quinta-feira, 28 de novembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1
ALTA ROTAÇÃO: Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1: Ross Brawn vai deixar o cargo de diretor da equipe Mercedes da Fórmula 1 no final do ano, disse a Mercedes em nota na quinta-feira. Bra...
Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1
Ross Brawn vai deixar o cargo de diretor da equipe Mercedes da
Fórmula 1 no final do ano, disse a Mercedes em nota na quinta-feira.
Brawn, de 59
anos, distribuirá suas responsabilidades entre os diretores-executivos Toto
Wolff (negócios) e Paddy Lowe (técnico). As especulações sobre o futuro dele já
vinham desde o começo da temporada, em março.
"A
consideração mais importante na minha decisão de deixar o cargo de diretor da
equipe foi assegurar que era a hora certa para a equipe a fim de assegurar seu
sucesso futuro", disse Brawn em nota.
Brawn é uma
das figuras mais vitoriosas e respeitadas do automobilismo, depois de vencer
uma série de campeonatos da F1 com três equipes diferentes.
Por Alan Baldwin
Fonte Reuters
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e ...
ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e ...: Oito pilotos chegam a Curitiba com chances matemáticas de conquistar o título. Treinos começam no sábado cedo, mas desde sexta-feira as equ...
Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e calculadora na mão
Oito pilotos chegam a Curitiba com chances matemáticas de
conquistar o título. Treinos começam no sábado cedo, mas desde sexta-feira as
equipes já se preparam para a decisão na capital paranaense.
Com oito na
briga matemática pelo terceiro título da história da Copa Petrobras de Marcas,
as possibilidades são muitas e os pilotos chegam no Autódromo de Curitiba com o
pé no acelerador e a calculadora nas mãos. Quem, pelo menos em tese, tem maior
vantagem é o líder Ricardo Maurício. Neste momento ele descartaria somente um
ponto e ficaria com 183 do total de 184 que possui. O segundo colocado, o ex-Fórmula
1 Ricardo Zonta, tem 167 e, com os pontos dobrados nestas provas decisivas,
pode atingir 267. Se vencer as duas ele se sagra campeão, independentemente de
dois eventuais segundos lugares de Maurício, pois já definiu seus descartes.
Todos os
outros seis pilotos também estão diretamente nessa briga e, do grupo de oito, o
único que pontuou em todas as 14 provas foi Galid Osman, que tem 151 pontos e
neste momento, descarta oito, o que o levaria para 143. Vicente Orige, Vitor
Meira, Felipe Gama, Alceu Feldmann e Denis Navarro já definiram os dois
descartes obrigatórios, pois deixaram de marcar em duas oportunidades.
A abertura da
oitava e última rodada da Copa Petrobras de Marcas acontece neste sábado, às
8h40 com o shake down, quando os pilotos fazem uma verificação no carro e são
obrigados a passar pelos boxes, sem usar a longa reta de Curitiba. A partir das
9h50 os dois grupos terão, cada um, 45 minutos de treinamento, que se repete às
12h50. O classificatório está marcado para às 16h10.
A prova de abertura
da última rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas acontece domingo às 9h05 e a
segunda às 12h45. O grid da primeira corrida será definido no sábado e o da
segunda, a exemplo de toda a temporada, tem a inversão entre os oito primeiros
na abertura. O oitavo larga na pole, o sétimo em segundo, o sexto em terceiro,
o quinto em quarto, o quarto em quinto o terceiro em sexto, o segundo em sétimo
e o vencedor no oitavo posto.
Junto com a
Copa Petrobras de Marcas também acontece a nona e última prova da Fórmula 3
Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos. Com Felipe
Guimarães já definido como campeão antecipado, título conquistado em Cascavel,
na rodada anterior, e o vice também assegurado por Raphael Raucci, a briga fica
somente na F3 Light entre o argentino Bruno Etman e o brasileiro Artur
Fortunato.
Etman tem
nove vitórias em 2013 contra duas de Fortunato. Com isso, o argentino tem 242
pontos e o brasileiro 214. Para ser campeão sem fazer muitas contas, Etman
necessita marcar 12 pontos. Aí, chegaria a 254 e, ainda que Fortunato ganhasse
as duas, eles empatariam em 254 pontos e o argentino ficaria com o título pelo
maior número de vitórias na temporada.
Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Fotos: Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na pro...
ALTA ROTAÇÃO: Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na pro...: Etapa final do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 13 horas . O GP Petrob...
Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na programação do GP Petrobras
Etapa final do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá
transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 13 horas .
O GP
Petrobras, que vai marcar neste domingo (1º) o encerramento da temporada do
Moto 1000 GP, reserva aos pilotos e equipes uma programação intensa de treinos
preparatórios no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O cronograma, que
será aberto nesta sexta-feira (29), prevê nove horas e meia de pista liberada
para treinos livres e classificatórios nas cinco categorias que compõem o
Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Os pilotos da
GP 1000 terão entre sexta e sábado (30) quatro sessões livres de 25 minutos,
cada. A GP 600 e a categoria-escola GPR 250 terão sua preparação marcada por
dois treinos de 25 minutos na sexta e outros dois com 20 minutos, no sábado.
Formando grid único, GP Light e GP Máster terão duas sessões de 25 minutos na
sexta; no sábado, os pilotos serão divididos em dois grupos, cada um com um
treino livre e a Pré-Classificação de 20 minutos.
A movimentação
do GP Petrobras na pista, no domingo, será aberta às 8h20, com sessões de
treinos de aquecimento de 10 minutos para cada grid, que completarão as nove
horas e meia do cronograma de preparação em pista – cômputo que não considera
os treinos extras opcionais que levaram pilotos e equipes à pista durante toda
a última quarta-feira (27). A sequência de corridas será aberta com a GP Light
e a GP Máster, com largada às 10h20.
NA TV E NA
INTERNET
Os treinos
classificatórios de sábado e as corridas de domingo do GP Petrobras terão
transmissão ao vivo no site Moto1000GP.com.br. A etapa de domingo será
transmitida a partir das 13 horas pelo canal Bandsports, com narração de Celso
Miranda, comentário de César Barros e reportagem de Ricardo Montesano. A transmissão
das corridas será levada também pela Band Internacional aos telespectadores de
três continentes.
Todas as
motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras
Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a
competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus a todas as
equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW
Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko,
Airfence Brasil e Peterlongo.
MOTO 1000 GP
– GP PETROBRAS – PROGRAMAÇÃO
29 de
novembro a 1º de dezembro de 2013 – Autódromo Zilmar Beux – Cascavel (PR)
Sexta-feira,
29 de novembro
11h30 –
primeiro treino livre da GPR 250 (25 minutos)
12h05 –
primeiro treino livre da GP 600 (25 minutos)
12h40 –
primeiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
13h50 –
primeiro treino livre da GP Light/GP Máster (25 minutos)
14h25 –
segundo treino livre da GPR 250 (25 minutos)
15h00 –
segundo treino livre da GP 600 (25 minutos)
15h35 –
segundo treino livre da GP 1000 (25 minutos)
16h45 –
segundo treino livre da GP Light/GP Máster (25 minutos)
Sábado, 30 de
novembro
9h15 –
terceiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
9h40 –
terceiro treino livre da GP 600 (20 minutos)
10h05 –
terceiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
10h35 –
terceiro treino livre do grupo A da GP Light/GP Máster (20 minutos)
11h00 –
terceiro treino livre do grupo B da GP Light/GP Máster (20 minutos)
11h25 –
quarto treino livre GPR 250 (20 minutos)
11h50 –
quarto treino livre GP 600 (20 minutos)
13h00 –
quarto treino livre GP 1000 (25 minutos)
13h35 –
treino pré-classificatório do grupo A da GP Light/GP Máster (20 minutos)
14h00 –
treino pré-classificatório do grupo B da GP Light/GP Máster (20 minutos)
14h30 –
treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
14h55 –
treino classificatório Q1 da GP 600 (20 minutos)
15h20 –
treino classificatório Q1 da GP 1000 (20 minutos)
15h45 –
treino classificatório Q1 da GP Light/GP Máster (15 minutos)
16h05 – treino
classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
16h20 –
treino classificatório Q2 da GP 600 (10 minutos)
16h35 –
treino classificatório Q2 da GP 1000 (10 minutos)
16h50 –
treino classificatório Q2 da GP Light/GP Máster (15 minutos)
Domingo, 1º
de dezembro
8h20 – warm
up da GP Light/GP Máster (10 minutos)
8h40 – warm
up da GPR 250 (10 minutos)
9h00 – warm
up da GP 1000 (10 minutos)
9h20 – warm
up da GP 600 (10 minutos)
10h20 –
largada da GP Light/GP Máster (20 voltas)
11h20 –
largada da GPR 250 (20 voltas)
11h50 – show de wheeling (50 minutos)
12h00 –
visitação aos boxes (30 minutos)
13h10 –
largada da GP 1000 (22 voltas)
14h05 –
largada da GP 600 (20 voltas)
15h00 –
Motopasseio
Fonte: Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitó...
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitó...: Brasiliense garantiu o título de campeão por antecipação, mas quer aumentar o seu recorde de 12 vitórias em uma temporada no principal camp...
Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitórias em Curitiba
Brasiliense garantiu o título de campeão por antecipação, mas
quer aumentar o seu recorde de 12 vitórias em uma temporada no principal
campeonato sul-americano de monopostos.
Termina neste
final de semana (30/11 e 01/12) a temporada 2013 do Campeonato Sul-americano de
Fórmula 3, que terá a sua nona e última rodada dupla no Autódromo Internacional
de Curitiba, em Pinhais (PR), que já havia recebido o principal campeonato
sul-americano de monopostos em agosto.
Campeão
antecipado, o brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech
Racing) tem 255 pontos, enquanto o paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR
Racing) soma 196, e o paranaense Gustavo Myasava (Drugovich/Viapar), seu
companheiro de equipe na Hitech Racing acumula 138 pontos.
"Vou mais
tranquilo para esta rodada com o campeonato garantido e sem preocupação para
acelerar e ir atrás de mais duas vitórias. Estou livre, leve e solto",
garante o piloto de 22 anos de idade.
E não é para
menos. A campanha de Felipe Guimarães com o Dallara de 280 cavalos da equipe
paranaense Hitech Racing Brazil foi composta de pole position em seis de sete
rodadas duplas e acumula 11 voltas mais rápidas (quatro recordes) em 16
corridas do campeonato, e 12 vitórias sendo duas na Argentina, três em São
Paulo, três em Brasília, duas em Porto Alegre, uma em Curitiba e uma em
Cascavel.
De quebra, o
brasiliense já havia vencido duas provas em Interlagos quando garantiu o título
do F3 Brazil Open no começo do ano, e mais uma na Inglaterra e outra na
Alemanha, quando ficou em quarto no Campeonato Inglês. Todo este desempenho
rendeu-lhe dois troféus Capacete de Ouro, nas categorias Internacional e
Fórmula 3, premiação considerada o ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro.
"Ganhei
uma experiência muito boa este ano, a primeira temporada completa que estou
tendo a oportunidade de fazer na minha carreira com automóvel. Então, quero
utilizar esta bagagem a meu favor para continuar alcançando bons resultados
daqui pra frente, pois será isto que irá alavancar a minha carreira na escolha
que fiz, que é um dia chegar na Fórmula 1", admite o campeão da Faculdade
Evangélica/Marc JR/Hitech Racing.
A Hitech
Racing vai contar novamente com os seus dois pilotos titulares, que ajudaram a
equipe sediada em Pinhais, a poucos metros do Autódromo de Curitiba a alcançar
o bicampeonato sul-americano de Fórmula 3.
"É a
segunda vez que correremos este ano aqui em Curitiba e vamos aproveitar para
testar um acerto diferente no carro do Felipe já pensando na próxima
temporada", conta o engenheiro paranaense Rodrigo Contin. "Desta vez
estamos em situação bem mais confortável e tranquila com a conquista antecipada
dos campeonatos. E não precisaremos fazer corridas estratégicas e conservadoras
como em Cascavel, quando o objetivo era garantir os títulos. Vamos com força
brigar puramente pela vitória com os dois pilotos. Queremos encerrar com muita
festa em casa", garante o chefe da equipe Hitech Racing Brazil.
Às 9 horas de
sábado a Fórmula 3 entra na pista para o primeiro treino livre, e as 11h40 acontece
a segunda prática, sempre com 40 minutos de duração. A definição do grid de
largada da 17ª etapa será as 14h20, com 20 minutos de duração. A largada da
primeira prova será a partir das 16h55, com 30 minutos mais uma volta. O
encerramento da programação é no domingo, com a 18ª etapa largando as 10h25.
Os primeiros
na classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de 16 etapas são:
1º) Felipe
Guimarães, 255 pontos; 2º) Raphael Raucci, 196; 3º) Gustavo Myasava, 138; 4º)
Leonardo de Souza, 80; 5º) Higor Hoffmann, 46.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Bruno Terena
ALTA ROTAÇÃO: Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças...
ALTA ROTAÇÃO: Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças...: "Ambas são corridas longas, por isso, a estratégia conta muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes", garante Ka...
Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças e semelhanças com a prova quase homônima no kart
"Ambas são corridas longas, por isso, a estratégia conta
muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes", garante
Kanaan
Após vencer
pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis neste ano, Tony Kanaan está na
disputa contra mais 50 equipes para tentar levar seu nono título das 500 Milhas
de Kart Beto Carrero, a mais tradicional prova do kartismo nacional, que também
marca o final do ano como um grande evento de confraternização do automobilismo
brasileiro.
O novo
contratado da equipe Ganassi na Fórmula Indy comparou e comentou as semelhanças
e diferenças entre as duas longas provas nesta quinta-feira (28). Após o
primeiro treino do dia, Tony, Rubens Barrichello, Felipe Giaffone, Christian
Fittipaldi, Bia Figueiredo e Adalgiso Telles, CEO do Parque Beto Carrero, se
encontraram com a imprensa para um bate-papo.
"Ambas
são corridas longas, por isso, a estratégia conta muito, mas a tensão e o
stress são completamente diferentes. A experiência também é um fator determinante.
Os melhores kartistas do Brasil andam aqui, mas por não ter a malícia e a
esperteza, acabam batendo. Vivi isso muito intensamente nas 500 Milhas de
Indianápolis deste ano, quando tive que abusar da estratégia para vencer",
disse Tony Kanaan, que assim como Rubens Barrichello, amigo e companheiro de
equipe neste final de semana, é oito vezes campeão da prova.
Felipe
Giaffone, promotor e idealizador das corridas das 500 Milhas de Kart Beto
Carrero, comentou que o calor excessivo que está fazendo em Penha (SC) pode
dificultar ainda mais o trabalho dos pilotos e equipamentos durante a corrida.
"A prova
poderá ser um pouco diferenciada se esse calor forte persistir. A parte física
irá pegar bastante, mas, pelo que tenho visto dos tempos, que tem ficado muito
próximos, tem tudo para ficar bastante equilibrado", falou o tetracampeão
da Fórmula Truck.
Adalgiso
Telles, CEO do Parque Beto Carrero, está animado com esta 17ª edição do evento,
competição que desde 2011 faz parte do calendário do Parque. "Nossa
expectativa é maravilhosa. É sempre bom receber pilotos de renome como esses
que estão aqui hoje. Poder sediar essa prova em um kartódromo que fica dentro
de um parque, unindo diversão e entretenimento, é maravilhoso."
Rubens
Barrichello, que, mesmo sendo o maior vencedor da competição, nunca venceu
depois que a prova saiu do Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São
Paulo, busca sua nona conquista, também fala que correr nesta grande
confraternização de fim de ano é muito especial.
"Tendo
menos pressão e indo correr puramente pelo esporte é bem mais legal. Estamos
com um equipamento muito competitivo, e estou na expectativa de poder vencer
novamente - e pela primeira vez aqui em Santa Catarina", comentou Rubens.
Christian
Fittipaldi e Bia Figueiredo também elogiaram muito a organização e o evento.
Quatro vezes campeão - e líder dos primeiros treinos livres realizados na
última quarta-feira (27), Fittipaldi torce por uma corrida extremamente
equilibrada.
"Tomara
que tenhamos uma prova como a do ano passado, quando quatro karts terminaram
dentro da mesma volta após 12h. Se voltarmos dois anos atrás, veremos que os
dois primeiros terminaram com uma diferença de 1s5, somente. Isso mostra a
dedicação e a paridade do evento: é tudo uma grande brincadeira, mas é uma
brincadeira séria. Antes de entrar, todo mundo está conversando e dando risada,
mas quando começa a corrida, todos vão para cima", comentou.
Bia, que
comemora seus 20 anos de carreira este ano, diz que é um prazer fazer parte de
todo este espetáculo. "Para mim é um prazer fazer parte desta turma que
anda junto há tanto tempo. Quando eles começaram a correr eu nem tinha idade
para competir, pois tinha apenas 11 anos, mas já torcia por eles quando
criança. E agora, fazendo parte disso, a gratificação é enorme",
finalizou.
O formato de
disputa deste ano será o mesmo consagrado nos anteriores, com a extensão das
500 milhas (cerca de 800 km) sendo percorrida em até 12 horas com os karts de
motor de 13 HP. Os times contam com número variado de pilotos (de 3 a 10).
Os treinos
livres das 500 Milhas de Kart Beto Carrero continuam nesta quinta-feira às
15h10. Os treinos podem ser acompanhados pelo site da Cronoelo no site a
seguir:
www.cronoelo.com.br.
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Rafael Gagliano/Hyset/RF1
ALTA ROTAÇÃO: Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013
ALTA ROTAÇÃO: Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013: Última etapa do ano será no Bahrein • Marca alemã chega para última rodada como campeã antecipada entre pilotos e fabricantes • Dr. Wolfgan...
Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013
Última etapa do ano
será no Bahrein • Marca alemã chega para última rodada como campeã antecipada
entre pilotos e fabricantes • Dr. Wolfgang Ullrich: "Conquistamos tudo que
tinha para ser conquistado"
A divisão de
provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi
Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última
etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos
conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no
próximo sábado, dia 30.
Foram cinco
pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título
antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc
Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a
Audi chega para o "grand finale" do ano sem pressão. A etapa no
Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande
mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas
regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão
grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo
ano.
O Audi R18
e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a
terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias
em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas
de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há
três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI
de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design
ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias
desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos
de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de
AMOLED.
É com essa
base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o
triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um
traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma
pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de
os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de
semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na
estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos
40ºC.
Neste ano,
porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os
termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além
disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois
do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da
temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a
temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro,
entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrein é a areia
carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto
constantemente.
Como mercado,
o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e
outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de
Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o aumento foi de expressivos 24%.
A corrida do
próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live
streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de
Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo
aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.
Declarações
dos chefes de equipe
Dr. Wolfgang
Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Nosso time conquistou tudo que tinha
de ser conquistado de forma antecipada neste ano. Vencemos as 24 Horas de Le
Mans e os títulos de pilotos e construtores no WEC. Por isso, podemos correr no
Bahrein sem pressão, embora isso não signifique que entraremos no grid sem
metas ambiciosas. O objetivo é vencer, como fizemos nesta mesma etapa no ano
passado, e fechar a temporada com uma grande festa para a Audi."
Chris Reinke
(Chefe da LMP): "É uma corrida especial, porque será a última da
configuração atual do R18 e-tron quattro, um carro que venceu 10 corridas nos
últimos 17 meses. Este é um histórico do qual todo o time de pesquisa e
desenvolvimento, e a equipe de pista da Audi Sport Team Joest, podem se orgulhar.
Por isso vamos buscar uma despedida apropriada para este carro antes da nova
era tecnológica que se inicia em 2014."
Ralf Jüttner
(Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Enquanto o inverno começa a
dar as caras na Alemanha, vamos correr em pleno deserto. Uma pista que tem uma
estrutura fantástica e moderna. Para nós, existe um único objetivo: vencer a
última corrida do ano também."
Fatos e
declarações dos pilotos Audi
Marcel
Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Venceu pela
terceira vez na temporada 2013 do WEC recentemente, na etapa da China
"Estar
no Bahrein será bom e será quente. Essa corrida já tem um clima de férias, por
estarmos perto do mar. Mas dentro do cockpit, o calor exige um trabalho duro,
especialmente em uma prova de longa duração. Depois da vitória na China, vamos
tentar fechar a temporada subindo novamente no lugar mais alto do pódio."
André
Lotterer (32/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Completou
32 anos no dia 19 de novembro
- Venceu a
corrida no Bahrein em 2012
"No ano
passado estava tão quente no Bahrein que a corrida foi um desafio enorme.
Esperamos que as temperaturas estejam mais amenas agora. E depois de sete
corridas no ano, o objetivo continua o mesmo: mostrar que a Audi tem o melhor
carro."
Benoît
Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Autor da
melhor volta da corrida na etapa da China
"Provavelmente
teremos as temperaturas mais altas do ano no Bahrein. Nossa meta é continuar de
onde paramos em 2012 e vencer novamente neste ano. Para a história da
categoria, seria legal marcar meu nome como vencedor da última corrida dessa
era dos protótipos."
Loïc Duval
(31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Corre pela primeira
vez no Bahrein pelo WEC, mas já conhece a pista com um Fórmula 3
"Não é
uma pista fácil. Tem uma série de curvas difíceis e está no meio do deserto.
Por isso as condições de aderência mudam frequentemente por causa da areia que
o vento carrega para a pista. Gosto do traçado e estou feliz por competir no
Bahrein agora pela Audi."
Tom
Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Conquistou
o título antecipado de pilotos na China
"Estou
ansioso por essa corrida. É uma aventura diferente, porque não costumamos
correr no deserto. Um bom equilíbrio do carro será importante para ter o melhor
contorno nos vários tipos de curvas do Bahrein. Espero que neste ano as
temperaturas estejam mais baixas do que no ano passado."
Allan McNish (43/GBR), Audi R18 e-tron quattro #2
(Audi Sport Team Joest)
- Ao
conquistar o título do WEC, realizou um sonho de longa data: ser campeão
mundial
- Largou na
pole position no Bahrein em 2012
"Chegamos
para esas etapa com os títulos de construtores e pilotos definidos, além do
vice-campeonato garantido para o segundo carro da Audi. Isso significa que
podemos trabalhar sem restrições táticas, porque não temos nada a perder. O
objetivo é vencer pela sétima vez em oito corridas e estou ansioso por isso, já
que neste ano o Audi R18 e-tron quattro parece ainda mais adaptado às
características dessa pista."
Informações
da pista
Extensão:
5.412 metros
Duração da
prova: 6 horas
Recorde na
classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de
184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na
corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128
(média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012
Programação do fim de semana (horários
de Brasília)
Quinta-feira
(28/11)
Treino livre
1 - 10h15
Treino livre
2 - 14h30
Sexta-feira
(29/11)
Treino livre
3 - 5h25
Classificação
- 10h45
Sábado
(30/11)
Largada - 10h
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos Audi Sport / Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra
ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra: Lucas Bornemann tenta vice-campeonato em Santa Cecília O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas...
Catarinense de Terra
Lucas Bornemann tenta vice-campeonato em Santa Cecília
O piloto
curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel
Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec Pinhais) participa no fim de
semana (30/11 e 1.º/12), da décima e última etapa do Catarinense de
Automobilismo, que será realizada no Autódromo Aldo Leal Tramontini, em Santa
Cecília (SC). Depois de conquistar o vice-campeonato do Interestadual PR/SC de
Velocidade na Terra, Lucas está em terceiro lugar na classificação da Marcas
“A”, do Catarinense de Automobilismo e quer “brigar” pelo vice-campeonato com
seu irmão Chris Bornemann, na última etapa da temporada 2013.
Estreando
carro novo na etapa passada, Lucas foi para os treinos livres em busca do
acerto ideal para o Gol n.º 41, visando também ganhar quilometragem e conhecer
melhor as reações do novo chassi. Na tomada de tempos, mudou radicalmente o
acerto do carro e foi apenas o 8.º colocado, com o tempo de 1min25s802, ficando
quarta fila do grid. De sábado para domingo, Lucas e sua equipe, a Ávila Racing
refizeram totalmente o acerto do carro, visando melhorar o desempenho para a
corrida da nona etapa.
Após a
largada, sem o acerto ideal, Lucas passou a administrar a sua corrida, pois a
pista estava muito técnica, não dando chances aos pilotos de errar. O piloto
paranaense foi ganhando posições dos acidentados e recebeu a bandeirada final
em quarto lugar, para a alegria de todos em sua equipe. “Pretendo ir para esta
última etapa com a “faca nos dentes” e sair de lá com meu objetivo que é ser
vice-campeão. Mas, vamos com certeza manter a mesma estratégia que balizou
nossa temporada, que foi a regularidade, pontuando em todas as etapas. Tenho
que bater dois adversários duríssimos nesta etapa e de três quem chegar na
frente leva o vice. E eu quero esta conquista”, declarou Lucas Bornemann
(Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI
Industries/Metabo).
Classificação
Com nove etapas
realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na
categoria Marcas “A” é a seguinte:
1.º) Fausto de Lucca, 235 pontos
2.º) Christiano Bornemann, 181
3.º) Lucas Bornemann, 159
4.º) Sidnei
de Borba, 157
5.º) Juliano
Dutra, 96
6.º) Samuel
Deucher, com 88 pontos ganhos.
MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto
Foto divulgção
ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga ...
ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga ...: Pontuação dobrada na última rodada dupla da temporada proporciona muitos pilotos com condições matemáticas de conquistar o cobiçado troféu....
Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga pelo título
Pontuação dobrada na última rodada dupla da temporada proporciona
muitos pilotos com condições matemáticas de conquistar o cobiçado troféu.
Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Toyota e Honda lutam entre as fábricas.
Oito pilotos
ainda têm chances matemáticas de conquistar o título da Copa Petrobras de
Marcas. Dentre eles, só Ricardo Maurício pode levar seu Honda Civic ao
bicampeonato. Também estão na briga, que será realizada no domingo, dia 1º de
dezembro no Autódromo de Curitiba, Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), Denis
Navarro (Toyota Corolla XRS), Alceu Feldmann (Honda Civic), Felipe Gama (Honda
Civic), Galid Osman (Toyota Corolla XRS), Vitor Meira (Ford Focus) e Vicente
Orige (Honda Civic).
Ricardinho
lidera com 184 pontos, com Zonta em segundo (167), Denis Navarro (158),
Feldmann (157), Gama, vencedor das duas provas em Cascavel, (155), Galid (151),
Meira (146) e Orige com 115 pontos.
Na disputa
entre as fábricas a primeira colocação está com a Honda, com 464 pontos seguida
pela Toyota (437), Ford (266), Chevrolet (250) e Mitsubishi (158).
Essa grande
quantidade de pilotos que desembarca na capital paranaense com chances de se
sagrar campeão se deve à pontuação dobrada nesta oitava rodada dupla da
temporada da Copa Petrobras de Marcas. Em vez dos normais 50 pontos (25 por
vitória em cada uma das duas corridas), serão 100 pontos em disputa, 50 na
prova de abertura, domingo às 9h05 e depois às 12h45. No sábado, às 16h10,
acontece o treino classificatório, que define o grid de largada.
A ordem de
largada da segunda e última corrida de 2013 é definida com a inversão de
posição dos oito primeiros colocados na abertura. Essa prática, comum em toda a
temporada, faz com que o vencedor largue em oitavo, o segundo em sétimo, o
terceiro em sexto, o quarto em quinto, o quinto em quarto, o sexto em terceiro,
o sétimo em segundo e o oitavo na pole position. Essa regra aumenta bastante a
emoção da prova final, ainda mais com pontuação dobrada.
Junto com a
Copa Petrobras de Marcas estará, assim como em toda a temporada, a Fórmula 3
Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos. Felipe
Guimarães já definiu a conquista do título em Cascavel, quando venceu uma das
corridas e ficou em segundo na outra. O vice-campeonato também já pertence a
Raphael Raucci. A briga continua na F3 Light entre o argentino Bruno Etman e o
brasileiro Artur Fortunato. Etman tem 242 pontos contra 214 do brasileiro de 16
anos. No final de semana estarão em jogo 40 pontos, 20 por vitória em cada uma
das duas corridas.
Mais informações no site
www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Fotos: Bruno Terena/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi M...
ALTA ROTAÇÃO: É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi M...: Última etapa da temporada 2013 do rali de regularidade terá trilhas belíssimas e muita emoção Neste sábado, dia 30, a Nação 4x4 se enco...
É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi Motorsports
Última etapa da temporada 2013 do rali de regularidade terá
trilhas belíssimas e muita emoção
Neste sábado,
dia 30, a Nação 4x4 se encontra em Fortaleza para a final do rali de
regularidade Mitsubishi Motorsports Nordeste. A etapa promete desafios, muita
emoção e diversão.
Depois de
passar por Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), a competição encerra a
temporada 2013 com trilhas belíssimas na capital cearense. Na chegada, os
competidores curtirão uma grande festa de encerramento, com show surpresa.
Serão premiados os melhores da etapa e os vencedores do campeonato.
"A prova
será exigente! Os competidores encontrarão trilhas com muita areia. As
paisagens prometem encantar a todos com coqueiros, cajueiros, cactos e
palmeiras", adianta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da
Mitsubishi. "A disputa promete ser emocionante e definirá os vencedores do
campeonato."
Os
competidores largarão do La Maison Coliseu e seguirão rumo ao leste. A prova
passará também pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Serão 180
quilômetros de percurso para a categoria Graduados (duplas mais experientes),
170 quilômetros para a Turismo (experiência intermediária)e 140 quilômetros
para a Turismo Light (duplas iniciantes).
O rali de
regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road
incríveis e oferece uma experiência para toda a família. Podem participar L200
e Pajero, versões 4x4. O objetivo é completar o percurso no tempo estipulado
pela planilha.
Além de
testar seus Mitsubishi nas trilhas, os competidores conhecem lugares novos,
reencontram amigos e curtem um fim de semana com a família. "É para
desestressar, conhecer novas pessoas e fazer amizades", conta o piloto
Alpires Filho. "É uma válvula de escape, uma terapia, um esporte
saudável", diz Renato Mendonça, que corre com o sobrinho Daniel Mendonça a
bordo de um Pajero Full e está na disputa pelo campeonato na categoria Turismo.
Premiação
Os pilotos
campeões da temporada 2013 do Mitsubishi Motorsports Nordeste, nas categorias
Graduados e Turismo, ganharão viagens inesquecíveis. O piloto vencedor na
categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a
40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa
Esmeralda. "O vencedor e mais três pessoas poderão aproveitar um dos mais
premiados hotéis do Brasil e eleito um dos 50 melhores do mundo", conta
Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.
Já o piloto
campeão da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré
(BA), com estadia no charmoso TXAI Resort. "O local possui uma rara beleza
natural, com todos os mínimos detalhes pensados para fazer com que os hóspedes
passem momentos únicos, assim como nos ralis da Mitsubishi", exalta
Corinna.
Mitsubishi
Pró-Brasil
A Nação 4x4
da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania.
Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900
toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para
participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos
não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da
cidade onde as provas são realizadas.
Acompanhe as
novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter
(www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit). Para
mais informações, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.
O Mitsubishi
Motorsports Nordeste tem patrocínio de Itaú, Axalta, Gol, Mit Financiamentos,
W.Truffi Blindados, GW Logistics, Mangels, Pirelli, Borlem, Transzero, Mapfre,
Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Sideral, Unirios, Pilkington e Columbia.
Credenciamento de Imprensa
O
credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por
meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e
os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.
Programação -
Mitsubishi Motorsports Nordeste - 4ª etapa - Fortaleza (CE)
29 de
novembro - Sexta-feira
Entrega de
kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: La
Maison Coliseu
Endereço: Av.
Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
30 de
novembro - Sábado
Largada: La
Maison Coliseu. Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
7h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light
A partir das
14h - Chegada e almoço de premiação
Local: La
Maison Coliseu
Endereço: Av.
Engenheiro Luiz Viera, 555 – Dunas
Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos
Fotos: Tom Papp / Ricardo Leizer/Mitsubishi
Assinar:
Postagens (Atom)