segunda-feira, 11 de novembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e te...
ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e te...: Rei das poles em 2013, piloto da equipe Mobil Super Pioneer sobe na tabela e mira top-10 para encerrar a temporada Um dia depois de gar...
Átila Abreu conquista 12 posições em Brasília e termina em sexto
Rei das poles em 2013, piloto da equipe Mobil Super Pioneer sobe
na tabela e mira top-10 para encerrar a temporada
Um dia depois
de garantir o Troféu Super-Ação pelo maior número de poles em 2013, Átila Abreu
novamente foi um dos principais protagonistas da corrida da Stock Car em
Brasília. O piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing conquistou nada menos
que 12 posições, para terminar a prova em sexto lugar.
Foi o quarto
top-10 do carro #51 na temporada, resultado que alçou o piloto sorocabano de
16º para 12º lugar na tabela de classificação. Ele agora tem 75 pontos e está a
19 do décimo colocado na temporada.
"Foi uma
prova bem movimentada e felizmente conseguimos evoluir o carro em relação ao
treino de sábado. Tive felicidade de ganhar posições na largada e conseguimos
na sequência um ritmo bom de corrida, que me permitiu fazer as ultrapassagens,
inclusive algumas por fora", afirmou o competidor sorocabano, autor de
cinco ultrapassagens na volta inicial.
O dono do
carro #51 acabou favorecido também pelas intervenções do carro de segurança,
que teve de ser acionado outras três vezes durante a prova. Com isso, a
diferença para os ponteiros foi seguidamente neutralizada, favorecendo as
disputas do representante da equipe Mobil Super Pioneer Racing.
"Teve
bastante disputa, alguma troca de tinta com outros carros... É isso que os
torcedores querem quando assistem uma corrida e fico contente de ter
proporcionado esses pegas. Conseguimos solucionar o problema de o carro sair de
frente aqui em Brasília, então saio satisfeito tanto pelo resultado quanto pelo
aprendizado que tivemos nesta etapa", comentou o piloto.
Átila também fez
questão de frisar sua reação na tabela de pontuação. Há duas provas, ele estava
abaixo do vigésimo posto. Com a vitória em Curitiba e o sexto lugar em
Brasília, saltou para 12º. "Agora vamos trabalhar forte na Corrida do
Milhão para acabar a temporada entre os 10, que é um desfecho mais digno do
nosso potencial. Vamos trabalhar para isso em Interlagos."
A corrida de
encerramento das atividades da Stock Car em 2013 está marcada para o autódromo
paulistano no dia 15 de dezembro.
O resultado da 11ª etapa (sujeito às
verificações técnica e desportiva):
1 - Thiago
Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 38 voltas em 41min43s816
2 - Sergio
Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s060
3 - Ricardo
Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s354
4 - Galid
Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 4s057
5 - Lico
Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 5s571
6 - Átila
Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 6s068
7 - Max
Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 6s975
8 - Ricardo
Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 7s422
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 7s646
10 - Rafa
Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s143
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições
- Chevrolet - a 8s319
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a
9s143
13 - Diego
Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 10s750
14 - Rodrigo
Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s311
15 - Vitor
Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s683
16 - Duda
Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 12s335
17 - Nonô
Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s789
18 - Popó
Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s690
19 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 15s230
20 - Alceu Feldmann - Full Time Competições -
Chevrolet - a 15s672
21 - Wellington Justino - Hot Car Competições -
Chevrolet - a 16s449
22 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a
16s903
23 - Allam
Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Rodrigo
Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1 volta
25 - Beto
Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
26 - Cacá
Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 2 voltas
27 - David
Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6 voltas
28 - Denis
Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
29 - Luciano
Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 16 voltas
30 - Julio
Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
31 - Ricardo
Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 20 voltas
32 - Marcos
Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 25 voltas
33 - Fabio
Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 37 voltas
Classificação do campeonato (top-15):
1. Thiago Camilo 185 pontos
2. Daniel Serra 181
3. Ricardo Maurício 178
4. Caca Bueno 160
5. Valdeno Brito 131
6. Max Wilson 131
7. Sergio Jimenez 107
8. Marcos Gomes 102
9. Ricardo Zonta 96
10. Rubens Barrichello 94
11. Rafa Matos 76
12. Átila Abreu 75
13. Tuka Rocha 72
14. Diego Nunes 71
15. Julio Campos 67
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VI...
ALTA ROTAÇÃO: MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VI...: A dupla da equipe, Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso após vencer no Rally dos Bandeirantes quer dar continuidade ao excelente desempenho ...
MSL Rally Team está pronta para novo desafio no VII Rally Rota Sudeste
A dupla da equipe, Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso após vencer
no Rally dos Bandeirantes quer dar continuidade ao excelente desempenho
O VII Rally
Rota Sudeste que acontece de 14 a 16 de novembro terá como sede a cidade
turística de Barra Bonita, interior paulista, o rali percorrerá às margens do
Rio Tietê. A equipe MSL Rally Team terá na penúltima etapa do Campeonato
Brasileiro de Rally Cross Country na pilotagem o americano radicado em São
Paulo, Gunter Hinkelmann e a o paulista Fábio Pedroso na navegação, eles
estarão no cockpit da Mitsubishi Triton ERS. A dupla está na segunda colocação
na classificação do campeonato e quer conquistar o maior número de pontos pela
categoria Super Production.
Gunter
Hinkelmann (47 anos), acumula 75 pontos na tabela de classificação do
campeonato. "Vou para esta penúltima etapa do campeonato, que é uma prova
muito difícil e importante, com grande entusiasmo. Viemos de uma inesperada
vitória em São José dos Campos, e acredito que temos grandes chances de
conquistar o pódio em Barra Bonita. Inclusive, por ser uma etapa que melhor se
adequa as nossas características de pilotagem e navegação", declara o
piloto.
Essa será a
segunda prova de Gunter e Fábio juntos e o Rally Rota Sudeste retorna ao
calendário Brasileiro Cross Country. "Sempre gostei do Rally das Serras
(substituída pelo Rally Rota Sudeste), porém, a mudança para um lugar novo
sempre agrega abrindo o leque de locais para a realização do campeonato, além é
claro que é sempre bom competir próximo de onde moro. Essa prova tem tudo para
ser uma excelente etapa e se fixar no calendário do campeonato brasileiro,
vamos aguardar para ver", disse Fábio Pedroso.
"Com o
bom resultado obtido na última etapa, apostamos em repetir a parceria",
ressalta Fábio de 38 anos, reside na cidade de Iracemópolis (SP) e detém um
histórico promissor. "Comecei a navegar no regularidade em 1994, porém
somente em 2009 fiz minha primeira participação no cross-country ganhando o
Rally dos Bandeirantes na estreia na categoria Production, em 2012 fui Campeão
Paulista e campeão Brasileiro na categoria Protótipos e vice-campeão do Rally
dos Sertões na mesma categoria. E, nesse ano de 2013, fui campeão da etapa da
Polônia do Mundial de Rally Cross-country, na categoria T2.
A programação
da sétima edição do Rally Rota Sudeste terá início no dia 14 de novembro, com a
abertura do Parque de Exposições para as vistorias técnicas e administrativas.
Serão dois dias de competições, no feriado do dia 15 acontecerá largada da
primeira prova e no sábado (16) a segunda especial, com aproximadamente 215
quilômetros de especial (trechos cronometrados) e 50 quilômetros entre
deslocamentos, totalizando 265 quilômetros/dia. Mais informações através do site:
www.rallyrotasudeste.com.br.
O evento, que
tem peso dois, valerá pelo Brasileiro de Rally Cross Country, nas categorias
Carros (16ª e 17ª etapas), Caminhões e Motos, Quadriciclos e UTV’s.
A Equipe MSL
Rally Team tem Patrocínio da MSL Brasil.
Programação
do Rally Rota Sudeste
Data: 14, 15
e 16 de Novembro
Local: Barra
Bonita - SP
Parque de
Apoio: Kartódromo
14/11 -
Quinta feira
11h00 - 19h00
- Secretaria de Prova
Local:
Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
14h00 - 15h30
- Vistoria CBA
Local:
Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
Apresentação
das categorias Protótipo-T1, Pró-Brasil, Super Production,
Production-T2,
Caminhões Leves e Caminhões Pesados.
17h00 -
Apresentação para a 2ª vistoria (com multa - 01 UP )
15/11 -
Sexta-Feira - 1ª Prova
07h00 - 08h00
- Secretaria de Prova
Local:
Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
08h00 -
Briefing
Local:
Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
10h00 -
largada - carros e caminhões
16h00 -
previsão de chegada
20h00 -
Briefing
Local: Pavilhão
de Exposições da Barra Bonita
16/11 -
Sábado - 2ª Prova
13h00 -
largada - carros e caminhões
15h00 -
previsão de chegada
17h00 -
Premiação
Local:
Pavilhão de Exposições da Barra Bonita
Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Fotos: Márcio Machado
ALTA ROTAÇÃO: Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez
ALTA ROTAÇÃO: Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez: Final de semana promete muita briga entre as fábricas (Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Honda e Toyota) na disputa do título, assim como entre ...
Cascavel recebe Copa Petrobras pela primeira vez
Final de semana promete muita briga entre as fábricas
(Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Honda e Toyota) na disputa do título, assim como
entre os pilotos que brigam para conquistar a importante categoria.
A sétima e
penúltima etapa da Copa Petrobras de Marcas acontecerá num local onde os
pilotos nunca andaram com o carro da categoria. Pela primeira vez na sua
história, o Autódromo de Cascavel, na cidade do oeste paranaense, receberá os
Mitsubishi Lancer GT, os Chevrolet Cruze, os Ford Focus, os Honda Civic e os
Toyota Corolla XRS. Reformado no ano passado, o circuito é o que tem a maior
média de velocidade no Brasil e promete grandes emoções na briga pelo título
entre as fábricas e os pilotos.
Entre os
fabricantes de veículos a maior disputa está muito apertada entre a líder
Toyota e a vice-líder Honda, com importante aproximação da Ford nas últimas
etapas, além da boa presença da Chevrolet e da Mitsubishi. A Toyota lidera com
385 pontos seguida pela Honda com 380, Ford, com 229, Chevrolet (208) e
Mitsubishi (137). Neste final de semama, quando acontece a sétima rodada dupla
de 2013, estarão em jogo muitos pontos que podem modificar a ordem da
classificação.
A mesma
situação vivem os pilotos da Copa Petrobras de Marcas. A liderança está nas mãos
do atual campeão Ricardo Maurício (Honda Civic), que tem 175 pontos e é seguido
por Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), com 150, pelo ex-Fórmula 1 Ricardo
Zonta (Toyota Corolla XRS), com 147, Alceu Feldmann (Honda Civic), com 137,
Galid Osman (Toyota Corolla XRS), com 129 e Vitor Meira (Ford Focus), que tem
124 pontos.
Nas duas
rodadas duplas até o final do ano estarão em jogo 150 pontos - 25 em cada
corrida em Cascavel e pontos dobrados na finalíssima - e a decisão vai mesmo
para Curitiba, no dia 1º de dezembro, quando acontece o encerramento do
campeonato. Cada piloto tem de descartar dois resultados entre as 14 provas da
temporada. Ricardinho e Galid são os dois únicos entre os cinco primeiros que
pontuaram em todas as corridas e neste momento descartam, respectivamente, oito
e nove pontos. No entanto, como ainda restam quatro provas até o final do
campeonato, muita coisa pode acontecer.
Denis Navarro
já deixou de pontuar duas vezes, assim como Ricardo Zonta, que por ter corrido
fora do Brasil, não disputou a primeira rodada dupla em Brasília e já definiu
os dois descartes. Vitor Meira não esteve presente nas duas provas de abertura
do ano e ainda não fez pontos numa das corridas na primeira rodada dupla de
Brasília.
As atividades
na pista têm início somente no sábado, com o shake down de dez minutos em que
os pilotos são obrigados a passar pelos boxes, sem andar na grande reta de
Cascavel. A partir das 9 horas será disputado o treino da Fórmula 3
Sul-americana, que tem acompanhado a Copa Petrobras de Marcas durante a
temporada, e às 9h50 os carros serão divididos em dois grupos, cada um com
direito a 45 minutos de treinamento nos 3.058 metros do traçado cascavelense.
Na parte da
tarde serão realizados os dois classificatórios: da F3 (14h20) e do Brasileiro
de Marcas (16h10) e, a partir das 16h55, a principal categoria continental de
monopostos terá a primeira prova do final de semana, com 30 minutos mais uma
volta. O líder da Fórmula 3 é Felipe Guimarães.
Domingo, a
Copa Petrobras abre a programação com a primeira corrida às 9h05, em seguida
será a vez da segunda prova da Fórmula 3 (10h25), com fechamento da sétima
rodada dupla da Copa Petrobras sendo realizado às 12h45.
Mais
informações no site www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacio...
ALTA ROTAÇÃO: Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacio...: Certame definiu campeões da temporada neste fim de semana Em um fim de semana aflitivo, aconteceu o encerramento do Campeonato ECPA de ...
Decisão do ECPA de Arrancada teve viradas sensacionais
Certame definiu campeões da temporada neste fim de semana
Em um fim de
semana aflitivo, aconteceu o encerramento do Campeonato ECPA de Arrancada, com
a disputa da quinta e última etapa da temporada. As provas foram realizadas,
neste sábado e domingo, na reta do autódromo do Esporte Clube Piracicabano de
Automobilismo.
As etapas vão
ficar na memória de todos, pelos diversos recordes e disputas propiciadas pelos
competidores que entraram na pista para decidir 15 das 19 categorias que
estavam em aberto. “Não tem como negar, esse foi nossa melhor temporada em oito
anos de realização”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora do evento.
O formato de
finais mata-mata que se iniciou nesta temporada também demonstrou ser um sucesso
com disputadas acirradas que ergueram o público presente. “Optamos por esse
formato por entender que tanto nas pistas quanto nas arquibancadas a emoção das
disputas seria maiores. Isso ficou comprovado com a empolgação demonstrada pelo
público como também fazendo com que os campeões fossem decididos apenas nesta
última etapa, em sua grande maioria”.
A organização
se mostrou coerente com o que os resultados finais apresentaram. Os pilotos que
se mantiveram constantes na disputa acabaram por ser premiados. Na Desafio 9.5,
a vitória foi de Cleber Willi Pereira, mas isso foi pouco para impedir o título
de Cristian Jacob, com um mero quarto lugar.
A decisão na
Desafio 9 estava apertada, mas o líder Fábio Ventura venceu a prova e mostrou
que foi mesmo o melhor da temporada.
Na Dianteira
Original, Fabiano Maldonado não venceu, mas a segunda colocação foi suficiente
para ficar com o título.
Na Traseira
Original, Agostinho Hampf venceu e ultrapassou os adversários ficando com a
taça.
Sensacional
foi a decisão na Dianteira Turbo C. O terceiro lugar na prova deu a Wesley
Ferreira Brito o título da categoria, com apenas dois a frente de Rafael
Ercolin, que chegou na segunda colocação na prova. A vitória nessa categoria
ficou com Fernando Oliveira.
A vitória na
Dianteira Turbo B foi da zebra Danilo Castanha Alves. Abês Elias Garrucho ficou
na 12ª posição e não pontuou, mas nem precisou de pontos para ficar com o
título. Seu mais próximo adversário era Paulo Eduardo Petrov que ficou apenas
com a sexta posição. Marcel Luis Falato estava em terceira na tabela e sua uma
posição com o segundo lugar conquistado na prova.
O segundo
lugar na prova deu o título para Flavio Assis Coelho que liderou praticamente
toda o campeonato na Dianteira Turbo A. o ganhador da prova foi Fernando Munõz
Pagan Pagliuca que até então tinha apenas um ponto conquistado na categoria.
Luis Eduardo
Figueiredo é o campeão na Traseira Turbo. Nas o vitorioso da etapa foi Paulo
Alexandre Trentin Bueno.
Apertadíssima
foi a decisão na Força Livre Dianteira, João Roberto Tasso e Andre Minoru
Matsutani terminaram empatados com 36 pontos, mas a título ficou com o Tasso
pelo segundo critério de desempate, que é maior número de segundos lugares, já
que no primeiro critério, que é maior número de vitórias, também deu empate
entre os dois competidores.
Porém, nenhum
dos dois venceu desta vez, o que deixou a disputa ainda mais interessante, com
a emoção de sobra até a última puxada. Alisson Rapozo Maiello venceu e Sergio
Roberto Caetano Ganga ficou em segunda na prova.
Virada
espetacular na Street Tração Traseira, o até então líder João Cesar Colatrello
que possuía 34 pontos ficou na terceira posição e somou oito pontos. Nilson
Ricardo Della Rosa, que tinha 30, contou com uma vitória que lhe valeu 16
pontos para ficar com o título da categoria.
Newton Carlos
Guirau Jr. venceu e se tornou campeão da Extreme, uma das categorias mais
disputadas desta temporada.
Ariovaldo
Tuzin Junior com seu Honda Civic 1994 venceu e é o campeão da Desafio Import.
Sergio Filippi Jr. é o campeão na Dianteira Super. Na Standart, Sergio Fernando
Ribeiro ficou em segundo, mas já havia conquistado o título antecipadamente.
A temporada
2014 da arrancada brasileira já tem data marcada para começar: dias 31 de
janeiro, 1 e 2 de fevereiro, acontece o Festival ECPA de Arrancada, evento que
abre a programação desta modalidade esportiva no país.
Confira os vencedores da 5ª etapa da
temporada de 2013:
DES 9.5 –
DESAFIO 9.5
1º - Cleber
Willi Pereira
2º - Robson
José Cezarin
DES – DESAFIO
1º - Fabio
Ventura
2º - Gustavo
Henrique Stradiotto
ST – STANDART
1º - Luiz
Fernando Lopes
2º - Sergio
Fernando Ribeiro
DO –
DIANTEIRA ORIGINAL
1º - Anderson
Augusto Paes da Cruz
2º - Fabiano
Maldonado
TO – TRASEIRA
ORIGINAL
1º -
Agostinho Hampf
2º - Kako
DT-C –
DIANTEIRA TURBO C
1º - Fernando
de Oliveira
2º - Rafael
Ercolin
DT-B –
DIANTEIRA TURBO B
1º - Danilo
Castanha Alves
2º - Marcel
Luis Falato
DT-A –
DIANTEIRA TURBO A
1º - Fernando
Munõz Pagan Pagliuca
2º - Flavio
Assis Coelho
DS –
DIANTEIRA SUPER
1º - Sergio
Filippi Jr.
TT – TRASEIRA
TURBO
1º - Paulo
Alexandre Trentin Bueno
2º - Alan
Fontes
FLD – FORÇA
LIVRE DIANTEIRA
1º - Alisson
Rapozo Maiello
2º - Sergio
Roberto Caetano Ganga
FLT – FORÇA
LIVRE TRASEIRA
1º -
Reginaldo Assis Bonvini
2º - Newton
Carlos Guirau Jr.
EXTREME 10,5
1º - Newton
Carlos Guirau Jr.
2º - Eduardo
Maximo Lazari
DJ-B –
DRAGSTER JUNIOR B
1º - Pedro
Alarcon
STT – STREET
TRAÇÃO TRASEIRA
1º - Nilson
Ricardo Della Rosa
2º - Alberto
Scarasati Pereira
DESAFIO
IMPORT
1º -
Ariovaldo Tuzin Jr.
DB – DRAG
BIKE
1º - Bruno
Cunha Ceglia
Conheça os campeões das categorias em
disputa:
Desafio 9,5 -
Cristian Jacob
Desafio 9,0 -
Fabio Ventura
Traseira
Turbo - Luis Eduardo Figueiredo
Traseira
Original - Agostinho Hampf
Standard -
Sergio Fernando Ribeiro
Dianteira
Original - Fabiano Maldonado
Dianteira
Super - Sergio Filippi Jr.
DT-C - Wesley
Ferreira Brito
DT-B - Abês
Elias Garrucho
DT-A - Flavio
Assis Coelho
Extreme 10,5
– Newton Carlos Guirau Jr.
Força Livre
Dianteira – João Roberto Tasso
Street Tração
Traseira – Nilson Ricardo Della Rosa
EXTREME 10,5
– Newton Carlos Guirau Jr.
Desafio
Import – Ariovaldo Tuzin Jr.
Drag B –
Pedro Alarcon
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha ...
ALTA ROTAÇÃO: Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha ...: Pilotos da MAN Latin America fazem o primeiro 1-2 do time na temporada 2013 da Fórmula Truck, mesmo em um ano de completo desenvolvimento d...
Truck: Giaffone vence e Totti completa dobradinha da MAN Latin America em Curitiba
Pilotos da MAN Latin America fazem o primeiro 1-2 do time na
temporada 2013 da Fórmula Truck, mesmo em um ano de completo desenvolvimento
dos novos caminhões MAN TGX e Volkswagen Constellation, ambos com motores 12
litros
Felipe
Giaffone e Leandro Totti fizeram dobradinha da equipe MAN Latin America na etapa
de Curitiba da Fórmula Truck. Com a vitória, Giaffone segue na disputa do
título, bem como Totti. O campeonato brasileiro será definido no dia 8 de
dezembro em Brasília, Distrito Federal.
Largando da
pole position com seu caminhão MAN TGX, Felipe Giaffone caiu para terceiro na
primeira volta, mas recuperou a primeira colocação na volta 17, não mais
perdendo-a. Agora, o tricampeão brasileiro da categoria passa a ter 114 pontos
no campeoanto.
"Dei uma
pequena errada na largada, mas meu caminhão se mostrou, mais uma vez muito
forte. Consegui vir em um ritmo muito bom no meio da prova, recuperei a
primeira colocação e me mantive em primeiro. O Totti me deu uma pressão no
final, mas consegui me livrar para obter minha segunda vitória no ano. Agora é
acelerar bastante na corrida de Brasília para tentar conquistar mais um
título", disse Felipe Giaffone, também vencedor da etapa de Cascavel.
Leandro
Totti, que assumiu a ponta no começo da prova, chegou a ficar em terceiro no
fim, mas se recuperou, terminando em segundo. Assim como Giaffone, o atual
campeão da Truck é candidato ao título na Capital Federal.
"A MAN
Latin America está fazendo um grande trabalho, e essa prova de Curitiba foi a
representação dessa constante melhora. Fizemos dobradinha aqui em Curitiba e
estamos chegando, eu e Giaffone, com chances de título na última prova do ano.
Hoje o dia foi duro em virtude do calor, mas nosso caminhão nos deu condições
de sempre lutar lá na frente", comentou Leandro Totti, que agora soma 116
pontos.
Outro que
ajudou a MAN Latin America no campeonato de marcas foi Adalberto Jardim, que
terminou a prova na 11ª colocação. Débora Rodrigues finalizou em 23º e André
Marques em 26º.
A próxima e
decisiva etapa da Fórmula Truck será em Brasília, dia 8 de dezembro.
Resultado da prova:
1º) 4 -
Felipe Giaffone (W, SP), 30 voltas em 1:00:43.192 (média de 109.53 km/h)
2º) 73 -
Leandro Totti (W , PR), a 8.899
3º) 83 -
Regis Boessio (M , RS), a 9.454
4º) 55 -
Paulo Salustiano (M , SP), a 14.270
5º) 15 -
Roberval Andrade (S , SP), a 16.528
6º) 3 -
Geraldo Piquet (M , DF), a 24.810
7º) 80 -
Diogo Pachenki (M , PR), a 27.156
8º) 88 - Beto
Monteiro (I , PE), a 30.801
9º) 72 -
Djalma Fogaça (F , SP), a 34.963
10º) 0 -
Alberto Cattucci (V , SP), a 45.733
11º) 8 -
Adalberto Jardim (W , SP), a 45.750
12º) 20 -
Pedro Muffato (S , PR), a 59.077
13º) 71 -
Raijan Mascarello (F , MT), a 1:09.722
14º) 30 -
Rogerio Castro (V , GO), a 1:09.899
15º) 44 - Edu
Piano (F , SP), a 1:21.173
16º) 12 - Zé
Maria Reis (S , GO), a 1 volta
17º) 99 -
Luiz Lopes (I , SP), a 2 voltas
18º) 11 -
Jansen Bueno (V , PR), a 2 voltas
19º) 14 -
João Maistro (V , PR), a 5 voltas
20º) 21 -
Alex Caffi (I , IT), a 9 voltas
21º) 6 -
Wellington Cirino (M , PR), a 11 voltas
22º) 10 -
Ronaldo Kastropil (S , SP), a 17 voltas
23º) 7 -
Debora Rodrigues (W , SP), a 22 voltas
24º) 2 -
Valmir Benavides (I , SP), a 24 voltas
25º) 51 -
Leandro Reis (S , GO), a 26 voltas
26º) 77 -
André Marques (W , SP), a 27 voltas
Melhor Volta:
Leandro Totti, 1:42.294 (130.03 km/h)
Resultado do campeonato de pilotos:
1º) Beto
Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 135
2º) Régis
Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 119
3º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 116
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 114
5º) Geraldo
Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 102
6º) Paulo
Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 93
7º)
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
8º) Leandro
Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir
Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team,
58
9º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 58
12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing
Trucks, 57
13º) André
Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 50
14º) João
Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
14º) Alberto
Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 35
16º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN
Latin America, 24
17º) Rogério
Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 23
18º) Alex
Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Jansen
Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN
Latin America, 21
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro
Muffato (PR/Scania), Muffatão, 18
23º) José
Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford
Racing Trucks, 6
Resultado do campeonato de pilotos:
1º) Mercedes 350
2º) MAN Latin America, 274
3º) Iveco,
203
4º) Scania,
152
5º) Volvo,
114
6º) Ford, 68
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Orlei Silva
ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primei...
ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primei...: Com resultado de hoje, Jimenez vai se consolidando como a grande revelação da temporada 2013 da Stock Car e já está em sétimo lugar no camp...
Sergio Jimenez chega em segundo e conquista primeiro pódio da equipe estreante Voxx Racing
Com resultado de hoje, Jimenez vai se consolidando como a grande
revelação da temporada 2013 da Stock Car e já está em sétimo lugar no
campeonato
O fim de
semana foi de grandes conquistas para o piloto Sergio Jimenez e para a equipe
Voxx Racing, com a conquista do seu primeiro pódio na categoria ao chegar em
segundo lugar na 11a etapa da Stock Car, disputada em Brasília neste domingo.
Esta é a primeira temporada do paulista na categoria e também de sua equipe, o
que torna o feito de hoje ainda mais importante: ele está em sétimo na tabela,
com 108 pontos, entre os 34 pilotos da Stock Car.
Desde os
treinos livres na sexta-feira Sergio já mostrava que lutaria pela vitória neste
domingo, sendo o mais rápido em uma das sessões no circuito do Autódromo Nelson
Piquet. O resultado foi ainda melhor no sábado, quando Sergio Jimenez fez a
pole - a primeira da carreira na Stock. A premiação de um fim de semana brilhante
veio com a briga pela vitória na corrida até a volta final, ficando com o
segundo lugar na corrida vencida por Thiago Camilo.
"Fiquei
muito satisfeito pelo final de semana. O trabalho da equipe Voxx Racing foi
excelente, e não apenas aqui em Brasília. Todas estas conquistas são fruto de
um trabalho que começa lá na oficina e passa por todos integrantes do time.
Quero fazer um agradecimento especial ao João (Adibe, proprietário da equipe) e
ao William (Lube, chefe da Voxx Racing), que acreditaram no meu potencial e me
permitiram ter um trabalho consistente, com uma temporada completa na Stock Car
para conquistar resultados. Esta continuidade é fundamental e foi premiada
hoje", diz Jimenez.
O paulista de
Piedade conseguiu suportar a pressão na largada e durante toda a prova, sem ter
sido ultrapassado. O piloto paulista liderou a corrida até a metade, quando
entrou nos boxes para fazer a parada obrigatória e reabastecer. Na volta para
pista, com a entrada o Safety Car, Jimenez acabou pegando trânsito e voltou na
terceira colocação após a saída do carro de segurança. O piloto ainda teve
forças para conquistar o segundo lugar e subir ao pódio inédito. "Foi uma
pena este tempo perdido ao sair no meio do bolo após meu pit, mas o importante
é que conseguimos atingir a meta de conquistar um lugar no pódio. Agora, vamos
em busca da vitória, quem sabe ela vem justo na Corrida do Milhão", diz
Jimenez.
Lube também
comemorou a conquista, destacando a evolução de todo o grupo de trabalho, desde
os mecânicos até os pilotos.
"O fim
de semana foi positivo, a gente obteve o nosso melhor resultado no ano.
Continuo satisfeito com a evolução do time e dos pilotos. O segundo lugar é um
resultado bom, mostra que a gente está chegando. Agora vamos trabalhar para em
São Paulo fazer um bom trabalho também", analisou Lube.
O fim de
semana só não foi perfeito para a equipe Voxx Racing porque o piloto Denis
Navarro teve problemas no câmbio e acabou perdendo várias posições quando
estava já na disputa do top-10, apór largar em 14o. "A quebra de cambio
atrapalha bastante, agora é trabalhar para não deixar isso acontecer mais.
Tinha chances de chegar no pelotão da frente, mas a quebra aconteceu e eu não
tive o que fazer. Agora é esperar fazer uma boa corrida em São Paulo",
explicou Denis Navarro.
Agora a
equipe Voxx Racing se prepara para a "Corrida do Milhão" em São
Paulo, no Autódromo de Interlagos. A prova será no dia 15 de dezembro,
encerrando a temporada e premiando o vencedor com o maior prêmio do
automobilismo nacional, com R$ 1 milhão.
O resultado da 11ª etapa (sujeito às
verificações técnica e desportiva):
1 - Thiago
Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 38 voltas em 41min43s816
2 - Sergio
Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 2s060
3 - Ricardo
Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s354
4 - Galid
Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 4s057
5 - Lico
Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 5s571
6 - Átila
Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 6s068
7 - Max
Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 6s975
8 - Ricardo
Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 7s422
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 7s646
10 - Rafa
Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 8s143
11 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições
- Chevrolet - a 8s319
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a
9s143
13 - Diego
Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 10s750
14 - Rodrigo
Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s311
15 - Vitor
Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 11s683
16 - Duda
Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 12s335
17 - Nonô
Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s789
18 - Popó
Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s690
19 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 15s230
20 - Alceu Feldmann - Full Time Competições -
Chevrolet - a 15s672
21 - Wellington Justino - Hot Car Competições -
Chevrolet - a 16s449
22 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a
16s903
23 - Allam
Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Rodrigo
Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1 volta
25 - Beto
Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
26 - Cacá
Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 2 voltas
27 - David
Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6 voltas
28 - Denis
Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
29 - Luciano
Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 16 voltas
30 - Julio
Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 19 voltas
31 - Ricardo
Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 20 voltas
32 - Marcos
Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 25 voltas
33 - Fabio
Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 37 voltas
Os dez primeiros no campeonato:
1 - Thiago
Camilo - 185
2 - Daniel
Serra - 181
3 - Ricardo
Maurício - 178
4 - Cacá
Bueno - 160
5 - Valdeno
Brito - 132
6 - Max
Wilson - 131
7 - Sergio
Jimenez - 108
8 - Marcos
Gomes - 102
9 - Ricardo
Zonta - 96
10 - Rubens
Barrichello – 94
RF1 Jornalismo
Fotos: Alex Farias/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campe...
ALTA ROTAÇÃO: Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campe...: Dupla da Mitsubishi garante o título do campeonato no último fim de semana Um fim de semana recheado de títulos para a dupla da Mitsubish...
Ulysses Bertholdo e o Lancer Evolution X são campeões Brasileiros de Rali de Velocidade
Dupla da Mitsubishi garante o título do campeonato no último fim
de semana
Um fim de
semana recheado de títulos para a dupla da Mitsubishi Ulysses Bertholdo e
Marcelo Dalmut no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. No sábado, a
comemoração pela conquista da categoria 4x4 e, no domingo, o título da geral da
competição.
"Participar
de ralis há tanto tempo e ainda ser competitivo é muito especial. A conquista
desse título teve um sabor diferente para nós", comemora Ulysses, que
agora acumula 15 títulos brasileiros na modalidade.
Durante todo
o campeonato, o piloto esteve a bordo do Lancer Evolution X. "O carro é
fantástico e extremamente confiável. Não tivemos nenhum problema no ano, o que
nos ajudou muito para alcançar o título", afirma.
Com seis
vitórias no ano, a dupla entrou para a disputa da última etapa, em Atibaia (SP),
com o título praticamente garantido. "O trajeto da última etapa era muito
rápido, e tinha vários trechos com piso escorregadio. Estávamos focados somente
no campeonato, foi até difícil não acelerar tanto, mas foi necessário para
cumprirmos o objetivo", disse.
Mas o ano
ainda não terminou para Ulysses, que ainda vai disputar a final do Campeonato
Gaúcho, no início de dezembro. "Estamos bem no campeonato e vamos brigar
por mais esse título", afirma.
Ulysses e a
Mitsubishi
A história de
Ulysses com a Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt
junto ao Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Em seu primeiro ano com a
marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria e
culminou na vitória, em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine
dupla para competições.
"Depois
dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os
anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de Campeão
Sul-americano de Rali de Velocidade para carros de produção (grupo N4), em
1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título", lembra
Ulysses.
O último ano
do piloto com a Mitsubishi foi em 2005, quando Bertholdo foi campeão do
Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e também do Rally dos Sertões com
uma L200 (categoria Production). "Apesar de não fazer parte da equipe
oficial, nunca deixei de trabalhar com o Lancer, já que prestava serviço para
outros clientes nos Campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sul-americano", explica.
"Pessoalmente, é como se nunca tivesse deixado de defender a marca que
tanto gosto e que fabrica um dos melhores carros de ralis feitos até
hoje", completa.
Assessoria de Imprensa Mitsubishi
Carolina Vasconcellos
Divulgação / Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca p...
ALTA ROTAÇÃO: Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca p...: A Williams vai encerrar ao final desta temporada seu contrato de patrocínio com a estatal petrolífera venezuelana PDVSA, disse a vice-diret...
Williams vai encerrar contrato com PDVSA e busca patrocínio no Brasil
A Williams vai encerrar ao final desta temporada seu contrato de
patrocínio com a estatal petrolífera venezuelana PDVSA, disse a vice-diretora
Claire Williams na segunda-feira.
O rompimento
está associado à saída do piloto venezuelano Pastor Maldonado, que será
substituído em 2014 pelo brasileiro Felipe Massa, hoje na Ferrari. A marca da
PDVSA "não estará no carro no ano que vem, não há (mais) conexão com a
PDVSA, já que obviamente Pastor está agora deixando o time", disse ela à
Reuters na apresentação de Massa na equipe.
A PDVSA
patrocinou toda a carreira de Maldonado, e esse milionário apoio desperta a
cobiça de outras equipes da Fórmula 1. A Williams disse que o piloto decidiu
tentar a sorte em outro lugar.
"Nos lhe
desejamos tudo de bom nesse novo desafio, e vamos ver para onde ele vai no ano
que vem, mas a equipe Williams não terá mais conexão com a Venezuela neste
ano", disse a dirigente.
Há
especulações de que Maldonado irá para a Lotus, que há meses aguarda
investimentos de um consórcio, ou para as depauperadas Sauber e Force India.
O contrato da
PDVSA era com a Williams, não com um piloto em especial, e ainda tinha mais
dois anos de vigência. Os petrodólares venezuelanos representavam uma parcela
substancial do orçamento da equipe britânica, mas fontes disseram que o
contrato tinha cláusulas altamente favoráveis para a Williams em caso de
rescisão.
"Acho
que, quando os nossos números saírem no ano que vem, as pessoas verão o que
realmente aconteceu nos bastidores com todo esse arranjo", disse Claire
Williams.
Segundo ela,
o Brasil, com sua economia em rápido crescimento, pode garantir futuros
apoiadores. Massa é o único piloto do país no grid, e não terá mais o papel de
coadjuvante que tinha na Ferrari.
"Acho
que o Brasil é um dos maiores mercados do esporte, então realmente cabe a nós
sairmos e comercializarmos Felipe como nosso piloto", disse ela.
"Estamos
operando e buscando patrocínios no mercado brasileiro já há bastante tempo,
tivemos grandes parceiros brasileiros no passado. Então vamos ao Brasil ver o
que podemos fazer por lá."
A ligação da
Williams com o Brasil remonta à época em que o tricampeão Nelson Piquet correu
pela equipe. Foi num carro da equipe que Ayrton Senna morreu, e também passaram
por ela Rubens Barrichello, Bruno Senna e Antonio Pizzonia.
"Espero
que possamos trazer para a Williams algumas companhias importantes do Brasil,
acho que o Brasil está num bom momento, e a Williams tem tudo para passar uma
boa imagem", disse Massa à Reuters. "Então seria legal ter alguns
patrocinadores brasileiros também."
Por Alan Baldwin
Fonte Reuters
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líde...
ALTA ROTAÇÃO: ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líde...: A Williams pode ser vista como um passo atrás para Felipe Massa após oito anos na Ferrari, mas ele a vê como uma oportunidade para crescer ...
ENTREVISTA-Massa afirma estar pronto para ser líder na Williams
A Williams pode ser vista como um passo atrás para Felipe Massa
após oito anos na Ferrari, mas ele a vê como uma oportunidade para crescer e se
tornar um líder ao seguir os passos de compatriotas ilustres.
O brasileiro
tem sido um companheiro leal a campeões da Fórmula 1 desde que chegou a
Maranello, fábrica da Ferrari, pela primeira vez como um piloto de corridas, em
2006.
Massa esteve
ao lado do heptacampeão Michael Schumacher, ajudou Kimi Raikkonen a levar o
título de 2007 e abriu caminho para o bicampeão Fernando Alonso mais vezes do
que ele gostaria.
Nesta
segunda-feira, o piloto de 32 anos, vestido de forma casual depois de voar da
Itália com seu pai, foi apresentado na fábrica da Williams como nova
contratação para 2014 em um acordo de vários anos.
"Eu sei
que tenho muito a dar para esta equipe e estou realmente pronto para
liderar", disse ele à Reuters no museu da equipe, na frente de carros com
os nomes dos tricampeões brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, assim como
Rubens Barrichello e Bruno Senna.
"Eu
definitivamente me vejo chegando aqui como um líder para a equipe. Um líder
para uma mudança muito importante dentro desta equipe, para colocar esta equipe
em uma boa posição no campeonato", acrescentou Massa.
"Estou
realmente pronto para isso, feliz. Sinto-me muito motivado. Espero que possamos
fazer um trabalho fantástico."
Massa, que
tem 11 vitórias com a Ferrari, perdeu o campeonato de 2008 por apenas um ponto
para o britânico Lewis Hamilton.
A vice-chefe
de equipe da Williams, Claire Williams, disse à Reuters que Massa é o homem
certo para pilotar numa escuderia que vive tempos difíceis e que busca recuperar
seu lugar na elite.
"Acho
que Felipe está ansioso para esse novo desafio, para liderar a equipe para o
sucesso", disse ela. "Acreditamos firmemente que ele pode fazer isso
por nós."
"Nós não
temos um líder de equipe por si só...(mas) no sentido psicológico, ele será o
líder da equipe, é o que tem mais experiência para trazer para a equipe no
próximo ano."
"POSSO
VENCER"
Embora não
vença uma corrida desde 2008 --ano anterior a um acidente quase fatal no GP da
Hungria-- e tenha subido ao pódio apenas uma vez nesta temporada, com um
terceiro lugar na Espanha, o brasileiro acredita que tem muito a oferecer.
"Acredito
que posso vencer corridas, acredito que posso fazer um grande trabalho em
conjunto com a Williams", disse ele. "Quando eu não achar mais isso,
não vou correr mais."
"Acho
que posso conseguir muito com esta equipe, porque a Williams é uma grande
equipe... eles têm toda a infraestrutura para fazer um bom carro",
continuou o paulista, cuja última corrida pela Ferrari vai ocorrer em sua
cidade natal neste mês.
"A
Williams me quer dentro da equipe e isso é muito importante. Me dá muita
motivação para começar algo do zero."
O regulamento
vai mudar significativamente na próxima temporada, com um novo motor V6 turbo e
sistemas de recuperação de energia, e a Williams está trocando de motor Renault
para Mercedes.
Mas a equipe
vencedora de nove títulos de construtores entre 1980 e 1997 tem muito a
percorrer.
Massa
substitui o venezuelano Pastor Maldonado e será companheiro do finlandês
Valtteri Bottas na escuderia que passa por sua pior temporada, com apenas um
ponto.
Onde outros
podem ver dificuldades pela frente, o brasileiro, cuja vaga na Ferrari foi para
Raikkonen, viu apenas potencial e não tem dúvida de que fez a escolha certa.
"É muito
bom estar nesta equipe, uma equipe que foi muito importante para o Brasil e
espero que seja novamente muito importante para o Brasil", disse ele.
"Este
ano não é um ano bom para a Williams, mas olhando para como as regras vão mudar
para o próximo ano... acho que é um bom momento para vir para cá."
"É uma
equipe muito importante, que quer crescer e voltar ao que era. Estou realmente
animado para isso."
O próximo ano
será o primeiro em que Massa vai correr na Fórmula 1 sem um motor Ferrari e ele
disse que está ansioso para começar o trabalho.
"Vai ser
uma grande mudança, mas eu estou realmente convencido de que o novo motor que
teremos no próximo ano é bom e eles (Mercedes) sabem o que fazer", afirmou
ele. "Precisamos trabalhar no carro agora."
Por Alan Baldwin
Fonte Reuters
Foto divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)