terça-feira, 15 de julho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin ...

ALTA ROTAÇÃO: Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin ...: Brasileiros venceram o Baja Aragón em 2012, quando conquistaram o Campeonato Mundial   A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo ...

Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin voltam ao palco de vitória na Espanha


Brasileiros venceram o Baja Aragón em 2012, quando conquistaram o Campeonato Mundial

 

A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) vai disputar de 18 a 20 de julho o Baja Aragón, na Espanha, prova que venceram em 2012 e que abriu o caminho para conquistarem o Campeonato Mundial de Rally Cross Country naquele ano.

 

 "Este ano a prova será em outro roteiro, com um terreno totalmente diferente daquela vitória em 2012. Na verdade, naquele ano corremos na categoria T2 e agora estamos na T1, que é um nível superior, um carro totalmente diferente. A navegação é a mesma, a sensibilidade com o carro e com a prova é a mesma, mas num outro nível. Mas o Reinaldo tem sempre a expectativa de andar entre os três primeiros, que é o que estamos tentando fazer neste Mundial", observa o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

 

 O foco da experiente dupla brasileira para esta prova realmente é outro, sem deixar de brigar pelo pódio. "A ideia de a gente estar correndo na Espanha depois daquela conquista de 2012 é usar esta prova como último treino para o Rally dos Sertões, que é o nosso principal foco para 2014. E, claro, serve para nos ambientarmos cada vez mais com as provas do Mundial para chegar em 2015 conhecendo bem todos os circuitos", relata o piloto paulista Reinaldo Varela, bicampeão Mundial de Rally Cross Country.

 

 O Baja Aragón 2014 vai ser disputado em cerca de 700 km ao longo das províncias de Teruel e de Zaragoza, nordeste da Espanha. O evento será dividido em duas etapas, no sábado e domingo. Os carros começam na manhã de sábado pela Especial 1 em Teruel (116 km), e a Especial 2 (248 km), de Teruel a Zaragoza, à tarde. No domingo os competidores repetem as Especiais.

 

 "O piso é do tipo do interior de São Paulo, naquelas regiões de plantação de cana. É de terra batida seca, dura, em que dá pra andar rápido. É um trajeto gostoso e prazeroso. Geralmente o Reinaldo e eu nos damos muito bem neste tipo de piso", explica Gugelmin.

 


 "O Mundial este ano está bem difícil. Começamos bem, com um terceiro lugar e depois tivemos duas quebras consecutivas, um quinto lugar e deixamos de participar da etapa do Egito. O objetivo do título está difícil, pois os líderes participaram e pontuaram em todas as provas", comentou sobre a oitava posição que a dupla ocupa no Mundial, com 46 pontos. Os líderes são os russos Vladimir Vasilyev e Konstantin Zhiltson, com 159 pontos.

 

 "Espero que o carro não tenha nenhum problema, que ocorra tudo bem e dê tudo certo para a gente chegar no pódio novamente pra voltar a figurar entre os cinco primeiros no campeonato", encerrou o navegador catarinense.

 

Confira os dez primeiros na Copa Mundial de Rally Cross Country depois de cinco etapas:

1) Vladimir Vasilyev (Russia)/Konstantin Zhiltson (Russia), 159

2) Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), 120

3) Nasser Al-Attiyah (Catar)/Mathieu Baumel (França), 102

4) Marek Dabrowski (Polônia)/Jacek Czachor (Polônia), 82

5) Miroslav Zapletal (República Checa)/Maciej Marton (Polônia), 68

6) Adam Malyz (Polônia)/Rafal Marton (Polônia), 66

7) Erik Van Loon (Holanda)/Wouber Rosegaar (Holanda), 48

8) Reinaldo Varela (Brasil)/Gustavo Gugelmin (Brasil), 46

9) Boris Gadasin (Rússia)/Alexsei Kuzmich (Rússia), 27

10) Yury Sazonov (Casaquistão)/Arslan Sakkhimov (Casaquistão), 25.

 

 

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.

 


Mastermidia

João Alberto Otazú

Fotos: Marian Chytka

 

ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Totti busca título Sul-Americano com ...

ALTA ROTAÇÃO: Em Cascavel, Totti busca título Sul-Americano com ...: Piloto da equipe MAN Latin America lidera o campeonato sul-americano de Fórmula Truck com boa vantagem e pode até conquistar o título ne...

Muitas fotos do grande Orlei Silva, confira!!!

Em Cascavel, Totti busca título Sul-Americano com seu caminhão Volkswagen Constellation


Piloto da equipe MAN Latin America lidera o campeonato sul-americano de Fórmula Truck com boa vantagem e pode até conquistar o título neste domingo com uma etapa de antecipação

 

A terceira etapa do Sul-Americano de Fórmula Truck (válida também como quinta do Brasileiro) pode ser histórica para um piloto em especial no grid de largada deste domingo, em Cascavel (PR): o paranaense Leandro Totti, da equipe MAN Latin America, é o único que pode se sagrar campeão sul-americano neste final de semana, com uma rodada de antecipação.


 Com seu caminhão Volkswagen Constellation, Totti foi o vencedor das duas provas válidas pelo campeonato até aqui, em Caruaru (PE) e São Paulo (SP). Com boa vantagem na tabela de pontos, ele precisa abrir seis pontos para o segundo colocado após a etapa de Cascavel para comemorar o título antes mesmo da corrida final, marcada para setembro, em Buenos Aires, Argentina.


 O paranaense, que busca seu segundo título sul-americano (foi o campeão da temporada de 2012), tem até aqui um aproveitamento impecável no campeonato deste ano, tendo somado 63 pontos dos 64 possíveis. O segundo colocado tem 36.


 "O ano tem sido incrível até aqui, especialmente no campeonato sul-americano com duas corridas e duas vitórias, e só tenho que agradecer à equipe MAN Latin America, que se dedica muito para entregar um caminhão rápido e resistente, como é meu Volkswagen Constellation. É graças a este ótimo retrospecto que tenho chances de sair de Cascavel com o título. Mas encaro esta corrida sem pensar apenas nisso, quero buscar um ótimo resultado, sem fazer contas, até porque o Sul-Americano, por só ter quatro corridas, sempre tem decisões bastante apertadas", diz Totti.


 Felipe Giaffone, que corre com um caminhão MAN TGX, está em terceiro no campeonato Sul-Americano e pode ficar ainda mais perto da briga pelo título caso repita o ótimo desempenho na prova do ano passado, quando saiu de Cascavel com a vitória - uma conquista que foi histórica, já que foi a primeira de um caminhão MAN na Fórmula Truck, justo no ano de estreia do modelo na categoria.


 "Estamos muito bem nesse ano, em uma evolução sensível a cada etapa. Temos equipamentos para brigar entre as primeiras posições e vamos batalhar para isso. Totti está muito bem no campeonato, mas quero batalhar para diminuir a diferença de pontos e chegar na etapa da Argentina como concorrente ao título", revelou Giaffone, tetracampeão da F-Truck, contando com o título do Sul-Americano de 2011.


 Esta etapa da Fórmula Truck, além de ser válida para o Sul-Americano, também conta para o Campeonato Brasileiro, que tem liderança de Totti com 121 pontos. Nesta tabela, Giaffone é o vice, com 76 pontos. Adalberto Jardim, André Marques e Débora Rodrigues também vêm acumulando bons resultados durante o ano. Nas duas competições, a liderança entre marcas é da MAN Latin America, com 181 no Brasileiro e 88 no Sul-Americano.


 "Estamos sempre andando forte e entre os primeiros. Em Cascavel não será diferente", prevê Jardim. Para Marques, a prova deste domingo deve ser muito equilibrada: "Os caminhões andam sempre muito próximos neste circuito, que é de alta velocidade e bastante desafiador ", explicou.



 Para Débora Rodrigues, as lembranças de Cascavel são positivas - ela subiu no pódio na corrida que marcou a volta do circuito paranaense ao calendário da Truck, há dois anos. "É sempre muito mais gostos correr em pistas onde o público te abraça de maneira tão calorosa. Vamos com tudo para poder somar bons pontos nos campeonatos, e, quem sabe, mais um pódio nesta pista de tanta história com a Fórmula Truck", finalizou Débora.


 Os treinos livres para a quinta etapa da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira. A definição do grid acontece no sábado, e a largada para a prova está marcada para 13h do domingo com transmissão ao vivo da TV Band para todo o Brasil.


Campeonato Brasileiro

 Pilotos

 1º) Leandro Totti, 121 pontos

 2º) Felipe Giaffone, 76

 3º) Roberval Andrade, 58

 4º) Wellington Cirino, 54

 5º) Geraldo Piquet, 43

 6º) Paulo Salustiano, 35

 7º) Beto Monteiro, 30

 8º) Marcello Cesquim, 25

 9º) Danilo Dirani, 24

 10º) Diogo Pachenki, 20

 11º) Fabiano Brito, 18

 12º) Adalberto Jardim, 16

 13º) André Marques, 15

 14º) Djalma Fogaça, 14

 15º) Raijan Mascarello, 11

 16º) Valmir Benavides, 10

 17º) Luiz Lopes, 7

 17º) Michelle de Jesus, 7

 19º) David Muffato, 5

 19º) João Maistro, 5

 21º) Jaidson Zini, 3

 21º) Pedro Muffato, 3

 23º) Leandro Reis, 1

 24º) Debora Rodrigues, 0

 24º) Jansen Bueno, 0

 24º) José Maria Reis, 0

 24º) Ronaldo Kastropil, 0

 

Campeonato Brasileiro

 Equipes

 1º) Man Latin America, 181 pontos

 2º) Mercedes-Benz, 137

 3º) Scania, 74

 4º) Volvo, 50

 5º) Iveco, 48

 6º) Ford, 30

 

Campeonato Sul-Americano

 Pilotos

 1º) Leandro Totti, 63

 2º) Roberval Andrade, 36

 3º) Felipe Giaffone, 29

 4º) Geraldo Piquet, 28

 5º) Wellington Cirino, 24

 6º) Paulo Salustiano, 20

 7º) Beto Monteiro, 18

 8º) Adalberto Jardim, 16

 9º) Danilo Dirani, 12

 9º) Marcello Cesquim, 12

 11º) Fabiano Brito, 11

 12º) André Marques, 9

 13º) João Maistro, 5

 14º) Raijan Mascarello, 4

 15º) Luiz Lopes, 3

 15º) Pedro Muffato, 3

 17º) Jaidson Zini, 2

 18º) Michelle de Jesus, 1

 19º) David Muffato, 0

 19º) Debora Rodrigues, 0

 19º) Diogo Pachenki, 0

 19º) Djalma Fogaça, 0

 19º) Jansen Bueno, 0

 19º) José Maria Reis, 0

 19º) Leandro Reis, 0

 19º) Ronaldo Kastropil, 0

 19º) Valmir Benavides, 0

 

Campeonato Sul-Americano

 Equipes

 1º) Man Latin America, 88

 2º) Mercedes-Benz, 71

 3º) Scania, 47

 4º) Iveco, 29

 5º) Volvo, 16

 6º) Ford, 4



Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos:Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Relevo acidentado de Pirassununga (SP) é o próximo...

ALTA ROTAÇÃO: Relevo acidentado de Pirassununga (SP) é o próximo...: Rali cross-country de velocidade chega a sua 4ª etapa com três provas no dia 26 de julho Depois de passar por Santa Catarina e Paraná...

Relevo acidentado de Pirassununga (SP) é o próximo desafio da temporada 2014 da Mitsubishi Cup


Rali cross-country de velocidade chega a sua 4ª etapa com três provas no dia 26 de julho

Depois de passar por Santa Catarina e Paraná, a Mitsubishi Cup volta a São Paulo para a 4ª etapa da temporada 2014. As disputas do rali cross-country de velocidade mais tradicional do País estão marcadas para o dia 26 de julho na fazenda El Bagual, localizada entre as cidades de Analândia e Pirassununga, que recebe a competição pela segunda vez consecutiva.

 

 Com etapas em Jaguariúna (SP), Mafra (SC) e Guarapuava (PR), a Mitsubishi Cup mesclou diferentes elementos e testou a habilidade de pilotos e navegadores nas mais diversas condições.

 

 "Até agora a temporada 2014 foi recheada de disputas acirradas. As três primeiras etapas tiveram características bem variadas, o que tornou cada prova uma surpresa para as duplas", comenta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil.

 


 Para próxima etapa, os pilotos e seus navegadores enfrentarão três provas de aproximadamente 30 km, em uma pista rápida dividida em trechos de estrada de terra batida e outros de areia pesada, com relevo acidentado e muitas subidas e descidas. Tudo isso em meio a muita cana-de-açúcar.

 

 "A principal característica dessa etapa realmente será a variação de terrenos em trechos com pouca visibilidade, um desafio a mais para as duplas, principalmente para os navegadores", adianta Guiga.

 

 Os competidores são divididos em cinco categorias: Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS.

 

Lounge

 Como em 2013, um dos destaques da etapa de Pirassununga será o lounge. O local, projetado para proporcionar momentos de descontração e descanso entre competidores, familiares e amigos, será montando em um dos locais mais altos da fazenda, próximo à largada e à chegada das provas.

 

 "Nesse ponto teremos visão de praticamente todo o final da prova, cerca de uns 5 km, onde a especial passa aos pés das falésias de arenito que temos na região", comenta Spinelli.

 

Premiação

 Os cinco primeiros colocados das categorias Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER e Pajero TR4 ER Master recebem, por etapa, prêmios em dinheiro. E os três primeiros das categorias Triton ER e Triton RS recebem troféus.

 

 E para comemorar os 15 anos do campeonato, foi criado o troféu para a melhor dupla da competição em todas as categorias durante toda a temporada. A dupla que conseguir completar todas as provas (sem quebrar, bater ou faltar) e somar o maior número de pontos, independente da categoria, ganhará uma viagem incrível para o Atacama, no Chile, com hospedagem no Explora, um dos mais exclusivos hotéis do mundo.

 

 Além disso, também serão premiados o melhor piloto estreante e, pela primeira vez, o melhor piloto acima de 45 anos.

 

Sobre o rali

 A Mitsubishi Cup é um rali cross-country de velocidade que chega à 15ª temporada em 2014 e conta com cinco categorias: L200 Triton ER, L200 Triton RS, Pajero TR4 ER Master, Pajero TR4 ER e Pajero TR4R. Os competidores correm em busca do menor tempo em um circuito fechado, sempre disputando segundo a segundo, já que o evento conta com as melhores duplas do Brasil.

 

 Os veículos da Mitsubishi Cup são produzidos pela Ralliart Brasil, na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), especialmente para o rali, e podem ser adquiridos ou locados de acordo com a categoria. No sistema de locação, chamado de Sit&Drive, os competidores se preocupam apenas em dirigir, sendo que toda preparação dos carros e manutenção é feita por uma equipe especializada da marca dos três diamantes, que proporciona todo o suporte necessário aos competidores antes, durante e depois de cada etapa.

 

 A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Mit Financiamentos, Pirelli, Lubrax, Magneti Marelli, Axalta, Clarion, MAPFRE, Transzero, Unirios, Columbia, Artfix , STP e Cerveja Petra.

 

 

Programação da 4ª Etapa da Mitsubishi Cup - Pirassununga (SP)

 

25 de julho - sexta-feira

 Vistoria: Fazenda El Bagual - Antiga Capão Alto - Rodovia SP 225 (BR 369) Deputado Rogê Ferreira - Km 70, Analândia/SP - Acesso pelo WP S 22° 05' 56.60" W 047° 36' 51.17".

 

 9h às 13h - Vistoria - Pajero TR4ER Master, Pajero TR4ER e Pajero TR4R

 14h às 17h - Treinos Triton RS e Triton ER

 

Briefing: Palácio da Educação - Auditório Alfa - Avenida Germano Dix, 3350 - Jardim Carlos Gomes, CEP 13633-010 - Pirassununga/SP. Acesso pela Rua Coronel Franco - (S 22° 00' 54.91" W 047° 25' 39.29")

 19h às 19h45 - Briefing para pilotos e navegadores

 20h às 20h30 - Briefing para imprensa

 

26/julho - sábado

 Lounge, Apoio e Pista: Fazenda El Bagual - Antiga Capão Alto - Rodovia SP 225 (BR 369) Deputado Rogê Ferreira - Km 70, Analândia/SP - WP: S 22° 03' 12.63" W 047° 36' 21.75" - acesso pelo WP S 22° 05' 56.60" W 047° 36' 51.17"

 

 8h30 - Largada da primeira prova

 11h - Largada prevista da segunda prova

 13h30 - Largada prevista da terceira prova

 17h - Início previsto da premiação da etapa

 

Mitsubishi Cup - Calendário 2014*

 4ª Etapa - 26/jul - Pirassununga/SP

 5ª Etapa - 13/set - Indaiatuba/SP

 6ª Etapa - 11/out - Jaguariúna/SP

 7ª Etapa - 8/nov - Mogi Guaçu/SP

 

* Calendário sujeito a alterações.

 

 

Assessoria de Imprensa

Carolina Vasconcellos

Fotos: Adriano Carrapato / Mitsubishi

 

ALTA ROTAÇÃO: A cidade de Barretos receberá as maiores feras do ...

ALTA ROTAÇÃO: A cidade de Barretos receberá as maiores feras do ...: Neste final de semana, a dupla formada por Mauro Schenekenberg e Neurivan Calado estará entre as principais equipes do País para travar uma...

A cidade de Barretos receberá as maiores feras do off-road na disputa do 8º Rally Barretos

Neste final de semana, a dupla formada por Mauro Schenekenberg e Neurivan Calado estará entre as principais equipes do País para travar uma busca implacável pela vitória da competição


Está chegando a hora de acelerar em mais um desafio do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Desta vez, o destino é o interior paulista, a cidade de Barretos, onde acontecerá o 8º Cross Country Rallymakers Barretos, de 18 a 20 de julho.

Organizado pela Rallymakers, serão dois dias de rali que totalizarão aproximadamente 350 quilômetros, de muitas lombadas, pedras, trechos sinuosos, mesclando com longas retas. A grande novidade é que após oito anos de realizações, o evento acontecerá pela primeira vez no inverno, o que desperta a expectativa e a curiosidade nos participantes.


Representantes da MS Rally, o piloto Mauro Schenekenberg e o navegador Neurivan Calado já estão com a picape Mitsubishi Próton preparada para a competição, faltando apenas fazer as malas para seguir para a sede do Rally Barretos. "Chegaremos por lá na sexta-feira, e estamos ansiosos para isso", afirmou Schenekenberg, que é de Brasília, DF. "Acredito que essa prova nos surpreenderá mais do que de costume, principalmente porque será realizada em outra época do ano. Assim, dependendo das condições climáticas, o cenário que estamos acostumados a encontrar poderá estar bem diferente, dificultando ou facilitando o nosso desempenho", completou o piloto.

Para Neurivan, essa possibilidade de alteração nos obstáculos naturais poderá influenciar bastante a tática da dupla. "Sempre há algo diferente a cada edição do certame, mas desta vez a chance de encontrarmos alguma surpresa é maior, por isso, a estratégia só poderá ser totalmente definida no momento que soubermos o tipo de terreno. Ou seja, teremos certeza de como conduziremos nossa corrida, depois que largarmos", salientou o navegador, natural de Maceió, AL.

O 8º Rally Cross Country Rallymakers valerá pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O público poderá conhecer a máquina da MS Rally e os atletas no parque de apoio, situada no famoso Parque do Peão, na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, 428.



Programação - 8º Cross Country Rallymakers Barretos

18/07 - 6ª feira

9h30 - Abertura da secretaria de prova
13h às 15h - vistorias técnicas CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo
13h às 17h - vistorias técnicas CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo
18h30 - Fechamento da secretaria de prova
19h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h - Briefing Carros/Caminhões

19/07 - Sábado
8h - Abertura da pista de prólogo para o reconhecimento a pé
9h - Encerramento do reconhecimento
9h30 - Prólogo Carros/Caminhões
10h - Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
12h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h30 - Previsão de largada motos na Especial Indoor
18h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h - Evento Promocional

20/07 - Domingo

8h - Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
10h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h - Início do Super Prime para Motos/Quadris/UTVs seguido de premiação
13h30 - Início do Super Prime para Carros e Caminhões seguido de premiação
15h30 - Cerimonial de encerramento

*Pode haver alteração nos horários e quilometragem de percurso


Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
Fotos: Márcio Machado / Doni Castilho / Fábio Davini/DFOTO