domingo, 25 de janeiro de 2015

Famílias tradicionais do automobilismo marcam presença e conquistam vitórias no SKB Shell V-Power

Rodrigo Piquet, Adriano Pizzonia e Dennis Dirani honraram seus sobrenomes no Kartódromo de Aldeia da Serra

O domingo no Kartódromo Aldeia da Serra foi marcado pela presença de diversas famílias acompanhando as provas do SKB Shell V-Power, que neste ano integra o Campeonato Paulista de kart. Se nas arquibancadas já era difícil agüentar o calor, para os cerca de 120 pilotos de 13 Estados diferentes, o desafio foi correr com temperaturas acima de 30 graus Celsius, como tem sido marca neste verão em São Paulo.



A primeira edição do Super Kart Brasil em 2015 teve vitórias de três sobrenomes tradicionais no automobilismo: Piquet, Pizzonia e Dirani (Rodrigo Piquet, vencedor da prova 3 na Super Sênior e quarto colocado no geral, Adriano Pizzonia, vencedor da prova 4 na Sênior e vice na categoria, e Dennis Dirani, que no domingo venceu a prova 4 e conquistou o título na Shifter).

A primeira categoria a entrar na pista foi a Cadete. O domínio da provas dos mais jovens ficou por conta de João Victor, vencedor das duas baterias, sendo que, na prova 2, ele protagonizou uma das chegadas mais emocionantes desta primeira edição do Super Kart Brasil em 2015.


O garoto de 9 anos saltou de terceiro para a ponta nos últimos 1.000 metros da volta derradeira. "Os dois ponteiros se enroscaram na curva e eu aproveitei e passei os dois por fora. Foi uma manobra bem arriscada, eu podia rodar ou até bater na última volta, mas deu tudo certo. Foi bem difícil vencer essas duas provas de hoje", afirmou João Victor. Apesar do excelente rendimento de João Victor, o título do SKB ficou para Gabriel Crepaldi, piloto que faturou as duas provas de ontem e passou o domingo todo entre os três primeiros, na disputa pela liderança.


Pela Júnior Menor, os destaques do dia foram Enzo Elias e Derek Ryan, uma vitória pra cada. Apesar de Derek ter conquistados mais pontos neste domingo, Enzo ficou com o título por ter somado melhores resultados nas baterias deste sábado. Com isso, fechou o SKB com 74 pontos, enquanto Derek fez 72.


Mesmo não saindo com o título, Derek se mostrou bastante satisfeito com seu rendimento no primeiro SKB do ano. "Na primeira corrida, a gente foi bem, dei uma pequena vacilada na última volta e o Enzo ficou com a vitória. Na segunda prova, eu consegui fazer uma ótima largada e fui abrindo bastante, até receber a bandeirada. A minha equipe fez um ótimo trabalho e essa vitória vai pra eles", agradeceu o piloto de 11 anos.

Na Graduados , Zaya Fontana ficou com o título do SKB. O jovem venceu a primeira prova do dia com quatro segundos de vantagem para Allan Croce, segundo colocado. Com uma vitória conquistada ontem e a soma dos outros dois resultados, Zaya ficou com 78 pontos, 13 de vantagem para Paulo Victor, vencedor da segunda prova deste domingo. O mineiro, que havia enfrentado problemas na bateria 3 deste final de semana, aproveitou o fato de ter economizado pneus para conquistar o vice-campeonato.

"Todos os pilotos estavam com pneus gastos da primeira corrida, e isso acabou fazendo a diferença durante a prova final. Como a nossa estratégia não deu certo na bateria 3, aproveitamos para poupar o pneu para a corrida seguinte", disse o piloto de 16 anos e que está no kart há apenas 3. "Foi meu primeiro ano na Graduados, então fico bastante feliz de terminar essa edição do SKB com o vice-campeonato", comemorou o dono do kart #7.

Pela categoria Junior, Marcel Coletta fez barba, cabelo e bigode. O piloto venceu as duas corridas deste domingo e com a soma da vitória que conquistou na segunda prova de sábado, Coletta foi a 75 pontos e pode se dar ao luxo de conquistar o título mesmo tendo zerado na primeira bateria de ontem. "Eu acabei conseguindo abrir uma vantagem na última batéria e isso me deu mais tranquilidade para fechar na ponta. Mesmo assim, eu continuei dando o meu máximo até o final", ressaltou Coletta.

Na Shifter quem acabou ficando com o título e com a vitória na última prova foi Dennis Dirani. O piloto que irá estrear no Brasileiro de Turismo pela Shell Racing teve um grande desafio no final de semana: vencer Guilherme Salas, atual campeão da categoria de acesso à Stock Car.

Salas conseguiu sair vencedor da primeira prova do dia e liderou boa parte da segunda, quando quebra de motor na na penúltima volta frustrou suas chances de título. "O Salas estava com um kart bem acertado, quando ele acelerava dava pra perceber que ele estava com um conjunto um pouco melhor. Eu estava dando como perdida a vitória, mas ela acabou caindo no meu colo. É sempre bom começar o ano conquistando um título", afirmou Dirani, um dos fundadores do Super Kart Brasil e competidor da Academia de Pilotos Shell Racing.

Na Sprinter, o título acabou ficando com Elvis Pinheiro em uma grande reviravolta. A disputa estava mais próxima de um final perfeito para Guido Cotta, vencedor das baterias do sábado. A corrida de mais pontos acabou deixando o título nas mãos de Pinheiro. João Vasconcelos conquistou a bateria 3 neste domingo, enquanto Elvis ficou com a quarta bateria.

Correndo no mesmo grid desde sábado, Sênior e Super Sênior também tiveram um final emocionante na última prova do final de semana. Pela Sênior, Adriano Pizzonia venceu as duas baterias deste domingo e ficou apenas um ponto de conquistar o campeonato. Este ficou com Daniel Croce, vencedor das provas do sábado e segundo colocado na bateria 4. Para Pizzonia, a competição foi em um nível bem elevado. "O evento está de parabéns. Tive um pequeno problema na tomada hoje e acabei largando do meio do pelotão. Como conseguir fugir de alguns toques, o caminho se abriu para a vitória. Uma pena o segundo lugar, mas na próxima edição o objetivo é o título.”

Pela Super Sênior, o troféu de campeão ficou com Ricardo Thomazi, vencedor de uma bateria em cada dia de competição. O outro vencedor deste domingo na categoria foi Rodrigo Piquet, sobrinho do tricampeão mundial de F1. "É a primeira vez que eu ando neste circuito no sentido anti-horário. O sábado foi um pouco difícil, mas hoje conseguimos classificar o kart bem . Com a pole, uma vitória e mais um pódio na Super Sênior, o domingo foi melhor", afirmou Rodrigo.

Para o piloto Sergio Jimenez, outro dos fundadores do Super Kart Brasil, a primeira edição da temporada abriu com personalidade a temporada 2015 do calendário nacional nas pistas. "Ficamos muito satisfeitos com a etapa de abertura e felizes pela parceria com a Shell para as seis etapas do ano. O campeonato despertou grande interesse, belas disputas nas pistas e pilotos de todo o país. Vamos melhorar ainda mais ao longo da temporada, para reafirmar a condição do SKB como um campeonato de âmbito nacional", afirmou o piloto da Stock Car, frisando a representação de 13 Estados no evento: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Sergipe.

A próxima etapa do Shell VPower-SKB-Campeonato Paulista acontece no kardódromo de Interlagos nos dias 7 e 8 de março. Todos os detalhes da primeira etapa do ano estão disponíveis no canal oficial do SKB no YouTube: (youtube.com/SKBoficial).

SKB Domingo -

3ª Bateria

Cadete
1-João Victor Camargo
2-Gabriel Crepaldi
3-João Barcellos
4-Henrique Vieira
5-Nicolas Fabris

Jr Menor
1-Enzo Elias
2-Derek Elias
3- Felipe Baptista
4-José Muggiati Neto
5- Stefano Marins

Graduados
1-Zaya Fontana
2- Murilo Coletta
3- Allan Croce
4- João Rosate
5-Luiz Filipe Metheus

Junior
1-Marcel Colleta
2-Gianluca Petecof
3-Lucas Okada
4-Juan Crespi
5-Ruan Belizario

Shifter
1-Guilherme Salas
2- Dennis Dirani
3- Gaetano Di Mauro
4- Matheus Di Iorio
5- Victor Miranda

Sprinter
1-João Vasconcelos
2-Elvis Pinheiro
3-Guido Cotta

Sênior
1-Adriano Pizzonia
2-Daniel Croce
3-Leandro Possente
4- Daniel Lancaster
5-Fernando Gomes Croce

Super Sênior
1-Rodrigo Piquet
2-Ricardo Thomazi
3- Antonio Canedo
4-Renato Russo
5- Alexandre Rigon

4ªBateria

Cadete
1-João Victor Camargo
2-Pedro Braga
3- Gabriel Crepaldi
4-João Barcellos
5-Guilherme Figueiredo

Jr Menor
1) Derek Ryan
2) Enzo Elias
3) Stefano Marins
4) Felipe Baptista
5) José Muggiati Neto

Graduados
1-Paulo Victor
2-Zaya Fontana
3-Murillo Coletta
4-Luca Croce
5- Luiz Filipe Metheus

Júnior
1-Marcel Colleta
2-Gianluca Petecof
3-Lucas Okada
4-Vinícius Ponce
5-Thiago Giaffone

Shifter
1-Dennis Dirani
2-Danilo Dirani
3-Gaetano di Mauro
4-Erik Gasparini
5- Guilherme Salas

Sprinter
1-Elvis Pinheiro
2-Guido Cotta
3-João Vasconcelos

Sênior
1-Adriano Pizzonia
2-Daniel Croce
3-Daniel Lancaster
4-Leandro Possente
5-Juliano Rigon

Super Sênior
1-         Ricardo Thomazi
2-         Rodrigo Piquet
3-         Antonio Canedo
4-         Maique Papareli
5-         Beppe Askerbo

Classificação Final - SKB

Cadete
1-Gabriel Crepaldi 76 pontos
2-João Victor Camargo 74
3-Pedro Braga 64
4-João Barcellos 53
5-Roberto Faria 27

Júnior Menor
1-Enzo Elias 74 pontos
2-Derek Rayn 72
3-Felipe Baptista 66
4-José Muggiati Neto 44
5-Stefano Marins 43

Graduados
1-Zaya Fontana 78 pontos
2-Paulo Victor 65
3-Murillo Coletta 59
4-Luca Croce 30
5-Yurik Carvalho 23

Júnior
1-Marcel Colleta 75 pontos
2-Lucas Okada 61
3-Gianluca Petecof 47
4-Juan Crespi 39
5-Vinicius Ponce 33

Shifter
1-Dennis Dirani 83 pontos
2-Gaetano di Mauro 64
3-Danilo Dirani 55
4-Guilherme Salas 55
5-Erik Gasparini 26

Sprinter
1-Elvis Pinheiro
2-Guido Cotta
3-João Vasconcelos

Sênior
1-Daniel Croce 81
2-Adriano Pizzonia 80
3-Leandro Possente 57
4-Daniel Lancaster 44
5-Paulo Lopes 35

Super Sênior
1-Ricardo Thomazi 83
2-Antonio Canedo 53
3-Alexandre Rigon 52
4-Rodrigo Piquet 45
5-Maique Papareli 36












Luis Ferrari

Fotos: Mauricio Villela / Carsten Horst/ Hyset/ RF1

Augusto Farfus ressalta esforço e mostra orgulho por conquista do 2º lugar nas 24 Horas de Daytona

O conjunto do Team Rahal Letterman Lanigan, formado por Augusto Farfus, Bill Auberlen, Bruno Spengler e Dirk Werner fez belíssimo trabalho a bordo da BMW Z4 GTE #25, brigou pela vitória até o fim e cruzou a linha de chegada da prova em segundo na classe GT Le Mans, a menos de 0s5 do carro vencedor

Augusto Farfus começou com o pé direito a temporada 2015. Pela terceira vez nas 24 Horas de Daytona, sendo a primeira disputando a lendária prova norte-americana de endurance pela equipe oficial da BMW, o Team Rahal Letterman Lanigan, o piloto brasileiro realizou grande trabalho a bordo da Z4 GTE #25 ao lado de Bill Auberlen, Bruno Spengler e Dirk Werner neste fim de semana. Durante praticamente toda a prova, o quarteto lutou intensamente pela vitória na classe GT Le Mans, confirmando as expectativas de Farfus, que apostou no bom ritmo de corrida do seu carro. Nos últimos minutos da disputa, a entrada do satety-car, devido a um acidente, aproximou ainda mais a BMW Z4 #25 do Chevrolet Corvette, que liderava na GT Le Mans e era pilotado por Antonio García, que suportou a pressão de Werner e triunfou na categoria. Ainda assim, o Team RLL consolidou um mês de muito trabalho com um ótimo segundo lugar na classe, quinto na classificação geral da prova, encerrada na tarde deste domingo (25).


Na tomada de tempos realizada na última quinta-feira, a condução da BMW Z4 GTE #25 ficou aos cuidados de Bill Auberlen. O experiente piloto norte-americano conseguiu o sétimo lugar no grid, que pouco vale numa disputa de 24 horas. Desde a largada da prova, o carro mostrou forte ritmo de corrida e, principalmente muita resistência, enfrentando poucos problemas ao longo da disputa em Daytona.

O primeiro turno de Farfus a bordo da BMW Z4 foi no início da noite em Daytona. O brasileiro realizou ótimo trabalho e ratificou o grande ritmo de prova do seu carro. Tanto que, na volta 231, Augusto cravou a volta mais rápida do #25 em toda a corrida ao anotar 1min44s334. Na sequência da disputa, os pilotos se revezaram na condução do bólido, e todos mantiveram uma diferença bastante pequena que realmente permitiu ao conjunto brigar pela vitória e até andar na ponta da GT Le Mans em várias situações na corrida.


Augusto manteve a consistência até finalizar sua participação em Daytona, quando faltavam pouco mais de duas horas para o fim da corrida. Em segundo lugar na GT Le Mans, o curitibano de 31 anos entregou a condução do carro para Dirk Werner, encarregado de completar a prova para a equipe comandada por Bobby Rahal. O alemão conseguiu assumir a liderança, desbancando o Chevrolet Corvette #3, guiado naquele momento por Antonio García, que se mantinha próximo a Werner. Mas pouco depois, contudo, o problema de embreagem apresentado no pit-stop da BMW permitiu a García assumir a liderança e abrir confortável vantagem, que se manteve até a última relargada, nos minutos finais. Mesmo sofrendo no final com a forte pressão de Werner, o espanhol conseguiu cruzar a linha de chegada na frente, completando um total de 725 voltas, apenas 0s478 à frente do carro da BMW.

Farfus destacou o empenho de todos do Team RLL desde o início dos treinos em Daytona, no começo de janeiro, até à exaustiva jornada deste fim de semana, tecendo elogios a cada membro da equipe que proporcionou uma grande participação e o troféu de segundo lugar na prova. Tony Kanaan, ao lado de Scott Dixon, Kyle Larson e Jamie McMurray venceram na classe Prototype com o Ford EcoBoost DP da equipe Chip Ganassi Racing. A vitória na GT Le Mans ficou com o Chevrolet Corvette C7.R pilotado por Antonio García, Jan Magnussen e Ryan Briscoe. Na classe Prototype Challenge, o triunfo ficou com o Oreca FLM09 da equipe PR1/Mathiasen Motorsports, pilotado por Tom Kimber-Smith, Mike Guasch, Andrew Novich e Andrew Palmer. E na GT Daytona, vitória do Dodge Viper SRT pilotado por Dominik Farnbacher, Bem Keating, Al Carter, Kuno Wittmer e Cameron Lawrence.

Após a corrida, Augusto retornará para a Europa, onde vive, e dará sequência aos preparativos visando a temporada 2015 do DTM, que começa em maio, no circuito de Hockenheim, na Alemanha.

Augusto Farfus:

"Estou muito orgulhoso pelo nosso resultado e pelo que conseguimos. Claro que a gente sempre quer o primeiro lugar, e terminar uma corrida de 24 horas a menos de 0s5 da vitória é um pouco frustrante, ‘batemos na trave’. De qualquer forma, é uma boa maneira de começar a temporada, fazendo a volta mais rápida do nosso carro e subindo ao pódio de uma corrida tão importante, então é isso o que conta. Foi um fim de semana cansativo, mas o bom é que nossa equipe funcionou bem, tivemos um ótimo entrosamento, e essa é a parte legal de uma prova de 24 horas: a união e o objetivo alcançado pelo trabalho conjunto. Então volto para casa com sentimento de dever cumprido e bastante feliz por tudo o que realizamos em Daytona."


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos divulgaçao

Tony Kanaan VENCE as 24h de Daytona

Quarteto da Ganassi vencem a prova que abre o calendário de 2015

A prova que tradicionalmente abre o calendário de automobilismo da temporada, as 24h de Daytona, teve o brasileiro Tony Kanaan como grande vencedor. O baiano defendeu a mesma equipe Chip Ganassi, a qual integra na Fórmula Indy, e acabou faturando pela primeira vez a principal prova de longa duração dos Estados Unidos. Tony pilotou o Ford Ecoboost Riley número 02, e dividiu a condução durante um dia inteiro com o seu companheiro de equipe da Indy, Scott Dixon, além dos pilotos da Nascar, Jamie McMurray e Kyle Larson.



“Não existe melhor maneira de iniciarmos a temporada do que subir ao topo do pódio logo na primeira corrida do ano. Isso certamente nos encherá de força e motivação para o decorrer do ano. Sempre quis vencer essa prova, então, quero curtir o gostinho da vitória o máximo que puder. Só tenho que agradecer essa equipe maravilhosa e competente que é a Ganassi, além dos meus três companheiros extremamente conscientes e focados em vencermos essa difícil prova. Uma corrida de 24h judia muito, mas, felizmente, terminamos do jeito que queríamos, e estou muito feliz por isso. Aproveito para dedicar a prova aos meus dois filhos, o Léo e o Deco, que nasceu há pouco mais de 10 dias”, comemorou Tony Kanaan, que faz apenas a sua segunda prova de longa duração com a Ganassi.


A equipe comandada por Chip Ganassi venceu pela sexta vez as 24h de Daytona, sendo apenas a segunda com o carro 02 (2006 e 2015). O brasileiro Christian Fittipaldi ficou com a segunda colocação a bordo de um Chevrolet Corvette DP. Em uma diferença incrível! Depois de 24 horas de prova, a diferença foi de apenas 1s333.

O próximo compromisso oficial de Kanaan com a Ganassi será a abertura do calendário 2015 da Fórmula Indy, a Brasília Indy 300, no Brasil, no dia 8 de março.

Pódio das 24h de Daytona:

P1 (2)           No. 02 Target/Ford EcoBoost Riley (Dixon/Kanaan/McMurray/Larson)

P2 (4)           No. 5 Barbosa/Fittipaldi/Bourdais, Chevrolet Corvette DP

P3 (7)           No. 10 J. Taylor/R. Taylor/Angelelli, Chevrolet Corvette DP




MyTeam - Press and Marketing

Fotos: Getty Images