sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no k...

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no k...: Pela segunda vez consecutiva, Marcos Luciano Carcereri venceu o Campeonato Speed de Kart Amador na categoria Master.  A última etapa foi di...

Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no kart amador

Pela segunda vez consecutiva, Marcos Luciano Carcereri venceu o Campeonato Speed de Kart Amador na categoria Master.  A última etapa foi disputada no dia 14 de dezembro, no Kartódromo Internacional Beto Carrero (SC).



O piloto tinha uma vantagem de 16 pontos em relação ao segundo colocado no campeonato. Para sagrar-se campeão sem depender de outros resultados, precisava terminar a última corrida em 6ª lugar. 



Carcereri vinha liderando a corrida decisiva com boa vantagem quando seu kart apresentou problemas. Faltando 4 minutos para terminar a prova, por conta de problemas na parte elétrica, o motor do seu kart desligou. Até os mecânicos conseguirem religá-lo, o piloto perdeu muito tempo e cruzou a linha de chegada apenas em 7º lugar. O vice-campeão completou a prova na 3ª colocação.  



Com este resultado, o piloto paranaense foi campeão do Campeonato Speed 2013 com vantagem de 11 pontos. “Das 5 vitórias durante o ano, três foram obtidas no kartódromo de Registro (SP). O ótimo desempenho em São Paulo foi decisivo para ganhar o campeonato”, analisa o piloto.



O Campeonato Speed de kart amador é disputado em 11 etapas. As corridas são realizadas nos kartódromos de São José dos Pinhais (PR), Joinville(SC), Beto Carrero(SC) e Registro(SP). De acordo com o regulamento desportivo, todo piloto é obrigado a descartar os dois piores resultados. É campeão o piloto que somar mais pontos com os descartes.






ALTA ROTAÇÃO: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do gri...

ALTA ROTAÇÃO: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do gri...: Os dois pilotos da Hitech Racing dominaram o treino classificatório e dividirão a primeira fila: Guimarães na pole position e Victor Franzo...

Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru

Os dois pilotos da Hitech Racing dominaram o treino classificatório e dividirão a primeira fila: Guimarães na pole position e Victor Franzoni em segundo

O brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) conquistou a pole position para o Fórmula 3 Brazil Open, que terá início com a primeira corrida ainda nesta sexta-feira, a partir das 16h30, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O atual campeão do torneio e também do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 estabeleceu o tempo de 1min31s327 (média de 169,855 km/h), apenas 0s498 mais rápido do que Victor Franzoni (Aflex/Vhero/E-Qual/Hitech Racing), seu companheiro na equipe Hitech Racing e que largará também na primeira fila.

"Foi bom demais. É importante largar na frente neste campeonato importante e que eu quero vencer novamente", comemorou Guimaraes, que no ano passado também largou da primeira posição na sua caminhada para a conquista do torneio de verão.

"Achei que foi bem legal. Tive dificuldade com o primeiro jogo de pneus por falta de experiência e confiança. No segundo jogo já cheguei um pouco mais perto do Felipe, que é a nossa referência", contou Franzoni, que está estreando na principal categoria da Fórmula 3.

A Hitech Racing aproveitou para comemorar o fato de dominar a primeira fila pela primeira vez no F3 Brazil Open. "Já vencemos duas das quatro edições do campeonato, mas é a primeiras vez que colocamos os dois carros na primeira fila. Começamos literalmente com o pé direito. Os dois pilotos tem muito talento e tiveram a capacidade de entregar o resultado que era esperado", falou o engenheiro paranaense Rodrigo Contin, chefe de equipe.

A expectativa para a primeira corrida é de que seja disputada sob chuva. "Ontem foi bom para nós nesta condição, com os dois pilotos andando igual no molhado e acho que brigarão entre eles pela vitória", continuou Contin. "Na corrida de hoje quero aproveitar que largo junto com o Felipe para tentar aprender mais com ele", avisa Franzoni, que nos dois últimos anos correu de Fórmula Renault na Europa. "Ontem já fomos os mais rápidos na chuva, por isto, estou tranquilo. Vamos fazer a nossa parte, porque o importante mesmo será a corrida de domingo, que irá definir o título", completou Guimarães.

Os tempos do treino classificatório foram:

1º) Felipe Guimarães, 1min31s327 (169,855 km/h);
2) Victor Franzoni, 1min31s825;
3) Lukas Moraes, 1min32s258;
4) Artur Fortunato, 1min32s587;
5) John Simonsnyan, 1min32s935;
6) Fernando Galera, 1min33s181;
7) Raphael Raucci, 1min33s396;
8) Nicolas Silva, 1min33s844;
9) Leandro Florenzo, 1min34s086;
10) Victor Miranda, 1min35s477.

Confira a programação do fim de semana:
Sexta-feira - 17/1
16h30 - 1ª corrida
Sábado - 18/1
11h15 - 2ª corrida
15h45 - 3ª corrida
Domingo - 19/1
11h30 - 4ª corrida


Mastermidia

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyot...

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyot...: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru O segundo capítulo do primeiro campeonato disputado por Pe...

Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyota Racing Series

Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru

O segundo capítulo do primeiro campeonato disputado por Pedro Piquet em um carro de corrida acontece no autódromo neo-zelandês de Timaru, palco da Toyota Racing Series neste final de semana.

Mais jovem competidor da categoria (e da família Piquet), com 15 anos de idade, o dono do carro #12 espera conquistar seu primeiro top-10.


"A pista é bem estreita, mas muito boa. O traçado é técnico e difícil. Sofremos um pouco nos treinos, mas esperamos pegar um top-10", comentou o piloto.

Diferentemente do que aconteceu na abertura da temporada, em Teretonga, todos os treinos livres em Timaru foram realizados em pista seca. Pedro esteve sempre no mesmo segundo do líder e registrou o nono tempo em duas sessões.

Na madrugada deste sábado (pelo horário brasileiro), acontecem duas tomadas de tempo. A primeira define o grid para a bateria de 15 voltas programada para sábado, e, a segunda, o grid da terceira e mais importante corrida, com 20 voltas. A segunda bateria, também de 15 voltas, abre a programação domingo e larga com as oito primeiras posições do grid invertidas em relação ao resultado da primeira prova (a exemplo do regulamento da GP2).


Ainda sobre a estreia em Teretonga na semana passada, Pedro se disse contente com o que realizou na pista, em especial a boa largada na segunda bateria (quando saltou de 15º para oitavo) em piso molhado. "Na terceira corrida estava em décimo e reduzi o ritmo atrás do safety car, mas o adversário que vinha atrás bateu na minha traseira e acabei em 13º."

A exemplo da primeira etapa, o mais jovem piloto da família Piquet é acompanhado em Timaru neste final de semana pelo tricampeão Nelson Piquet.

Ficha técnica
Motor: Toyota 2ZZ-GE 1.800cc, 215 HP
Transmissão: Câmbio sequencial de 6 marchas
Peso: 550 kg (com o piloto)
Combustível: Etanol
Pneus: Michelin F3

Calendário
Etapa 1 - Teretonga Park, Invergargill - 8 a 12 de janeiro
Etapa 2 - Timaru Raceway, Timaru - 16 a 19 de janeiro
Etapa 3 - Highlands Motorsport Park, Cromwell - 23 a 26 de janeiro
Etapa 4 - Hampton Downs, Auckland - 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Etapa 5 - Manfeild, Feilding - 6 a 9 de fevereiro

Sobre a Toyota Racing Series (TRS)
Estabelecida em 2004, é a principal categoria de fórmula da Nova Zelândia. O campeonato tem cinco etapas em cinco finais de semana consecutivos, com três baterias em cada uma delas.
Os carros são similares aos Formula 3, com a mesma relação peso-potência, mesmos pneus e conforme os parâmetros de segurança da FIA para a categoria.
Como é disputada tradicionalmente no início da temporada, a TRS atrai pilotos de todo o mundo, uma vez que o inverno no hemisfério norte dificulta o automobilismo na Europa.
Com cinco equipes inscritas, a 10ª edição do campeonato é a de maior representação internacional. São 13 países presentes no grid de 23 carros, sendo 19 pilotos estrangeiros e quatro neo-zelandeses. A faixa etária dos competidores varia de 15 a 23 anos de idade.
Entre os pilotos com passagem pela TRS, destacam-se o russo Daniil Kvyat (que em 2014 será titular da equipe Toro Roso na F1), o italiano atual campeão europeu de F3 Rafaelle Marciello, o neo-zelandês Mitch Evans (piloto da GP2 em 2013 e campeão da GP3 em 2012) e o britânico Alex Lynn, atual campeão do tradicionalíssimo GP de Macau.



Contato
Luís Ferrari

Fotos: Bruce Jenkins - Toyota Racing Series