severiano de Almeida e almeja completar entre os primeiros colocados na categoria Mais de 30 ...

Astrus | In Heaven espera corrida difícil na quarta etapa do Gaúcho de Rali

Equipe compete neste sábado, na cidade de Severiano de Almeida e almeja completar entre os primeiros colocados na categoria

Mais de 30 carros vão formar o grid de largada da quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. A prova acontece neste sábado, na cidade de Severiano de Almeida, que fica no norte do Estado. Na pista, nada menos que oito carros vão largar na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros), onde a dupla Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel, da equipe Astrus | In Heaven(Giftpalace/Copare/Triel HT/Sponchiado/Pecar/Cercena) quer se manter na luta pelo bicampeonato.

E a dupla já projeta uma corrida complicada neste sábado. “Será uma prova longa e difícil, mas estamos bem consciente das dificuldades, pois o campeonato está embolado e com muitos competidores de alto nível”, destaca o piloto Carminatti. “Temos que tentar ser agressivo desde o começo para não deixar os competidores abrirem muita vantagem, pois é um rali longo e difícil”, completa Giacomel.

Para o piloto, a prova vai exigir muita concentração. “Temos que evitar errar, bater e nos manter concentrados o tempo todo da corrida”, explica.

O rali em Severiano de Almeida terá 94 quilômetros de trechos cronometrados se transformando na maior prova da temporada, no Campeonato Gaúcho. “Será uma prova cansativa, pois tem especiais muito longas, com trechos de alta, de baixa e asfalto, com isso precisamos estar atentos para estas diferenças de trecho”, diz o navegador Giacomel.



Disputa acirrada pelo título

O Campeonato tem ainda pela frente duas etapas, após Severiano, ainda Santa Maria. Na categoria Classe 9, a briga pelo título tem diferença de apenas um ponto entre o primeiro colocado a dupla Carminatti/Giacomel, vice-líderes. Por isso, esta corrida em Severiano passa a ser de suma importância.

“Temos que tentar pontuar o máximo possível, pois sabemos que a competição está muito parelha e difícil, com vários competidores com chance de brigar pelas primeiras posições. Então temos que manter o foco e concentração”, encerra Carminatti.



O Rally Nova Itália

Por ser uma região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.

A programação começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.

No sábado, dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às 12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento promocional que será realizado no centro da cidade.



AS ESPECIAIS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

ESPECIAL 1, 3 e 5 – Três Arroios – 12,1 KM

Largadas: 12h03 e 14h14

ESPECIAL 2 e 4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM

Largadas: 12h36, 14h47 e 16h15

ESPECIAL 6 e 7 – Especial In Heaven – 4,75 KM

Largadas: 16h40 e 17h03



PROGRAMA DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Sexta-Feira - 6 de Setembro de 2013

14h30 - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

15h00 - Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais

18h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

18h30 - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

19h00 - Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014

Sábado - 7 de Setembro de 2013

07h00 - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h15 - Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais

08h00 - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

Encerramento do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7

10h00 - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

Reabertura do Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7

10h30 - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais

11h00 - Divulgação Ordem de Largada

11h40 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

19h00 - Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril



PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Astrusweb/In Heaven

Foto: Edson Castro