terça-feira, 25 de junho de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Roteiro do Rally dos Sertões trará desafio físico ...
ALTA ROTAÇÃO: Roteiro do Rally dos Sertões trará desafio físico ...: Com 60% dos 4.115 quilômetros cronometrados, edição 2013 da competição apresenta diversidade de pisos, velocidades e estratégias ...
Roteiro do Rally dos Sertões trará desafio físico aos pilotos
Com 60% dos 4.115 quilômetros cronometrados, edição 2013 da competição apresenta diversidade de pisos, velocidades e estratégias
Começa oficialmente a contagem regressiva para a 21ª edição do Rally dos Sertões. A competição, que tem como pontos de partida e chegada a cidade de Goiânia (GO), começa no dia 25 de julho e percorrerá 4.115 quilômetros no coração do Brasil até o dia 3 de agosto, quando os campeões serão coroados e os que conseguirem terminar irão comemorar. Na noite desta terça-feira (25) em São Paulo foi realizado o briefing com pilotos, navegadores e equipes que apresentou o roteiro do Sertões 2013, que vale como etapa de dupla pontuação para o Campeonato Mundial de Rally Cross Country da FIM, para motos e quadriciclos.
Goiânia receberá o Sertões pela 11ª vez, e no ano em que a capital goiana completa 80 anos de fundação. As grandes novidades do roteiro são a cidade de Goianésia, que recebe uma etapa do rali pela primeira vez, e o "laço" que será feito em Palmas para a sexta e sétima etapa, em que as equipes permaneceram por dois dias na capital do Tocantins.
"Pela primeira vez vamos fazer isso, que é algo que tentávamos há muito tempo e que as equipes também vinham pedindo, que é a permanência dos equipes na mesma cidade por dois dias seguidos. Isso ajuda muito em termos de descanso da equipe, que não precisa fazer um longo deslocamento. Apesar disso, o laço vai ser a maior etapa do rali, passando por dentro do Jalapão, que quem conhece sabe o quanto é difícil e desafiadora para todo mundo", destacou Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. A área a ser "explorada" no Jalapão nesta edição é inédita na história do evento.
Dos 4.115 quilômetros da prova, 2.488, ou 60,4%, serão cronometrados. É uma das maiores porcentagens da história do Sertões. Depois do levantamento inicial, aéreo, realizado ainda no primeiro semestre, e da conferência por terra, o diretor técnico da prova, Eduardo Sachs, destacou que as dificuldades serão grandes para os competidores. Sem, no entanto, tirar o prazer de disputar a prova.
"Tecnicamente podemos afirmar que o Sertões deste ano será o mais completo e duro dos últimos tempos, mas sem dúvida irá agradar a todos. Condicionamento físico de pilotos e navegadores, resistência das máquinas e uma ótima estratégia de prova serão decisivos no resultado final", sublinhou Sachs.
A prova começa com o prólogo no dia 25, em Goiânia, onde serão definidas as posições de largadas para carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. Ao total, o Sertões terá nove etapas, passando por oito cidades em Goiás e Tocantins. A etapa maratona, na qual as máquinas não podem contar com auxílio externo, acontece no quinto dia, entre Porangatu e Natividade, no Tocantins.
O dia mais longo do rali será na sétima etapa, em Palmas (TO), com 746 quilômetros totais (514 cronometrados); o mais curto será o primeiro, entre Goiânia e Pirenópolis, com 249 quilômetros (84 de especial). Marcos Moraes também elogiou a resistência das picapes Mitsubishi L200 Triton utilizadas durante a conferência do roteiro. "Fizemos o levantamento usando duas L200 originais de fábrica e não tivemos nenhum tipo de problema técnico, apesar da severidade do terreno que percorremos. Nem sequer um parafuso precisou ser apertado", destacou.
A boa surpresa do briefing foi a presença do piloto Felipe Zanol, que se recupera de acidente sofrido em dezembro do ano passado quando se preparava para disputar o Dakar. Atuando como consultor da Rinaldi Pneus, Zanol falou aos competidores. "Vim desejar boa sorte para todos. E na dúvida, acelera", brincou o mineiro.
A organização do Sertões aproveitou o briefing para anunciar o patrocínio da Caixa Econômica Federal ao evento que começa no dia 25 de agosto. "Queremos participar ativamente desta grande prova, e que a competição seja uma festa linda e maravilhosa especialmente para Goiânia, que completa 80 anos em 2013", afirmou Marise Fernandes de Araújo, superintendente regional da Caixa.
As inscrições para o Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho pelo site oficial (www.sertoes.com). Veículos de todas as marcas podem participar. Mais informações com o Departamento de Competição pelo telefone (11) 4191-0133.
Aplicativo - Para a 21ª edição do Sertões, novamente estará disponível gratuitamente o aplicativo mobile ‘Sertões 2013’ nas plataformas iOS e Android. Com o app instalado, o fã de off road terá a oportunidade de acompanhar a cobertura ao vivo do portal Webventure, com fotos, vídeos e curiosidades do maior rali do mundo disputado em apenas um país.
Confira as etapas e os comentários da direção técnica da prova:
1ª etapa: 25/07, quinta-feira
Goiânia (GO)
PRÓLOGO
2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km
"É uma especial bastante curta, específica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."
3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
"O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrível por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".
4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."
5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."
6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."
7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."
8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."
9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."
10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
"Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".
Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial
Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial
YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro
Goiânia receberá o Sertões pela 11ª vez, e no ano em que a capital goiana completa 80 anos de fundação. As grandes novidades do roteiro são a cidade de Goianésia, que recebe uma etapa do rali pela primeira vez, e o "laço" que será feito em Palmas para a sexta e sétima etapa, em que as equipes permaneceram por dois dias na capital do Tocantins.
"Pela primeira vez vamos fazer isso, que é algo que tentávamos há muito tempo e que as equipes também vinham pedindo, que é a permanência dos equipes na mesma cidade por dois dias seguidos. Isso ajuda muito em termos de descanso da equipe, que não precisa fazer um longo deslocamento. Apesar disso, o laço vai ser a maior etapa do rali, passando por dentro do Jalapão, que quem conhece sabe o quanto é difícil e desafiadora para todo mundo", destacou Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. A área a ser "explorada" no Jalapão nesta edição é inédita na história do evento.
Dos 4.115 quilômetros da prova, 2.488, ou 60,4%, serão cronometrados. É uma das maiores porcentagens da história do Sertões. Depois do levantamento inicial, aéreo, realizado ainda no primeiro semestre, e da conferência por terra, o diretor técnico da prova, Eduardo Sachs, destacou que as dificuldades serão grandes para os competidores. Sem, no entanto, tirar o prazer de disputar a prova.
"Tecnicamente podemos afirmar que o Sertões deste ano será o mais completo e duro dos últimos tempos, mas sem dúvida irá agradar a todos. Condicionamento físico de pilotos e navegadores, resistência das máquinas e uma ótima estratégia de prova serão decisivos no resultado final", sublinhou Sachs.
A prova começa com o prólogo no dia 25, em Goiânia, onde serão definidas as posições de largadas para carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. Ao total, o Sertões terá nove etapas, passando por oito cidades em Goiás e Tocantins. A etapa maratona, na qual as máquinas não podem contar com auxílio externo, acontece no quinto dia, entre Porangatu e Natividade, no Tocantins.
O dia mais longo do rali será na sétima etapa, em Palmas (TO), com 746 quilômetros totais (514 cronometrados); o mais curto será o primeiro, entre Goiânia e Pirenópolis, com 249 quilômetros (84 de especial). Marcos Moraes também elogiou a resistência das picapes Mitsubishi L200 Triton utilizadas durante a conferência do roteiro. "Fizemos o levantamento usando duas L200 originais de fábrica e não tivemos nenhum tipo de problema técnico, apesar da severidade do terreno que percorremos. Nem sequer um parafuso precisou ser apertado", destacou.
A boa surpresa do briefing foi a presença do piloto Felipe Zanol, que se recupera de acidente sofrido em dezembro do ano passado quando se preparava para disputar o Dakar. Atuando como consultor da Rinaldi Pneus, Zanol falou aos competidores. "Vim desejar boa sorte para todos. E na dúvida, acelera", brincou o mineiro.
A organização do Sertões aproveitou o briefing para anunciar o patrocínio da Caixa Econômica Federal ao evento que começa no dia 25 de agosto. "Queremos participar ativamente desta grande prova, e que a competição seja uma festa linda e maravilhosa especialmente para Goiânia, que completa 80 anos em 2013", afirmou Marise Fernandes de Araújo, superintendente regional da Caixa.
As inscrições para o Rally dos Sertões seguem abertas até o dia 1º de julho pelo site oficial (www.sertoes.com). Veículos de todas as marcas podem participar. Mais informações com o Departamento de Competição pelo telefone (11) 4191-0133.
Aplicativo - Para a 21ª edição do Sertões, novamente estará disponível gratuitamente o aplicativo mobile ‘Sertões 2013’ nas plataformas iOS e Android. Com o app instalado, o fã de off road terá a oportunidade de acompanhar a cobertura ao vivo do portal Webventure, com fotos, vídeos e curiosidades do maior rali do mundo disputado em apenas um país.
Confira as etapas e os comentários da direção técnica da prova:
1ª etapa: 25/07, quinta-feira
Goiânia (GO)
PRÓLOGO
2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km
"É uma especial bastante curta, específica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."
3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
"O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrível por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".
4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."
5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."
6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."
7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."
8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."
9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."
10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
"Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".
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www.youtube.com/dunasrace
Mais informações:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro
Foto:André Chaco/Webventure
ALTA ROTAÇÃO: Nota Oficial da Officer ProGP sobre o caso do pilo...
ALTA ROTAÇÃO: Nota Oficial da Officer ProGP sobre o caso do pilo...: A Officer ProGP recebeu nesta terça-feira (25) o comunicado da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, sobre a punição preventi...
Nota Oficial da Officer ProGP sobre o caso do piloto Ricardo Sperafico
A Officer
ProGP recebeu nesta terça-feira (25) o comunicado da Confederação Brasileira de
Automobilismo, a CBA, sobre a punição preventiva de 30 dias do piloto Ricardo
Sperafico, integrante da equipe na Stock Car.
O fato
ocorrido se refere ao sábado, dia 18 de maio, durante o final de semana da
etapa de Salvador da Stock Car, quando Ricardo ingeriu uma capsula de
Neosaldina devido uma dor de cabeça no final da noite. O piloto do carro 20 foi
sorteado para o antidoping no domingo (19 de maio), logo após a corrida, e
cumpriu todo o processo determinado pelos médicos. E ainda preencheu o
relatório médico dizendo que havia ingerido o remédio na noite anterior, que
contém a substância isometepteno (Conforme o documento anexado da CBA recebido
pelo piloto), vendido em farmácia sem qualquer restrição.
A Officer
ProGP confia plenamente em seu piloto, e espera que o caso seja esclarecido o
mais rápido possível. A Officer ProGP sempre se portou com extrema lisura e
respeitando as regras regidas pela CBA e pela categoria. A equipe se coloca a
disposição da CBA, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, e dos orgãos de
responsabilidade para qualquer esclarecimento ou informação sobre o assunto
acima mencionado.
ALTA ROTAÇÃO: Líder do Brasileiro e do Sul-Americano, Boessio te...
ALTA ROTAÇÃO: Líder do Brasileiro e do Sul-Americano, Boessio te...: Piloto gaúcho da ABF Desenvolvimento Team fala em “amadurecimento” a partir de quebra nas voltas finais da etapa goiana A Fórmul...
Líder do Brasileiro e do Sul-Americano, Boessio tem pódio como meta na Truck
Piloto gaúcho da ABF Desenvolvimento Team fala em
“amadurecimento” a partir de quebra nas voltas finais da etapa goiana
A Fórmula
Truck voltará ao Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo (SP), no início de
julho, para a quinta corrida da temporada de 2013. Valendo como quinta das dez
etapas do Campeonato Brasileiro, a corrida, que colocará em disputa o GP
Crystal, será também a terceira das quatro que compõem o Campeonato
Sul-Americano da categoria. As duas competições têm o gaúcho Régis Boessio, da
ABF Desenvolvimento Team, como líder.
No
Sul-Americano, campeonato pelo qual já contaram pontos as etapas de Tarumã
(RS), e de Caruaru (PE), Boessio soma 43 pontos, dois à frente do paulista
Paulo Salustiano, da ABF Racing Team – as duas últimas etapas, esta em
Interlagos e a de 8 de setembro em Córdoba, na Argentina, terão 64 pontos em
disputa. No Brasileiro, o duelo entre Boessio e Salustiano, ambos pilotos de
caminhões Mercedes-Benz, está empatado em 71 pontos para cada líder.
“O meu objetivo, claro, é sair de São
Paulo ainda como primeiro no Sul-Americano para chegar mais tranquilo a
Córdoba, porque a pista de lá sacrifica muito os caminhões”, diz o único piloto gaúcho no grid da
Truck, que pilota o caminhão número 83. “Minhas
chances são muito reais de andar entre os oito primeiros e de brigar por um
lugar no pódio. O caminhão já mostrou que está competitivo e estamos muito afinados,
máquina, piloto e equipe”.
Boessio sabe
que terá uma etapa de dificuldades em Interlagos. “Nossa condição de andar bem existe, mas a Fórmula Truck está muito
competitiva. A nossa principal dificuldade deverá ser mesmo nos trechos de
baixa velocidade. E equipes com potencial não faltam. A Volkswagen-MAN já está
se mostrando muito forte, mostrou isso em Goiânia. A Iveco fez primeira fila no
grid em 2012. Os caminhões Mercedes estão bem, mas precisam evoluir mais”,
avalia.
Boessio
esteve no pódio das três primeiras corridas do ano. Foi quarto em Tarumã,
segundo em Londrina e comemorou a primeira vitória em Caruaru. Em Goiânia,
enfrentou problemas nas voltas finais ficou em 13º. “Foi duro, mas amadurecemos mais um pouco com isso. Achamos que o equipamento
iria resistir, mas não deu. Joguei tudo pelo terceiro lugar, estava no limite,
e fiquei em 13º. Fica a lição de que não dá para arriscar tudo”, relembra o
gaúcho.
Fonte: Grelak Comunicação
Foto: Grelak Comunicação
Nascar: em Kentucky, Miguel Paludo quer lutar novamente pela vitória na Truck Series
Corrida da UNOH 225 no Kentucky Speedway, tri-oval de 1,5 milhas
da cidade de Sparta, terá todos os treinos e a corrida aglomerados nesta
quinta-feira; corrida será às 21h (horário de Brasília)
O gaúcho
Miguel Paludo terá uma quinta-feira repleta de atividades de pista com a
Nascar, com a disputa de dois treinos livres, o classificatório e a própria
corrida da Truck Series no Kentucky Speedway. No tri-oval de 1,5 milhas em
Sparta, o gaúcho da Turner Scott Motorsports busca outra boa exibição neste
tipo de circuito para lutar pela vitória na prova cuja largada está prevista
para às 21h (horário de Brasília).
Para isso,
Paludo contará com a picape que estreou na corrida anterior, no Texas, a TSM-600.
Na prova desta semana, Miguel contará pela terceira vez na temporada com o novo
patrocínio da AccuDoc Solutions, empresa norte-americana da área de
equipamentos médicos.
"Estou bastante animado para
correr no Kentucky Speedway neste final de semana. O time tem sido muito rápido
neste ano, especialmente em pistas intermediárias como esta. Por isso, temos
forte possibilidade de lutar pela vitória. No ano passado, andamos muito bem,
lideramos sessões, classifiquei bem e andei no pelotão da frente. E como
estamos mais fortes do que ano passado, minha confiança está alta por essa tão
esperada vitória",
disse Miguel Paludo.
Após sete
etapas disputadas até o momento, Miguel Paludo continua mantendo o no top-10 do
campeonato com 211 pontos e ocupando a nona colocação; o líder é Matt Crafton
com 285.
Aproveitando
a semana passada sem corridas da Nascar, Miguel foi destaque em sua visita a um
acampamento especial para crianças de 7 a 17 anos com diabetes - o piloto
brasileiro e seu filho, Oliver, têm diabetes tipo 1.
"Foi uma experiência muito
gratificante, poder dar e receber todo carinho e boa energia destas crianças.
Já tinha feito uma visita em 2011 em um acampamento como este, mas neste ano
foi ainda mais especial. Pude falar sobre minha vida na Nascar e vi que o
interesse era muito grande. Fico feliz em mostrar a eles que o diabetes não te
impede de realizar o seu sonho",
diz Paludo, que é atleta "Blue Circle", organização da IDF (Federação
Internacional do Diabetes) que reúne esportistas de alto nível de vários
esportes e que possuem diabetes.
A programação da UNOH 225
é distribuída durante toda esta quinta-feira (27) com dois treinos livres, um
às 11h30 e outro às 13h. A disputa contra os outros pilotos pelo grid de
classificação será às 18h05 e a largada das 150 voltas de Kentucky será
realizada às 21h. O canal Fox Sports anuncia a exibição da corrida no Brasil a
partir das 22h30.
O site
www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de
Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo
(o oficial do piloto).
Classificação após sete etapas (7/22):
(10 primeiros)
1º) 88 Matt Crafton, 285
2º) 4 Jeb
Burton, 262, -23
3º) 62 Brendan
Gaughan, 250, -35
4º) 98 Johnny
Sauter, 240, -45
5º) 29 Ryan
Blaney, 238, -47
6º) 31 James
Buescher, 235, -50
7º) 3 Ty
Dillon, 232, -53
8º) 54 Darrell
Wallace Jr., 218, -67
9º) 32 Miguel Paludo, 211, -74
10º) 60 Dakoda Armstrong, 209, -76
RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: CIA Stock Photo/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Após vitória em Mid-Ohio, Fittipaldi bus...
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Após vitória em Mid-Ohio, Fittipaldi bus...: Piloto brasileiro volta à pista neste final de semana para a disputa da 7ª etapa da temporada O clima não poderia ser melhor par...
Grand-Am: Após vitória em Mid-Ohio, Fittipaldi busca novo pódio nas 6 Horas de Watkins Glen
Piloto brasileiro volta à pista neste final de semana para a
disputa da 7ª etapa da temporada
O clima não
poderia ser melhor para a dupla Christian Fittipaldi e João Barbosa, que pilota
o Corvette DP #5 da equipe Action Express na Grand-Am, um dos principais
campeonatos de turismo dos Estados Unidos. Em junho, eles já conquistaram o
segundo lugar na etapa de Detroit e, há 15 dias, venceram a prova de Mid-Ohio.
Por isso, a meta é continuar brigando por novos pódios, neste domingo (30),
quando será realizada a 7ª etapa da competição, as 6 Horas de Watkins Glen, no
estado de Nova York.
"Estamos todos muito animados.
Fizemos duas corridas ótimas em Detroit e Mid-Ohio e, no ano passado, a Action
Express venceu em Watkins Glen",
contou Fittipaldi. Em 2012, Barbosa disputou a prova e venceu ao lado do
canadense Darren Law.
Único
brasileiro a ter disputado as três principais categorias do automobilismo
mundial (F-1, Indy e Nascar), Fittipaldi gosta do traçado de Watkins Glen, um
misto de 11 curvas e 3,4 milhas (aproximadamente 5,4 km). "Gosto da pista e acredito que temos muitos fatores ao nosso
favor. Vamos manter o mesmo ritmo e empenho das últimas corridas para lutar por
mais uma vitória", continuou.
Fittipaldi
será o responsável pela classificação no sábado (29) e também fará a primeira
parte da prova. "Eu largo, faço
1h30. O João dirige mais 1h30, eu volto e depois ele fecha, pilotando mais
1h30", completa Fittipaldi, que está em quarto lugar no campeonato.
A prova terá
sua largada às 12 horas (de Brasília) e está prevista a transmissão ao vivo
pela Fox Sports.
A programação para a etapa de Watkins
Glen (Horários de Brasília):
Sexta, dia 28
15 às 16h30 - Treino Livre
Sábado, dia 29
10 às 10h40 - Treino Livre
12h25 às 12h40 - Treino Classificatório
Domingo, dia 30
12 horas - Largada 6 Horas de Watkins Glen
Os melhores no campeonato (após 6
etapas):
1. Jordan
Taylor e Max Angelelli 173
2. Alex Gurney e Jon Fogarty 172
3. Alex Popow e
Ryan Dalziel 171
4. Christian
Fittipaldi 155
5. João Barbosa
153
6. Richard
Westbrook e Rick Taylor 150
Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet
Mais informações para a
imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Paula
Maia
Foto: Divulgação
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