sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Pir...

ALTA ROTAÇÃO: Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Pir...:                     Equipe Phoenix terá os dois pilotos vencedores do ano passado no grid   Os pi...

Campeões confirmam participação nas 100 Milhas Piracicaba


 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

Equipe Phoenix terá os dois pilotos vencedores do ano passado no grid

 

Os pilotos campeões das 100 Milhas Piracicaba, que conquistaram o título em 2012, confirmaram presença na 24ª edição da prova que acontece neste domingo (4), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo).

 

 Luis Piccolo e Marcelo Camacho, que formaram dupla no ano passado para vencer a corrida, competirão pela mesma equipe, a Phoenix Competições, de São Paulo, porém em carros separados desta vez.

 

 Comandada por Piccolo, a equipe Phoenix participará com cinco carros e nove pilotos confirmados. “Neste ano temos novos integrantes e formaremos as duplas por afinidades entre os pilotos”, afirma Luisinho, que também irá competir.

 

Os pilotos confirmados são Alexandre Passareli, Alexandre Souza, João Moraes, Lamartine Pinotti, Marcelo Camacho, Marcio Casorla, Ricardo Pinto e Tubarão, além do próprio Luisinho.

 

 “Decidi correr de última hora, mesmo porque não poderia deixar de vir para defender meu título, que foi tão suado no ano passado. Independente do piloto com quem formarei dupla, vou correr pelo bicampeonato”, disse Marcelo Camacho.

Bicampeão da prova de 60 Milhas, ao vencer as edições de 2007 e 2008, Alexandre Passareli, também não sabe com quem irá formar dupla na equipe Phoenix para competir sua primeira 100 Milhas, mas acredita que não terá dificuldades.

 

 “Aqui em Piracicaba já disputei provas de 60 milhas, correndo na preliminar das 100 Milhas. Mas é muito diferente, pois a prova além de ser mais longa, exige uma estratégia diferente para vencer”, afirmou o piloto de São Bernardo do Campo.

 

 

Prova é opção de lazer o para fim de semana

 

A edição de número 24 das 100 Milhas Piracicaba é uma boa opção de lazer para quem quiser e conferir máquinas das mais velozes disputando palmo a palmo cada milha do circuito. A prova será disputada neste domingo (4), no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

 

 A corrida, que faz parte da festa de 246 anos de fundação de Piracicaba, comemorado no dia 1ª. de agosto, contará com a presença de carros e pilotos do automobilismo brasileiro, entre eles os participantes da Copa ECPA de Velocidade na Terra, na categorias Turismo e Tubular. A preliminar terá uma prova de Clássicos de Competição.

 

 

 

“Será mais uma grande festa. Realizar a 100 Milhas é algo que me dá muito prazer, tanto pela competição como pelo congraçamento entre os pilotos participantes”, afirma o empresário Dito Giannetti, o promotor e organizador de uma das mais tradicionais prova do automobilismo brasileiro, que irá correr a bordo de sua gaiola tubular de número 22.

 

A prova preliminar contará com carros das décadas de 50, 60 e 70 que competem na categoria Clássicos de Competições.

 

A definição do pole position será no sábado, onde os mais velozes do dia garantem a primeira posição no grid de largada. A corrida será no domingo (4), com largada prevista para às 15h.

Entrada franca

 

A entrada ao Autódromo do ECPA é gratuita, cobrando apenas o valor do estacionamento (R$ 15). O público poderá acompanhar todas as emoções das arquibancadas cobertas da reta principal do circuito, que dá uma visão privilegiada a praticamente toda a pista.



 

Horários das atividades de pista

 

As disputas tem início no sábado (3) de manhã, quando acontecem os treinos livres, na parte da tarde os carros entram na pista para o treino classificatório que decide o grid de largada. No domingo a largada acontece às 15h. Confira a programação completa da 24ª 100 Milhas Piracicaba:

Dia 3 de agosto/sábado

 

15h50 às 16h40 – Tomada de tempo

 

Dia 4 de agosto/domingo

 

10h30 às 10h40 – Tomada de tempo Clássicos de Competição

 

13h15 – Largada / Clássicos de Competição

 

15h – Largada / 100 Milhas Piracicaba

Serviço

O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br, pelo site www.ecpa.com.br ou facebook.com/ecpabrasil.

 

Engenho da Notícia

 

Assessoria de Imprensa ECPA






 

ALTA ROTAÇÃO: Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. De...

ALTA ROTAÇÃO: Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. De...: Peterhansel/Cottret segue imbatível. Mas hoje uma nova dupla do Brasil é destaque. Pilotos falam da especial completíssima e com visuais...

Nos Carros, outro dia difícil, mas com elogios. Destaque brasileiro é Baumgart/Andreotti em segundo


Peterhansel/Cottret segue imbatível. Mas hoje uma nova dupla do Brasil é destaque. Pilotos falam da especial completíssima e com visuais incríveis. Nas demais categorias, só uma mudança de líder. Faltam 840 km para a chegada em Goiânia. Amanhã, penúltimo dia, rali segue rumo a Goianésia

 

Etapa do dia

8ª Etapa - 01/08 - quinta-feira

PALMAS (TO) - MINAÇU (GO)

Deslocamento inicial: 312 km

Trecho especial: 333 km

Deslocamento final: 21 km

TOTAL: 666 km

 

Mais dois dias, 840 km e os competidores chegam a Goiânia, completando um total de 4.115 km dos quais 2.488 km de trechos cronometrados da 21ª edição do Rally dos Sertões. Hoje apesar de longo, foi um dia mais tranquilo para os carros. Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret venceu a sétima de oito etapas e continua imbatível. Mas o dia teve uma novidade nos ponteiros: a dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton Evo), que terminou na segunda posição e venceu na sua categoria, a Protótipos T1. Em terceiro terminou Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex). No acumulado, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX), quarto no dia, se mantém na vice-liderança.

 

No total, 33 carros largaram hoje, dos 46 que saíram de Goiânia. Amanhã, penúltimo dia de prova, serão 550 km, dos quais 264 km contra o relógio. E segundo a direção de prova, outro estágio completíssimo. Hoje, os competidores saíram bem cedo de Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO) para outro longo dia. Percurso total de 666 km, dos quais 333 km de trecho cronometrado, que prometia de tudo. Ao final, os competidores elogiaram muito a especial e os visuais.

 

Peterhansel, tranquilo na prova, sem concorrência, destacou a variedade de terrenos e as lindas paisagens da região montanhosa. "O dia hoje não foi nada fácil. Era bem rápido no começo, mas depois passou a exigir muita técnica na região montanhosa e foi bem legal de guiar por ali porque o visual era muito bonito. Era uma mistura muito boa de terrenos e relevos: subidas, descidas, curvas fechadas, areia, terra vermelha e vários saltos. Largamos em segundo e só fomos conseguir passar o Guiga (Spinelli) por volta do quilômetro 100 da especial. O carro foi perfeito hoje e não tenho do que reclamar".

 

Cristian Baumgart, que hoje conquistou seu melhor resultado na prova, também destacou a qualidade da especial: "Hoje aconteceram algumas coisas diferentes conosco, mas a especial foi maravilhosa, muito rápida. Viemos bem, passamos vários carros; os dois Franciosi (os irmãos Romeu e João), o (Marcos) Cassol, alguns quadriciclos e motos também. Os trechos de hoje tinham de tudo, era praticamente um Sertões condensado em um só dia: trechos velocíssimos, subida de serra, lugares mais travados e uma areia muito fina que não se dissipava no ar. Tanto foi que esse ‘talco’ chegou a entrar dentro do cockpit por um momento e ficou bem difícil de enxergar porque estávamos contra o sol. Mas o destaque do dia vai para a especial. Legal demais, tanto de pilotar como de navegar. E tinha que ter equipamento para chegar, porque foi bem exigente".

 

Na categoria Protótipos T1, vitória de Baumgart/Andreotti, seguida por Klever Koilberg/Flavio França (T-Rex), em segundo; e Romeu Franciosi/Rogério Almeida (Mitsubishi Triton R), em terceiro. Mas no acumulado, a disputa da categoria, que ontem perdeu um forte competidor, Kolberg/França que não completou por problema no motor, ficou bem tranquila para o líder João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), oitavo no dia. Sua diferença para o segundo colocado no acumulado, seu irmão Romeu Franciosi/Almeida é de 1h34. Em terceiro está Baumgart/Andreotti, mais de três horas atrás do líder.

 

Na categoria Pro Brasil, vitória de Jorley Jr/Maykel Justo (Sherpa), seguido por

Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R), em segundo e Mauro Guedes/Neurivan Calado (Mitsubishi Proton), em terceiro. A liderança permanece com Cassol/Eckel, que ampliou sua vantagem de 50 minutos para 1h16 para Jorley/Justo.

 

Na Super Production, Regis Maia/Ana Carolina Braga (VW Amarok) vence outra, seguida por Rafael Cassol/Lelio Jr (Mitsubishi Triton R), em segundo e Gunter Hinkelmann/Pipo Mirone (Mitsubishi L200RS), em terceiro. Mas a liderança permanece com Glauber Fontoura/Minae Miyauti, com vantagem de 1h35 para o segundo colocado Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS).

 

A única mudança na liderança veio na Production T2. A dupla Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller), então líder, foi penalizada ontem por não ter passado por alguns way points e tomou 2h39. Eles venceram hoje, mas ocupam a segunda posição no acumulado. A liderança passou para os irmãos Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4), segundo colocado no dia, que conta com vantagem de 1h05. Fabio Freire/Fabio Grochowsky (Troller) ficou em terceiro, mesma posição que ocupa no acumulado.

 

Caminhões

Nos caminhões pesados, que teve especial de 258 km, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks) vence e se mantém na liderança. O trio da Mercedes Benz, Guido Salvini/Flavio Bisi/ Fernado Chwaigert, teve vários problemas com seu equipamento e mais uma vez não completou a especial.

 

"Já estamos adotando a estratégia de conservar o equipamento para chegar ao final, já que nossa vantagem na liderança é bem grande, então viemos poupando mesmo. Vamos fazer mais alguns cálculos para saber como poderemos andar nestes dias que faltam para o final do Sertões", disse Piano, tetracampeão do Sertões em Caminhões.

 

Resultado 8ª etapa Carros (extra-oficial):

 

Geral

1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:56:18

2. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 04:09:03

3. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 04:13:14

4. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 04:13:15

5. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 04:16:15

6. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 04:20:33

7. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 04:21:41

8. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 04:24:48

9. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 04:25:51

10. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 04:27:12

 

T1 FIA

1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 03:56:18

2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 04:13:15

 

Protótipos T1

1. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 04:09:03

2. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 04:13:14

3. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 04:20:33

 

Pró Brasil

1. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 04:16:15

2. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 04:21:41

3. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 04:24:48

 

Super Prodution

1. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 04:27:12

2. RAFAEL CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 04:32:24

3. GUNTER HINKELMANN/PIPO MIRONE 04:32:38

 

Production T2

1. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 04:53:06

2. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 05:06:51

3. FABIO FREIRE/FABIO GROCHOWSKY 05:30:49

 

Resultado Acumulado Carros (extra-oficial):

 

Geral

1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 23:41:00 -

2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 25:26:45 +01:45:44.4

3. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 25:55:03 +02:14:03.2

4. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 26:12:50 +02:31:49.5

5. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 27:18:02 +03:37:01.4

6. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 27:29:43 +03:48:43.3

7. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 27:34:27 +03:53:26.7

8. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 28:43:08 +05:02:07.5

9. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 29:37:17 +05:56:16.8

10. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 30:14:46 +06:33:46.0

 

T1 FIA

1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 23:41:00

2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 25:26:45

 

Protótipos T1

1. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 25:55:03

2. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 27:29:43

3. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 29:37:17

 

Pró Brasil

1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 26:12:50

2. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 27:18:02

3. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 27:34:27

 

Super Prodution

1. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 28:43:08

2. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 30:14:46

3. ARMANDO CRUZ/SERGIO BESSA 33:40:56

 

Production T2

1. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 32:40:23

2. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 33:45:07

3. FABIO FREIRE/FABIO GROCHOWSKY 39:14:05

 

Resultado 8ª etapa Caminhões (extra-oficial)

1º EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 04:25:29

2º GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 06:30:00

 

Resultado acumulado Caminhões (extra-oficial)

1º EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 17:22:56 -

2º GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 33:04:31 +15:41:35.6

 

9ª Etapa - 02/08 - sexta-feira

MINAÇU (GO) - GOIANÉSIA (GO)

Deslocamento inicial: 32 km

Trecho especial: 264

Deslocamento final: 254 km

TOTAL: 550 km.

 

Mais um dia pra ficar na memória de todos os participantes. Mais uma especial completa. Começa com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombas atravessando uma zona de garimpo, seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com muitas trilhas e estradas menores, passando por estradas de fazenda seguindo para a última parte da prova com uma velocidade mais alta, mas, com muitas lombas até o final. Para os caminhões esta especial terá 231 km.

 

 

Fotos do Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875

 

Vídeos / Rally dos Sertões - A Dunas Media é responsável pela produção, captação e edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para pilotos, equipes e veículos de comunicação.

 

A cada etapa do Sertões será disponibilizado um vídeo release de três minutos, para uso jornalístico, no seguinte endereço: http://www.arco.tv/ftp/

Veja a programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html

 

E a lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

 

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:

http://facebook.com/sertoesoficial

 

Siga o Sertões no Twitter:

www.twitter.com/sertoesoficial

 

YouTube - Canal Rally dos Sertões:

www.youtube.com/dunasrace

 

Mais informações:

FGCom

Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci

fernanda@fgcom.com.br / meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br

www.fgcom.com.br

 

Foto: Gustavo Epifanio

ALTA ROTAÇÃO: Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4...

ALTA ROTAÇÃO: Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4...: A quinta-feira foi de treinos a bordo do Mitsubishi Lancer na cidade gaúcha de Farroupilha   O piloto paranaense Ricardo Malucelli...

Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4x4 no rali


A quinta-feira foi de treinos a bordo do Mitsubishi Lancer na cidade gaúcha de Farroupilha

 

O piloto paranaense Ricardo Malucelli e o navegador Giovani Bordin realizaram durante a quinta-feira, dia 1º, uma série de testes com o Mitsubishi Lancer da equipe UB Rally. O carro compete na categoria 4x4 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Ricardo e Giovani disputam o Brasileiro na categoria 207 (carros de tração 4x2) pela equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthetic Car´s Detail).

 

O treino serviu para Ricardo conhecer o carro 4x4, visando sua expectativa futura de migrar de categoria. “O treino com o Lancer foi satisfatório, acima das minhas expectativas. Sempre tive vontade de acelerar um 4x4, como a dupla está atrás de patrocínio e também de projetos de incentivo do governo no esporte que está em fase bem adiantada, começamos a procurar informações sobre os 4x4. Após uma conversa com o Ulysses Bertholdo, marcamos o treino e tivemos um recepção que me impressionou muito, agradeço muito a equipe UB Rally pela oportunidade de acelerar os dois carros da equipe, Lancers Evo 9 e Evo 10 e pelo profissionalismo da equipe”, salienta Ricardo Malucelli.

 

“O treino serviu para conhecermos os carros, não temos experiência de 4x4, e não temos parâmetros, precisávamos conhecer o que os carros tinham a oferecer, como funciona, quais são os recursos. Treinamos em uma pista da equipe UB Rally , treino muito bem organizado com o comando do experiente piloto Ulysses Bertholdo, que nos explicou muito sobre os carros”, acrescenta o navegador Giovani Bordin.

 

 

 

Mudanças visíveis

 

Ricardo Malucelli, que compete no Brasileiro a bordo de um Peugeot 207, de tração 4x2, destaca que há mudanças significativas ao guiar um carro 4x4. “Eu considero um outro esporte, muda a navegação, a tocada é totalmente diferente e o carro é muito mais rápido. O conjunto motor, suspensão e freios me impressionou muito. O Lancer Evo 10 tem muito chão e passa muita confiança e também tem diversas configurações eletrônicas no carro que podem ser mudadas a qualquer momento apenas com um toque no botão”, explica o piloto.

 

Para Giovani, a principal mudança que puderam observar foram as retomadas depois de curvas de baixa. “As distâncias entre uma curva e outra passa muito rápido, isso requer um levantamento diferenciado, já o carro é muito bom de chão e seguro, suspensão fantástica copiando tudo”, diz Giovani.

 

 

 

Futuro pode ser nos 4x4

 

O treino feito por Ricardo Malucelli e Giovani Bordin foi uma amostra de que a dupla pode estar migrando de categoria no futuro. “A nossa meta é conseguir patrocínios, ou um projeto de incentivo do governo para o esporte. Se conseguir, a ideia é fazer a temporada de 2014 já na categoria 4x4. Se não, vamos continuar na luta para a realização desse sonho para a dupla. Eu espero que até final de outubro já tenhamos uma posição final sobre a temporada 2014”, destaca Ricardo.

 

Para o piloto, o crescimento do rali de velocidade no Brasil pode ser um indicativo de que mais pilotos migrem dos carros de tração 4x2 para os de tração 4x4. “Eu acredito que sim, mas os custos ainda continuam muito elevados. Porém, vemos que tem muita gente se esforçando para baixar esses custos e isso me anima bastante. É importante ressaltar que a nossa meta esse ano ainda continua sendo buscar o título na categoria 207 no Brasileiro, que esta difícil mas não é impossível. Estamos focando muito nos treinos agora para a parte final do campeonato, onde a última etapa tem pontuação dupla. Estamos também fazendo ajustes diários no carro que estou competindo fornecido pela equipe RT One, pois minha primeira prova com ele foi em Ouro Branco, onde o carro apresentou alguns problemas mecânicos que comprometeu o resultado da etapa”, frisa Ricardo Malucelli.

 

E completa: “agradeço muito a dedicação do Giovani Bordin, também ao Ulysses Bertholdo, que foi sensacional no nosso treino, passou dicas, deu uma aula sobre o carro, foi muito atencioso e mostrou ser uma pessoa muito séria e com caráter, fora que é um multicampeão de rali. Agradeço também aos mecânicos da equipe UB Rally que foram muito atenciosos e mostraram muita competência”.

 

 

 

ACESSE +


NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br

FACEBOOK: agenciaprimeerechim

TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação

Assessoria de Imprensa da equipe RT One/JMalucelli/Paraná Banco

Foto: Edson Castro
 

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no tr...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no tr...: Piloto da Turner Scott Motorsports elogiou o trabalho feito pela equipe no tri-oval de 4 km da Pensilvânia; corrida será neste sábado, à...

Nascar: Miguel Paludo é o mais rápido do dia no treino da Truck Series em Pocono


Piloto da Turner Scott Motorsports elogiou o trabalho feito pela equipe no tri-oval de 4 km da Pensilvânia; corrida será neste sábado, às 14h, com transmissão ao vivo do canal Fox Sports

O gaúcho Miguel Paludo começou muito bem a etapa de Pocono da Nascar Truck Series, 11ª etapa da temporada 2013. O piloto da Turner Scott Motorsports liderou o treino livre de 2h20 de duração, mostrando a força de seu time na pista da Pensilvânia.

 

Andando no maior tri-oval da Nascar, Miguel luta pelo top-5 do campeonato nesta etapa, já que está a apenas 12 pontos de Johnny Sauter, quinto colocado na tabela após 10 etapas.

 

Para a etapa de amanhã, a Turner proverá a Miguel a picape TSM-600, que fez sua estreia no Texas Motor Speedway neste ano, onde Paludo terminou em décimo. Assim com nas etapas anteriores, o piloto do #32 contará com o patrocínio da AccuDoc Solutions, empresa de equipamentos médicos dos Estados Unidos. Ano passado, na etapa de Pocono, Miguel Paludo largou na terceira colocação e finalizou a prova em 13º.

 

"Começamos muito bem aqui em Pocono. Na média de voltas, estamos dois décimos de segundo mais rápido que o segundo colocado e quatro décimos de vantagem para o terceiro. Isso mostra que, além de uma picape rápida, temos um conjunto bem consistente para a corrida. Estou bem otimista e quero manter minha cabeça focado para amanhã", comentou Paludo, que virou 53s676 na melhor de suas 14 passagens pela pista.

 

Com 308 pontos no campeonato, Miguel está em décimo na tabela e a 37 pontos da vice-liderança da Nascar Truck Series. O campeonato é liderado por Matt Crafton, que soma 393 pontos após dez etapas.

 

A programação da Pocono Mountains 125 continua amanhã, às 11h, com o treino classificatório. As 60 voltas da prova será às 14h do mesmo dia. O canal Fox Sports anuncia a exibição da corrida para ao vivo para o Brasil.

 

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

 

Resultado, treino livre, Pocono:

(Cinco primeiros colocados)

1º) Miguel Paludo, 53s676

2º) Ross Chastain, a 0s231

3º) Jeb Burton, a 0s304

4º) German Quiroga Jr, a 0s345

5º) Darrell Wallace Jr, a 0s515

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Divulgação/RF1
 

ALTA ROTAÇÃO: Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço...

ALTA ROTAÇÃO: Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço...: Areia finíssima, quase um talco, castiga competidores. Francês vence a terceira e diminui distância para Gonçalves, segundo no dia, para...

Nas Motos, pilotos sofrem com ‘fesh fesh’, cansaço bate. Despres vence, mas Gonçalves segue líder


Areia finíssima, quase um talco, castiga competidores. Francês vence a terceira e diminui distância para Gonçalves, segundo no dia, para 6min29. Disputa brasileira esquenta com Jean e Ike separados por 48 segundos. Nos Quads, Nahas vence e lidera. Rali entra na reta final. Faltam dois dias!

 

Etapa do dia

8ª Etapa - 01/08 - quinta-feira

PALMAS (TO) - MINAÇU (GO)

Deslocamento inicial: 312 km

Trecho especial: 333 km

Deslocamento final: 21 km

TOTAL: 666 km

 

Já na reta final, faltando dois dias para a chegada em Goiânia, mas a 21ª edição do Rally dos Sertões não dá moleza para os competidores, que hoje, durante a 8ª etapa da prova, tiveram outro dia de muita exigência física e concentração. O francês Cyril Despres (Yamaha) venceu a terceira e conseguiu diminuir sua distância para o português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), segundo no dia, que se mantém líder. Ontem eles estavam separados por 17 minutos e hoje a diferença caiu para 6min29s. O espanhol Marc Coma (KTM) terminou em terceiro, mesma posição que mantém no acumulado, a 34 minutos do líder. No total, 24 motos largaram hoje, das 46 que partiram de Goiânia no último dia 25/07.

 

Os competidores saíram bem cedo de Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO) para outro longo dia. Percurso total de 666 km, dos quais 333 km de trecho cronometrado. Terminaram o dia exaustos. Despres destacou as dores no corpo. "Não foi um dia nada fácil e agora com tantos dias para trás o cansaço começa a pegar mais, especialmente depois que cai ontem. Estou ainda com o corpo bastante dolorido, mas cuidei para manter um ritmo aceitável".

 

Gonçalves disse que até conseguiu chegar em Coma, mas teve dificuldades para passar. "Cheguei no Marc (Coma), mas tinha muito fesh fesh e eu não conseguia passar, então me restou acompanhar o ritmo dele. Devo ter perdido uns quatro minutos para o Cyril, mas agora é questão de manter um ritmo que me permita manter a liderança", contou. No final ele perdeu 10min30 para o rival francês e a briga promete. Coma gostou do visual do dia. "Belíssima especial hoje com o trecho de serra e um visual muito legal. Tinha muito fesh fesh e foi difícil e cansativo segurar a moto", disse.

 

Briga boa mesmo acontece entre os pilotos da Honda Mobil de Rally. O melhor do dia foi Ike Klaumann em quinto lugar, com seu companheiro Jean Azevedo, em sexto. Porém, no acumulado, Jean assumiu o posto de melhor brasileiro, em quarto lugar, com apenas 48s de vantagem sobre Ike, quinto no acumulado. A posição de melhor brasileiro ontem pertencia a seu outro companheiro na equipe Honda Mobil de Rally, Dario Julio, que hoje teve a corrente de sua moto quebrada durante o percurso e não conseguiu completar a especial.

 

Para Jean, o dia foi de muita concentração: "Especial de hoje foi muito dura, com muita terra, aquele talco que sobe e não se dissipa, atrapalhando muito a visibilidade, além de trechos bem desafiadores e até perigosos. Foi um dia em que a maior exigência era na concentração do piloto. Qualquer bobeada podia significar um acidente feio, porque a especial era bem mista em termos de velocidade, com trechos velozes e outros bem travados".

 

Quadriciclos

Os Quads têm o duelo mais emocionante do rali. Desde o primeiro dia, Robert Nahas (Honda TRX 700) e Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) vêm alternando posições, sempre com tempos muito próximos. E depois que o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700), que vinha vencendo todas, foi punido com três horas por trocar pneu na etapa Maratona, abriu caminho para os brasileiros brigarem de verdade pelo título.

 

Hoje o dia foi de Robert Nahas novamente, que venceu a segunda seguida, mas com Medeiros sempre colado. Com os acertos efetuados ontem pela cronometragem - Medeiros teve abatido de seu tempo 9min52 por ter ajudado o piloto Dimas Matos, que sofreu acidente; e Nahas teve bônus de 10 minutos em virtude de um problema no way point -, no acumulado de hoje, Nahas se mantém na liderança com vantagem de 9min41 sobre Medeiros.

 

"Essa foi a especial mais difícil deste rali. A gente vem da Maratona, aí enfrenta o Jalapão e depois tem que acordar às quatro da manhã para fazer deslocamento de 300 km, então é bem exaustivo. A parte inicial foi de um trecho bem de alta velocidade e eu percebi que o quadri do Marcelinho (Medeiros) estava mais acertado para aquela parte do dia, então no abastecimento ele chegou logo depois de mim e eu perguntei se ele estava mais rápido que eu. Ele respondeu que já estava na minha poeira, e na saída eu abri passagem para ele. Porém, houve um trecho em que ele perdeu uma referência e já estávamos na parte mais travada da especial, e assim pude continuar na frente. Agora vamos ver como está a diferença, porque a briga está muito boa, destacou Nahas.

 

Medeiros também ressaltou a dificuldade da especial. "A gente se engana achando que o rali vai chegando ao final e os dias vão ficando mais fáceis e aí nos iludimos depois de um dia como esse (risos). Foi a pior de todas, a de hoje. O nível deste Sertões está muito alto e a dificuldade das provas só aumenta a cada dia que passa. No trecho de serra tinha muita areia fofa e meu quad não tinha tanta tração, então na subida eu não conseguia passar dos 15 km/h. Agora é descansar, ver a diferença que me separa do Robert (Nahas) e bolar a estratégia, que basicamente vai ser correr atrás e atacar".

 

Tom Rosa (Yamaha Raptor 700) terminou na terceira posição, mas em terceiro lugar no acumulado está Mauro Almeida (Yamaha Raptor 700), a 2h57 do líder.

 

UTVs

Nos UTVs, Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can Am Maverick) vence a quinta, seguido por Marcos Regadas/Andrews Costa (Polaris RZR XP 900) em segundo; e Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900) na terceira posição do dia.

 

Ontem, ao final do dia, a dupla Sperancini/Roldan foi penalizada em 40 minutos por chegar atrasada no controle final. Eles tiveram um problema no veículo e precisaram parar para consertar. Mesmo assim, a dupla segue líder, mas a diferença que era de 1h06 para os vice-líderes Rodrigo Varela e João Arena (Can An Comander), quarto no dia, caiu para 31min22. A categoria UTVs estreou no Rally dos Sertões ano passado e teve Sperancini como campeão, que defende o título esse ano.

 

O experiente navegador Lourival Roldan, 14º. Sertões no currículo, que estreia nos UTVs, esclareceu o ocorrido ontem. "Ontem, faltando 15 km para terminar a especial, tivemos uma roda quebrada e conseguimos completar mesmo assim. Mas, como o deslocamento era longo, tivemos que consertar. Amarramos a roda, soltou, esperamos o apoio e chegamos ‘amarrados’ no parque de apoio. Com o atraso, tivemos o acréscimo de 40 minutos no nosso tempo. Mas é para dar mais emoção (risos). Tivemos que arrumar para largar hoje, mas no deslocamento nossa tração traseira quebrou e tivemos que fazer a especial toda no 4x2. Viemos devagar e sofremos para subir a Serra da Baliza. Mesmo assim, conseguimos superar o (Rodrigo) Varela, que é o nosso principal rival. Rali é assim. Até entregar a última cartela não dá pra relaxar. Você pode perder por qualquer coisa", completou.

 

Em terceiro no acumulado, está Carlo Collet/Marcos Gouvea (Can An Maverick) a 8h44 do líder. Na terceira especial, entre Pirenópolis e Uruaçu, a dupla teve problemas e não completou, ficando com o tempo máximo e, por isso, apesar das últimas vitórias ainda está tão atrás.

 

Resultado 8ª etapa Motos (extra-oficial)

1º CYRIL DESPRES 04:01:15

2º PAULO GONCALVES 04:04:58

3º MARC COMA 04:06:58

4º MICHAEL METGE 04:13:27

5º IKE KLAUMANN 04:14:30

6º JEAN AZEVEDO 04:16:29

7º JAKUB PRZYGONSKI 04:18:03

8º FAUSTO MOTA 04:20:58

9º RICARDO MARTINS 04:23:49

10º RAUL LIMA 04:35:38

 

Resultado acumulado Motos (extra-oficial)

1º PAULO GONCALVES 25:40:01 -

2º CYRIL DESPRES 25:46:31 +00:06:29.7

3º MARC COMA 26:14:07 +00:34:05.9

4º JEAN AZEVEDO 26:41:00 +01:00:59.2

5º IKE KLAUMANN 26:41:49 +01:01:47.6

6º JAKUB PRZYGONSKI 27:00:14 +01:20:13.0

7º MICHAEL METGE 27:33:55 +01:53:54.0

8º RICARDO MARTINS 27:47:12 +02:07:10.7

9º FAUSTO MOTA 27:53:49 +02:13:48.4

10º RAUL LIMA 29:07:41 +03:27:39.7

 

Resultado 8ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)

1º ROBERT NAHAS 04:32:00

2º MARCELO MEDEIROS 04:38:24

3º TOM ROSA 04:44:49

4º RAFAL SONIK 04:50:48

5º DANIEL MAZZUCCO 05:21:15

6º MOHAMED ABU-ISSA 05:21:37

7º MAURO ALMEIDA 05:25:58

 

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)

1º ROBERT NAHAS 29:52:00 -

2º MARCELO MEDEIROS 30:01:41 +00:09:41.0

3º MAURO ALMEIDA 32:49:26 +02:57:26.3

4º DANIEL MAZZUCCO 34:16:02 +04:24:01.9

5º RAFAL SONIK 34:29:00 +04:37:00.6

6º MOHAMED ABU-ISSA 35:49:26 +05:57:25.1

7º TOM ROSA 38:15:18 +08:23:17.9

 

Resultado 8ª etapa UTVs (extra-oficial)

1º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 04:53:43

2º MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 05:00:48

3º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 05:13:36

4º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 05:15:39

5º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 05:22:50

 

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)

1º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 33:15:43 -

2º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 33:47:06 +00:31:22.8

3º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 42:00:42 +08:44:58.6

4º MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 61:08:20 +1D 03:52:3

5º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 67:33:48 +1D 10:18:0

 

9ª Etapa - 02/08 - sexta-feira

MINAÇU (GO) - GOIANÉSIA (GO)

Deslocamento inicial: 32 km

Trecho especial: 264

Deslocamento final: 254 km

TOTAL: 550 km.

 

Mais um dia pra ficar na memória de todos os participantes. Mais uma especial completa. Começa com uma subida de serra sinuosa com depressões e lombas atravessando uma zona de garimpo, seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com muitas trilhas e estradas menores, passando por estradas de fazenda seguindo para a última parte da prova com uma velocidade mais alta, mas, com muitas lombas até o final. Para os caminhões esta especial terá 231 km.

 

Fotos do Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875

 

Vídeos / Rally dos Sertões - A Dunas Media é responsável pela produção, captação e edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para pilotos, equipes e veículos de comunicação.

 

A cada etapa do Sertões será disponibilizado um vídeo release de três minutos, para uso jornalístico, no seguinte endereço: http://www.arco.tv/ftp/

 

Os interessados em mais imagens e conteúdo exclusivo deverão entrar em contato com Adriano Civita, da Dunas Media: (11) 98111.6661

 

Veja a programação completa: http://www.sertoes.com/Programacao_2013.html

 

E a lista de inscritos para o Rally dos Sertões 2013: http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2013.html

 

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:

http://facebook.com/sertoesoficial

 

Siga o Sertões no Twitter:

www.twitter.com/sertoesoficial

 

YouTube - Canal Rally dos Sertões:

www.youtube.com/dunasrace

 

Mais informações:

FGCom

Fernanda Gonçalves / Meg Cotrim/ Caio Scafuro / Cleber Bernuci

fernanda@fgcom.com.br / meg@fgcom.com.br/ caio@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br

www.fgcom.com.br

 

Foto: Gustavo Epifanio