domingo, 20 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Stock: Sergio Jimenez termina em sexto em Curitiba...

ALTA ROTAÇÃO: Stock: Sergio Jimenez termina em sexto em Curitiba...: Denis Navarro vinha para ser o nono colocado, mas um toque o fez perder muitas posições. Com isso, o piloto do #5 terminou em 16º. Resultad...

Stock: Sergio Jimenez termina em sexto em Curitiba e passa a liderar entre os estreantes

Denis Navarro vinha para ser o nono colocado, mas um toque o fez perder muitas posições. Com isso, o piloto do #5 terminou em 16º. Resultado fez com que equipe fosse a terceira que mais marcou pontos na etapa

A Voxx Racing foi um dos destaques da prova deste final de semana em Curitiba, Paraná, décima etapa da temporada 2013 da Stock Car. Sergio Jimenez terminou a corrida em sexto e Denis Navarro, que ocupava a nona colocação, foi tocado no fim da prova e cruzou a linha de chegada em 16º.

Com o resultado de hoje, Sergio Jimenez passa a ser o oitavo no campeonato de pilotos. Com 87 pontos até o momento, o piloto paulista passa a liderar o campeonato entre os estreantes.


"Minha largada foi muito boa, dei um bom pulo e me posicionei em quarto, mas meu carro estava muito traseiro no começo da corrida, o que me fez perder as posições ganhas. Para melhorar um pouco tive que mexer muitos nas barras. Um pouco antes da parada meu carro estabilizou, mas tive que entrar e trocar o pneu traseiro esquerdo. Voltei acelerando tudo e consegui recuperar a sexta colocação. No fim, tive que guardar um pouco de equipamento. Estou contente com o resultado. Subimos mais uma vez no campeonato. Estamos no bolo junto com campeões e os que ganham corridas. Como estreante, se pensarmos bem, está sendo um ano excelente", disse Sergio Jimenez, piloto do carro #73.

Denis Navarro também vinha em uma corrida muito consistente. Em nono a três voltas do fim, foi tocado por outro competidor e perdeu várias posições, cruzando a linha de chegada em 16º.

"Recebi um toque no finalzinho da corrida e perdemos a chance de terminar entre os dez primeiros. Fiquei bastante chateado, mas infelizmente isso acontece. Mas pelo menos consegui marcar alguns pontos na prova", disse Denis Navarro, piloto do carro #5.

Com o resultado de Sergio Jimenez e Denis Navarro, a Voxx Racing foi a terceira equipe que mais marcou pontos na corrida, o que fez o time subir no campeonato e ser sexto colocado de forma isolada com 134 pontos ganhos.

"Considerando que essa é a primeira temporada do time, estamos com uma consistência muito boa de resultados, como na prova de hoje do Jimenez, que é o melhor entre os estreantes da Stock em 2013. Foi uma pena o Denis ter levado o toque e ter caído muitas posições, pois tínhamos totais chances de colocar ambos os carros dentro do top-10. Subimos no campeonato de equipes, o que é importante também", disse William Lube, chefe da equipe Voxx Racing.

Nesta etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuou estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

A 11ª e penúltima etapa da temporada 2013 da Stock Car será em Brasília, Distrito Federal, dia 10 de novembro.


Veja como terminou a corrida:
1. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 31 voltas em 42min22s587
2. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 2.044
3. Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 6.809
4. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 7.167
5. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 7.458
6. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) -a 14.059
7. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) -a 16.199
8. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - a 18.288
9. Ricardo Zonta (BMC Racing) - a 21.024
10. Valdeno Brito (Shell Racing) - a 22.485
11. Rubens Barrichello (Full Time Competições) - a 22.959
12. Diego Nunes (RC3 Bassani) - a 24.925
13. Popó Bueno (Shell Racing) - a 26.785
14. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - a 31.872
15. Rafa Matos (Hot Car Competições) - a 32.608
16. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - a 33.001
17. Tuka Rocha (BMC Racing) - a 34.298
18. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - a 46.259
19. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing) - a 48.050
20. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - a 52.870
21. Vitor Genz (Gramacho Competições) - a 52.930
22. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 57.248
23. Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) - a 1:11.715
24. Max Wilson (Eurofarma RC) - a 1 volta
25. Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - a 1 volta
26. Duda Pamplona (Officer ProGP) - a 1 volta
27. Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - a 1 volta
28. Wellington Justino (Hot Car Competições) - a 1 volta
29. Felipe Lapenna (Hanier Racing) -a 7 voltas
30. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - a 7 voltas
31. Gabriel Casagrande (RC3 Bassani) - Não completou
32. Luciano Burti (Boettger Competições) - Não completou
33. David Muffato (Carlos Alves Competições) - Não completou
34. Alceu Feldmann (Full Time Competições) - Não completou

Classificação do campeonato:
1. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 172 pontos
2. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 161
3. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 160
4. Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC) - 160
5. Valdeno Brito (Shell Racing) - 120
6. Max Wilson (Eurofarma RC) - 117
7. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) - 102
8. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - 87
9. Rubens Barrichello (Full Time Competições) - 83
10. Ricardo Zonta (BMC Racing) - 82
11. Tuka Rocha (BMC Racing) - 69
12. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 68
13. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - 66
14. Luciano Burti (Boettger Competições) - 66
15. Diego Nunes (RC3 Bassani) - 63
16. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 60
17. Rafa Matos (Hot Car Competições) - 55
18. Popó Bueno (Shell Racing) - 50
19. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 48
20. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - 47
21. Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing) - 46
22. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - 42
23. Duda Pamplona (Officer ProGP) - 39
24. Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - 38
25. Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - 36
26. David Muffato (Carlos Alves Competições) - 26
27. Alceu Feldmann (Full Time Competições) - 25
28. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - 19
29. Felipe Lapenna (Hanier Racing) - 15
30. Vitor Genz (Gramacho Competições) - 9
31. Wellington Justino (Hot Car Competições) - 8
32. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - 5
33. Gabriel Casagrande (RC3 Bassani) - 4
34. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - 2
35. Patrick Gonçalves (RC3 Bassani) – 0


RF1 Jornalismo
Fotos: José Mário Dias/RF1


ALTA ROTAÇÃO: Lorenzo venceu GP da Austrália com Márquez desclas...

ALTA ROTAÇÃO: Lorenzo venceu GP da Austrália com Márquez desclas...: Jorge Lorenzo acabou por ser o grande vencedor no dia em que Marc Márquez podia ter ganho o título de MotoGP™; o actual Campeão do Mundo ve...

Lorenzo venceu GP da Austrália com Márquez desclassificado

Jorge Lorenzo acabou por ser o grande vencedor no dia em que Marc Márquez podia ter ganho o título de MotoGP™; o actual Campeão do Mundo venceu a 50ª corrida da carreira no Tissot Grande Prémio da Austrália com todos os pilotos a serem obrigados a efectuar troca de montada. Márquez falhou a janela de troca de motos e acabou por ver a bandeira preta.
A decisão da Direcção de Corrida de encurtar a prova da categoria rainha para 19 voltas e de obrigar à troca de motos, e como tal de pneus, no máximo à décima volta já deixava antever uma prova muito emocionante, mas nada fazia antever tudo o que se passou.

Lorenzo (Yamaha Factory Racing) esteve muito bem ao apagar das luzes para saltar da pole position para a liderança da corrida, com o rival e líder da classificação Márquez, da Repsol Honda Team, a colocar-se desde logo na roda do compatriota e com Dani Pedrosa na terceira posição.

As luta entre os três espanhóis foi muito renhida na primeira metade da corrida, com os pilotos a apresentarem um ritmo alucinante na casa do segundo 28. Márquez esteve sempre à espreita de uma oportunidade para assumir a liderança, mas nunca conseguiu. Enquanto isso, Pedrosa foi o primeiro a entrar para a obrigatória troca de moto à nona volta, e foi aqui que tudo se começou a decidir.

Lorenzo entrou na via das boxes na volta seguinte, a última que era permitida ao pilotos, e regressou depois à pista mantendo a liderança. Enquanto isso, Márquez, que podia ter-se sagrado Campeão do Mundo e feito história hoje em Phillip Island, ficou em pista por mais uma volta no que foi uma falha da Repsol Honda Team. O jovem catalão só efectuou a troca de montada à 11ª volta e regressou à pista para cair para terceiro depois de ligeiro toque em Lorenzo à saída da via de boxes.

Márquez ainda recuperou para segundo, o que ao mesmo tempo permitiu a Pedrosa cumprir a penalização de cedência de uma posição por ter excedido o limite de velocidade no pit lane, mas acabou pouco depois por ver a bandeira preta e ser desclassificado por ter feito uma volta a mais que o permitido com o mesmo jogo de pneus.

O desfecho acabou por dar uma vitória tranquila a Lorenzo, a primeira em Phillip Island, e por deixar o Campeão do Mundo em título a 18 pontos do líder quando faltam disputar apenas duas provas, enquanto Pedrosa foi segundo e também manteve acesas as aspirações ao ceptro.

Enquanto isso, um pouco mais atrás, Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing), Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech3) e Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) levavam a cabo animado duelo. O que inicialmente era a luta pelo quarto posto, converteu-se no despique pelo mais baixo do pódio a partir da 14ª volta, altura em que Márquez se retirou.

Depois de Rossi ter ultrapassado Crutchlow nas boxes, o britânico respondeu em pista para voltar a impor-se ao transalpino. Contudo, Rossi não baixou os braços e assim que Crutchlow abriu um pouco a trajectória o nove vezes Campeão do Mundo aproveitou para saltar para o terceiro posto a três voltas do fim. O trio manteve-se sempre muito colado, mas até final acabou por não haver mais trocas de posições e Bautista teve de se contentar com o sexto posto, atrás do italiano e do inglês.

Mais atrás, Nicky Hayden (Ducati Team), Andrea Iannone (Energy T.I. Pramac Racing), Andrea Dovizioso (Ducati) e Randy de Puniet (Power Electronics Aspart) completavam o Top 10, com este último a triunfar entre as CRT. Contudo, o colega de equipa do gaulês De Puniet, Aleix Espargaró, venceu a categoria pela segunda época consecutiva depois de ter terminado o Tissot Grande Prémio da Austrália na 11ª posição.

Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), Yonny Hernández (Ignite Pramac Racing), Héctor Barberá (Avintia Blusens) e Danilo Petrucci (Came IodaRacing Project) completaram os lugares pontuáveis, enquanto o homem da casa Bryan Staring (GO&FUN Honda Gresini) foi o outro piloto a ser além de Márquez a ser excluído, e pelos motivos.

O Campeonato do Mundo prossegue agora dentro de uma semana na casa da Honda, no Twin Ring Motegi com o Grande Prémio do Japão.




ALTA ROTAÇÃO: Endurance: pole garante vitória de Bruno Senna em ...

ALTA ROTAÇÃO: Endurance: pole garante vitória de Bruno Senna em ...: Sob forte chuva, carros completam apenas 16 voltas atrás do safety car A pole conquistada no sábado foi decisiva para a vitória que Bru...

Endurance: pole garante vitória de Bruno Senna em Fuji

Sob forte chuva, carros completam apenas 16 voltas atrás do safety car

A pole conquistada no sábado foi decisiva para a vitória que Bruno Senna conquistou neste domingo nas 6 Horas de Fuji, a sua terceira pela equipe oficial da Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Em sua única aparição na categoria GTE Am, ao lado dos dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, Bruno acabou beneficiado pelo mau tempo que castigou a região durante toda a prova, iniciada e encerrada depois de duas longas paralisações, sempre com os carros atrás do safety car. Como foram completadas apenas 16 voltas, muito abaixo do limite mínimo estabelecido pelo regulamento, os pontos foram concedidos pela metade.


A participação de Bruno foi fundamental para o sucesso da marca britânica e coroou a estratégia do chefe de equipe John Gaw. Ele pediu ao brasileiro para ajudar os dinamarqueses na luta pelo título da categoria, e o resultado não poderia ser mais positivo. Apesar da força demonstrada pela Porsche nos ensaios livres, Bruno brilhou com uma volta perfeita no qualifying e colocou o Vantage numa posição no grid que garantiria a vitória neste domingo.

"A pole salvou a pátria!", comemorou Bruno, que apoiou a decisão da direção de prova de suspender definitivamente a corrida depois de duas paralisações e intervenções do carro de segurança por aproximadamente 25 minutos cada. "A chuva mudava de intensidade o tempo todo. Não dava para ver nada. Acho que parar a prova foi acertada, porque as condições de segurança estavam muito precárias. Sinto apenas pelos fãs, que vieram em grande número e ficaram o tempo todo aguardando pela melhoria do tempo e reinício da corrida", comentou.

Apesar da alegria por mais um resultado positivo em seu ano de estreia na série de longa duração da FIA - ganhou na abertura do calendário em Silverstone e em Austin, ambas pela GTE Pro, além de somar quatro poles no geral -, Bruno disse que a festa no pódio foi moderada por causa da recente morte do piloto britânico Sean Edwards, em acidente na última semana na Austrália. "Nem estouramos o champanhe em respeito à sua memória", explicou.

A vitória na classificação geral foi do protótipo LMP1 Toyota TS030 do trio Alexander Wurz-Nicolas Lapierre-Kazuki Nakajima, a primeira da casa japonesa na temporada.



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: AMR Divulgação/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Sai zica: Átila Abreu vence corrida da Stock Car e...

ALTA ROTAÇÃO: Sai zica: Átila Abreu vence corrida da Stock Car e...: Equipe Mobil Super Pioneer Racing arrisca na tática de pit-stop para traduzir a terceira pole do carro #51 em sua primeira vitória do ano ...

Sai zica: Átila Abreu vence corrida da Stock Car em Curitiba

Equipe Mobil Super Pioneer Racing arrisca na tática de pit-stop para traduzir a terceira pole do carro #51 em sua primeira vitória do ano

"Acabou a zica!"

A exclamação de Átila Abreu, ensopado de champanhe ao sair da cerimônia do pódio em Curitiba, resume bem o ânimo da equipe Mobil Super Pioneer Racing após sua primeira vitória em 2013.

Até a segunda passagem da categoria por Curitiba, o piloto sorocabano havia protagonizado quase todas as etapas da temporada: ele é o recordista em poles no ano com três, liderou diversas corridas, ganhou prêmio de ultrapassagem mais bonita, sofreu com quebras e punições injustificáveis... Ou seja, por uma série de problemas, o terceiro colocado da temporada 2012 era apenas o 23º colocado na tabela de classificação antes da corrida da capital paranaense.



"O mais incrível é que sinceramente não esperava que a vitória viesse aqui. Na corrida passada nosso carro quase sofreu perda total e precisou ser praticamente todo refeito", lembra o dono do carro #51, que teve o planejamento do final de semana comprometido em razão disso.

No treino livre de sexta-feira, a equipe Mobil Super Pioneer Racing não conseguiu realizar a simulação de corrida pretendida pois teve de se concentrar em ajustes dos componentes recuperados da batida no Velopark. "No sábado fizemos um bom trabalho e a pole acabou vindo de forma inesperada. Mesmo assim, imaginava que seria complicado no domingo porque alguns adversários como Daniel Serra, Tiago Camilo, Cacá Bueno e Ricardinho Maurício apresentaram uma performance bem consistente de pneu usado e achávamos que seria difícil acompanhar", frisou o sorocabano.


Nas voltas de instalação do grid, a equipe Mobil Super Pioneer fez pequenos ajustes no carro #51, sintonia fina que de acordo com o piloto fez toda a diferença no ritmo de corrida.

"Depois da largada sustentei a ponta mas percebi que o Daniel Serra era mais rápido e não havia motivo para brigar com ele naquela altura. Permiti a ultrapassagem e me concentrei em fazer meu ritmo, para não correr o risco de consumir muito os pneus", contou Átila.

Dito e feito.

Ele conservou a vice-liderança e reassumiu a ponta quando o adversário entrou no box logo na abertura da janela de pit-stops. Então, pelo rádio, o piloto e o chefe da equipe Mobil Super Pioneer Racing, Thiago Meneghel, decidiram estender a permanência do carro #51 na pista.


"Os outros ponteiros estão na briga pelo campeonato e não poderiam se dar ao luxo de não parar na primeira volta da janela. Fiquei mais duas voltas na pista e usei o botão de ultrapassagem para abrir vantagem. Então quando foi a hora de entrar no box não trocamos pneus e reabastecemos com um pouco menos de etanol que o ideal."

O risco assumido no pit compensou. Átila sustentou a liderança depois da passagem pelo box e conseguiu suportar o ataque de Tiago Camilo nas voltas finais.

Mesmo assim a vitória não veio sem susto. "A quatro voltas do fim me falaram no rádio que o combustível estava no nível crítico e isso me preocupou. Pensei ‘não é possível repetirmos aqui o que aconteceu em Interlagos’. Felizmente desta vez o desfecho foi outro", completou o sorocabano.

Ele fez questão de enaltecer o trabalho da equipe Mobil Super Pioneer Racing na recuperação de seu carro e prometeu dar muito trabalho aos postulantes pelo título nas duas provas finais da temporada 2013. "Não temos mais chance no campeonato, mas vamos brigar novamente pela vitória em Brasília e na Corrida do Milhão".

Penúltima etapa da temporada, a corrida no Distrito Federal acontece dia 10 de novembro. A Stock Car encerra suas atividades em 2013 na Corrida do Milhão, em Interlagos dia 15 de dezembro.


Veja como terminou a corrida
1. Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - 31 voltas em 42min22s587
2. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 2.044
3. Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 6.809
4. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 7.167
5. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 7.458
6. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) -a 14.059
7. Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) -a 16.199
8. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - a 18.288
9. Ricardo Zonta (BMC Racing) - a 21.024
10. Valdeno Brito (Shell Racing) - a 22.485
11. Rubens Barrichello (Full Time Competições) - a 22.959
12. Diego Nunes (RC3 Bassani) - a 24.925
13. Popó Bueno (Shell Racing) - a 26.785
14. Allam Khodair (Vogel Motorsport) - a 31.872
15. Rafa Matos (Hot Car Competições) - a 32.608
16. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - a 33.001
17. Tuka Rocha (BMC Racing) - a 34.298
18. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - a 46.259
19. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing) - a 48.050
20. Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - a 52.870
21. Vitor Genz (Gramacho Competições) - a 52.930
22. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 57.248
23. Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) - a 1:11.715
24. Max Wilson (Eurofarma RC) - a 1 volta
25. Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - a 1 volta
26. Duda Pamplona (Officer ProGP) - a 1 volta
27. Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - a 1 volta
28. Wellington Justino (Hot Car Competições) - a 1 volta
29. Felipe Lapenna (Hanier Racing) -a 7 voltas
30. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - a 7 voltas
31. Gabriel Casagrande (RC3 Bassani) - Não completou
32. Luciano Burti (Boettger Competições) - Não completou
33. David Muffato (Carlos Alves Competições) - Não completou
34. Alceu Feldmann (Full Time Competições) - Não completou



CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing

Fotos: Luca Bassani/RF1

ALTA ROTAÇÃO: Terceiro colocado em Curitiba, Marco Cozzi agora é...

ALTA ROTAÇÃO: Terceiro colocado em Curitiba, Marco Cozzi agora é...: Piloto do carro #23 sobe duas posições no campeonato depois do terceiro pódio consecutivo Marco Cozzi subiu no pódio do Campeonato Bras...

Terceiro colocado em Curitiba, Marco Cozzi agora é vice-líder do Brasileiro de Turismo

Piloto do carro #23 sobe duas posições no campeonato depois do terceiro pódio consecutivo

Marco Cozzi subiu no pódio do Campeonato Brasileiro de Turismo pela terceira vez consecutiva na temporada 2013. O piloto do carro #23 largou em terceiro lugar e conservou a posição durante a prova inteira. Com o resultado, foi a 94 pontos no campeonato e saltou de quarto lugar para a vice-liderança.


"Foi uma corrida bem difícil. Minha estratégia era administrar o ritmo na primeira metade da prova e tentar atacar os dois primeiros na sequência. Mas os carros deles eram muito rápidos e mesmo eu tentando de tudo caiu muito meu rendimento no final. Se tivesse mais uma ou duas voltas eu teria perdido o pódio", avaliou o competidor da equipe Carlos Alves.

O líder do campeonato novamente é Felipe Fraga, que largou da pole position para conquistar sua quarta vitória em 2013 (ele é o único piloto além de Cozzi com vitórias na temporada).

O dono do carro #23 sabe que o jovem adversário é favorito na briga pelo título, mas lembra da temporada passada para sustentar a importância de permanecer até a última etapa lutando nas pistas da categoria de acesso à Stock Car.


"No ano passado fiquei na liderança da Copa Montana durante a maior parte do campeonato e o título me escapou na prova final. A pontuação em dobro na corrida de encerramento embaralha muito as coisas e vamos seguir batalhando pelo título", acrescentou Cozzi.

O piloto também agradeceu o apoio do público curitibano e lembrou que tem um carinho especial pelo autódromo da capital paranaense, onde obteve seu primeiro pódio na programação oficial da Stock Car. "Fiquei contente por ter corrido aqui com a foto do Museu Oscar Niemeyer no capô do meu carro. O trabalho do Jorge Sato é incrível e fico contente de ter atingido o pódio com a imagem produzida por ele", comentou o piloto sobre o artista que expôs seu trabalho na Galeria Mais Rápida do Brasil na capital paranaense.

Penúltima etapa do Brasileiro de Turismo, a próxima corrida acontece em Brasília no dia 10 de novembro.


Resultado da prova (top10):
1.         Felipe Fraga
2.         Fabio Carreira
3.         Marco Cozzi
4.         Leandro Romera
5.         João Pretto
6.         Wagner Ebrahim
7.         Betinho Gresse
8.         Felipe Tozzo
9.         Gabriel Casagrande
10.       Raphael Abbate


Classificação do campeonato, após 6 das 8 etapas (top-5):
1. Felipe Fraga 108 pontos
2. Marco Cozzi 94
3. Pedro Boesel 93
4. Gabriel Casagrande 92
5. Betinho Gresse 80




Contato
Luís Ferrari
Imprensa - Marco Cozzi

Fotos: Andre Santos

ALTA ROTAÇÃO: FIA F-3 Europeia: Pipo Derani encerra temporada 20...

ALTA ROTAÇÃO: FIA F-3 Europeia: Pipo Derani encerra temporada 20...: O piloto brasileiro concluiu seu ano de estreia na categoria com 143 pontos, e foi ao pódio em três oportunidades. Em novembro, o jovem de ...

FIA F-3 Europeia: Pipo Derani encerra temporada 2013 na oitava colocação

O piloto brasileiro concluiu seu ano de estreia na categoria com 143 pontos, e foi ao pódio em três oportunidades. Em novembro, o jovem de 20 anos disputará o GP de Macau

O brasileiro Pipo Derani encerrou neste domingo (20), na Alemanha - no traçado de Hockenheimring Baden-Württemberg - sua participação na temporada 2013 da FIA F-3 Europeia. O paulista, que representou a Fortec Motorsport, e que pela primeira vez participou do campeonato europeu, terminou o ano entre os dez melhores, com o oitavo lugar na classificação, totalizando 143 pontos. O próximo desafio de Derani será no dia 17 de novembro, quando fará o GP de Macau.


O dia de hoje não foi muito positivo para Pipo Derani. Ele largou em 12º e esperava fazer uma corrida de recuperação para tentar avançar na tabela de classificação, mas um toque entre ele e o italiano Eddie Cheever, obrigou o brasileiro a abandonar a disputa derradeira em Hockenheim. Com o resultado, o piloto de 20 anos, não pontuou neste domingo, e terminou a temporada em oitavo com 143 pontos. A vitória da última corrida do ano ficou com o campeão da temporada, o italiano Raffaele Marciello.

"Hoje era para ser uma corrida boa. Mas logo no começo da prova, tive um contato com o Cheever e acabei não terminando a corrida, uma pena", disse o brasileiro. Mas apesar do resultado da disputa deste domingo, que encerrou o calendário, Pipo Derani fez um balanço positivo sobre seu ano de estreia na categoria europeia.

"Foi um ano bacana. Tivemos uma evolução notável a partir de Norisring, quando eu passei a pontuar praticamente em todas as corridas. Fizemos uma segunda metade do ano muito boa e terminamos em oitavo, um dos campeonatos mais fortes do mundo", comentou o piloto de 20 anos. Ele foi ao pódio em três oportunidades, com um 2º e um 3º lugares em Nürburgring (ALE), e outro 2º lugar na última etapa, em Vallelunga (ITA), quando brigou pela vitória.

A temporada da FIA F3 Europeia chegou ao fim. Mas o brasileiro ainda tem mais alguns compromissos de pista neste ano. Entre os dias 15, 16 e 17 de novembro ele disputará o tradicional GP de Macau. Em 2012, Derani conquistou o sexto lugar e agora volta suas atenções para essa importante competição.

Resultado da Corrida 3 (top-5)
1. Raffaele Marciello (ITA), Prema Powerteam, 16 voltas em 35min29s932
2. Felix Rosenqvist (SUE), Mücke Motorsport, a 0.243
3. Lucas Auer (AUT), Prema Powerteam, a 3.9363
4. Tom Blomqvist, (GBR), Eurointernational, a 15.954
5. Harry Tincknell (GBR), Carlin, a 26.697
Pipo Derani (BRA), Fortec Motorsports, não completou

Classificação final do campeonato após 10 etapas (30 corridas) - top-10:
1º) Raffaele Marciello, 489,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 457
3º) Alex Lynn, 339,5
4º) Lucas Auer, 277
5º) Harry Tincknell, 227
6º) Jordan King, 176
7º) Tom Blomqvist, 151,5
8º) Luis Felipe Derani, 143
9º) Sven Müller,122
10º) Alexander Sims, 112




Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Fotos: Jakob Ebrey Photography

ALTA ROTAÇÃO: Disputas acirradas e muita velocidade marcam a 5ª ...

ALTA ROTAÇÃO: Disputas acirradas e muita velocidade marcam a 5ª ...: Chuva na sexta-feira deixou o trajeto ainda mais desafiador para os participantes Piso escorregadio, curvas traiçoeiras e trechos com m...

ALTA ROTAÇÃO: Disputas acirradas e muita velocidade marcam a 5ª ...

ALTA ROTAÇÃO: Disputas acirradas e muita velocidade marcam a 5ª ...: Chuva na sexta-feira deixou o trajeto ainda mais desafiador para os participantes Piso escorregadio, curvas traiçoeiras e trechos com m...

Disputas acirradas e muita velocidade marcam a 5ª etapa da Mitsubishi Cup

Chuva na sexta-feira deixou o trajeto ainda mais desafiador para os participantes

Piso escorregadio, curvas traiçoeiras e trechos com muita lama. Esses foram alguns desafios que as duplas que participaram da 5ª etapa da Mitsubishi Cup tiveram que enfrentar neste sábado, em Mogi Guaçu (SP).

"Tivemos que vencer o desafio totalmente inédito. Com muitas freadas e trechos longos de velocidade, precisávamos dosar agressividade com cautela para deixar o carro inteiro para amanhã", disse Jocimar Almir Ristow, que venceu ao lado de seu filho Victor Matta Ristow na Pajero TR4ER.

Devido à chuva que atingiu a região na sexta, o percurso com cerca de 27 km, teve uma variação ainda maior de pisos. Além de terra dura e cascalho, os pilotos encontraram trechos com muita lama e bem escorregadios. Tudo isso deixou as disputas ainda mais acirradas.

"Tivemos uma prova bem distinta. Com uma etapa no dia seguinte, tivemos que pensar no desgaste do carro. Além disso, o piso mudou no decorrer das três provas, desafio que exigiu muita técnica", descreveu Marcelo Emerick Mendes que, ao lado de Deco Muniz, voltou a vencer na categoria L200 Triton RS. Vencedores de duas provas no dia, eles protagonizaram uma disputa para lá de emocionante na segunda bateria, ficando apenas um décimo de segundo atrás da equipe de Marcos Antônio Cassol e Luis Felipe Eckel.

Foram realizadas três provas ao todo neste sábado, todas com muito sol e calor. Quem conseguiu vencer esses desafios foi a dupla Fernando Ewerton César da Silva e Pedro Eurico. Com o primeiro lugar na categoria L200 Triton ER, a eles seguem firmes na luta pelo título. "O piso estava muito liso na primeira prova, e foi se transformando no decorrer do dia. Tivemos um trabalho de navegação muito bom e, por isso, saímos com a vitória", diz o piloto.

Já o vencedor da categoria L200 Triton ER Master, Lucas Moraes, garante que mesmo na liderança no campeonato, não pretende tirar o pé do acelerador. "Na Mitsubishi Cup é assim, cada prova vale muito. Não existe diferença segura. Teremos que dar o melhor até o fim", afirma.

"Tivemos três tipos de piso, o que exigiu muita adaptação no decorrer das provas", comenta o piloto Carlos Henrique Scheffer, que venceu a categoria Pajero TR4ER Master ao lado do navegador Luiz Afonso Poli. "Vamos para as duas últimas etapas motivados, mas com o pé no chão. Não podemos perder o foco", comemora o piloto, que corre com o navegador Alison Sass Pedroso.

Completando a rodada dupla da Mitsubishi Cup em Mogi Guaçu, a Nação 4x4 se encontra novamente neste domingo, dia 20 de outubro, na mesma propriedade, mas em um trajeto totalmente novo, que promete disputas decididas por segundos.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol, Pirelli, Castrol, Magneti Marelli, Axalta, Clarion, Mapfre, Transzero, Unirios e Columbia. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, pelo Facebook do Mundo Mit (www.faceboo.com/Mundomit) e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).



Resultados - 5ª etapa - Mogi Guaçu

Triton RS
1) Marcelo Emerick Mendes / Deco Muniz (Andre F. Muniz Alvez) - 44 Pontos
2) Marcos Antonio Cassol / Luis Felipe Eckel - 40 Pontos
3) Cristian Baumgart Stroczinski / Alberto Andreotti Neto- 37 Pontos
4) Juliano Jorge Vieira Diener / Vitor Jose Muench - 35 Pontos
5) Rafael Martins Cassol / Lelio Vieira Carneiro Jr. - 35 Pontos


Triton ER Master
1) Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio - 43 Pontos
2) José Hélio Gonçalves Rodrigues Filho / Kaique Bentivoglio - 41
3) Marco Falchetti / Ivo Renato Mayer - 37 Pontos
4) Armando Bispo / Leopoldo Albuquerque Filho - 36 Pontos
5) Felipe Ewerton Cezar Da Silva / Rodrigo Mello - 27 Pontos

L200 Triton ER
1) Fernando Ewerton César da Silva / Pedro Eurico - 45 Pontos
2) Glauber Fontoura / Minae Miyauti - 41 Pontos
3) Fabrício Bianchini / Caio Santos - 36 Pontos
4) Seigo Nakamura / Luis Antonio Paiva dos Reis - 31 Pontos
5) Marcelo Carqueijo / Roberlena Moraes - 29 Pontos

Pajero TR4ER Master
1) Carlos Henrique Scheffer Jr / Luiz Afonso Poli - 44 Pontos
2) Fabricio Zanella Duarte / Elaine Ribeiro Machado - 36 Pontos
3) Éder Benito / Fernando Marcel Toshio Abe - 37 Pontos
4) Henry Grosskopf / Gunnar Dums - 35 Pontos
5) Andre Franco Miranda / Alison Sass Pedroso - 33 Pontos

Pajero TR4R
1) Bruno Cassol / Thiago Ferreira da Silva - 44 Pontos
2) Celio Di Pace / Luciano Bezerra Wanderley - 40 Pontos
3) Flavio Donizete Pereira de Oliveira / Gilze Ferreira de Araújo - 33 Pontos
4) Luiz Caros Stieven / Isac Pinto - 30 Pontos
5) Diogo de Mesquita Cavalcante / João Luis Stal - 29 Pontos

Pajero TR4 ER
1) Jocimar Almir Ristow / Victor Matta Ristow - 45 Pontos
2) Miguel Agostinho Zarpellon / Joao Guilherme Pavia - 39 Pontos
3) Albano Dos Santos Parente Jr / Joao Gilberto Ferreira Da Silva - 37 Pontos

4) Vilson Thomas / William Thomas - 33 Pontos
5) Marcelo de Oliveira Fiuza Chaves / Dalmo Bergantin - 30 Pontos

Resultado Acumulado - Mitsubishi Cup

Triton RS
1) Marcelo Emerick Mendes / Deco Muniz (Andre F. Muniz Alvez) - 201Pontos
2) Cristian Baumgart Stroczinski / Alberto Andreotti Neto - 177 Pontos
3) Marcos Antonio Cassol / Luis Felipe Eckel - 177 Pontos
4) Juliano Jorge Vieira Diener / Vitor Jose Muench - 174 Pontos
5) Marcos Baumgart Stroczynski / Kleber Cincea - 164 Pontos

Triton ER Master
1) Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio - 207 Pontos
2) Marco Falchetti / Ivo Renato Mayer - 177 Pontos
4) Jose Helio Goncalves Rodrigues Filho / Rodrigo Mello - 169 Pontos
3) Armando Bispo / Leopoldo Albuquerque Filho - 168 Pontos
5) Felipe Ewerton Cezar Da Silva / Idali Bosse - 164 Pontos

L200 Triton ER
1) Glauber Fontoura / Minae Miyaut i- 183 Pontos
2) Fernando Ewerton Cesar Da Silva / Pedro Eurico - 176 Pontos
3) Ricardo Feltre / Joel Kravtchenko - 174 Pontos
4) Cleber Rodrigues Rosa / Joseane Koerich - 153 Pontos
5) Seigo Nakamura / Luis Antonio Paiva dos Reis Jorge Kupferminz - 142 Pontos

Pajero TR4ER Master
1) Sergio Braz Gugelmin / Marcos Maia Panstein - 190 Pontos
2) Eder Benito / Fernando Marcel Toshio Abe - 182 Pontos
3) Henry Grosskopf / Gunnar Dums - 170 Pontos
4) Carlos Henrique Scheffer Jr / Luiz Afonso Poli - 168
5) Andre Franco De Miranda / Ronald Rezende Leis - 150 Pontos

Pajero TR4 ER
1) Miguel Agostinho Zarpellon / Joao Gilberto Ferreira Da Silva Joca - 180 Pontos
2) Jocimar A. Ristow / Victor Matta Ristow - 179 Pontos
3) Albano Dos Santos Parente Jr / William Thomas - 175 Pontos
4) Wagner Felippe Roncon / Joselito Vieira De Melo Junior - 171 Pontos
5) Luiz Claudio Parente / Glauco Alencastro - 142 Pontos

Pajero TR4R
1) Bruno Cassol / Fabio Rogerio Pedroso - 196 Pontos
2) Diogo De Mesquita Cavalcante / Rogerio Almeida - 177 Pontos
3) Luiz Antonio De Borba Neto / Thiago Ferreira Da Silva - 158 Pontos
4) Bartolomeu De Carvalho Nunes / Damon Alencar - 144 Pontos
5) Ricardo Maia Aguiar / Luciano Bezerra Wanderley - 144 Pontos

Disputas foram acirradas em todas as categorias
Próxima etapa será neste domingo, em Mogi Guaçu









Assessoria de Imprensa:
Carolina Vasconcellos/Thiago Padovanni/Fernando Menezes
Fernando Solano - Gerente de Comunicação

Fotos: Ricardo Leizer / Mitsubishi