ALTA ROTAÇÃO: Quase 100 cidades já receberam o Rally dos Sertões...: Ao final da competição de 2014, o maior evento de rali do Brasil terá passado por 93 diferentes cidades, em 14 estados, mais o Distrito ...
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Quase 100 cidades já receberam o Rally dos Sertões, que em agosto realiza sua 22ª edição
Ao final da competição de 2014, o
maior evento de rali do Brasil terá passado por 93 diferentes cidades, em 14
estados, mais o Distrito Federal
O Rally dos
Sertões completará, em 2014, sua 22ª edição e mostra que não é por acaso que é
conhecido como o maior rali sem fronteiras. Em época de grandes eventos
esportivos, o maior de off road do país alcança uma marca histórica. Ao final
desta edição, os valentes pilotos e navegadores já terão levantado poeira em 93
cidades brasileiras, superando os mais diversos obstáculos.
O trajeto de 2014 contará com sete cidades.
Nesta quarta-feira (dia 2), Eduardo Sachs, diretor técnico da Dunas Race,
iniciou a conferência do roteiro. A prova terá seu início no dia 24 de agosto
no recém reformado autódromo de Goiânia (GO), partindo para Caldas Novas,
cidade que está pela terceira vez no evento. Em seguida, os pilotos irão para
as três cidades estreantes desse ano, Catalão, em Goiás, Paracatu e São
Francisco, no estado mineiro. De São Francisco a caravana parte para Diamantina,
cidade que participa pela quinta vez do rali. Após esta etapa, os competidores
seguem rumo à linha de chegada, que será no dia 30 de agosto na capital
mineira, Belo Horizonte.
Em 22 anos, o Rally dos Sertões já passou por
14 estados, sendo eles Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Piauí, Maranhão,
Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de
Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Goiânia é cidade que mais esteve
no roteiro do rali: em 2014 completa 13 participações, sendo que doze delas
foram largadas.
O Sertões também traz em seu DNA o pioneirismo
em "desbravar" regiões ainda pouco exploradas neste enorme Brasil,
contribuindo para o seu crescimento. É o caso do Jalapão, hoje em dia já um
ponto turístico, mas que foi "descoberto" pelo rali, que mostrou ao
mundo suas belas paisagens, com rios banhando um ambiente árido e uma fauna
diversificada. O Sertões também move a economia das cidades por onde passa,
mexendo com toda a cadeia produtiva, passando por restaurantes, hotéis e o
comércio local. O que torna esse turismo "off-road" mais uma forma da
população local gerar renda.
Ao longo destes anos, o Rally dos Sertões
tornou-se o principal evento off road do país e esteve presente nas mais belas
paisagens. Com muitos obstáculos, os pilotos foram se superando a cada etapa e,
em 2014, os competidores continuarão a ter desafios para vencerem e
ultrapassarem a linha de chegada, após quase 2700 quilômetros.
Veja
todas as cidades por onde o rali já passou (em negrito as estreantes deste
ano):
Alfenas (MG), Alto Paraíso de Goiás (GO), Alto
Parnaíba (MA), Aracajú (SE) Araguaína (TO), Aruanã (GO), Bacabal (MA), Balsas
(MA), Barra (BA), Barra do Corda (MA), Barreiras (BA), Barreirinhas (MA), Belo
Horizonte (MG), Bom Jesus (da Gurgueia) (PI), Bom Jesus da Lapa (BA), Brasília
(DF), Brumado (BA), Caicó (RN), Caldas Novas (GO), Campos do Jordão (SP),
Cândido Sales (BA), Carolina (TO), Cássia (MG), Catalão (GO), Cavalcante (GO),
Colinas do Tocantins (TO), Corrente (BA), Cratéus (CE), Diamantina (MG),
Dianópolis (TO), Floriano (PI), Fortaleza (CE), Franca (SP), Garanhuns (PE),
Goianésia (GO), Goiânia (GO), Gurupi (TO), Iguatú (CE), Imperatriz (MA),
Itajubá (MG), Januária (MG), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Juíz de Fora
(MG), Lençóis (BA), Lizarda (TO), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Minaçu (GO),
Montes Claros (MG), Mossoró (CE), Natal (RN), Natividade (TO), Niquelândia
(GO), Ouro Preto (MG), Padre Bernardo (GO), Palmas (TO), Paracatu (MG), Paranã
(TO), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Petrolina (PE), Petrópolis (RJ),
Pirapora (MG), Pirenópolis (GO), Ponte Alta do Tocantins (TO), Porangatu (GO),
Porto de Galinhas (PE), Porto Nacional (TO), Porto Seguro (BA), Quixadá (CE),
Salvador (BA), Santa Helena/Rio Verde (GO), Santana do Araguaia (PA), São Félix
do Araguaia (MT), São Félix do Jalapão (TO), São Félix do Tocantins (TO), São
Francisco (MG), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), São
Raimundo Nonato (PI), Seabra (BA), Senhor do Bonfim (BA), Serra Talhada (PE),
Sobral (CE), Taiobeiras (MG), Teresina (PI), Ubajara (CE), Uberlândia (MG),
Unaí (MG), Uruaçu (GO), Varginha (MG), Xique-Xique (BA).
Apoio
Além do apoio dos Governos de Goiás e de Minas
Gerais, o Sertões já anunciou alguns de seus patrocinadores para a 22ª edição:
Mitsubishi Motors, Polaris, Outback e Séotres Cosméticos. E muitas novidades
estão por vir.
A programação do Rally dos Sertões 2014:
23/08 - Prólogo - Goiânia (GO)
24/08
- 1ª etapa - Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km
25/08 - 2ª etapa - Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km
26/08
- 3ª etapa - Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km
27/08
- 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km
28/08
- 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 413 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km
29/08
- 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km
30/08
- 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Outras informações: www.sertoes.com
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio
Scafuro / Guilherme Silva
Fotos: Eric Schroeder
ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: Time brasileiro aposta em bons resu...
ALTA ROTAÇÃO: Sprint Series: Time brasileiro aposta em bons resu...: BMW Sports Trophy Team Brasil confia em boa fase e espera sair da Holanda com novas conquistas. Programação começa nesta sexta-feira com...
Sprint Series: Time brasileiro aposta em bons resultados no ano para buscar a vitória em Zandvoort
BMW Sports Trophy Team Brasil confia
em boa fase e espera sair da Holanda com novas conquistas. Programação começa
nesta sexta-feira com os treinos livres
Mesmo com a
Copa do Mundo rolando nos gramados brasileiros, o Blancpain Sprint Series não
para e neste fim de semana, de 4 a 6 de julho, o campeonato 2014 terá sua
sequência com a realização da terceira etapa, que acontece em Zandvoort, na
Holanda. Na equipe BMW Sports Trophy Team Brasil, o clima é de otimismo, e não
poderia ser diferente.
O elenco brasileiro, patrocinado pelo Banco do
Brasil, vem da conquista de dois pódios na etapa de Brands Hatch, quando Cacá
Bueno e Sérgio Jimenez, do BMW Z4 #0, garantiram o terceiro lugar nas duas
corridas da rodada dupla em solo inglês. A outra dupla, formada por Matheus
Stumpf e Valdeno Brito (que substituiu Nelsinho Piquet), tinha tudo para
completar a rodada também no pódio, não fosse um drive-through notificado pela
organização da prova, a poucas voltas do fim, quando Brito ocupava a segunda
posição na corrida.
Na última etapa, outra conquista que também
foi comemorada, foi a vitória dos mecânicos da equipe no Desafio de Pit Stop,
que executaram a mais rápida parada para troca de pneus da etapa e faturaram o
prêmio de dois mil euros. Todos esses fatores comprovam a evolução e o bom
desempenho do grupo verde e amarelo e dos carros modelo BMW Z4. E com
conhecimentos sobre a pista e embalado pelos resultados em Brands Hatch, o time
comandando por Antonio Hermann e Washington Bezerra, desembarca em Zandvoort animado
para buscar a tão esperada vitória. O canal SporTV transmite ao vivo as
disputas. A Rede TV! também vai exibir a corrida principal, às 14h30 do domingo
(6).
Cacá Bueno está confiante e destaca que o time
tem boas condições de brigar pelo pódio, mas descarta o favoritismo ao elenco
brasileiro. "Espero um resultado
melhor do que foi em 2013. Zandvoort, talvez, fosse a pista mais esperada por
nós, mas este ano o regulamento é um pouco diferente, já que o BOP (Balance of
Performances) varia de acordo com o circuito. Mas, é uma pista boa. E lembro
que foi o único lugar que brigamos por pódios na temporada passada. Neste ano,
estamos tendo bons resultados em pistas um pouco mais complicadas, então porque
não pensar em um resultado ainda melhor em Zandvoort? Estou bem otimista.
Acredito que o conjunto: acerto da equipe, um melhor balanço de performance e
mais equilíbrio tem contribuído para a boa fase. Talvez Zandvoort fosse um
lugar ideal para pensar em vitória, e, claro vamos trabalhar para isso, mas sem
um otimismo exagerado, afinal não somos os favoritos para ganhar, e ainda não
temos o melhor carro. Mas, posso dizer que a nossa vitória está
amadurecendo", considerou o carioca do BMW Z4 #0.
Sérgio Jimenez confia no bom trabalho que a
equipe vem fazendo. "Espero uma boa
prova. É uma pista que, em certas partes, nosso carro será muito rápido. Ano
passado andamos muito bem lá. Eu e o (Ricardo) Zonta largamos em último e
chegamos em sétimo. Sabemos da dificuldade que temos em passar outros carros,
por causa da velocidade de reta que não temos. Mas, a expectativa é continuar
buscando o pódio nas corridas, e sermos o mais constante possível. Podemos não
ter o carro mais rápido, mas temos uma ótima equipe e um entrosamento muito bom
entre os pilotos. Por isso, acredito que mantendo nosso trabalho, vamos estar
perto da vitória e espero que ela aconteça em Zanvoort, que é uma pista legal,
onde o público comparece e gosta muito de automobilismo", analisou o
paulista, que ao lado de Bueno, está em terceiro no campeonato com 33 pontos.
O gaúcho Matheus Stumpf também acredita no bom
desempenho do time. "Diferente do
que aconteceu em Brands Hatch, Zandvoort é uma pista que eu já fiz uma corrida
ano passado, e naquela ocasião enfrentamos vários problemas. É um circuito
estreito, mas que tem alguns pontos de ultrapassagem, portanto podemos esperar
uma corrida bem emocionante e agitada. Acredito que temos condição de brigar
pela vitória. Nosso carro se mostrou bem competitivo na última corrida, onde
poderíamos ter tido o melhor resultado da equipe na Europa, não fosse a
penalização que recebemos. O bom desempenho nos deixa esperançosos para obter
mais resultados positivos", comentou.
Nelsinho Piquet, que já andou em Zandvoort,
está animado para voltar à equipe e ao circuito - depois de 11 anos -, onde fez
uma pole e terminou a corrida em segundo durante uma prova em 2003 no Marlboro
Masters, e que na época, contou com a presença do alemão Nico Rosberg,
atualmente líder do campeonato de Fórmula 1. "Gosto da pista de Zandvoort. E, estou muito motivado para voltar
ao BMW Team Brasil neste final de semana. Sei que o carro melhorou, desde minha
última corrida em Nogaro, e estou ansioso para ir logo pra pista",
relatou Nelsinho.
A terceira etapa da temporada 2014 também contará
com o retorno à equipe do experiente piloto Nelsinho Piquet, que assim como na
primeira rodada, formará dupla com o gaúcho Matheus Stumpf, a bordo do BMW Z4
#30. Antes de voltar a acelerar, os dois estiveram juntos nos Estados Unidos,
onde fizeram alguns trabalhos e estudos em telemetria. A programação começa
nesta sexta-feira (4) com os treinos livres, a partir das 6h45 (pelo horário de
Brasília).
Programação da 3ª
etapa em Zandvoort (horário de Brasília, cinco horas atrás do horário local):
Sexta-feira, 4
6h45 - Treino livre 1
12h10 - Treino livre 2
Sábado, 5:
4h: Classificação
8h45: Corrida Classificatória (transmissão ao
vivo no SporTV3)
Domingo, 6:
4h: Warm-up
6h45: Corrida Principal (transmissão ao vivo
no SporTV2)
Classificação do Campeonato - após
duas etapas (top-10):
1 Maximilian Buhk/ Maximilian
Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 51 pontos
2 Hari Proczyk/
Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 42
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW
Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
4 Mateusz Lisowski / Vicent Abril
(Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 23
5 Cesar Ramos/
Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 22
6 Gregory
Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
7 Sergei
Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13
8 Alex Zanardi
(Roal Motorsport BMW Z4), 10
9 Niki
Mayer-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra), 8
10 Enzo Ide/
Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 8
11 Valdeno Brito/Matheus Stumpf (BMW
Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 7
ALTA ROTAÇÃO: Marcas e Pilotos abre temporada de caça aos lídere...
ALTA ROTAÇÃO: Marcas e Pilotos abre temporada de caça aos lídere...: Categoria da Copa ECPA Velocidade disputa próxima etapa neste sábado A Copa ECPA Velocidade, que tem o como principal categoria o Re...
Marcas e Pilotos abre temporada de caça aos líderes
Categoria da Copa ECPA Velocidade
disputa próxima etapa neste sábado
A Copa ECPA Velocidade, que tem o como
principal categoria o Regional de Marcas e Pilotos abriu a temporada de caça
aos líderes do campeonato. As provas do certame, que é disputado por carros de
turismo, acontecem no próximo sábado (5 de julho), no autódromo do Esporte
Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo.
Com a
realização da quarta etapa, a temporada chega a sua metade e ninguém deseja
terminar essa primeira parte da competição com o líder fora da mira de alcance.
Portanto, as provas que fecham o semestre serão de caça aos primeiros
colocados, principalmente aqueles que estão disparados na tabela de pontos.
Coube à dupla Rodnei Mazieri e Gustavo
Favoretto a vitória na última bateria da terceira etapa que impediu os líderes,
Neto Datti e Lamartine Pinotti (com 101 pontos), de dispararem ainda mais na
liderança da categoria Super. Com uma vitória simples, a dupla assumiu a
segunda colocação na temporada, com 79 pontos, e empurrou outra dupla, Luis
Piccolo e João Morais, para a quarta posição, agora com 62 pontos. Em terceiro
está Luiz Alves, de Sumaré, que tem 63.
Apesar de vencedor da segunda etapa da
temporada, o piloto Rodrigo Stefanini ocupa apenas a sétima posição na tabela,
com 26 de pontos. Nas três etapas realizadas até aqui, quando foram disputadas
seis baterias, Stefanini venceu a segunda prova da segunda etapa.
Competindo com um C3, carro que estreou nesta
temporada, o piloto de Capivari ainda não encontrou o acerto ideal para seu
motor. “O Citroën é um carro que nunca
foi utilizado na categoria e há pouca informação sobre ele. Então, temos que
andar muito ainda para descobrir acerto de chão e motor, mas estamos
trabalhando e espero ter mais sorte neste sábado”, comentou o piloto,
campeão da categoria em 2011.
Na segunda
colocação pela Light, aparecem Reinaldo Palace e Neimar Barbosa que correm
juntos e estão apenas a cinco pontos a menos que o líder, Carlos Zilio, com 76
pontos. A dupla acredita que possa terminar o semestre na liderança da
categoria de acesso. Já o piracicabano Alexandre Barbosa, que está na terceira
posição, com 59 pontos, tenta encostar-se aos líderes. “A diferença não é grande. Se vencer as duas baterias poderia
terminar o semestre praticamente juntos a eles”, afirmou o piloto.
Entre os
Novatos, Danilo Gandelim tem 84 pontos e se afastou da liderança após duas
vitórias seguidas de Rafael Matta, que lidera com 111 pontos. “Fiz uma boa estreia e consegui evoluir
na segunda etapa, mas nas provas da terceira etapa nada mais deu certo.
Esperamos corrigir os problemas que apresentamos nas últimas duas corridas para
tentar terminar o turno brigando pela vitória", disse o mais jovem
piloto da categoria, com 16 anos.
Serviço
O autódromo
do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP
135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901,
e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Assinar:
Postagens (Atom)