sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Emerson Fittipaldi e autoridades falaram sobre seg...

ALTA ROTAÇÃO: Emerson Fittipaldi e autoridades falaram sobre seg...: Ministro das Cidades e prefeito de São Paulo estiveram em coletiva sobre o Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes - PARADA realizada nest...

Emerson Fittipaldi e autoridades falaram sobre segurança de trânsito em Interlagos nesta sexta-feira

Ministro das Cidades e prefeito de São Paulo estiveram em coletiva sobre o Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes - PARADA realizada nesta tarde, durante os treinos da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Emerson Fittipaldi e diversas autoridades conversaram com jornalistas no início da tarde desta sexta-feira (30) sobre O Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes - PARADA, no Autódromo de Interlagos, que recebe neste final de semana a Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Além do bicampeão mundial de Fórmula 1, participaram do evento o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, Fernando Elimelek, da Playcorp, John Doddrell do Consulado Britânico, Marcelo Rehder, Presidente da SP Turis, o Presidente do WEC, Gérard Neveu e Pierre Fillon, CEO do ACO, além das celebridades que apoiam a campanha como Sheron Menezzes e Sula Miranda.

Organizador da etapa brasileira do FIA WEC e garoto propaganda do PARADA, Emerson Fittipaldi, lembrou do apoio do governo federal ao longo do primeiro ano da campanha e agradeceu aos presentes. "O governo brasileiro entrou durante doze meses nessa campanha e nós tivemos um sucesso muito grande. Eu acho que é um momento muito especial para nós hoje. Queria agradecer o prefeito de São Paulo e o Ministro, que trabalha para melhorar a segurança de trânsito no Brasil e o WEC, que junto com a FIA, apoia nossa campanha", disse Fittipaldi.

O Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro lembrou que o governo federal tem buscado endurecer as leis de trânsito para reduzir o número de acidentes. "No último mês de novembro fizemos blitz em todo o País visando a fiscalizar e conscientizar os motoristas. Agora trabalhamos no congresso nacional para endurecer a legislação do trânsito buscando reduzir o número de acidentes e mortes", disse Ribeiro.

O prefeito Fernando Haddad lembrou que a cidade de São Paulo vem reduzindo o número de mortes no trânsito e enalteceu a importância do transporte público como elemento para diminuir os índices de acidente. "São quase 50 mil mortes por ano no Brasil e isso é inadmissível. Desde que o pacto foi lançado, São Paulo vem reduzindo o número de acidentes, sobretudo os fatais. Vamos perseverar no caminho de reduzir ainda mais esse grande descalabro que é a violência no trânsito e trabalhar não só a questão da consciência do motorista, mas também o apoio ao transporte público, que é um elemento fundamental para a paz no trânsito".

Gérard Neveu, Presidente do WEC, destacou que uma das preocupações de todos no Campeonato Mundial de Endurance é a segurança. "Parabenizo Emerson Fittipaldi e o Ministro das Cidades pela campanha PARADA de segurança no trânsito. Estamos aqui também para falar de segurança, que é uma de nossas maiores preocupações no campeonato. Dentro dessa semana, tentaremos mostrar para as pessoas e, principalmente, os jovens de São Paulo da importância desta questão da segurança", declarou Neveu.

Fernando Elimelek, Presidente da Playcorp, destacou o evento ao lado dos parceiros. "Quero agradecer à todos os presentes por participarem deste fim de semana de muita velocidade e com atrações diferenciadas para a família. Está sendo uma oportunidade incrível e preciso destacar também este lado educativo do nosso evento", diz Fernando.

Apoiador oficial da PARADA, John Doddrell, Consul Geral da Inglaterra no Brasil, fala. "É um prazer estar aqui com vocês. Assim como um privilégio ser o patrocinador oficial da escola de trânsito para as crianças aqui no FIA WEC. Temos uma campanha excelente aqui assim como na Inglaterra trabalhando, com sucesso, para diminuir ainda mais os números de mortes no trânsito", encerra John.

A Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC tem seus treinos sendo realizados entre esta sexta e sábado, e a corrida com seis horas de duração, com largada marcada para o meio-dia, no próximo domingo.

Dinho Leme

Foto: José Mário Dias

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade entra em sua reta final

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade entra em sua reta final: Provas marcam a 4ª etapa e acontecem no domingo - 1a de setembro   Emoção e muita velocidade. É o que se espera das provas da Copa ECPA...

Copa ECPA de Velocidade entra em sua reta final

Provas marcam a 4ª etapa e acontecem no domingo - 1a de setembro

 Emoção e muita velocidade. É o que se espera das provas da Copa ECPA Velocidade, que chega a quarta e antepenúltima etapa no próximo domingo, dia 1ª de setembro, no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).



A competição que reúne pilotos com carros de Turismo se dividem em duas categorias, mas forma apenas um único grid, o que torna a disputa muita mais atrativa e com ultrapassagens de tirar o fôlego.



Todos os competidores já disputaram três etapas, que são formatadas em rodadas duplas, totalizando seis provas. Entre os pilotos da Turismo A, a dupla formada por João Morais e Luis Piccolo lidera o campeonato com 80 pontos, o mesmo número de Alexandre Nunes, que é o vice-líder pelo critério de desempate. Cassiano Rodrigues vem logo atrás, com 71.



Entre os participantes da Turismo B, o piloto Alex Fabiano lidera com 81 pontos, mas é seguido muito de perto por Adilson Gorga, que tem 80. A dupla formada por Marcio Cassorla e Milton Nicolau vem logo atrás, com 75.



Como a Copa ECPA se caracteriza pela preparação dos carros que é praticamente idêntica, quem faz a diferença são os pilotos que têm de superar seus limites para conseguir bons resultados. “Como a preparação é simples, o carro é igual para todos. Isso faz com que a disputa se torne ainda muito mais acirrada”, comenta Dito Giannetti, organizador do certame.



Programação

No sábado (31), os pilotos tem uma sessão de treinos livres, com a pista aberta das 8h às 13h. No domingo (1), será realizada sessão de treino livre, em seguida começa a definição do grid de largada com as tomadas de tempo a classificatórias. A largada para a primeira bateria acontece às 14h.



Ingressos

Ingressos: R$10,00 (apenas no domingo). Estacionamento (motos e carros): R$10,00 (sábado quanto no domingo).




O ECPA localiza-se à rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi, em Piracicaba/SP.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 - Megafestival d...

ALTA ROTAÇÃO: Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 - Megafestival d...: A segunda edição da corrida, promovida por Emerson Fittipaldi e pela Playcorp, contará com dois pilotos brasileiros e opções inéditas de en...

Le Mans 6 Horas de São Paulo 2013 - Megafestival de automobilismo com atrações para toda a família

A segunda edição da corrida, promovida por Emerson Fittipaldi e pela Playcorp, contará com dois pilotos brasileiros e opções inéditas de entretenimento

A Le Mans 6 Horas de São Paulo, segunda edição da etapa brasileira do World Endurance Championship (WEC - FIA) chega a Interlagos, trazendo o espírito de Le Mans em um evento com seis horas de muita emoção e diversão para toda a família. A etapa brasileira é promovida pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, junto com a Playcorp, produtora de grandes eventos, tem apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da SPTuris e desembarca no Autódromo José Carlos Pace, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2013. O festival conta ainda com patrocínio da Claro TV, uma das principais empresas de TV por assinatura do Brasil.


O campeonato da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) unificou duas categorias internacionais de corridas de longa duração e é organizado em parceria com o Automobile Club de L’Ouest (ACO), que também promove a histórica prova, com 90 anos de tradição, das 24 Horas de Le Mans. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Paulo é a única no planeta a sediar três das principais categorias do automobilismo mundial - Fórmula 1, WEC - FIA e Fórmula Indy. Assim como acontece na grande vedete do campeonato, a Le Mans 6 Horas de São Paulo será muito mais que apenas velocidade e adrenalina, rasgando os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos.

A exemplo das 24h de Le Mans, a etapa brasileira será um megafestival de atrações e atividades para pais, mães e filhos. O Autódromo inteiro se transformará em uma grande festa do automobilismo, com diversas opções de entretenimento ligadas ao tema, oferecidas para todo o público presente, como exposições de carros históricos, assim como a possibilidade de chegar bem perto dos bólidos e dos pilotos, que juntos, formam este espetáculo através de visitações aos boxes e sessões de autógrafos. Além disso, o espaço Village, um local posicionado bem no coração do complexo, terá várias atividades nos palcos, como cover de Michael Jackson, Elton John, AC/DC e U2, show da banda Mavericks e áudio MIX e DJs agitando o festival.

Bicampeão mundial da Fórmula 1, campeão da Indy e vencedor por duas vezes das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi fala sobre o trabalho que sua empresa faz ao lado da Playcorp. "Vamos realizar, pela segunda vez, um evento que reproduza no Brasil o mesmo espírito das 24 Horas de Le Mans, o qual mobiliza a cidade onde é realizada durante um mês e reúne automobilismo e entretenimento para toda a família durante todo o fim de semana. Teremos carros maravilhosos. Será um evento incrível", afirma Fittipaldi.

Complementando a programação dos carros mais modernos do planeta, quem estiver em Interlagos também vai poder acompanhar disputas da Porsche GT3 Cup Challenge e das motos da Superbike, as mais rápidas do Brasil. Entre terça e sexta-feira, no kartódromo ao lado, ainda será realizada a Maratona Universitária de Eficiência Energética, competição com equipes de 59 universidades de todo o Brasil, com mais de 2.000 pessoas envolvidas, na busca por carros mais eficientes e ecossustentáveis.

Para as crianças, está programada uma área especial, que, além de brinquedos de parques de diversão, como Roda Gigante, barco Viking, Chapéu Mexicano e Trenzinho, contará com a participação da Polícia Militar de São Paulo. Dentro de uma pista mirim, monitorada por um Policial Militar rodoviário, a PM ensinará para a criançada noções básicas de segurança no trânsito e, ao final, "habilitará" os motoristas mirins que participarem da brincadeira com uma carteira especial entregue logo após a ação. A PM também desenvolverá outras atividades, como mostra de motocicletas de escolta e policiamento, viatura da ROTA, apresentações do Canil, teatro de fantoches e aulas sobre conscientização no trânsito. O corpo de Bombeiros também estará presente, em uma tenda, além de três estandes da CET. O evento contará com um espaço do COE, do GATE, para o canil e outro para os cavalos, assim como a Polícia Comunitária e Ambiental.

Uma novidade bacana do festival deste ano é o "Cineminha Disney", com decoração inspirada na nova aventura AVIÕES, longa de animação do Disneytoon Studios, que estreia no país em 13 de setembro. Será uma oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre essa história e seus personagens. No Cineminha, sucessos de animação, como Carros 2 e Monstros S.A, da Disney•Pixar, Detona Ralph, da Disney, além de especiais para televisão, como o filme Phineas & Ferb: Através da 2° Dimensão, serão exibidos. A programação também inclui Os Vingadores, da Marvel, e Piratas do Caribe 4, da Disney. Neste espaço, a Nestlé fará distribuição de biscoitos Passatempo e comercializará sorvetes em carrinhos. Muita ação e aventura para o público infanto-juvenil, enquanto os pais acompanham a corrida ou passeiam pela área do festival.

O evento contará com um espaço do Beto Carreiro, com exposição de super carros e do filme Velozes e Furiosos, área de atendimento climatizada, cineminha, aparição dos personagens Beto Carrero, anões, Shrek e Alex do Madagascar, além de simuladores de F1.

No espaço da Coca Cola, haverá quatro simuladores de corrida: dois deles no Winner’s Club e dois dentro do Village. Quem fizer o menor tempo dos quatro, ganhará uma volta na pista de Interlagos com o Emerson Fittipaldi pilotando o carro.

O Presidente da Playcorp, Fernando Elimelek, reforça o compromisso do evento com atrações de lazer e cultura para toda família e a importância de estar envolvido com este trabalho. "Será um enorme festival familiar com grande interação com o público. Nosso objetivo é organizar um evento que marque para sempre a memória dos fãs brasileiros de automobilismo e reúna toda a família. Trazer para a cidade a tradição da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, e transformá-la na segunda edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, é uma grande honra para nós", encerra Fernando Elimelek.

A quarta etapa
Participarão da prova em São Paulo montadoras como Audi, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, Porsche, entre outras, com perspectiva de adesão de mais fábricas nos próximos anos. No total, são quatro categorias competindo juntas. A LMGTE-Pro tem o piloto brasileiro Bruno Senna, correndo pela Aston Martin, e é composta por carros GT para pilotos profissionais. Nas categorias LMP1 e LMP2, os carros são protótipos e a variação de uma classe para a outro é a potência das máquinas, onde a da LMP2 é reduzida. E, finalmente, a categoria LMGTE-Am, que conta com o piloto brasileiro Fernando Rees, correndo pela Corvette, em carros GT para pilotos amadores.

O WEC-FIA é utilizado por essas marcas como laboratório para desenvolvimento de novas tecnologias para seus automóveis de rua. Em 2012, na primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, Lucas Di Grassi terminou em 3º lugar com o R18 Ultra, da Audi, e a prova marcou a primeira pole e vitória da Toyota na categoria principal. A corrida teve um público de 20.000 pessoas e para 2013, espera-se um número ainda maior.

O campeonato tem sua segunda temporada em 2013 e retorna a tradição do Campeonato Mundial de Marcas, que durante muitos anos foi, junto com a Fórmula 1, a mais importante competição do automobilismo. Cada etapa do WEC - FIA conta com um número mínimo de 20 carros protótipos (nas categorias LMP1 e LMP2) e GT.

A etapa brasileira terá dois treinos livres no dia 30. Na manhã seguinte, acontecerá o terceiro treino livre e à tarde, os classificatórios. A largada para a etapa brasileira do FIA WEC acontece às 12h do dia 1º de setembro. Quem acompanhar o evento ainda assistirá provas do Porsche GT3 Cup Challenge e da Superbike.


Pilotos brasileiros
Bruno Senna, da Aston Martin, e Fernando Rees, da Corvette, são os dois pilotos brasileiros que competirão na etapa brasileira do World Endurance Championship (FIA WEC).

Bruno Senna, de 29 anos, sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, integrará a equipe da Aston Martin com o carro número 99, na categoria LMGTE-Pro. O piloto começou a se destacar profissionalmente na Fórmula 3 Inglesa, em 2006, na qual conquistou a terceira colocação no final do campeonato. Em 2009, Bruno participou de suas três provas de endurance, incluindo as tradicionais 24 Horas de Le Mans, e em duas - Espanha e Portugal - subiu ao pódio na terceira colocação. No ano seguinte, ingressou na equipe Hispania F-1 Team, na Fórmula 1. Em sua segunda corrida, chegou em nono lugar, no GP de Monza, na Itália. Ao todo disputou oito grandes prêmios.

Em 2013, Senna retornou às corridas de longa duração com a equipe Aston Martin Racing, já com a experiência adquirida em 2009, e vem se constituindo como um dos principais pilotos da segunda temporada do FIA World Endurance Championship. Estreou na classe LMGTE-Pro, vencendo as 6 Horas de Silverstone, e assumiu provisoriamente a liderança da categoria com o segundo lugar nas 6 Horas de Spa.

"Estou muito empolgado. Nas 24 Horas de Le Mans o clima é muito mais relaxado, são vários pilotos, muito mais gente e você curte com as outras equipes. É um espírito bem leve. Estou animado para a Le Mans 6h de São Paulo, pois sei que será do mesmo jeito. Sinto falta dos carros de Fórmula 1, mas estou contente com as novas oportunidades", declara o piloto.

Fernando Rees, de 28 anos, marca presença pela segunda vez na Le Mans 6 Horas de São Paulo e correrá com o carro número 50 da Corvette, na categoria LMGTE-Am. Aos oito anos de idade, disputou sua primeira prova de kart, no Kartódromo de Interlagos. A partir de então, Fernando participou de campeonatos de kart no Brasil entre 1994 e 1998. No fim de 1998, estreou internacionalmente no Campeonato Norte-Americano de Kart, com provas nos Estados Unidos e no Canadá.

Entre 1999 e 2001, Rees correu integralmente em campeonatos europeus, disputando o Italiano, o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart. Após quatro anos de dedicação ao automobilismo europeu, quando estreou em 2001 nos monopostos, na Fórmula Renault, Rees voltou ao Brasil para participar na Fórmula 3 Sul-Americana. Em 2006, competiria no Europeu de Fórmula 3000, mas na etapa de abertura do campeonato, realizada em Monza, um grave acidente o tirou das pistas por um período de 18 meses. O retorno ao automobilismo aconteceu no fim de 2007, disputando a etapa de encerramento da Le Mans Series, sediada no autódromo de Interlagos. Fernando venceu a sua corrida de retorno e passou, então, a competir no endurance.

Em 2008 e 2009 correu na Le Mans Series Europeia na categoria LMP2. Após uma breve pausa durante a temporada de 2011, o piloto assinou com a equipe francesa Larbre Compétition para disputar o FIA WEC e vem mostrando ótimo desempenho.

"Participo do endurance desde 2007, por isso, estou adaptado às ultrapassagens, marchas, etc. Estou muito motivado a correr, pois sei que na próxima corrida vou aprender uma coisa nova. Com certeza, estou animado para ver o que vai acontecer e, quem sabe, até mudar de categoria. Para o público, o evento será muito mais do que uma corrida e este será o ponto alto. Estamos falando de um verdadeiro festival de entretenimento, uma grande festa com os carros mais impressionantes do mundo do automobilismo fazendo a trilha sonora. Não existe nada igual no Brasil. É o espírito de Le Mans em São Paulo", encerra Rees.

Pilotos e carros
Vinte e oito carros e 70 pilotos tem participação confirmada na corrida que será realizada na capital paulista. A Audi, até o momento, é a equipe a ser batida entre as da categoria LMP1, a mais importante do campeonato. O time da montadora alemã venceu as três provas disputadas em 2013, realizadas em Spa-Francorchamps (Bélgica), Silverstone (Inglaterra) e Le Mans (França), liderando o torneio entre as fábricas com 102 pontos, contra 67 da Toyota.

Este desempenho faz com que o trio formado por Allan McNish, Loic Duval e Tom Kristensen, do Audi e-tron quattro número dois apareça na liderança do campeonato de pilotos, com 94 pontos. Ainda na mesma categoria, mas na disputa das equipes particulares, a Rebellion Racing possui 86 pontos, contra 68 da Strakka.

Pela LMP2, os carros da OAK Racing aparecem nas duas primeiras colocações, com o trio formado por Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo González liderando com 77 pontos e 73 de Olivier Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle, os segundos colocados. Na categoria GTE Pro o equilíbrio também é grande, com o Porsche da equipe Team Manthey, que aparece na liderança, com 74 pontos, contra 71 da Aston Martin Racing. No campeonato de pilotos, o trio formado por Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas tem 72 pontos, enquanto Stefan Mucke e Darren Turner são os segundos colocados com 68. Nesta categoria, Bruno Senna é o quinto colocado, com 45 pontos ganhos.

A IMSA Performance Matmut lidera o campeonato da GTE Am com 64 pontos, apenas um a mais em relação a Larbre Competition, na vice-liderança. Entre os pilotos, Jean-Karl Vernay e Raymond Narac ponteiam a tabela, com 64 pontos, contra 57 dos segundos colocados Julien Canal e Patrick Bornhauser. Fernando Rees - que disputará a Le Mans 6h de São Paulo com os pilotos vice-líderes da temporada - aparece em sétimo lugar, com 33 pontos.

Dez pilotos com passagem pela Fórmula 1
Entre os participantes da etapa brasileira do FIA WEC estão nomes conhecidos do público como Giancarlo Fisichella, Kamui Kobayashi e Allan McNish, líder da categoria LMP1.

Pela categoria LMP1, a principal do FIA WEC, serão cinco participantes. A equipe Toyota, vencedora da primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, contará com três pilotos com passagens na Fórmula 1. O britânico Anthony Davidson competiu pelas equipes Minardi, BAR, Honda e Super Aguri. O suíço Sébastien Buemi possui três temporadas disputadas pela Toro Rosso, enquanto o francês Stéphane Sarrazin tem apenas uma aparição na Fórmula 1, justamente em Interlagos, quando substituiu Luca Badoer na Minardi.

O escocês Allan McNish, piloto da Audi e líder da atual temporada do FIA WEC, foi companheiro de equipe de Mika Salo na Fórmula 1, justamente na equipe Toyota, maior rival da montadora alemã pelo título na LMP1. Já o alemão Nick Heidfeld, que correrá em São Paulo pela Rebellion Racing, defendeu as equipes Prost, Sauber, Jordan, Williams, Mercedes e Lotus Renault.

Os outros pilotos com passagem pela Fórmula 1 participarão da categoria LMGTE Pro. Além de Bruno Senna, com passagem por HRT, Lotus Renault e Williams, a categoria terá a presença de Gianmaria Bruni, piloto da Minardi em duas temporadas, que dividirá a pilotagem de uma das Ferrari F458 Itália da equipe AF Corse com Giancarlo Fisichella, que participou da Fórmula 1 entre 1996 e 2009, ano em que esteve na Force India e na Ferrari.


Além da dupla de italianos, a AF Corse contará ainda com o japonês Kamui Kobayashi, que correu por Toyota e Sauber, esta última até o ano passado. O último piloto da lista dos ex-Fórmula 1 é Pedro Lamy, que assim como Senna, correrá com um Aston Martin Vantage V8. O primeiro português a pontuar na principal categoria de monopostos do mundo defendeu Lotus e Minard entre 1993 e 1996.

Maratona Universitária
Um dos eventos paralelos da corrida é a Maratona Universitária de Eficiência Energética, que em 2013, chega a sua décima edição, reunindo alunos e professores de diversos cursos de engenharia em todo o Brasil. A Maratona deste ano será realizada no anel externo do kartódromo Ayrton Senna, localizado no complexo do Autódromo de Interlagos, entre os dias 26 e 30 de agosto. São esperadas por volta de 500 pessoas, entre alunos e professores de 31 universidades e escolas técnicas de sete estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Ao todo, 59 protótipos estarão na edição deste ano, divididos em três categorias: carros movidos a etanol, gasolina ou eletricidade. Cada equipe poderá contar com um professor e até sete alunos e terão até três tentativas (uma por dia, a partir do dia 28) para completar 12 voltas no anel externo do kartódromo de Interlagos com o menor consumo de combustível. Entre os carros elétricos, o vencedor será o protótipo que percorrer a maior distância possível com a carga mínima da bateria, que será instalada pela organização.

Para Alberto Andriolo, idealizador e organizador da Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizar a décima edição de seu evento dentro da programação da Le Mans 6h de São Paulo é importante, pois corridas de endurance têm características semelhantes às da Maratona. "A junção da Maratona Universitária com a Endurance, aproveitando a semana de preparativos, é vantajosa pelo fato de estimular o interesse deste futuros engenheiros com a tecnologia já aplicada numa competição de nível mundial", declara Alberto Andriolo. Mais informações sobre a Maratona Universitária da Eficiência Energética podem ser obtidas através do site www.maratonadaeficiencia.com.br.

Serviço e infraestrutura
A estrutura para montar a Le Mans 6 Horas de São Paulo é uma mescla entre fornecedores locais e materiais recebidos do exterior. Os equipamentos e carros desembarcaram em Viracopos e no porto de Santos no início da semana e alguns deles até fizeram um breve passei na Avenida Paulista na quarta-feira para aquecer os motores.

O acesso ao autódromo no domingo será facilitado através da criação de bolsões em pontos estratégicos, com transfer gratuito até Interlagos. Um deles é no estacionamento da Av. Atlântica, 3030 (ou Rua do Peixe Vivo). Outra possibilidade é a utilização dos trens da CPTM. Na Estação Interlagos, um sistema de transfers com micro-ônibus levará o público até a porta do autódromo, e de volta até a estação, entre as 8h e as 20h. Vans ATENDE também farão esse trajeto.


Já dentro do autódromo, o público contará com uma praça de alimentação completa com opções de sanduíches, cachorros-quentes, pizzas, salgados e bebidas. A entrada no evento com alimentos só é permitida para aquelas pessoas com restrições alimentares.

Patrocinadores e apoio oficial
A Claro TV, uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil, é a patrocinadora oficial do evento "Le Mans 6 Horas de São Paulo". Essa iniciativa vai ao encontro da estratégia do Grupo América Móvil (que controla a empresa), de estar aliada a eventos que tenham fortes elementos de tecnologia, inovação e alta qualidade. Além do patrocínio da Claro TV, a etapa contará com a infraestrutura de telecomunicações da Embratel.

"Estamos muito felizes por patrocinar a Le Mans 6 Horas de São Paulo. Nesta etapa, especialmente a velocidade, que tanto encanta os brasileiros, é o ingrediente que nos conecta com a estratégia de patrocínio dos pilotos Bruno Senna e Pietro Fittipaldi. Além disso, o evento proporciona lazer para diversos públicos e idades, alinhado com o produto ofertado pela Claro TV, que possibilita diversão, entretenimento e cultura para toda a família", diz Antonio João Filho, Diretor Executivo da Claro TV, destacando que a empresa transmitirá o evento para os seus assinantes.

Ingressos
O público poderá adquirir os tickets para a Le Mans 6 horas de São Paulo através do site www.ticket360.com.br e da bilheteria montada no Autódromo na entrada de Interlagos, aberta diariamente a partir das 7h da manhã e no dia do evento a partir das 6h da manhã. É possível encontrar ingressos a partir de R$37,00 reais e há disponibilidade também pacotes para famílias. Crianças menores de 12 anos não pagam desde que acompanhadas de um adulto.

O calendário 2013 do World Endurance Championship (WEC - FIA):

14 de abril de 2013: 6 Horas de Silverstone (Inglaterra)
04 de maio de 2013: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
22 e 23 de junho de 2013: 24 Horas de Le Mans (França)
1º de setembro de 2013: Le Mans 6 Horas de São Paulo (Brasil)
22 de setembro de 2013: 6 Horas do Circuito das Américas (USA)
20 de outubro de 2013: 6 Horas de Fuji (Japão)
10 de novembro de 2013: 6 Horas de Shanghai (China)
30 de novembro de 2013: 6 Horas do Bahrein (Bahrein)

Redes sociais
Site: www.6hsp.com.br
Twitter: @6HSP
Facebook: www.facebook.com/6HorasDeSaoPaulo..

Sobre a Claro TV
A Claro TV é uma das principais operadoras de TV por Assinatura do Brasil e se destaca por estar presente em todo o território nacional. A empresa é controlada pela Embratel, que oferece as melhores soluções de telecomunicações para todo o mercado brasileiro, incluindo frota de satélites que também atendem à Claro TV. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, que é líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações, acesse www.claro.com.br/clarotv e www.embratel.com.br.

Sobre a Playcorp
A Playcorp é uma das maiores promotoras de eventos do país, com 30 anos de história. É responsável por eventos como o Réveillon na Paulista, do qual participam cerca de 2 milhões de pessoas, Skol Sensation e Natal Iluminado, projeto com espetáculos de som e luz em locais de grande prestígio, como o Museu do Ipiranga e Teatro Municipal. A Playcorp desenvolve estratégias de marketing, através de parcerias com grandes empresas nacionais e internacionais. Em sua trajetória, já foram realizados mais de 3 mil projetos para companhias de diferentes segmentos.


Mais informações para a imprensa:
SPIN
Beatrice Teizen
Sueli Gomes
Dinho Leme
Fotos: Luca Bassani / José Mário Dias



ALTA ROTAÇÃO: Motores começam a roncar forte neste sábado em Cas...

ALTA ROTAÇÃO: Motores começam a roncar forte neste sábado em Cas...: Antes do classificatório, que define o grid, marcado para começar às 16 horas, Circuito Nova Schin Stock Car terá dois treinos livres divid...

Motores começam a roncar forte neste sábado em Cascavel

Antes do classificatório, que define o grid, marcado para começar às 16 horas, Circuito Nova Schin Stock Car terá dois treinos livres divididos em dois grupos de 17 carros cada. Largada da oitava etapa será às 11h30 de domingo.

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado os motores do Circuito Nova Schin Stock Car roncam forte e para valer. Os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria formadora de pilotos para a principal do automobilismo nacional, abrem os trabalhos do dia a partir das 8h30. Em seguida entram nos 3.058 metros do Autódromo de Cascavel, os 34 bólidos da Stock Car divididos em dois grupos de 17, cada um com direito a 50 minutos de treinamento livre.

A segunda sessão começa às 12h30, mas o momento mais esperado do dia acontece a partir das 16 horas, quando será definido o grid de largada da oitava etapa, marcada para domingo às 11h30. Até agora o único piloto que conquistou duas poles na temporada foi Átila Abreu, ambas nos circuitos de rua da categoria: Salvador e Ribeirão Preto. Julio Campos (Interlagos), Ricardo Maurício (Curitiba), Thiago Camilo (Brasília) e Marcos Gomes, na primeira corrida em Cascavel, foram os mais velozes e largaram na ponta.

Nesta sexta-feira as equipes do Circuito Nova Schin Stock Car e as do Campeonato Brasileiro de Turismo, que dá ao vencedor da etapa o Troféu Dolly, completaram os trabalhos de montagem e verificação dos carros. Na categoria formadora de pilotos para a Stock Car as novidades são Guilherme Sperafico, primo de Rodrigo e Ricardo Sperafico, que entra na Equipe RKL Competições, Daniel Kaefer, que vai no carro 77 e Carlos SG, que disputa a Copa Petrobras de Marcas e também estreia no Brasileiro de Turismo.


Na Stock Car a presença diferente é a de Gabriel Casagrande, que estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro. Ele será companheiro de Diego Nunes na Bassani Racing. Gabriel também participa do Brasileiro de Turismo, onde é vice-líder, somente atrás de Felipe Fraga, vencedor das três corridas da temporada.

Cacá Bueno lidera o Circuito Nova Schin Stock Car e busca vencer num dos poucos traçados onde ainda não terminou em primeiro lugar. O pentacampeão tem 124 pontos contra 123 de Ricardo Maurício, 112 de Thiago Camilo, que ganhou a última prova disputada nas ruas de Ribeirão Preto, e 110 de Daniel Serra. O quinto colocado é Max Wilson, campeão de 2010, com 84 pontos. Até agora, nas sete provas realizadas em Cascavel, cidade do oeste paranaense, foram sete vencedores diferentes na história.

O traçado integrou a primeira temporada, em 1979, e depois de 1992 ficou ausente do calendário da categoria até 2012, quando retornou com a vitória de Valdeno Brito, o primeiro piloto a vencer a Corrida do Milhão, que neste ano será realizada dia 15 de dezembro em Interlagos e conta pontos em dobro para o campeonato. No templo do automobilismo brasileiro o ganhador levará 48 em vez dos 24 tradicionais pontos pelo primeiro lugar.

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Duda Bairros / Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: WEC: Para pilotos da Audi, Interlagos é um "autódr...

ALTA ROTAÇÃO: WEC: Para pilotos da Audi, Interlagos é um "autódr...: Desde que estreou no circuito paulista, no ano passado, dinamarquês Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, vê magia e...

WEC: Para pilotos da Audi, Interlagos é um "autódromo clássico"

Desde que estreou no circuito paulista, no ano passado, dinamarquês Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, vê magia em Interlagos .Loïc Duval tem opinião semelhante sobre a pista paulistana

A primeira metade da temporada de 2013 do FIA WEC se encerra neste domingo (1/9), em Interlagos, com a realização das 6 Horas de São Paulo. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance, parte integrante do calendário da categoria desde o ano passado, conquistou a simpatia de todos os pilotos da equipe Audi - que ressaltaram inúmeras características positivas do circuito.

O dinamarquês Tom Kristensen, maior vencedor das 24 Horas de Le Mans, com nove conquistas, admitiu estar ansioso por voltar a pilotar em São Paulo, e expressou uma opinião bastante parecida com a de seu companheiro de equipe, o francês Loïc Duval, sobre esta pista.

"O Autódromo José Carlos Pace é um circuito bastante desafiador. São curvas de alta e de baixa velocidades, algumas delas em descida, outras inclinadas que criam trechos ‘cegos’. O mesmo temos para os pontos de freada de algumas curvas. É um desafio muito grande pilotar em São Paulo e, até mesmo por isso, nós, pilotos, gostamos muito desta pista", declarou.

Kristensen, Duval e os outros quatro pilotos que defendem a marca das quatro argolas na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Allan McNish, André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler) participaram de um jantar com a imprensa paulistana na noite da última quinta-feira (29/8), e falaram sobre suas expectativas para o fim de semana.

Repetindo praticamente as mesmas palavras de seu companheiro no Audi R18 e-tron quattro que lidera o campeonato, Duval ressaltou as características históricas da pista de Interlagos como os pontos fortes desta corrida.

"Interlagos é um autódromo clássico, que foi adaptado para se tornar um circuito moderno. Ele mantém, no entanto, sua característica original: uma pista com curvas de alta e de baixa velocidades, subidas, descidas e curvas com inclinação. É realmente um circuito fantástico", acrescentou o francês.

A Audi ainda não foi derrotada nesta temporada do WEC, e até mesmo por isso o objetivo da equipe para a etapa do Brasil já está definido. Os pilotos, no entanto, reconhecem que manter a hegemonia da marca é uma tarefa bem mais difícil em Interlagos.

"No ano passado, tivemos nossa primeira derrota do ano em São Paulo", relembrou Kristensen. "Toda a sequência de curvas antes dos trechos em subida é feita a menos de 120 km/h. E, a esta velocidade, o regulamento restringe o uso do sistema híbrido em nosso Audi R-18 e-tron quattro. Por isso, a etapa brasileira representa um grande desafio. Depois do nosso bom início de temporada, espero que possamos estar novamente na frente na etapa do Brasil. A Toyota será, obviamente, uma grande rival, mas faremos tudo o que for possível para sairmos vitoriosos de Interlagos. Viajamos ao Brasil com o objetivo claro de vencer esta corrida para a Audi", acrescentou.

Os treinos para a quarta etapa do FIA WEC começam na manhã desta sexta-feira em São Paulo. A primeira sessão está marcada para as 11h05. Conheça um pouco mais sobre a carreira dos seis pilotos que defenderão a Audi na etapa deste fim de semana do Campeonato Mundial, e veja a programação completa do evento:


Os pilotos da Audi em São Paulo

Tom Kristensen (DIN): Nasceu em 07 de julho de 1967 em Hobro (DIN). Residência: Hobro (DIN), solteiro (namorado de Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma filha (Carla Marlou), altura: 1.74 m, peso: 72 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 9; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 5; pole positions no WEC: 4; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º. Recordista de vitórias em Le Mans com nove triunfos.

Allan McNish (ESC): Nasceu em 29 de dezembro de 1969 em Dumfries (ING). Residência: Mônaco, casado com Kelly, um filho (Finlay) e uma filha (Charlotte Amelie), altura: 1.65 m, peso: 60 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 3; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 3; pole positions no WEC: 3; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Loïc Duval (FRA): Nasceu em 12 de junho de 1982 em Chartres (FRA). Residência: Tóquio (JAP), solteiro (namorado de Gaëlle), um filho (Hugo), altura: 1.78 m, peso: 70 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 6; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

André Lotterer (ALE): Nasceu em 19 de novembro de 1981 em Duisburg (ALE). Residência: Tóquio (JAP), solteiro, altura: 1.84 m, peso: 74 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Benoît Tréluyer (FRA): Nasceu em 07 de dezembro de 1976 em Alençon (FRA). Residência: Gordes (FRA), casado com Melanie, um filho (Jules), altura: 1.78 m, peso: 68 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Marcel Fässler (SUI): Nasceu em 27 de maio de 1976 em Einsiedeln (SUI). Residência: Gross (SUI), casado com Isabel, quatro filhos (Shana, Elin, Yael e Delia), altura: 1.78 m, peso: 78 kg; piloto Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º. Em 2011, se tornou o primeiro suiço a vencer as 24 Horas de Le Mans


Programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Sexta-feira, 30 de agosto
11h05 - 12h35: 1º Treino Livre
15h40 - 17h10: 2º Treino Livre

Sábado, 31 de agosto
10h20 - 11h20: 3º Treino Livre
15h10 - 15h35: Treino Classificatório

Domingo, 1º de setembro
12h00 - 18h00: Corrida
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Edu Leporo / Audi Sport

ALTA ROTAÇÃO: Fábio Dall Agnol vai disputar etapa do Gaúcho de R...

ALTA ROTAÇÃO: Fábio Dall Agnol vai disputar etapa do Gaúcho de R...: Piloto gaúcho quer aprimorar preparação para disputa de corrida no CBR   Severiano de Almeida, cidade ao norte do RS, recebe no próximo...

Fábio Dall Agnol vai disputar etapa do Gaúcho de Rali projetando prova do nacional

Piloto gaúcho quer aprimorar preparação para disputa de corrida no CBR

 Severiano de Almeida, cidade ao norte do RS, recebe no próximo sábado, dia 7 de setembro, a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. O torneio estadual não é necessariamente o objetivo do piloto gaúcho Fábio Dall Agnol, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally. Porém, ao lado do navegador Gabriel Morales, vai em busca de aprimoramento na preparação para a sequência no Campeonato Brasileiro (CBR).

Pelo certame nacional, o próximo desafio de Fábio e Gabriel será a corrida em Cascavel, no PR, no final do mês de setembro. “O objetivo nesta etapa de Severiano de Almeida é preparação, estamos vindo com uma campanha abaixo do esperado no CBR e precisamos voltar a andar na frente. Todas as mudanças e contratempos dificultaram nossa situação, mas independente disso, não ficamos para trás e corremos em busca de novos desafios na preparação. Vamos andar em Severiano assim como fizemos em Estação para treinar e nos preparar ainda mais para a disputa das últimas etapas do CBR”, destaca Fábio Dall Agnol.

A corrida em Severiano de Almeida também será de testes no Mitsubishi Lancer, carro que a dupla usa para competir no rali de velocidade. “Estamos passando por uma mudança no tamanho dos pneus e pretendemos, caso o tempo seja bom, testar alguma coisa relacionada a suspensão do carro. No restante estamos nos adaptando bem e já planejando o campeonato de 2014 para que seja ainda mais disputado”, enfatiza Fábio.



Preparação e volta a Severiano de Almeida

Fábio Dall Agnol vai fazer a segunda prova dele no Campeonato Gaúcho, usando como preparação para a disputa do CBR. No mês de julho, competiu em outra cidade que fica no norte do RS, Estação, conquistando o pódio na categoria mais forte, a Classe 3 (carros de tração 4x4).

A intenção é fazer com que estas corridas sirvam como treinos para a disputa do certame nacional e tem como levar muita coisa para as provas maiores, como explica Fábio. “Por mais curtas que sejam estas etapas do Gaúcho, é importante andar muito concentrados e focados no resultado. Vamos fazer o possível para andar na frente, mas precisamos saber que depois da prova são poucos dias para revisar o carro e viajar para Cascavel”, explica o piloto.

Severiano de Almeida também é um ligar especial para Fábio Dall Agnol. Foi andando nesta prova, que em 2007, ao lado de Marcelo Dalmut, ele conquistou seu primeiro título nacional, o Campeonato Brasileiro na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros). “Sempre gostei muito de andar em Severiano, acho que lá as estradas são muito propícias a pratica do rali e toda a comunidade se envolve de uma forma interessante com o evento. Tenho certeza que teremos grande quantidade de público nas especiais e esperamos fazer um show para todos”, encerra Fábio.



O Rally Nova Itália

Por ser uma região colonizada essencialmente por povos italianos, no início do século passado, Severiano de Almeida também ficou conhecida como a “Nova Itália do Alto Uruguai”. O slogan também dá nome ao rali, que será a quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade.

A programação começa ainda na sexta-feira com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais, a partir das 15h. As equipes também já devem chegar neste mesmo dia para iniciar a montagem dos boxes de apoio mecânico.

No sábado, dia 7, pela manhã haverá a finalização dos reconhecimentos das especiais e às 12h03, a largada da primeira, de sete especiais programadas para a prova. A premiação aos vencedores do rali acontecerá a partir das 19h, num evento promocional que será realizado no centro da cidade.





AS ESPECIAIS DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

ESPECIAL 1, 3 e 5 – Três Arroios – 12,1 KM

Largadas: 12h03 e 14h14

ESPECIAL 2 e 4 – Severiano de Almeida – 21,7 KM

Largadas: 12h36, 14h47 e 16h15

ESPECIAL 6 e 7 – Especial In Heaven – 4,75 KM

Largadas: 16h40 e 17h03



PROGRAMA DO RALI DE SEVERIANO DE ALMEIDA

Sexta-Feira - 6 de Setembro de 2013

14h30 - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

15h00 - Abertura do Reconhecimento dos Trechos Especiais

18h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

18h30 - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

19h00 - Reunião com Clubes e Competidores para definições Campeonato 2014

Sábado - 7 de Setembro de 2013

07h00 - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h15 - Abertura Reconhecimento dos Trechos de Todas as Especiais

08h00 - Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

Encerramento do Reconhecimento dos Trechos Especiais das SS6 e SS7

10h00 - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

Reabertura do Reconhecimento dos trechos Especiais das SS6 e SS7

10h30 - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00 - Encerramento Reconhecimento Trechos de Todas as Especiais

11h00 - Divulgação Ordem de Largada

11h40 - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

19h00 - Divulgação dos Resultados e Festa de Entrega de Premiação na Praça 12 de Abril




FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime

NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br

FACEBOOK: agenciaprimeerechim

TWITTER: @venhaserprime



PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe Dall Agnol 53/UB Rally

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Gaúcho Cesar Ramos disputa título de um dos maiore...

ALTA ROTAÇÃO: Gaúcho Cesar Ramos disputa título de um dos maiore...: Correndo com uma Ferrari 458 Itália, brasileiro lidera a Blancpain Endurance Series ao lado dos italianos Davide Rigon e Daniele Zampieri, ...

Gaúcho Cesar Ramos disputa título de um dos maiores campeonatos de Gran Turismo do mundo

Correndo com uma Ferrari 458 Itália, brasileiro lidera a Blancpain Endurance Series ao lado dos italianos Davide Rigon e Daniele Zampieri, restando uma etapa para o final da temporada. A decisão será no dia 22 de setembro, em Nurburgring

Jovem talento do automobilismo nacional, o gaúcho Cesar Ramos é um dos destaques este ano da Blancpain Endurance Series, um dos principais campeonatos de Gran Turismo do mundo, que inclui grandes montadoras e verdadeiros carros dos sonhos, como Ferrari, Audi, BMW, Porsche, McLaren, Aston Martin, Mercedes, entre outros.

Ramos está pilotando o modelo Ferrari 458 Itália da equipe Kessel Racing e lidera o campeonato, com 50 pontos, ao lado dos companheiros, os italianos Davide Rigon e Daniele Zampieri.

O trio venceu a etapa de estreia, em Monza, na Itália, e mostrou forte performance nas provas de Silverstone (Ing), Paul Ricard (Fra) e nas 24 Horas de Spa (Bel). Agora, eles lutam pelo título na etapa final, nos dias 21 e 22 de setembro, na disputa dos 1000 km de Nurburgring, na Alemanha.

Aos 24 anos, Cesar conta como chegou à categoria. "Como em 2012 eu fiquei praticamente parado, por falta de patrocínio, comecei a procurar outras oportunidades para me tornar piloto profissional, deixando de lado o sonho da F-1. Entrei em contato com algumas equipes de GT3 na Europa e descobri que o principal campeonato da categoria era a Blancpain. Fiz um teste com a Kessel em 2012 e me adaptei muito rápido ao carro. Para 2013, eles planejavam brigar pelo título, já que no ano passado ficaram em décimo no campeonato, e então me fizeram uma proposta muito boa para correr com eles este ano", contou o gaúcho.

A vitória logo na estreia surpreendeu até o piloto. "Para ser sincero, não esperava vencer em Monza. O objetivo, no início do ano, era me fazer conhecer no meio do Gran Turismo, já que sempre corri de fórmula. Esperava chegar ao fim do campeonato entre os melhores, mas não pensava em título, muito menos em vitória na minha estreia. Mas acabei tendo uma surpresa, estávamos muito rápidos em Monza e terminamos a corrida com a vitória. Recebi o carro do Rigon em quarto e entreguei para o Zampieri em primeiro, com boa vantagem depois do meu stint de uma hora", lembrou.

Composta de cinco etapas, a Blancpain Endurance Series foi criada em 2011 e logo conquistou o público, pilotos, montadoras e a mídia. Além do público de 70 mil pessoas nas 24 Horas de Spa, as demais provas atraem 8 mil pessoas em média (dados de 2012) para os autódromos. No grid, são dezenas de carros.

"O campeonato é muito divertido. São nove marcas envolvidas e muitos pilotos de fábrica estão correndo lá. Me sinto em casa na equipe Kessel. Talvez por falar a língua italiana, tudo foi mais fácil, mas realmente mesmo com dois pilotos italianos na equipe eu me sinto muito querido lá dentro. A temporada até o momento tem sido fantástica. Estamos sempre brigando entre os Top 5, em um grid com mais de 70 carros. Chegar à última etapa do campeonato na liderança é muito positivo. A briga em Nurburgring vai ser grande e qualquer um pode vencer, entre Ferrari, Audi, Mercedes e BMW. Nós estamos muito confiantes", completou Ramos, que já correu na pista alemã na World Series, conseguindo sempre bons resultados.

Com um currículo vitorioso no kart e nas principais categorias de base do automobilismo mundial, o piloto é o único gaúcho a ter pilotado um carro de Fórmula 1 até hoje. Em 2010, ano em que foi campeão da F-3 Italiana, ele ganhou como prêmio um teste na equipe Ferrari. Natural de Novo Hamburgo, também chegou a correr pela World Series, um dos últimos degraus antes da Fórmula 1.

Para saber mais sobre o campeonato, acesse: http://www.blancpain-endurance-series.com/

Veja como está a disputa pelo título:

1.         Cesar Ramos / Davide Rigon / Daniele Zampieri (Ferrari 458 Itália) 50 pontos
2.         Maximilian Buhk (Mercedes SLS AMG GT3) 48
3.         Frank Stippler / Christopher Mies (Audi R8 LMS Ultra) 48
4.         Bas Leinders / Maxime Martin / Yelmer Buurman (BMW Z4) 47
5.         Marc Lieb / Patrick Pillet / Richard Lietz (Porsche 997 GT3 R) 39

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br

Foto: Marco Vitalia

ALTA ROTAÇÃO: Pelo segundo ano seguido, sorocabano tem a melhor ...

ALTA ROTAÇÃO: Pelo segundo ano seguido, sorocabano tem a melhor ...: Pelo segundo ano seguido, sorocabano tem a melhor posição média de largadas na categoria, o que equipe Mobil Super Pioneer espera traduzir ...
Pelo segundo ano seguido, sorocabano tem a melhor posição média de largadas na categoria, o que equipe Mobil Super Pioneer espera traduzir em consistência no domingo

Em 2012, ano que marcou o retorno da desafiadora pista de Cascavel para o calendário da Stock Car após duas décadas, Átila Abreu foi o destaque da corrida. O dono do carro #51 cravou a pole e o melhor tempo do final de semana, liderou boa parte da prova, caiu para o fundo do pelotão após um inesperado pit-stop para substituir pneu furado e lutou para se recuperar até o quarto lugar.

Agora, na segunda passagem da principal categoria do automobilismo nacional pelo circuito do oeste paranense, o piloto espera repetir a performance. "Mal posso esperar para voltar logo para a pista e retomar do estágio em que deixamos em 2012. Nossa primeira passagem por Cascavel neste ano foi complicada pela chuva e fico contente por ter a oportunidade de correr uma segunda etapa neste palco, uma das pistas mais velozes e desafiadoras do Brasil", afirma o competidor.

Pelo segundo ano consecutivo, o piloto sorocabano ostenta a melhor posição média de largadas na categoria. Ele já tem duas poles em 2013, incluindo a da última corrida, cravada no circuito urbano de Ribeirão Preto.

O time Mobil Super Pioneer Racing tem bem claro o cenário que precisa buscar para repetir os resultado do ano passado, quando chegou até a última etapa, na Corrida do Milhão em Interlagos com seus dois pilotos na disputa pelo título e também credenciada para brigar por seu primeiro campeonato por equipes.Terminou em terceiro lugar, tanto com Átila Abreu quanto na disputa entre escuderias.

"Vamos trabalhar com foco no ritmo de corrida", explica o chefe da equipe, Thiago Meneghel. "Já mostramos que estamos bem na classificação, mas temos pecado um pouco nos domingos. Vamos aproveitar os treinos livres para simular bem a corrida e buscar retornar ao pódio", acrescentou o engenheiro.

Oitava etapa da temporada 2013, a segunda prova de Cascavel tem largada prevista para 11h de domingo. A prova de classificação acontece no sábado, a partir de 16h. Ambas serão exibidas ao vivo pelos canais Sportv.


CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing
RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Eduardo Petroni - Mobil