domingo, 15 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Mais duas punições no Circuito Nova Schin Stock Ca...

ALTA ROTAÇÃO: Mais duas punições no Circuito Nova Schin Stock Ca...: Resultado não modificou as primeiras colocações da nona etapa, disputada neste domingo no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, cidade si...

Mais duas punições no Circuito Nova Schin Stock Car

Resultado não modificou as primeiras colocações da nona etapa, disputada neste domingo no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, cidade situada na Grande Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), decidiram punir mais dois pilotos por atitude antidesportiva. Depois de analisarem e aceitarem as reclamações feitas após o final da nona etapa, disputada neste domingo no Velopark, tiveram 20 segundos acrescentados ao tempo final Gabriel Casagrande e Galid Osman. Casagrande caiu do 20º para o 22º lugar e deixou de marcar mais um ponto em sua segunda corrida na mais importante e tradicional corrida do automobilismo brasileiro. Já Osman, que havia abandonado a corrida, se manteve na 23ª posição.



Nonô Figueiredo, que já havia perdido 15 posições no grid de largada da próxima etapa, dia 20 de outubro em Curitiba, por atitude antidesportiva contra Tuka Rocha, recebeu outra penalização, pelo mesmo motivo, mas contra Ricardo Sperafico.

Novo resultado da nona etapa do Circuito Nova Schin Stock Car:

1) Daniel Serra (Red Bull Racing), 38 voltas em 41min06s688, média de 126,34 km/h
2) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 2s328
3) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 3s702
4) Valdeno Brito (Shell Racing), a 8s541
5) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 8s930
6) Max Wilson (Eurofarma RC), a 10s616
7) Diego Nunes (RC3 Bassani), a 11s992
8) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 12s135
9) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), a 13s844
10) Popó Bueno (Shell Racing), a 14s181
11) Luciano Burti (Boettger Competições), a 14s524
12) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 14s855
13) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing), a 15s838
14) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 16s119
15) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 16s145
16) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 20s814
17) Felipe Lapenna (Hanier Racing), a 23s033
18) David Muffato (Carlos Alves Competições), a 23s654
19) Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), a 23s870
20) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 29s253
21) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 29s751
22) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), a 46s206
23) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 2 voltas
24) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 11 voltas
25) Tuka Rocha (BMC Racing), a 22 voltas
26) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), a 22 voltas
27) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 23 voltas
28) Vitor Genz (Gramacho Competições), a 24 voltas
29) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 27 voltas
30) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 27 voltas
31) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), a 38 voltas
32) Allam Khodair (Vogel Motorsport), a 38 voltas
33) Duda Pamplona (Officer ProGP), a 38 voltas
34) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 38 voltas

Melhor volta: Daniel Serra, 54s374, média de 150,82 km/h

Por atitude antidesportiva, Nonô Figueiredo foi punido com a perda de 15 posições no grid de largada da próxima etapa, marcada para dia 20 de outubro em Curitiba. Nonô deu um toque em Tuka Rocha, que saiu da prova no Velopark.

Os dez primeiros no Circuito Nova Schin Stock Car:

1) Daniel Serra, 154 pontos
2) Cacá Bueno, 144
3) Ricardo Maurício, 143
4) Thiago Camilo, 141
5) Max Wilson, 117
6) Valdeno Brito, 109
7) Marcos Gomes, 88
8) Rubens Barrichello, 73
9) Sérgio Jimenez, 72
10) Ricardo Zonta, 70

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:

Milton Alves (Mtb 16583/SP) 

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu é o vencedor do Troféu Shel...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu é o vencedor do Troféu Shel...: Juri especializado formado por jornalistas que cobrem a categoria escolhe a ultrapassagem de Átila Abreu sobre Max Wilson como a melhor da ...

Stock Car: Átila Abreu é o vencedor do Troféu Shell V-Power da etapa de Cascavel

Juri especializado formado por jornalistas que cobrem a categoria escolhe a ultrapassagem de Átila Abreu sobre Max Wilson como a melhor da etapa de Cascavel da Stock Car

O piloto Átila Abreu foi o vencedor do Troféu Shell V-Power, que premia a melhor ultrapassagem em cada etapa da Stock Car. O júri composto por jornalistas especializados votou na manobra que o paulista fez sobre Max Wilson na corrida disputada no circuito de Cascavel (PR).

"Acho que esse prêmio, fruto de uma votação da qual participam profissionais que vivem há tanto tempo do automobilismo, é a melhor resposta sobre aquela polêmica sobre a manobra", avaliou Abreu, citando a punição recebida em Cascavel.

Após a corrida deste final de semana no Velopark, os jornalistas votarão na melhor ultrapassagem da prova e o piloto mais votado leva o Troféu Shell V-Power - que será entregue em todas as provas até o final da temporada, que se encerra em dezembro, em São Paulo, com a Corrida do Milhão.

RF1 Jornalismo
Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1





ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller amplia liderança e Audi coloca o...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller amplia liderança e Audi coloca o...: Audi marca pontos com todos os seus carros na etapa deste domingo.  Jamie Green conquista seu primeiro pódio pela Audi. Com o segundo l...

DTM: Rockenfeller amplia liderança e Audi coloca oito carros entre os Top-10 em Oschersleben

Audi marca pontos com todos os seus carros na etapa deste domingo.  Jamie Green conquista seu primeiro pódio pela Audi.

Com o segundo lugar obtido na etapa de Oschersleben, realizada neste domingo no circuito próximo a Magdeburg, o alemão Mike Rockenfeller deu um grande passo rumo à conquista do título de campeão da temporada de 2013 do DTM, o campeonato alemão de carros de turismo. O resultado obtido na oitava etapa da temporada deixou o piloto da Audi Sport Team Phoenix com 33 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na tabela, o brasileiro Augusto Farfus, da BMW.


Os 70.500 expectadores que lotaram as arquibancadas de Oschersleben assistiram a mais uma prova sem erros de Rockenfeller, e viram, também, uma incrível corrida de todos os pilotos da Audi na competição. Todos os oito representantes da marca das quatro argolas terminaram a corrida entre os dez primeiros colocados - e, consequentemente, dentro da zona de pontos. Foi o primeiro resultado desse tipo para a Audi na temporada.

Antes da etapa deste domingo, oito pilotos ainda tinham chances matemáticas de chegar ao título. A partir deste momento, apenas Rockenfeller e Farfus seguem na briga. Não por acaso, Farfus foi o único adversário real do piloto da Audi neste fim de semana.

"Ele (Farfus) teve um desempenho extremamente forte hoje (domingo)", disse Rockenfeller. "Com os pneus mais duros as coisas não estavam muito boas para mim, e somente com os compostos mais macios meu ritmo foi mais rápido. Por isso estou muito feliz com este segundo lugar, e com a importância do resultado deste domingo para o campeonato", acrescentou.

No início da prova, Mike Rockenfeller chegou a cair para o quarto lugar. Com os pneus macios, ele logo reassumiu o segundo posto e somou mais 18 pontos para o campeonato.

A etapa de Oschersleben também foi positiva para Jamie Green, do Audi Sport Team Abt Sportsline. Ele levou seu Red Bull Audi RS 5 DTM ao primeiro Top-3 da temporada, e, com isso, conquistou seu primeiro pódio correndo pela Audi no DTM. Segundo colocado na tomada de tempos, Green herdou a pole position após a punição a Bruno Spengler e fez boa largada neste domingo, mas logo na primeira curva foi ultrapassado por Farfus. Depois de seu segundo pit stop, ele voltou à pista logo atrás de Mike Rockenfeller e cruzou a linha de chegada em terceiro.

Quarto colocado na prova, o piloto da Audi Sport Team Rosberg, Filipe Albuquerque, conquistou seus primeiros pontos na temporada. Timo Scheider também conquistou seu melhor resultado do ano em Oschersleben. O bicampeão da categoria realizou belas ultrapassagens e subiu da nona posição no grid para o quinto lugar no momento da bandeirada na prova deste domingo.

Ainda mais ultrapassagens realizou Mattias Ekström, que optou por uma estratégia de paradas um pouco diferente da escolhida pelos demais competidores - ele optou pelo uso de pneus mais duros nos dois primeiros pits, e só então usou os compostos macios. Deste momento em diante, o sueco começou a recuperar posições e, de décimo terceiro no grid, cruzou a linha de chegada em sétimo.

Miguel Molina, Adrien Tambay e Edoardo Mortara - que chegou a cair para a última posição durante a prova -, completaram a incrível corrida de Oschersleben para a Audi em oitavo, nono e décimo lugares, respectivamente. Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM, não escondeu a satisfação pelos resultados dos pilotos da marca em Oscherleben.

"Ter nossos oito carros na zona de pontos é algo que nunca nos aconteceu antes, e estávamos esperando ansiosamente por um desempenho como o deste domingo. Obviamente gostaríamos de ter vencido a corrida. O mais importante, no entanto, é que o Mike Rockenfeller deu outro grande passo em direção ao título. Ele tem agora 33 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no campeonato, e somente um rival nessa disputa. Mas ainda há 50 pontos em jogo e vamos continuar trabalhando para conquistar o título", declarou.

A próxima etapa do DTM será disputada dentro de duas semanas, em Zandvoort, na Holanda. Esta prova pode coroar a conquista de Mike Rockenfeller por antecipação, caso ele consiga manter uma diferença superior a 25 pontos para Augusto Farfus. Depois do ótimo resultado alcançado em Oschersleben, a Audi se aproximou da BMW no campeonato de construtores. A marca das quatro argolas tem 267 pontos, contra 276 da rival. A Marcedes-Benz aparece em terceiro, com 237.

Veja como terminou a etapa deste domingo e como está o campeonato após oito etapas:

Corrida
1) Augusto Farfus (BRA), RBM BMW, 51 voltas em 1h11min40s894
2) Mike Rockenfeller (ALE), Phoenix Audi, a 6.298
3) Jamie Green (ING), Abt Sportsline Audi, a 6.912
4) Filipe Albuquerque (POR), Rosberg Audi, a 10.837
5) Timo Scheider (ALE), Abt Audi, a 13.325
6) Gary Paffett (ING), Mercedes AMG, a 14.707
7) Mattias Ekström (SUE), Abt Sportsline Audi, a 21.980
8) Miguel Molina (ESP), Phoenix Audi, a 22.692
9) Adrien Tambay (FRA), Abt Audi, a 23.109
10) Edoardo Mortara (ITA), Rosberg Audi, a 23.977
11) Pascal Wehrlein (ALE), Mercedes AMG, a 24.136
12) Marco Wittmann (ALE), MTEK BMW, a 29.004
13) Dirk Werner (ALE), Schnitzer BMW, a 36.997
14) Roberto Merhi (ESP), Mercedes AMG, a 38.620
15) Timo Glock (ALE), MTEK BMW, a 48.244
16) Joey Hand (EUA), RBM BMW, a 48.756
17) Daniel Juncadella (ESP), Mercedes AMG, a 49.751
18) Christian Vietoris (ALE), Mercedes AMG, a 58.626
19) Andy Priaulx (ING), RMG BMW, a 1:10.972
20) Martin Tomczyk (ALE), RMG BMW, a 2 voltas
21) Bruno Spengler (CAN), Schnitzer BMW, não completou
22) Robert Wickens (CAN), Mercedes AMG, não completou

Campeonato
1) Mike Rockenfeller, 124 pontos
2) Augusto Farfus, 91
3) Christian Vietoris, 71
4) Robert Wickens, 70
5) Bruno Spengler, 67
6) Gary Paffett, 65

Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Audi Media Service


ALTA ROTAÇÃO: Baltimore não faz parte da agenda INDYCAR em 2014

ALTA ROTAÇÃO: Baltimore não faz parte da agenda INDYCAR em 2014: INDYCAR anunciou hoje que não vai voltar para Baltimore em 2014.  "Depois de uma visita bem sucedida de Baltimore, que incluiu par...

Baltimore não faz parte da agenda INDYCAR em 2014

INDYCAR anunciou hoje que não vai voltar para Baltimore em 2014.

 "Depois de uma visita bem sucedida de Baltimore, que incluiu participação recorde, estamos decepcionados que nossas agendas não vão se alinhar para sediar um evento em 2014", disse Mark Miles, CEO da Hulman & Co., o pai de INDYCAR. "Essa foi apenas uma questão de tentar encontrar a melhor data que trabalhou para todas as partes, desde Labor Day fim de semana não era uma opção em 2014. Somos gratos à cidade de Baltimore, Race On e Andretti Sports Marketing, pelo seu apoio e entusiasmo para o evento ao longo dos anos ".

Em 01 de setembro, Simon Pagenaud venceu a terceira corrida IZOD IndyCar Series no circuito de rua temporário que incorporou Oriole Park at Camden Yards. Ryan Hunter-Reay e força de vontade venceu as corridas anteriores.

"Em nome de todos nós da Andretti Sports Marketing, queremos agradecer aos muitos patrocinadores das nossas empresas de corrida que se reuniram atrás do Grand Prix de Baltimore", disse o CEO da empresa, Michael Andretti. "Tem sido um prazer trabalhar com o Race On, a cidade de Baltimore, a IndyCar Series e da American Le Mans Series. Agradecemos a todos os nossos amigos na SRT e Chrysler Group para o seu apoio ao evento Baltimore como apresentando patrocinador.

"Foi uma grande experiência trabalhar com os fãs em Baltimore e da comunidade e espero que um dia estaremos de volta".

Miles disse que o cronograma de 2014 será anunciado "antes do final da nossa temporada de 2013."
Fonte / Foto: http://www.indycar.com



ALTA ROTAÇÃO: MOTO GP - Vitória de Lorenzo foi prémio pelo traba...

ALTA ROTAÇÃO: MOTO GP - Vitória de Lorenzo foi prémio pelo traba...: Jorge Lorenzo agradeceu à equipa pelas alterações levadas a cabo na moto no domingo, algo que o espanhol considera crucial para o triunfo c...

MOTO GP - Vitória de Lorenzo foi prémio pelo trabalho da equipe

Jorge Lorenzo agradeceu à equipa pelas alterações levadas a cabo na moto no domingo, algo que o espanhol considera crucial para o triunfo conquistado no GP Aperol de São Marino e Riviera di Rimini.

Tirando total partido da introdução neste fim-de-semana da nova caixa de velocidades “seamless” da Yamaha, Lorenzo apresentou uma prestação irrepreensível para garantir uma vantagem de um segundo na primeira volta e não mais perder a posição.

Esta foi a segunda vitória consecutiva de Lorenzo, após o triunfo de há duas semanas em Silverstone e, ao mesmo tempo, o sexto triunfo consecutivo em Itália, contabilizando as provas de Misano e Mugello.

Os 25 pontos conquistados no circuito da Costa do Adriático deixam-no em igualdade pontual com o velho rival Dani Pedrosa, mas à frente deste na classificação do Campeonato graças ao maior número de provas ganhas este ano. Contudo, com Marc Márquez a ter terminado em segundo, Lorenzo continua a 34 pontos do estreante sensação quando faltam disputar cinco corridas.

Após deixar o pódio de Misano Lorenzo afirmou: “É importante ganhar porque não perdemos pontos, mas só recuperámos cinco, por isso é o mesmo que em Silverstone. Não causa grande diferença no campeonato. Mas estou contente com esta vitória porque lutámos muito durante o fim-de-semana, em particular em travagem.”

Tendo-se mostrado forte desde o primeiro momento do Warm Up de domingo, Lorenzo explicou: “Fizemos algumas alterações à moto na sessão da manhã e fez mesmo uma grande diferença.”

“Por isso, decidi usar a mesma estratégia que nas últimas quatro, ou cinco corridas, e consegui fazer isso a tempo para ir para a liderança desde o início. Foi uma corrida fisicamente muito dura porque o Dani e o Marc nunca desistiram, o ritmo deles foi muito constante. Quero agradecer à minha equipa porque melhoraram muito a moto para esta corrida.”
Fonte / Foto: http://www.motogp.com/


ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus vence em Oschersleben e assume...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus vence em Oschersleben e assume...: Curitibano confirmou bom histórico no circuito alemão conquistando sua terceira vitória na categoria, e agora é o único concorrente de Mike...

DTM: Augusto Farfus vence em Oschersleben e assume vice-liderança do campeonato

Curitibano confirmou bom histórico no circuito alemão conquistando sua terceira vitória na categoria, e agora é o único concorrente de Mike Rockenfeller na briga pelo título da temporada 2013.

Oschersleben é definitivamente uma pista especial para Augusto Farfus. Após uma sequência de duas corridas no pódio (Moscou e Nürburgring), o circuito alemão foi palco da terceira vitória do brasileiro no DTM neste domingo (15) - a segunda neste ano. Correndo no WTCC, Augusto já havia triunfado no Motorsport Arena em outras ocasiões. Largando da primeira fila, o piloto da BMW liderou a prova praticamente de ponta a ponta - perdendo a primeira posição somente durante os pit stops -, e com o resultado subiu de quinto para a vice-liderança do campeonato.



Após garantir o 3º lugar na classificação, realizada no sábado, o brasileiro herdou uma posição no grid após o pole position Bruno Spengler ser penalizado. Em uma pista conhecida por ter poucos pontos de ultrapassagem, a posição de largada acabou sendo muito favorável para Farfus, que superou Jamie Green assim que as luzes se apagaram, assumindo a liderança da corrida.

Augusto aproveitou os pneus super macios em seu primeiro stint e imprimiu ritmo forte desde o começo, fazendo sua primeira parada na volta 21. Com pneus duros, retornou à pista na 3ª posição, atrás de Jamie Green e Miguel Molina, que não haviam parado ainda. O piloto do Team RBM fez seu segundo e último pit stop na volta 28, novamente colocando os pneus duros, e voltou em sétimo lugar, mas sendo o primeiro a já ter completado as duas paradas obrigatórias.

Conforme seus adversários foram entrando para os boxes, Farfus recuperou terreno e ocupou em definitivo a primeira posição na volta 42, quando Eduardo Mortara finalmente fez seu segundo pit stop. Mesmo seguido pelo líder do campeonato, o alemão Mike Rockenfeller, o brasileiro abriu boa vantagem e recebeu a bandeirada após 51 voltas com uma diferença de mais de seis segundos para o segundo colocado. O inglês Jamie Green completou o pódio em Oschersleben.

Melhor representante da BMW, Augusto colocou a montadora bávara no alto do pódio ao superar os pilotos da Audi, que se mostrou muito forte no circuito alemão com oito carros no top-10. Faltando duas corridas para o fim da temporada 2013, o resultado também foi essencial para manter Farfus na briga pelo título. Com a vitória, o brasileiro pulou da quinta para a segunda posição na tabela e, com 91 pontos contra 124 do líder Rockenfeller, é o único com chances matemáticas de tirar o troféu das mãos do alemão da Audi.

A próxima etapa do DTM está marcada para os dias 28 e 29 de setembro em Zandvoort, na Holanda, enquanto a rodada de encerramento do campeonato acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no tradicional circuito de Hockenheim, na Alemanha.

Augusto Farfus:

"Foi uma corrida espetacular e o ponto chave foi ultrapassar o Jamie Green na largada. Sabíamos que superar a Audi no começo seria muito importante e isso se confirmou. Tivemos um ótimo ritmo durante toda a corrida, fizemos os pit stops na hora certa e conseguimos aproveitar bem tanto os pneus super macios como os duros. É sempre muito especial vencer em um campeonato tão disputado como o DTM"

Campeonato:

"Enquanto tivermos chances matemáticas, vamos brigar até o fim pelo título, mas dando um passo por vez. Espero um bom resultado em Zandvoort para deixar a decisão para Hockenheim. Vou encarar essas duas corridas como encarei todo o campeonato, buscando sempre o meu melhor e vamos ver o que o destino nos reserva"

Confira o resultado da corrida em Oschersleben:

1. Augusto Farfus (RBM BMW) - 51 voltas
2. Mike Rockenfeller (Phoenix Audi) - a 6.298s
3. Jamie Green (Abt Audi) - a 6.912s
4. Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) - a 10.837s
5. Timo Scheider (Abt Audi) - a 13.325s
6. Gary Paffett (HWA Mercedes) - a 14.707s
7. Mattias Ekstrom (Abt Audi) - a 21.980s
8. Miguel Molina (Phoenix Audi) - a 22.692s
9. Adrien Tambay (Abt Audi) - a 23.109s
10. Edoardo Mortara (Rosberg Audi) - a 23.977s
11. Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes) - a 24.136s
12. Marco Wittmann (MTEK BMW) - a 29.004s
13. Dirk Werner (Schnitzer BMW) - a 36.997s
14. Roberto Merhi (HWA Mercedes) - a 38.620s
15. Timo Glock (MTEK BMW) - a 48.244s
16. Joey Hand (RBM BMW) - a 48.756s
17. Daniel Juncadella (Mucke Mercedes) - a 49.751s
18. Christian Vietoris (HWA Mercedes) - a 58.626s
19. Andy Priaulx (RMG BMW) - a 1m10.973s
20. Martin Tomczyk (RMG BMW) - a 2 voltas

Não completaram:
Bruno Spengler (Schnitzer BMW) - 40 voltas
Robert Wickens (HWA Mercedes) - 38 voltas

Fonte / Fotos: http://www.farfus.com/



ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: no Velopark, Sergio Jimenez conquista o...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: no Velopark, Sergio Jimenez conquista o...: Com o resultado, Jimenez sobe para nona colocação no campeonato de pilotos da Stock Car; Denis Navarro, em corrida de recuperação, conquist...

Stock Car: no Velopark, Sergio Jimenez conquista outro top-10 para Voxx Racing

Com o resultado, Jimenez sobe para nona colocação no campeonato de pilotos da Stock Car; Denis Navarro, em corrida de recuperação, conquista mais sete pontos na temporada com a 14ª colocação; Voxx Racing agora ocupa a sexta posição no campeonato de equipes, com 114 pontos

A Voxx Racing conquistou mais um top-10 na temporada 2013 da Stock Car neste domingo, no Velopark. Sergio Jimenez terminou a corrida em nono e entrou no top-10 do campeonato; Denis Navarro, que havia feito grande largada, foi tocado, caiu para último e, em prova de recuperação, salvou pontos terminando em 14º.


"O time está de parabéns, todos se empenharam muito e os resultados estamos colhendo na pista. Uma pena não termos largado tão na frente quanto gostaríamos, pois, com este ritmo de prova, possivelmente teríamos uma corrida ainda mais forte. Agora estamos no top-10 no campeonato de pilotos e em sexto no de equipes, mas vamos manter o ritmo para subir ainda mais nas tabelas", disse William Lube, chefe da equipe Voxx Racing.

Sergio Jimenez, que sofreu vários toques na largada, mas não rodou, fez grandes ultrapassagens no fim da corrida, entrando nos top-10 da corrida e, consequentemente, do campeonato. Agora o piloto do #73 é o nono colocado da Stock Car.

"A prova deu muito safety car (três) e ficou muito tempo em bandeira amarela. Tínhamos um carro bom no final da corrida, fomos para cima e ganhamos muitas posições. Uma pena não termos largado mais à frente, pois certamente poderíamos ter terminado entre os seis primeiros", comentou Sergio Jimenez, que finalizou na nona posição.

Para Denis Navarro, a corrida teve dois tons: sua largada foi excelente e ultrapassou muitos carros, mas um pequeno toque o desequilibrou e o fez rodar. Caindo para último, fez uma corrida de recuperação e terminou dentro da zona de pontuação, em 14º, lutando e vencendo uma batalha com o pentacampeão Cacá Bueno nas voltas finais.

"Fiz o que precisaria fazer, pois estava entre os dez primeiros na hora da minha rodada na primeira volta. Mas corridas são assim mesmo... vamos para a próxima absorvendo o positivo, que foi marcar alguns pontos, e rever o que deu errado para não acontecer mais", comentou Denis Navarro.

Nesta etapa gaúcha, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuou estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

A próxima corrida da Stock Car será dia 20 de outubro, novamente em Curitiba, décima etapa da temporada.

Resultado, corrida:
1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 38 voltas em 41min06s688
2º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 2s328
3º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 3s702
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), a 8s541
5º) Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), a 8s930
6º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 10s616
7º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), a 11s992
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 12s135
9º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 13s844
10º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), a 14s181
11º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), a 14s524
12º) Rubens Barrichello, (Medley Full Time Competições/Chevrolet), a 14s855
13º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), a 15s838
14º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 16s119
15º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), a 16s145
16º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 20s814
17º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), a 23s033
18º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 23s654
19º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), a 23s870
20º) Gabriel Casagrande, (RC3 Bassani/Peugeot), a 26s206
21º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), a 29s253
22º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 29s751
23º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 2 voltas

Não completaram:
Beto Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô Figueiredo
Ricardo Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico Kaesemodel

Resultado, campeonato:
1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2

RF1 Jornalismo
Fotos: José Mário Dias


ALTA ROTAÇÃO: Shell Racing coloca dois pilotos no top-10 no Velo...

ALTA ROTAÇÃO: Shell Racing coloca dois pilotos no top-10 no Velo...: Valdeno foi um dos destaques da prova ao efetuar belas ultrapassagens e chegar na quarta colocação e se aproximando do top-5 do campeonato;...

Shell Racing coloca dois pilotos no top-10 no Velopark: Valdeno Brito em 4º e Popó Bueno em 10º

Valdeno foi um dos destaques da prova ao efetuar belas ultrapassagens e chegar na quarta colocação e se aproximando do top-5 do campeonato; Popó Bueno chegou na décima posição após primeira volta impressionante, saindo do 21o lugar do grid

Com ultrapassagens ousadas e um ritmo forte de corrida, a dupla de pilotos da Shell Racing foi um dos destaques da nona etapa da Stock Car, disputada hoje, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS): Valdeno Brito foi o quarto colocado e Popó Bueno, o décimo.


O resultado foi especialmente importante para Valdeno, que, com os pontos conquistados hoje, ficou ainda mais próximo do top-5 do campeonato, na sexta colocação, com 108 pontos, nove atrás do quinto e a 46 do líder, Daniel Serra, que venceu a corrida de hoje. Entre as equipes, a Shell Racing ocupa a quarta colocação, com 149 pontos.

"Foi uma largada bastante complicada, por três vezes tive que desacelerar para escapar de acidentes, inclusive no último deles desviando pela grama. Esta cautela acabou sendo a decisão correta, porque meu carro estava bastante competitivo, especialmente da metade para o final. Não fosse o excesso de voltas em safety car, brigaríamos pelo pódio, mas ainda assim estou bem satisfeito, porque nos aproximamos dos líderes com este resultado", diz Valdeno Brito.

O piloto paraibano também aposta em seu bom retrospecto nos circuitos que receberão as últimas três etapas do campeonato. "Venci corridas nas duas próximas pistas, Curitiba e Brasília, e fui segundo colocado na etapa de Interlagos, que recebe o encerramento da temporada na Corrida do Milhão. Isso nos enche de confiança de seguir na batalha pelo campeonato", diz Valdeno.

Em decisão anunciada hoje pela manhã, a direção de prova optou por não obrigar os times a fazer pit stop obrigatório. Com isso, todos os carros largaram com o tanque cheio (105 litros). O combustível oficial da Stock Car é o Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen a todos os 34 carros do grid.

Popó Bueno também saiu satisfeito da corrida do Velopark, após subir 11 colocações em relação a sua posição no grid de largada para conquistar um top-10.

"O saldo do final de semana é positivo, especialmente se consideramos que perdi o primeiro treino depois de enfrentar problemas no sistema de direção. Tive uma ótima largada e sorte também para escapar das confusões, achando um caminho livre e que me colocou em ótima posição de pista. Nosso ritmo foi bom na corrida em relação aos treinos e agora é esperar que este top-10 seja o marco de um novo campeonato para nós de aqui em diante", diz Popó.

O chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis, elogiou a performance do time e dos pilotos na corrida de hoje no Velopark.

"Foi um importante resultado para nós. No caso do Popó, superamos a dificuldade da sessão perdida com o problema na direção e conseguimos um bom top-10, o lugar onde um piloto como Popó tem que estar. A equipe está estudando a possibilidade de um novo chassi para as próximas etapas. Em relação ao Valdeno, não tivemos o ajuste ideal na classificação e, quando tentamos uma nova solução para a corrida, o set up se mostrou bastante competitivo e ele pode fazer uma prova com várias ultrapassagens", diz Rodolpho.

A Stock Car volta às pistas no dia 20 de outubro, em Curitiba.


Resultado, corrida:
1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 38 voltas em 41min06s688
2º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 2s328
3º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 3s702
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), a 8s541
5º) Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), a 8s930
6º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), a 10s616
7º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), a 11s992
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 12s135
9º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 13s844
10º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), a 14s181
11º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), a 14s524
12º) Rubens Barrichello, (Medley Full Time Competições/Chevrolet), a 14s855
13º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), a 15s838
14º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), a 16s119
15º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), a 16s145
16º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 20s814
17º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), a 23s033
18º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot), a 23s654
19º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), a 23s870
20º) Gabriel Casagrande, (RC3 Bassani/Peugeot), a 26s206
21º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), a 29s253
22º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), a 29s751
23º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), a 2 voltas

Não completaram:
Beto Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô Figueiredo
Ricardo Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico Kaesemodel

Resultado, campeonato:
1º) Daniel Serra, 154 pontos
2º) Cacá Bueno, 144
3º) Ricardo Maurício, 143
4º) Thiago Camilo, 141
5º) Max Wilson, 117
6º) Valdeno Brito, 108
7º) Marcos Gomes, 88
8º) Rubens Barrichello, 73
9º) Sérgio Jimenez, 72
10º) Ricardo Zonta, 70
11º) Júlio Campos, 67
12º) Luciano Burti, 66
13º) Tuka Rocha, 64
14º) Raphael Matos, 62
15º) Diego Nunes, 53
16º) Nonô Figueiredo, 52
17º) Galid Osman, 47
18º) Rodrigo Sperafico, 43
19º) Denis Navarro e Popó Bueno, 41
21º) Duda Pamplona, 38
22º) Fábio Fogaça, 37
23º) Atila Abreu e Ricardo Sperafico, 36
25º) Allam Khodair, 35
26º) Alceu Feldmann e David Muffato, 25
28º) Lico Kaesemodel,16
29º) Felipe Lapenna, 15
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Gabriel Casagrande, 4
33º) Rodrigo Pimenta, 3
34º) Beto Cavaleiro, 2
RF1 Jornalismo

Fotos: Rafael Gagliano / Carsten Horst

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Em corrida de recuperação, Fábio Fogaça...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Em corrida de recuperação, Fábio Fogaça...: Piloto sorocabano foi tocado na largada e ainda se envolveu em um incidente na metade da corrida deste domingo no Rio Grande do Sul. Nas du...

Stock Car: Em corrida de recuperação, Fábio Fogaça volta aos pontos no Velopark

Piloto sorocabano foi tocado na largada e ainda se envolveu em um incidente na metade da corrida deste domingo no Rio Grande do Sul. Nas duas oportunidades, caiu para último, mas se recuperou e terminou em 19o

Ainda em clima de expectativa pela solução dos problemas apresentados por seu carro nas duas últimas corridas da temporada de 2013 da Stock Car, o sorocabano Fabio Fogaça voltou a pontuar neste fim de semana em uma prova da categoria. A nona rodada do calendário foi realizada no circuito do Velopark, a 35 km de Porto Alegre, uma pista que, com apenas 2.278 metros de extensão, é a mais curta do calendário.

Largando da 13a fila em razão de um problema recorrente no comportamento de seu carro, Fábio sofreu um toque na largada que o jogou para a última posição. Durante a prova, quando já estava novamente no pelotão intermediário, ele voltou a cair para último depois de um novo incidente - desta vez com Galid Osman. Mesmo assim, conseguiu duas recuperações surpreendentes e fechou a disputa em 19o, garantindo mais dois pontos na tabela de classificação.

"Desde Cascavel meu carro está irreconhecível, e talvez só tenhamos uma melhora significativa em Curitiba, daqui a cinco semanas. Por isso, procurei extrair o melhor que pude do meu equipamento, e depois de uma prova muito difícil, deu para salvar mais dois pontinhos no campeonato. Não dá para dizer que estou feliz com o resultado, claro. Mas diante de todas as dificuldades que tivemos, pontuar hoje foi uma vitória", declarou o sorocabano.

Para a etapa de Curitiba, que será realizada no dia 20 de outubro, Fábio Fogaça espera que os problemas apresentados por seu carro nas duas últimas provas estejam solucionados. E que, desta forma, ele possa voltar a disputar posições entre os dez primeiros colocados. "Vai ser feita uma revisão completa no meu carro e trocaremos o que for preciso. Será um intervalo de muito trabalho em equipe. Temos condições para estar entre os dez primeiros e é com este objetivo que vamos para Curitiba daqui a pouco mais de um mês", encerro o sorocabano.

Veja como terminou a etapa deste domingo no Velopark e como está o campeonato após nove etapas:

Corrida
1 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - 38 voltas em 41min06s688
2 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 2s328
3 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 3s702
4 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 8s541
5 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 8s930
6 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 10s616
7 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 11s992
8 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 12s135
9 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 13s844
10 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s181
11 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 14s524
12 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 14s855
13 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 15s838
14 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 16s119
15 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 16s145
16 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 20s814
17 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 23s033
18 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 23s654
19 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 23s870
20 - Gabriel Casagrande - RC3 Bassani - Peugeot - a 26s206
21 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 29s253
22 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 29s751
23 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 2 voltas

Não completaram
Beto Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô Figueiredo
Ricardo Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico Kaesemodel

Campeonato
1 - Daniel Serra - 154
2 - Cacá Bueno - 144
3 - Ricardo Maurício - 143
4 - Thiago Camilo - 141
5 - Max Wilson - 117
6 - Valdeno Brito - 108
7 - Marcos Gomes - 88
8 - Rubens Barrichello - 73
9 - Sérgio Jimenez - 72
10 - Ricardo Zonta - 70
11 - Júlio Campos - 67
12 - Luciano Burti - 66
13 - Tuka Rocha - 64
14 - Raphael Matos - 62
15 - Diego Nunes - 53
16 - Nonô Figueiredo - 52
17 - Galid Osman - 47
18 - Rodrigo Sperafico - 43
19 - Denis Navarro e Popó Bueno - 41
21 - Duda Pamplona - 38
22 - Fábio Fogaça - 37
23 - Atila Abreu e Ricardo Sperafico - 36
25 - Allam Khodair - 35
26 - Alceu Feldmann e David Muffato - 25
28 - Lico Kaesemodel - 16
29 - Felipe Lapenna - 15
30 - Vitor Genz - 9
31 - Wellington Justino - 8
32 - Gabriel Casagrande - 4
33 - Rodrigo Pimenta - 3
34 - Beto Cavaleiro - 2

Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Vanderley Soares