segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e te...

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e te...: Rei das poles em 2013, piloto da equipe Mobil Super Pioneer sobe na tabela e mira top-10 para encerrar a temporada Um dia depois de gar...

Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e termina em sexto

Rei das poles em 2013, piloto da equipe Mobil Super Pioneer sobe na tabela e mira top-10 para encerrar a temporada

Um dia depois de garantir o Troféu Super-Ação pelo maior número de poles em 2013, Átila Abreu novamente foi um dos principais protagonistas da corrida da Stock Car em Brasília. O piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing conquistou nada menos que 12 posições, para terminar a prova em sexto lugar.

Foi o quarto top-10 do carro #51 na temporada, resultado que alçou o piloto sorocabano de 16º para 12º lugar na tabela de classificação. Ele agora tem 75 pontos e está a 19 do décimo colocado na temporada.

"Foi uma prova bem movimentada e felizmente conseguimos evoluir o carro em relação ao treino de sábado. Tive felicidade de ganhar posições na largada e conseguimos na sequência um ritmo bom de corrida, que me permitiu fazer as ultrapassagens, inclusive algumas por fora", afirmou o competidor sorocabano, autor de cinco ultrapassagens na volta inicial.

O dono do carro #51 acabou favorecido também pelas intervenções do carro de segurança, que teve de ser acionado outras três vezes durante a prova. Com isso, a diferença para os ponteiros foi seguidamente neutralizada, favorecendo as disputas do representante da equipe Mobil Super Pioneer Racing.

"Teve bastante disputa, alguma troca de tinta com outros carros... É isso que os torcedores querem quando assistem uma corrida e fico contente de ter proporcionado esses pegas. Conseguimos solucionar o problema de o carro sair de frente aqui em Brasília, então saio satisfeito tanto pelo resultado quanto pelo aprendizado que tivemos nesta etapa", comentou o piloto.

Átila também fez questão de frisar sua reação na tabela de pontuação. Há duas provas, ele estava abaixo do vigésimo posto. Com a vitória em Curitiba e o sexto lugar em Brasília, saltou para 12º. "Agora vamos trabalhar forte na Corrida do Milhão para acabar a temporada entre os 10, que é um desfecho mais digno do nosso potencial. Vamos trabalhar para isso em Interlagos."

A corrida de encerramento das atividades da Stock Car em 2013 está marcada para o autódromo paulistano no dia 15 de dezembro.

O resultado da 11ª etapa (sujeito às verificações técnica e desportiva):
1 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 38 voltas em 41min43s816
2 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s060
3 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s354
4 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 4s057
5 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 5s571
6 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 6s068
7 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 6s975
8 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 7s422
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 7s646
10 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s143
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 8s319
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 9s143
13 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 10s750
14 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s311
15 - Vitor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s683
16 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 12s335
17 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s789
18 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s690
19 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 15s230
20 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 15s672
21 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 16s449
22 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 16s903
23 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1 volta
25 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
26 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 2 voltas
27 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6 voltas
28 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
29 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 16 voltas
30 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
31 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 20 voltas
32 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 25 voltas
33 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 37 voltas

Classificação do campeonato (top-15):
1.         Thiago Camilo 185 pontos
2.         Daniel Serra 181
3.         Ricardo Maurício 178
4.         Caca Bueno 160
5.         Valdeno Brito 131
6.         Max Wilson 131
7.         Sergio Jimenez 107
8.         Marcos Gomes 102
9.         Ricardo Zonta 96
10.       Rubens Barrichello 94
11.       Rafa Matos 76
12.       Átila Abreu 75
13.       Tuka Rocha 72
14.       Diego Nunes 71
15.       Julio Campos 67

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VI...

ALTA ROTAÇÃO: MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VI...: A dupla da equipe, Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso após vencer no Rally dos Bandeirantes quer dar continuidade ao excelente desempenho ...

MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VII Rally Rota Sudeste

A dupla da equipe, Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso após vencer no Rally dos Bandeirantes quer dar continuidade ao excelente desempenho

O VII Rally Rota Sudeste que acontece de 14 a 16 de novembro terá como sede a cidade turística de Barra Bonita, interior paulista, o rali percorrerá às margens do Rio Tietê. A equipe MSL Rally Team terá na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na pilotagem o americano radicado em São Paulo, Gunter Hinkelmann e a o paulista Fábio Pedroso na navegação, eles estarão no cockpit da Mitsubishi Triton ERS. A dupla está na segunda colocação na classificação do campeonato e quer conquistar o maior número de pontos pela categoria Super Production.

Gunter Hinkelmann (47 anos), acumula 75 pontos na tabela de classificação do campeonato. "Vou para esta penúltima etapa do campeonato, que é uma prova muito difícil e importante, com grande entusiasmo. Viemos de uma inesperada vitória em São José dos Campos, e acredito que temos grandes chances de conquistar o pódio em Barra Bonita. Inclusive, por ser uma etapa que melhor se adequa as nossas características de pilotagem e navegação", declara o piloto.


Essa será a segunda prova de Gunter e Fábio juntos e o Rally Rota Sudeste retorna ao calendário Brasileiro Cross Country. "Sempre gostei do Rally das Serras (substituída pelo Rally Rota Sudeste), porém, a mudança para um lugar novo sempre agrega abrindo o leque de locais para a realização do campeonato, além é claro que é sempre bom competir próximo de onde moro. Essa prova tem tudo para ser uma excelente etapa e se fixar no calendário do campeonato brasileiro, vamos aguardar para ver", disse Fábio Pedroso.

"Com o bom resultado obtido na última etapa, apostamos em repetir a parceria", ressalta Fábio de 38 anos, reside na cidade de Iracemópolis (SP) e detém um histórico promissor. "Comecei a navegar no regularidade em 1994, porém somente em 2009 fiz minha primeira participação no cross-country ganhando o Rally dos Bandeirantes na estreia na categoria Production, em 2012 fui Campeão Paulista e campeão Brasileiro na categoria Protótipos e vice-campeão do Rally dos Sertões na mesma categoria. E, nesse ano de 2013, fui campeão da etapa da Polônia do Mundial de Rally Cross-country, na categoria T2.

A programação da sétima edição do Rally Rota Sudeste terá início no dia 14 de novembro, com a abertura do Parque de Exposições para as vistorias técnicas e administrativas. Serão dois dias de competições, no feriado do dia 15 acontecerá largada da primeira prova e no sábado (16) a segunda especial, com aproximadamente 215 quilômetros de especial (trechos cronometrados) e 50 quilômetros entre deslocamentos, totalizando 265 quilômetros/dia. Mais informações através do site: www.rallyrotasudeste.com.br.

O evento, que tem peso dois, valerá pelo Brasileiro de Rally Cross Country, nas categorias Carros (16ª e 17ª etapas), Caminhões e Motos, Quadriciclos e UTV’s.

A Equipe MSL Rally Team tem Patrocínio da MSL Brasil.

Programação do Rally Rota Sudeste

Data: 14, 15 e 16 de Novembro
Local: Barra Bonita - SP
Parque de Apoio: Kartódromo

14/11 - Quinta feira
11h00 - 19h00 - Secretaria de Prova
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
14h00 - 15h30 - Vistoria CBA
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
Apresentação das categorias Protótipo-T1, Pró-Brasil, Super Production,
Production-T2, Caminhões Leves e Caminhões Pesados.
17h00 - Apresentação para a 2ª vistoria (com multa - 01 UP )

15/11 - Sexta-Feira - 1ª Prova
07h00 - 08h00 - Secretaria de Prova
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
08h00 - Briefing
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
10h00 - largada - carros e caminhões
16h00 - previsão de chegada
20h00 - Briefing
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita

16/11 - Sábado - 2ª Prova
13h00 - largada - carros e caminhões
15h00 - previsão de chegada
17h00 - Premiação
Local: Pavilhão de Exposições da Barra Bonita


Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Márcio Machado

ALTA ROTAÇÃO: Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez

ALTA ROTAÇÃO: Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez: Final de semana promete muita briga entre as fábricas (Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Honda e Toyota) na disputa do título, assim como entre ...

Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez

Final de semana promete muita briga entre as fábricas (Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Honda e Toyota) na disputa do título, assim como entre os pilotos que brigam para conquistar a importante categoria.

A sétima e penúltima etapa da Copa Petrobras de Marcas acontecerá num local onde os pilotos nunca andaram com o carro da categoria. Pela primeira vez na sua história, o Autódromo de Cascavel, na cidade do oeste paranaense, receberá os Mitsubishi Lancer GT, os Chevrolet Cruze, os Ford Focus, os Honda Civic e os Toyota Corolla XRS. Reformado no ano passado, o circuito é o que tem a maior média de velocidade no Brasil e promete grandes emoções na briga pelo título entre as fábricas e os pilotos.

Entre os fabricantes de veículos a maior disputa está muito apertada entre a líder Toyota e a vice-líder Honda, com importante aproximação da Ford nas últimas etapas, além da boa presença da Chevrolet e da Mitsubishi. A Toyota lidera com 385 pontos seguida pela Honda com 380, Ford, com 229, Chevrolet (208) e Mitsubishi (137). Neste final de semama, quando acontece a sétima rodada dupla de 2013, estarão em jogo muitos pontos que podem modificar a ordem da classificação.

A mesma situação vivem os pilotos da Copa Petrobras de Marcas. A liderança está nas mãos do atual campeão Ricardo Maurício (Honda Civic), que tem 175 pontos e é seguido por Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), com 150, pelo ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), com 147, Alceu Feldmann (Honda Civic), com 137, Galid Osman (Toyota Corolla XRS), com 129 e Vitor Meira (Ford Focus), que tem 124 pontos.

Nas duas rodadas duplas até o final do ano estarão em jogo 150 pontos - 25 em cada corrida em Cascavel e pontos dobrados na finalíssima - e a decisão vai mesmo para Curitiba, no dia 1º de dezembro, quando acontece o encerramento do campeonato. Cada piloto tem de descartar dois resultados entre as 14 provas da temporada. Ricardinho e Galid são os dois únicos entre os cinco primeiros que pontuaram em todas as corridas e neste momento descartam, respectivamente, oito e nove pontos. No entanto, como ainda restam quatro provas até o final do campeonato, muita coisa pode acontecer.

Denis Navarro já deixou de pontuar duas vezes, assim como Ricardo Zonta, que por ter corrido fora do Brasil, não disputou a primeira rodada dupla em Brasília e já definiu os dois descartes. Vitor Meira não esteve presente nas duas provas de abertura do ano e ainda não fez pontos numa das corridas na primeira rodada dupla de Brasília.

As atividades na pista têm início somente no sábado, com o shake down de dez minutos em que os pilotos são obrigados a passar pelos boxes, sem andar na grande reta de Cascavel. A partir das 9 horas será disputado o treino da Fórmula 3 Sul-americana, que tem acompanhado a Copa Petrobras de Marcas durante a temporada, e às 9h50 os carros serão divididos em dois grupos, cada um com direito a 45 minutos de treinamento nos 3.058 metros do traçado cascavelense.

Na parte da tarde serão realizados os dois classificatórios: da F3 (14h20) e do Brasileiro de Marcas (16h10) e, a partir das 16h55, a principal categoria continental de monopostos terá a primeira prova do final de semana, com 30 minutos mais uma volta. O líder da Fórmula 3 é Felipe Guimarães.

Domingo, a Copa Petrobras abre a programação com a primeira corrida às 9h05, em seguida será a vez da segunda prova da Fórmula 3 (10h25), com fechamento da sétima rodada dupla da Copa Petrobras sendo realizado às 12h45.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacio...

ALTA ROTAÇÃO: Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacio...: Certame definiu campeões da temporada neste fim de semana Em um fim de semana aflitivo, aconteceu o encerramento do Campeonato ECPA de ...

Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacionais

Certame definiu campeões da temporada neste fim de semana

Em um fim de semana aflitivo, aconteceu o encerramento do Campeonato ECPA de Arrancada, com a disputa da quinta e última etapa da temporada. As provas foram realizadas, neste sábado e domingo, na reta do autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

As etapas vão ficar na memória de todos, pelos diversos recordes e disputas propiciadas pelos competidores que entraram na pista para decidir 15 das 19 categorias que estavam em aberto. “Não tem como negar, esse foi nossa melhor temporada em oito anos de realização”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora do evento.

O formato de finais mata-mata que se iniciou nesta temporada também demonstrou ser um sucesso com disputadas acirradas que ergueram o público presente. “Optamos por esse formato por entender que tanto nas pistas quanto nas arquibancadas a emoção das disputas seria maiores. Isso ficou comprovado com a empolgação demonstrada pelo público como também fazendo com que os campeões fossem decididos apenas nesta última etapa, em sua grande maioria”.

A organização se mostrou coerente com o que os resultados finais apresentaram. Os pilotos que se mantiveram constantes na disputa acabaram por ser premiados. Na Desafio 9.5, a vitória foi de Cleber Willi Pereira, mas isso foi pouco para impedir o título de Cristian Jacob, com um mero quarto lugar.

A decisão na Desafio 9 estava apertada, mas o líder Fábio Ventura venceu a prova e mostrou que foi mesmo o melhor da temporada.

Na Dianteira Original, Fabiano Maldonado não venceu, mas a segunda colocação foi suficiente para ficar com o título.

Na Traseira Original, Agostinho Hampf venceu e ultrapassou os adversários ficando com a taça.

Sensacional foi a decisão na Dianteira Turbo C. O terceiro lugar na prova deu a Wesley Ferreira Brito o título da categoria, com apenas dois a frente de Rafael Ercolin, que chegou na segunda colocação na prova. A vitória nessa categoria ficou com Fernando Oliveira.

A vitória na Dianteira Turbo B foi da zebra Danilo Castanha Alves. Abês Elias Garrucho ficou na 12ª posição e não pontuou, mas nem precisou de pontos para ficar com o título. Seu mais próximo adversário era Paulo Eduardo Petrov que ficou apenas com a sexta posição. Marcel Luis Falato estava em terceira na tabela e sua uma posição com o segundo lugar conquistado na prova.

O segundo lugar na prova deu o título para Flavio Assis Coelho que liderou praticamente toda o campeonato na Dianteira Turbo A. o ganhador da prova foi Fernando Munõz Pagan Pagliuca que até então tinha apenas um ponto conquistado na categoria.

Luis Eduardo Figueiredo é o campeão na Traseira Turbo. Nas o vitorioso da etapa foi Paulo Alexandre Trentin Bueno.

Apertadíssima foi a decisão na Força Livre Dianteira, João Roberto Tasso e Andre Minoru Matsutani terminaram empatados com 36 pontos, mas a título ficou com o Tasso pelo segundo critério de desempate, que é maior número de segundos lugares, já que no primeiro critério, que é maior número de vitórias, também deu empate entre os dois competidores.

Porém, nenhum dos dois venceu desta vez, o que deixou a disputa ainda mais interessante, com a emoção de sobra até a última puxada. Alisson Rapozo Maiello venceu e Sergio Roberto Caetano Ganga ficou em segunda na prova.

Virada espetacular na Street Tração Traseira, o até então líder João Cesar Colatrello que possuía 34 pontos ficou na terceira posição e somou oito pontos. Nilson Ricardo Della Rosa, que tinha 30, contou com uma vitória que lhe valeu 16 pontos para ficar com o título da categoria.

Newton Carlos Guirau Jr. venceu e se tornou campeão da Extreme, uma das categorias mais disputadas desta temporada.

Ariovaldo Tuzin Junior com seu Honda Civic 1994 venceu e é o campeão da Desafio Import. Sergio Filippi Jr. é o campeão na Dianteira Super. Na Standart, Sergio Fernando Ribeiro ficou em segundo, mas já havia conquistado o título antecipadamente.

A temporada 2014 da arrancada brasileira já tem data marcada para começar: dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, acontece o Festival ECPA de Arrancada, evento que abre a programação desta modalidade esportiva no país.

Confira os vencedores da 5ª etapa da temporada de 2013:

DES 9.5 – DESAFIO 9.5
1º - Cleber Willi Pereira
2º - Robson José Cezarin

DES – DESAFIO
1º - Fabio Ventura
2º - Gustavo Henrique Stradiotto

ST – STANDART
1º - Luiz Fernando Lopes
2º - Sergio Fernando Ribeiro
DO – DIANTEIRA ORIGINAL
1º - Anderson Augusto Paes da Cruz
2º - Fabiano Maldonado

TO – TRASEIRA ORIGINAL
1º - Agostinho Hampf
2º - Kako

DT-C – DIANTEIRA TURBO C
1º - Fernando de Oliveira
2º - Rafael Ercolin

DT-B – DIANTEIRA TURBO B
1º - Danilo Castanha Alves
2º - Marcel Luis Falato

DT-A – DIANTEIRA TURBO A
1º - Fernando Munõz Pagan Pagliuca
2º - Flavio Assis Coelho

DS – DIANTEIRA SUPER
1º - Sergio Filippi Jr.

TT – TRASEIRA TURBO
1º - Paulo Alexandre Trentin Bueno
2º - Alan Fontes

FLD – FORÇA LIVRE DIANTEIRA
1º - Alisson Rapozo Maiello
2º - Sergio Roberto Caetano Ganga

FLT – FORÇA LIVRE TRASEIRA
1º - Reginaldo Assis Bonvini
2º - Newton Carlos Guirau Jr.

EXTREME 10,5
1º - Newton Carlos Guirau Jr.
2º - Eduardo Maximo Lazari

DJ-B – DRAGSTER JUNIOR B
1º - Pedro Alarcon

STT – STREET TRAÇÃO TRASEIRA
1º - Nilson Ricardo Della Rosa
2º - Alberto Scarasati Pereira

DESAFIO IMPORT
1º - Ariovaldo Tuzin Jr.

DB – DRAG BIKE
1º - Bruno Cunha Ceglia

Conheça os campeões das categorias em disputa:

Desafio 9,5 - Cristian Jacob
Desafio 9,0 - Fabio Ventura
Traseira Turbo - Luis Eduardo Figueiredo
Traseira Original - Agostinho Hampf
Standard - Sergio Fernando Ribeiro
Dianteira Original - Fabiano Maldonado
Dianteira Super - Sergio Filippi Jr.
DT-C - Wesley Ferreira Brito
DT-B - Abês Elias Garrucho
DT-A - Flavio Assis Coelho
Extreme 10,5 – Newton Carlos Guirau Jr.
Força Livre Dianteira – João Roberto Tasso
Street Tração Traseira – Nilson Ricardo Della Rosa
EXTREME 10,5 – Newton Carlos Guirau Jr.
Desafio Import – Ariovaldo Tuzin Jr.
Drag B – Pedro Alarcon
Drag C – Lucas Rosa


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha ...

ALTA ROTAÇÃO: Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha ...: Pilotos da MAN Latin America fazem o primeiro 1-2 do time na temporada 2013 da Fórmula Truck, mesmo em um ano de completo desenvolvimento d...

Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha da MAN Latin America em Curitiba

Pilotos da MAN Latin America fazem o primeiro 1-2 do time na temporada 2013 da Fórmula Truck, mesmo em um ano de completo desenvolvimento dos novos caminhões MAN TGX e Volkswagen Constellation, ambos com motores 12 litros

Felipe Giaffone e Leandro Totti fizeram dobradinha da equipe MAN Latin America na etapa de Curitiba da Fórmula Truck. Com a vitória, Giaffone segue na disputa do título, bem como Totti. O campeonato brasileiro será definido no dia 8 de dezembro em Brasília, Distrito Federal.


Largando da pole position com seu caminhão MAN TGX, Felipe Giaffone caiu para terceiro na primeira volta, mas recuperou a primeira colocação na volta 17, não mais perdendo-a. Agora, o tricampeão brasileiro da categoria passa a ter 114 pontos no campeoanto.

"Dei uma pequena errada na largada, mas meu caminhão se mostrou, mais uma vez muito forte. Consegui vir em um ritmo muito bom no meio da prova, recuperei a primeira colocação e me mantive em primeiro. O Totti me deu uma pressão no final, mas consegui me livrar para obter minha segunda vitória no ano. Agora é acelerar bastante na corrida de Brasília para tentar conquistar mais um título", disse Felipe Giaffone, também vencedor da etapa de Cascavel.

Leandro Totti, que assumiu a ponta no começo da prova, chegou a ficar em terceiro no fim, mas se recuperou, terminando em segundo. Assim como Giaffone, o atual campeão da Truck é candidato ao título na Capital Federal.

"A MAN Latin America está fazendo um grande trabalho, e essa prova de Curitiba foi a representação dessa constante melhora. Fizemos dobradinha aqui em Curitiba e estamos chegando, eu e Giaffone, com chances de título na última prova do ano. Hoje o dia foi duro em virtude do calor, mas nosso caminhão nos deu condições de sempre lutar lá na frente", comentou Leandro Totti, que agora soma 116 pontos.

Outro que ajudou a MAN Latin America no campeonato de marcas foi Adalberto Jardim, que terminou a prova na 11ª colocação. Débora Rodrigues finalizou em 23º e André Marques em 26º.

A próxima e decisiva etapa da Fórmula Truck será em Brasília, dia 8 de dezembro.

Resultado da prova:
1º) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 30 voltas em 1:00:43.192 (média de 109.53 km/h)
2º) 73 - Leandro Totti (W , PR), a 8.899
3º) 83 - Regis Boessio (M , RS), a 9.454
4º) 55 - Paulo Salustiano (M , SP), a 14.270
5º) 15 - Roberval Andrade (S , SP), a 16.528
6º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 24.810
7º) 80 - Diogo Pachenki (M , PR), a 27.156
8º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 30.801
9º) 72 - Djalma Fogaça (F , SP), a 34.963
10º) 0 - Alberto Cattucci (V , SP), a 45.733
11º) 8 - Adalberto Jardim (W , SP), a 45.750
12º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 59.077
13º) 71 - Raijan Mascarello (F , MT), a 1:09.722
14º) 30 - Rogerio Castro (V , GO), a 1:09.899
15º) 44 - Edu Piano (F , SP), a 1:21.173
16º) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 1 volta
17º) 99 - Luiz Lopes (I , SP), a 2 voltas
18º) 11 - Jansen Bueno (V , PR), a 2 voltas
19º) 14 - João Maistro (V , PR), a 5 voltas
20º) 21 - Alex Caffi (I , IT), a 9 voltas
21º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 11 voltas
22º) 10 - Ronaldo Kastropil (S , SP), a 17 voltas
23º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 22 voltas
24º) 2 - Valmir Benavides (I , SP), a 24 voltas
25º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 26 voltas
26º) 77 - André Marques (W , SP), a 27 voltas

Melhor Volta: Leandro Totti, 1:42.294 (130.03 km/h)

Resultado do campeonato de pilotos:
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 135
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 119
3º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 116
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 114
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 102
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 93
7º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 58
9º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 58
12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 57
13º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 50
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 35
16º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 24
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 23
18º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 21
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 18
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 6

Resultado do campeonato de pilotos:
1º) Mercedes 350
2º) MAN Latin America, 274
3º) Iveco, 203
4º) Scania, 152
5º) Volvo, 114
6º) Ford, 68


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primei...

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primei...: Com resultado de hoje, Jimenez vai se consolidando como a grande revelação da temporada 2013 da Stock Car e já está em sétimo lugar no camp...

Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primeiro pódio da equipe estreante Voxx Racing

Com resultado de hoje, Jimenez vai se consolidando como a grande revelação da temporada 2013 da Stock Car e já está em sétimo lugar no campeonato

O fim de semana foi de grandes conquistas para o piloto Sergio Jimenez e para a equipe Voxx Racing, com a conquista do seu primeiro pódio na categoria ao chegar em segundo lugar na 11a etapa da Stock Car, disputada em Brasília neste domingo. Esta é a primeira temporada do paulista na categoria e também de sua equipe, o que torna o feito de hoje ainda mais importante: ele está em sétimo na tabela, com 108 pontos, entre os 34 pilotos da Stock Car.


Desde os treinos livres na sexta-feira Sergio já mostrava que lutaria pela vitória neste domingo, sendo o mais rápido em uma das sessões no circuito do Autódromo Nelson Piquet. O resultado foi ainda melhor no sábado, quando Sergio Jimenez fez a pole - a primeira da carreira na Stock. A premiação de um fim de semana brilhante veio com a briga pela vitória na corrida até a volta final, ficando com o segundo lugar na corrida vencida por Thiago Camilo.

"Fiquei muito satisfeito pelo final de semana. O trabalho da equipe Voxx Racing foi excelente, e não apenas aqui em Brasília. Todas estas conquistas são fruto de um trabalho que começa lá na oficina e passa por todos integrantes do time. Quero fazer um agradecimento especial ao João (Adibe, proprietário da equipe) e ao William (Lube, chefe da Voxx Racing), que acreditaram no meu potencial e me permitiram ter um trabalho consistente, com uma temporada completa na Stock Car para conquistar resultados. Esta continuidade é fundamental e foi premiada hoje", diz Jimenez.

O paulista de Piedade conseguiu suportar a pressão na largada e durante toda a prova, sem ter sido ultrapassado. O piloto paulista liderou a corrida até a metade, quando entrou nos boxes para fazer a parada obrigatória e reabastecer. Na volta para pista, com a entrada o Safety Car, Jimenez acabou pegando trânsito e voltou na terceira colocação após a saída do carro de segurança. O piloto ainda teve forças para conquistar o segundo lugar e subir ao pódio inédito. "Foi uma pena este tempo perdido ao sair no meio do bolo após meu pit, mas o importante é que conseguimos atingir a meta de conquistar um lugar no pódio. Agora, vamos em busca da vitória, quem sabe ela vem justo na Corrida do Milhão", diz Jimenez.

Lube também comemorou a conquista, destacando a evolução de todo o grupo de trabalho, desde os mecânicos até os pilotos.

"O fim de semana foi positivo, a gente obteve o nosso melhor resultado no ano. Continuo satisfeito com a evolução do time e dos pilotos. O segundo lugar é um resultado bom, mostra que a gente está chegando. Agora vamos trabalhar para em São Paulo fazer um bom trabalho também", analisou Lube.

O fim de semana só não foi perfeito para a equipe Voxx Racing porque o piloto Denis Navarro teve problemas no câmbio e acabou perdendo várias posições quando estava já na disputa do top-10, apór largar em 14o. "A quebra de cambio atrapalha bastante, agora é trabalhar para não deixar isso acontecer mais. Tinha chances de chegar no pelotão da frente, mas a quebra aconteceu e eu não tive o que fazer. Agora é esperar fazer uma boa corrida em São Paulo", explicou Denis Navarro.

Agora a equipe Voxx Racing se prepara para a "Corrida do Milhão" em São Paulo, no Autódromo de Interlagos. A prova será no dia 15 de dezembro, encerrando a temporada e premiando o vencedor com o maior prêmio do automobilismo nacional, com R$ 1 milhão.


O resultado da 11ª etapa (sujeito às verificações técnica e desportiva):

1 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 38 voltas em 41min43s816
2 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s060
3 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s354
4 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 4s057
5 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 5s571
6 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 6s068
7 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 6s975
8 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 7s422
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 7s646
10 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s143
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 8s319
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 9s143
13 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 10s750
14 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s311
15 - Vitor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s683
16 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 12s335
17 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s789
18 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s690
19 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 15s230
20 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 15s672
21 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 16s449
22 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 16s903
23 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1 volta
25 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
26 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 2 voltas
27 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6 voltas
28 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
29 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 16 voltas
30 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
31 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 20 voltas
32 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 25 voltas
33 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 37 voltas

Os dez primeiros no campeonato:

1 - Thiago Camilo - 185
2 - Daniel Serra - 181
3 - Ricardo Maurício - 178
4 - Cacá Bueno - 160
5 - Valdeno Brito - 132
6 - Max Wilson - 131
7 - Sergio Jimenez - 108
8 - Marcos Gomes - 102
9 - Ricardo Zonta - 96
10 - Rubens Barrichello – 94


RF1 Jornalismo

Fotos: Alex Farias/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campe...

ALTA ROTAÇÃO: Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campe...: Dupla da Mitsubishi garante o título do campeonato no último fim de semana Um fim de semana recheado de títulos para a dupla da Mitsubish...

Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campeões Brasileiros de Rali de Velocidade

Dupla da Mitsubishi garante o título do campeonato no último fim de semana
Um fim de semana recheado de títulos para a dupla da Mitsubishi Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. No sábado, a comemoração pela conquista da categoria 4x4 e, no domingo, o título da geral da competição.

"Participar de ralis há tanto tempo e ainda ser competitivo é muito especial. A conquista desse título teve um sabor diferente para nós", comemora Ulysses, que agora acumula 15 títulos brasileiros na modalidade.


Durante todo o campeonato, o piloto esteve a bordo do Lancer Evolution X. "O carro é fantástico e extremamente confiável. Não tivemos nenhum problema no ano, o que nos ajudou muito para alcançar o título", afirma.

Com seis vitórias no ano, a dupla entrou para a disputa da última etapa, em Atibaia (SP), com o título praticamente garantido. "O trajeto da última etapa era muito rápido, e tinha vários trechos com piso escorregadio. Estávamos focados somente no campeonato, foi até difícil não acelerar tanto, mas foi necessário para cumprirmos o objetivo", disse.

Mas o ano ainda não terminou para Ulysses, que ainda vai disputar a final do Campeonato Gaúcho, no início de dezembro. "Estamos bem no campeonato e vamos brigar por mais esse título", afirma.

Ulysses e a Mitsubishi
A história de Ulysses com a Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt junto ao Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Em seu primeiro ano com a marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria e culminou na vitória, em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine dupla para competições.


"Depois dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade para carros de produção (grupo N4), em 1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título", lembra Ulysses.

O último ano do piloto com a Mitsubishi foi em 2005, quando Bertholdo foi campeão do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e também do Rally dos Sertões com uma L200 (categoria Production). "Apesar de não fazer parte da equipe oficial, nunca deixei de trabalhar com o Lancer, já que prestava serviço para outros clientes nos Campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sul-americano", explica. "Pessoalmente, é como se nunca tivesse deixado de defender a marca que tanto gosto e que fabrica um dos melhores carros de ralis feitos até hoje", completa.


Assessoria de Imprensa Mitsubishi
Carolina Vasconcellos

Divulgação / Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca p...

ALTA ROTAÇÃO: Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca p...: A Williams vai encerrar ao final desta temporada seu contrato de patrocínio com a estatal petrolífera venezuelana PDVSA, disse a vice-diret...

Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca patrocínio no Brasil

A Williams vai encerrar ao final desta temporada seu contrato de patrocínio com a estatal petrolífera venezuelana PDVSA, disse a vice-diretora Claire Williams na segunda-feira.

O rompimento está associado à saída do piloto venezuelano Pastor Maldonado, que será substituído em 2014 pelo brasileiro Felipe Massa, hoje na Ferrari. A marca da PDVSA "não estará no carro no ano que vem, não há (mais) conexão com a PDVSA, já que obviamente Pastor está agora deixando o time", disse ela à Reuters na apresentação de Massa na equipe.

A PDVSA patrocinou toda a carreira de Maldonado, e esse milionário apoio desperta a cobiça de outras equipes da Fórmula 1. A Williams disse que o piloto decidiu tentar a sorte em outro lugar.

"Nos lhe desejamos tudo de bom nesse novo desafio, e vamos ver para onde ele vai no ano que vem, mas a equipe Williams não terá mais conexão com a Venezuela neste ano", disse a dirigente.

Há especulações de que Maldonado irá para a Lotus, que há meses aguarda investimentos de um consórcio, ou para as depauperadas Sauber e Force India.

O contrato da PDVSA era com a Williams, não com um piloto em especial, e ainda tinha mais dois anos de vigência. Os petrodólares venezuelanos representavam uma parcela substancial do orçamento da equipe britânica, mas fontes disseram que o contrato tinha cláusulas altamente favoráveis para a Williams em caso de rescisão.

"Acho que, quando os nossos números saírem no ano que vem, as pessoas verão o que realmente aconteceu nos bastidores com todo esse arranjo", disse Claire Williams.

Segundo ela, o Brasil, com sua economia em rápido crescimento, pode garantir futuros apoiadores. Massa é o único piloto do país no grid, e não terá mais o papel de coadjuvante que tinha na Ferrari.

"Acho que o Brasil é um dos maiores mercados do esporte, então realmente cabe a nós sairmos e comercializarmos Felipe como nosso piloto", disse ela.

"Estamos operando e buscando patrocínios no mercado brasileiro já há bastante tempo, tivemos grandes parceiros brasileiros no passado. Então vamos ao Brasil ver o que podemos fazer por lá."

A ligação da Williams com o Brasil remonta à época em que o tricampeão Nelson Piquet correu pela equipe. Foi num carro da equipe que Ayrton Senna morreu, e também passaram por ela Rubens Barrichello, Bruno Senna e Antonio Pizzonia.

"Espero que possamos trazer para a Williams algumas companhias importantes do Brasil, acho que o Brasil está num bom momento, e a Williams tem tudo para passar uma boa imagem", disse Massa à Reuters. "Então seria legal ter alguns patrocinadores brasileiros também."


Por Alan Baldwin
Fonte Reuters

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líde...

ALTA ROTAÇÃO: ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líde...: A Williams pode ser vista como um passo atrás para Felipe Massa após oito anos na Ferrari, mas ele a vê como uma oportunidade para crescer ...

ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líder na Williams

A Williams pode ser vista como um passo atrás para Felipe Massa após oito anos na Ferrari, mas ele a vê como uma oportunidade para crescer e se tornar um líder ao seguir os passos de compatriotas ilustres.

O brasileiro tem sido um companheiro leal a campeões da Fórmula 1 desde que chegou a Maranello, fábrica da Ferrari, pela primeira vez como um piloto de corridas, em 2006.

Massa esteve ao lado do heptacampeão Michael Schumacher, ajudou Kimi Raikkonen a levar o título de 2007 e abriu caminho para o bicampeão Fernando Alonso mais vezes do que ele gostaria.

Nesta segunda-feira, o piloto de 32 anos, vestido de forma casual depois de voar da Itália com seu pai, foi apresentado na fábrica da Williams como nova contratação para 2014 em um acordo de vários anos.

"Eu sei que tenho muito a dar para esta equipe e estou realmente pronto para liderar", disse ele à Reuters no museu da equipe, na frente de carros com os nomes dos tricampeões brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, assim como Rubens Barrichello e Bruno Senna.

"Eu definitivamente me vejo chegando aqui como um líder para a equipe. Um líder para uma mudança muito importante dentro desta equipe, para colocar esta equipe em uma boa posição no campeonato", acrescentou Massa.

"Estou realmente pronto para isso, feliz. Sinto-me muito motivado. Espero que possamos fazer um trabalho fantástico."

Massa, que tem 11 vitórias com a Ferrari, perdeu o campeonato de 2008 por apenas um ponto para o britânico Lewis Hamilton.

A vice-chefe de equipe da Williams, Claire Williams, disse à Reuters que Massa é o homem certo para pilotar numa escuderia que vive tempos difíceis e que busca recuperar seu lugar na elite.

"Acho que Felipe está ansioso para esse novo desafio, para liderar a equipe para o sucesso", disse ela. "Acreditamos firmemente que ele pode fazer isso por nós."

"Nós não temos um líder de equipe por si só...(mas) no sentido psicológico, ele será o líder da equipe, é o que tem mais experiência para trazer para a equipe no próximo ano."

"POSSO VENCER"

Embora não vença uma corrida desde 2008 --ano anterior a um acidente quase fatal no GP da Hungria-- e tenha subido ao pódio apenas uma vez nesta temporada, com um terceiro lugar na Espanha, o brasileiro acredita que tem muito a oferecer.

"Acredito que posso vencer corridas, acredito que posso fazer um grande trabalho em conjunto com a Williams", disse ele. "Quando eu não achar mais isso, não vou correr mais."

"Acho que posso conseguir muito com esta equipe, porque a Williams é uma grande equipe... eles têm toda a infraestrutura para fazer um bom carro", continuou o paulista, cuja última corrida pela Ferrari vai ocorrer em sua cidade natal neste mês.

"A Williams me quer dentro da equipe e isso é muito importante. Me dá muita motivação para começar algo do zero."

O regulamento vai mudar significativamente na próxima temporada, com um novo motor V6 turbo e sistemas de recuperação de energia, e a Williams está trocando de motor Renault para Mercedes.

Mas a equipe vencedora de nove títulos de construtores entre 1980 e 1997 tem muito a percorrer.

Massa substitui o venezuelano Pastor Maldonado e será companheiro do finlandês Valtteri Bottas na escuderia que passa por sua pior temporada, com apenas um ponto.

Onde outros podem ver dificuldades pela frente, o brasileiro, cuja vaga na Ferrari foi para Raikkonen, viu apenas potencial e não tem dúvida de que fez a escolha certa.

"É muito bom estar nesta equipe, uma equipe que foi muito importante para o Brasil e espero que seja novamente muito importante para o Brasil", disse ele.

"Este ano não é um ano bom para a Williams, mas olhando para como as regras vão mudar para o próximo ano... acho que é um bom momento para vir para cá."

"É uma equipe muito importante, que quer crescer e voltar ao que era. Estou realmente animado para isso."

O próximo ano será o primeiro em que Massa vai correr na Fórmula 1 sem um motor Ferrari e ele disse que está ansioso para começar o trabalho.

"Vai ser uma grande mudança, mas eu estou realmente convencido de que o novo motor que teremos no próximo ano é bom e eles (Mercedes) sabem o que fazer", afirmou ele. "Precisamos trabalhar no carro agora."


Por Alan Baldwin
Fonte Reuters

Foto divulgação