quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Grand Challenge: Marrucci quer volta...

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz Grand Challenge: Marrucci quer volta...: Piloto quer repetir vitória do ano passado   O autódromo de Interlagos, em São Paulo volta a sediar uma etapa do Mercedes-Benz Gran...

Mercedes-Benz Grand Challenge: Marrucci quer voltar ao pódio em Interlagos



Piloto quer repetir vitória do ano passado

 O autódromo de Interlagos, em São Paulo volta a sediar uma etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge, a prova acontecerá no dia 18 de agosto e marca a quarta etapa da temporada 2013.

 Apesar de esta ser a segunda vez  no ano que a única categoria monomarca da montadora alemã no mundo corre em São Paulo, esta prova será a primeira da temporada no circuito paulistano, já que etapa de abertura aconteceu no Circuito de Rua do Anhembi, na preliminar da Fórmula Indy.

 No ano passado, na primeira das duas provas realizadas em Interlagos, e válida pela terceira etapa de 2012, o piloto Cesare Marrucci venceu a primeira das duas baterias disputadas. “Gostaria muito de repetir a dose, voltando a vencer na categoria. Foi uma prova muito difícil, me lembro de que larguei em oitavo e vim galgando posições. Agora, estamos de volta e, como tenho Interlagos como sendo minha pista favorita, onde corro melhor, espero ficar entre os primeiros e brigar por mais um pódio e, talvez, ganhar”, afirmou o piloto que compete pela equipe W Racing.

 Ao final daquela prova, o piracicabano chegou a ser o vice-líder do campeonato, atualmente é o quinto colocado. Esta é a terceira temporada de Marrucci na categoria.

Cesare Marrucci tem patrocínio das Indústrias Marrucci.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa
contato@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia
Foto: Claudio Kolodziej

ALTA ROTAÇÃO: Shell Racing terá Helio Castroneves, Valdeno Brito...

ALTA ROTAÇÃO: Shell Racing terá Helio Castroneves, Valdeno Brito...: Trio da Shell Racing será atração nas ruas de Ribeirão Preto, onde o piloto local Helio Castroneves corre pela primeira vez na carreira...

Shell Racing terá Helio Castroneves, Valdeno Brito e Popó Bueno na etapa de Ribeirão Preto



Trio da Shell Racing será atração nas ruas de Ribeirão Preto, onde o piloto local Helio Castroneves corre pela primeira vez na carreira

A Shell Racing terá três pilotos na corrida deste final de semana em Ribeirão Preto, sétima etapa da temporada 2013 da Stock Car. Os dois titulares da temporada 2013, Valdeno Brito e Popó Bueno, terão como companheiro de equipe o atual líder do campeonato da Fórmula Indy, Helio Castroneves, na prova em circuito de rua que marca o começo da segunda fase da competição.

Aproveitando a folga que terá neste final de semana nos Estados Unidos, o piloto paulista foi convidado pela equipe Shell Racing para fazer sua segunda participação na categoria, após sua estreia na Corrida do Milhão em Interlagos em dezembro do ano passado.

"Apesar de eu ter nascido em São Paulo, todas as minhas referências são de Ribeirão Preto, onde fui criado e dei minhas primeiras aceleradas. Recebi o convite da Raízen (licenciada da marca Shell no Brasil) e aceitei imediatamente. A experiência em Interlagos foi super legal e estou empolgado para repetir a dose. Outra coisa que me deixa contente é poder trabalhar novamente com o pessoal da Shell Racing, que em muitos aspectos me lembra muito a Penske", festejou Castroneves.

A chegada do tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis deixou Valdeno Brito ainda mais otimista para a etapa deste domingo. Com 62 pontos no campeonato contra 111 do líder, o paraibano que descontar esta desvantagem já em Ribeirão para lutar pelo título na etapa final, como fez na etapa de 2012.

"Gosto muito de circuitos de rua e o traçado é completamente diferente daquele que corríamos desde 2010, por isso, os treinos terão um peso muito forte", disse Valdeno Brito, se referindo a pista montada no Distrito Industrial da cidade.

"O campeonato agora já está entrando na sua fase decisiva. Pode parecer cedo, mas temos que começar a voltar a ir ao pódio com mais frequência se quisermos repetir o feito do ano passado. Sei que tenho uma boa equipe, um bom carro, por isso vou para Ribeirão na luta por pontos importantíssimos e, claro, pela vitória", completou o piloto da Shell Racing, que na última temporada disputou o título da Stock Car até a última etapa.

Para garantir uma posição de chegada final na corrida para os pilotos Shell Racing, todos terão o auxílio do Botão V-Power, que dá cerca de 50 cavalos extras no motor por determinado tempo com a finalidade de conseguir uma ultrapassagem. O combustível oficial da Stock Car é o Shell V-Power etanol, fornecido pela Raízen a todas as equipes da categoria.

Por ser um convidado, Helinho terá a honra de dar a primeira volta com um Stock Car na pista de Ribeirão, em dois treinos de adaptação. O piloto da Shell Racing andará das 13h30 às 14h20, em seguida ele participa da sessão normalmente junto com os outros, e depois retorna para mais um reconhecimento do carro das 16h às 16h50.

No sábado (10), às 8h, o primeiro treino livre será realizado; às 11h40, o segundo. O classificatório terá início às 16h e a corrida terá sua largada no domingo (11), às 10h30, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante da união entre Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e 934 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A empresa também possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell.

Confira a programação da etapa de Ribeirão Preto:

Sexta-feira (9)
14h30 - 15h00 - Treino Extra (Grupo 1)
15h15 - 15h45 - Treino Extra (Grupo 2)

Sábado (10)
08h00 - 08h50 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
09h00 - 09h50 - 1º Treino Livre (Grupo 2)
11h40 - 12h30 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
12h40 - 13h30 - 2º Treino Livre (Grupo 2)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo (11)
09h40 - Abertura de Box
10h00 - Fechamento de Box
10h05 - Formação do Grid
10h20 - Hino Nacional
10h22 - Placa de 5 Minutos
10h27 - Volta de Apresentação
10h30 - Largada (40 min de prova + 1 volta )
11h15 - Pódio
11h20 - 11h45 - Show Carlos Cunha
11h45 - 12h45 - Visitação aos boxes

Classificação do campeonato:
1º) Ricardo Maurício, 111 pontos
2º) Daniel Serra, 110
3º) Cacá Bueno, 107
4º) Thiago Camilo, 88
5º) Max Wilson, 64
6º) Valdeno Brito, 62
7º) Ricardo Zonta, 50
7º) Tuka Rocha, 50
9º) Rubens Barrichello, 48
10º) Marcos Gomes, 46
11º) Julio Campos, 45
12º) Luciano Burti, 41
12º) Sérgio Jimenez, 41
12º) Galid Osman, 41
15º) Allam Khodair, 35
16º) Ricardo Sperafico, 35
16º) Rodrigo Sperafico, 35
18º) Fábio Fogaça, 33
19º) Duda Pamplona, 30
20º) Rafa Matos, 29
21º) Nonô Figueiredo, 26
22º) Átila Abreu, 25
23º) Diego Nunes, 23
24º) Popó Bueno, 20
25º) Denis Navarro, 17
26º) Alceu Feldmann, 16
26º) Lico Kaesemodel, 16
28º) David Muffato, 14
29º) Felipe Lapenna, 11
30º) Vitor Genz, 9
31º) Wellington Justino, 8
32º) Rodrigo Pimenta, 3
33º) Beto Cavaleiro, 2
RF1 Jornalismo
Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Após quebra da suspensão em Indianápolis...

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Após quebra da suspensão em Indianápolis...: Ao lado do português João Barbosa no Corvette DP #5, brasileiro quer retornar ao pódio na 9ª etapa da competição A quebra da susp...

Grand-Am: Após quebra da suspensão em Indianápolis, Fittipaldi espera voltar ao topo em Elkhart Lake



Ao lado do português João Barbosa no Corvette DP #5, brasileiro quer retornar ao pódio na 9ª etapa da competição

A quebra da suspensão traseira do Corvette DP #5 da equipe Action Express, ainda na primeira hora de disputa da 8ª etapa da Grand-Am, há duas semanas, em Indianápolis (EUA), colocou fim a uma sequência de pódios para a dupla Christian Fittipaldi e João Barbosa. Mas a equipe não desanima e está pronta a voltar ao topo neste sábado (10), quando será realizada a 9ª etapa no circuito misto Road America, em Elkhart Lake (Winsconsin).

Fittipaldi, que ganhou nesta pista sua primeira prova na Fórmula Indy, em 1999, afirma que o pensamento da equipe segue o mesmo e a expectativa é contar com o melhor equipamento possível para voltar a brigar pela liderança. O brasileiro, que venceu as etapas de Mid-Ohio e Watkins Glen, recentemente, está em quarto lugar na temporada.

"Ainda temos quatro corridas pela frente e estamos bem animados para essa reta final. Acho que das quatro pistas que restam, a mais difícil para nós será Kansas, porque nossos rivais levam mais vantagem em velocidade de reta e esta pista tem estas características", comentou Fittipaldi.

"Para a prova em Elkhart Lake, acredito que vamos andar bem novamente. Tive ótimas corridas nesta pista na Fórmula Indy e inclusive venci minha primeira prova na categoria lá em 1999. Ainda tive outros pódios e uma corrida inesquecível, onde tivemos problemas no classificatório, larguei em 18º e cheguei em quarto", lembrou o brasileiro.

"Com certeza, o que aconteceu em Indianápolis foi algo que não esperávamos. Tínhamos nos recuperado bem no campeonato, estávamos bem próximo da liderança e veio a quebra. A peça foi inteira redesenhada. Nunca tínhamos enfrentado falha mecânica antes. Larguei em quarto, estávamos em terceiro e a peça quebrou, sem batida, nem nada. Mas na nossa cabeça não mudou nada e estamos vivos nesta briga", completou Fittipaldi.

Em Indianápolis, Fittipaldi/Barbosa ainda voltou para a pista, após a troca da suspensão, mas muitas voltas atrás do líder, terminando na 24ª posição.

Os treinos para a etapa de Elkhart Lake, no misto de 14 curvas e aproximadamente 6,5 km, terão início nesta quinta-feira (8). O classificatório será na sexta (9), a partir das 12h40 (de Brasília). No sábado, a prova terá sua largada às 18 horas (de Brasília), com 2h45 de disputa. A Fox Sports exibe a prova em VT na madrugada de sábado para domingo, às 4h30.

Confira a programação para a etapa de Elkhart Lake (Horário de Brasília):

Quinta-feira, dia 08
18h00 às 18h30 - Treinos Livres

Sexta, dia 09
10h00 às 10h40 - Treinos Livres
12h40 às 12h55 - Classificatório

Sábado, dia 10
18 horas - Largada 9ª etapa (2h45 de duração)

Os melhores no campeonato (após 8 etapas):
1. Alex Popow e Ryan Dalziel 229
2. Alex Gurney e Jon Fogarty 219
3. Jordan Taylor e Max Angelelli 210
4. Christian Fittipaldi 207
5. João Barbosa 205

Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet


Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
Foto: Divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem am...

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem am...: Irmãos Carta querem ampliar vantagem na liderança Os irmãos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Audio...

Metropolitano de Marcas - Irmãos Carta querem ampliar vantagem na liderança



Irmãos Carta querem ampliar vantagem na liderança

Os irmãos curitibanos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Audioart/Orbe do Brasil/Baterias Impact) querem aproveitar a boa fase que estão passando para pontuar ao máximo durante a quinta etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos, que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Liderando a classificação da Turismo 1.6, com 130 pontos e da Marcas “B”, com 119 pontos, Ruslan Filho e Andrei visam manter o bom desempenho e vão em busca da vitória na etapa que marca o início da segunda metade da temporada 2013.

 Como nunca tinham corrido em Londrina, Ruslan Carta Filho e Andrei Carta treinaram junto com uma etapa do Metropolitano local, para se adaptar ao traçado da pista e a estratégia deu certo. Na categoria Turismo 1.6 “A”, com o Gol n.º 69, os irmãos Carta obtiveram um segundo lugar e uma vitória, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato. E na categoria Marcas “B”, a bordo do o Gol n.º 169, Ruslan Filho e Andrei Carta (Stetsom/Hipervisão/Orbe/Impact) conquistaram dois terceiros lugares e se firmaram na liderança da categoria, abrindo sete pontos para o segundo colocado.

            “Nossos carros estão bem acertados e prontos para esta etapa. Depois da corrida de Londrina, fizemos alguns acertos de chão nos carros, visando melhorar o desempenho na parte sinuosa do circuito de Curitiba. Com isso pretendemos continuar andando entre os três primeiros nas duas categorias”, disse Andrei Carta. “Este será um fim de semana diferente para as equipes do Metropolitano de Marcas de Curitiba, pois as duas corridas serão no domingo. Nossa estratégia é de fazer as primeiras corridas, pela manhã, com um pouco mais de cautela, para podermos ir com tudo nas segundas provas à tarde. Caso quebre alguma coisa nos carros, não teremos muito tempo para concertar. Mesmo assim, vamos “brigar” por vitórias na Turismo 1.6 “A” e na Marcas “B”, sem a menor sombra de dúvidas”, concluiu Ruslan Carta Filho (Stetsom/Hipervisão/Audioart/Baterias Impact/Orbe do Brasil).

- Classificação -

Com quatro etapas realizadas e oito corridas disputadas, a classificação do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos 2013, na categoria Turismo 1.6 “A” é a seguinte: 1.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta, 130; 2.º) Beto Baú/Billy Gabardo, 101; 3.º) Jeferson Averbuck, 88; 4.º) Alexandre Vaz/Marcelo Cordeiro, 73; 5.º) Geovane Ciesielski/Israel Morais, 66; e em 6.º) Rodrigo Kostin, 62. E na Marcas “B”: 1.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 119; 2º) Eduardo Scheer (SC), 112; 3.º) Yukio Duzanowski (SC), 69; 4.º) Thiago de Oliveira (SC), 65; 5.º) Natan Sperafico (PR), 46; e em 6.º) Evandro Maldonado/Roberto Bonato (SC), 34.

MRT – Marketing Racing Team
bisponeto@terra.com.br
Foto: Pista Livre