quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1

ALTA ROTAÇÃO: Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1: Ross Brawn vai deixar o cargo de diretor da equipe Mercedes da Fórmula 1 no final do ano, disse a Mercedes em nota na quinta-feira. Bra...

Brawn deixa cargo de diretor da Mercedes F1

Ross Brawn vai deixar o cargo de diretor da equipe Mercedes da Fórmula 1 no final do ano, disse a Mercedes em nota na quinta-feira.

Brawn, de 59 anos, distribuirá suas responsabilidades entre os diretores-executivos Toto Wolff (negócios) e Paddy Lowe (técnico). As especulações sobre o futuro dele já vinham desde o começo da temporada, em março.

"A consideração mais importante na minha decisão de deixar o cargo de diretor da equipe foi assegurar que era a hora certa para a equipe a fim de assegurar seu sucesso futuro", disse Brawn em nota.

Brawn é uma das figuras mais vitoriosas e respeitadas do automobilismo, depois de vencer uma série de campeonatos da F1 com três equipes diferentes.

Por Alan Baldwin
Fonte Reuters

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e ...

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e ...: Oito pilotos chegam a Curitiba com chances matemáticas de conquistar o título. Treinos começam no sábado cedo, mas desde sexta-feira as equ...

Copa Petrobras em Curitiba tem pé no acelerador e calculadora na mão

Oito pilotos chegam a Curitiba com chances matemáticas de conquistar o título. Treinos começam no sábado cedo, mas desde sexta-feira as equipes já se preparam para a decisão na capital paranaense.

Com oito na briga matemática pelo terceiro título da história da Copa Petrobras de Marcas, as possibilidades são muitas e os pilotos chegam no Autódromo de Curitiba com o pé no acelerador e a calculadora nas mãos. Quem, pelo menos em tese, tem maior vantagem é o líder Ricardo Maurício. Neste momento ele descartaria somente um ponto e ficaria com 183 do total de 184 que possui. O segundo colocado, o ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta, tem 167 e, com os pontos dobrados nestas provas decisivas, pode atingir 267. Se vencer as duas ele se sagra campeão, independentemente de dois eventuais segundos lugares de Maurício, pois já definiu seus descartes.



Todos os outros seis pilotos também estão diretamente nessa briga e, do grupo de oito, o único que pontuou em todas as 14 provas foi Galid Osman, que tem 151 pontos e neste momento, descarta oito, o que o levaria para 143. Vicente Orige, Vitor Meira, Felipe Gama, Alceu Feldmann e Denis Navarro já definiram os dois descartes obrigatórios, pois deixaram de marcar em duas oportunidades.

A abertura da oitava e última rodada da Copa Petrobras de Marcas acontece neste sábado, às 8h40 com o shake down, quando os pilotos fazem uma verificação no carro e são obrigados a passar pelos boxes, sem usar a longa reta de Curitiba. A partir das 9h50 os dois grupos terão, cada um, 45 minutos de treinamento, que se repete às 12h50. O classificatório está marcado para às 16h10.

A prova de abertura da última rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas acontece domingo às 9h05 e a segunda às 12h45. O grid da primeira corrida será definido no sábado e o da segunda, a exemplo de toda a temporada, tem a inversão entre os oito primeiros na abertura. O oitavo larga na pole, o sétimo em segundo, o sexto em terceiro, o quinto em quarto, o quarto em quinto o terceiro em sexto, o segundo em sétimo e o vencedor no oitavo posto.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas também acontece a nona e última prova da Fórmula 3 Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos. Com Felipe Guimarães já definido como campeão antecipado, título conquistado em Cascavel, na rodada anterior, e o vice também assegurado por Raphael Raucci, a briga fica somente na F3 Light entre o argentino Bruno Etman e o brasileiro Artur Fortunato.

Etman tem nove vitórias em 2013 contra duas de Fortunato. Com isso, o argentino tem 242 pontos e o brasileiro 214. Para ser campeão sem fazer muitas contas, Etman necessita marcar 12 pontos. Aí, chegaria a 254 e, ainda que Fortunato ganhasse as duas, eles empatariam em 254 pontos e o argentino ficaria com o título pelo maior número de vitórias na temporada.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br



Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Duda Bairros/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na pro...

ALTA ROTAÇÃO: Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na pro...: Etapa final do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 13 horas . O GP Petrob...

Moto 1000 GP tem quase dez horas de treinos na programação do GP Petrobras

Etapa final do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade terá transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 13 horas .

O GP Petrobras, que vai marcar neste domingo (1º) o encerramento da temporada do Moto 1000 GP, reserva aos pilotos e equipes uma programação intensa de treinos preparatórios no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O cronograma, que será aberto nesta sexta-feira (29), prevê nove horas e meia de pista liberada para treinos livres e classificatórios nas cinco categorias que compõem o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Os pilotos da GP 1000 terão entre sexta e sábado (30) quatro sessões livres de 25 minutos, cada. A GP 600 e a categoria-escola GPR 250 terão sua preparação marcada por dois treinos de 25 minutos na sexta e outros dois com 20 minutos, no sábado. Formando grid único, GP Light e GP Máster terão duas sessões de 25 minutos na sexta; no sábado, os pilotos serão divididos em dois grupos, cada um com um treino livre e a Pré-Classificação de 20 minutos.

A movimentação do GP Petrobras na pista, no domingo, será aberta às 8h20, com sessões de treinos de aquecimento de 10 minutos para cada grid, que completarão as nove horas e meia do cronograma de preparação em pista – cômputo que não considera os treinos extras opcionais que levaram pilotos e equipes à pista durante toda a última quarta-feira (27). A sequência de corridas será aberta com a GP Light e a GP Máster, com largada às 10h20.

NA TV E NA INTERNET
Os treinos classificatórios de sábado e as corridas de domingo do GP Petrobras terão transmissão ao vivo no site Moto1000GP.com.br. A etapa de domingo será transmitida a partir das 13 horas pelo canal Bandsports, com narração de Celso Miranda, comentário de César Barros e reportagem de Ricardo Montesano. A transmissão das corridas será levada também pela Band Internacional aos telespectadores de três continentes.

Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus a todas as equipes. O Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.

MOTO 1000 GP – GP PETROBRAS – PROGRAMAÇÃO

29 de novembro a 1º de dezembro de 2013 – Autódromo Zilmar Beux – Cascavel (PR)

Sexta-feira, 29 de novembro
11h30 – primeiro treino livre da GPR 250 (25 minutos)
12h05 – primeiro treino livre da GP 600 (25 minutos)
12h40 – primeiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
13h50 – primeiro treino livre da GP Light/GP Máster (25 minutos)
14h25 – segundo treino livre da GPR 250 (25 minutos)
15h00 – segundo treino livre da GP 600 (25 minutos)
15h35 – segundo treino livre da GP 1000 (25 minutos)
16h45 – segundo treino livre da GP Light/GP Máster (25 minutos)

Sábado, 30 de novembro
9h15 – terceiro treino livre da GPR 250 (20 minutos)
9h40 – terceiro treino livre da GP 600 (20 minutos)
10h05 – terceiro treino livre da GP 1000 (25 minutos)
10h35 – terceiro treino livre do grupo A da GP Light/GP Máster (20 minutos)
11h00 – terceiro treino livre do grupo B da GP Light/GP Máster (20 minutos)
11h25 – quarto treino livre GPR 250 (20 minutos)
11h50 – quarto treino livre GP 600 (20 minutos)
13h00 – quarto treino livre GP 1000 (25 minutos)
13h35 – treino pré-classificatório do grupo A da GP Light/GP Máster (20 minutos)
14h00 – treino pré-classificatório do grupo B da GP Light/GP Máster (20 minutos)
14h30 – treino classificatório Q1 da GPR 250 (20 minutos)
14h55 – treino classificatório Q1 da GP 600 (20 minutos)
15h20 – treino classificatório Q1 da GP 1000 (20 minutos)
15h45 – treino classificatório Q1 da GP Light/GP Máster (15 minutos)
16h05 – treino classificatório Q2 da GPR 250 (10 minutos)
16h20 – treino classificatório Q2 da GP 600 (10 minutos)
16h35 – treino classificatório Q2 da GP 1000 (10 minutos)
16h50 – treino classificatório Q2 da GP Light/GP Máster (15 minutos)

Domingo, 1º de dezembro
8h20 – warm up da GP Light/GP Máster (10 minutos)
8h40 – warm up da GPR 250 (10 minutos)
9h00 – warm up da GP 1000 (10 minutos)
9h20 – warm up da GP 600 (10 minutos)
10h20 – largada da GP Light/GP Máster (20 voltas)
11h20 – largada da GPR 250 (20 voltas)
11h50 – show de wheeling (50 minutos)
12h00 – visitação aos boxes (30 minutos)
13h10 – largada da GP 1000 (22 voltas)
14h05 – largada da GP 600 (20 voltas)
15h00 – Motopasseio


Fonte: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitó...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitó...: Brasiliense garantiu o título de campeão por antecipação, mas quer aumentar o seu recorde de 12 vitórias em uma temporada no principal camp...

Fórmula 3 Sudam: Campeão, Guimarães quer mais vitórias em Curitiba

Brasiliense garantiu o título de campeão por antecipação, mas quer aumentar o seu recorde de 12 vitórias em uma temporada no principal campeonato sul-americano de monopostos.

Termina neste final de semana (30/11 e 01/12) a temporada 2013 do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, que terá a sua nona e última rodada dupla no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), que já havia recebido o principal campeonato sul-americano de monopostos em agosto.

Campeão antecipado, o brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) tem 255 pontos, enquanto o paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR Racing) soma 196, e o paranaense Gustavo Myasava (Drugovich/Viapar), seu companheiro de equipe na Hitech Racing acumula 138 pontos.

"Vou mais tranquilo para esta rodada com o campeonato garantido e sem preocupação para acelerar e ir atrás de mais duas vitórias. Estou livre, leve e solto", garante o piloto de 22 anos de idade.

E não é para menos. A campanha de Felipe Guimarães com o Dallara de 280 cavalos da equipe paranaense Hitech Racing Brazil foi composta de pole position em seis de sete rodadas duplas e acumula 11 voltas mais rápidas (quatro recordes) em 16 corridas do campeonato, e 12 vitórias sendo duas na Argentina, três em São Paulo, três em Brasília, duas em Porto Alegre, uma em Curitiba e uma em Cascavel.

De quebra, o brasiliense já havia vencido duas provas em Interlagos quando garantiu o título do F3 Brazil Open no começo do ano, e mais uma na Inglaterra e outra na Alemanha, quando ficou em quarto no Campeonato Inglês. Todo este desempenho rendeu-lhe dois troféus Capacete de Ouro, nas categorias Internacional e Fórmula 3, premiação considerada o ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro.

"Ganhei uma experiência muito boa este ano, a primeira temporada completa que estou tendo a oportunidade de fazer na minha carreira com automóvel. Então, quero utilizar esta bagagem a meu favor para continuar alcançando bons resultados daqui pra frente, pois será isto que irá alavancar a minha carreira na escolha que fiz, que é um dia chegar na Fórmula 1", admite o campeão da Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing.

A Hitech Racing vai contar novamente com os seus dois pilotos titulares, que ajudaram a equipe sediada em Pinhais, a poucos metros do Autódromo de Curitiba a alcançar o bicampeonato sul-americano de Fórmula 3.

"É a segunda vez que correremos este ano aqui em Curitiba e vamos aproveitar para testar um acerto diferente no carro do Felipe já pensando na próxima temporada", conta o engenheiro paranaense Rodrigo Contin. "Desta vez estamos em situação bem mais confortável e tranquila com a conquista antecipada dos campeonatos. E não precisaremos fazer corridas estratégicas e conservadoras como em Cascavel, quando o objetivo era garantir os títulos. Vamos com força brigar puramente pela vitória com os dois pilotos. Queremos encerrar com muita festa em casa", garante o chefe da equipe Hitech Racing Brazil.

Às 9 horas de sábado a Fórmula 3 entra na pista para o primeiro treino livre, e as 11h40 acontece a segunda prática, sempre com 40 minutos de duração. A definição do grid de largada da 17ª etapa será as 14h20, com 20 minutos de duração. A largada da primeira prova será a partir das 16h55, com 30 minutos mais uma volta. O encerramento da programação é no domingo, com a 18ª etapa largando as 10h25.

Os primeiros na classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de 16 etapas são:
1º) Felipe Guimarães, 255 pontos; 2º) Raphael Raucci, 196; 3º) Gustavo Myasava, 138; 4º) Leonardo de Souza, 80; 5º) Higor Hoffmann, 46.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Bruno Terena

ALTA ROTAÇÃO: Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças...

ALTA ROTAÇÃO: Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças...: "Ambas são corridas longas, por isso, a estratégia conta muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes", garante Ka...

Vencedor da Indy 500, Kanaan comenta as diferenças e semelhanças com a prova quase homônima no kart

"Ambas são corridas longas, por isso, a estratégia conta muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes", garante Kanaan

Após vencer pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis neste ano, Tony Kanaan está na disputa contra mais 50 equipes para tentar levar seu nono título das 500 Milhas de Kart Beto Carrero, a mais tradicional prova do kartismo nacional, que também marca o final do ano como um grande evento de confraternização do automobilismo brasileiro.


O novo contratado da equipe Ganassi na Fórmula Indy comparou e comentou as semelhanças e diferenças entre as duas longas provas nesta quinta-feira (28). Após o primeiro treino do dia, Tony, Rubens Barrichello, Felipe Giaffone, Christian Fittipaldi, Bia Figueiredo e Adalgiso Telles, CEO do Parque Beto Carrero, se encontraram com a imprensa para um bate-papo.



"Ambas são corridas longas, por isso, a estratégia conta muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes. A experiência também é um fator determinante. Os melhores kartistas do Brasil andam aqui, mas por não ter a malícia e a esperteza, acabam batendo. Vivi isso muito intensamente nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano, quando tive que abusar da estratégia para vencer", disse Tony Kanaan, que assim como Rubens Barrichello, amigo e companheiro de equipe neste final de semana, é oito vezes campeão da prova.

Felipe Giaffone, promotor e idealizador das corridas das 500 Milhas de Kart Beto Carrero, comentou que o calor excessivo que está fazendo em Penha (SC) pode dificultar ainda mais o trabalho dos pilotos e equipamentos durante a corrida.

"A prova poderá ser um pouco diferenciada se esse calor forte persistir. A parte física irá pegar bastante, mas, pelo que tenho visto dos tempos, que tem ficado muito próximos, tem tudo para ficar bastante equilibrado", falou o tetracampeão da Fórmula Truck.

Adalgiso Telles, CEO do Parque Beto Carrero, está animado com esta 17ª edição do evento, competição que desde 2011 faz parte do calendário do Parque. "Nossa expectativa é maravilhosa. É sempre bom receber pilotos de renome como esses que estão aqui hoje. Poder sediar essa prova em um kartódromo que fica dentro de um parque, unindo diversão e entretenimento, é maravilhoso."

Rubens Barrichello, que, mesmo sendo o maior vencedor da competição, nunca venceu depois que a prova saiu do Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, busca sua nona conquista, também fala que correr nesta grande confraternização de fim de ano é muito especial.
"Tendo menos pressão e indo correr puramente pelo esporte é bem mais legal. Estamos com um equipamento muito competitivo, e estou na expectativa de poder vencer novamente - e pela primeira vez aqui em Santa Catarina", comentou Rubens.


Christian Fittipaldi e Bia Figueiredo também elogiaram muito a organização e o evento. Quatro vezes campeão - e líder dos primeiros treinos livres realizados na última quarta-feira (27), Fittipaldi torce por uma corrida extremamente equilibrada.

"Tomara que tenhamos uma prova como a do ano passado, quando quatro karts terminaram dentro da mesma volta após 12h. Se voltarmos dois anos atrás, veremos que os dois primeiros terminaram com uma diferença de 1s5, somente. Isso mostra a dedicação e a paridade do evento: é tudo uma grande brincadeira, mas é uma brincadeira séria. Antes de entrar, todo mundo está conversando e dando risada, mas quando começa a corrida, todos vão para cima", comentou.

Bia, que comemora seus 20 anos de carreira este ano, diz que é um prazer fazer parte de todo este espetáculo. "Para mim é um prazer fazer parte desta turma que anda junto há tanto tempo. Quando eles começaram a correr eu nem tinha idade para competir, pois tinha apenas 11 anos, mas já torcia por eles quando criança. E agora, fazendo parte disso, a gratificação é enorme", finalizou.

O formato de disputa deste ano será o mesmo consagrado nos anteriores, com a extensão das 500 milhas (cerca de 800 km) sendo percorrida em até 12 horas com os karts de motor de 13 HP. Os times contam com número variado de pilotos (de 3 a 10).

Os treinos livres das 500 Milhas de Kart Beto Carrero continuam nesta quinta-feira às 15h10. Os treinos podem ser acompanhados pelo site da Cronoelo no site a seguir: 

www.cronoelo.com.br.



Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Rafael Gagliano/Hyset/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013

ALTA ROTAÇÃO: Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013: Última etapa do ano será no Bahrein • Marca alemã chega para última rodada como campeã antecipada entre pilotos e fabricantes • Dr. Wolfgan...

Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013

Última etapa do ano será no Bahrein • Marca alemã chega para última rodada como campeã antecipada entre pilotos e fabricantes • Dr. Wolfgang Ullrich: "Conquistamos tudo que tinha para ser conquistado"


A divisão de provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no próximo sábado, dia 30.


Foram cinco pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a Audi chega para o "grand finale" do ano sem pressão. A etapa no Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo ano.

O Audi R18 e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de AMOLED.

É com essa base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos 40ºC.

Neste ano, porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro, entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrein é a areia carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto constantemente.

Como mercado, o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o aumento foi de expressivos 24%.

A corrida do próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.

Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Nosso time conquistou tudo que tinha de ser conquistado de forma antecipada neste ano. Vencemos as 24 Horas de Le Mans e os títulos de pilotos e construtores no WEC. Por isso, podemos correr no Bahrein sem pressão, embora isso não signifique que entraremos no grid sem metas ambiciosas. O objetivo é vencer, como fizemos nesta mesma etapa no ano passado, e fechar a temporada com uma grande festa para a Audi."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "É uma corrida especial, porque será a última da configuração atual do R18 e-tron quattro, um carro que venceu 10 corridas nos últimos 17 meses. Este é um histórico do qual todo o time de pesquisa e desenvolvimento, e a equipe de pista da Audi Sport Team Joest, podem se orgulhar. Por isso vamos buscar uma despedida apropriada para este carro antes da nova era tecnológica que se inicia em 2014."

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Enquanto o inverno começa a dar as caras na Alemanha, vamos correr em pleno deserto. Uma pista que tem uma estrutura fantástica e moderna. Para nós, existe um único objetivo: vencer a última corrida do ano também."


Fatos e declarações dos pilotos Audi

Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Venceu pela terceira vez na temporada 2013 do WEC recentemente, na etapa da China
"Estar no Bahrein será bom e será quente. Essa corrida já tem um clima de férias, por estarmos perto do mar. Mas dentro do cockpit, o calor exige um trabalho duro, especialmente em uma prova de longa duração. Depois da vitória na China, vamos tentar fechar a temporada subindo novamente no lugar mais alto do pódio."

André Lotterer (32/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Completou 32 anos no dia 19 de novembro
- Venceu a corrida no Bahrein em 2012
"No ano passado estava tão quente no Bahrein que a corrida foi um desafio enorme. Esperamos que as temperaturas estejam mais amenas agora. E depois de sete corridas no ano, o objetivo continua o mesmo: mostrar que a Audi tem o melhor carro."

Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Autor da melhor volta da corrida na etapa da China
"Provavelmente teremos as temperaturas mais altas do ano no Bahrein. Nossa meta é continuar de onde paramos em 2012 e vencer novamente neste ano. Para a história da categoria, seria legal marcar meu nome como vencedor da última corrida dessa era dos protótipos."

Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Corre pela primeira vez no Bahrein pelo WEC, mas já conhece a pista com um Fórmula 3
"Não é uma pista fácil. Tem uma série de curvas difíceis e está no meio do deserto. Por isso as condições de aderência mudam frequentemente por causa da areia que o vento carrega para a pista. Gosto do traçado e estou feliz por competir no Bahrein agora pela Audi."

Tom Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Conquistou o título antecipado de pilotos na China
"Estou ansioso por essa corrida. É uma aventura diferente, porque não costumamos correr no deserto. Um bom equilíbrio do carro será importante para ter o melhor contorno nos vários tipos de curvas do Bahrein. Espero que neste ano as temperaturas estejam mais baixas do que no ano passado."

Allan McNish (43/GBR), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Ao conquistar o título do WEC, realizou um sonho de longa data: ser campeão mundial
- Largou na pole position no Bahrein em 2012
"Chegamos para esas etapa com os títulos de construtores e pilotos definidos, além do vice-campeonato garantido para o segundo carro da Audi. Isso significa que podemos trabalhar sem restrições táticas, porque não temos nada a perder. O objetivo é vencer pela sétima vez em oito corridas e estou ansioso por isso, já que neste ano o Audi R18 e-tron quattro parece ainda mais adaptado às características dessa pista."

Informações da pista

Extensão: 5.412 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de 184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128 (média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012

Programação do fim de semana (horários de Brasília)

Quinta-feira (28/11)
Treino livre 1 - 10h15
Treino livre 2 - 14h30

Sexta-feira (29/11)
Treino livre 3 - 5h25
Classificação - 10h45

Sábado (30/11)
Largada - 10h


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra

ALTA ROTAÇÃO: Catarinense de Terra: Lucas Bornemann tenta vice-campeonato em Santa Cecília O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas...

Catarinense de Terra

Lucas Bornemann tenta vice-campeonato em Santa Cecília

O piloto curitibano Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo/Cefec Pinhais) participa no fim de semana (30/11 e 1.º/12), da décima e última etapa do Catarinense de Automobilismo, que será realizada no Autódromo Aldo Leal Tramontini, em Santa Cecília (SC). Depois de conquistar o vice-campeonato do Interestadual PR/SC de Velocidade na Terra, Lucas está em terceiro lugar na classificação da Marcas “A”, do Catarinense de Automobilismo e quer “brigar” pelo vice-campeonato com seu irmão Chris Bornemann, na última etapa da temporada 2013.

Estreando carro novo na etapa passada, Lucas foi para os treinos livres em busca do acerto ideal para o Gol n.º 41, visando também ganhar quilometragem e conhecer melhor as reações do novo chassi. Na tomada de tempos, mudou radicalmente o acerto do carro e foi apenas o 8.º colocado, com o tempo de 1min25s802, ficando quarta fila do grid. De sábado para domingo, Lucas e sua equipe, a Ávila Racing refizeram totalmente o acerto do carro, visando melhorar o desempenho para a corrida da nona etapa.

Após a largada, sem o acerto ideal, Lucas passou a administrar a sua corrida, pois a pista estava muito técnica, não dando chances aos pilotos de errar. O piloto paranaense foi ganhando posições dos acidentados e recebeu a bandeirada final em quarto lugar, para a alegria de todos em sua equipe. “Pretendo ir para esta última etapa com a “faca nos dentes” e sair de lá com meu objetivo que é ser vice-campeão. Mas, vamos com certeza manter a mesma estratégia que balizou nossa temporada, que foi a regularidade, pontuando em todas as etapas. Tenho que bater dois adversários duríssimos nesta etapa e de três quem chegar na frente leva o vice. E eu quero esta conquista”, declarou Lucas Bornemann (Fricke Soldas/Merkle Balmer/Cassel Máquinas/WAP/Engepes/TBI Industries/Metabo).

Classificação

Com nove etapas realizadas, a classificação do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2013, na categoria Marcas “A” é a seguinte:

 1.º) Fausto de Lucca, 235 pontos
2.º) Christiano Bornemann, 181
3.º) Lucas Bornemann, 159
4.º) Sidnei de Borba, 157
5.º) Juliano Dutra, 96
6.º) Samuel Deucher, com 88 pontos ganhos.

 MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto

Foto divulgção

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga ...

ALTA ROTAÇÃO: Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga ...: Pontuação dobrada na última rodada dupla da temporada proporciona muitos pilotos com condições matemáticas de conquistar o cobiçado troféu....

Copa Petrobras chega a Curitiba com oito na briga pelo título

Pontuação dobrada na última rodada dupla da temporada proporciona muitos pilotos com condições matemáticas de conquistar o cobiçado troféu. Mitsubishi, Chevrolet, Ford, Toyota e Honda lutam entre as fábricas.

Oito pilotos ainda têm chances matemáticas de conquistar o título da Copa Petrobras de Marcas. Dentre eles, só Ricardo Maurício pode levar seu Honda Civic ao bicampeonato. Também estão na briga, que será realizada no domingo, dia 1º de dezembro no Autódromo de Curitiba, Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), Alceu Feldmann (Honda Civic), Felipe Gama (Honda Civic), Galid Osman (Toyota Corolla XRS), Vitor Meira (Ford Focus) e Vicente Orige (Honda Civic).



Ricardinho lidera com 184 pontos, com Zonta em segundo (167), Denis Navarro (158), Feldmann (157), Gama, vencedor das duas provas em Cascavel, (155), Galid (151), Meira (146) e Orige com 115 pontos.

Na disputa entre as fábricas a primeira colocação está com a Honda, com 464 pontos seguida pela Toyota (437), Ford (266), Chevrolet (250) e Mitsubishi (158).

Essa grande quantidade de pilotos que desembarca na capital paranaense com chances de se sagrar campeão se deve à pontuação dobrada nesta oitava rodada dupla da temporada da Copa Petrobras de Marcas. Em vez dos normais 50 pontos (25 por vitória em cada uma das duas corridas), serão 100 pontos em disputa, 50 na prova de abertura, domingo às 9h05 e depois às 12h45. No sábado, às 16h10, acontece o treino classificatório, que define o grid de largada.


A ordem de largada da segunda e última corrida de 2013 é definida com a inversão de posição dos oito primeiros colocados na abertura. Essa prática, comum em toda a temporada, faz com que o vencedor largue em oitavo, o segundo em sétimo, o terceiro em sexto, o quarto em quinto, o quinto em quarto, o sexto em terceiro, o sétimo em segundo e o oitavo na pole position. Essa regra aumenta bastante a emoção da prova final, ainda mais com pontuação dobrada.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas estará, assim como em toda a temporada, a Fórmula 3 Sul-americana, a principal categoria continental de monopostos. Felipe Guimarães já definiu a conquista do título em Cascavel, quando venceu uma das corridas e ficou em segundo na outra. O vice-campeonato também já pertence a Raphael Raucci. A briga continua na F3 Light entre o argentino Bruno Etman e o brasileiro Artur Fortunato. Etman tem 242 pontos contra 214 do brasileiro de 16 anos. No final de semana estarão em jogo 40 pontos, 20 por vitória em cada uma das duas corridas.


Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos: Bruno Terena/Vicar

ALTA ROTAÇÃO: É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi M...

ALTA ROTAÇÃO: É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi M...: Última etapa da temporada 2013 do rali de regularidade terá trilhas belíssimas e muita emoção Neste sábado, dia 30, a Nação 4x4 se enco...

É sábado: Fortaleza recebe a final do Mitsubishi Motorsports

Última etapa da temporada 2013 do rali de regularidade terá trilhas belíssimas e muita emoção

Neste sábado, dia 30, a Nação 4x4 se encontra em Fortaleza para a final do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports Nordeste. A etapa promete desafios, muita emoção e diversão.


Depois de passar por Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), a competição encerra a temporada 2013 com trilhas belíssimas na capital cearense. Na chegada, os competidores curtirão uma grande festa de encerramento, com show surpresa. Serão premiados os melhores da etapa e os vencedores do campeonato.

"A prova será exigente! Os competidores encontrarão trilhas com muita areia. As paisagens prometem encantar a todos com coqueiros, cajueiros, cactos e palmeiras", adianta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi. "A disputa promete ser emocionante e definirá os vencedores do campeonato."

Os competidores largarão do La Maison Coliseu e seguirão rumo ao leste. A prova passará também pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel. Serão 180 quilômetros de percurso para a categoria Graduados (duplas mais experientes), 170 quilômetros para a Turismo (experiência intermediária)e 140 quilômetros para a Turismo Light (duplas iniciantes).

O rali de regularidade Mitsubishi Motorsports leva os participantes para trilhas off road incríveis e oferece uma experiência para toda a família. Podem participar L200 e Pajero, versões 4x4. O objetivo é completar o percurso no tempo estipulado pela planilha.

Além de testar seus Mitsubishi nas trilhas, os competidores conhecem lugares novos, reencontram amigos e curtem um fim de semana com a família. "É para desestressar, conhecer novas pessoas e fazer amizades", conta o piloto Alpires Filho. "É uma válvula de escape, uma terapia, um esporte saudável", diz Renato Mendonça, que corre com o sobrinho Daniel Mendonça a bordo de um Pajero Full e está na disputa pelo campeonato na categoria Turismo.

Premiação
Os pilotos campeões da temporada 2013 do Mitsubishi Motorsports Nordeste, nas categorias Graduados e Turismo, ganharão viagens inesquecíveis. O piloto vencedor na categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a 40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa Esmeralda. "O vencedor e mais três pessoas poderão aproveitar um dos mais premiados hotéis do Brasil e eleito um dos 50 melhores do mundo", conta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.


Já o piloto campeão da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré (BA), com estadia no charmoso TXAI Resort. "O local possui uma rara beleza natural, com todos os mínimos detalhes pensados para fazer com que os hóspedes passem momentos únicos, assim como nos ralis da Mitsubishi", exalta Corinna.


Mitsubishi Pró-Brasil
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da cidade onde as provas são realizadas.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook (www.facebook.com/MundoMit). Para mais informações, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.


O Mitsubishi Motorsports Nordeste tem patrocínio de Itaú, Axalta, Gol, Mit Financiamentos, W.Truffi Blindados, GW Logistics, Mangels, Pirelli, Borlem, Transzero, Mapfre, Tecfil - Sofape, Castrol, Clarion, Sideral, Unirios, Pilkington e Columbia.


Credenciamento de Imprensa
O credenciamento de imprensa para o Mitsubishi Motorsports pode ser feito por meio do imprensa@mmcb.com.br. Os interessados devem enviar o nome do veículo e os dados completos do jornalista. As confirmações serão feitas via e-mail.

Programação - Mitsubishi Motorsports Nordeste - 4ª etapa - Fortaleza (CE)
29 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: La Maison Coliseu
Endereço: Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas

30 de novembro - Sábado
Largada: La Maison Coliseu. Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 - Dunas
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: La Maison Coliseu
Endereço: Av. Engenheiro Luiz Viera, 555 – Dunas


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Tom Papp / Ricardo Leizer/Mitsubishi