terça-feira, 21 de outubro de 2014

Rally Estado de São Paulo: líderes da Copa... O sonho do título

Os participantes da Copa do Brasil de Regularidade já iniciaram a contagem regressiva para o Rally Estado de São Paulo, sobretudo os líderes da competição, que estão a um passo da tão sonhada Taça dos Campeões


As cidades de Itararé e Bom Sucesso de Itararé estão preparadas para receber um dos maiores ralis de regularidade do Brasil: o Rally Estado de São Paulo, que será realizado de 30 de outubro a 01 de novembro. Devido a proximidade do evento, as duplas traçam suas estratégias para obter o melhor resultado, sobretudo aqueles que estão na ponta da tabela da Copa do Brasil de Regularidade.

O certame é dividido em três categorias: Super Máster, Graduados e Júnior - além da Passeio, que é destinada a quem não quer ter o compromisso de obedecer tempo e médias de velocidade. O roteiro terá 400 quilômetros e explorará as estradas de terra e trilhas sinuosas da região, com paisagens espetaculares.


O piloto Rone Branco, primeiro colocado na Super Máster, ao lado do navegador Enedir Silva, afirmou que está bastante ansioso com o Rally Estado de São Paulo, uma vez que ele possui uma vantagem de 27 pontos para o segundo colocado. "A briga pelo título não está definida, tem muitos pontos em jogo nesta última etapa. Por isso, nossa estratégia será manter a calma e preservar o equipamento, que não pode apresentar problemas mecânicos. Adotaremos um ritmo forte de pilotagem, mas com o devido cuidado de alcançar o pórtico final", declarou.

No ano passado, na Graduados, o navegador Leandro Macedo, esteve bem próximo da vitória, mas devido alguns contratempos, não atingiu o objetivo. Desta forma, chegar mais uma vez no Rally Estado de São Paulo a frente da categoria, é motivo de felicidade. "Sou nascido em Itararé e tenho família na cidade. Será um grande orgulho se formos campeões na minha terra natal e, para isso, temos que focar na prova, nos concentrar e ter humildade de fazer o trabalho bem feito", disse Macedo, que compete ao lado do piloto André Pereira de Queiroz. De acordo com a organização do evento, a SC Racing, Macedo foi um dos grandes responsáveis por levar a disputa para Itararé.

Na Júnior, os líderes Rafael Cabongue e Neto Andrade possuem uma vantagem de 26 pontos na liderança. Eles, que estrearam na competição no ano passado e já foram capazes de demonstrar o potencial que possuem para o esporte. "Começamos a temporada 2014 com bons resultados e isso nos motivou. Existe sim um pouco da ansiedade, mas temos que nos dedicar. Acredito que manter o foco será fundamental", disse o piloto.

É certo que a alta competitividade será predominante no 3º Rally Estado de São Paulo. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de outubro e podem ser feitas pelo site www.rallyestadosp.com.br. Também é aberto a todas as pessoas que tenham um 4x4 e gostem da aventura fora-de-estrada.

Programação - 3º Rally Estado de São Paulo

30 de outubro - Quinta-feira

14h - Abertura da secretaria de prova e vistorias técnicas
21h - Briefing geral do evento
23h - Fechamento da secretaria de prova e vistoria técnica

Local: Clube Atlético Fronteira
Rua XV de Novembro, 341 - Centro
Itararé - SP

31 de outubro - Sexta-feira

8h01 - Largada do primeiro carro para o Dia 01
11h30 - Almoço em Bom Sucesso de Itararé
Local: Centro Eventos Vila do Conde
Rua José Jacinto de Almeida, s/n
Centro
14h01 - Chegada do primeiro carro (aproximadamente)
20h - Jantar de premiação
Local: Clube Atlético Fronteira
Rua XV de Novembro, 341 - Centro
Itararé - SP
20h30 - Entrega dos boletos
21h - Cerimonial de premiação do Dia 01

01 de novembro - Sábado

8h01 - Largada do primeiro carro para o Dia 02
11h30 - Pista e almoço em Bom Sucesso de Itararé
Local: Centro Eventos Vila do Conde
Rua José Jacinto de Almeida, s/n
Centro
14h01 - Chegada do primeiro carro (aproximadamente)
20h - Jantar de premiação
Local: Clube Atlético Fronteira
Rua XV de Novembro, 341 - Centro
Itararé - SP
20h30 - Entrega dos boletos
21h - Cerimonial de premiação do Dia 02, do Evento e da Copa do Brasil 2014



Patrocinadores: Bardahl e Troller Veículos Especiais

Apoio: Ativa, Prefeitura Municipal de Itararé, Turismo Itararé e Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé e Posto Juli

Realização: SC Racing e RallySP

Supervisão: CBA e FASP


Liberdade de Ideias
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471


Seletiva de Kart Petrobras: Troféu Lubrax premia melhor estreante na final

Dos 12 finalistas da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, cinco estarão na disputa pela primeira vez na próxima semana em Guaratinguetá. O melhor deles vai faturar o Troféu Lubrax e o prêmio de 5 mil reais

Após as quatro etapas classificatórias, onde os principais nomes do kartismo brasileiro disputaram 12 vagas em campeonatos nacionais e regionais, foram selecionados os pilotos que participarão na próxima semana (dias 28 e 29) da final da Seletiva de Kart Petrobras, no kartódromo internacional de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Entre eles, cinco estarão pela primeira vez no evento que distribui a maior premiação do kartismo do país.

Além do prêmio de 60 mil reais para o campeão e da participação no programa de orientação de pilotos - com teste em uma equipe de Fórmula na Europa, simulador de F-1, participação no Mitsubishi Driving Experience com Ingo Hoffman, preparação física e mental com Nuno Cobra Jr., entre outros, para os quatro melhores na final, os estreantes ainda disputarão o Troféu Lubrax, que premia o melhor classificado com uma quantia de 5 mil reais.


Os estreantes da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras são os paulistas Yurik Carvalho, Matheus Iorio e Mauro Auricchio, o carioca Zaiya Fontana e o gaúcho Victor Matzenbacker. Todos já estão se preparando para a grande final e esperam obter o melhor resultado possível na prova.

Matzenbacker, o primeiro estreante a conseguir a vaga na Copa Sorriso Campeão, em maio, contou sobre a expectativa da corrida e o que espera da primeira final da Seletiva de Kart Petrobras. "Acredito que será um campeonato muito disputado e diferente. A forma como será feito, tanto treinos, tomadas e corridas, irá impor um grau de dificuldade maior para todos os pilotos, valorizando ainda mais as disputas e qualidades de cada um. Sem dúvida a premiação para o melhor estreante me motiva mais, pois é um incentivo e uma oportunidade para quem nunca disputou nessas condições de prova. Os melhores kartistas do Brasil estarão presentes na final, e tenho certeza que serão provas muito disputadas, proporcionado belas corridas para o público e organização", declarou o piloto de 16 anos.

Vice-campeão Brasileiro na categoria Graduados em 2014, Zaiya Fontana também espera um bom resultado em sua primeira vez na prova. "A expectativa para corrida é muito boa. Será a primeira vez na final da Seletiva e espero conseguir o melhor resultado possível. Essa será uma das corridas mais difíceis que já competi, estarão os 12 melhores kartistas do Brasil, vou ter que me dedicar ao máximo para conseguir um bom resultado", e completa: "A Seletiva vai ser muito boa como aprendizado, é uma corrida que vai dar muita experiência, não só pelos pilotos que estão disputando, mas também pela premiação. Nunca competi com uma premiação tão alta".

Já o paulista Matheus Iorio, que conseguiu sua vaga na etapa do Maranhão, está animado com a final e principalmente com a nova premiação. "É muito bom fazer parte da Seletiva pela primeira vez. No ano passado, tentei a vaga, mas me envolvi em um acidente. Fico feliz de ter conseguido a vaga e, para a final, quero aprender bastante e ganhar, é o sonho de qualquer um, mas o grande objetivo é ficar entre os quatro primeiros, agora com a nova premiação é bem importante estar na frente para fazer parte do programa da Seletiva", disse o piloto de 17 anos.

Patrocinada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva já está em sua 16ª edição e é um dos principais eventos de kart do país. Além dos cinco estreantes, mais sete kartistas com experiência na disputa estarão no grid em busca da premiação principal. São eles: Vitor Baptista, Vinicius Papareli, Renato Júnior, Pietro Rimbano, Matheus Leist, Bruno Bertoncello e Joaquim Junqueira.

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva

Fotos: Fabio Oliveira / Radical Motors

Mercedes-Benz Challenge: Marrucci entra de vez na briga pelo título

Piloto largou na pole e chegou na segunda posição

Cesare Marrucci foi o segundo colocado na prova deste domingo (19), válida pela sexta etapa do Mercedes-Benz Challenge e que foi disputada no Autódromo Internacional de Curitiba/PR. Com o resultado o piloto piracicabano manteve a quinta posição no certame, agora com 62 pontos.

Marrucci chegou a Curitiba como quinto colocado da classificação da categoria C250, mas com 28 pontos atrás do líder, Luiz Sene Jr. Porém, com os pontos conquistados no fim de semana a diferença agora caiu para 18 pontos.

O piracicabano considerou que a diminuição da diferença para os primeiros colocados foi mais importante para o resultado, já que os pontos conquistados colocaram o piloto na briga pelo título desta temporada. “Largando na Pole, a expectativa era de conseguir a primeira vitória do ano. Porém, em termos de campeonato, o resultado foi muito bom, pois terminei a corrida na frente dos principais meus adversários e consegui diminuir em 10 pontos a diferença para o líder, que agora é de apenas 18 pontos”, afirmou.

Marrucci lembra que teve problemas na largada, mas vinha travando um bom duelo com Cesar Urnhani, que foi o vencedor da prova. “Infelizmente, a entrada do safety car nas voltas finais impediu a possibilidade de ataque ao primeiro colocado. Mas, o carro estava muito bem acertado, tanto que fiz a volta mais rápida da corrida entre os competidores da categoria C250”, lembrou o piloto da equipe Cordova Motosports.

Apesar de estar na briga pelo título, Marrucci lembrou que não está em uma colocação melhor devido os problemas mecânicos enfrentados em três das seis etapas, o que prejudicou imensamente seu posicionamento no campeonato. “Como ainda há 40 pontos em jogo, vou para as duas últimas etapas em busca da vitória que ainda não conquistei nessa temporada e tentando encerrar o ano entre os primeiros colocados”, finalizou.



A próxima etapa do Mercedes-Benz Challenge ocorre no dia 15 de novembro, no circuito de rua de Salvador, e a grande final acontece no dia 30 de novembro, novamente em Curitiba. Cesare Marrucci tem patrocínio das Indústrias Marrucci.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa