domingo, 13 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: NASCAR - Keselowski toma liderança a nove voltas d...

ALTA ROTAÇÃO: NASCAR - Keselowski toma liderança a nove voltas d...: Fora da briga pelo título, atual campeão da categoria faz bonito e se reencontra com o triunfo. Kenseth abre mais um ponto no Chase A...

NASCAR - Keselowski toma liderança a nove voltas do fim e vence em Charlotte

Fora da briga pelo título, atual campeão da categoria faz bonito e se reencontra com o triunfo. Kenseth abre mais um ponto no Chase


Atual campeão da Sprint Cup, a elite da Nascar, Brad Keselowski, que vive temporada irregular, finalmente cruzou a linha de chegada na primeira posição, neste sábado (12), em Charlotte (EUA). O piloto da Penske tomou a liderança de Kasey Kahne, o segundo colocado da noite, a nove voltas do fim e conquistou sua primeira vitória de 2013. Matt Kenseth, Jimmie Johnson e Kyle Busch completaram o top 5.

Em termos de título, contudo, o triunfo do dono do carro #2 pouco tem importância, já que ele está fora do Chase, grupo de 13 corredores que, durante as últimas 10 provas da temporada, correm para disputar o campeonato entre si. O topo da tabela segue embolado: com 2225 pontos, Kenseth lidera. Johnson está na cola, em segundo, com apenas quatro pontos a menos.

A distância entre líder e vice-líder só não é menor por causa de uma bandeira amarela nos instantes finais da prova, levantada em razão da presença de destroços na pista. O incidente reagrupou os competidores e obrigou Johnson, até então dono da ponta e do maior número de voltas na liderança, a parar nos boxes. O dono do Chev #48 relargou na 8ª posição e acabou perdendo o ponto extra dado ao piloto que lidera mais voltas para Kahne, que completou 138 voltas à frente no oval de 1,5 milha.

Foi justamente com Kahne que Keseloweski travou batalha até o fim da corrida. Na volta 323, o vencedor da prova chegou a beliscar a 1ª colocação, mas o rival fez manobra por baixo e fechou as portas. Pouco depois, na volta 325, o piloto do Chev #5 e lanterna do Chase levou a pior. O atual campeão da categoria fez a ultrapassagem a nove voltas do final e, apesar dos ataques de Kahne, segurou a ponta e carimbou sua décima vitória da carreira na Sprint Cup – a primeira no oval da Carolina do Norte.

Jeff Gordon, parceiro de Kahne na Hendrick Motorsports, não conseguiu segurar a pole conquistada nos treinos de qualificação e foi o 7º. Mesmo assim, o 4º lugar na tabela foi mantido. A prova não se mostrou boa para o outro companheiro de Gordon e Kahne, Dale Earnhardt Jr., que completou 39 anos no fim de semana e sua 500ª largada da carreira. O piloto do Chev #88 chegou a liderar 19 voltas, mas foi apenas o 15º. "O carro ficou muito, muito duro", explicou.

O pior do Chase foi Joey Logano, que até havia mostrado uma evolução em Dover e em Kansas City, quando foi o 3º e o 4º, respectivamente, recuperando-se do 37º lugar na abertura dos play-offs, em Chicagoland. Mas o piloto da Penske não conseguiu manter a ascensão e terminou o oval de Charlotte em 18º, caindo para a 11ª posição na classificação.

Ao todo, a corrida de 3 horas e 10 minutos teve quatro bandeiras amarelas, sete participantes que não chegaram ao fim e 11 líderes diferentes.








ALTA ROTAÇÃO: F4 - TRIO CHUMBO NOMEADO COMO MCLAREN AUTOSPORT B...

ALTA ROTAÇÃO: F4 - TRIO CHUMBO NOMEADO COMO MCLAREN AUTOSPORT B...: O BRDC F4 top-três Jake Hughes, Seb Morris e Charlie Robertson foram todos nomeados como finalistas para o presitigious McLaren Autosport B...

F4 - TRIO CHUMBO NOMEADO COMO MCLAREN AUTOSPORT BRDC FINALISTAS DO PRÊMIO

O BRDC F4 top-três Jake Hughes, Seb Morris e Charlie Robertson foram todos nomeados como finalistas para o presitigious McLaren Autosport BRDC Award .

O trio será avaliado em Silverstone no final deste mês, dirigindo Fórmula 2, DTM Mercedes e McLaren GT3 máquinas.
O vencedor, que será revelado no Autosport Awards dezembro, receberá £ 100.000, um test-drive em um carro de F1 McLaren, a adesão BRDC completo e um Arai GP-6 RC capacete de carbono.

"É definitivamente uma surpresa agradável para fazer os seis finalistas", disse Hughes. "Se você tivesse me dito no início do ano que iria acontecer, teria sido incrível, mas depois de ganhar o campeonato eu comecei a pensar que eu poderia ter uma chance. Que eu sou contra alguns realmente bons pilotos, então é uma honra de estar entre eles. Desta vez, no ano passado, eu estava pronto para ir a um evento World Finals em karting, e nem sequer tem o orçamento ainda a considerar fazer corridas de carro. Agora que eu ganhei o Campeonato F4, fez o cortar para o Prêmio, e eu vou estar dirigindo um carro de F2, a Mercedes DTM e uma McLaren GT. É surreal! "

Morris comentou:. "Estou absolutamente encantado por ter sido nomeado um McLaren Autosport finalista É uma enorme honra e um reconhecimento real, para muitos motoristas incrível ter vencido no passado, o prêmio de um teste de Formula One com a McLaren é tal uma incrível oportunidade. A competição vai ser dura, incrivelmente assim, mas eu vou estar preparando difícil para os dias de avaliação e, obviamente, vai lá para impressionar os juízes e, esperançosamente, ganhar. Aconteça o que acontecer, só para ser um dos seis finalistas é um grande realização e que vai ser uma experiência potencialmente carreira mudança. "
Robertson acrescentou: "Eu realmente nunca deverá ser selecionado no meu primeiro ano de monopostos. Estou maravilhada! Todos os carros de som fantástico. Eu vi as DTMs em Brands Hatch neste ano e eles parecem incríveis. "

A comissão julgadora do prêmio inclui presidente BRDC Derek Warwick, BTCC estrela Jason Plato, Andrew Kirkaldy, McLaren cabeça de veículo de engenharia Mark Williams, da Autosport Kevin Turner, e comentarista circuito Ian Titchmarsh, que testemunhou a grande maioria das raças F4 BRDC deste ano.

Os ganhadores anteriores do prêmio incluem David Coulthard, Jenson Button, Anthony Davidson, Dario Franchitti e Paul Di Resta.
Formula Renault NEC pioneiros Jack e Matt Aitken Perry, ea Fórmula Renault BARC campeão Chris Middlehurst são os outros nomeados para o prêmio.




ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Bandeirantes: Willem e Doris, líderes do...

ALTA ROTAÇÃO: Rally dos Bandeirantes: Willem e Doris, líderes do...: Neste domingo serão mais 150 quilômetros de trechos cronometrados na região do Vale do Paraíba, interior paulista A dupla da Codipar Ra...

Rally dos Bandeirantes: Willem e Doris, líderes do Brasileiro, concluem em terceiro no primeiro dia

Neste domingo serão mais 150 quilômetros de trechos cronometrados na região do Vale do Paraíba, interior paulista

A dupla da Codipar Racing, Willem e Doris van Hees (#334 Troller) participam juntos pela quarta vez do Rally dos Bandeirantes, que acontece neste final de semana no Vale do Paraíba, interior paulista. No primeiro dia da 11ª edição da competição que teve passagem por trilhas da região, a dupla concluiu com o tempo de 02h43min34s, garantindo a 3ª colocação na categoria Production. À tarde, o casal van Hees participou do Super Prime (circuito de aproximadamente 2 quilômetros) para o público que esteve presente ao Parque da Cidade, em São José dos Campos.


"Um percurso sensacional, muito bem planejado. Na primeira especial não fizemos muito bem, eu não estava muito confiante. Já na segunda volta consegui forte e baixamos os tempos com relação a primeira. O carro está bem preparado, chegou tranquilo e está pronto para mais um dia do rali e defender a nossa liderança no Brasileiro de Rally Cross-country na categoria Production (T2)", contou Willem.

Otimista Doris aposta no bom desempenho da equipe. "Nossa estratégia será manter a calma, sem cometer erros e realizar uma prova redonda. Vamos verificar se toda a revisão está certa, depois claro, tentar obter um bom resultado, mas o mais importante agora é focar no campeonato", ressaltou a navegadora.

O 11º Rally dos Bandeirantes, continua neste domingo e terá etapa dividida em duas partes, totalizando com 150 quilômetros, passando pelas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Caçapava. E, contará com serras, variedade de pisos, muitas curvas, subidas e descidas. As disputas prosseguem a partir das 08h e a cerimônia de encerramento será 16h30.


O evento conta pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV’s (etapa homologatória). Mais informações www.rallydosbandeirantes.com.br.

Willem e Doris van Hees recebem o patrocínio da Codipar - Equipamentos e Assessoria para Indústria Alimentícia, Nekarth - Ind. Com. de Peças e Máquinas, Equipamento Kaiser - Bloqueio de Diferencial, Woofer Sound.

Confira os resultados do primeiro dia do 11º Rally dos Bandeirantes (Extra Oficial):


Production
1) 340 Pietro Branchina Neto / Henry Ritter Kirst, Production, 02h36min48s
2) 319 Marcos Vinicius Kffuri/ Rodrigo Czech, Production, 02h37min52s
3) 334 Willem van Hees/Doris Van Hees, Production, 02h43min34s
4) 381 Edson Fonseca Junior/ Fernando Abe, Production, 02h44min51s
5) 385 Luiz Caludio Parente/Glauco Alecastro, Prodution, 03h26min11s
6) 352 Pedro Prado Filho/Patrick Prado, Prodution, 18h02min90s


Programação

13/10/13 - Domingo
08h00 - Largada - Início da Planilha - Parque da Cidade - São José dos Campos.
09h00 - Largada da Prova Especial 04 - 75 km - Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição - Rodovia Ayrton Senna - Taubaté / Caçapava Velha.
11h30 - Largada da Prova Especial 05 - 75 km.
14h30 - Início do almoço de premiação - Clube da Tecelagem Parahyba
15h30 - Início da Premiação.
16h30 - Encerramento do evento.

Calendário Campeonato Brasileiro de Rally Cros-country:

12 e 13 de Outubro - Taubaté (em conjunto com o Paulista)
15 a 17 de Novembro - Rally das Serras - São Joaquim/SC
08 de Dezembro - Rally dos Amigos (em conjunto com o Paulista)


Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SiG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...: Metropolitano de Marcas - Sábado com sol e belas disputas no AIC As primeiras provas da sétima etapa do Campeonato Metropolitano de Cur...

Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013

Metropolitano de Marcas - Sábado com sol e belas disputas no AIC

As primeiras provas da sétima etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013 foram realizadas com sucesso no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O evento conta com organização e promoção da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), com disputas nas categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e Sênior e Turismo 5.000 “A” e “B”.

No sábado (12/10) quente, os três primeiros por categoria nos treinos classificatórios foram: Turismo 1.6 “A”: 1.°) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min41s557; 2.º) Billy Gabardo/Beto Baú (PR), 1min42s049; e 3.°) Rafael Lupatini (PR), 1min43s460. Turismo 1.6 “B”: 1.°) Richard Heidrich (SC), 1min42s794; 2.°) Mitsui Duzanowski (SC), 1min43s576; e 3.°) Wilians Peres (SC), 1min43s931. Marcas “A”: 1.°) Davi Dal Pizzol (SC), 1min40s523; 2.°) Michel Giusti (SC), 1min40s914; e 3.°) Marcel Rodrigues (SC), 1min40s961. Marcas “B”: 1.°) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 1min40s709; 2.°) Eduardo Scheer (SC), 1min41s091; e 3.°) Yukio Duzanowski (SC), 1min41s512. Marcas Sênior: 1.°) Toninho Espolador (PR), 1min41s517; 2.°) Marcos Ramos/José Cordova (PR), 1min41s947; e 3.°) Cláudio Simão (SC), 1min42so113. Turismo 5.000 “A”: 1.°) Eduardo Berlanda (SC), 1min37s241; 2.°) Marco Antonio Garcia (PR), 1min37s456; e 3.°) Maurício Reuter (SC), 1min37s785. Turismo 5.000 “B”: 1.°) Richard Heidrich (SC), 1min38s535; 2.°) Rubens Kliewer (PR), 1min39s315; e 3.°) Marco André Garcia (PR), 1min39s742.

Turismo 1.6

As categorias Turismo 1.6 “A” e “B” foram as primeiras a entrar na pista, para a primeira prova com 33 carros no grid. O pole position Andrei Carta manteve a liderança da corrida na largada, mas no fim da reta um toque entre os dois primeiros Andrei e Billy, fez o pole position rodar e perder duas posições. A “briga” foi boa entre os 10 primeiros até a entrada do safety car regulamentar na nona volta, onde os seis primeiros eram Billy Gabardo, Jeferson Averbuck, Andrei Carta, Rafael Lupatini, Guilherme Scheer e Mitsui Duzanowski. Na 12.ª volta, André Conti abandonou a prova por quebra. Nas voltas finais, boa disputa entre Billy Gabardo, Jeferson Averbuck e Andrei Carta pelas três primeiras posições.


Ao fim de 19 voltas, vitória de Jeferson Averbuck na Geral e Turismo 1,6 “A”, com tempo total de 35min02s438, seguido de Andrei Carta, a 0s209, Rafael Lupatini, a 10s671, Osvaldo Scheer Filho, a 16s224, Billy Gabardo, a 19s027, e Rodrigo Tassi, a 22s732. Na Turismo 1.6 “B” a vitória foi de Guilherme Scheer, com tempo total de 35min15s995, tendo Mitsui Duzanowski em segundo, a 1s606, Alexandre Laska em terceiro, a 1s971, José Pederneiras em quarto, a 6s891, Richard Heidrich em quinto, a 7s295, e, Charles Zimmermann em sexto, a 7s890. A volta mais rápida da prova foi de Andrei Carta, na 15.ª passagem, com o tempo de 1min42s925, à média de 129.240 km/h. Após a prova, os carros de Billy Gabardo e Rodrigo Kostin foram penalizados em 20 segundos por atitude antidesportiva.

Marcas

 A segunda prova do dia foi das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, que realizaram a primeira corrida de meia hora mais duas voltas, muito disputada, com bons “pegas” nas três categorias e em vários pontos da pista, numa prova que reuniu 19 participantes. Na largada, o pole position Davi Dal Pizzol manteve a ponta da corrida, seguido de perto por Michel Giusti, Ruslan Carta Filho, Valmor Emílio, Gustavo Magnabosco, Marcel Rodrigues, Marcos Ramos, Toninho Espolador, Claudio Simão e Yukio Duzanolski. Na 5.ª volta, Valmor Emílio ultrapassou Ruslan Filho e passou travar bom duelo com Michel Giusti pelo segundo lugar. Mas, na 16.ª volta, Valmor Emílio saiu da pista da saída do Pinheirinho, perdendo várias posições. Ruslan Carta Filho acabou saindo da pista junto, perdendo a vantagem que tinha para seus adversários. Com a falha de um pistão, perdeu duas posições.

Após 20 voltas, vitória de Davi Dal Pizzol na Geral e Marcas “A” com tempo de 34min03s019, tendo Michel Giusti em segundo, a 2s579, Gustavo Magnabosco em terceiro, a 3s005, Marcel Rodrigues em quarto, a 16s274, Valmor Emílio em quinto, a 21s118, e, Jorge Martelli em sexto, a 24s957. Na categoria Marcas “B”, vitória de Eduardo Scheer, com tempo de 34min07s573, vindo a seguir Yukio Duzanowski, a 0s364, Ruslan Carta Filho, a 2s237, Eduardo Alves, a 43s813, José Salvaro, a 1min43s995, e Eduardo Maldonado, a três voltas. E na Marcas Sênior, venceu Marcos Ramos, com tempo de 34min21s486, tendo Toninho Espolador em segundo, a 1s601, Cláudio Simão em terceiro, a 7s939, Gastão Weigert em quarto, a 11s901, e, Celso Mancia em quinto, a 42s480. Valmor Emílio Weiss marcou a volta mais rápida da prova, na 4.ª passagem, com o tempo de 1min41s024, à média de 131.672 km/h.

Turismo 5.000

Encerrando a tarde de velocidade no Autódromo de Curitiba, as categorias Turismo 5000 “A” e “B” entraram na pista para a primeira prova de 20 minutos mais duas voltas, com 9 participantes e muitas disputas em vários pontos da pista, nas duas categorias. O pole position Eduardo Berlanda manteve a liderança na largada, seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia, Marco Aurélio Garcia e Anderson Andrade. Na 10ª volta, Marco Antonio Garcia ultrapassou Maurício Reuter na junção, que acabou saindo da pista e perdeu duas posições, mas teve tempo de se recuperar. Ao fim de 15 voltas, vitória de Eduardo Berlanda, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo total de 24min36s567, seguido de Marco Antonio Garcia, a 6s204, Marco Aurélio Garcia, a 7s879, Maurício Reuter, a 11s082, e, Anderson Andrade, a 35s473. Na Turismo 5.000 “B” venceu Richard Heidrich, com tempo de 24min51s202, com Rafael Kliewer em segundo, a 37s155, Rubens Kliewer em terceiro, a 37s511, e, Marco André Garcia em quarto, a 42s967. A volta mais rápida da prova foi de Eduardo Berlanda, na 2ª passagem, com o tempo de 1min37s251, à média de 136.780 km/h.


As atividades deste domingo (13/10), no Autódromo Internacional de Curitiba, começam às 9h25, para a 2.ª prova da Turismo 5000 “A” e “B”. Às 10h15 acontece a 2ª prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior. E a largada das categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, será às 11h55. Em seguida, das 12h40 às 13h30 será realizado o pódio das segundas corridas e o almoço.



MRT – Marketing Racing Team
Bispo Neto
Fotos divulgação



ALTA ROTAÇÃO: Helena Soares levanta público no Super Prime do Ra...

ALTA ROTAÇÃO: Helena Soares levanta público no Super Prime do Ra...: Ao lado do navegador Lourival Roldan, piloto participou do primeiro dia rali na categoria Super Production Após duas especiais cronomet...

Helena Soares levanta público no Super Prime do Rally dos Bandeirantes 2013

Ao lado do navegador Lourival Roldan, piloto participou do primeiro dia rali na categoria Super Production

Após duas especiais cronometradas de 150 quilômetros deste sábado (12) em trilhas da região, válido pela prova de abertura da competição, a piloto Helena Soares foi recebida calorosamente pelo público no Parque da Cidade, em São José dos Campos. No final da tarde, houve a disputa do Super Prime, equivalente a terceira etapa do certame, a dupla venceu o circuito de aproximadamente dois quilômetros, ao lado do navegador Lourival Roldan. Helena fez bonito e conquistou na soma dos resultados do dia o 6º melhor tempo da categoria Super Production.


Diante de um público que acompanhou o Super Prime de carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs, Helena se mostrou feliz com a recepção, e confiante para encarar o próximo dia do certame. "Adorei o público e a torcida, isso incentiva bastante para nós andar cada vez mais forte. Mas, tentei trazer de volta aquela minha mentalidade que Super Prime não define resultado de prova. Andei num ritmo seguro e ainda assim, tive a felicidade de ganhar", ressaltou a piloto que mais uma vez representou bem as mulheres, ao superar o adversário que disputava o Super Prime e arrancou aplausos dos torcedores. Além disso, distribuiu brindes, deu autógrafos, fez muitas fotos com adultos e crianças.

Com o novo companheiro de cockpit Helena Soares teve uma experiência diferente. "Tive o prazer de pilotar finalmente com o Lourival Roldan, pois quando eu navegava já tinha essa admiração. Foi muito bacana, aprimorou e agregou positivamente para a minha pilotagem. Andamos bem, tem coisas erradas que eu fazia por instinto, ele me ajudou a corrigir. Então não foi nada automático hoje, fiz uma tocada muito pensada. Vou aderir os novos conhecimentos para o restante da vida", ressalta a piloto goiana.


Soares acrescentou sobre a prova deste sábado. "Nós tivemos um resultado bom na primeira volta. Já na segunda, infelizmente ocorreu uma pane seca e tive que segurar muito o pé para conseguir terminar e levamos uma penalização. Nas duas etapas finais temos tudo para andar ainda melhor", destacou.

Lourival Roldan contou sobre como foi navegar para Helena. "Foi divertido andar pela primeira vez com a Helena, pilota bem mais do que eu pensava. Ela é corajosa e está de parabéns pela simpatia e carinho com que ela trata todos os fãs. Acho que contribui para que ela conseguisse acelerar ainda mais", disse o experiente navegador.

A partir das 8h tem mais rali. A disputa prossegue com mais duas especiais, válida pela segunda prova do certame. As equipes partem de São José dos Campos em deslocamento com destino à Taubaté, onde a acontece a largada do trecho cronometrado. Helena e Lourival estão prontos para encarar mais os 150 quilômetros de percurso cronometrado a bordo do veículo Mitsubishi L200 RS.

Helena Soares conta com o patrocínio de: Grupo Marcus França, TV Diferente e Hailed. Apoio: Petroball e Flamboyant Shopping Center.

Resultado do primeiro dia do XI Rally dos Bandeirantes - Super Production (Extra oficial):

1) 383 Mauricio Bortolanza/Gustavo Bortolanza , Super Production, 02h23min28s9
2) 339 Cristiano Camargo/ Minae Miayti, Super Production, 02h33min36s0
3) 348 Gunter Hinkelmann/ Fábio Pedroso, Super Production, 02h36min00s8
4) 384 Eduardo Moré / Kaique Bentivoglio, Super Production, 02h36min03s9
5) 312 Régis Braga / Ana Carolina Sena Braga, Super Production, 02h36min52s4
6) 346 Helena Soares / Lourival Roldan, Super Production, 12h34min26s8

Programação do XI Rally dos Bandeirantes
13/10/13 - Domingo

08h00 - Largada - Início da Planilha - Parque da Cidade - São José dos Campos.
09h00 - Largada da Prova Especial 04 - 75 km - Fazendas N. S. Glória, Gaspar e Conceição - Rodovia Ayrton Senna - Taubaté / Caçapava Velha.
11h30 - Largada da Prova Especial 05 - 75 km.
14h30 - Início do almoço de premiação - Clube da Tecelagem Parahyba
15h30 - Início da Premiação.
16h30 - Encerramento do evento.



Consultoria de Comunicação e Assessoria:
SiG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Sanderson Pereira/Photo-S

ALTA ROTAÇÃO: F1 - Mais uma vitória para Vettel

ALTA ROTAÇÃO: F1 - Mais uma vitória para Vettel: Sebastian Vettel alcançou hoje a sua quinta vitória consecutiva do ano. Sebastian Vettel alcançou hoje a sua quinta vitória consecuti...

F1 - Mais uma vitória para Vettel

Sebastian Vettel alcançou hoje a sua quinta vitória consecutiva do ano.


Sebastian Vettel alcançou hoje a sua quinta vitória consecutiva do ano, num triunfo baseado numa boa estratégia. Ao contrário do que tem sucedido até aqui, desta feita Vettel não arrancou na frente e isolou-se. Apesar de partir da pole, tanto o alemão como Webber partiram mal e foi Romain Grosjean que tomou a dianteira, que manteve até meio da corrida.

A partir desta altura sucederam os fatos que levaram ao desfecho final da corrida. Apesar de rodar na terceira posição atrás de Webber e Grosjean, Vettel conseguiu levar mais longe a utilização dos seus pneus, uma novidade na comparação com a Lotus, regressando para as últimas dez voltas dois segundos atrás do francês, mas com pneus mais frescos. A margem de dois segundos logo foi reduzida, com o alemão a passando a frente de Grosjean na curva Casio. Com Webber a indo aos boxes na volta seguinte, já que estava com uma estratégia de três paradas, o alemão ficou com o caminho aberto para mais uma vitória. Também ele com melhores pneus, Webber logo suplantou Grosjean, assegurando uma dobradinha para a Red Bull.

Bem mais atrás, Alonso suplantou Nico Hulkenberg e assegurou o quarto lugar, impedindo que Vettel festejasse já o título no Japão. O piloto da Sauber perdeu ainda mais uma posição para Kimi Raikkonen, mas voltou a mostrar que a Sauber evoluiu muito nas últimas corridas, o que é positivo para o alemão já que pode mostrar toda a sua garra como piloto. A Sauber realizou um excelente resultado de conjunto com Esteban Gutierrez ao negar a Nico Rosberg (que se atrasou devido a um drive-through resultando de uma saída perigosa das boxes), o sétimo lugar, enquanto Jenson Button e Felipe encerraram o top 10.
Classificação

1. Vettel Red Bull-Renault 1h37.410s
2. Webber Red Bull-Renault +7.1s
3. Grosjean Lotus-Renault +9.9s
4. Alonso Ferrari +45.6s
5. Raikkonen Lotus-Renault +47.3s
6. Hulkenberg Sauber-Ferrari +51.6s
7. Gutierrez Sauber-Ferrari +1m11.6s
8. Rosberg Mercedes +1m12.0s
9. Button McLaren-Mercedes +1m20.8s
10. Massa Ferrari +1m29.2s
11. Di Resta Force India-Mercedes +1m38.5s
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari +1 Volta
13. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 Volta
14. Sutil Force India-Mercedes +1 Volta
15. Perez McLaren-Mercedes +1 Volta
16. Maldonado Williams-Renault +1 Volta
17. Bottas Williams-Renault +1 Volta
18. Pic Caterham-Renault +1 Volta
19. Chilton Marussia-Cosworth +1 Volta

Campeonatos

Pilotos

1. Vettel 297
2. Alonso 207
3. Raikkonen 177
4. Hamilton 151
5. Webber 148
6. Rosberg 126
7. Massa 90
8. Grosjean 87
9. Button 60
10. Hulkenberg 49
11. Di Resta 36
12. Sutil 26
13. Perez 23
14. Ricciardo 18
15. Vergne 13
16. Gutierrez 6
17. Maldonado 1

Construtores

1. Red Bull-Renault 445
2. Ferrari 297
3. Mercedes 277
4. Lotus-Renault 264
5. McLaren-Mercedes 83
6. Force India-Mercedes 62
7. Sauber-Ferrari 55
8. Toro Rosso-Ferrari 31
9. Williams-Renault



Foto Google