sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre...

ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre...: Brasileiro, que faz sua estreia no circuito norte-americano, ficou em sexto e quarto lugares, respectivamente nos ensaios da sexta-feira. N...

Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre os top-10 nos treinos livres em Lime Rock Park

Brasileiro, que faz sua estreia no circuito norte-americano, ficou em sexto e quarto lugares, respectivamente nos ensaios da sexta-feira. Neste sábado (28) acontece o classificatório e a última corrida da temporada 2013

Nesta sexta-feira (27), o brasileiro Christian Fittipaldi teve o primeiro contato com o circuito misto de Lime Rock Park, em Connecticut, nos Estados Unidos. No local, ele disputará neste fim de semana (dias 28 e 29) a etapa final da Grand-Am, um dos principais campeonatos do automobilismo norte-americano. Fittipaldi está em busca de mais um título em sua carreira, e em quarto na tabela de classificação (291 pontos), ele precisa de uma combinação de resultados para consagrar-se campeão. A dupla Jordan Taylor e Max Angelelli é líder da competição, com 304 pontos.

Durante os treinos do dia, o brasileiro que corre com o português João Barbosa, a bordo do Corvette DP #5, da Action Express, ficou com a sexta posição na primeira sessão de ensaios livres (0.50s221), e anotou o quarto melhor tempo, com 0.50s288, durante o segundo treino. A dupla Puett / Rojas liderou a tabela de tempos na primeira sessão (0.49s847), enquanto que Bourdais / DiGuida foram os mais rápidos no último treino da sexta-feira (0.49s755).

Fittipaldi comentou sobre suas impressões do circuito de Lima Rock Park. "Hoje fomos bem e andamos ali no pelotão da frente. Foi um dia bom. A pista é muito curta e certamente teremos muitos toques e incidentes durante a prova. Acredito que vai ser uma etapa movimentada, com tráfico intenso, e teremos que ficar bem atentos para fugir das confusões e não comprometer nossa corrida", disse o piloto paulista.

Em quarto no campeonato, e brigando pelo título da temporada 2013, o brasileiro falou das expectativas para a disputa final, que acontece neste sábado. "Acredito que temos boas chances de largar bem, ali entre os quatro melhores. Nossa estratégia é entrar para ganhar e conseguir o máximo de pontos possíveis. A nossa parte, vamos fazer para buscar o melhor resultado. Estou otimista, apesar de saber que não depende só de nós", encerrou Fittipaldi.

Amanhã (28) às 10h20, pelo horário de Brasília, está prevista a realização do treino classificatório, que define o grid da 12ª e última corrida do ano da Grand-Am. Mais tarde, às 14h35 será dada a largada para a disputa que terá duração de 2h45, no circuito de Lime Rock Park, quando serão conhecidos os campeões da competição.

Veja os melhores nos treinos livres desta sexta-feira em Lime Rock Park (top-5):
Treino livre 1
1 Puett, S / Rojas, M (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 0.49s847
2 Cameron, D / Nonnamaker, W (Team Sahlen - BMW / Riley), 0.49s961
3 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings Racing - Corvette DP), 0.49s966
4 Angelelli, M / Taylor, J (Wayne Taylor Racing - Corvette DP), 0.50s073
5 Bourdais, S / DiGuida, E (8 Star Motorsports - Corvette DP). 0.50s074
6 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing - Corvette DP) 0.50s221

Treino livre 2
1 Bourdais, S / DiGuida, E (8 Star Motorsports - Corvette DP), 0.50s074
2 Potolicchio, E / Sarrazin, S / Valiante, M 8 (Star Motorsports - Corvette DP), 0.50s187
3 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings Racing - Corvette DP), 0.50s234
4 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing - Corvette DP), 0.50s288
5 Negri Jr, O / Pew, J (Michael Shank Racing - Ford Riley), 0.50s359

Programação do sábado da etapa final da Grand-Am (Horários de Brasília):
Sábado, dia 28
10h20 às 10h35 - Classificatório
14h35 - Largada 12ª etapa (2h45)

Os melhores no campeonato (após 11 etapas):
1. Jordan Taylor e Max Angelelli 304
2. Memo Rojas e Scott Pruett 296
3. Alex Gurney e Jon Fogarty 293
4. Christian Fittipaldi 291
5. João Barbosa 289
6. Alex Popow e Ryan Dalziel 284



Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel ...

ALTA ROTAÇÃO: Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel ...: Prova marca a disputa da quarta etapa do certame nacional e terá mais de 45 carros no grid Nada menos que 46 carros largam na manhã...

Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel pelo Campeonato Brasileiro

Prova marca a disputa da quarta etapa do certame nacional e terá mais de 45 carros no grid



Nada menos que 46 carros largam na manhã deste sábado para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, que tem sua disputa na cidade de Cascavel, oeste do Paraná. São duplas que vem de vários estados brasileiros para competir divididos em quatro categorias: 4x4, 4x2, 4x2 Super e 207 (monomarca Peugeot).

Várias duplas do Paraná também marcam presença nesta disputa. Os irmãos Marco e Ricardo Malucelli querem bom resultado competindo em casa. Marco compete na categoria 4x2 com o navegador Guilherme Trombini, pela equipe PróMacchina Motorsport. “Esperamos que a chuva que está prevista para sábado e domingo não atrapalhe nosso desempenho nas especiais. Procuramos aqui, um bom resultado para buscarmos uma possível recuperação no campeonato”, destaca o piloto Marco.

O irmão Ricardo compete na categoria 207, a bordo de um Peugeot 207, com o navegador Giovani Bordin, pela equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthétic Car´s Detail) e está na briga direta pelo título da temporada 2013. “Nossa expectativa é grande, pois vamos correr dentro do nosso estado e sabemos que para ter alguma chance de brigar pelo título, precisamos vencer esta etapa”, salienta Ricardo.




A corrida

A prova em Cascavel começa às 9h43 com a largada da primeira de nove especiais programadas para o primeiro dia de prova. O rali terminará apenas no domingo, quando os competidores terão completado 15 especiais, num total de 150 quilômetros de trechos cronometrados.

O acesso ao público às especiais é gratuito, no entanto deve ser feito pelo menos uma hora antes do início da prova. Para quem quiser, três especiais deste sábado e outras três no domingo terão chegada em um sequência de curvas e saltos praticamente dentro do Autódromo Zilmar Beux.

O parque de apoio da prova está montado junto ao Autódromo, onde também o público pode buscar informações de como assistir o rali, como o mapa da corrida, com pontos para o público e todos os horários do evento.



Motores roncaram nesta sexta

Quem foi o Autódromo Zilmar Beux na tarde desta sexta-feira, pode conferir também os primeiros movimentos do rali. Vários competidores foram para a pista, especialmente montada junto ao autódromo, para o shakedown, o teste final para ajuste dos carros.



Cronograma das especiais do Rali de Cascavel

Sábado:

SS 01, 04 e 07 - 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um

grande salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31

SS 02, 05, e 08 - 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de

piso no meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49

SS 03, 06 e 09 - 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando

dentro do autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27

Domingo:

SS 10, 12 e 14 - 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso

vermelho compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39

SS 11, 13 e 15 - 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e 12h59



Programa do Rali

Sábado, dia 28/09/2013

09:00 hs. Largada Primeiro Carro

15:00 hs. Encerramento Especiais

17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização



Domingo, dia 29/09/2013

09:00 hs. Início Especiais

14:00 hs. Encerramento Especiais

15:00 hs. Vistorias

15:30 hs. Rampa de Premiação




PrimeComunicação

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr...: Estreando a marca Coldstone, Camaro #30 é o que mais voltas completas no único treino livre para corrida O único treino livre program...

Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr "testa de tudo" em Dover

Estreando a marca Coldstone, Camaro #30 é o que mais voltas completas no único treino livre para corrida


O único treino livre programado para a 28ª etapa da Nascar Nationwide Series foi intenso para Nelsinho Piquet. O dono do Camaro #30 percorreu nada menos que 84 voltas no oval de uma milha de Dover. Foi o competidor que mais acumulou quilometragem na exigente pista de concreto.

"Tivemos muito trabalho, mas testamos de tudo aqui. Dover tradicionalmente castiga o equipamento e agora o time dispõe de diversas informações para chegarmos a um bom setup para a prova", afirmou o piloto, que registrou o 18º tempo do dia com 23s737.

Nesta etapa o Camaro #30 estreia um novo layout, para destacar a chegada da Coldstone como patrocinadora do brasiliense. O rede global de sorveterias opera em sistema de franquias e hoje está presente em mais de 1.500 pontos de venda espalhados por 25 países.

"Chegar ao mundo do automobilismo com a Turner Scott Motorsports é uma oportunidade incrível para nossa marca, declarou o presidente da Cold Stone Creamery, Dan Beem. O executivo destacou o estilo de pilotagem de Piquet Jr, "maduro e controlado, ao mesmo tempo em que é agressivo".

Nelsinho lembrou que a Coldstone é um de seus destinos favoritos quando tem vontade de tomar um bom sorvete e se disse honrado pela confiança da companhia em estrear na Nascar em seu Camaro. "Espero corresponder, levando o carro a uma boa posição em Dover", acrescentou o piloto.

Para a prova de 200 voltas deste sábado, a Turner Scott Motorsports equipou o Camaro #30 com o chassi TSM-335, que foi usado por Nelsinho pela última vez na corrida de Bristol em agosto.

A programação da prova determina o treino classificatório para 13h e a corrida de 200 voltas para 16h30 (pelo horário de Brasília). O Fox Sports exibe a prova a partir de 18h45.


Contato
Luís Ferrari

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas

ALTA ROTAÇÃO: Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas: Quinta etapa da temporada pode começar a definir favoritos na briga pelo título de 2013. Treinos começam neste sábado no autódromo do Distr...

Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas

Quinta etapa da temporada pode começar a definir favoritos na briga pelo título de 2013. Treinos começam neste sábado no autódromo do Distrito Federal. Fórmula 3 Sul-americana integra o evento que terá quatro corridas, uma no sábado e três no domingo.

Com tudo praticamente pronto para a quinta etapa da Copa Petrobras de Marcas, equipes e pilotos já pensam nos treinamentos marcados para este sábado no Autódromo de Brasília, que recebe a categoria pela segunda vez na temporada. A primeira atividade de pista dos carros de Turismo acontece a partir das 9h50, com o grupo que tem os oito primeiros colocados na classificação geral. A segunda série tem do nono ao último classificado.


Nesse segundo grupo estarão duas novidades. Na verdade, uma novidade na J.Star Racing. Velho conhecido da categoria, onde inclusive já conquistou vitórias, Thiago Marques entra no lugar de Allam Khodair e o estrerante Marcus Leão ocupa a vaga de Leandro Romera. Os dois estão garantidos até o final da temporada. Eles disputam agora em Brasília, em Tarumã dia 27 de outubro, em Cascavel dia 17 de novembro e encerram o ano dia 1º de dezembro em Curitiba, quando a pontuação das duas provas será dobrada.

O treino classificatório está marcado para este sábado a partir das 16h10 com todos os pilotos representando as cinco montadoras: Mitsubishi, Ford, Chevrolet, Honda e Toyota. A primeira corrida da quinta rodada dupla será domingo às 9h05 e a segunda às 12h45.

A liderança está nas mãos de Ricardo Maurício (Honda Civic), atual campeão da Copa Petrobras de Marcas. Ricardinho tem 114 pontos contra 102 de Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 99 de Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 95 de Alceu Feldmann (Honda Civic) e 87 de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS).

Na última corrida, realizada em Curitiba, chamou a atenção a boa performance de Vitor Meira, que levou seu Ford Focus à primeira vitória na temporada e a um excelente segundo lugar, numa demonstração de que a montadora norte-americana conseguiu bom equilíbrio do carro principalmente na mão de um piloto experiente como Meira. Também integram a Copa Petrobras de Marcas o Chevrolet Cruze e o Mitsubishi Lancer GT.

Entre as montadoras a primeira colocação é da Toyota, com 264 pontos e é seguida de perto pela Honda (235), pela Chevrolet (160), pela Ford, com 137 e pela Mitsubishi com 121.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas estará, como em todas as etapas de 2013, a Fórmula 3 Sul-americana, a principal e mais respeitada categoria continental de monopostos. Um dos destaques é Felipe Guimarães, que disputava simultaneamente a Fórmula 3 Inglesa, onde no último final de semana conquistou importante vitória em Nurburgring, na Alemanha, e fechou o campeonato em quarto lugar. Na F3 Sul-americana, em dez corridas no ano, Felipe venceu sete.

No entanto a liderança está nas mãos de Raphael Raucci, que tem na regularidade na zona de pontuação sua grande marca. Ele venceu duas no ano e está na frente com 157 pontos contra 140 de Felipe Guimarães. Neste final de semana (uma corrida será no sábado e a outra no domingo), muita coisa pode acontecer nessa briga pelo mais importante título continental de monopostos.

Na Fórmula 3 Light a ponta está nas mãos do argentino Bruno Etman, com 159 pontos seguido de perto pelo brasileiro Artur Fortunato (122) pelo argentino Moisés Federico (75) e pelo experiente Elias Azevedo (73). A curiosidade é que Elias Azevedo é pai de Duda Azevedo, que em 2002 se sagrou campeão da F3 Light.

A primeira prova será no sábado às 16h55 e a segunda domingo a partir das 10h25.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto: Bruno Terena/Vicar 

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando ...

ALTA ROTAÇÃO: Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando ...: Piloto competirá no Campeonato Centro Oeste de Marcas e Pilotos neste final de semana competindo com um Corsa com o número 22, em homenagem...

Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando o pai com o tradicional 22 em Brasília

Piloto competirá no Campeonato Centro Oeste de Marcas e Pilotos neste final de semana competindo com um Corsa com o número 22, em homenagem ao seu pai, tetracampeão da Stock Car

Pedro Gomes, piloto que já venceu corrida na Stock Car e participou da última temporada da Fórmula Truck, retorna ao automobilismo fazendo uma homenagem a seu pai, o tetracampeão Paulo Gomes, ao fazer sua estreia no Campeonato Centro Oeste de Marcas e Pilotos competindo com o carro número 22, eternizado por Paulão em sua vitoriosa carreira no automobilismo nacional.

A prova será neste final de semana, dentro da programação da Fórmula 3 Sul-Americana e do Brasileiro de Marcas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Gomes competirá neste final de semana com um Chevrolet Corsa da Equipe Petrópolis.


"É muito bom voltar à ativa, ainda mais pilotando o mesmo tipo de carro com pneus radiais com qual conquistei minha primeira vitória e título, isso nos idos de 1998. Quero agradecer aos patrocinadores Grupo Real Moto Peças, Perfect Peças Automotivas e Hypper Freios, Med Commerce, à equipe Petrópolis, ao Vanderlan Junior e ao João Américo pelo apoio e força que tenho recebido. Estou muito feliz em poder voltar a pilotar. Será uma sessão nostalgia sair dos boxes para dar as primeiras voltas", disse Pedro Gomes, que também usará por baixo do macacão a camisa de homenagem a Gustavo Sondermann, que morreu em um acidente em uma prova em Interlagos há dois anos.

As sessões de livres começam nesta sexta-feira, às 16h30, com o primeiro livre. O segundo está marcado para às 7h50 de sábado, com o classificatório acontecendo às 14h50 e as corridas sendo disputadas às 17h30 do mesmo dia e às 13h30 de domingo.

Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: divulgação

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia prod...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia prod...: As duplas Cacá Bueno/Allam Khodair e Átila Abreu/Sérgio Jimenez trabalham no acerto dos modelos BMW Z4 na pista espanhola para o classifica...

FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia produtivo em Navarra

As duplas Cacá Bueno/Allam Khodair e Átila Abreu/Sérgio Jimenez trabalham no acerto dos modelos BMW Z4 na pista espanhola para o classificatório deste sábado e as corridas do domingo

Os pilotos da FIA GT Series tiveram 3h30 de testes extras nesta sexta (dia 27) para trabalharem no acerto de seus carros no circuito de Navarra, na Espanha, que recebe a 5ª rodada dupla da categoria. Tempo precioso, principalmente para os pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil. Cacá Bueno e Allam Khodair, a bordo do BMW Z4 #0, encerraram o dia na nona colocação no geral e em sexto lugar na categoria Pro. Sérgio Jimenez e o estreante Átila Abreu, com o BMW Z4 #21, ficaram em 12º no geral e oitavo na categoria.

Neste sábado (28), serão mais duas sessões livres e o classificatório. As duas provas acontecerão no domingo (29). A primeira delas às 5h15 de Brasília (ao vivo no SporTV 3) e a Corrida Principal às 9h15 (exibição no SporTV às 11 horas).


Para Cacá Bueno, a performance do carro no traçado de 3,933 km superou suas expectativas. "A posição no final do dia não foi boa, mas eu não caprichei na minha volta. Teria ficado em sexto ou sétimo, que é onde estivemos na temporada inteira. Mas muito mais próximo dos primeiros do que em outros circuitos, apesar de eu achar inicialmente que este era um circuito que não favorecia a gente", destacou. "É esperançoso, é promissor, até porque tem o que melhorar. Acho que temos um carro para brigar um pouco mais na frente. Vamos ver amanhã", continuou o carioca.

O companheiro Allam Khodair comemorou as horas extras de treino. "O mais importante deste teste foi exatamente esse dia mais longo de treino, sem a pressão de alguns minutos de treinos livres e depois a classificação. Então conseguimos absorver mais informações. Fizemos testes válidos para o carro e melhoramos. E agora, quando iríamos para a classificação, vamos recomeçar um dia de treino, já com muito mais informação. Isso vai ser mais proveitoso e estou confiante para ser a nossa melhor corrida", afirmou.

No carro #21, o estreante Átila Abreu ficou contente com sua primeira experiência. "Este carro é algo totalmente novo pra mim, tem ABS, controle de tração, várias coisas que na Stock Car não tem. O carro é mais rápido que um Stock Car, mas você não sente o mesmo grip, então são novidades que levam um pouquinho de tempo para se acostumar. Acho que tem bastante coisa pra melhorar e preciso entender onde posso extrair mais do carro. Mas gostei bastante do meu primeiro dia na equipe. O trabalho com os engenheiros foi muito bom, com o Jimenez também, ele me ajudou bastante e conseguimos trocar muitas informações. O meu entrosamento com a equipe foi bem acima do que eu imaginava", contou o piloto que substitui o paranaense Ricardo Zonta.

Para Jimenez, o dia poderia ter sido um pouco melhor, já que a equipe enfrentou alguns imprevistos. Mas o balanço final foi bom. "Surgiram alguns imprevistos no carro e foi bom não ter acontecido no dia da classificação. Então neste sentido, foi positivo. Não conseguimos testar muitas coisas, mas acendeu pelo menos alguns caminhos para tomar pra sábado e esperamos contar com um carro competitivo. O Átila também teve de andar mais, porque este carro é muito manhoso e foi bom para ele ter esse tempo de teste", disse.

A boa estrutura do autódromo de Navarra e a qualidade do asfalto da pista espanhola foram bastante elogiados pelos pilotos. Para eles, a pista só peca por não ter mais trechos de alta velocidade.

"Estrutura, qualidade do asfalto, box, é tudo uma maravilha. Já o desenho, tirando a curva 1, que é muito legal.... Eu ando de carro de corrida, não ando de carro de freada. Meu gosto é mais pra circuito de alta mesmo", comentou Bueno.

"Uma pista com uma infraestrutura muito boa, várias áreas de escape, mas que também é difícil, com várias freadas, freadas em curva, o que exige muito do carro e do piloto. Para achar o limite é bem diferente", ressaltou Abreu.

"A pista é bem legal, tem bastante curva de baixa, poderia ser um pouco mais de alta, mas em termos de estrutura, asfalto, áreas de escape é muito boa mesmo. Mas é complicada para ultrapassagem, então vai ser uma corrida difícil", avaliou Jimenez.

"A pista é boa. Mas tem muita curva de segunda marcha, tem até duas curvas de primeira marcha e isso talvez não favoreça muito o nosso carro, mas a gente está tentando encontrar o melhor acerto, para achar tração e perder menos nestes setores de baixa. No primeiro setor, de alta, estamos bem. Agora, temos de achar um melhor balanço pro carro nos outros setores, principalmente no setor 3, onde estamos perdendo mais. São três curvas de segunda marcha, uma de primeira marcha. Ai que a gente está devendo uns três, quatro décimos", explicou Khodair.

No período da tarde, os pilotos vão focar os trabalhos na troca de pilotos durante o pit stop. Algo muito importante, especialmente para os novos companheiros Átila e Jimenez.


"Estava acostumado com o Ricardo (Zonta), que não trocava nada. Saia um e entrava o outro igual. Com o Átila, a posição felizmente não muda, só mesmo o pedal. Mas muda o cinto. Haverá um cinto pra mim e outro pra ele. E como o carro é bastante apertado e ele é bem mais alto, precisa treinar bastante a entrada e a saída do carro", completou Jimenez.

Os melhores tempos nos testes desta sexta-feira em Navarra:

1.         S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s759
2.         K. Chandhok / Y. Buurman (Vita4one Racing Team / BMW E89 Z4) 1min39s772
3.         G. Demoustier / D. Tappy (Von Ryan Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s818 **
4.         S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT /Audi R8 LMS) 1min39s933
5.         C.Campanico / Ammermuller (Novadriver / Audi R8 LMS) 1min39s969 **
6.         M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min40s062
7.         H. Proczyk / G. Tweraser (GRT Grasser Racing Team / Lamborghini LP560-4) 1min40s264 **
8.         A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) 1min40s239
9.         C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min40s291
10.       M. Basseng / S. Rosina (Lamborghini Blancpain / Lamborghini LP560-4) 1min40s306
12. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min40s466

** Categoria Pro-Am

Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):

Sábado, dia 28 de setembro
5h00 às 6h20 - Treino Livre 1
7h35 às 8h50 - Treino Livre 2
12h00 às 13h00 - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 29 de setembro
4h00 às 4h20 - Warm up
5h15 às 6h15 - Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às 10h15 - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (oito corridas):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29


Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tijem Photo Agency

ALTA ROTAÇÃO: Após problemas na segunda etapa, Orige corre novam...

ALTA ROTAÇÃO: Após problemas na segunda etapa, Orige corre novam...: “Até agora a corrida de Brasília foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do carro”, comentou o catarinense A quinta rodada du...

Após problemas na segunda etapa, Orige corre novamente em Brasília

“Até agora a corrida de Brasília foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do carro”, comentou o catarinense

A quinta rodada dupla da Copa Petrobras será disputada no próximo domingo (28/09), no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. O catarinense Vicente Orige, que conquistou a pole position para a etapa de abertura do campeonato, em Interlagos, retorna ao circuito em que enfrentou problemas para encontrar o melhor acerto para a pista, durante a segunda etapa.

“Até agora a corrida de Brasília foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do carro. Nas classificações para o grid de largada meus tempos estiveram sempre entre os cinco primeiros, com exceção de Brasília. Para a prova deste fim de semana estudamos bastante os dados de telemetria e estamos indo com uma regulagem bem diferente”, comentou o piloto da Honda.

Em abril, quando a segunda etapa da categoria foi disputada no Distrito Federal, Vicente Orige terminou a primeira corrida na nona colocação e conquistou sete pontos. Já na segunda prova, o piloto sofreu um toque na traseira do carro, bateu forte e foi obrigado a abandonar.

“Com as mudanças que fizemos nos ajustes do carro, confio que teremos um desempenho melhor em relação à corrida do início do ano, mas para ter certeza, somente depois dos treinos de sábado”, afirmou Orige, que ocupa a 11ª colocação na classificação geral com 42 pontos.



ALTA ROTAÇÃO: Genoin e Broering não poderão disputar a quarta et...

ALTA ROTAÇÃO: Genoin e Broering não poderão disputar a quarta et...: Motivos particulares levaram a dupla a desistir de competir na prova que acontece neste final de semana em Cascavel Cascavel, no oeste ...

Genoin e Broering não poderão disputar a quarta etapa do Brasileiro de Rali

Motivos particulares levaram a dupla a desistir de competir na prova que acontece neste final de semana em Cascavel

Cascavel, no oeste do Paraná, recebe neste final de semana a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. O grid no entanto, terá uma dupla a menos. Os catarinenses Toninho Genoin e Sidinei Broering, da equipe ...na duvida, Acelera! Teve que desistir de última hora de disputar a prova no PR.
Por motivos particulares, Genoin e Broering estão fora da etapa. “Tínhamos tudo pronto para ir competir. No entanto, uma série de problemas surgidos nesta última semana culminaram com a nossa desistência nesta quinta-feira”, salienta o navegador Sidinei Broering.

A equipe está na vice-liderança do Campeonato, na categoria 4x2. O ano tem sido de resultados importantes para Genoin e Broering que competem pela primeira temporada juntos. Eles venceram o Rali de Canela, primeira etapa do Nacional e conquistaram pódios nas etapas de Erechim, no RS, e Ouro Branco, MG.

Programa do Rali de Cascavel
Sexta-feira, dia 27/09/2013
13:00 hs. Início Shakedown Veículos 4x4
14:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x4
14:01 hs. Inicio Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs. Final Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs. Divulgação Ordem de Largada
18:30 hs. Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)
20:00 hs. Início Largada Promocional

Sábado, dia 28/09/2013
09:00 hs. Largada Primeiro Carro
15:00 hs. Encerramento Especiais
17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização

Domingo, dia 29/09/2013
09:00 hs. Início Especiais
14:00 hs. Encerramento Especiais
15:00 hs. Vistorias
15:30 hs. Rampa de Premiação

Edson Castro
Assessor de Imprensa da equipe

Foto: Edson Castro

ALTA ROTAÇÃO: Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta...

ALTA ROTAÇÃO: Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta...: Curitibano corre nona etapa da temporada, na Holanda, de olho em reduzir ao máximo a vantagem do líder Mike Rockenfeller e levar a decisão ...

Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta etapa de Zandvoort como a mais importante do ano

Curitibano corre nona etapa da temporada, na Holanda, de olho em reduzir ao máximo a vantagem do líder Mike Rockenfeller e levar a decisão do campeonato para Hockenheim, onde já venceu neste ano.

Está chegando a hora da decisão da temporada 2013 do DTM. Restando apenas 50 pontos em disputa, somente dois pilotos reúnem condições matemáticas de conquistar o título neste ano. De um lado, o líder do campeonato Mike Rockenfeller surge como favorito. Com 124 pontos, o alemão da Audi Sport Team Phoenix pode faturar a taça de campeão durante a nona e penúltima etapa do certame, neste fim de semana (28 e 29) em Zandvoort, na Holanda. No entanto, do outro lado do ‘corner’, o desafiante Augusto Farfus aparece com ótimo retrospecto, sobretudo nas últimas corridas. Em grande fase e muito motivado depois da vitória dominante em Oschersleben, o piloto do BMW Team RBM está 33 pontos atrás do adversário, mas chega para aquela que considera a etapa mais importante do ano até o momento confiante em reduzir a diferença e adiar a decisão do título para o próximo dia 20 de outubro, em Hockenheim, onde o brasileiro venceu em maio, na abertura do campeonato.

E a primeira batalha decisiva pelo título de 2013 será num circuito bastante tradicional para o DTM. Presente no calendário da categoria desde 2001, Zandvoort tem 4.307 m de extensão e é bastante técnico, exigindo o máximo das habilidades de cada piloto do grid. No ano passado, a corrida foi bastante caótica por conta da chuva forte na região do autódromo holandês. A vitória ficou com o italiano Edoardo Mortara, da Audi. Augusto fez uma grande prova de recuperação ao sair de 20º e cruzar a linha de chegada em nono. Neste fim de semana, a corrida tem duração prevista de 44 voltas.

Se o clima foi determinante para os rumos da corrida de 2012 em Zandvoort, novamente a chuva poderá dar as caras e embaralhar ainda mais a prova deste fim de semana. Isso porque a meteorologia aponta 30% de chance de chuva para sábado, quando os 22 pilotos do grid vão à pista para a disputa do único treino livre e também da sessão classificatória. Para domingo, a previsão é de 40% de possibilidade de a corrida ser realizada com o asfalto molhado, impondo ainda mais dificuldades aos competidores.

Para Farfus, será crucial terminar a corrida na Holanda em uma boa colocação e, fundamentalmente, à frente de Rockenfeller, tudo para reduzir ainda mais a diferença para o alemão e chegar em Hockenheim em condições de lutar pela taça. Mesmo ciente do potencial da Audi, o brasileiro está confiante na performance exibida pelo carro da BMW nas últimas provas e acredita que tudo pode se repetir neste fim de semana em Zandvoort.

Seguindo o padrão das etapas do DTM, a programação deste fim de semana em Zandvoort começa na sexta-feira com a realização de um shakedown com duração de 15 minutos, tempo que os pilotos utilizarão para verificar as condições dos respectivos carros e também do asfalto holandês. No sábado, o cronograma prevê a disputa da única sessão de treinos livres, com 90 minutos e, no período da tarde, o treino classificatório que vai definir as posições no grid de largada. A nona etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para domingo, às 8h30 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:

"Provavelmente será a etapa mais importante do ano para nós porque tudo pode ser decidido lá. Então o foco é ainda maior para que a gente possa obter um grande resultado para tentar levar a decisão para Hockenheim. Sabemos o quanto a Audi vem sendo competitiva, e na última prova eles mostraram isso, mas creio que Zandvoort é uma pista que pode se adaptar bem ao nosso carro, e essa é a nossa esperança. Vamos trabalhar muito e lutar para que possamos sair da Holanda com bons pontos para tentar diminuir essa diferença para o Mike."

Programação para etapa de Zandvoort (horários de Brasília):

Sexta-feira (27):
13h45 às 14h00 - Shakedown

Sábado (28):
4h05 às 5h35 - Treino livre
9h40 às 10h50 - Classificação

Domingo (29):
8h30 - Corrida (44 voltas)



ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vence...

ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vence...: Brasiliense acumula sete vitórias em 10 corridas no sul-americano Todas as sete corridas que terminou no Campeonato Sul-americano de Fó...

Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vencer em casa

Brasiliense acumula sete vitórias em 10 corridas no sul-americano

Todas as sete corridas que terminou no Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, recebeu a bandeirada da vitória. Agora, Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) quer terminar vencendo também a sexta rodada dupla do certame continental, que será realizada neste final de semana (28 e 29/9) em Brasília (DF), onde reside.

"Preciso ter uma constância maior, terminando todas as corridas. Mesmo vencendo sete provas, deixei de terminar três e cai para a vice-liderança. Se conseguir combinar a regularidade com vitórias em casa vai ser excelente", sorri Felipe Guimarães, que soma 140 pontos, 17 a menos do que o paulista Raphael Raucci. Estarão em jogo 40 pontos na Capital Federal.

Esta será a segunda vez nesta temporada que a Fórmula 3 irá visitar Brasília. Na segunda rodada, em abril, Felipe Guimarães venceu a primeira corrida, depois de largar da pole position e estabelecer a volta mais rápida, e abandonou a segunda com a suspensão de seu Dallara quebrada.

"Desta vez vai dar tudo certo. Se eu conseguir comemorar duas vitórias, vou diminuir a minha desvantagem em relação à liderança do campeonato para apenas 10 pontos, no mínimo. Vamos trabalhar com afinco pra ter condições de comemorar bons resultados", acredita o piloto da Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing, que vem de vitória na Alemanha no último final de semana, pelo Campeonato Inglês de Fórmula 3.

A equipe Hitech Racing está confiante que deverá brigar pelas vitórias neste final de semana. "Para esta etapa em Brasília, nossa expectativa é recuperarmos os pontos que escaparam em Curitiba e reassumirmos a liderança do campeonato. A equipe trabalhou muito em praticamente um mês que houve de intervalo, todo o carro foi revisado minuciosamente e o equipamento está 100% verificado e confiável para o fim de semana, inclusive com motor novo para o Felipe", afirma o engenheiro paranaense Rodrigo Contin, chefe da equipe Hitech Racing.

"Sabemos que temos totais chances de recuperar a liderança, mas não é possível mais perder pontos em jogo. Apesar de termos vencido muitas provas, acabamos tendo contratempos em outras e por isso perdemos a liderança, mas o trabalho foi bem feito e aliado a isso, o Felipe deve voltar embalado com bons resultados de Nurburgring, o que sempre é positivo na confiança do piloto para iniciar um novo fim de semana de corrida", completou o jovem (31 anos) Contin.

Neste meio tempo a Hitech Racing treinou bastante com Gustavo Myasava, que vem evoluindo a cada etapa e em Curitiba fez seu melhor fim de semana de corrida até agora - em sua breve carreira em monoposto -, chegando inclusive a liderar por boa parte a última prova. Desta forma, a expectativa é que o paranaense ande próximo ao Felipe Guimarães e quem sabe, até participando da disputa pela vitória nesta etapa.

O terceiro carro da Hitech Racing ainda está disponível, e Rodrigo Contin está em negociação e tentando viabilizar a volta dele para pelo menos nas três últimas rodadas duplas, em Tarumã, Cascavel e Curitiba. Para Brasília, ainda não existe confirmação de participação dele.

A classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de nove etapas está assim: 1º) Raphael Raucci, 157; 2º) Felipe Guimarães, 140 pontos; 3º) Gustavo Myasava, 72; 4º) Higor Hoffmann, 46; 5º) Gustavo Frigotto, 32; 6º) Leonardo de Souza, 20.

Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Bruno Terena

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi...: Piloto alemão chega para corrida em Zandvoort com 33 pontos de vantagem sobre Augusto Farfus na classificação • Circuito na costa do Mar do...

DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi neste fim de semana

Piloto alemão chega para corrida em Zandvoort com 33 pontos de vantagem sobre Augusto Farfus na classificação • Circuito na costa do Mar do Norte é o favorito dos pilotos da Audi • Para Dieter Gass, chefe da marca no DTM, "Zandvoort é um bom território para a Audi"


A nona etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, será disputada na pista de Zandvoort, na Holanda, neste fim de semana (27 a 29). E pode marcar a conquista antecipada do título pelo piloto da Audi Mike Rockenfeller, que leva 33 pontos de vantagem na classificação.

Na luta pelo título, o único piloto que pode deter Rockenfeller neste fim de semana é o brasileiro Augusto Farfus, da BMW. Mas a tarefa não é tão simples. Augusto precisa diminuir a vantagem do piloto da Audi para 25 pontos para levar a decisão para a última etapa do campeonato - em Hockenheim, no dia 20 de outubro.

Entre os oito pilotos que representam a marca das quatro argolas no DTM, uma unanimidade: Zandvoort é uma das pistas prediletas do calendário - com seu terreno de subidas e descidas, curvas desafiadoras e vários pontos de ultrapassagem. E as estatísticas confirmam essa visão positiva dos pilotos. É a pista em que a Audi mais teve sucesso desde que voltou ao DTM, em 2000. Foram sete vitórias, sendo três delas com o sueco Mattias Ekström, que tenta ampliar sua liderança nesta estatística neste fim de semana.

Outros nomes que venceram com a Audi em Zandvoort foram: o líder da temporada, Mike Rockenfeller, o nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen, e Edoardo Mortara. Em 2002, foi em Zandvoort que Laurent Aiello conquistou seu título na categoria, e o bicampeão Timo Scheider já largou na pole position quatro vezes nessa pista.

O traçado, com 4.307 metros de extensão, fica a cerca de 45 minutos de Amsterdam e faz parte do calendário do DTM desde 2001. Além das características exigentes da configuração da pista, há um outro desafio: o asfalto costuma ficar escorregadio fora do traçado ideal por causa da areia trazida pelo vento das dunas da região. Além disso, esta será a primeira vez que os pilotos correm em Zandvoort utilizando o sistema de redução de arrasto aerodinâmico DRS - com o qual eles podem mudar o ângulo da asa traseira para ganhar velocidade e facilitar as ultrapassagens, como na Fórmula 1. Para Mattias Ekström, se o sistema puder ser acionado no trecho que segue após a curva 3 do circuito, "será a seção de uso do DRS mais emocionante de toda a temporada."

No Brasil, a corrida que pode definir o título do DTM em 2013 será transmitida pelo canal por assinatura Bandsports, no domingo (29), a partir das 8h30. Também é possível acompanhar a prova ao vivo pelo canal do DTM no Youtube: www.youtube.com/dtmint.

Declarações dos chefes de equipe

Dieter Gass (Chefe da Audi no DTM): "Pelo nosso retrospecto, Zandvoort é um bom território para a Audi. Porém, a temporada vem mostrando que as forças de anos anteriores não são mais, necessariamente, as mesmas. Mas vamos com bastante otimismo para esta etapa. Em Oschersleben, vimos o quanto um trabalho sólido do time se refletiu na classificação. Por isso, um bom resultado para todos os carros é o que buscamos na Holanda."

Hans-Jürgen Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): "Temos lembranças especiais de Zandvoort. No domingo, vão se completar exatos 11 anos que vencemos, nessa pista, nosso primeiro título do DTM com Laurent Aiello. E temos a chance de comemorar conquistando outro título, agora com o Mike (Rockenfeller). Por isso vamos fazer tudo por ele neste fim de semana, e trabalhar para marcar o máximo de pontos possíveis."

Ernst Moser (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): "Zandvoort é uma de nossas pistas favoritas. Com Mike (Rockenfeller) na frente e uma boa posição no campeonato de construtores, estamos focados nos dois títulos, para sair com os dois já nesta etapa."

Arno Zensen (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): "Depois do que fizemos em Oschersleben, vamos confiantes para Zandvoort. Nossa expectativa é bastante alta, também, em torno do desempenho do Filipe (Albuquerque), que parece ter espantado a má fase."

Fatos e declarações dos pilotos da Audi

Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM #19 (Audi Sport Team Phoenix)

• É o único piloto do grid que pontuou em todas as etapas de 2013
• Chega para a penúltima etapa do campeonato com 33 pontos de vantagem

"Zandvoort é minha pista favorita. Faz tempo que espero pela chegada dela no calendário e, é claro, agora mais ainda pela possibilidade de vencer o campeonato. Mas sabemos como as coisas funcionam e que não podemos forçar nada. A estratégia deve ser a de fazer nosso trabalho com o máximo de atenção e ver se isso é suficiente ou não. Se não for, vamos ter que nos preparar ainda mais para a grande final, em Hockenheim. Mas como Zandvoort é uma pista onde a Audi tem bom retrospecto, estou bastante otimista para o fim de semana.

Filipe Albuquerque (28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg)

• Marcou seus primeiros pontos do ano em Oschersleben
"Sempre fui bastante rápido em Zandvoort, mas nunca consegui um resultado real no fim da corrida. Para mim, as coisas tem melhorado e isso me dá motivação para as duas corridas finais. O objetivo, claro, é estar no pódio."

Mattias Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11 (Audi Sport Team Abt Sportsline)

• Venceu pela primeira vez no DTM em Zandvoort. E em um 29 de setembro.
• Já venceu três vezes e subiu ao pódio em oito oportunidades nessa pista

"Pensar na pista de Zandvoort automaticamente me deixa de bom humor. Eu realmente gosto de pilotar nela, além de todas as lembranças boas que ela me traz, como a primeira vitória. Naquela vez, eu venci e meu companheiro de equipe na Audi conquistou o título. Seria uma combinação perfeita para 2013 também."

Jamie Green (31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi Sport Team Abt Sportsline)

• Conquistou seu primeiro pódio pela Audi em Oschersleben
• Pontuou em 56% das corridas que disputou no DTM

"Zandvoort é uma das pistas mais rápidas do ano e onde é possível explorar o máximo da aerodinâmica do Audi RS 5 DTM. Não são muitos os circuitos com essa característica, por isso estou ansioso pela corrida deste fim de semana."

Miguel Molina (24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)

• Pontuou nas duas últimas provas
• É companheiro de Mike Rockenfeller no campeonato de equipes

"Zandvoort é especial. Foi onde eu consegui, pela primeira vez, passar para a fase decisiva do treino classificatório do DTM. Espero dar continuidade à linha de evolução que consegui nas últimas corridas."

Edoardo Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)

• Venceu a etapa de Zandvoort em 2012
• Teve seu segundo melhor resultado de 2013 na etapa passada

"Depois de uma corrida boa em Oschersleben, espero dar um passo adiante em Zandvoort e deixar, de uma vez por todas, a má fase para trás. Venci na Holanda em 2012 e seria ótimo repetir esse resultado."

Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23 (Audi Sport Team Abt)

• Largou quatro vezes na pole position em Zandvoort
• Terminou entre os Top-5 em cinco oportunidades nessa pista

"Temos boas memórias de Zandvoort, embora, curiosamente, eu tenha quatro poles e nenhuma vitória nessa pista. Então é uma espécie de missão ainda não completada para mim, e seria ótimo cumpri-la depois da boa fase que estamos vivendo pós-Oschersleben. É minha pista favorita. Então estou ansioso."

Adrien Tambay (22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)

• Marcou seus primeiros pontos no DTM na etapa de Zandvoort do ano passado
• Pontuou em três provas consecutivas neste ano

"É sempre bom estar de volta a essa pista, onde marquei meus primeiros pontos no DTM. Tive, também, uma boa sequência de resultados este ano e espero manter essa boa fase."

Classificação do DTM depois de oito etapas

1 Mike Rockenfeller (Audi), 124 pontos
2 Augusto Farfus (BMW), 91 pontos
3 Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71 pontos
4 Robert Wickens (Mercedes-Benz), 70 pontos
5 Bruno Spengler (BMW), 67 pontos
6 Gary Paffett (Mercedes-Benz), 65 pontos
7 Mattias Ekström (Audi), 44 pontos
8 Marco Wittmann (BMW), 39 pontos
9 Jamie Green (Audi), 35 pontos
10 Dirk Werner (BMW), 26 pontos
11 Joey Hand (BMW), 26 pontos
12 Adrien Tambay (Audi), 22 pontos
13 Timo Scheider (Audi), 22 pontos
14 Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20 pontos
15 Timo Glock (BMW), 15 pontos
16 Filipe Albuquerque (Audi), 12 pontos
17 Martin Tomczyk (BMW), 10 pontos
18 Roberto Merhi (Mercedes-Benz), 8 pontos
19 Miguel Molina (Audi), 8 pontos
20 Edoardo Mortara (Audi), 3 pontos
21 Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz), 3 pontos
22 Andy Priaulx (BMW), 2 pontos

Classificação das fábricas

1 BMW, 276 pontos
2 Audi, 267
3 Mercedes-Benz, 237

Classificação das equipes

1 STIHL/AMG Mercedes, 141 pontos
2 Audi Sport Team Phoenix, 132 pontos
3 BMW Team RBM, 117 pontos
4 BMW Team Schnitzer, 93 pontos
5 Audi Sport Team Abt Sportsline, 79 pontos
6 EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 73 pontos
7 BMW Team MTEK, 54 pontos
8 Audi Sport Team Abt, 44 pontos
9 stern/AMG Mercedes, 23 pontos
10 Audi Sport Team Rosberg, 15 pontos
11 BMW Team RMG, 12 pontos

Estatíticas da Audi no DTM (desde 1990)

Títulos: 8 (em 16 temporadas)
Vitórias: 65 (em 206 corridas)
Pole positions: 71 (em 170 classificações)
Melhores voltas: 56 (em 206 corridas)

Todos os vencedores em Zandvoort desde 2001

2001 Uwe Alzen (Mercedes-Benz)
2002 Mattias Ekström (Abt-Audi)
2003 Christijan Albers (Mercedes-Benz)
2004 Mattias Ekström (Audi)
2005 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2006 Tom Kristensen (Audi)
2007 Martin Tomczyk (Audi)
2008 Mattias Ekström (Audi)
2009 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2010 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2011 Mike Rockenfeller (Audi)
2012 Edoardo Mortara (Audi)

Informações da prova

Extensão da pista: 4.307 metros
Distância total da corrida: 44 voltas = 189.508 km
Recorde do DTM em classificação: Mattias Ekström (Audi), em 12 de julho de 2008 com 1m31s012 (média de 170.364 km/h)
Recorde do DTM em corrida: Timo Scheider (Audi), em 22 de agosto de 2010, com 1m32s967 (média de 166.782 km/h)
Pole position em 2012: Timo Scheider (Audi), 1m32s365
Melhor volta em 2012: Gary Paffett (Mercedes-Benz), 1m34s054

Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto; Audi Sport / Divulgação