quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Hitech Racing confirma Christian Hahn e Pedro Caland para temporada 2015 da F3 Brasil

Faltando pouco mais de duas semanas para o início do campeonato, o chefe da equipe Rodrigo Contin espera anunciar mais dois pilotos nos próximos dias para a disputa da principal categoria de base do automobilismo nacional

Depois de um ano de muito crescimento em todos os sentidos, a F3 Brasil abre 2015 em busca de reafirmação da sua importância para a formação e desenvolvimento de jovens pilotos no automobilismo nacional. A categoria, que teve em 2014 Pedro Piquet como campeão na classe principal e Vitor Baptista na Light, inicia sua segunda temporada daqui a duas semanas, entre 7 e 8 de fevereiro, em Curitiba, casa da Hitech Racing Brazil. A equipe, chefiada pelo engenheiro Rodrigo Contin, confirmou nesta quarta-feira (21) seus dois primeiros nomes para a disputa do campeonato: Christian Hahn vai correr na categoria A, enquanto Pedro Caland vai representar o time na classe Light.


Aos 16 anos, o paulista Christian Hahn corre de kart desde os 7, apoiado pelo pai, o também piloto Marcelo Hahn. Em 2014, formou dupla com Marcelo em algumas etapas do Mercedes-Benz Challenge e acompanhou provas da F3 Brasil, quando houve uma identificação imediata com a categoria. Antes do acerto com a Hitech Racing, Christian realizou testes com o carro Dallara F309 no Autódromo do Velopark e, pouco depois, em Santa Cruz do Sul.

Por sua vez, o jovem Pedro Caland é de Brasília. Iniciou sua carreira também no kartismo, aos seis anos, e se destacou logo de cara conquistando títulos regionais em várias categorias. Além da sua experiência no kart, o brasiliense realizou treinos com o carro de Formula 1.8 para adquirir experiência em monopostos e, aproveitando tal quilometragem, conseguiu mostrar bom desempenho durante testes com o Dallara F301 da categoria Light no Autódromo de Goiânia.

Para o chefe de equipe da Hitech Racing, o foco da temporada estará no aprendizado, experiência e acúmulo de quilometragem com seus novos pilotos. Com dois nomes já confirmados, o engenheiro mecânico acredita que poderá anunciar, em breve, mais um piloto para a categoria principal e outro na Light, fechando o quadro de pilotos da equipe para o campeonato.

Rodrigo Contin:

"Estamos muito animados para o começo da temporada. É bom iniciar o campeonato mais cedo para mostrar aos pilotos, imprensa e público em geral que é a F3 Brasil é um caminho cada vez mais sólido. Já temos 12 pilotos confirmados e podemos ter mais outros oito nomes no grid, totalizando 20 carros, o que torna nossa categoria ainda mais forte."

Sobre os pilotos:

"O Christian Hahn vai fazer sua primeira temporada completa no automobilismo, então será um ano de muito aprendizado para ele, mas nosso propósito maior é oferecer a maior quilometragem possível, para buscarmos as posições de topo até o fim do ano, e depois lutar pelo título da F3 Brasil em 2016. Na Light, ficamos positivamente surpresos com o Pedro Caland no treino em Goiânia, mas também será um ano de muitos ensinamentos. Vamos trabalhar muito e ajuda-los para que alcancem um rápido desenvolvimento da melhor forma possível."


Christian Hahn:

"Correr de F3 Brasil é a realização de um sonho para mim e estou bem ansioso para a primeira etapa. Tenho grandes expectativas para este ano em termos de aprendizado. Tenho muito pouca quilometragem com o carro, mas sinto que estou dando o meu melhor durante os treinos e espero que eu continue evoluindo cada vez mais rápido. É cedo para falar de resultados, mas creio que tudo virá junto com a experiência e será fruto de muita dedicação."


Pedro Caland:

"A Hitech Racing tem um histórico vencedor na F3 e isso certamente vai contribuir muito para meu desenvolvimento como piloto. Sei que é apenas o começo na categoria, e nesta fase o grande objetivo é evoluir dentro e fora da pista. Conseguimos encontrar um bom ritmo nos treinos que fizemos em Goiânia, então estamos com os pés no chão, mas esperançosos de que 2015 será um ano de muito aprendizado, muita experiência e evolução do início ao fim."


Calendário da temporada 2015 da F3 Brasil:
07 e 08/02 - Curitiba
25 e 26/04 - Brasília
30 e 31/05 - Curitiba
01 e 02/08 - Salvador/Velopark
29 e 30/08 - Cascavel
12 e 13/09 - Brasília
03 e 04/10 - Santa Cruz do Sul
05 e 06/12 – Interlagos

Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: Glauco Guerin/P1 Filmes / divulgação

Integrante da nova "Academia de Pilotos Shell Racing", Gianluca Petecof disputa Super Kart Brasil 15

Prodígio do kartismo brasileiro, o paulista de 12 anos é o mais jovem membro do novo programa de desenvolvimento de pilotos que vai englobar, além do kart, categorias como a F3 Brasil, Campeonato Brasileiro de Turismo e a Stock Car

A Raízen, empresa detentora da marca Shell, anunciou nesta terça-feira (20) um inédito e promissor programa de desenvolvimento de pilotos no país. A nova Academia de Pilotos Shell Racing vai apoiar pilotos de diversas categorias nacionais visando a formação de jovens talentos para voltar a colocar o Brasil em evidência no cenário internacional. O mais jovem membro da Academia é Gianluca Petecof. Aos 12 anos, o paulista vem se destacando nas últimas temporadas graças a títulos conquistados no Brasil e também nos Estados Unidos e desponta como uma das grandes promessas do esporte.


Além de Gianluca, a Academia de Pilotos Shell Racing é formada por outros cinco pilotos: Yurik Carvalho (kart), Pedro Cardoso (F3 Brasil), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo) e a dupla formada por Valdeno Brito e Ricardo Zonta, na Stock Car.

A primeira competição de Petecof representando as cores da Academia será o Super Kart Brasil 15 neste fim de semana, no Kartódromo da Aldeia da Serra, em São Paulo. O campeonato, inclusive, também terá o patrocínio da empresa, passando a chamar SKB Shell V-Power, com seis etapas no ano. O paulista fará sua estreia na categoria Junior, correndo pela equipe Birel Art Brasil. Desta forma, em todas as competições nacionais, como o Brasileiro de Kart, a Copa Brasil, o SKB e o Campeonato Paulista, Gianluca vai levar o logotipo da Shell na carenagem do seu kart e em seu uniforme e capacete.

Dando sequência em sua participação em campeonatos internacionais, o brasileiro disputou no último final de semana a primeira etapa do Florida Winter Tour, da qual é o atual campeão. Estreando na categoria Rok Junior, em Homestead, Petecof teve um desempenho positivo, andando sempre no top-10, e completando a etapa em sétimo lugar dentre mais de 30 inscritos.

Gianluca Petecof:

"Sou o caçula da Academia de Pilotos Shell Racing e quero aprender muito com todos os pilotos e também com a possibilidade de poder conviver com as equipes de kart, F3, Brasileiro de Turismo e Stock Car apoiadas pelo programa. Como todo garoto da minha idade, sonho em chegar à F1 e vou me dedicar bastante para conseguir destaque nas categorias de base e ter sempre a Shell me apoiando ao longo de minha carreira. Voltar a correr no Super Kart Brasil, onde tenho dois títulos, será bem legal, e vou buscar mais um bom resultado agora na categoria Junior."

Títulos nacionais:
Campeão Brasileiro Junior Menor
Campeão Copa Brasil Junior Menor
Bicampeão Super Kart Brasil - Super Cadete e Junior Menor
Bicampeão Paulista - Cadete e Super Cadete
Campeão Copa SP Light - Super Cadete
Campeão GP Brasil RBC - Super Cadete
Vice-campeão Copa das Federações - Junior Menor
Campeão Estadual RJ - Mirim

Títulos internacionais:
Campeão Americano de Mini-Rok Vortex - Rok Cup USA
Campeão Florida Winter Tour - Rotax Mini Max

Comunicação Shell Racing:
Rodrigo França - RF1 Jornalismo
Foto divulgação


Stock Car: Cesar Ramos é o novo piloto da Cavaleiro Racing Sports

Depois de sete anos na Europa, o piloto volta ao Brasil para disputar pela primeira vez a maior categoria do automobilismo nacional

Nome de peso entre os novos talentos do automobilismo brasileiro, Cesar Ramos vai disputar a Stock Car em 2015. O piloto que passou os últimos sete anos competindo na Europa vai competir pela primeira vez na categoria a bordo do carro #11 da Cavaleiro Racing Sports. Com 25 anos, Ramos possui um extenso currículo internacional, com destaque para o campeonato da F3 italiana. Ele ainda passou pela World Series e, no ano passado, disputou o título do FIA GT, o campeonato mundial de Gran Turismo.

"Estou muito feliz, pois essa será a primeira vez que vou correr de carro no Brasil. Entrar na Stock Car é um grande desafio e me sinto preparado para isso. Estarei em uma equipe muito competente, que me fará crescer nesse primeiro ano para que eu possa ter resultados interessantes no decorrer da temporada, que será de muito aprendizado", disse o piloto gaúcho, que no ano passado acelerou um Stock Car como convidado de Galid Osma durante a etapa de abertura da temporada, disputada em formato de duplas.

Líder da Cavaleiro Racing Sports, Beto Cavaleiro se disse satisfeito com a contratação: "Estou muito feliz com essa parceria. Para mim é uma satisfação ter um piloto do nível do Cesinha. Um jovem, que tem uma carreira promissora e experiente, que só vem contribuir com nosso time. Será uma parceira forte entre eu, a C2 e o Cesinha".

O chefe da equipe Maurício Matos destacou que trazer o Cesinha para o time foi uma decisão acertada. "Ele é um piloto, que apesar da pouca idade, tem uma ótima formação, é bem experiente e na Europa sempre se destacou nas categorias que disputou. Acredito, que em duas ou três corridas ele já pegará a mão do carro, pois a Stock Car é muito diferente de todas as categorias, além do alto nível dos pilotos, que compõem o grid. Vamos fazer um grande trabalho com ele!", analisou.

Depois de realizar treinos pré-temporada, nos dias 07 e 08 de fevereiro, em Curitiba, a Stock Car terá sua etapa de abertura da temporada, em Goiânia, no dia 22 de março, com a segunda edição da prova de duplas.

MS2 Comunicação Integrada

Foto Divulgação

Matheus Iorio fecha com equipe Cesário para temporada 2015 da F3 Brasil na classe principal

Aos 17 anos, o paulista terá um novo desafio na carreira ao pilotar para a equipe de Augusto Cesário. Antes do início do campeonato, Matheus Iorio vai acelerar no Super Kart Brasil 15, na Aldeia da Serra, pela categoria Shifter

Matheus Iorio vai disputar a temporada 2015 da F3 Brasil pela equipe Cesário F3 na categoria principal. Aos 17 anos, o paulista terá a oportunidade de pilotar o chassi Dallara F309 equipado com motores Berta, que deu à equipe do preparador Augusto Cesário o título de 2014, tanto na classe A como também na Light. Para Matheus, a expectativa é aproveitar a experiência adquirida em pista no ano passado, quando correu na categoria Light, venceu uma corrida, subiu quatro vezes ao pódio e pontuou em 12 das 16 corridas do campeonato, ficando em 3º lugar na classificação final.


A grande novidade para a F3 Brasil em 2015 é que a principal categoria de base do automobilismo nacional fará parte do cronograma da Stock Car em sete das oito etapas previstas para a temporada. O campeonato começa no fim de semana de 7 e 8 de fevereiro, em Curitiba. Já a etapa final está marcada para 5 e 6 de dezembro, em Interlagos, São Paulo. Assim como aconteceu em 2014, Matheus vai estampar em seu carro o número #34.

Antes disso, porém, o piloto vai disputar neste fim de semana a primeira etapa do Super Kart Brasil 15, no Kartódromo da Aldeia da Serra. Matheus competirá na categoria Shifter (karts com marcha), usando a atividade como preparação para a abertura da F3 Brasil no circuito paranaense em menos de um mês.

Matheus Iorio:

"Estou muito animado para correr pela Cesário em 2015. O ano passado foi de muito aprendizado na categoria Light, conhecendo os circuitos brasileiro e o carro da Formula 3. Sei que o desafio agora será ainda maior na categoria A, mas a equipe também é bastante experiente, e vamos trabalhar muito para evoluir a cada etapa e conquistar bons resultados. Começar o ano correndo de kart no SKB será bom também para chegar 'aquecido' na primeira etapa do campeonato."

Calendário da temporada 2015 da F3 Brasil:

07 e 08/02 - Curitiba
25 e 26/04 - Brasília
30 e 31/05 - Curitiba
01 e 02/08 - Salvador/Velopark
29 e 30/08 - Cascavel
12 e 13/09 - Brasília
03 e 04/10 - Santa Cruz do Sul
05 e 06/12 – Interlagos


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva

Fotos: Luca Bassani

SKB Shell V-Power divulga programação da primeira etapa

Primeira das seis etapas da competição será realizada a partir desta quinta-feira com os primeiros treinos. As corridas serão sábado e domingo no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo

Nesta semana será dada a largada para o SKB Shell V-Power no Kartódromo Aldeia da Serra, na região metropolitana de São Paulo. O Super Kart Brasil agora está 100% integrado ao Campeonato Paulista, e a edição 2015 da competição será disputada em oito categorias: Cadete, Junior Menor, Junior, Graduados, Sprinter, Shifter (KZ/KZ2), Sênior e Super Sênior.



Os primeiros treinos serão realizados amanhã (quinta-feira, 22/01) e na sexta-feira (23), com os mesmos horários valendo para os dois dias. A partir das 8 horas da manhã, a Cadete abre os trabalhos: serão duas sessões por dia, a primeira de 40 minutos e a segunda, de 35 minutos (para cada categoria).

A Junior Menor é a segunda a entrar na pista às 8h40. Em seguida vem a Júnior, Graduados, Sprinter e a Shifter, que termina seu primeiro treino às 12h. No período vespertino o barulho dos motores volta à pista às 13h novamente com a Cadete. As categorias Sênior e Super Sênior farão apenas uma sessão por dia, das 16h30 às 17h30, tanto na quinta como na sexta.


Já no sábado e no domingo a programação terá início a partir das 7h30, com as primeiras tomadas de tempo às 8h na categoria Cadete. Cada tomada terá a duração de cinco minutos e, logo após o término de todas as tomadas, serão realizadas as provas. A prova da Cadete, primeira do sábado e também do domingo, está prevista para ser iniciada às 10h da manhã. Após o término da Cadete, as provas ocorrem na mesma ordem de categorias dos treinos.

Os campeões do SKB 2015 serão descobertos após a soma das 4 baterias (duas do sábado e duas do domingo). A pontuação aumenta com o passar das baterias, mas nas provas 2 e 4, as mais longas do final de semana, a pontuação será maior. O objetivo é fazer com que o piloto mostre habilidade para administrar o seu equipamento. O Super Kart Brasil tem a ideia de formar pilotos para todos os desafios, sejam eles em corridas curtas, longas ou em até classificações, fazendo com que o piloto aprenda aos poucos com tudo o que ele irá passar pela frente.


Em 2014, o SKB teve seis campeões: a Super Cadete foi vencida por Leandro Rufino, enquanto a Júnior ficou com Paulo Victor. A Júnior Menor foi dominada pelo jovem Gianluca Petecof, anunciado ontem como o mais novo integrante da "Academia de Pilotos Shell Racing". Pela Sênior, Renato Jader Davi foi quem ficou com o título, enquanto pelas categorias Graduado e Shifter, Renato Silveira Jr. e Gaetano di Mauro conquistaram a taça, respectivamente.

Para a primeira prova em Aldeia da Serra a lista de inscritos será finalizada na sexta-feira. A Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) será responsável por todo tipo de comunicação com os participantes da competição. Segundo o regulamento, a tomada de tempo, que será realizada no sábado, deverá ocorrer com a presença de todos os kartistas participantes da etapa. Apenas em caso de excesso de inscrições a tomada será divida em duas partes.


Luís Ferrari

Fiotos: Mauricio Villela / Luiz Pinheiro

Kartismo: Principal equipe do kartismo nacional apresenta sua seleção de pilotos

Quake2 vai participar da abertura do Campeonato Paulista de Kart e Super Kart Brasil neste final de semana no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

A temporada nacional do automobilismo começa neste final de semana (24 e 25/1), com a abertura do Campeonato Paulista de Kart e Super Kart Brasil, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Pela importância dos certames é esperada a inscrição de cerca de 100 pilotos de todas as partes do País.

Equipe com mais títulos na modalidade nos últimos dez anos, a Quake2 quer comemorar o seu decênio participando com uma seleção de pilotos no esporte: Stefano Marins e Thiago Lopes Oliveira na categoria Júnior Menor; Gabriel Paturle na Júnior; João Pedro Guim, Lucca Croce e Rafael Velho na Graduados; e ainda Gaetano Di Mauro e Vinícius Papareli, na Shifter.


"O lema da Quake2 é formação e performance, gerando e criando novos talentos no automobilismo. Por isto, nosso time tem pilotos que já estavam caminhando conosco e novos talentos que vamos lapidar", comenta o chefe de equipe Luiz Sérgio Ferraz dos Santos.

A Quake2 vai participar dos principais campeonatos de kartismo no Brasil, como o Paulista, Super Kart Brasil (SKB), Copa São Paulo Light, Copa São Paulo Granja Viana, KantanKart, Copa do Brasil, Copa das Federações, Brasileiro, além do Skusa (Campeonato Norte-americano).

Para atingir o sucesso, a equipe paulista selou importantes parcerias técnicas, com a fabricante de chassi Birel Sudam, os preparadores de motores RBC Preparações e Tchê Preparações, além de alianças promocionais com as agências MMKT Sports Marketing e MasterMidia Marketing, e a categoria Sprint Race, que dá oportunidade aos pilotos da equipe realizarem treinos.

"Esperamos dar continuidade ao nosso trabalho, conquistando muitas vitórias com os nossos parceiros e pilotos. E queremos começar com o pé direito acelerando tudo neste final de semana", avisa "Zé Bolão", apelido pelo qual é conhecido nacionalmente o chefe de equipe no kartismo.


A Quake2 acumula desde 2005 um total de 20 títulos de campeã brasileira de kart, vários títulos na Copa do Brasil e Sul Brasileiro, cerca de 40 títulos regionais, 8 títulos Pan/Sul-americanos, 2 títulos norte-americanos, 5 vitórias nas 500 Milhas e com pilotos na Seletiva Petrobras de Kart em todas as edições.

Confira a programação oficial de sábado e domingo no Kartódromo Aldeia da Serra:
8h00 à 8h05 - Tomada de tempo - Cadete
8h15 à 8h20 - Tomada de tempo - Jr. Menor
8h30 à 8h35 - Tomada de tempo - Graduados
8h45 à 8h50 - Tomada de tempo - Junior
9h00 à 9h05 - Tomada de tempo - Sprinter
9h15 à 9h20 - Tomada de tempo - Shifter
9h30 à 9h35 - Tomada de tempo - Sênior/Super Sênior
As provas têm início nesta mesma ordem, a partir das 10 horas.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Bruno Gorski

Augusto Farfus abre temporada 2015 com disputa das 24 Horas de Daytona pela equipe oficial da BMW

Será a terceira participação do piloto brasileiro na tradicional prova norte-americana de endurance, que abre a temporada do Tudor United SportsCar Championship neste fim de semana. Augusto Farfus aposta no bom ritmo de corrida da BMW Z4 GTLM para lutar pela vitória

A temporada 2015 para Augusto Farfus começa oficialmente neste fim de semana (24 e 25 de janeiro), quando o piloto brasileiro vai disputar, pela terceira vez, as 24 Horas de Daytona, uma das mais importantes provas do endurance em todo o mundo e que marcará a abertura do Tudor United SportsCar Championship neste ano. O curitibano de 31 anos vai integrar o rol de pilotos da equipe de fábrica da BMW, o Team Rahal Letterman Lanigan, chefiado pelo ex-piloto norte-americano Bobby Rahal, e pilotará o Z4 na categoria GTLM.


Farfus disputou as 24 Horas de Daytona em 2003 e também no ano passado, quando fez parte da equipe Turner Motorsport e guiou o BMW Z4 na categoria GTD. Em 2015, no entanto, Augusto terá a oportunidade de pilotar pela primeira vez para a equipe de fábrica da montadora bávara em Daytona. O brasileiro, único piloto nacional inscrito na classe GT Le Mans, terá como companheiros de equipe velhos conhecidos do DTM, como o canadense Bruno Spengler e o alemão Dirk Werner, além do experiente norte-americano Bill Auberlen, dono de um histórico vencedor no automobilismo dos Estados Unidos.

Entre 9 e 11 de janeiro, Augusto testou com o Team RLL em Daytona. Os tempos obtidos pelos conjuntos da GTLM foram muito próximos, com diferença inferior a 1s entre o primeiro e o décimo carro inscrito. O BMW Z4 GTLM #25 pilotado por Farfus, Spengler, Werner e Auberlen finalizou na sexta colocação. O brasileiro entende que o desempenho do carro não deve ser o melhor na sessão classificatória que definirá o grid de largada, mas aposta no forte ritmo de corrida já demonstrado no ano passado, quando a equipe ficou em segundo lugar, para reunir chances reais de lutar pela sua primeira vitória em Daytona.


O cronograma de atividades na pista de 5,73 km, que compreende trechos do famoso oval de Daytona e também do circuito misto, começa na quinta-feira (22) com a realização de treinos livres e, no fim da tarde, da tomada de tempos de 15 minutos, separada por categorias, além de mais uma sessão de treinos. A sexta-feira prevê mais uma bateria de treinos, com uma hora de duração. A largada para a 53ª edição das 24 Horas de Daytona, com 53 carros inscritos, está marcada para 17h10 (horário de Brasília) deste sábado. O canal Fox Sports 2 transmitirá ao vivo o início e o fim da prova.

Augusto Farfus:

"Vou para Daytona muito confiante e com uma expectativa bastante positiva. Tivemos um bom desempenho nos treinos no começo do mês, e a equipe teve um ótimo resultado em 2014, quando terminou em 2º lugar. Sabemos que não devemos ter um resultado expressivo na tomada de tempos, mas a BMW Z4 é muito consistente e se comporta muito bem na parte mista do circuito, e isso é fundamental numa corrida de 24 horas. Então, apostamos no nosso ritmo de corrida e no nosso conjunto de pilotos, que é muito forte, para brigar com os líderes e lutar pela vitória."


53ª edição das 24 Horas de Daytona, 2015, programação (horário de Brasília):

Quinta-feira, 22 de janeiro:
12h25 às 13h25 - Treino Livre 1
16h20 às 17h50 - Treino Livre 2
19h25 às 19h40 - Treino Classificatório GT Le Mans
21h30 às 23h - Treino Livre 3

Sexta-feira, 23 de janeiro:
14h25 às 15h25 - Treino Livre 4

Sábado, 24 de janeiro:
17h10 - Largada das 24 Horas de Daytona


Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva



SKB - Campeonato Paulista apresenta Shell como patrocinadora máster

Apoio institucional ao campeonato que começa nesta semana integra plataforma de desenvolvimento de novos talentos da marca

A Shell anunciou nesta terça-feira o patrocínio máster ao Super Kart Brasil - Campeonato Paulista. A temporada começa no próximo final de semana na Aldeia da Serra e terá outras cinco etapas em Interlagos.

O apoio ao SKB Shell V-Power integra o recém-anunciado programa de desenvolvimento de pilotos da marca. A iniciativa pretende garimpar jovens talentos no kart e monopostos e também em categorias de turismo.


"O objetivo do programa é simples: garantir que o talento brasileiro continue sendo uma referência no automobilismo. Sabemos que o esporte a motor passa por uma atual fase de dificuldade de apoio na base e a Raízen, por meio da marca Shell, quer dar suporte e patrocínio aos jovens talentos em um momento que é crucial para a carreira de um piloto. Estamos com um formato de programa de desenvolvimentos que é inédito no Brasil, com base no que vemos ser feito na Europa e Estados Unidos", disse Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen.

Claudio Wilson Vieira, presidente do Interlagos Motor Clube, observou que a chegada do novo patrocínio é "inédita". "Estão de parabéns os organizadores do SKB, por conquistar um apoio deste porte. Nos enche de otimismo para a temporada", afirmou.

A Birel Art Brasil, do campeão mundial de kart e fundador do SKB Rubens Carrapatoso, é uma das equipes já anunciadas no programa da Shell Racing. Dennis Dirani, também fundador do SKB, correrá com as cores da marca em 2015 no Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria de acesso da Stock Car.


Agora 100% integrada ao Campeonato Paulista, a edição 2015 do SKB terá disputadas dez categorias: Cadete, Graduados, Junior, Junior Menor, Sênior, Shifter (KZ/KZ2), Sprinter e Super Sênior.

SKB - Paulista - Calendário 2015*:
24 e 25/jan - Aldeia da Serra
7 e 8/mar - Interlagos
2 e 3/mai - Interlagos
6 e 7/junho - Interlagos
26 e 27/setembro - Interlagos
28 e 29/novembro - Interlagos
*Cronograma sujeito a alterações



Luís Ferrari

Fotos: Divulgação/Shell Racing

RAÍZEN ANUNCIA PROGRAMA DE APOIO A JOVENS TALENTOS NO AUTOMOBILISMO POR MEIO DA MARCA SHELL

Programa de desenvolvimento englobará diversas categorias de base, como kart, F-3 e Brasileiro de Turismo

A Raízen, por meio da marca Shell, terá a partir deste mês, um programa de desenvolvimento de jovens talentos no automobilismo brasileiro: a "Academia de Pilotos Shell Racing" vai garantir apoio a jovens revelações do kart, de 12 a 15 anos, e também auxiliar nos primeiros passos da carreira em monopostos, com a parceria com a equipe Cesario de F-3, e também no Brasileiro de Turismo, no time chefiado por William Lube.

Inspirado em programas que conseguiram levar jovens kartistas para a F-1, este tipo de programa é inédito no Brasil. Serão quatro categorias contempladas e seis pilotos ao todo: Gianluca Petecof (o mais novo do grupo, com 12 anos), Yurik Carvalho (kart), Pedro Cardoso (F-3), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo), além da dupla da Stock Car, Valdeno Brito e Ricardo Zonta.


Outra iniciativa do programa é o patrocínio ao SKB Shell V-Power, um dos principais campeonatos do País, que terá seis etapas em 2015 e começa no próximo dia 24 no Kartódromo Aldeia da Serra, na Grande São Paulo.

"O objetivo do programa é simples: garantir que o talento brasileiro continue sendo uma referência no automobilismo. Sabemos que o esporte a motor passa por uma atual fase de dificuldade de apoio na base e a Raízen, por meio da marca Shell, quer dar suporte e patrocínio aos jovens talentos em um momento que é crucial para a carreira de um piloto. Estamos com um formato de programa de desenvolvimentos que é inédito no Brasil, com base no que vemos ser feito na Europa e Estados Unidos", diz Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen.

O objetivo é selecionar os pilotos por meio de seletivas em competições oficiais da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), como o Brasileiro de Kart, e auxiliar na transição da carreira para os passos seguintes no automobilismo.

"Além das categorias de kart, buscamos selecionar duas portas de entrada para a fase seguinte da carreira, como a F-3, para quem quer a Indy ou a F-1, ou o Brasileiro de Turismo, para quem sonha com Stock Car, Nascar etc", explica Sfeir.

A Birel Art Brasil, do campeão mundial de kart Rubens Carrapatoso, é uma das equipes já anunciadas no programa da Shell Racing. "O programa está apenas começando em 2015 mas sabemos que hoje a F-1 está buscando talentos cada vez mais precoces nas categorias de base e é por isso que faremos de tudo para que haja o melhor intercâmbio entre nossos planos e o das equipes do automobilismo de ponta", diz Sfeir.

Como parte da nova estratégia de investimento para 2015 da Academia de Pilotos Shell Racing, a Raízen muda seu foco de atuação na Stock Car, passando a patrocinar um carro na categoria de acesso e ampliando a parceria com a equipe Shell Racing, que terá em 2015 novidades como a presença do ex-F1 Ricardo Zonta.

Confira as declarações dos integrantes da "Academia de Pilotos Shell Racing":

Pedro Cardoso (F-3):

"Estou muito feliz em participar deste primeiro ano da Academia de Pilotos Shell Racing, ainda mais em uma temporada tão especial para mim, com minha participação na F-3. A transição do kart para os fórmulas é um dos momentos mais cruciais para um jovem piloto e fico contente em ter este apoio em uma hora tão decisiva em minha carreira".

Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo):

"O programa da Academia de Pilotos Shell Racing será uma revolução no automobilismo brasileiro, por atuar em diversas categorias, do kart às principais do País, como a Stock Car e F-3. Minha participação no Brasileiro de Turismo será uma ótima oportunidade para viabilizar minha carreira e lutar por uma vaga na Stock Car nos próximos anos".

Yurik Carvalho (Kart):

"É cada vez mais comum na Europa vermos pilotos já ligados a programas de jovens talentos e o Brasil precisava de uma iniciativa como esta. Agradeço a Shell por esta chance e vou lutar para seguir meu sonho de competir em categorias internacionais, como a Indy e a F-1, ou mesmo nas categorias top do Brasil, como a Stock Car" .

Gianluca Petecof (Kart):

"Sou o caçula da Academia de Pilotos Shell Racing e quero aprender muito com todos os pilotos e também com a possibilidade de poder conviver com as equipes de kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e F-3 apoiadas pelo programa. Como todo garoto de minha idade (12 anos), sonho em chegar na F-1 e vou me dedicar bastante para conseguir destaque nas categorias de base e ter sempre a Shell me apoiando ao longo de minha carreira".

Valdeno Brito (Stock Car):

"Tenho orgulho de ser um piloto da equipe Shell Racing desde 2012 e é ótimo saber que teremos uma empresa brasileira, como a Raízen, apoiando jovens talentos do esporte a motor. Eu mesmo tive muitas dificuldades no começo de minha carreira por falta de apoio e com certeza a Academia vai ajudar os pilotos que saem do kart a sonhar com passos maiores".

Ricardo Zonta (Stock Car):

"Esta iniciativa é comum em países europeus, basta ver o grid da F-1 nos últimos anos e ver que a maioria dos pilotos de ponta veio de programas assim. Fico orgulhoso em fazer parte da Academia de Pilotos Shell Racing e espero também ajudar os jovens kartistas com minha experiência em diversas categorias de automobilismo, incluindo F-1".


Confira abaixo o currículo dos integrantes da "Academia de Pilotos Shell Racing":

Valdeno Brito

Stock Car desde 2004
Vencedor da Corrida do Milhão 2008
06 Vitórias
04 Pole Positions

Ricardo Zonta

Bicampeão Paranaense de Kart
Campeão F3 Sul-Americana
Campeão F3000 Internacional
Campeão Mundial de FIA GT
Campeão Mundial de World Series
09 Temporadas de Fórmula 1 (BAR, Toyota, Jordan e Renault)
Vencedor da Corrida do Milhão 2013

Dennis Dirani

Tetracampeão Brasileiro de Kart
Campeão Copa Brasil de Kart
Heptacampeão Paulista de Kart
Tricampeão Super Kart Brasil (SKB)
Campeão Copa SP Granja Viana
Vice Campeão 500 Milhas

Pedro Cardoso
Campeão GP do Brasil-2008 Cat-mirim
Campeão-GP RBC-2008 Cat-mirim
Vice campeão Copa Centro-Oeste de Kart-2008 Cat-mirim
Tetracampeão Copa São Paulo de Kart Granja Viana-2010-2011-2012 2x (Cat-Cadete, Super cadete junior menor e rotax junior max)
Campeão Brasileiro de kart-2012 Cat-Junior Menor
Vice campeão Brasileiro de kart-2013 Cat-Junior
Tricampeão SKB-2013 Cat-Junior
Campeão Paulista de Kart- 2013 Cat- Junior
Campeão Copa são Paulo Light de kart-2013 Cat-Junior
Bicampeão Florida Winter Tour-2012-2014 Cat- Mini max e Junior Max
Campeão Copa Brasil de Fórmula Junior-2014

Gianluca Petecof

Títulos Nacionais no Kart
Campeão Brasileiro Jr Menor
Campeão Copa Brasil Jr Menor
Bi-campeão Super Kart Brasil - Super Cadete e Jr Menor
Bi-campeão Paulista - Cadete e Super Cadete
Campeão Copa SP Light - Super Cadete
Campeão GP Brasil RBC - Super Cadete
Vice-campeão Copa das Federações - Jr Menor
Campeão Estadual RJ - Mirim

Títulos Internacionais
Campeão Americano de Mini-Rok Vortex
Campeão Florida Winter Tour Minimax Rotax

Recordes - Campeão mais jovem da Super Cadete no SKB.
Mais jovem campeão brasileiro da história do Kart 125cc.
Mais jovem campeão da história Copa Brasil Kart 125cc
Mais jovem campeão do Florida Winter Tour Minimax Rotax.

Yurik Carvalho

Bicampeão Sul-americano
Campeão Brasileiro
Campeão GP Brasil
Campeão Paulista
Campeão Copa São Paulo Light
Campeão Pro Tour USA
Campeão SKUSA Supernationals
2 vezes Vice Campeão Paulista
2 vezes Vice Campeão Copa São Paulo Light
Vice Campeão Brasileiro
Vice Campeão Copa SP Granja Viana

Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing

Inspirado em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil promovida pela Raízen para garantir apoio a jovens revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Em 2015, serão quatro categorias contempladas, com seis pilotos: Gianluca Petecof e Yurik Carvalho (kart), Pedro Cardoso (F-3), Dennis Dirani (Brasileiro de Turismo) e Valdeno Brito e Ricardo Zonta (Stock Car). O programa também inclui o patrocínio ao SKB Shell V-Power, um dos principais campeonatos do kartismo nacional, com seis etapas.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.



RF1 Jornalismo

Fotos: Divulgação/Shell Racing