quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Campeonato Paulista de Kart: Rodrigo Baptista continua na briga pelo título

Na categoria Sprinter, piloto subiu no pódio em todas as etapas.

Tem início neste final de semana (28/9) a segunda fase do Campeonato Paulista de Kart, com a realização de sua quarta rodada dupla no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). E novamente Rodrigo Baptista deverá ser um dos principais protagonistas na categoria Sprinter, já que poderá assumir a liderança do certame.

"Estou com grandes expectativas. Venho treinando muito para conseguir assumir a ponta do campeonato, e poderá ser desta vez", anima-se Rodrigo, que ocupa a vice-lidertança do campeonato paulista com 53 pontos, apenas 10 de desvantagem para o campineiro Luiz Matheus.


Nas quatro primeiras etapas Rodrigo Baptista (SPFC) teve excelente desempenho, liderando todas as provas. Na última rodada dupla, no entanto, não conseguiu repetir as performances anteriores. Depois de ter liderado o primeiro treino livre, na tomada de tempos Rodrigo perdeu a pole position por meros 82 milésimos de segundo e largou da segunda posição. Só que na hora da corrida o seu equipamento não rendeu 100%. Por isto, terminou a quinta etapa em quinto e a sexta corrida da temporada em terceiro.

"Não sabemos bem o que provocou a queda de rendimento em ritmo de corrida, se foi o set de pneus que usamos ou o que foi. Apesar de não ter sido muito ruim, estávamos esperando resultados melhores. Agora já treinamos bastante, revisamos todo o equipamento e parece estar tudo em ordem. Quero retomar a liderança do campeonato e mantê-la até a última etapa", planeja Baptista.

"O Rodrigo está com um bom equipamento. Ele está treinando, se dedicando e virando rápido. Ele está tranquilo na vice-liderança, mas demonstra que irá continuar na brigar pelo título até o final da temporada", avisa Marcelo Piedade, ‘coach’ de Rodrigo Baptista.

Veja a pontuação da Sprinter depois de seis etapas:
1) Luiz Felipe Matheus, 63 pontos
2) Rodrigo Baptista, 53
3) Rafael Velho e Guido Cotta, 28
5) Vitor Oliveira e Elvis Hum, 17
7) Caio Parizotto e Lucas Villela, 15
9) Brenor Monteiro, 14
10) Pietro Guglielmi, 13.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Luiz Pinheiro

Sul-americano de Fórmula 4: Bruno Baptista quer ampliar a liderança

Brasileiro continua liderando o Campeonato Sul-americano de Fórmula 4 depois de oito provas

Líder do Campeonato Sul-americano de Fórmula 4 desde a terceira etapa, o brasileiro Bruno Baptista (Pr1me Sport Energy Gel) volta ao palco de sua estreia no automobilismo. E ele terá mais um novo desafio em sua curta carreira de apenas cinco meses e meio e oito corridas disputadas, já que neste final de semana (27 e 28/9) enfrentará quatro provas do certame continental no circuito de Mercedes, situada 278 km a oeste de Montevideo, no Uruguai, quase fronteira com a Argentina.

"Vai ser uma rodada muito disputada e dura. Mas estou com um ânimo muito grande depois da minha vitória na chuva, largando lá detrás. Estou indo buscar as quatro vitórias", planeja Bruno, que vem de vitória na última competição realizada, em meados de setembro em El Pinar, também no Uruguai.


Apesar de enfrentar pilotos uruguaios que já competiram outras vezes na pista de Mercedes, e dos outros fortes concorrentes, Bruno Baptista está focado em alcançar outros bons resultados no fim de semana. "Na minha estreia já consegui excelentes resultados, largando em segundo e terminando as duas provas na segunda colocação, além de ter realizado a volta mais rápida em uma das corridas. Agora, com mais experiência com o carro e já conhecendo o circuito, só posso almejar a vitória. E pra isto, me aprimorei fisicamente, para suportar as quatro corridas, pois o desgaste físico será grande", observa piloto da Pr1me Sport Energy Gel.

"Apesar de todo o ânimo, o importante é manter e até ampliar a liderança no campeonato. O campeonato está muito equilibrado e não posso deixar de pontuar bem. Mesmo tendo vencido uma corrida e ter terminado seis na segunda colocação, como deixei de pontuar em uma etapa por quebra no câmbio, a minha folga é pequena. Então, vou buscar a vitória, mas sem me arriscar a não terminar alguma prova", argumenta o líder do campeonato, que soma 132 pontos, 11 de vantagem sobre Felipe Ortiz, o vice-líder.

Programação do final de semana:

Sexta-feira:
12h00 às 12h30 - 1º Treino livre
14h00 às 14h30 - 2º Treino livre
17h00 às 17h30 - Classificação

Sábado:
11h00 às 11h30 - Corrida 1
15h35 às 16h05 - Corrida 2

Domingo:
09h40 às 10h10 - Corrida 3
14h30 às 15h00 - Corrida 4


Classificação da F4 Sudam após 8 etapas:
1) Bruno Baptista (BRA), 132 pontos;
2)Felipe Ortiz (BRA), 121;
3) Juan Manuel Casella (URU), 83;
4) Nicolás Muraglia (URU), 55;
5) Martin Ponte (ARG), 51;
6) Federico Ensslin (URU), 46;
7) Frederick Balbi (URU), 45;
8) Enzo Bortoleto (BRA), 41;
9) Diego Muraglia (URU), 33;
10) Francisco Cammarota (URU), 30;
11) Miguel Wholer (URU), 28;
12) Mauro Marino (ARG), 18;
13) Adrián Chiribao (URU), 14;
13) Maximiliano González (MEX), 14;
13) Alessandro Salerno (ARG), 14;
16) Salvador Alba (MEX), 12;
17) Miguel Calamari (ARG), 10.


Mastermidia.com.br
João Alberto Otazú

Fotos: divulgaão

DTM: Vencedor em 2013, Augusto Farfus volta a Zandvoort para disputa da penúltima etapa da tempo

O piloto brasileiro volta ao circuito holandês para encarar a nona corrida do campeonato neste fim de semana. Objetivo de Augusto Farfus é lutar pela vitória e repetir a boa performance de 2013 para encostar no top-5 e ajudar a BMW a conquistar mais um título no ano


A temporada 2014 do DTM (Campeonato Alemão de Turismo) chega neste fim de semana (27 e 28 de setembro) à sua penúltima etapa. Assim como aconteceu no ano passado, o tradicional circuito de Zandvoort sediará a nona etapa do campeonato. A prova, que estava previamente agendada para acontecer em Guangzhou, na China, foi cancelada, e a organização da categoria optou por preencher a lacuna com a disputa da corrida na Holanda. Para Augusto Farfus, atuar novamente em Zandvoort é muito motivador, uma vez que foi neste traçado que o brasileiro venceu em 2013 após grande atuação.


Presente no calendário do DTM desde 2001, Zandvoort é um circuito bastante técnico e dispõe de uma variação bem interessante de curvas, com os carros do DTM podendo alcançar os 250 km/h no fim da reta dos boxes. O traçado, que compreende 4.307 metros de extensão, é bastante apreciado por Farfus, que acredita ter grandes chances de repetir a boa performance do ano passado e deixar a Holanda com outra vitória na categoria.

Para a penúltima etapa do ano, o principal objetivo de Augusto, além de lutar pela vitória, é somar pontos importantes para subir na classificação do campeonato. Atualmente com 39 pontos, o piloto brasileiro do BMW Team RBM ocupa a nona colocação, mas acredita no potencial da BMW M4 para avançar ao top-5. Outra meta do curitibano de 31 anos é ajudar a montadora bávara a fechar a temporada como campeã entre as construtoras do DTM. Atualmente, a BMW soma 320 pontos, contra 302 da Audi.

Augusto, que neste fim de semana terá 7,5 kg de lastro no seu carro, começa a acelerar no sábado, quando a programação compreende dois treinos livres e a sessão classificatória. A nona corrida do ano será disputada no domingo, às 8h30 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports.

Augusto Farfus:

"Zandvoort é um circuito muito especial para mim, uma vez que foi lá que venci pela última vez no DTM e sempre fui competitivo com todos os carros que guiei. Então, estou bastante ansioso e confiante para o fim de semana. Certamente a pista vai impor a todos nós um grande desafio quanto ao consumo dos pneus, e isso será um fator decisivo na prova. Meu histórico em Zandvoort me permite sonhar com a vitória, então vou lutar por isso, além de trabalhar duro para ajudar a BMW a conquistar o título dos construtores na temporada 2014."

Programação da 9ª etapa da temporada 2014 do DTM em Zandvoort:

Sábado, 27 de setembro:
3h45 às 4h45 - Treino Livre 1
5h05 às 6h05 - Treino Livre 2
9h45 às 10h35 - Classificação

Domingo, 28 de setembro:
8h30 - Corrida (44 voltas)

Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: BMW

Bruno Bonifacio abre maratona de corridas com etapa de Paul Ricard da Formula Renault Eurocup

Com três rodadas duplas nos próximos quatro finais de semana, o piloto brasileiro entra na reta final da temporada 2014 com o objetivo de lutar pelas primeiras posições em Le Castellet. O canal Band Sports transmitirá a etapa: no sábado, a partir de 11h; no domingo, às 13h

Bruno Bonifacio volta a acelerar neste fim de semana (26 a 28 de setembro), quando será realizada a sexta e penúltima etapa da temporada 2014 da Formula Renault Eurocup, no circuito francês de Paul Ricard. Para o piloto brasileiro, a rodada dupla em Le Castellet representará o início de uma maratona, com seis corridas em pouco mais de 20 dias. Além de correr no autódromo localizado às margens do Mediterrâneo, Bonifacio disputará a etapa de Jerez da divisão Alps uma semana depois e voltará à Espanha para fechar a temporada da Eurocup, entre 18 e 19 de outubro.

O piloto da Prema Powerteam encara esta reta final de temporada como uma oportunidade para recuperar terreno e voltar à forma que o colocou como um dos brasileiros de relevante destaque no automobilismo internacional. Ao todo, neste ano, Bruno tem uma vitória em Spa-Francorchamps, quatro pódios na divisão Eurocup da Formula Renault — uma das principais categorias de base do mundo —, e outros três pódios pela Alps.


Depois de um período marcado por uma série de infortúnios, Bonifacio retorna a Paul Ricard, onde andou muito bem nos testes de pré-temporada, para retomar a rota ascendente e voltar a lutar pelas primeiras posições. Durante as atividades realizadas no início de março em Le Castellet, Bruno figurou de forma constante entre os mais rápidos e chegou a cravar o recorde do circuito. Tal performance deixa o jovem paulista bastante confiante para a etapa deste fim de semana.

Quinto colocado na temporada 2014 da Formula Renault Eurocup, com 76 pontos, Bruno Bonifacio, único brasileiro a disputar a categoria de forma integral neste ano, começa a acelerar no traçado de 5.842 metros na sexta-feira, quando serão realizados dois treinos livres, com duração de uma hora cada. No sábado, os pilotos voltam ao circuito para o treino classificatório pela manhã e, no período da tarde, a primeira corrida do fim de semana. A etapa de Paul Ricard se encerra no domingo com mais uma tomada de tempos e a derradeira prova em Le Castellet. O canal Band Sports transmitirá as duas corridas: no sábado, a partir de 11h; no domingo, às 13h, horário de Brasília.

Bruno Bonifacio:

"Estou feliz por voltar a Paul Ricard, um circuito muito especial para mim pelas grandes experiências que tivemos lá durante a pré-temporada neste ano. A pista é desafiadora: difícil e bastante longa, E explora ao máximo o potencial de um piloto. Fizemos um ótimo trabalho nos testes de inverno, e agora voltamos confiantes em conquistar bons resultados. Infelizmente, tivemos infelicidades e má sorte em algumas corridas, então perdemos muitos pontos com isso. Mas, apesar de tudo, ainda estamos em condições de lutar por uma ótima posição no campeonato. Por isso, vamos encarar essa maratona de três etapas em quatro semanas com muita determinação para concretizar o grande trabalho que estamos fazendo em conjunto com nossa equipe e garantir os melhores resultados possíveis. Temos potencial e todas as condições para alcançar nossos objetivos e fechar bem 2014."

Programação da 6ª etapa da Formula Renault Eurocup em Paul Ricard:

Sexta-feira, 26 de setembro:
4h40 às 5h40 - Treino livre 1
9h20 às 10h20 - Treino livre 2

Sábado, 27 de setembro:
5h25 às 5h40 - Classificação 1 (Grupo A)
5h45 às 6h - Classificação 2 (Grupo B)
11h05 - Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

Domingo, 28 de setembro:
4h50 às 5h05 - Classificação 2 (Grupo B)
5h10 às 5h25 - Classificação 2 (Grupo A)
9h30 - Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva
Fotos: Prema Powerteam


Átila Abreu mira "tri" gaúcho para manter a liderança na Stock Car

Pódio em Santa Cruz do Sul é o que falta para piloto da equipe Mobil Super Racing conquistar troféus em todas as pistas do RS

Átila Abreu e a equipe Mobil Super Racing desembarcam neste final de semana em Santa Cruz do Sul de olho na manutenção da liderança na Stock Car e em completar o "tri" nos autódromos gaúchos da categoria. A pista da nona etapa do calendário é a única do Estado em que o carro #51 ainda não foi para o pódio.

"É uma das pistas favoritas para todos os pilotos e vamos confiantes para brigar novamente por pontos e pelo pódio", disse o sorocabano, cujo quarto lugar em 2010 é o melhor resultado nos 3.531 metros de Santa Cruz. "O público gaúcho é muito entusiasmado com automobilismo e tem nesta etapa a pista mais seletiva da temporada", acrescentou Átila, que tem no currículo vitória no Velopark (2011) e segundo lugar em Tarumã (2012).


O piloto lembra que Santa Cruz do Sul foi palco da primeira corrida da Stock Car com rodada dupla, na segunda etapa deste ano. "Nosso carro felizmente melhorou muito desde então, o que me deixa mais confiante para o final de semana. Na primeira passagem por Santa Cruz larguei em quinto a primeira corrida e fui acertado no início da prova. Foi nosso único abandono no ano. Na segunda prova larguei em 26º e mesmo sem o carro perfeito terminamos em sétimo numa bela recuperação."

Átila destaca a personalidade do circuito, que proporciona pontos de ultrapassagem pois combina curvas de alta, baixa e freada forte, além dos "S" de alta. "O grande desafio é que o carro precisa de um acerto que equilibre bem a performance em todos os setores da pista", explica o sorocabano.

O representante da equipe Mobil Super Racing encabeça a classificação dos pilotos desde a quarta etapa da temporada. Ele está a 6,5 pontos de Rubens Barrichello, o segundo colocado. "A temporada mostra que consistência é fundamental. Vamos trabalhar para pontuar nas duas corridas e manter, ou se possível ampliar, a diferença na liderança", afirmou Átila.

O carro #51 figurou entre os 10 primeiros colocados em 11 das 14 corridas realizadas no ano, sendo sete no top5. Ele é também o de melhor retrospecto nas tomadas de tempo: em 2014 sua pior posição no grid foi o sétimo lugar na corrida passada.

A programação de pista tem início nesta sexta-feira, com os primeiros treinos livres. O Sportv exibe o treino classificatório de sábado (às 14h) e as duas baterias de domingo (a partir das 10h) ao vivo.


Classificação (top 10):
1. Atila Abreu 145,5 pontos
2. Rubens Barrichello 139
3. Cacá Bueno 127
4. Sergio Jimenez 121
5. Thiago Camilo 106,5
6. Ricardo Maurício 101,5
7. Julio Campos 98,5
8. Valdeno Brito 98
9. Max Wilson 95
10. Antonio Pizzonia 92,5


Luís Ferrari

Fotos: Hyset

Velocidade na terra agita Araraquara nesse final de semana- dias 27 e 28 de setembro.

Pista do Circuito da Mata será o palco de uma etapa do campeonato regional da modalidade.

Será realizado nesse final de  semana (27 e 28) no “Circuito da Mata” , pista localizada na rodovia que liga Araraquara a Bueno de Andrade (coxinhas) e Matão, uma etapa do campeonato regional de velocidade da terra.

Por lá competirão as gaiolas com motores refrigerados a ar ( motores de fusca), gaiolas com motores refrigerados a água (motores de gol do Passat) e a coqueluche que é a categoria turismo onde competem gol, Passat, Escort , carros de que estamos acostumados ver nas ruas de nossas cidades.

Em todas as categorias as disputas são e serão muito acirradas, os pilotos disputam palmo a palmo posições para que possam obter um lugar no pódio e também ganhar o troféu.

A pista do ”Circuito da Mata” tem a extensão de mais ou menos 1.700 metros com 10 de largura, bem seletiva e com retas que convidam os pilotos a acelerar, por lá já foram realizadas varias provas da categoria e também uma etapa do campeonato brasileiro de kartcross.

Deverão participar da prova, pilotos de Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba o que devera fortalecer ainda mais as disputas.

Um piloto que devera retornar à categoria das gaiolas a água é Marcos Malara de Araraquara, esse piloto já ganhou corridas e participou de varias etapas do campeonato paulista e também do brasileiro, em conversa, ele diz; “Sei que vai ser pedreira, estou fora de forma, fiquei muito tempo parado, tenho que me adaptar novamente a tudo, ter ritmo de prova, acho que será um bom treino para quem pensa em voltar a correr.”

O “Circuito da Mata” tem toda a infra-estrutura para receber um bom publico e equipes, estacionamento, bares, banheiros, muita sombra e que não pode falta para

o publico, emoção nas disputas, uma boa cerveja gelada e aquele churrasquinho feito na hora.   

Na categoria gaiola a ar a situação do campeonato e a seguinte:
Pontuação Atualizada Campeonato Regional de Autocross

Tubular Formula
1- Luis Cesar..................100 Pontos
2-Valdir Neves..................97 Pontos
3-João Neves...................75 Pontos
4-Newton Barbosa...........67 Pontos
5-Ricardo dos Santos......64 Pontos
6-Wilson Dimas................36 Pontos
7-Emigdio.........................00 Pontos
8-Edgar Targa..................00 Pontos
9-Danillo..........................00 Pontos

Então fica assim:
6°Etapa Campeonato Regional de Autocross
Circuito da Mata
Dias 26/27 setembro de 2014
A partir das 9hrs

Texto Antonio Fernando T. de Souza
Fotos divulgação