sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no k...
ALTA ROTAÇÃO: Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no k...: Pela segunda vez consecutiva, Marcos Luciano Carcereri venceu o Campeonato Speed de Kart Amador na categoria Master. A última etapa foi di...
Marcos Luciano Carcereri ganha mais um título no kart amador
Pela
segunda vez consecutiva, Marcos Luciano Carcereri venceu o Campeonato Speed de
Kart Amador na categoria Master. A
última etapa foi disputada no dia 14 de dezembro, no Kartódromo Internacional
Beto Carrero (SC).
O piloto
tinha uma vantagem de 16 pontos em relação ao segundo colocado no campeonato.
Para sagrar-se campeão sem depender de outros resultados, precisava terminar a
última corrida em 6ª lugar.
Carcereri
vinha liderando a corrida decisiva com boa vantagem quando seu kart apresentou
problemas. Faltando 4 minutos para terminar a prova, por conta de problemas na
parte elétrica, o motor do seu kart desligou. Até os mecânicos conseguirem
religá-lo, o piloto perdeu muito tempo e cruzou a linha de chegada apenas em 7º
lugar. O vice-campeão completou a prova na 3ª colocação.
Com este
resultado, o piloto paranaense foi campeão do Campeonato Speed 2013 com
vantagem de 11 pontos. “Das 5 vitórias durante o ano, três foram obtidas no
kartódromo de Registro (SP). O ótimo desempenho em São Paulo foi decisivo para
ganhar o campeonato”, analisa o piloto.
O
Campeonato Speed de kart amador é disputado em 11 etapas. As corridas são
realizadas nos kartódromos de São José dos Pinhais (PR), Joinville(SC), Beto
Carrero(SC) e Registro(SP). De acordo com o regulamento desportivo, todo piloto
é obrigado a descartar os dois piores resultados. É campeão o piloto que somar
mais pontos com os descartes.
ALTA ROTAÇÃO: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do gri...
ALTA ROTAÇÃO: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do gri...: Os dois pilotos da Hitech Racing dominaram o treino classificatório e dividirão a primeira fila: Guimarães na pole position e Victor Franzo...
Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru
Os dois pilotos da Hitech Racing
dominaram o treino classificatório e dividirão a primeira fila: Guimarães na
pole position e Victor Franzoni em segundo
O
brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing)
conquistou a pole position para o Fórmula 3 Brazil Open, que terá início com a
primeira corrida ainda nesta sexta-feira, a partir das 16h30, no Autódromo de
Interlagos, em São Paulo (SP). O atual campeão do torneio e também do
Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 estabeleceu o tempo de 1min31s327 (média
de 169,855 km/h), apenas 0s498 mais rápido do que Victor Franzoni
(Aflex/Vhero/E-Qual/Hitech Racing), seu companheiro na equipe Hitech Racing e
que largará também na primeira fila.
"Foi
bom demais. É importante largar na frente neste campeonato importante e que eu
quero vencer novamente", comemorou Guimaraes, que no ano passado também
largou da primeira posição na sua caminhada para a conquista do torneio de
verão.
"Achei
que foi bem legal. Tive dificuldade com o primeiro jogo de pneus por falta de
experiência e confiança. No segundo jogo já cheguei um pouco mais perto do
Felipe, que é a nossa referência", contou Franzoni, que está estreando na
principal categoria da Fórmula 3.
A Hitech
Racing aproveitou para comemorar o fato de dominar a primeira fila pela
primeira vez no F3 Brazil Open. "Já vencemos duas das quatro edições do
campeonato, mas é a primeiras vez que colocamos os dois carros na primeira
fila. Começamos literalmente com o pé direito. Os dois pilotos tem muito
talento e tiveram a capacidade de entregar o resultado que era esperado",
falou o engenheiro paranaense Rodrigo Contin, chefe de equipe.
A
expectativa para a primeira corrida é de que seja disputada sob chuva.
"Ontem foi bom para nós nesta condição, com os dois pilotos andando igual
no molhado e acho que brigarão entre eles pela vitória", continuou Contin.
"Na corrida de hoje quero aproveitar que largo junto com o Felipe para
tentar aprender mais com ele", avisa Franzoni, que nos dois últimos anos
correu de Fórmula Renault na Europa. "Ontem já fomos os mais rápidos na
chuva, por isto, estou tranquilo. Vamos fazer a nossa parte, porque o
importante mesmo será a corrida de domingo, que irá definir o título",
completou Guimarães.
Os tempos do treino classificatório
foram:
1º) Felipe
Guimarães, 1min31s327 (169,855 km/h);
2) Victor Franzoni, 1min31s825;
3) Lukas Moraes, 1min32s258;
4) Artur Fortunato, 1min32s587;
5) John Simonsnyan, 1min32s935;
6) Fernando
Galera, 1min33s181;
7) Raphael
Raucci, 1min33s396;
8) Nicolas
Silva, 1min33s844;
9) Leandro
Florenzo, 1min34s086;
10) Victor
Miranda, 1min35s477.
Confira a programação do fim de
semana:
Sexta-feira
- 17/1
16h30 - 1ª
corrida
Sábado -
18/1
11h15 - 2ª
corrida
15h45 - 3ª
corrida
Domingo -
19/1
11h30 - 4ª
corrida
Mastermidia
Foto: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyot...
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyot...: Aos 15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru O segundo capítulo do primeiro campeonato disputado por Pe...
Pedro Piquet mira top-10 na segunda etapa da Toyota Racing Series
Aos
15 anos de idade, mais jovem competidor do grid elogia a pista de Timaru
O segundo
capítulo do primeiro campeonato disputado por Pedro Piquet em um carro de
corrida acontece no autódromo neo-zelandês de Timaru, palco da Toyota Racing
Series neste final de semana.
Mais jovem
competidor da categoria (e da família Piquet), com 15 anos de idade, o dono do
carro #12 espera conquistar seu primeiro top-10.
"A
pista é bem estreita, mas muito boa. O traçado é técnico e difícil. Sofremos um
pouco nos treinos, mas esperamos pegar um top-10", comentou o piloto.
Diferentemente
do que aconteceu na abertura da temporada, em Teretonga, todos os treinos
livres em Timaru foram realizados em pista seca. Pedro esteve sempre no mesmo
segundo do líder e registrou o nono tempo em duas sessões.
Na
madrugada deste sábado (pelo horário brasileiro), acontecem duas tomadas de
tempo. A primeira define o grid para a bateria de 15 voltas programada para
sábado, e, a segunda, o grid da terceira e mais importante corrida, com 20
voltas. A segunda bateria, também de 15 voltas, abre a programação domingo e
larga com as oito primeiras posições do grid invertidas em relação ao resultado
da primeira prova (a exemplo do regulamento da GP2).
Ainda sobre
a estreia em Teretonga na semana passada, Pedro se disse contente com o que
realizou na pista, em especial a boa largada na segunda bateria (quando saltou
de 15º para oitavo) em piso molhado. "Na terceira corrida estava em décimo
e reduzi o ritmo atrás do safety car, mas o adversário que vinha atrás bateu na
minha traseira e acabei em 13º."
A exemplo
da primeira etapa, o mais jovem piloto da família Piquet é acompanhado em
Timaru neste final de semana pelo tricampeão Nelson Piquet.
Ficha
técnica
Motor:
Toyota 2ZZ-GE 1.800cc, 215 HP
Transmissão:
Câmbio sequencial de 6 marchas
Peso: 550
kg (com o piloto)
Combustível:
Etanol
Pneus:
Michelin F3
Calendário
Etapa 1 -
Teretonga Park, Invergargill - 8 a 12 de janeiro
Etapa 2 -
Timaru Raceway, Timaru - 16 a 19 de janeiro
Etapa 3 -
Highlands Motorsport Park, Cromwell - 23 a 26 de janeiro
Etapa 4 -
Hampton Downs, Auckland - 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Etapa 5 -
Manfeild, Feilding - 6 a 9 de fevereiro
Sobre a
Toyota Racing Series (TRS)
Estabelecida
em 2004, é a principal categoria de fórmula da Nova Zelândia. O campeonato tem
cinco etapas em cinco finais de semana consecutivos, com três baterias em cada
uma delas.
Os carros
são similares aos Formula 3, com a mesma relação peso-potência, mesmos pneus e
conforme os parâmetros de segurança da FIA para a categoria.
Como é
disputada tradicionalmente no início da temporada, a TRS atrai pilotos de todo
o mundo, uma vez que o inverno no hemisfério norte dificulta o automobilismo na
Europa.
Com cinco
equipes inscritas, a 10ª edição do campeonato é a de maior representação
internacional. São 13 países presentes no grid de 23 carros, sendo 19 pilotos
estrangeiros e quatro neo-zelandeses. A faixa etária dos competidores varia de
15 a 23 anos de idade.
Entre os
pilotos com passagem pela TRS, destacam-se o russo Daniil Kvyat (que em 2014
será titular da equipe Toro Roso na F1), o italiano atual campeão europeu de F3
Rafaelle Marciello, o neo-zelandês Mitch Evans (piloto da GP2 em 2013 e campeão
da GP3 em 2012) e o britânico Alex Lynn, atual campeão do tradicionalíssimo GP
de Macau.
Contato
Luís Ferrari
Fotos:
Bruce Jenkins - Toyota Racing Series
Assinar:
Postagens (Atom)