sexta-feira, 2 de agosto de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Pir...
ALTA ROTAÇÃO: Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Pir...: Equipe Phoenix terá os dois pilotos vencedores do ano passado no grid Os pi...
Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Piracicaba
Equipe Phoenix terá os dois pilotos
vencedores do ano passado no grid
Os pilotos campeões das 100 Milhas
Piracicaba, que conquistaram o título em 2012, confirmaram presença na 24ª
edição da prova que acontece neste domingo (4), no autódromo do ECPA (Esporte
Clube Piracicaba de Automobilismo).
Luis
Piccolo e Marcelo Camacho, que formaram dupla no ano passado para vencer a
corrida, competirão pela mesma equipe, a Phoenix Competições, de São Paulo,
porém em carros separados desta vez.
Comandada
por Piccolo, a equipe Phoenix participará com cinco carros e nove pilotos
confirmados. “Neste ano temos novos integrantes e formaremos as duplas por
afinidades entre os pilotos”, afirma Luisinho, que também irá competir.
Os pilotos confirmados são Alexandre
Passareli, Alexandre Souza, João Moraes, Lamartine Pinotti, Marcelo Camacho,
Marcio Casorla, Ricardo Pinto e Tubarão, além do próprio Luisinho.
“Decidi
correr de última hora, mesmo porque não poderia deixar de vir para defender meu
título, que foi tão suado no ano passado. Independente do piloto com quem
formarei dupla, vou correr pelo bicampeonato”, disse Marcelo Camacho.
Bicampeão da prova de 60 Milhas, ao vencer as edições de
2007 e 2008, Alexandre Passareli, também não sabe com quem irá formar dupla na
equipe Phoenix para competir sua primeira 100 Milhas, mas acredita que não terá
dificuldades.
“Aqui
em Piracicaba já disputei provas de 60 milhas, correndo na preliminar das 100
Milhas. Mas é muito diferente, pois a prova além de ser mais longa, exige uma
estratégia diferente para vencer”, afirmou o piloto de São Bernardo do Campo.
Prova é opção de lazer o para fim de semana
A edição de número 24 das 100 Milhas
Piracicaba é uma boa opção de lazer para quem quiser e conferir máquinas das
mais velozes disputando palmo a palmo cada milha do circuito. A prova será
disputada neste domingo (4), no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo).
A
corrida, que faz parte da festa de 246 anos de fundação de Piracicaba,
comemorado no dia 1ª. de agosto, contará com a presença de carros e pilotos do
automobilismo brasileiro, entre eles os participantes da Copa ECPA de
Velocidade na Terra, na categorias Turismo e Tubular. A preliminar terá uma
prova de Clássicos de Competição.
“Será mais uma grande festa. Realizar a 100
Milhas é algo que me dá muito prazer, tanto pela competição como pelo
congraçamento entre os pilotos participantes”, afirma o empresário Dito
Giannetti, o promotor e organizador de uma das mais tradicionais prova do
automobilismo brasileiro, que irá correr a bordo de sua gaiola tubular de
número 22.
A prova preliminar contará com carros das
décadas de 50, 60 e 70 que competem na categoria Clássicos de Competições.
A definição do pole position será no sábado,
onde os mais velozes do dia garantem a primeira posição no grid de largada. A
corrida será no domingo (4), com largada prevista para às 15h.
Entrada franca
A entrada ao Autódromo do ECPA é gratuita,
cobrando apenas o valor do estacionamento (R$ 15). O público poderá acompanhar
todas as emoções das arquibancadas cobertas da reta principal do circuito, que
dá uma visão privilegiada a praticamente toda a pista.
Horários das atividades de pista
As disputas tem início no sábado (3) de
manhã, quando acontecem os treinos livres, na parte da tarde os carros entram
na pista para o treino classificatório que decide o grid de largada. No domingo
a largada acontece às 15h. Confira a programação completa da 24ª 100 Milhas
Piracicaba:
Dia 3 de agosto/sábado
15h50 às 16h40 – Tomada de tempo
Dia 4 de agosto/domingo
10h30 às 10h40 – Tomada de tempo Clássicos de
Competição
13h15 – Largada / Clássicos de Competição
15h – Largada / 100 Milhas Piracicaba
Serviço
O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km
13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete,
restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo
telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br, pelo site www.ecpa.com.br ou
facebook.com/ecpabrasil.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
ALTA ROTAÇÃO: Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. De...
ALTA ROTAÇÃO: Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. De...: Peterhansel/Cottret segue imbatível. Mas hoje uma nova dupla do Brasil é destaque. Pilotos falam da especial completíssima e com visuais...
Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. Destaque brasileiro é Baumgart/Andreotti em segundo
Peterhansel/Cottret segue imbatível. Mas hoje uma nova dupla do
Brasil é destaque. Pilotos falam da especial completíssima e com visuais
incríveis. Nas demais categorias, só uma mudança de líder. Faltam 840 km para a
chegada em Goiânia. Amanhã, penúltimo dia, rali segue rumo a Goianésia
Etapa
do dia
8ª
Etapa - 01/08 - quinta-feira
PALMAS
(TO) - MINAÇU (GO)
Deslocamento
inicial: 312 km
Trecho
especial: 333 km
Deslocamento
final: 21 km
TOTAL:
666 km
Mais dois
dias, 840 km e os competidores chegam a Goiânia, completando um total de 4.115
km dos quais 2.488 km de trechos cronometrados da 21ª edição do Rally dos
Sertões. Hoje apesar de longo, foi um dia mais tranquilo para os carros.
Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret venceu a sétima de oito etapas e
continua imbatível. Mas o dia teve uma novidade nos ponteiros: a dupla Cristian
Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton Evo), que terminou na segunda
posição e venceu na sua categoria, a Protótipos T1. Em terceiro terminou Klever
Kolberg/Flavio França (T-Rex). No acumulado, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad
(Mitsubishi ASX), quarto no dia, se mantém na vice-liderança.
No total, 33
carros largaram hoje, dos 46 que saíram de Goiânia. Amanhã, penúltimo dia de
prova, serão 550 km, dos quais 264 km contra o relógio. E segundo a direção de
prova, outro estágio completíssimo. Hoje, os competidores saíram bem cedo de
Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO) para outro longo dia. Percurso total de 666 km,
dos quais 333 km de trecho cronometrado, que prometia de tudo. Ao final, os
competidores elogiaram muito a especial e os visuais.
Peterhansel,
tranquilo na prova, sem concorrência, destacou a variedade de terrenos e as
lindas paisagens da região montanhosa. "O dia hoje não foi nada fácil. Era
bem rápido no começo, mas depois passou a exigir muita técnica na região
montanhosa e foi bem legal de guiar por ali porque o visual era muito bonito.
Era uma mistura muito boa de terrenos e relevos: subidas, descidas, curvas
fechadas, areia, terra vermelha e vários saltos. Largamos em segundo e só fomos
conseguir passar o Guiga (Spinelli) por volta do quilômetro 100 da especial. O
carro foi perfeito hoje e não tenho do que reclamar".
Cristian
Baumgart, que hoje conquistou seu melhor resultado na prova, também destacou a
qualidade da especial: "Hoje aconteceram algumas coisas diferentes
conosco, mas a especial foi maravilhosa, muito rápida. Viemos bem, passamos
vários carros; os dois Franciosi (os irmãos Romeu e João), o (Marcos) Cassol,
alguns quadriciclos e motos também. Os trechos de hoje tinham de tudo, era
praticamente um Sertões condensado em um só dia: trechos velocíssimos, subida
de serra, lugares mais travados e uma areia muito fina que não se dissipava no
ar. Tanto foi que esse ‘talco’ chegou a entrar dentro do cockpit por um momento
e ficou bem difícil de enxergar porque estávamos contra o sol. Mas o destaque
do dia vai para a especial. Legal demais, tanto de pilotar como de navegar. E
tinha que ter equipamento para chegar, porque foi bem exigente".
Na categoria
Protótipos T1, vitória de Baumgart/Andreotti, seguida por Klever
Koilberg/Flavio França (T-Rex), em segundo; e Romeu Franciosi/Rogério Almeida
(Mitsubishi Triton R), em terceiro. Mas no acumulado, a disputa da categoria,
que ontem perdeu um forte competidor, Kolberg/França que não completou por
problema no motor, ficou bem tranquila para o líder João Franciosi/Rafael
Capoani (Mitsubishi Triton R), oitavo no dia. Sua diferença para o segundo
colocado no acumulado, seu irmão Romeu Franciosi/Almeida é de 1h34. Em terceiro
está Baumgart/Andreotti, mais de três horas atrás do líder.
Na categoria
Pro Brasil, vitória de Jorley Jr/Maykel Justo (Sherpa), seguido por
Marcos Cassol/Luis
Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R), em segundo e Mauro Guedes/Neurivan Calado
(Mitsubishi Proton), em terceiro. A liderança permanece com Cassol/Eckel, que
ampliou sua vantagem de 50 minutos para 1h16 para Jorley/Justo.
Na Super
Production, Regis Maia/Ana Carolina Braga (VW Amarok) vence outra, seguida por
Rafael Cassol/Lelio Jr (Mitsubishi Triton R), em segundo e Gunter
Hinkelmann/Pipo Mirone (Mitsubishi L200RS), em terceiro. Mas a liderança
permanece com Glauber Fontoura/Minae Miyauti, com vantagem de 1h35 para o
segundo colocado Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS).
A única
mudança na liderança veio na Production T2. A dupla Ulysses Marinzeck/João
Ribeiro (Troller), então líder, foi penalizada ontem por não ter passado por
alguns way points e tomou 2h39. Eles venceram hoje, mas ocupam a segunda
posição no acumulado. A liderança passou para os irmãos Rodrigo Leis/Ronald
Leis (Mitsubishi TR4), segundo colocado no dia, que conta com vantagem de 1h05.
Fabio Freire/Fabio Grochowsky (Troller) ficou em terceiro, mesma posição que
ocupa no acumulado.
Caminhões
Nos caminhões
pesados, que teve especial de 258 km, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio
Sales (Ford Racing Trucks) vence e se mantém na liderança. O trio da Mercedes
Benz, Guido Salvini/Flavio Bisi/ Fernado Chwaigert, teve vários problemas com
seu equipamento e mais uma vez não completou a especial.
"Já
estamos adotando a estratégia de conservar o equipamento para chegar ao final,
já que nossa vantagem na liderança é bem grande, então viemos poupando mesmo.
Vamos fazer mais alguns cálculos para saber como poderemos andar nestes dias
que faltam para o final do Sertões", disse Piano, tetracampeão do Sertões
em Caminhões.
Resultado 8ª
etapa Carros (extra-oficial):
Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:56:18
2. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 04:09:03
3. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 04:13:14
4. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 04:13:15
5. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 04:16:15
6. ROMEU
FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 04:20:33
7. MARCOS
CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 04:21:41
8. MAURO
GUEDES/NEURIVAN CALADO 04:24:48
9. JOAO
FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 04:25:51
10. REGIS
MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 04:27:12
T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:56:18
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 04:13:15
Protótipos T1
1. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 04:09:03
2. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 04:13:14
3. ROMEU
FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 04:20:33
Pró Brasil
1. JORLEY
JR./MAYKEL JUSTO 04:16:15
2. MARCOS
CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 04:21:41
3. MAURO
GUEDES/NEURIVAN CALADO 04:24:48
Super
Prodution
1. REGIS
MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 04:27:12
2. RAFAEL
CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 04:32:24
3. GUNTER HINKELMANN/PIPO MIRONE 04:32:38
Production T2
1. ULYSSES
MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 04:53:06
2. RODRIGO
LEIS/RONALD LEIS 05:06:51
3. FABIO
FREIRE/FABIO GROCHOWSKY 05:30:49
Resultado
Acumulado Carros (extra-oficial):
Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 23:41:00 -
2. GUILHERME
SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 25:26:45 +01:45:44.4
3. JOAO
FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 25:55:03 +02:14:03.2
4. MARCOS
CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 26:12:50 +02:31:49.5
5. JORLEY
JR./MAYKEL JUSTO 27:18:02 +03:37:01.4
6. ROMEU
FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 27:29:43 +03:48:43.3
7. MAURO
GUEDES/NEURIVAN CALADO 27:34:27 +03:53:26.7
8. GLAUBER
FONTOURA/MINAE MIYAUTI 28:43:08 +05:02:07.5
9. CRISTIAN
BAUMGART /BECO ANDREOTTI 29:37:17 +05:56:16.8
10. MARCELO
DAMINI/ELSON OLIVEIRA 30:14:46 +06:33:46.0
T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 23:41:00
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 25:26:45
Protótipos T1
1. JOAO
FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 25:55:03
2. ROMEU
FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 27:29:43
3. CRISTIAN
BAUMGART /BECO ANDREOTTI 29:37:17
Pró Brasil
1. MARCOS
CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 26:12:50
2. JORLEY
JR./MAYKEL JUSTO 27:18:02
3. MAURO
GUEDES/NEURIVAN CALADO 27:34:27
Super
Prodution
1. GLAUBER
FONTOURA/MINAE MIYAUTI 28:43:08
2. MARCELO
DAMINI/ELSON OLIVEIRA 30:14:46
3. ARMANDO
CRUZ/SERGIO BESSA 33:40:56
Production T2
1. RODRIGO
LEIS/RONALD LEIS 32:40:23
2. ULYSSES
MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 33:45:07
3. FABIO
FREIRE/FABIO GROCHOWSKY 39:14:05
Resultado 8ª
etapa Caminhões (extra-oficial)
1º EDU
PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 04:25:29
2º GUIDO
SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 06:30:00
Resultado
acumulado Caminhões (extra-oficial)
1º EDU
PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 17:22:56 -
2º GUIDO
SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 33:04:31 +15:41:35.6
9ª Etapa -
02/08 - sexta-feira
MINAÇU (GO) -
GOIANÉSIA (GO)
Deslocamento
inicial: 32 km
Trecho
especial: 264
Deslocamento
final: 254 km
TOTAL: 550
km.
Mais um dia
pra ficar na memória de todos os participantes. Mais uma especial completa.
Começa com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombas atravessando uma
zona de garimpo, seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das
motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com muitas trilhas e estradas
menores, passando por estradas de fazenda seguindo para a última parte da prova
com uma velocidade mais alta, mas, com muitas lombas até o final. Para os
caminhões esta especial terá 231 km.
Fotos do
Rally dos Sertões para download:
http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875
Vídeos /
Rally dos Sertões - A Dunas Media é responsável pela produção, captação e
edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é
detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para
pilotos, equipes e veículos de comunicação.
A cada etapa
do Sertões será disponibilizado um vídeo release de três minutos, para uso
jornalístico, no seguinte endereço: http://www.arco.tv/ftp/
Veja a
programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html
E a lista de
inscritos para o Rally dos Sertões 2013:
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html
Acesse o
Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial
Siga o
Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br / meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br /
cleber@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Gustavo Epifanio
ALTA ROTAÇÃO: Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4...
ALTA ROTAÇÃO: Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4...: A quinta-feira foi de treinos a bordo do Mitsubishi Lancer na cidade gaúcha de Farroupilha O piloto paranaense Ricardo Malucelli...
Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4x4 no rali
A quinta-feira foi de treinos a bordo do Mitsubishi Lancer na
cidade gaúcha de Farroupilha
O piloto paranaense Ricardo Malucelli e o
navegador Giovani Bordin realizaram durante a quinta-feira, dia 1º, uma série
de testes com o Mitsubishi Lancer da equipe UB Rally. O carro compete na
categoria 4x4 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Ricardo e Giovani
disputam o Brasileiro na categoria 207 (carros de tração 4x2) pela equipe RT
One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthetic Car´s Detail).
O treino serviu para Ricardo conhecer o carro
4x4, visando sua expectativa futura de migrar de categoria. “O treino com o
Lancer foi satisfatório, acima das minhas expectativas. Sempre tive vontade de
acelerar um 4x4, como a dupla está atrás de patrocínio e também de projetos de
incentivo do governo no esporte que está em fase bem adiantada, começamos a
procurar informações sobre os 4x4. Após uma conversa com o Ulysses Bertholdo,
marcamos o treino e tivemos um recepção que me impressionou muito, agradeço
muito a equipe UB Rally pela oportunidade de acelerar os dois carros da equipe,
Lancers Evo 9 e Evo 10 e pelo profissionalismo da equipe”, salienta Ricardo
Malucelli.
“O treino serviu para conhecermos os carros,
não temos experiência de 4x4, e não temos parâmetros, precisávamos conhecer o
que os carros tinham a oferecer, como funciona, quais são os recursos.
Treinamos em uma pista da equipe UB Rally , treino muito bem organizado com o
comando do experiente piloto Ulysses Bertholdo, que nos explicou muito sobre os
carros”, acrescenta o navegador Giovani Bordin.
Mudanças visíveis
Ricardo Malucelli, que compete no Brasileiro
a bordo de um Peugeot 207, de tração 4x2, destaca que há mudanças
significativas ao guiar um carro 4x4. “Eu considero um outro esporte, muda a
navegação, a tocada é totalmente diferente e o carro é muito mais rápido. O
conjunto motor, suspensão e freios me impressionou muito. O Lancer Evo 10 tem
muito chão e passa muita confiança e também tem diversas configurações
eletrônicas no carro que podem ser mudadas a qualquer momento apenas com um
toque no botão”, explica o piloto.
Para Giovani, a principal mudança que puderam
observar foram as retomadas depois de curvas de baixa. “As distâncias entre uma
curva e outra passa muito rápido, isso requer um levantamento diferenciado, já
o carro é muito bom de chão e seguro, suspensão fantástica copiando tudo”, diz
Giovani.
Futuro pode ser nos 4x4
O treino feito por Ricardo Malucelli e
Giovani Bordin foi uma amostra de que a dupla pode estar migrando de categoria
no futuro. “A nossa meta é conseguir patrocínios, ou um projeto de incentivo do
governo para o esporte. Se conseguir, a ideia é fazer a temporada de 2014 já na
categoria 4x4. Se não, vamos continuar na luta para a realização desse sonho
para a dupla. Eu espero que até final de outubro já tenhamos uma posição final
sobre a temporada 2014”, destaca Ricardo.
Para o piloto, o crescimento do rali de
velocidade no Brasil pode ser um indicativo de que mais pilotos migrem dos
carros de tração 4x2 para os de tração 4x4. “Eu acredito que sim, mas os custos
ainda continuam muito elevados. Porém, vemos que tem muita gente se esforçando
para baixar esses custos e isso me anima bastante. É importante ressaltar que a
nossa meta esse ano ainda continua sendo buscar o título na categoria 207 no
Brasileiro, que esta difícil mas não é impossível. Estamos focando muito nos
treinos agora para a parte final do campeonato, onde a última etapa tem
pontuação dupla. Estamos também fazendo ajustes diários no carro que estou
competindo fornecido pela equipe RT One, pois minha primeira prova com ele foi
em Ouro Branco, onde o carro apresentou alguns problemas mecânicos que
comprometeu o resultado da etapa”, frisa Ricardo Malucelli.
E completa: “agradeço muito a dedicação do
Giovani Bordin, também ao Ulysses Bertholdo, que foi sensacional no nosso
treino, passou dicas, deu uma aula sobre o carro, foi muito atencioso e mostrou
ser uma pessoa muito séria e com caráter, fora que é um multicampeão de rali.
Agradeço também aos mecânicos da equipe UB Rally que foram muito atenciosos e
mostraram muita competência”.
ACESSE +
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
TWITTER: @venhaserprime
PrimeComunicação
Assessoria de Imprensa da equipe RT One/JMalucelli/Paraná Banco
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no tr...
ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no tr...: Piloto da Turner Scott Motorsports elogiou o trabalho feito pela equipe no tri-oval de 4 km da Pensilvânia; corrida será neste sábado, à...
Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no treino da Truck Series em Pocono
Piloto da Turner Scott Motorsports elogiou o trabalho feito pela
equipe no tri-oval de 4 km da Pensilvânia; corrida será neste sábado, às 14h,
com transmissão ao vivo do canal Fox Sports
O gaúcho
Miguel Paludo começou muito bem a etapa de Pocono da Nascar Truck Series, 11ª
etapa da temporada 2013. O piloto da Turner Scott Motorsports liderou o treino
livre de 2h20 de duração, mostrando a força de seu time na pista da
Pensilvânia.
Andando no
maior tri-oval da Nascar, Miguel luta pelo top-5 do campeonato nesta etapa, já
que está a apenas 12 pontos de Johnny Sauter, quinto colocado na tabela após 10
etapas.
Para a etapa
de amanhã, a Turner proverá a Miguel a picape TSM-600, que fez sua estreia no
Texas Motor Speedway neste ano, onde Paludo terminou em décimo. Assim com nas
etapas anteriores, o piloto do #32 contará com o patrocínio da AccuDoc
Solutions, empresa de equipamentos médicos dos Estados Unidos. Ano passado, na
etapa de Pocono, Miguel Paludo largou na terceira colocação e finalizou a prova
em 13º.
"Começamos
muito bem aqui em Pocono. Na média de voltas, estamos dois décimos de segundo
mais rápido que o segundo colocado e quatro décimos de vantagem para o
terceiro. Isso mostra que, além de uma picape rápida, temos um conjunto bem
consistente para a corrida. Estou bem otimista e quero manter minha cabeça
focado para amanhã", comentou Paludo, que virou 53s676 na melhor de suas
14 passagens pela pista.
Com 308
pontos no campeonato, Miguel está em décimo na tabela e a 37 pontos da
vice-liderança da Nascar Truck Series. O campeonato é liderado por Matt
Crafton, que soma 393 pontos após dez etapas.
A programação
da Pocono Mountains 125 continua amanhã, às 11h, com o treino classificatório.
As 60 voltas da prova será às 14h do mesmo dia. O canal Fox Sports anuncia a
exibição da corrida para ao vivo para o Brasil.
O site
www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de
Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo
(o oficial do piloto).
Resultado,
treino livre, Pocono:
(Cinco
primeiros colocados)
1º) Miguel
Paludo, 53s676
2º) Ross
Chastain, a 0s231
3º) Jeb
Burton, a 0s304
4º) German
Quiroga Jr, a 0s345
5º) Darrell Wallace Jr, a 0s515
RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Divulgação/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço...
ALTA ROTAÇÃO: Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço...: Areia finíssima, quase um talco, castiga competidores. Francês vence a terceira e diminui distância para Gonçalves, segundo no dia, para...
Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço bate. Despres vence, mas Gonçalves segue líder
Areia finíssima, quase um talco, castiga competidores. Francês
vence a terceira e diminui distância para Gonçalves, segundo no dia, para
6min29. Disputa brasileira esquenta com Jean e Ike separados por 48 segundos.
Nos Quads, Nahas vence e lidera. Rali entra na reta final. Faltam dois dias!
Etapa do dia
8ª Etapa - 01/08 - quinta-feira
PALMAS (TO) - MINAÇU (GO)
Deslocamento inicial: 312 km
Trecho especial: 333 km
Deslocamento final: 21 km
TOTAL: 666 km
Já na reta
final, faltando dois dias para a chegada em Goiânia, mas a 21ª edição do Rally
dos Sertões não dá moleza para os competidores, que hoje, durante a 8ª etapa da
prova, tiveram outro dia de muita exigência física e concentração. O francês
Cyril Despres (Yamaha) venceu a terceira e conseguiu diminuir sua distância
para o português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), segundo no dia, que se
mantém líder. Ontem eles estavam separados por 17 minutos e hoje a diferença
caiu para 6min29s. O espanhol Marc Coma (KTM) terminou em terceiro, mesma
posição que mantém no acumulado, a 34 minutos do líder. No total, 24 motos
largaram hoje, das 46 que partiram de Goiânia no último dia 25/07.
Os
competidores saíram bem cedo de Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO) para outro longo
dia. Percurso total de 666 km, dos quais 333 km de trecho cronometrado.
Terminaram o dia exaustos. Despres destacou as dores no corpo. "Não foi um
dia nada fácil e agora com tantos dias para trás o cansaço começa a pegar mais,
especialmente depois que cai ontem. Estou ainda com o corpo bastante dolorido,
mas cuidei para manter um ritmo aceitável".
Gonçalves
disse que até conseguiu chegar em Coma, mas teve dificuldades para passar.
"Cheguei no Marc (Coma), mas tinha muito fesh fesh e eu não conseguia
passar, então me restou acompanhar o ritmo dele. Devo ter perdido uns quatro
minutos para o Cyril, mas agora é questão de manter um ritmo que me permita
manter a liderança", contou. No final ele perdeu 10min30 para o rival
francês e a briga promete. Coma gostou do visual do dia. "Belíssima especial
hoje com o trecho de serra e um visual muito legal. Tinha muito fesh fesh e foi
difícil e cansativo segurar a moto", disse.
Briga boa
mesmo acontece entre os pilotos da Honda Mobil de Rally. O melhor do dia foi
Ike Klaumann em quinto lugar, com seu companheiro Jean Azevedo, em sexto.
Porém, no acumulado, Jean assumiu o posto de melhor brasileiro, em quarto
lugar, com apenas 48s de vantagem sobre Ike, quinto no acumulado. A posição de
melhor brasileiro ontem pertencia a seu outro companheiro na equipe Honda Mobil
de Rally, Dario Julio, que hoje teve a corrente de sua moto quebrada durante o
percurso e não conseguiu completar a especial.
Para Jean, o
dia foi de muita concentração: "Especial de hoje foi muito dura, com muita
terra, aquele talco que sobe e não se dissipa, atrapalhando muito a
visibilidade, além de trechos bem desafiadores e até perigosos. Foi um dia em
que a maior exigência era na concentração do piloto. Qualquer bobeada podia
significar um acidente feio, porque a especial era bem mista em termos de
velocidade, com trechos velozes e outros bem travados".
Quadriciclos
Os Quads têm
o duelo mais emocionante do rali. Desde o primeiro dia, Robert Nahas (Honda TRX
700) e Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) vêm alternando posições, sempre com
tempos muito próximos. E depois que o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700), que
vinha vencendo todas, foi punido com três horas por trocar pneu na etapa
Maratona, abriu caminho para os brasileiros brigarem de verdade pelo título.
Hoje o dia
foi de Robert Nahas novamente, que venceu a segunda seguida, mas com Medeiros
sempre colado. Com os acertos efetuados ontem pela cronometragem - Medeiros
teve abatido de seu tempo 9min52 por ter ajudado o piloto Dimas Matos, que
sofreu acidente; e Nahas teve bônus de 10 minutos em virtude de um problema no
way point -, no acumulado de hoje, Nahas se mantém na liderança com vantagem de
9min41 sobre Medeiros.
"Essa
foi a especial mais difícil deste rali. A gente vem da Maratona, aí enfrenta o
Jalapão e depois tem que acordar às quatro da manhã para fazer deslocamento de
300 km, então é bem exaustivo. A parte inicial foi de um trecho bem de alta
velocidade e eu percebi que o quadri do Marcelinho (Medeiros) estava mais
acertado para aquela parte do dia, então no abastecimento ele chegou logo
depois de mim e eu perguntei se ele estava mais rápido que eu. Ele respondeu
que já estava na minha poeira, e na saída eu abri passagem para ele. Porém,
houve um trecho em que ele perdeu uma referência e já estávamos na parte mais
travada da especial, e assim pude continuar na frente. Agora vamos ver como
está a diferença, porque a briga está muito boa, destacou Nahas.
Medeiros
também ressaltou a dificuldade da especial. "A gente se engana achando que
o rali vai chegando ao final e os dias vão ficando mais fáceis e aí nos
iludimos depois de um dia como esse (risos). Foi a pior de todas, a de hoje. O
nível deste Sertões está muito alto e a dificuldade das provas só aumenta a
cada dia que passa. No trecho de serra tinha muita areia fofa e meu quad não
tinha tanta tração, então na subida eu não conseguia passar dos 15 km/h. Agora
é descansar, ver a diferença que me separa do Robert (Nahas) e bolar a
estratégia, que basicamente vai ser correr atrás e atacar".
Tom Rosa
(Yamaha Raptor 700) terminou na terceira posição, mas em terceiro lugar no
acumulado está Mauro Almeida (Yamaha Raptor 700), a 2h57 do líder.
UTVs
Nos UTVs,
Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can Am Maverick) vence a quinta, seguido por Marcos
Regadas/Andrews Costa (Polaris RZR XP 900) em segundo; e Bruno
Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900) na terceira posição do dia.
Ontem, ao
final do dia, a dupla Sperancini/Roldan foi penalizada em 40 minutos por chegar
atrasada no controle final. Eles tiveram um problema no veículo e precisaram
parar para consertar. Mesmo assim, a dupla segue líder, mas a diferença que era
de 1h06 para os vice-líderes Rodrigo Varela e João Arena (Can An Comander),
quarto no dia, caiu para 31min22. A categoria UTVs estreou no Rally dos Sertões
ano passado e teve Sperancini como campeão, que defende o título esse ano.
O experiente
navegador Lourival Roldan, 14º. Sertões no currículo, que estreia nos UTVs,
esclareceu o ocorrido ontem. "Ontem, faltando 15 km para terminar a
especial, tivemos uma roda quebrada e conseguimos completar mesmo assim. Mas,
como o deslocamento era longo, tivemos que consertar. Amarramos a roda, soltou,
esperamos o apoio e chegamos ‘amarrados’ no parque de apoio. Com o atraso,
tivemos o acréscimo de 40 minutos no nosso tempo. Mas é para dar mais emoção
(risos). Tivemos que arrumar para largar hoje, mas no deslocamento nossa tração
traseira quebrou e tivemos que fazer a especial toda no 4x2. Viemos devagar e
sofremos para subir a Serra da Baliza. Mesmo assim, conseguimos superar o
(Rodrigo) Varela, que é o nosso principal rival. Rali é assim. Até entregar a
última cartela não dá pra relaxar. Você pode perder por qualquer coisa",
completou.
Em terceiro
no acumulado, está Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can An Maverick) a 8h44 do
líder. Na terceira especial, entre Pirenópolis e Uruaçu, a dupla teve problemas
e não completou, ficando com o tempo máximo e, por isso, apesar das últimas
vitórias ainda está tão atrás.
Resultado 8ª
etapa Motos (extra-oficial)
1º CYRIL DESPRES
04:01:15
2º PAULO
GONCALVES 04:04:58
3º MARC COMA
04:06:58
4º MICHAEL
METGE 04:13:27
5º IKE KLAUMANN 04:14:30
6º JEAN AZEVEDO 04:16:29
7º JAKUB
PRZYGONSKI 04:18:03
8º FAUSTO
MOTA 04:20:58
9º RICARDO
MARTINS 04:23:49
10º RAUL LIMA
04:35:38
Resultado
acumulado Motos (extra-oficial)
1º PAULO
GONCALVES 25:40:01 -
2º CYRIL
DESPRES 25:46:31 +00:06:29.7
3º MARC COMA
26:14:07 +00:34:05.9
4º JEAN
AZEVEDO 26:41:00 +01:00:59.2
5º IKE KLAUMANN 26:41:49 +01:01:47.6
6º JAKUB PRZYGONSKI 27:00:14 +01:20:13.0
7º MICHAEL
METGE 27:33:55 +01:53:54.0
8º RICARDO
MARTINS 27:47:12 +02:07:10.7
9º FAUSTO
MOTA 27:53:49 +02:13:48.4
10º RAUL LIMA
29:07:41 +03:27:39.7
Resultado 8ª
etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1º ROBERT
NAHAS 04:32:00
2º MARCELO
MEDEIROS 04:38:24
3º TOM ROSA
04:44:49
4º RAFAL
SONIK 04:50:48
5º DANIEL MAZZUCCO 05:21:15
6º MOHAMED ABU-ISSA 05:21:37
7º MAURO
ALMEIDA 05:25:58
Resultado
acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
1º ROBERT
NAHAS 29:52:00 -
2º MARCELO
MEDEIROS 30:01:41 +00:09:41.0
3º MAURO ALMEIDA
32:49:26 +02:57:26.3
4º DANIEL
MAZZUCCO 34:16:02 +04:24:01.9
5º RAFAL
SONIK 34:29:00 +04:37:00.6
6º MOHAMED
ABU-ISSA 35:49:26 +05:57:25.1
7º TOM ROSA
38:15:18 +08:23:17.9
Resultado 8ª
etapa UTVs (extra-oficial)
1º CARLO
COLLET/MARCOS GOUVEA 04:53:43
2º MARCOS
REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 05:00:48
3º BRUNO
SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 05:13:36
4º RODRIGO
VARELA/JOAO ARENA 05:15:39
5º CARLOS
AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 05:22:50
Resultado
acumulado UTVs (extra-oficial)
1º BRUNO
SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 33:15:43 -
2º RODRIGO
VARELA/JOAO ARENA 33:47:06 +00:31:22.8
3º CARLO
COLLET/MARCOS GOUVEA 42:00:42 +08:44:58.6
4º MARCOS
REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 61:08:20 +1D 03:52:3
5º CARLOS
AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 67:33:48 +1D 10:18:0
9ª Etapa -
02/08 - sexta-feira
MINAÇU (GO) -
GOIANÉSIA (GO)
Deslocamento
inicial: 32 km
Trecho
especial: 264
Deslocamento
final: 254 km
TOTAL: 550
km.
Mais um dia
pra ficar na memória de todos os participantes. Mais uma especial completa.
Começa com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombas atravessando uma
zona de garimpo, seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das
motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com muitas trilhas e estradas
menores, passando por estradas de fazenda seguindo para a última parte da prova
com uma velocidade mais alta, mas, com muitas lombas até o final. Para os
caminhões esta especial terá 231 km.
Fotos do
Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875
Vídeos /
Rally dos Sertões - A Dunas Media é responsável pela produção, captação e
edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é
detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para
pilotos, equipes e veículos de comunicação.
A cada etapa
do Sertões será disponibilizado um vídeo release de três minutos, para uso
jornalístico, no seguinte endereço: http://www.arco.tv/ftp/
Os
interessados em mais imagens e conteúdo exclusivo deverão entrar em contato com
Adriano Civita, da Dunas Media: (11) 98111.6661
Veja a
programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html
E a lista de
inscritos para o Rally dos Sertões 2013:
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html
Acesse o
Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial
Siga o
Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci
fernanda@fgcom.com.br / meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br /
cleber@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Gustavo Epifanio
Assinar:
Postagens (Atom)