quarta-feira, 9 de abril de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Tudo em dobro em Santa Cruz do Sul para a equipe R...

ALTA ROTAÇÃO: Tudo em dobro em Santa Cruz do Sul para a equipe R...: RZ Motorsport faz cálculos: economia de pneus e "push to pass" serão determinantes na etapa gaúcha O Circuito Schin Stock Car v...

Tudo em dobro em Santa Cruz do Sul para a equipe RZ

RZ Motorsport faz cálculos: economia de pneus e "push to pass" serão determinantes na etapa gaúcha

O Circuito Schin Stock Car volta a Santa Cruz do Sul no dia 13 de abril depois de dois anos fora do calendário da mais importante categoria de automobilismo do país. A capital do tabaco será palco de mais uma novidade da temporada 2014. Depois da primeira etapa, em Interlagos, onde os titulares dividiram a pilotagem com pilotos de várias nacionalidades, desta vez a corrida será rodada dupla.

Para a RZ Motorsport, quarta colocada no campeonato de equipes em 2013, depois de uma primeira etapa mais promocional, onde apenas os 11 primeiros pontuavam, a hora é de muito trabalho, com o objetivo de seguir entre as melhores, colocando seus dois pilotos na briga pelo título de 2014.

Na corrida de domingo, a primeira parte acontecerá com os 40 minutos usuais mais uma volta, com o mesmo critério de pontuação já usado em 2013 - 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo, 18 para o terceiro e depois reduzindo-se um ponto até o 20º colocado. Na segunda, o grid entre os 10 primeiros se inverte, premiando o vencedor com 15 pontos, o segundo com 13 e depois as diferenças caindo um a um até o 14º lugar. Ao todo estarão em jogo 39 pontos.

Ricardo Zonta acredita em uma corrida, onde sairá vencedor aquele que tiver a melhor estratégia para poupar equipamento. "Nessa primeira rodada dupla, o acerto ideal do carro será crucial, pois isso fará com que se poupe pneu e push, para a segunda parte. Além disso, a hora do abastecimento e a troca de um pneu, obrigatórios no regulamento, serão pontos determinantes nessa decisão. Tudo isso pensando na segunda corrida, onde o carro tem que estar pronto para mais 20 minutos de disputa", destacou o ex-F1.

Outro ponto destacado por Tuka Rocha, companheiro de equipe de Zonta, é que faz dois anos que a Stock Car não disputa uma prova na cidade e de lá para cá muitas mudanças aconteceram na categoria, onde o setup, já nos primeiros treinos poderá fazer a diferença. "Esse ano a disputa tornou a regularidade ainda mais importante para um bom campeonato. Ano passado fomos muito regulares e nosso objetivo esse ano é buscar um índice ainda maior. A primeira parte tem que ser de extremo cuidado, buscando não se envolver em nenhum toque ou acidente, pois isso comprometerá todo o trabalho, já que serão apenas 20 minutos entre as duas provas", analisou Tuka.

O circuito inaugurado em 12 de junho de 2005, com 3.531 metros, anti-horário, possui 14 curvas para todos os gostos: rápidas, lentas, chicanes, em subida e descida. Isso faz de Santa Cruz um dos circuitos mais seletivos do país. "A pista é excelente, tem um traçado que exige muito, com curvas de alta e baixa intercalando e uma reta longa. Dá prazer de pilotar", completou Zonta.

Neste sexta-feira (11), os carros entram na pista para um treino livre às 16h. No sábado, acontece mais um ensaio às 8h50, com o classificatório da primeira corrida às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 12h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Programação
Sexta-feira - 11 de abril
16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2)

Sábado - 12 de abril
08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1)
10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo - 13 de abril
Stock Car - Corrida 1
10h10 - Abertura de Box
10h30 - Fechamento de Box
10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid
10h47 - Hino Nacional
10h50 - Placa de 5 Minutos
10h55 - Volta de Apresentação
11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio

Stock Car - Corrida 2
12h05 - Placa de 5 minutos
12h10 - Volta de apresentação
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
12h45 - Pódio

Imprensa RZ Motorsport - MS2 Comunicação 
Fotos: Divulgação/MS2



ALTA ROTAÇÃO: Terceira etapa da Copa SP de Kart KGV tem presença...

ALTA ROTAÇÃO: Terceira etapa da Copa SP de Kart KGV tem presença...: Além de nova vitória de Dudu Barrichello, etapa foi marcada pelas participações estrangeiras de pilotos da Suécia e Portugal A terceira ...

Terceira etapa da Copa SP de Kart KGV tem presença estrangeira na Granja Viana

Além de nova vitória de Dudu Barrichello, etapa foi marcada pelas participações estrangeiras de pilotos da Suécia e Portugal

A terceira etapa da temporada 2014 da Copa São Paulo de Kart, disputada no último final de semana em Cotia, região metropolitana de São Paulo, foi marcada por presenças internacionais, com pilotos da Suécia e Portugal.

"Foi uma etapa bem movimentada, novamente com um traçado bem técnico e escolhido pelos pilotos em votação em nossa página no Facebook. Além da presença internacional, também tivemos como destaque nova vitória de Dudu Barrichello e o pódio do irmão mais novo dele, o Fernando. A Kart Adaptado também foi bem disputada, bem como a Shifter Sênior, que teve vitória do Beto Monteiro", destacou Felipe Giaffone, promotor da Copa São Paulo de Kart e piloto da MAN Latin America na Fórmula Truck.

As atividades de pista começaram com a Shifter Sênior, onde o também piloto da Truck, Beto Monteiro, venceu a etapa. Quem prestigiou a prova, competindo, foi o sueco Patrick Sandell, piloto de rallycross no X-Games. Na sequência, a Rotax Micro Max entrou na pista com sua primeira corrida que foi vencida por Pedro Braga. O filho mais novo de Rubinho, Fernando Barrichello, terminou em segundo. Na prova dois da categoria, nova vitória de Pedro.

Após foi a vez da Rotax Mini Max entrar na pista. Dudu Barrichello, que havia dominado a etapa anterior com duas vitórias, começou ganhando a primeira bateria. Na segunda o jovem kartista não completou, deixando caminho aberto para Lucas Alvarenga vencer. Na Rotax Júnior Max, Murilo Coletta venceu.

Na Shifter Kart, Gaetano de Mauro bateu Guilherme Salas e levou a os louros da vitória; na Rotax Max Masters, prova que teve a presença do campeão português e espanhol da categoria, Bruno Borlido, os pilotos Lucas Souza e Fernando Guzzi venceram as baterias.

Na categoria Kart Adaptado, melhor para Ederson Lopes. Na Cadete, vitórias de Enrico de Luca e Gabriel Crepaldi; na Mirim, melhor para Gabriel Gomez, que venceu ambas as provas. Na Rotax DD2, Fernando Guzzi venceu a primeira bateria e Nelson Stanisci a segunda. A Iame TaG teve João Cunha levando a melhor.

Já o time da MV/PCR (Bruno Balarin e Rodrigo Pacetta) levou a vitória na Pro-500 ao vencer as duas corridas: de 50 minutos e a de 30. Na Sênior, a dupla Nakamura/Vasquez também ganhou as duas baterias; na Light, a primeira teve vitória da Scuderia PCR-Dolly Jornalistas, com a Car Racing Team faturando a segunda e também a somatória da etapa.

A próxima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana será no dia 26 de abril

Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Cris Reis

ALTA ROTAÇÃO: Experiência em Santa Cruz do Sul é o trunfo de Mar...

ALTA ROTAÇÃO: Experiência em Santa Cruz do Sul é o trunfo de Mar...: Piloto da equipe Carlos Alves exibe capa da biografia de Ingo Hoffmann no carro #23  O retorno a Santa Cruz do Sul após dois anos de ausê...

Experiência em Santa Cruz do Sul é o trunfo de Marco Cozzi no Brasileiro de Turismo

Piloto da equipe Carlos Alves exibe capa da biografia de Ingo Hoffmann no carro #23 

O retorno a Santa Cruz do Sul após dois anos de ausência marca a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo neste final de semana. Um dos raros pilotos do grid da categoria de acesso da Stock Car a competir nesta pista, Marco Cozzi aposta que a experiência pode fazer a diferença em seu favor.

"Posso tirar uma vantagem sim, especialmente nos primeiros treinos. Não terei que me preocupar em aprender a pista, apenas em acertar a regulagem do carro. Já venho com referências das outras vezes que andei em Santa Cruz, na Copa Montana, Stock Light e de protótipo", afirma o dono do carro #23.

Cozzi afirma que a pista do interior gaúcho é uma das mais desafiadoras do calendário. "Tem curva cega, freada em descida, curva de alta, cotovelo.... É um traçado bem seletivo", aponta o competidor da equipe Carlos Alves.

Outro desafio apontado pelo piloto paulistano são as áreas de escape, mais modestas que as de Interlagos e Curitiba por exemplo. "Como não tem tanto escape, em Santa Cruz os pilotos normalmente têm mais receio de ir até o limite. Qualquer saída de pista significa batida e com isso um treino perdido ou até o final de semana todo comprometido. É um desafio a mais."

Ele frisa também que há previsão de chuva durante o final de semana, condição que proporciona mudanças constantes na pista. "É um conjunto de fatores que certamente garante emoções para os pilotos e torcedores. Felizmente vou bem acompanhado para a pista", acrescenta Cozzi em alusão a um novo adesivo que apresenta no carro #23 para a corrida de Santa Cruz do Sul.

Neste final de semana, o piloto vai exibir na carenagem de seu bólido imagens da capa da recém-lançada biografia de Ingo Hoffmann, o maior campeão da história da Stock Car. "Comecei a ler o livro escrito pelo Tiago Mendonça e fiquei mais encantado ainda com a trajetória do Ingo. É um orgulho estampar a biografia dele no carro e tenho certeza que vai me trazer muita sorte", comenta o piloto.

Não é a primeira iniciativa de cunho cultural de Cozzi em seus carros de corrida. No ano passado, o piloto da equipe Carlos Alves revezou no espaço mais nobre de seu carro obras de arte de autoria de artistas brasileiros.

A programação do final de semana determina um treino livre do Brasileiro de Turismo na sexta-feira e outro no sábado, quando acontece também a tomada de tempo. A largada está prevista para 9h15 de domingo.

A prova será exibida ao vivo pela PlayTV, CATVE (Cascavel-PR) e TV Singular, além do portal Terra. A Rede TV! mostra a corrida na íntegra a partir das 14h30.


Texto
Luís Ferrari
Foto: André Santos

ALTA ROTAÇÃO: Mais novo vencedor da Stock Car, Felipe Fraga estr...

ALTA ROTAÇÃO: Mais novo vencedor da Stock Car, Felipe Fraga estr...: Depois de se tornar o mais novo piloto a vencer na Stock Car, com apenas 18 anos, o tocantinense da equipe Vogel encara um n...

Mais novo vencedor da Stock Car, Felipe Fraga estreia em Santa Cruz do Sul


Depois de se tornar o mais novo piloto a vencer na Stock Car, com apenas 18 anos, o tocantinense da equipe Vogel encara um novo desafio neste final de semana: correr pela primeira vez no circuito de Santa Cruz do Sul
Após a vitória histórica na primeira etapa da temporada 2014 da Stock Car, em Interlagos, onde se tornou o mais jovem vencedor da categoria, aos 18 anos, Felipe Fraga terá um novo desafio neste final de semana na segunda etapa do campeonato: o circuito de Santa Cruz do Sul, onde o piloto do Tocantins jamais correu.

"Como fiz minha estreia apenas no ano passado com carros de turismo, só conheço os circuitos onde o calendário esteve no ano passado na divisão de acesso", explica Fraga, que foi campeão do Brasileiro de Turismo em 2013 e venceu sua primeira corrida na Stock Car no mês passado, em São Paulo, na prova disputada em duplas (o tocantinense correu com Rodrigo Sperafico).

"Estou ansioso para conhecer o circuito de Santa Cruz do Sul. Pelo que vi no simulador a pista é bastante técnica, e os pilotos me falaram que algumas curvas são bem difíceis. Fiz uma preparação física intensa nestes dias e também treinei de kart para manter a ótima fase depois da vitória inesquecível em Interlagos", diz Fraga, que tem o patrocínio do Governo do Estado do Tocantins e da EHL e apoio da Red Bull.

Líder do campeonato com 12 pontos, o jovem piloto da equipe Vogel sabe que precisa aliar paciência e um bom ritmo de corrida para seguir entre os primeiros na tabela. "O resultado da corrida de São Paulo foi incrível, mas tenho os pés no chão e sei que o campeonato da Stock Car é longo, então sigo focado em meu aprendizado para seguir com bons resultados", diz Fraga, destacando a importância da experiência de seu preparador, Mauro Vogel, como grande aliada nesta caminhada.

"O que o Felipe (Fraga) fez em Interlagos foi realmente incrível, mas sabemos que temos uma fortíssima concorrência na Stock Car e nossa preparação tem que evoluir todo dia. Em Santa Cruz do Sul, ele terá novidades como a rodada dupla, bem como avaliar o desgaste de pneus em ritmo de corrida, já que a prova em Interlagos foi com pista molhada e a previsão para o domingo é de Sol no Rio Grande do Sul", diz Vogel.

A etapa de Santa Cruz do Sul será novidade não apenas para o estreante Fraga, mas também para o resto do grid. Em um formato distinto, a cidade irá receber duas corridas no mesmo dia. A primeira, com duração de 40 minutos, terá a pontuação tradicional. Já a segunda, com grid invertido entre os dez primeiros colocados, será logo na sequência, mas contará com apenas 20 minutos de corrida. A pontuação desta segunda prova também será menor: apenas 15 pontos para o vencedor.

Os treinos livres para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul começam às 16h de sexta-feira (11). O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado (12), às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo (13), às 11h, e contará com 40 minutos de duração. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 12h20. O Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Programação

Sexta-feira - 11 de abril
16h00 - 16h40 - 1º Treino livre - (Grupo 1)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (Grupo 2)

Sábado - 12 de abril
08h50 - 09h50 - 2º Treino livre (Grupo 1)
10h00 - 11h00 - 2º Treino livre (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo - 13 de abril
Stock Car - Corrida 1
10h10 - Abertura de Box
10h30 - Fechamento de Box
10h30 - 10h45 - Visitação ao Grid
10h47 - Hino Nacional
10h50 - Placa de 5 Minutos
10h55 - Volta de Apresentação
11h00 - Largada (40 min de prova + 1 volta)
11h45 - Pódio

Stock Car - Corrida 2
12h05 - Placa de 5 minutos
12h10 - Volta de apresentação
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
12h45 - Pódio

Campeonato

1º) Felipe Fraga, 12 pontos
2º) Valdeno Brito, 11
3º) Marcos Gomes, 10
4º) Sergio Jimenez, 9
5º) Daniel Serra, 8
6º) Átila Abreu, 7
7º) Cacá Bueno, 6
8º) Tuka Rocha, 5
9º) Rubens Barrichello, 4
10º) Popó Bueno, 3
11º) Ricardo Zonta, 2
12º) Julio Campos, 1


Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Bruno Terena/Red Bull Content Pool




 








 

ALTA ROTAÇÃO: Paulista Light de Kart: Primos Baptista vão atrás ...

ALTA ROTAÇÃO: Paulista Light de Kart: Primos Baptista vão atrás ...: Rodrigo Baptista está na vice-liderança na categoria Sprinter e Bruno Baptista é o quinto na Graduados B  A Copa São Paulo Light de Kart...

Paulista Light de Kart: Primos Baptista vão atrás de mais vitórias

Rodrigo Baptista está na vice-liderança na categoria Sprinter e Bruno Baptista é o quinto na Graduados B 

A Copa São Paulo Light de Kart volta ao Kartódromo de Interlagos, zona sul da capital de São Paulo, para a disputa de sua terceira rodada dupla neste sábado (12/4). A movimentação deve ser grande novamente e um dos destaques serão os primos Baptista, que devem brigar novamente por vitórias em suas respectivas categorias.

Na categoria Sprinter Rodrigo Baptista (SPFC) liderou todas as quatro corridas que disputou pelo Light de Kart, e vem de duas vitórias consecutivas no Campeonato Paulista, o que já o coloca como um dos maiores favoritos à vitória. "Mesmo depois de duas vitórias continuo treinando bastante para manter um ritmo de resultados bons. Vou continuar indo neste em busca de mais vitórias, mas sempre pensando no campeonato", comenta o fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube, que ocupa a vice-liderança na Copa São Paulo Light de Kart, apenas seis pontos atrás do líder Erick Lutum.

Na competitiva categoria Graduados, que reúne o maior grid com os experientes pilotos Graduados A, e os oriundos da Júnior e da Sprinter que formam a Graduados B, Bruno Baptista (Pr1me Sport Energy Gel) vem para tentar a sua primeira vitória neste campeonato, depois de ter largado da pole position na rodada anterior e já ter vencido uma prova da Graduados B no Campeonato Paulista.

"Vamos para essa etapa de kart com o objetivo de buscar a vitória na Graduados B bem como na principal. Esta animação vem tanto pelos últimos resultados que obtive no Campeonato Paulista, quanto pela minha bela estreia no automobilismo. Depois de um final de semana tão feliz na Fórmula 4, espero que este seja igual e me traga mais alegrias", entusiasma-se Bruno, que terminou em segundo nas duas corridas com carro que fez no Uruguai. Ele ocupa a quinta posição na Copa São Paulo, mas com apenas cinco pontos de diferença para Luca Castiglia, o líder da Graduados B.

"A expectativa é que os dois primos subam no pódio novamente. A pretensão é que o Rodrigo venha com força total. Ele está em ascensão e deve brigar por mais duas vitórias", acredita Marcelo Piedade. "E o Bruno vem com o gás todo depois da pole na última etapa do Light, da vitória no Paulista e da excelente estreia correndo de Fórmula. Vamos ver se fazemos a mesma festa do Paulista, quando vencemos três das quatro corridas que disputamos", encerra o ‘coach’ dos primos Baptista.

Confira a programação de sábado da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart:
Cadete - 8h00 - Tomada de tempo - 9h00 - 1ª Corrida - 10h45 - 2ª Corrida
Jr Menor - 8h10 - Tomada de tempo - 9h25 - 1ª Corrida - 11h10 - 2ª Corrida
Junior - 8h20 - Tomada de tempo - 9h50 - 1ª Corrida - 11h35 - 2ª Corrida
Sprinter - 8h30 - Tomada de tempo - 10h15 - 1ª Corrida - 12h00 - 2ª Corrida
Sênior - 12h45 - Tomada de tempo - 13h40 - 1ª Corrida - 15h20 - 2ª Corrida
Super Sênior - 13h00 - Tomada de tempo - 14h05 - 1ª Corrida - 15h45 - 2ª Corrida
Sênior B - 13h10 - Tomada de tempo - 14h30 - 1ª Corrida - 16h10 - 2ª Corrida
Graduados - 13h20 - Tomada de tempo - 14h55 - 1ª Corrida - 16h30 - 2ª Corrida

Pontuação da Sprinter depois de duas etapas: 1) Erick Lutum, 24 pontos; 2) Rodrigo Baptista, 18; 3) Luiz Matheus, 16; 4) Caio Parizotto, 12; 5) Nikolas Gaigalas e Vitor Oliveira, 11; 7) Pedro Guglielmi, 6; 8) Rafael Velho, 5; 9) Guido Cotta, 4; 10) Bruno Mazon e Lucas Camargo, 3; 12) Elvis Hum e Pedro Isidoro, 2; 14) Guilherme Camargo, 1 ponto.

Pontuação da Graduados B depois de duas etapas: 1) Luca Castiglia, 15 pontos; 2) Giuliano Raucci, 14; 3) Rafael Martins, 13; 4) José Augusto Filho, 11; 5) Bruno Baptista, 10; 6) Zaya Fontana e Lucas Nogueira, 9; 8) Gustavo Dal Pizzol, 8; 9) Arthur de Oliveira e Luca Croce, 7; 11) Evandro Bambirra, 5; 12) Antonio Matiazzi, 4; 13) Nathaniel Bueno, 2; 14) Gabriel Leão, 1 ponto.

Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: Luiz Pinheiro

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car desembarca em Santa Cruz do Sul (RS) e e...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car desembarca em Santa Cruz do Sul (RS) e e...: Etapa que acontece neste domingo terá rodada dupla e grid invertido. Na equipe Hot Car, o clima também é de estreia, afinal os pilotos do ti...

Stock Car desembarca em Santa Cruz do Sul (RS) e estreia novidades na categoria

Etapa que acontece neste domingo terá rodada dupla e grid invertido. Na equipe Hot Car, o clima também é de estreia, afinal os pilotos do time vão correr no traçado gaúcho pela primeira vez. A disputa terá transmissão ao vivo do SporTV. 

Foi em um mês de abril do ano de 1979, também no Rio Grande do Sul, que a Stock Car fez a primeira corrida de sua história. E agora, 35 anos depois, a principal categoria do automobilismo brasileiro desembarca em solo gaúcho para apresentar outras novidades da temporada 2014. A segunda etapa, que acontece neste domingo (13) no Autódromo Internacional de Santa Cruz, terá uma disputa em rodada dupla e grid invertido na corrida 2, para os dez primeiros da primeira bateria. Tudo isso trará ainda mais emoção à competição, que terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV, a partir das 11h.


A programação da segunda etapa começa nesta sexta-feira (11) com a realização dos treinos livres. No sábado (12) será a vez da sessão de classificação, que será exibida ao vivo pelo SporTV, às 14h.

Se para a maioria do grid as novidades ocorrem apenas no formato das disputas, a dupla da Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos e Felipe Lapenna, vive a expectativa da estreia no traçado gaúcho, a bordo de um stockão. O mineiro Matos não conhece a pista, já Lapenna, correu no traçado pela extinta Fórmula Renault, e também na Stock Light, em 2008. Ambos vão acelerar neste fim de semana (dias 11, 12 e 13) em busca dos primeiros pontos no campeonato.

Amadeu Rodrigues, chefe da equipe, vê com bons olhos as novidades do fim de semana. "Será a primeira vez que teremos duas corridas. É uma situação nova, e a estratégia fará a diferença, pois temos um pit stop com troca de pneu obrigatória e combustível na primeira corrida, de 40 minutos. A segunda corrida (de 20 minutos) será definida pelo que se fez na primeira. Acho que vai ser bem legal e também é bacana a questão do grid invertido para a segunda corrida, pois permite que a Stock Car tenha mais vencedores. Mas, por ser uma pista que não corremos desde 2011, e por não termos uma referência recente de lá, vamos focar nossos esforços e aproveitar o primeiro treino da sexta-feira para encontrar o setup ideal. É uma pista rápida, bastante técnica e com uma chicane muito veloz, precisaremos de um carro muito equilibrado", analisou Rodrigues.

O mineiro Rafa Matos segue animado para a segunda etapa. O piloto do carro #2 acredita em bom desempenho, e espera que as mudanças no carro possam reagir de forma positiva. "A expectativa, como sempre, é muito boa. Na etapa de Interlagos, devido à chuva e alguns problemas nos treinos, não tivemos oportunidade de trabalhar no equipamento. Para Santa Cruz vamos ter algumas modificações no acerto do carro, tentando evoluir. É uma pista com freadas fortes, que vai exigir muito dos freios, e vai pedir um bom equilíbrio de tudo. Eu tenho assistido muitas on boards dos stocks por lá, também estou trabalhando no simulador, e isso vai facilitar meu aprendizado. Apesar de não conhecer o circuito, sempre tive grande facilidade de aprender as pistas, e acredito que não será um empecilho para o desenvolvimento do fim de semana", disse.

Para Matos, sua temporada começa agora. E, ele está motivado para a disputa, especialmente pelo formato inédito na categoria, que estreia nesta prova, com rodada dupla e grid invertido. "Acredito que minha temporada começa agora. Ainda mais com esse formato novo das rodadas duplas. Será extremamente importante ter um carro competitivo, porque a exigência vai ser ainda maior. Teremos duas corridas, e tudo precisa funcionar bem. Temos muito trabalho pela frente, mas estou bem confiante", observou o piloto de Belo Horizonte.

Felipe Lapenna também está ansioso para testar as alterações no carro e acredita que o novo formato de disputas será positivo para a categoria e para os fãs. "Eu andei em Santa Cruz em 2008, já faz bastante tempo, mas não vou chegar lá ‘no escuro’. Lembro-me do traçado, e é um circuito que me agrada, por ser bastante seletivo e mesclar curvas de alta e baixa velocidade, mas é bem desafiador. Estamos ansiosos para esta etapa, pois mudamos bastante o acerto do carro, com relação a Interlagos, e queremos ver como o equipamento vai reagir. Além disso, teremos a estreia das corridas com rodada dupla e grid invertido, o que deve dar uma boa movimentada na categoria, tornando as disputas mais emocionantes para o público. Serão duas corridas no mesmo dia, e com um intervalo curto entre uma e outra. A estratégia vai ser fundamental", considerou o paulista dono do carro #110.

Como vai funcionar
Em vez de uma corrida, o domingo terá duas corridas da Stock Car. A primeira terá a duração de 40 minutos e mais uma volta. Os 20 primeiros pontuam, sendo 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo, 18 para o terceiro, 17 para o quarto, assim sucessivamente, até o 20º, que marcará um ponto. A troca de pelo menos um pneu, em janela determinada, pela direção de prova, será obrigatória.

Já a segunda corrida, acontecerá apenas 25 minutos depois do final da primeira. A ordem de largada será definida pelo resultado da corrida 1, e os dez primeiros colocados terão suas posições invertidas no grid. A disputa terá duração de 20 minutos e mais uma volta. Os 14 primeiros marcam pontos, distribuídos da seguinte forma: 15 para o primeiro, 13 para o segundo, 12 para o terceiro, e assim sucessivamente, até o 14º.


Confira a programação da 2ª etapa da Stock Car:
Sexta-feira, dia 11:
15h40 - 15h50 - Shake Down (passando pelo box)
16h - 16h40 - 1º Treino livre - (1º grupo)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (2º grupo)

Sábado, dia 12:
8h50 - 09h50 - 2ºTreino livre (1º grupo)
10h - 11h - 2º Treino livre (2º grupo)
14h - 15h: Classificação

Domingo, dia 13:
Stock Car - 1ª corrida
11h - Largada (40 min de prova + 1 volta)

Stock Car - 2ª corrida
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
13h - 14h - Visitação aos Boxes

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula 
Fotos:Vanderley Soares


ALTA ROTAÇÃO: 1ª etapa da Lancer Cup abre a temporada 2014 neste...

ALTA ROTAÇÃO: 1ª etapa da Lancer Cup abre a temporada 2014 neste...: Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), recebe duas provas que marcam a estreia do novo Lancer RS Os pilotos gentlemen drivers já estã...

1ª etapa da Lancer Cup abre a temporada 2014 neste sábado


Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), recebe duas provas que marcam a estreia do novo Lancer RS
Os pilotos gentlemen drivers já estão preparados para a abertura da segunda temporada da Mitsubishi Lancer Cup, que será realizada neste sábado, dia 12 de abril. Novos carros, pilotos estreantes e campeões que buscam mais um título prometem tornar as sete etapas do campeonato, que acontecem no Autódromo Velo Città, bastante emocionantes.

A etapa marca a estreia do Lancer RS, que se junta ao Lancer R. Serão duas provas de 25 minutos mais duas voltas. Para definir a ordem de largada da primeira corrida, os pilotos têm uma sessão de treinos classificatórios pela manhã. "Já a segunda prova do dia será com o grid invertido até o oitavo colocado", explica Guilherme Spinelli, diretor de competições da Mitsubishi Motors.

Na Lancer Cup, os veículos são idênticos e locados aos pilotos através do sistema Sit&Drive. No dia da prova, o carro estará pronto, revisado e abastecido para o participante disputar as corridas. "Temos o cuidado de andar com todos os carros para termos a certeza que estão 100% iguais. Dessa forma, a disputa passa a ser somente entre os pilotos", comenta Spinelli.

Em 2014, a Mitsubishi Lancer Cup terá a estreia de um novo carro, o Lancer RS. O multicampeão Indo Hoffmann, coordenador do Mitsubishi Drive Club, usou toda a sua experiência no desenvolvimento do modelo. "Todos os carros serão equipados com freios ABS, que irá facilitar a pilotagem e permitir mais ultrapassagens, já que não teremos mais pilotos ‘travando’ as rodas, podendo fazer a frenagem mais perto das curvas", comenta Ingo.

Proprietários entram na pista
Além da etapa de abertura da Lancer Cup, o autódromo Velo Città estará repleto de eventos e atividades no dia 12 de abril.

Será a estreia do Fun Day, uma prova de regularidade no asfalto para proprietários dos veículos ASX, Lancer sedan, Lancer Sportback e Outlander. Não é necessário ter experiência e as pessoas podem participar sozinhas ou com o auxílio de um navegador.

O Fun Day será dividido em três categorias, de acordo com o nível de experiência de cada competidor. Serão realizadas três provas de 30 minutos, onde a organização define um tempo ideal e os participantes têm que fazer as voltas o mais próximo possível desse tempo. As inscrições estão abertas através do site:
www.mitsubishifunday.com.br.

Para os proprietários de Lancer Evolution, o Evo Day será realizado pelo segundo ano consecutivo. Cada um pode testar seus limites e conhecer a vocação esportiva de seus veículos.

Em ambos os eventos, os participantes e seus familiares podem aproveitar o dia acompanhando as provas da Lancer Cup e desfrutando do almoço no Racing Center. Além disso, os convidados poderão testar suas habilidades no simulador de corrida do Velo Città, um game interativo com o traçado da pista, em que as pessoas dirigem "dentro" de um Lancer RS, sentindo todas as emoções de uma competição.

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Lubrax, BTG, Pirelli, Columbia e Armura.





Mitsubishi Lancer Cup - Calendário 2014*

1ª etapa - 12 de abril
2ª etapa - 10 de maio
3ª etapa - 14 de junho
4ª etapa - 19 de julho
5ª etapa - 16 de agosto
6ª etapa - 27 de setembro
7ª etapa - 25 de outubro

* Calendário sujeito a alterações.

Assessoria de Imprensa

Carolina Vasconcellos
Foto: Tom Papp / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Carro de Átila Abreu tem pintura nova para a prime...

ALTA ROTAÇÃO: Carro de Átila Abreu tem pintura nova para a prime...: Equipe Mobil Super Racing festeja o retorno da Stock Car a Santa Cruz do Sul A Stock Car retorna neste final de semana cheia de novida...

Carro de Átila Abreu tem pintura nova para a primeira rodada dupla do ano


Equipe Mobil Super Racing festeja o retorno da Stock Car a Santa Cruz do Sul
A Stock Car retorna neste final de semana cheia de novidades para uma de suas praças mais queridas: Santa Cruz do Sul. Ausente do calendário da principal categoria do automobilismo nacional nos últimos dois anos, a desafiadora pista do interior do Rio Grande do Sul recebe a primeira rodada dupla da temporada 2014.

"Santa Cruz é uma das minhas pistas favoritas na Stock Car. O traçado é muito técnico, com freada em descida, um cotovelo e bons pontos de ultrapassagem. Foi um dos primeiros autódromos onde andei quando comecei na categoria e tenho boas recordações de lá, como o pódio de 2009. Fico satisfeito por estrear uma pintura nova no carro #51 em um palco tão bacana",
disse Átila Abreu.

A equipe Mobil Super mudou o layout do capô e do teto do carro em relação à prova de abertura, em Interlagos. Entram mais elementos na cor branca.

A etapa de Santa Cruz do Sul será a primeira da temporada com rodada dupla. No domingo, serão disputadas duas baterias com um intervalo de 20 minutos entre elas. A novidade gera grande expectativa na categoria, com pilotos e equipes ansiosos para traçar a melhor estratégia, uma vez que entre as provas os carros ficarão em regime de parque fechado.

"Sempre que tem uma novidade no regulamento embaralha um pouco o cenário. Vimos isso por exemplo na corrida de duplas em Interlagos, quando houve confusão sobre a janela de reabastecimento e teve gente parando fora. A ideia da rodada dupla é um formato ousado, que pode proporcionar surpresas. É fundamental pontuar nas duas provas pensando no campeonato", avaliou o recordista em poles na temporada 2013.

O regulamento determina a primeira prova mais longa (40 minutos mais uma volta) e com pontuação maior: são 24 pontos para o vencedor e até o 20º colocado pontua. Na segunda bateria, de 20 minutos mais uma volta, o vencedor amealha 15 pontos e a pontuação é distribuída até o 14º colocado apenas.

O grid de largada da primeira corrida, em que permanece o reabastecimento obrigatório, é definido no sábado, de acordo com o formato tradicional da Stock Car. Para a segunda bateria, há inversão do grid nos 10 primeiros colocados da prova anterior e são autorizados a largar apenas os competidores que terminarem a corrida mais longa.

"A expectativa por voltar a Santa Cruz depois de dois anos não poderia ser melhor", afirmou Thiago Meneghel, chefe da equipe Mobil Super Racing. "O público é muito animado e a cidade realmente vive a atmosfera da Stock Car. Espero um final de semana muito animado."

O engenheiro destaca ainda a importância de traçar uma estratégia considerando que a bateria de abertura distribui mais pontos, mas sem abrir mão da segunda corrida. "Alguns podem arriscar uma estratégia distinta nos pit-stops, com uma parada bem rápida na primeira corrida e abortando a segunda prova. Mas acho que vai fazer a diferença em termos de campeonato quem souber entender melhor o cenário do final de semana como um todo."

Sexto colocado no campeonato com 7 pontos acumulados na corrida de estreia em Interlagos, Átila Abreu levará o carro #51 para a pista de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira para o shakedown e o primeiro treino livre.

No sábado, a tomada de tempo acontece às 14h. As largadas no domingo estão marcadas para 11h e 12h20, sempre com transmissão ao vivo pelo Sportv.


Texto
Luís Ferrari




Foto divulgação