sábado, 19 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Diego Nunes leva susto e larga apenas n...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Diego Nunes leva susto e larga apenas n...: Pilotos da equipe RC3 Bassani Racing/Petronas foram atrapalhados em suas voltas mais rápidas. O sorocabano Átila Abreu (Pioneer) vai la...

Stock Car: Diego Nunes leva susto e larga apenas na oitava fila em Curitiba

Pilotos da equipe RC3 Bassani Racing/Petronas foram atrapalhados em suas voltas mais rápidas.

O sorocabano Átila Abreu (Pioneer) vai largar da pole position na 10ª etapa da Stock Car, que será disputada neste domingo (20/10) em Curitiba (PR), com largada as 11 horas, e transmissão do SporTV. Cotado para largar entre os dez primeiros, Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto) passou por um tremendo susto ao evitar um grave acidente e perdeu a que seria a sua volta mais rápida.


"Seu eu não tivesse tirado o pé do acelerador eu tinha ‘dado’ no meio do Tuka e seria algo horrível. Essa era a minha volta, iria ‘virar’ em 1min18s9 e a gente ia largar entre os dez", lamentou o piloto que vai partir da oitava fila.

No início do treino de classificação o piloto Júlio Campos (Prati-Mico's) saiu da pista na curva Zero, e Tuka Rocha (BMC Racing) ao desviar acabou rodando e ficando com o carro parado no meio da reta. Como Diego Nunes vinha logo atrás em sua volta lançada, só teve tempo de aliviar o acelerador e desviar, passando a poucos centímetros de Rocha, perdendo precioso tempo.

"Tenho a convicção que largaria ali pela quinta fila, entre os dez primeiros. Agora o meu objetivo será terminar a corrida entre os dez primeiros, para melhorar a minha situação no campeonato", pretende o representante da Petronas/Chocolates Garoto, que está na 15ª posição no certame.

O engenheiro paranaense Rodrigo Contin, responsável pelo carro de Diego Nunes, também acredita que o resultado poderia ter sido muito melhor se o seu piloto não passasse por dois imprevistos. "O nosso carro ficou com o melhor tempo entre todos no trecho do Esse de alta, quando os pneus já não estavam na melhor condição, o que comprova que o carro está bem equilibrado e o piloto está fazendo a parte dele", pondera.

"Se não fosse o acidente do Tuka e a rodada do Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) na frente do Diego quando ele fez outra volta rápida dava para ele ter marcado um tempo por volta de 1min19s. O grid está muito apertado, com diferença de apenas dois décimos de segundo do Diego para os primeiros. Agora vamos pensar em melhorar na tabela do campeonato", concluiu.

O outro piloto da RC3 Bassani Racing/Petronas, o novato paranaense Gabriel Casagrande também foi atrapalhado em sua volta mais rápida e largará da 16ª fila. "Os dois foram atrapalhados em suas voltas mais rápidas. É coisa de corrida, não adianta chorar. Vamos nos concentrar na corrida e ir atrás dos pontos com os dois carros", pondera o chefe de equipe Eduardo Bassani.

Os quinze primeiros no campeonato da Stock Car depois de 10 etapas são: 1) Daniel Serra, 154; 2) Cacá Bueno, 144; 3) Ricardo Maurício, 143; 4) Thiago Camilo, 141; 5) Max Wilson, 117; 6) Valdeno Brito, 108; 7) Marcos Gomes, 88; 8) Rubens Barrichello, 73; 9) Sérgio Jimenez, 72; 10) Ricardo Zonta, 70; 11) Júlio Campos, 67; 12) Luciano Burti, 66; 13) Tuka Rocha, 64; 14) Rafa Matos, 62; 15) Diego Nunes, 53.

A RC3 Bassani Racing tem os patrocínios de Petronas Lubrificantes Brasil S/A e Chocolates Garoto S/A.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Punicão muda grid da Stock Car em Curitiba

ALTA ROTAÇÃO: Punicão muda grid da Stock Car em Curitiba: Ricardo Sperafico, que ocupava o nono lugar, foi penalizado com a perda do melhor tempo no primeiro classificatório e caiu para o 33º lugar...

Punicão muda grid da Stock Car em Curitiba

Ricardo Sperafico, que ocupava o nono lugar, foi penalizado com a perda do melhor tempo no primeiro classificatório e caiu para o 33º lugar no grid da corrida deste domingo às 11 horas.

Os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) se reuniram no início da noite deste sábado, no Autódromo de Curitiba, e decidiram punir Ricardo Sperafico com a perda da melhor volta no primeiro classificatório (Q1) devido a atitude antidesportiva contra Allam Khodair.

Com isso, ele perdeu o melhor tempo e caiu para o 33º lugar no grid da décima etapa do Circuito Nova Schin Stock Car, neste domingo às 11 horas na capital paranaense. Agora, Denis Navarro passa a ocupar o décimo posto e todos os outros, abaixo sobem uma posição, menos Tuka Rocha, que fez tempo mais lento do que o segundo de Sperafico.

Novo grid de largada da décima etapa do Circuito Nova Schin Stock Car:

1) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 1min18s513, média de 169,42 km/h
2) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), 1min8s593
3) Daniel Serra (Red Bull Racing), 1min18s676
4) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 1min18s754
5) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 1min18s839
6) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), 1min18s904
7) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), 1min18s994
8) Max Wilson (Eurofarma RC), 1min19s049
9) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 1min19s683
10) Denis Navarro (Voxx Racing Team), 1min18s996

Pilotos classificados no Q1

11) Allam Khodair (Vogel Motorsport), 1min19s071
12) Ricardo Zonta (BMC Racing), 1min19s075
13) Galid Osman (Ipiranga-RCM), 1min19s110
14) Diego Nunes (RC3 Bassani), 1min19s136
15) Popó Bueno (Shell Racing), 1min19s225
16) Rubens Barrichello (Full Time Competições), 1min19s262*
17) Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), 1min19s262*
18) Valdeno Brito (Shell Racing), 1min19s330
19) Rafa Matos (Hot Car Competições), 1min19s348
20) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), 1min19s511
21) Luciano Burti (Boettger Competições), 1min19s511
22) Duda Pamplona (Officer ProGP), 1min19s578
23) Felipe Lapenna (Hanier Racing), 1min19s700
24) Vitor Genz (Gramacho Competições), 1min19s774
25) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing), 1min19s824
26) David Muffato (Carlos Alves Competições), 1min19s852
27) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), 1min19s058**
28) Alceu Feldmann (Full Time Competições), 1min19s892
29) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), 1min19s924
30) Wellington Justino (Hot Car Competições), 1min20s057
31) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), 1min20s068
32) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), 1min21s313
33) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), 1min22s044
34) Tuka Rocha (BMC Racing), 1min25s904

* - Rubens Barrichello e Fábio Fogaça fizeram o mesmo tempo no primeiro classificatório. Como fez a volta rápida antes do adversário, Rubinho garantiu um lugar na frente.

** - Na prova anterior, disputada no Velopark, Nonô Figueuredo foi punico com a perda de 15 posições no grid da próxima corrida, que é esta de Curitiba. Com isso, apesar de ter feito a marca de 1min19s058, que lhe garantiria o 12º posto, larga em 27º lugar.

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato e traz para as pistas a parceria com o Parada Pela Vida, projeto do Ministério das Cidades, que incentiva o consumo responsável de bebida alcoólica. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.



Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP
Foto: Fernanda Freixosa/Vicar


ALTA ROTAÇÃO: Nascar Truck Series: Miguel Paludo escapa ileso de...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar Truck Series: Miguel Paludo escapa ileso de...: Paludo estava em oitavo no momento do acidente, no qual chegou a capotar após levar um toque e ser arrastado por cerca de 500 metros pelo c...

Nascar Truck Series: Miguel Paludo escapa ileso de forte acidente a 280 km/h em Talladega

Paludo estava em oitavo no momento do acidente, no qual chegou a capotar após levar um toque e ser arrastado por cerca de 500 metros pelo circuito oval

O piloto brasileiro Miguel Paludo protagonizou uma das cenas mais impressionantes da Nascar após um forte acidente hoje na corrida de Talladega da Truck Series, disputada hoje à noite no oval localizado no estado norte-americano do Alabama. Apesar do forte impacto, Paludo saiu sozinho do carro e, após vistoria de praxe no centro médico do circuito, foi liberado.

O gaúcho lutava pela vitória na volta final com mais 12 pilotos, que estavam separados por menos de um segundo. Foi quando levou um toque e, em uma série envolvendo acidentes com outros carros (que os americanos chamam de "Big One"), capotou com sua picape a mais de 280 km/h e ainda sendo arrastada por cerca de 500 metros por outro carro envolvido na batida.


Em virtude do acidente, Paludo caiu para a 19ª posição na corrida, mas ainda mantem o top-5 no campeonato após 18 etapas, a 88 pontos do líder.

"Felizmente tudo não passou de um grande susto. Não machuquei nada, foi só um longo slide de cabeça para baixo. Agradeço a todos que me mandaram mensagens e à Nascar por toda segurança proporcionada a nós pilotos e todos envolvidos na corrida", disse Paludo, que agora soma 592 pontos na temporada.

A prova de Talladega da Nascar Truck Series começou com o brasileiro em 11º, mas já subindo para o top-10 nas primeiras voltas. A primeira bandeira amarela da corrida se deu na volta 8 por sujeira na pista. Relargando em sétimo na volta 13, Paludo perdeu um pouco de posições e estava em 15º quando a segunda amarela se deu na volta 20, causada novamente por detritos.

A verde se deu na volta 25, com Paludo em 14º. Com 40 voltas de corrida, ele preferia andar na parte inferior da pista, local que teve um ritmo bom durante todos os treinos.
Em sétimo na volta 53, Miguel programava para uma parada em bandeira verde, mas uma confusão envolvendo vários carros fez a amarela aparecer. Com isso, o piloto da Turner Scott Motorsports conseguiu parar com o safety car na pista e fazer seu pit com mais tranquilidade. No momento ele era o terceiro.

Com 34 para o fim, Paludo relargava em 19º e buscava escalar novamente o pelotão. Andando pela fila central, perdeu algumas posições nas voltas seguintes, caindo para 25º. Uma volta depois, mostrando que em Talladega tudo pode acontecer, Miguel subiu para o top-10, lutando forte pelas primeiras posições.

Com 29 para o fim, um ‘Big One’ típico de Talladega aconteceu: oito picapes foram atingidas, cinco delas abandonaram. Miguel escapou ileso e em sétimo.

As voltas finais foram de muitas interrupções de safety car em virtude de acidentes. Na última passagem, o gaúcho estava em oitavo quando, a pouco metros da linha de chegada, se envolveu em outro grande 'Big One' que fez sua picape capotar e ter um princípio de incêndio.

O final da corrida teve vitória de Johnny Sauter com Miguel Paludo terminando em 19º. Todavia, apesar o acidente, o piloto do #32 se manteve dentro do top-5 do campeonato.

A próxima etapa da temporada será dia 26 de outubro em Martinsville, 19ª etapa da temporada da Nascar Truck Series. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado
1º) Johnny Sauter
2º) David Starr
3º) Ross Chastain
4º) Parker Kligerman
5º) Dakoda Armstrong
(...)
19º) Miguel Paludo

Campeonato
1º) Matt Crafton, 680
2º) Ty Dillon, 623
3º) James Buescher, 622
4º) Jeb Burton, 598
5º) Miguel Paludo, 592


Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: CIA Stock Photo/RF1

ALTA ROTAÇÃO: MOTO GP - Lorenzo voa para recorde da pole em Phil...

ALTA ROTAÇÃO: MOTO GP - Lorenzo voa para recorde da pole em Phil...: O Campeão do Mundo Jorge Lorenzo tornou-se no homem mais rápido de sempre a rodar com uma moto no circuito de Phillip Island nesta tarde de...

MOTO GP - Lorenzo voa para recorde da pole em Phillip Island

O Campeão do Mundo Jorge Lorenzo tornou-se no homem mais rápido de sempre a rodar com uma moto no circuito de Phillip Island nesta tarde de sábado ao conquistar a pole par ao Tissot Grande Prémio da Austrália de domingo. O colega de equipa Valentino Rossi garantiu a segunda presença consecutiva na primeira linha da grelha.

A sessão de 15 minutos começou de forma normal para Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, com o espanhol a ser o primeiro em pista, mas logo depois deu-se o drama quando colidiu com uma gaivota em Lukey Heights. Ainda assim, Lorenzo não reduziu o ritmo e disparou para a pole provisória com uma marca de 1m28,681s, batendo o anterior recorde do traçado assinado por Casey Stoner em 2008.

O rival Márquez não tardou a responder e relegar Lorenzo para segundo quando este regressou à boxe para a primeira troca de pneus a oito minutos do final da sessão. Lorenzo voltou à pista a quatro minutos do final e, sem gaivotas para o travarem, voou para uma marca abaixo do segundo 28 com 1m27,899s, o que lhe valeu a pole e novo recorde de volta mais rápida de sempre à pista australiana com uma moto.

O colega de equipa Rossi teve mais uma sessão bem sucedida, garantindo a segunda presença consecutiva na primeira linha com o terceiro posto da grelha para a corrida de amanhã. O nove vezes Campeão do Mundo foi o último piloto a deixar as boxes no início da sessão, esperando para ter a pista um pouco mais limpa para fazer o seu tempo. As primeiras voltas com o pneu macio foram o suficiente para o deixarem a 0,817s da pole provisória, mas depois de uma rápida troca de pneus melhorou muito o ritmo para rodar em 1m28,647s.

“Tive um impacto com uma ave nas primeiras voltas com a moto, felizmente conseguimos tira-la e fazer uma segunda tentativa sem passageiro; talvez por isso tenha sido um pouco mais rápido e capaz de garantir a pole,” disse Lorenzo após a qualificação. “Estou muito contente porque puxei ao limite para fazer a volta e consegui um tempo muito bom. Temos alguns problemas com o pneu porque o novo asfalto provoca muito grão; veremos se há decisões da Dorna, ou da Bridgestone amanhã para a corrida. Se conseguirmos uma boa partida vamos tentar isolar-nos desde o início.”

“Voltar a Phillip Island com novo piso é fantástico, em particular com este tempo e com estas temperaturas é um grande prazer estar de novo na M1,” adianta Rossi. “Conseguir puxar a 100% com o pneu frontal macio é uma sensação fantástica. Estou muito contente com o resultado, é a segunda primeira linha consecutiva. Parece que nas últimas corridas encontrámos uma solução melhor para a qualificação porque no início da época lutei muito. Sei que a corrida é amanhã e que Marc, o Jorge e o Dani vão ser muito difíceis de bater. Tenho de dar o máximo, encontrar boa afinação e pneu e tentar lutar pelo pódio.”





ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Bruno Senna larga na pole nas 6 Horas d...

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: Bruno Senna larga na pole nas 6 Horas d...: Brasileiro sai na frente pela quarta vez em seis etapas no Mundial da FIA Em sua estreia na classe GTE AM, onde está correndo neste fim...

Endurance: Bruno Senna larga na pole nas 6 Horas de Fuji

Brasileiro sai na frente pela quarta vez em seis etapas no Mundial da FIA

Em sua estreia na classe GTE AM, onde está correndo neste fim de semana para auxiliar os companheiros dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard em sua luta pelo título da categoria, Bruno Senna conquistou a pole das 6 Horas de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Apesar do ceticismo após os treinos livres da véspera, quando o rendimento superior das Porsche antecipava uma sessão classificatória sem maiores possibilidades, o piloto da Aston Martin "voou" no qualifying e garantiu o direito de sair na frente pela quarta vez neste ano - as anteriores foram pela categoria GTE Pro. "Aproveitei muito bem a volta boa do pneu, mas foi no limite", afirmou, contente com a marca média de 1min40s649.


O desempenho de Bruno chamou atenção dos parceiros. "Estivemos perto da pole nas últimas duas corridas e agora estamos lá. Parece claro que a chegada do Bruno nos deu uma força extra", reconheceu Nygaard. "Mas precisamos transformar isso em vitória na corrida", acrescentou. Bruno começou bem a entregar o que a equipe comandada pelo britânico John Gaw lhe pediu. "Vim aqui para ajudá-los a conquistar pontos para o campeonato e a primeira parte já foi feita. Foi melhor ainda considerando que o carro enfrentou vários problemas nesta pista ano passado", lembrou.

De acordo com a meteorologia, a chuva deve marcar presença ao longo da maior parte da prova, cuja largada está prevista para as 23 horas (Brasília) deste sábado. A possibilidade de correr com a pista molhada também preocupa Bruno. "Vai virar meio que uma loteria, o que exigirá uma boa estratégia e uma dose de sorte. Se juntarmos tudo, o resultado virá", completou.

No geral, o carro mais rápido no circuito japonês foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do alemão Andre Lotterer, do francês Bénoit Trreluyer e do suíço Michael Fassler, que estabeleceu o tempo de 1min26s577 na média das quatro melhores voltas e superou o Toyota TS030T do inglês Anthony Davidson e dos franceses Stephane Sarrazin e Sébastien Buemi por pouco mais de um décimo de segundo. Na GTE Pro, para onde Bruno voltará na próxima etapa em Abu Dhabi, seus companheiros da Aston Martin também deram as cartas e a pole ficou com o alemão Stefan Mücke, o inglês Darren Turner e o francês Fred Makowiecki.



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Divulgação AMR/MF2

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus larga em 10º na despedida da t...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus larga em 10º na despedida da t...: Curitibano do BMW Team RBM não conseguiu encaixar a melhor volta na terceira parte da classificação no tradicional circuito alemão e fecha ...

DTM: Augusto Farfus larga em 10º na despedida da temporada em Hockenheim

Curitibano do BMW Team RBM não conseguiu encaixar a melhor volta na terceira parte da classificação no tradicional circuito alemão e fecha a quinta fila do grid da etapa final de 2013.

Na temporada 2013 do DTM chega ao seu final neste fim de semana, com a disputa da décima etapa, no tradicional circuito de Hockenheim. Neste sábado (19), os 22 pilotos do grid foram à pista pela manhã, para 90 minutos de treino livre, e, durante a tarde, para a sessão classificatória que definiu o grid de largada da prova derradeira do campeonato. Augusto Farfus não conseguiu repetir a ótima performance em classificações ao longo do ano. Presença no Q4 em sete das dez etapas do certame, o curitibano do BMW Team RBM teve um desempenho razoável em Hockenheim e garantiu a décima posição no grid, que teve suas principais colocações dominadas pela montadora bávara, que dominou o último segmento do treino, posicionando nada menos que quatro carros. A pole-position ficou com o canadense Bruno Spengler, do Team Schnitzer.

Pela manhã, Augusto cravou o 18º tempo. Depois que sua equipe — que briga pelo título da temporada com o Audi Sport Team Phoenix — trabalhou em ajustes no carro, o brasileiro voltou bem para a classificação, na parte da tarde. No início do Q1, sua primeira volta rápida foi em 1min34s567. Depois, Farfus recolheu de volta para os boxes. Quando restavam quatro minutos para o fim da sessão, o curitibano voltou à pista para cravar uma volta voadora e, com 1min33s891, assegurou sua ida à segunda fase da classificação com o 13º lugar do primeiro segmento do treino.

Tão logo o início do Q2 foi autorizado, Augusto voltou à pista e assinalou 1min33s437, dando um passo importante para garantir um lugar entre os dez primeiros e ir ao Q3. O brasileiro ficou com a sétima marca desta equilibrada parte da sessão, ficando só a 0s143 atrás do líder, Mattias Ekström, da Audi.

No Q3, Augusto registrou apenas uma volta rápida, no começo desta parte da sessão, ao cravar 1min34s247. O tempo acabou não sendo bom, visto que seus oponentes logo quebraram esta marca. No fim da sessão, Farfus retornou à pista para fazer mais uma tentativa, mas, ao ver que não conseguiu melhorar seu tempo, abortou a volta e retornou aos boxes. O brasileiro, que vai largar na décima colocação em Hockenheim, entende que a posição no alinhamento inicial não reflete a performance do seu BMW M3 DTM, mas está confiante para encontrar o melhor ritmo de corrida no domingo.

Spengler assegurou a pole-position ao registrar 1min33s443 no Q4. Dirk Werner, companheiro de equipe do canadense, divide a primeira fila, com Andy Priaulx largando em terceiro, ao lado de Timo Glock. Mike Rockenfeller, novo campeão do DTM, larga ao lado de Farfus, na nona posição. A última corrida de 2013 está prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

"Não conseguimos encontrar o balanço ideal do carro na tomada de tempos, mas o resultado em si não reflete nosso verdadeiro potencial, que é muito melhor que décimo. Acabamos seguindo um caminho que privilegia muito mais a corrida do que a tomada de tempos em si, então as perspectivas são ótimas. Estamos confiantes para amanhã. Temos de ter uma boa largada, uma boa estratégia, e tudo pode acontecer. Acredito que temos tudo para fazer uma boa corrida."

Confira o grid de largada da etapa de Hockenheim:

1) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - 1'33"443
2) Dirk Werner - Schnitzer BMW - 1'33"746
3) Andy Priaulx - RMG BMW - 1'34"081
4) Timo Glock - MTEK BMW
5) Miguel Molina - Phoenix Audi - 1'33"572 - Q3
6) Marco Wittmann - MTEK BMW - 1'33"575 - Q3
7) Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1'33"706 - Q3
8) Adrien Tambay - Abt Audi - 1'33"717 - Q3
9) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - 1'33"748 - Q3
10) Augusto Farfus - RBM BMW - 1'34"247 - Q3
11) Martin Tomczyk - RMG BMW - 1'33"594 - Q2
12) Timo Scheider - Abt Audi - 1'33"600 - Q2
13) Robert Wickens - HWA Mercedes - 1'33"719 - Q2
14) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 1'33"784 - Q2
15) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1'33"839 - Q2
16) Gary Paffett - HWA Mercedes - 1'33"899 - Q2
17) Dani Juncadella - Mucke Mercedes - 1'33"963 - Q1
18) Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 1'34"097 - Q1
19) Jamie Green - Abt Audi - 1'34"162 - Q1
20) Christian Vietoris - HWA Mercedes - 1'34"170 - Q1
21) Roberto Merhi - HWA Mercedes - 1'34"308 - Q1
22) Joey Hand - RBM BMW - 1'34"389 - Q1





Hélio Castroneves busca título da Fórmula Indy neste sábado a noite.

500 milhas de Fontana decidirá quem será o campeão da categoria

O brasileiro Hélio Castroneves e o neozelandês Scott Dixon estão próximos da grande decisão da temporada 2013 da Fórmula Indy. No sábado, às 21h40 (horário de Brasília), será disputada as 500 milhas de Fontana, que decidirá quem será o campeão da categoria.

Regular durante grande parte do ano, mas com problemas em algumas corridas, Castroneves é atualmente o vice-líder. O piloto tinha grandes chances de chegar à etapa final no topo da tabela, mas duas quebras consecutivas no câmbio nas provas de Houston atrapalharam seus planos.

Ao total, na temporada, sua campanha soma duas poles, uma vitória, quatro pódios, e dez resultados entre os dez primeiros colocados. Líder durante grande parte da competição, Helinho lamentou os últimos problemas, mas mostrou confiança para a decisão em Fontana.

“Vou ser honesto, lutei muito para chegar à etapa de Fontana em melhores condições, liderando. Não me entenda mal, respeito muito meus adversários, mas a nossa trajetória durante o ano foi muito constante. Mas o que aconteceu em Houston, apesar de totalmente fora da rotina desse ano, é coisa que acontece, de corrida. Então, perder a liderança não me abalou, muito pelo contrário. Estou com mais força ainda para lutar por esse título”, afirmou o brasileiro.

Aproveitando-se dos resultados ruins do oponente nas últimas etapas, Scott Dixon assumiu a liderança após a segunda corrida de Houston e agora tem uma vantagem de 25 pontos. Mesmo sabendo que não depende só dele para vencer, Helinho comentou que a única coisa que pensará nesta sábado é em chegar ao lugar mais alto do pódio.

“Olha, minha estratégia para essa corrida é super simples. Vou pra cima e depois a gente vê como ficaram as contas. O importante é que estou super otimista, motivado, o time também e, como sempre, vamos que vamos”, concluiu.
A Band, o Bandsports e o Portal da Band transmitem a corrida a partir das 21h30 (horário de Brasília).




Foto: Robert Laberge/AFP

ALTA ROTAÇÃO: SuperBike: Team SBK Ducati Perfect Motors coloca s...

ALTA ROTAÇÃO: SuperBike: Team SBK Ducati Perfect Motors coloca s...: Neste domingo, Diego Pretel larga em quarto, enquanto que o italiano Sebastiano Zerbo sai em nono. Prova terá largada às 13h A equipe d...

SuperBike: Team SBK Ducati Perfect Motors coloca seus dois pilotos no top-10 do grid da 8ª etapa

Neste domingo, Diego Pretel larga em quarto, enquanto que o italiano Sebastiano Zerbo sai em nono. Prova terá largada às 13h

A equipe da marca italiana Ducati começou o Showdown com o pé direito. O Team SBK Ducati Perfect Motors classificou seus dois pilotos entre os 10 melhores no grid da 8ª etapa do SuperBike Series, que acontece neste domingo (20) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Depois das duas sessões classificatórias, Diego Pretel e Sebastiano Zerbo garantiram vaga na disputa da Super pole, onde os dez melhores brigam pela pole position. O brasileiro Pretel (#88) cravou o quarto melhor tempo e sairá da segunda fila. Enquanto que seu companheiro na equipe Ducati, o italiano Zerbo (#81) ficou em nono. Amanhã, a prova será exibida ao vivo pela internet no site oficial do evento (www.superbike.com.br), no portal R7 (www.r7.com) e também no site Sóaovivo (www.soaovivo.com). A RedeTV! mostra a disputa às 15h45.


A pole ficou com Maico Teixeira (Honda), que foi o mais rápido nos dois treinos classificatórios e fez a melhor volta ao anotar 2min01s934. Diego Pretel vai sair em quarto, após fazer o sexto tempo no primeiro treino classificatório (2min06s272) e a quarta marca na segunda sessão (2min03s934). Na Super pole, o piloto da Ducati Panigale anotou 2min02s766. Sebastiano Zerbo, ainda se recuperando do incidente ocorrido no início de setembro, garantiu o nono lugar no grid, com 2min06s845. Na primeira sessão, ele anotou 2min06s750 (o sétimo tempo) e, no segundo classificatório, foi 14º com 2min11s493, mas usou o treino para testar algumas modificações no acerto da moto.

Carlos Ludman, chefe da equipe, está confiante em um bom resultado. "Já temos a estratégia definida para a prova de amanhã. Com o Pretel em quarto, a ideia é que ele acompanhe o ritmo dos ponteiros e que preserve ao máximo os pneus, porque aqui o consumo é alto. Acredito que ele terá chance de buscar o pódio e, quem sabe, até a vitória. Já o Zerbo, que testou um set-up diferente no segundo classificatório e não funcionou tão bem como esperávamos. Ele vai brigar para terminar a corrida com boa pontuação e seguir firme na busca pelo título", analisou o comandante do Team SBK Ducati Perfect Motors.

Para Diego Pretel, o objetivo é ir para cima, somar pontos e se aproximar dos líderes. "Nunca tinha andado de Ducati em Brasília, e o trabalho da equipe tem sido muito bom. Cada vez que vou para pista, sinto a moto melhor. Acredito que amanhã teremos um bom ritmo na corrida. Acho que as Hondas podem ter problemas com pneus, pois a pista aqui é bem abrasiva e, se isso acontecer, será nosso momento de atacar. Meu objetivo aqui é vencer e vou buscar o primeiro lugar para avançar na classificação e pensar no título", disse o piloto da Ducati Panigale #88.

Sebastiano Zerbo vai fazer uma corrida pensada. "Aqui em Brasília tem mais curvas para a esquerda, justamente o lado que está lesionado. Com isso, não consigo dar o meu máximo, porque ainda estou me recuperando. Então, meu pensamento nesta etapa é fazer uma prova para pontuar e continuar ali perto dos líderes", resumiu o italiano que pilota a máquina #81.

Confira a programação de domingo da 8ª etapa:
8h45 - 8h55: Warm-Up SBK Pro + Pro Am - Grupos A e B
13h00 - Largada 12 Voltas* SuperBike Pro e Pro Am

1º TREINO CLASSIFICATÓRIO - SBK PRO / PRO AM
1) #36- Maico Teixeira (P), 2:01.934
2) #51- Jose Luiz Cachorrao (P), 2:02.050, a 0.116
3) #64- Danilo Andric Silva (P), 2:04.628, a 2.694
4) #41- Massao Nishimoto (P), 2:05.450, a 3.516
5) #299-Vinicius Maia (PA), 2:05.921, a 3.987
6) #88- Diego Pretel (P), 2:06.272, a 4.338
7) #81- Sebastiano Zerbo (P), 2:06.750, a 4.816
8) #777- Pablo Moyses (PE), 2:06.935, a 5.001
9) #34- Bruno Corano (P), 2:07.078, a 5.144
10) #74- Willian Andradi (P), 2:08.609, a 6.675

2º TREINO CLASSIFICATÓRIO - SBK PRO / PRO AM
1) #36- Maico Teixeira (P), 2:02.182
2) #51-Jose Luiz Cachorrao (P), 2:03.004, a 0.822
3) #64- Danilo Andric Silva (P), 2:03.630,aà 1.448
4) #88- Diego Pretel (P), 2:03.934, a 1.752
5) #34- Bruno Corano (P), 2:05.530, a 3.348
6) #41- Massao Nishimoto (P), 2:06.188, a 4.006
7) #777- #Pablo Moyses (PE), 2:06.337, a 4.155
8) #74- Willian Andradi (P), 2:07.510, a 5.328
9) #299- Vinicius Maia (PA), 2:08.091, a 5.909
10) #69- Ricardo Fox (PE), 2:08.197, a 6.015
14) #81- Sebastiano Zerbo (P), 2:11.493, a 9.311

SUPER POLE - SBK PRO / AM
1) #36-Maico Teixeira (P), 2:00.769
2) #64- Danilo Andric Silva (P), 2:01.502, a 0.733
3) #51- Jose Luiz Cachorrao (P), 2:01.518, a 0.749
4) #88-Diego Pretel (P), 2:02.766, a 1.997
5) #41- Massao Nishimoto (P), 2:03.138, a 2.369
6) #34-Bruno Corano (P), 2:04.296, a 3.527
7) #777- Pablo Moyses (PE), 2:06.627, a 5.858
8) #299- Vinicius Maia (PA), 2:06.820, a 6.051
9) #81- Sebastiano Zerbo (P), 2:06.845, a 6.076
10) #74- Willian Andradi (P), 2:06.857, a 6.088

Entenda o ShowDown
O ShowDown é um sistema de pontuação definido a partir da ordem de classificação no campeonato e que busca igualar as disputas, tornando as corridas ainda mais eletrizantes. O regulamento funciona da seguinte forma: os dez pilotos melhores ranqueados na categoria SuperBike Pro terão suas pontuações zeradas e, em seguida, receberão 500 pontos cada um. De acordo com suas posições atuais, serão incluídos de 25 a 13 pontos, conforme a posição na atual tabela: 1º (525 pontos), 2º (522), 3º (520), 4º (518), 5º (516), 6º (515), 7º (514), 8º (513) 9º (512) e 10º (511).

ShowDown - categoria SuperBike Pro
1º #36 Maico Teixeira, 525 pontos
2º #51 José Luiz Teixeira "Cachorrão", 522
3º #81 Sebastiano Zerbo, 520
4º #34 Bruno Corano, 518
5º #19 Ricardo Pelosini, 516
6º #41 Massao Nishimoto, 515
7º #64 Danilo Andric, 514
8º #88 Diego Pretel, 513
9º Alan Douglas, 512
10º Jaime Cristobal, 511


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Footos: Sampa Fotos

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Em Curitiba, Átila Abreu conquista sua ...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Em Curitiba, Átila Abreu conquista sua ...: "Desculpem os ambientalistas, mas não tive como evitar o quero-quero na última curva", diz o piloto da equipe Mobil Super Pioneer...

Stock Car: Em Curitiba, Átila Abreu conquista sua terceira pole do ano

"Desculpem os ambientalistas, mas não tive como evitar o quero-quero na última curva", diz o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing

Dono da melhor posição média de largada pela segunda temporada consecutiva, Átila Abreu deu em Curitiba mais um importante passo para manter sua coroa como rei do sábado na Stock Car. O piloto sorocabano cravou 1min18s513 para conquistar sua terceira pole na temporada 2013. Ele é o único dos 34 pilotos do grid com mais de uma posição de honra no ano.



"Foi uma volta quase perfeita. A equipe me preparou um carro muito competitivo e a única pena foi ter acertado o quero-quero na última curva. Vi o pássaro e me tirou um pouco a concentração, mas não tinha como aliviar naquele momento. Peço desculpa aos ambientalistas", afirmou o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing.


Ele acrescentou que agora espera repetir a performance na corrida de primavera em Curitiba do ano passado, quando também largou da pole e liderou todas as voltas para conquistar de ponta a ponta sua última vitória na principal categoria do automobilismo nacional.

Foi a sétima pole na carreira do dono do carro #51 e a primeira vez em que ele conquistou três posições de honra numa mesma temporada. "Acho que isso mostra amadurecimento também. As outras duas foram em pistas de rua e é gratificante largar em primeiro numa pista rápida e tradicional como esta", acrescentou Átila.


Sem chance matemática de brigar pelo campeonato, o piloto destacou ainda que vai até o final da temporada lutando por vitórias em todas as corridas. "Já estive na situação de disputar o título e fazer corridas contra adversários que só almejavam um resultado expressivo na prova. Agora sou eu neste papel e vou tratar de fazer meu trabalho e tentar dar à equipe Mobil Super Pioneer Racing a vitória que ela está merecendo há algum tempo."

A largada está marcada para 11h deste domingo, com transmissão ao vivo pelo Sportv.


Veja como ficou o grid de largada para a corrida de Curitiba:
1. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 1:18.513
2. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:18.593
3. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:18.676
4. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:18.754
5. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:18.839
6. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - 1:18.904
7. Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) - 1:18.994
8. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:19.049
9. Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - 1:19.170
10. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) - 1:19.683

11. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - 1:18.996
12. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - 1:19.071
13. Ricardo Zonta (BMC Racing) - 1:19.075
14. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:19.110
15. Diego Nunes (RC3 Bassani) - 1:19.136
16. Popó Bueno (Shell Racing) - 1:19.225
17. Rubens Barrichello (Full Time Competições) - 1:19.262
18. Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - 1:19.262
19. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.330
20. Rafa Matos (Hot Car Competições) - 1:19.348
21. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - 1:19.429
22. Luciano Burti (Boettger Competições) -1:19.511
23. Duda Pamplona (Officer ProGP) - 1:19.578
24. Felipe Lapenna (Hanier Racing) - 1:19.700
25. Vitor Genz (Gramacho Competições) - 1:19.774
26. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing) - 1:19.824
27. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - 1:19.058
28. David Muffato (Carlos Alves Competições) - 1:19.852
29. Alceu Feldmann (Full Time Competições) - 1:19.892
30. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - 1:19.924
31. Wellington Justino (Hot Car Competições) - 1:20.057
32. Gabriel Casagrande (RC3 Bassani) - 1:20.068
33. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - 1:21.313
34. Tuka Rocha (BMC Racing) - 1:25.904
*Nonô Figueiredo perdeu 15 posições no grid, por uma punição aplicada na última corrida


CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing

Fotos: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Audi sai no papel de 'caçadora' na final do DTM

ALTA ROTAÇÃO: Audi sai no papel de 'caçadora' na final do DTM: Quatro Audi RS5 DTM largam o Top-10 deste domingo em Hockenheim • Miguel Molina é o melhor representante das quatro argolas, na quinta posi...

Audi sai no papel de 'caçadora' na final do DTM

Quatro Audi RS5 DTM largam o Top-10 deste domingo em Hockenheim • Miguel Molina é o melhor representante das quatro argolas, na quinta posição • Corrida que encerra a temporada será disputada a partir das 10h deste domingo, no horário de Brasília


Uma contradição no DTM: o Audi RS5 DTM foi o carro mais rápido do treino classificatório disputado neste sábado em Hockenheim, que recebe a última etapa do ano. Porém, o melhor piloto da marca das quatro argolas sairá apenas na quinta posição do grid.

A bordo do Red Bull Audi RS 5 DTM, o sueco Mattias Ekström estabeleceu a volta mais rápida da sessão classificatória durante a segunda fase do treino, o Q2: 1m33s294. Uma marca que não foi mais alcançada nas duas fases restantes do treino. Nem pelo próprio Mattias, que sairá na sétima posição com o tempo de 1m33s707.


Ele sai duas posições atrás do melhor Audi do grid, o de Miguel Molina, que por 0s012 não entrou na fase decisiva do treino e ficou com a quinta marca: 1m33s572. Mesmo assim, o piloto espanhol ficou satisfeito com seu desempenho. "É ótimo ser o melhor piloto da Audi na última classificação do ano. Hoje consegui tirar o máximo do carro sem cometer erros. E amanhã quero fazer meu papel para dar à Audi os títulos de construtores e equipes."

Outro que se destacou neste sábado em Hockenheim foi Adrien Tambay, no Audi ultra RS 5 DTM. Segundo no treino livre da manhã, ele foi o mais rápido no Q1 e terceiro no Q2. Mas, assim como aconteceu com Ekström, o francês não conseguiu repetir seu próprio tempo no Q3 e ficou com a oitava posição no grid.

Campeão antecipado do DTM em 2013, Mike Rockenfeller sairá na nona colocação. "Meu carro não estava fácil de guiar hoje", disse o campeão. "Agora é importante traçarmos uma boa estratégia para avançar na corrida."

Também de Audi, Timo Scheider ficou com a 12ª posição do grid, Filipe Albuquerque foi o 14º, Edoardo Mortara o 18º e, Jamie Green, o 19º.

"Obviamente nossas posições no grid não são o que queríamos", disse Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM. "Nossos colegas de Munique foram muito fortes no treino, mas nós estivemos bem próximos do Q4 com o Miguel (Molina). As diferenças, como sempre no DTM, foram mínimas, e é por isso que eu espero uma corrida bastante equilibrada e que pode ser definida pelas mudanças no clima. Vamos fazer todo o possível para dar aos fãs da Audi, um grande resultado nesta última corrida do ano. Depois das três primeiras curvas, a situação pode ser completamente diferente."

Depois de dois dias de sol em Hockenheim, a previsão do tempo indica um domingo de corrida chuvoso. A prova deste domingo terá largada às 10h no horário de Brasília e será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura BandSports. É possível, também, acompanhar a prova via streaming pelo canal do DTM no Youtube: www.youtube.com/dtmint.

Confira o grid de largada para a última corrida de 2013 no DTM:

1- Bruno Spengler (BMW M3 DTM), 1m33s443
2- Dirk Werner (BMW M3 DTM), 1m33s746
3- Andy Priaulx (BMW M3 DTM), 1m34s081
4- Timo Glob (BMW M3 DTM), sem tempo no Q4
5- Miguel Molina (Audi RS5 DTM), 1m33s572
6- Marco Wittmann (BMW M3 DTM), 1m33s575
7- Mattias Ekström (Audi RS5 DTM), 1m33s706
8- Adrien Tambay (Audi RS5 DTM), 1m33s717
9- Mike Rockenfeller (Audi RS5 DTM), 1m33s748
10- Augusto Farfus (BMW M3 DTM), 1m34s247
11- Martin Tomczyk (BMW M3 DTM), 1m33s594
12- Timo Scheider (Audi RS5 DTM), 1m33s600
13- Robert Wickens (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m33s719
14- Filipe Albuquerque (Audi RS5 DTM), 1m33s784
15- Pascal Wehrlein (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m33s839
16- Gary Paffett (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m33s899
17- Daniel Juncadella (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m33s963
18- Edoardo Mortara (Audi RS5 DTM), 1m34s097
19- Jamie Green (Audi RS5 DTM), 1m34s162
20- Christian Vietoris (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m34s170
21- Roberto Merhi (DTM Mercedes AMG C-Coupé), 1m34s308
22- Joey Hand (BMW M3 DTM), 1m34s389

Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos: Rafael Durante (Mtb 48.044)

ALTA ROTAÇÃO: FIA F-3 Europeia: Em Hockenheim, Pipo Derani sobe ...

ALTA ROTAÇÃO: FIA F-3 Europeia: Em Hockenheim, Pipo Derani sobe ...: Neste domingo, o brasileiro vai largar em 12º e faz um duelo particular com o Tom Blomqvist. O piloto da Fortec quer conquistar mais pontos...

FIA F-3 Europeia: Em Hockenheim, Pipo Derani sobe seis posições e avança no campeonato

Neste domingo, o brasileiro vai largar em 12º e faz um duelo particular com o Tom Blomqvist. O piloto da Fortec quer conquistar mais pontos na última corrida do ano

Pipo Derani fez neste sábado (19) duas boas corridas de recuperação no circuito alemão de Hockenheimring Baden-Württemberg, em provas válidas pela 10ª e última etapa da FIA F-3 Europeia. Ele terminou em 7º na primeira bateria, tendo ultrapassado seis concorrentes, e na segunda disputa do dia, também conseguiu ultrapassagens, e por pouco não concluiu a prova na zona de pontuação. Encerrou a corrida 2, na 11ª posição. Amanhã (20), o paulista de 20 anos, vai largar em 12º, para os desafios da corrida derradeira, que encerra a temporada de 2013.


Mesmo largando do meio do grid, o brasileiro Derani soube administrar o equipamento e aproveitar as oportunidades que teve para fazer boas ultrapassagens. Na primeira disputa, ele superou seis adversários e cruzou a linha de chegada em 7º, feito que lhe rendeu avançar uma posição na classificação, agora está em 7º, com 143 pontos. O piloto da Fortec também impôs ritmo forte na segunda corrida, mas não teve tempo para subir mais posições. Ficou em 11º.

Animado para a disputa deste domingo, Derani comentou sobre o primeiro dia de corridas no traçado de Hockenheim. "A prova 1 foi bacana. Fiz boas ultrapassagens e consegui subir uma posição no campeonato. A corrida 2 foi um pouco mais difícil. Eu estava com pneus mais velhos e isso prejudicou um pouco. Mas mesmo assim, acho que foi positivo, porque consegui manter o (Tom) Blomqvist atrás. Ele é meu concorrente direto no campeonato. Amanhã o britânico larga na minha frente, então tenho que fazer de tudo para pontuar e terminar na frente dele", disse o brasileiro. O piloto da Grã-Bretanha é o 8º com 139,5.

Enquanto Derani e Blomqvist brigam por posições intermediárias, os ponteiros da classificação fizeram, ao longo do ano, um duelo particular. E mesmo com as duas vitórias de hoje do sueco Felix Rosenqvist, o italiano Raffaele Marciello consagrou-se o campeão de 2013. A diferença entre eles é de 25,5 pontos e mesmo que Rosenqvist vença neste domingo, não poderá mais alcançar Marciello.

Neste domingo, será realizada a última corrida do ano da FIA F-3 Europeia, a largada ocorre às 7h (pelo horário de Brasília, já considerando a mudança para o novo horário de verão). Os fãs podem acompanhar as corridas finais da FIA F-3 Europeia ao vivo pelo live timing, no site da categoria (http://www.fiaf3europe.com).

Resultado da Corrida 1 (top-5):
1. Felix Rosenqvist (SUE), Mücke Motorsport, 22 voltas em 34min42s653
2. Raffaele Marciello (ITA), Prema Powerteam, a 5.940
3. Sven Müller (GER), Van Amersfoort Racing, a 10.813
4. Alex Lynn (GBR), Prema Powerteam, a 14.396
5. Harry Tincknell (GBR), Carlin, a 17.373
7. Pipo Derani (BRA), Fortec Motorsports, a 22.014

Resultado da Corrida 2 (top-5)
1. Felix Rosenqvist (SUE), Mücke Motorsport, 22 voltas em 34min51s886
2. Alex Lynn (GBR), Prema Powerteam, a 3.570
3. Lucas Auer (AUT), Prema Powerteam, a 7.372
4. Raffaele Marciello (ITA), Prema Powerteam, a 15.361
5. Harry Tincknell (GBR), Carlin, a 22.011
11. Pipo Derani (BRA), Fortec Motorsports, a 27.150

Grid Corrida 3 (top-5)
1. Raffaele Marciello (ITA), Prema Powerteam, 1min33s495
2. Felix Rosenqvist (SUE), Mücke Motorsport, 1min33s563
3. Harry Tincknell (GBR), Carlin, 1min33s680
4. Lucas Auer (AUT), Prema Powerteam, 1min33s682
5. Jordan King (GBR), Carlin, 1min33s831
12. Pipo Derani (BRA), Fortec Motorsports, 1min34s034

Classificação do campeonato após 10 etapas (29 corridas) - 10 primeiros:
1º) Raffaele Marciello, 464,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 439
3º) Alex Lynn, 355,5
4º) Lucas Auer, 262
5º) Harry Tincknell, 217
6º) Jordan King, 174
7º) Luis Felipe Derani, 143
8º) Tom Blomqvist, 139,5
9º) Sven Müller,116
10º) Alexander Sims, 112


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Foto: Jakob Ebrey Photograph