sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Equipe Mitsubishi Petrobras já está em Buenos Aires para a largada do Rally Dakar

As duplas Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Carlos Sousa / Paulo Fiuza fazem as vistorias técnicas e administras e se preparam para a largada promocional neste sábado

Depois de meses de preparação, concentração e muita ansiedade, enfim é chegada é a hora. Começa neste sábado o Rally Dakar, a maior prova off-road do mundo. A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelos brasileiros Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e pelos portugueses Carlos Sousa / Paulo Fiuza, já está em Buenos Aires pronta para encarar o primeiro e maior desafio do ano.

"Tudo o que fizemos ao longo do ano está pronto para este momento. O Rally Dakar é a primeira competição do ano e também a mais importante. Estamos confiantes com a evolução e preparação do ASX Racing ao longo do ano", destaca Guiga Spinelli, que vai para o sétimo Rally Dakar.


Durante toda esta sexta-feira, a equipe faz as vistorias técnicas e administrativas da prova, deixando tudo pronto para encarar a primeira especial no domingo (4). O sábado será de grande festa na capital argentina, com a largada promocional que promete reunir mais de um milhão de pessoas.

Aprimoramento
Com uma vasta experiência, Carlos Sousa foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ASX Racing no decorrer de 2014. "A cooperação foi mútua. Fui andando e dando minhas impressões e fomos desenvolvendo. Implantamos uma série de tecnologias novas, mas nosso grande teste será mesmo no Dakar", garante o piloto. A equipe realizou sessões de treinos na França e no Marrocos, nas mesmas condições que irão enfrentar no maior rali do planeta.

Mas foi no Atacama Rally, primeira prova de Carlos Sousa com o ASX Racing, que veio a recompensa de todo o trabalho: o primeiro lugar. Mas o piloto sabe que, mesmo correndo na mesma região, o Rally Dakar sempre reserva surpresas. "É uma prova ingrata, muito difícil prever alguma, tem muitas equipes novas", afirma.

O Rally Dakar 2015 reunirá 665 competidores de 53 nacionalidades em 414 veículos, sendo 164 motos, 48 quadriciclos, 138 carros e 64 caminhões. A largada e chegada serão em Buenos Aires.

Primeiro dia
O primeiro dia de prova do Rally Dakar será neste domingo (4), com um percurso de 833 quilômetros entre as cidades de Buenos Aires e Villa Carlos Paz. Mas a especial será curta, com apenas 170 quilômetros bem diversificados, pistas rápidas e curvas fechadas.

"Tradicionalmente quando saímos de Buenos Aires temos um deslocamento muito longo e uma das menores especiais da competição. Sempre é um dia de adaptação e onde é importante ter um bom resultado", adianta Guiga. "A ordem de largada é definida pela organização e o importante é tentar se posicionar o melhor possível. Largaremos em 24º e será um dia que teremos muita poeira e, provavelmente, ultrapassagens", completa.

A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Vinicius Branca / Mitsubishi

Retrospectiva 2014: em Cascavel, a primeira vitória brasileira do Moto 1000 GP no ano

Wesley Gutierrez mantém, na quarta corrida do ano, rotatividade no degrau mais alto do pódio da principal categoria do Brasileiro.

Quatro corridas e quatro pilotos vencedores na principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Assim terminou a primeira metade da temporada do Moto 1000 GP, que desafiou os pilotos sob chuva forte no GP Cascavel. A etapa disputada em 31 de agosto no Autódromo Zilmar Beux, na cidade do oeste paranaense, marcou a primeira vitória de um brasileiro na GP 1000. Wesley Gutierrez, paranaense da Motonil Motors-PDV Brasil, valeu-se da vitória e do abandono do francês Matthieu Lussiana, líder do campeonato, para se isolar na vice-liderança do campeonato, a quatro pontos do líder.



Gutierrez conquistou a pole position da etapa estabelecendo recorde da pista. Lussiana, na volta de formação do grid, sofreu uma queda e procurou os boxes da Petronas Alex Barros Racing para reparos na moto. As condições da pista, em decorrência da chuva, ocasionaram uma espera de quase meia hora para que a largada fosse dada, o que deu ao líder francês a possibilidade de disputar a corrida – embora, por não ter alinhado no grid em tempo hábil, tenha abdicado do segundo lugar na fila de largada para partir da última posição, dos boxes, depois de todos os demais pilotos da categoria GP 1000.

A corrida de recuperação de Lussiana levou a ocupar a quarta posição, até sofrer uma nova queda depois de 21 voltas e abandonar. A essa altura, o brasileiro Gutierrez já havia retomado a liderança e administrava a corrida com relativa vantagem. O segundo colocado na prova foi o português Miguel Praia, da Center Moto, que estabeleceu-se em terceiro na tabela de pontos. O quarto foi o paulista Danilo Lewis, companheiro de equipe do vencedor. O pódio teve ainda a presença do paranaense Alan Douglas, campeão de 2011, que ficou em quinto e conquistou seu primeiro pódio defendendo o Team Suzuki-PRT.


A GP Light também teve no GP Cascavel o quarto vencedor em quatro etapas do Moto 1000 GP. Largando em quarto, o argentino Nicolas Tortone assumiu a liderança já na largada e a manteve até o fim, passando a ser vice-líder do campeonato a sete pontos do líder brasiliense Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing, que terminou em quinto. No pódio estiveram ainda o paulista Rodrigo de Benedictis, segundo pela Motonil Motors-PDV Brasil, que ficou a um ponto de Tortone na tabela, e os paranaenses Juracy Rodrigues e Fernando Neiva, terceiro e quarto com as motos da Blacy Day Racing Team.

A corrida da GP 600 foi a que mais teve envolvimento dos mais de 9 mil torcedores que enfrentaram a chuva para acompanhar o GP Cascavel. Um dos destaques da disputa foi Lucas Bittencourt, piloto da cidade, que estreou na temporada pela Mobil Ituran Racing Team e foi segundo colocado, a meio segundo do também paranaense Joelsu “Mitiko” Silva. A vitória do piloto da Paulinho Superbikes quebrou a invencibilidade do líder uruguaio Maximiliano Gerardo, que abandonou após uma queda na primeira volta. O argentino Sebastian Martinez, parceiro de Gerardo na MGBikes Yamaha, foi o terceiro.

A categoria de formação de pilotos GPR 250 teve no GP Cascavel uma atípica rodada dupla, decorrência do cancelamento da corrida da etapa anterior em Brasília. A primeira das duas corridas foi válida pela quarta etapa e marcou a segunda vitória no ano de Meikon Kawakami, piloto da Playstation-PRT – seu irmão e companheiro de equipe Ton Kawakami terminou a corrida em quinto. Entre os dois terminaram três pilotos da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros: o goiano Brian David foi segundo, marcando seus primeiros pontos, o cearense José Duarte ficou em terceiro e o paulista Lucas Torres terminou em quarto.

A segunda corrida da programação serviu para repor a terceira etapa. O vencedor foi David, que alcançou o grupo dos cinco primeiros na classificação do campeonato. Seus dois companheiros de equipe também participaram da cerimônia de premiação no pódio – Duarte terminou em segundo e consolidou a primeira dobradinha da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, enquanto Torres terminou em quinto. O terceiro foi o gaúcho Herbert Pereira, da Aclat Racing. O líder Kawakami foi quarto e chegou a 86 pontos. Com metade do campeonato transcorrida, sua vantagem sobre o vice-líder Torres era de 26 pontos.


Fonte: Grelak Comunicação