sexta-feira, 27 de setembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre...
ALTA ROTAÇÃO: Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre...: Brasileiro, que faz sua estreia no circuito norte-americano, ficou em sexto e quarto lugares, respectivamente nos ensaios da sexta-feira. N...
Grand-Am: Christian Fittipaldi garante lugar entre os top-10 nos treinos livres em Lime Rock Park
Brasileiro, que faz sua estreia
no circuito norte-americano, ficou em sexto e quarto lugares, respectivamente
nos ensaios da sexta-feira. Neste sábado (28) acontece o classificatório e a última
corrida da temporada 2013
Nesta
sexta-feira (27), o brasileiro Christian Fittipaldi teve o primeiro contato com
o circuito misto de Lime Rock Park, em Connecticut, nos Estados Unidos. No
local, ele disputará neste fim de semana (dias 28 e 29) a etapa final da
Grand-Am, um dos principais campeonatos do automobilismo norte-americano.
Fittipaldi está em busca de mais um título em sua carreira, e em quarto na
tabela de classificação (291 pontos), ele precisa de uma combinação de
resultados para consagrar-se campeão. A dupla Jordan Taylor e Max Angelelli é
líder da competição, com 304 pontos.
Durante os
treinos do dia, o brasileiro que corre com o português João Barbosa, a bordo do
Corvette DP #5, da Action Express, ficou com a sexta posição na primeira sessão
de ensaios livres (0.50s221), e anotou o quarto melhor tempo, com 0.50s288,
durante o segundo treino. A dupla Puett / Rojas liderou a tabela de tempos na
primeira sessão (0.49s847), enquanto que Bourdais / DiGuida foram os mais
rápidos no último treino da sexta-feira (0.49s755).
Fittipaldi
comentou sobre suas impressões do circuito de Lima Rock Park. "Hoje fomos
bem e andamos ali no pelotão da frente. Foi um dia bom. A pista é muito curta e
certamente teremos muitos toques e incidentes durante a prova. Acredito que vai
ser uma etapa movimentada, com tráfico intenso, e teremos que ficar bem atentos
para fugir das confusões e não comprometer nossa corrida", disse o piloto
paulista.
Em quarto
no campeonato, e brigando pelo título da temporada 2013, o brasileiro falou das
expectativas para a disputa final, que acontece neste sábado. "Acredito
que temos boas chances de largar bem, ali entre os quatro melhores. Nossa
estratégia é entrar para ganhar e conseguir o máximo de pontos possíveis. A
nossa parte, vamos fazer para buscar o melhor resultado. Estou otimista, apesar
de saber que não depende só de nós", encerrou Fittipaldi.
Amanhã (28)
às 10h20, pelo horário de Brasília, está prevista a realização do treino
classificatório, que define o grid da 12ª e última corrida do ano da Grand-Am.
Mais tarde, às 14h35 será dada a largada para a disputa que terá duração de
2h45, no circuito de Lime Rock Park, quando serão conhecidos os campeões da
competição.
Veja os
melhores nos treinos livres desta sexta-feira em Lime Rock Park (top-5):
Treino
livre 1
1 Puett, S
/ Rojas, M (Chip Ganassi Racing with Felix Sabates - BMW / Riley), 0.49s847
2 Cameron, D / Nonnamaker, W (Team Sahlen - BMW /
Riley), 0.49s961
3 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings
Racing - Corvette DP), 0.49s966
4 Angelelli, M / Taylor, J (Wayne Taylor Racing -
Corvette DP), 0.50s073
5 Bourdais, S / DiGuida, E (8 Star Motorsports -
Corvette DP). 0.50s074
6 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing -
Corvette DP) 0.50s221
Treino
livre 2
1 Bourdais,
S / DiGuida, E (8 Star Motorsports - Corvette DP), 0.50s074
2 Potolicchio, E / Sarrazin, S / Valiante, M 8 (Star
Motorsports - Corvette DP), 0.50s187
3 Fogarty, J / Gurney, A (GAINSCO/ Bob Stallings
Racing - Corvette DP), 0.50s234
4 Barbosa, J / Fittipaldi, C (Action Express Racing -
Corvette DP), 0.50s288
5 Negri Jr, O / Pew, J (Michael Shank Racing - Ford
Riley), 0.50s359
Programação
do sábado da etapa final da Grand-Am (Horários de Brasília):
Sábado, dia
28
10h20 às
10h35 - Classificatório
14h35 -
Largada 12ª etapa (2h45)
Os melhores
no campeonato (após 11 etapas):
1. Jordan
Taylor e Max Angelelli 304
2. Memo
Rojas e Scott Pruett 296
3. Alex Gurney e Jon Fogarty 293
4.
Christian Fittipaldi 291
5. João
Barbosa 289
6. Alex
Popow e Ryan Dalziel 284
Mais informações para a
imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves /
Beatriz de Paula
Foto: Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel ...
ALTA ROTAÇÃO: Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel ...: Prova marca a disputa da quarta etapa do certame nacional e terá mais de 45 carros no grid Nada menos que 46 carros largam na manhã...
Começa neste sábado rali de dois dias em Cascavel pelo Campeonato Brasileiro
Prova marca a disputa da quarta
etapa do certame nacional e terá mais de 45 carros no grid
Nada menos
que 46 carros largam na manhã deste sábado para a quarta etapa do Campeonato
Brasileiro de Rali de Velocidade, que tem sua disputa na cidade de Cascavel,
oeste do Paraná. São duplas que vem de vários estados brasileiros para competir
divididos em quatro categorias: 4x4, 4x2, 4x2 Super e 207 (monomarca Peugeot).
Várias
duplas do Paraná também marcam presença nesta disputa. Os irmãos Marco e
Ricardo Malucelli querem bom resultado competindo em casa. Marco compete na
categoria 4x2 com o navegador Guilherme Trombini, pela equipe PróMacchina
Motorsport. “Esperamos que a chuva que está prevista para sábado e domingo não
atrapalhe nosso desempenho nas especiais. Procuramos aqui, um bom resultado
para buscarmos uma possível recuperação no campeonato”, destaca o piloto Marco.
O irmão
Ricardo compete na categoria 207, a bordo de um Peugeot 207, com o navegador
Giovani Bordin, pela equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthétic Car´s
Detail) e está na briga direta pelo título da temporada 2013. “Nossa
expectativa é grande, pois vamos correr dentro do nosso estado e sabemos que
para ter alguma chance de brigar pelo título, precisamos vencer esta etapa”,
salienta Ricardo.
A corrida
A prova em
Cascavel começa às 9h43 com a largada da primeira de nove especiais programadas
para o primeiro dia de prova. O rali terminará apenas no domingo, quando os
competidores terão completado 15 especiais, num total de 150 quilômetros de
trechos cronometrados.
O acesso ao
público às especiais é gratuito, no entanto deve ser feito pelo menos uma hora
antes do início da prova. Para quem quiser, três especiais deste sábado e
outras três no domingo terão chegada em um sequência de curvas e saltos
praticamente dentro do Autódromo Zilmar Beux.
O parque de
apoio da prova está montado junto ao Autódromo, onde também o público pode
buscar informações de como assistir o rali, como o mapa da corrida, com pontos
para o público e todos os horários do evento.
Motores
roncaram nesta sexta
Quem foi o
Autódromo Zilmar Beux na tarde desta sexta-feira, pode conferir também os
primeiros movimentos do rali. Vários competidores foram para a pista,
especialmente montada junto ao autódromo, para o shakedown, o teste final para
ajuste dos carros.
Cronograma
das especiais do Rali de Cascavel
Sábado:
SS 01, 04 e
07 - 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um
grande
salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31
SS 02, 05,
e 08 - 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de
piso no
meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49
SS 03, 06 e
09 - 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando
dentro do
autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27
Domingo:
SS 10, 12 e
14 - 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso
vermelho
compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39
SS 11, 13 e
15 - 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e
12h59
Programa do
Rali
Sábado, dia
28/09/2013
09:00 hs.
Largada Primeiro Carro
15:00 hs.
Encerramento Especiais
17:00 hs.
Início Festa Pilotos e Organização
Domingo,
dia 29/09/2013
09:00 hs.
Início Especiais
14:00 hs.
Encerramento Especiais
15:00 hs.
Vistorias
15:30 hs.
Rampa de Premiação
PrimeComunicação
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr...
ALTA ROTAÇÃO: Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr...: Estreando a marca Coldstone, Camaro #30 é o que mais voltas completas no único treino livre para corrida O único treino livre program...
Nascar: De pintura e patrocinador novos, Piquet Jr "testa de tudo" em Dover
Estreando a marca Coldstone,
Camaro #30 é o que mais voltas completas no único treino livre para corrida
O único
treino livre programado para a 28ª etapa da Nascar Nationwide Series foi intenso
para Nelsinho Piquet. O dono do Camaro #30 percorreu nada menos que 84 voltas
no oval de uma milha de Dover. Foi o competidor que mais acumulou quilometragem
na exigente pista de concreto.
"Tivemos
muito trabalho, mas testamos de tudo aqui. Dover tradicionalmente castiga o
equipamento e agora o time dispõe de diversas informações para chegarmos a um
bom setup para a prova", afirmou o piloto, que registrou o 18º tempo do
dia com 23s737.
Nesta etapa
o Camaro #30 estreia um novo layout, para destacar a chegada da Coldstone como
patrocinadora do brasiliense. O rede global de sorveterias opera em sistema de
franquias e hoje está presente em mais de 1.500 pontos de venda espalhados por
25 países.
"Chegar
ao mundo do automobilismo com a Turner Scott Motorsports é uma oportunidade
incrível para nossa marca, declarou o presidente da Cold Stone Creamery, Dan
Beem. O executivo destacou o estilo de pilotagem de Piquet Jr, "maduro e
controlado, ao mesmo tempo em que é agressivo".
Nelsinho
lembrou que a Coldstone é um de seus destinos favoritos quando tem vontade de
tomar um bom sorvete e se disse honrado pela confiança da companhia em estrear
na Nascar em seu Camaro. "Espero corresponder, levando o carro a uma boa
posição em Dover", acrescentou o piloto.
Para a
prova de 200 voltas deste sábado, a Turner Scott Motorsports equipou o Camaro
#30 com o chassi TSM-335, que foi usado por Nelsinho pela última vez na corrida
de Bristol em agosto.
A programação
da prova determina o treino classificatório para 13h e a corrida de 200 voltas
para 16h30 (pelo horário de Brasília). O Fox Sports exibe a prova a partir de
18h45.
Contato
Luís Ferrari
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas
ALTA ROTAÇÃO: Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas: Quinta etapa da temporada pode começar a definir favoritos na briga pelo título de 2013. Treinos começam neste sábado no autódromo do Distr...
Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas
Quinta etapa da temporada pode
começar a definir favoritos na briga pelo título de 2013. Treinos começam neste
sábado no autódromo do Distrito Federal. Fórmula 3 Sul-americana integra o evento
que terá quatro corridas, uma no sábado e três no domingo.
Com tudo
praticamente pronto para a quinta etapa da Copa Petrobras de Marcas, equipes e
pilotos já pensam nos treinamentos marcados para este sábado no Autódromo de
Brasília, que recebe a categoria pela segunda vez na temporada. A primeira
atividade de pista dos carros de Turismo acontece a partir das 9h50, com o
grupo que tem os oito primeiros colocados na classificação geral. A segunda
série tem do nono ao último classificado.
Nesse
segundo grupo estarão duas novidades. Na verdade, uma novidade na J.Star
Racing. Velho conhecido da categoria, onde inclusive já conquistou vitórias,
Thiago Marques entra no lugar de Allam Khodair e o estrerante Marcus Leão ocupa
a vaga de Leandro Romera. Os dois estão garantidos até o final da temporada.
Eles disputam agora em Brasília, em Tarumã dia 27 de outubro, em Cascavel dia
17 de novembro e encerram o ano dia 1º de dezembro em Curitiba, quando a
pontuação das duas provas será dobrada.
O treino
classificatório está marcado para este sábado a partir das 16h10 com todos os
pilotos representando as cinco montadoras: Mitsubishi, Ford, Chevrolet, Honda e
Toyota. A primeira corrida da quinta rodada dupla será domingo às 9h05 e a
segunda às 12h45.
A liderança
está nas mãos de Ricardo Maurício (Honda Civic), atual campeão da Copa
Petrobras de Marcas. Ricardinho tem 114 pontos contra 102 de Galid Osman
(Toyota Corolla XRS), 99 de Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 95 de Alceu
Feldmann (Honda Civic) e 87 de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS).
Na última
corrida, realizada em Curitiba, chamou a atenção a boa performance de Vitor
Meira, que levou seu Ford Focus à primeira vitória na temporada e a um
excelente segundo lugar, numa demonstração de que a montadora norte-americana
conseguiu bom equilíbrio do carro principalmente na mão de um piloto experiente
como Meira. Também integram a Copa Petrobras de Marcas o Chevrolet Cruze e o
Mitsubishi Lancer GT.
Entre as
montadoras a primeira colocação é da Toyota, com 264 pontos e é seguida de
perto pela Honda (235), pela Chevrolet (160), pela Ford, com 137 e pela
Mitsubishi com 121.
Junto com a
Copa Petrobras de Marcas estará, como em todas as etapas de 2013, a Fórmula 3
Sul-americana, a principal e mais respeitada categoria continental de
monopostos. Um dos destaques é Felipe Guimarães, que disputava simultaneamente
a Fórmula 3 Inglesa, onde no último final de semana conquistou importante
vitória em Nurburgring, na Alemanha, e fechou o campeonato em quarto lugar. Na
F3 Sul-americana, em dez corridas no ano, Felipe venceu sete.
No entanto
a liderança está nas mãos de Raphael Raucci, que tem na regularidade na zona de
pontuação sua grande marca. Ele venceu duas no ano e está na frente com 157
pontos contra 140 de Felipe Guimarães. Neste final de semana (uma corrida será
no sábado e a outra no domingo), muita coisa pode acontecer nessa briga pelo
mais importante título continental de monopostos.
Na Fórmula
3 Light a ponta está nas mãos do argentino Bruno Etman, com 159 pontos seguido
de perto pelo brasileiro Artur Fortunato (122) pelo argentino Moisés Federico
(75) e pelo experiente Elias Azevedo (73). A curiosidade é que Elias Azevedo é
pai de Duda Azevedo, que em 2002 se sagrou campeão da F3 Light.
A primeira
prova será no sábado às 16h55 e a segunda domingo a partir das 10h25.
Mais
informações no site www.brasileirodemarcas.com.br
Departamento de
Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Foto: Bruno Terena/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando ...
ALTA ROTAÇÃO: Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando ...: Piloto competirá no Campeonato Centro Oeste de Marcas e Pilotos neste final de semana competindo com um Corsa com o número 22, em homenagem...
Pedro Gomes retorna ao automobilismo homenageando o pai com o tradicional 22 em Brasília
Piloto competirá no Campeonato
Centro Oeste de Marcas e Pilotos neste final de semana competindo com um Corsa
com o número 22, em homenagem ao seu pai, tetracampeão da Stock Car
Pedro Gomes,
piloto que já venceu corrida na Stock Car e participou da última temporada da
Fórmula Truck, retorna ao automobilismo fazendo uma homenagem a seu pai, o
tetracampeão Paulo Gomes, ao fazer sua estreia no Campeonato Centro Oeste de
Marcas e Pilotos competindo com o carro número 22, eternizado por Paulão em sua
vitoriosa carreira no automobilismo nacional.
A prova
será neste final de semana, dentro da programação da Fórmula 3 Sul-Americana e
do Brasileiro de Marcas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.
Gomes competirá neste final de semana com um Chevrolet Corsa da Equipe
Petrópolis.
"É
muito bom voltar à ativa, ainda mais pilotando o mesmo tipo de carro com pneus
radiais com qual conquistei minha primeira vitória e título, isso nos idos de
1998. Quero agradecer aos patrocinadores Grupo Real Moto Peças, Perfect Peças
Automotivas e Hypper Freios, Med Commerce, à equipe Petrópolis, ao Vanderlan
Junior e ao João Américo pelo apoio e força que tenho recebido. Estou muito
feliz em poder voltar a pilotar. Será uma sessão nostalgia sair dos boxes para
dar as primeiras voltas", disse Pedro Gomes, que também usará por baixo do
macacão a camisa de homenagem a Gustavo Sondermann, que morreu em um acidente
em uma prova em Interlagos há dois anos.
As sessões
de livres começam nesta sexta-feira, às 16h30, com o primeiro livre. O segundo
está marcado para às 7h50 de sábado, com o classificatório acontecendo às 14h50
e as corridas sendo disputadas às 17h30 do mesmo dia e às 13h30 de domingo.
Rodrigo França (MTB
31120)
Foto: divulgação
ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia prod...
ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia prod...: As duplas Cacá Bueno/Allam Khodair e Átila Abreu/Sérgio Jimenez trabalham no acerto dos modelos BMW Z4 na pista espanhola para o classifica...
FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia produtivo em Navarra
As duplas Cacá Bueno/Allam
Khodair e Átila Abreu/Sérgio Jimenez trabalham no acerto dos modelos BMW Z4 na
pista espanhola para o classificatório deste sábado e as corridas do domingo
Os pilotos
da FIA GT Series tiveram 3h30 de testes extras nesta sexta (dia 27) para
trabalharem no acerto de seus carros no circuito de Navarra, na Espanha, que
recebe a 5ª rodada dupla da categoria. Tempo precioso, principalmente para os
pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil. Cacá Bueno e Allam Khodair, a bordo
do BMW Z4 #0, encerraram o dia na nona colocação no geral e em sexto lugar na
categoria Pro. Sérgio Jimenez e o estreante Átila Abreu, com o BMW Z4 #21,
ficaram em 12º no geral e oitavo na categoria.
Neste
sábado (28), serão mais duas sessões livres e o classificatório. As duas provas
acontecerão no domingo (29). A primeira delas às 5h15 de Brasília (ao vivo no
SporTV 3) e a Corrida Principal às 9h15 (exibição no SporTV às 11 horas).
Para Cacá
Bueno, a performance do carro no traçado de 3,933 km superou suas expectativas.
"A posição no final do dia não foi boa, mas eu não caprichei na minha
volta. Teria ficado em sexto ou sétimo, que é onde estivemos na temporada
inteira. Mas muito mais próximo dos primeiros do que em outros circuitos,
apesar de eu achar inicialmente que este era um circuito que não favorecia a
gente", destacou. "É esperançoso, é promissor, até porque tem o que
melhorar. Acho que temos um carro para brigar um pouco mais na frente. Vamos
ver amanhã", continuou o carioca.
O
companheiro Allam Khodair comemorou as horas extras de treino. "O mais
importante deste teste foi exatamente esse dia mais longo de treino, sem a
pressão de alguns minutos de treinos livres e depois a classificação. Então
conseguimos absorver mais informações. Fizemos testes válidos para o carro e
melhoramos. E agora, quando iríamos para a classificação, vamos recomeçar um
dia de treino, já com muito mais informação. Isso vai ser mais proveitoso e
estou confiante para ser a nossa melhor corrida", afirmou.
No carro
#21, o estreante Átila Abreu ficou contente com sua primeira experiência.
"Este carro é algo totalmente novo pra mim, tem ABS, controle de tração,
várias coisas que na Stock Car não tem. O carro é mais rápido que um Stock Car,
mas você não sente o mesmo grip, então são novidades que levam um pouquinho de
tempo para se acostumar. Acho que tem bastante coisa pra melhorar e preciso
entender onde posso extrair mais do carro. Mas gostei bastante do meu primeiro
dia na equipe. O trabalho com os engenheiros foi muito bom, com o Jimenez
também, ele me ajudou bastante e conseguimos trocar muitas informações. O meu
entrosamento com a equipe foi bem acima do que eu imaginava", contou o
piloto que substitui o paranaense Ricardo Zonta.
Para
Jimenez, o dia poderia ter sido um pouco melhor, já que a equipe enfrentou
alguns imprevistos. Mas o balanço final foi bom. "Surgiram alguns
imprevistos no carro e foi bom não ter acontecido no dia da classificação.
Então neste sentido, foi positivo. Não conseguimos testar muitas coisas, mas
acendeu pelo menos alguns caminhos para tomar pra sábado e esperamos contar com
um carro competitivo. O Átila também teve de andar mais, porque este carro é
muito manhoso e foi bom para ele ter esse tempo de teste", disse.
A boa
estrutura do autódromo de Navarra e a qualidade do asfalto da pista espanhola
foram bastante elogiados pelos pilotos. Para eles, a pista só peca por não ter
mais trechos de alta velocidade.
"Estrutura,
qualidade do asfalto, box, é tudo uma maravilha. Já o desenho, tirando a curva
1, que é muito legal.... Eu ando de carro de corrida, não ando de carro de
freada. Meu gosto é mais pra circuito de alta mesmo", comentou Bueno.
"Uma
pista com uma infraestrutura muito boa, várias áreas de escape, mas que também
é difícil, com várias freadas, freadas em curva, o que exige muito do carro e
do piloto. Para achar o limite é bem diferente", ressaltou Abreu.
"A
pista é bem legal, tem bastante curva de baixa, poderia ser um pouco mais de
alta, mas em termos de estrutura, asfalto, áreas de escape é muito boa mesmo.
Mas é complicada para ultrapassagem, então vai ser uma corrida difícil",
avaliou Jimenez.
"A
pista é boa. Mas tem muita curva de segunda marcha, tem até duas curvas de
primeira marcha e isso talvez não favoreça muito o nosso carro, mas a gente
está tentando encontrar o melhor acerto, para achar tração e perder menos
nestes setores de baixa. No primeiro setor, de alta, estamos bem. Agora, temos
de achar um melhor balanço pro carro nos outros setores, principalmente no
setor 3, onde estamos perdendo mais. São três curvas de segunda marcha, uma de
primeira marcha. Ai que a gente está devendo uns três, quatro décimos",
explicou Khodair.
No período
da tarde, os pilotos vão focar os trabalhos na troca de pilotos durante o pit
stop. Algo muito importante, especialmente para os novos companheiros Átila e
Jimenez.
"Estava
acostumado com o Ricardo (Zonta), que não trocava nada. Saia um e entrava o
outro igual. Com o Átila, a posição felizmente não muda, só mesmo o pedal. Mas
muda o cinto. Haverá um cinto pra mim e outro pra ele. E como o carro é
bastante apertado e ele é bem mais alto, precisa treinar bastante a entrada e a
saída do carro", completou Jimenez.
Os melhores
tempos nos testes desta sexta-feira em Navarra:
1. S.
Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s759
2. K.
Chandhok / Y. Buurman (Vita4one Racing Team / BMW E89 Z4) 1min39s772
3. G.
Demoustier / D. Tappy (Von Ryan Racing / McLaren MP4-12C) 1min39s818 **
4. S.Ortelli/L.Vanthoor
(Belgian Audi Club Team WRT /Audi R8 LMS) 1min39s933
5. C.Campanico / Ammermuller (Novadriver /
Audi R8 LMS) 1min39s969 **
6. M.
Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min40s062
7. H.
Proczyk / G. Tweraser (GRT Grasser Racing Team / Lamborghini LP560-4)
1min40s264 **
8. A.Zuber/M.Parisy
(Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) 1min40s239
9. C.
Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min40s291
10. M.
Basseng / S. Rosina (Lamborghini Blancpain / Lamborghini LP560-4) 1min40s306
12. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team
Brasil / BMW Z4) 1min40s466
**
Categoria Pro-Am
Confira os
horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):
Sábado, dia
28 de setembro
5h00 às
6h20 - Treino Livre 1
7h35 às
8h50 - Treino Livre 2
12h00 às
13h00 - Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)
Domingo,
dia 29 de setembro
4h00 às
4h20 - Warm up
5h15 às
6h15 - Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às
10h15 - Corrida Principal
Classificação
do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (oito corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT
Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS
AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren
MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4),
36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth
Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing /
McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team
Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta /
S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves /
Beatriz de Paula
Fotos: Tijem Photo
Agency
ALTA ROTAÇÃO: Após problemas na segunda etapa, Orige corre novam...
ALTA ROTAÇÃO: Após problemas na segunda etapa, Orige corre novam...: “Até agora a corrida de Brasília foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do carro”, comentou o catarinense A quinta rodada du...
Após problemas na segunda etapa, Orige corre novamente em Brasília
“Até agora a corrida de Brasília
foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do carro”, comentou o
catarinense
A quinta
rodada dupla da Copa Petrobras será disputada no próximo domingo (28/09), no
Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. O catarinense Vicente Orige, que
conquistou a pole position para a etapa de abertura do campeonato, em
Interlagos, retorna ao circuito em que enfrentou problemas para encontrar o
melhor acerto para a pista, durante a segunda etapa.
“Até agora
a corrida de Brasília foi a única que tivemos dificuldades com o acerto do
carro. Nas classificações para o grid de largada meus tempos estiveram sempre
entre os cinco primeiros, com exceção de Brasília. Para a prova deste fim de
semana estudamos bastante os dados de telemetria e estamos indo com uma regulagem
bem diferente”, comentou o piloto da Honda.
Em abril,
quando a segunda etapa da categoria foi disputada no Distrito Federal, Vicente
Orige terminou a primeira corrida na nona colocação e conquistou sete pontos.
Já na segunda prova, o piloto sofreu um toque na traseira do carro, bateu forte
e foi obrigado a abandonar.
“Com as
mudanças que fizemos nos ajustes do carro, confio que teremos um desempenho
melhor em relação à corrida do início do ano, mas para ter certeza, somente
depois dos treinos de sábado”, afirmou Orige, que ocupa a 11ª colocação na classificação
geral com 42 pontos.
ALTA ROTAÇÃO: Genoin e Broering não poderão disputar a quarta et...
ALTA ROTAÇÃO: Genoin e Broering não poderão disputar a quarta et...: Motivos particulares levaram a dupla a desistir de competir na prova que acontece neste final de semana em Cascavel Cascavel, no oeste ...
Genoin e Broering não poderão disputar a quarta etapa do Brasileiro de Rali
Motivos particulares levaram a
dupla a desistir de competir na prova que acontece neste final de semana em
Cascavel
Cascavel,
no oeste do Paraná, recebe neste final de semana a quarta etapa do Campeonato
Brasileiro de Rali de Velocidade. O grid no entanto, terá uma dupla a menos. Os
catarinenses Toninho Genoin e Sidinei Broering, da equipe ...na duvida,
Acelera! Teve que desistir de última hora de disputar a prova no PR.
Por motivos
particulares, Genoin e Broering estão fora da etapa. “Tínhamos tudo pronto para
ir competir. No entanto, uma série de problemas surgidos nesta última semana
culminaram com a nossa desistência nesta quinta-feira”, salienta o navegador
Sidinei Broering.
A equipe
está na vice-liderança do Campeonato, na categoria 4x2. O ano tem sido de
resultados importantes para Genoin e Broering que competem pela primeira
temporada juntos. Eles venceram o Rali de Canela, primeira etapa do Nacional e
conquistaram pódios nas etapas de Erechim, no RS, e Ouro Branco, MG.
Programa do
Rali de Cascavel
Sexta-feira,
dia 27/09/2013
13:00 hs.
Início Shakedown Veículos 4x4
14:00 hs.
Final Shakedown Veículos 4x4
14:01 hs.
Inicio Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs.
Final Shakedown Veículos 4x2
16:00 hs.
Divulgação Ordem de Largada
18:30 hs.
Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)
20:00 hs.
Início Largada Promocional
Sábado, dia
28/09/2013
09:00 hs.
Largada Primeiro Carro
15:00 hs.
Encerramento Especiais
17:00 hs.
Início Festa Pilotos e Organização
Domingo,
dia 29/09/2013
09:00 hs.
Início Especiais
14:00 hs.
Encerramento Especiais
15:00 hs.
Vistorias
15:30 hs.
Rampa de Premiação
Edson Castro
Assessor de Imprensa da
equipe
Foto: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta...
ALTA ROTAÇÃO: Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta...: Curitibano corre nona etapa da temporada, na Holanda, de olho em reduzir ao máximo a vantagem do líder Mike Rockenfeller e levar a decisão ...
Na briga pelo título do DTM, Augusto Farfus aponta etapa de Zandvoort como a mais importante do ano
Curitibano corre nona etapa da
temporada, na Holanda, de olho em reduzir ao máximo a vantagem do líder Mike
Rockenfeller e levar a decisão do campeonato para Hockenheim, onde já venceu
neste ano.
Está
chegando a hora da decisão da temporada 2013 do DTM. Restando apenas 50 pontos
em disputa, somente dois pilotos reúnem condições matemáticas de conquistar o
título neste ano. De um lado, o líder do campeonato Mike Rockenfeller surge
como favorito. Com 124 pontos, o alemão da Audi Sport Team Phoenix pode faturar
a taça de campeão durante a nona e penúltima etapa do certame, neste fim de
semana (28 e 29) em Zandvoort, na Holanda. No entanto, do outro lado do
‘corner’, o desafiante Augusto Farfus aparece com ótimo retrospecto, sobretudo
nas últimas corridas. Em grande fase e muito motivado depois da vitória
dominante em Oschersleben, o piloto do BMW Team RBM está 33 pontos atrás do
adversário, mas chega para aquela que considera a etapa mais importante do ano
até o momento confiante em reduzir a diferença e adiar a decisão do título para
o próximo dia 20 de outubro, em Hockenheim, onde o brasileiro venceu em maio,
na abertura do campeonato.
E a
primeira batalha decisiva pelo título de 2013 será num circuito bastante
tradicional para o DTM. Presente no calendário da categoria desde 2001,
Zandvoort tem 4.307 m de extensão e é bastante técnico, exigindo o máximo das
habilidades de cada piloto do grid. No ano passado, a corrida foi bastante
caótica por conta da chuva forte na região do autódromo holandês. A vitória
ficou com o italiano Edoardo Mortara, da Audi. Augusto fez uma grande prova de
recuperação ao sair de 20º e cruzar a linha de chegada em nono. Neste fim de
semana, a corrida tem duração prevista de 44 voltas.
Se o clima
foi determinante para os rumos da corrida de 2012 em Zandvoort, novamente a
chuva poderá dar as caras e embaralhar ainda mais a prova deste fim de semana.
Isso porque a meteorologia aponta 30% de chance de chuva para sábado, quando os
22 pilotos do grid vão à pista para a disputa do único treino livre e também da
sessão classificatória. Para domingo, a previsão é de 40% de possibilidade de a
corrida ser realizada com o asfalto molhado, impondo ainda mais dificuldades
aos competidores.
Para
Farfus, será crucial terminar a corrida na Holanda em uma boa colocação e,
fundamentalmente, à frente de Rockenfeller, tudo para reduzir ainda mais a
diferença para o alemão e chegar em Hockenheim em condições de lutar pela taça.
Mesmo ciente do potencial da Audi, o brasileiro está confiante na performance
exibida pelo carro da BMW nas últimas provas e acredita que tudo pode se
repetir neste fim de semana em Zandvoort.
Seguindo o
padrão das etapas do DTM, a programação deste fim de semana em Zandvoort começa
na sexta-feira com a realização de um shakedown com duração de 15 minutos,
tempo que os pilotos utilizarão para verificar as condições dos respectivos
carros e também do asfalto holandês. No sábado, o cronograma prevê a disputa da
única sessão de treinos livres, com 90 minutos e, no período da tarde, o treino
classificatório que vai definir as posições no grid de largada. A nona etapa da
temporada 2013 do DTM está marcada para domingo, às 8h30 (horário de Brasília),
e terá transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
"Provavelmente
será a etapa mais importante do ano para nós porque tudo pode ser decidido lá.
Então o foco é ainda maior para que a gente possa obter um grande resultado
para tentar levar a decisão para Hockenheim. Sabemos o quanto a Audi vem sendo
competitiva, e na última prova eles mostraram isso, mas creio que Zandvoort é
uma pista que pode se adaptar bem ao nosso carro, e essa é a nossa esperança.
Vamos trabalhar muito e lutar para que possamos sair da Holanda com bons pontos
para tentar diminuir essa diferença para o Mike."
Programação
para etapa de Zandvoort (horários de Brasília):
Sexta-feira
(27):
13h45 às
14h00 - Shakedown
Sábado
(28):
4h05 às
5h35 - Treino livre
9h40 às
10h50 - Classificação
Domingo
(29):
8h30 -
Corrida (44 voltas)
Fonte: http://www.farfus.com/
Foto: http://www.farfus.com/
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vence...
ALTA ROTAÇÃO: Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vence...: Brasiliense acumula sete vitórias em 10 corridas no sul-americano Todas as sete corridas que terminou no Campeonato Sul-americano de Fó...
Fórmula 3 Sudam: Felipe Guimarães agora quer vencer em casa
Brasiliense acumula sete
vitórias em 10 corridas no sul-americano
Todas as
sete corridas que terminou no Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, recebeu a
bandeirada da vitória. Agora, Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc
JR/Hitech Racing) quer terminar vencendo também a sexta rodada dupla do certame
continental, que será realizada neste final de semana (28 e 29/9) em Brasília
(DF), onde reside.
"Preciso
ter uma constância maior, terminando todas as corridas. Mesmo vencendo sete
provas, deixei de terminar três e cai para a vice-liderança. Se conseguir
combinar a regularidade com vitórias em casa vai ser excelente", sorri
Felipe Guimarães, que soma 140 pontos, 17 a menos do que o paulista Raphael
Raucci. Estarão em jogo 40 pontos na Capital Federal.
Esta será a
segunda vez nesta temporada que a Fórmula 3 irá visitar Brasília. Na segunda
rodada, em abril, Felipe Guimarães venceu a primeira corrida, depois de largar
da pole position e estabelecer a volta mais rápida, e abandonou a segunda com a
suspensão de seu Dallara quebrada.
"Desta
vez vai dar tudo certo. Se eu conseguir comemorar duas vitórias, vou diminuir a
minha desvantagem em relação à liderança do campeonato para apenas 10 pontos,
no mínimo. Vamos trabalhar com afinco pra ter condições de comemorar bons
resultados", acredita o piloto da Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech
Racing, que vem de vitória na Alemanha no último final de semana, pelo
Campeonato Inglês de Fórmula 3.
A equipe
Hitech Racing está confiante que deverá brigar pelas vitórias neste final de
semana. "Para esta etapa em Brasília, nossa expectativa é recuperarmos os
pontos que escaparam em Curitiba e reassumirmos a liderança do campeonato. A
equipe trabalhou muito em praticamente um mês que houve de intervalo, todo o
carro foi revisado minuciosamente e o equipamento está 100% verificado e
confiável para o fim de semana, inclusive com motor novo para o Felipe",
afirma o engenheiro paranaense Rodrigo Contin, chefe da equipe Hitech Racing.
"Sabemos
que temos totais chances de recuperar a liderança, mas não é possível mais
perder pontos em jogo. Apesar de termos vencido muitas provas, acabamos tendo
contratempos em outras e por isso perdemos a liderança, mas o trabalho foi bem
feito e aliado a isso, o Felipe deve voltar embalado com bons resultados de
Nurburgring, o que sempre é positivo na confiança do piloto para iniciar um
novo fim de semana de corrida", completou o jovem (31 anos) Contin.
Neste meio
tempo a Hitech Racing treinou bastante com Gustavo Myasava, que vem evoluindo a
cada etapa e em Curitiba fez seu melhor fim de semana de corrida até agora - em
sua breve carreira em monoposto -, chegando inclusive a liderar por boa parte a
última prova. Desta forma, a expectativa é que o paranaense ande próximo ao
Felipe Guimarães e quem sabe, até participando da disputa pela vitória nesta
etapa.
O terceiro
carro da Hitech Racing ainda está disponível, e Rodrigo Contin está em
negociação e tentando viabilizar a volta dele para pelo menos nas três últimas
rodadas duplas, em Tarumã, Cascavel e Curitiba. Para Brasília, ainda não existe
confirmação de participação dele.
A
classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de nove etapas está assim: 1º)
Raphael Raucci, 157; 2º) Felipe Guimarães, 140 pontos; 3º) Gustavo Myasava, 72;
4º) Higor Hoffmann, 46; 5º) Gustavo Frigotto, 32; 6º) Leonardo de Souza, 20.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto: Bruno Terena
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi...: Piloto alemão chega para corrida em Zandvoort com 33 pontos de vantagem sobre Augusto Farfus na classificação • Circuito na costa do Mar do...
DTM: Rockenfeller pode garantir título para a Audi neste fim de semana
Piloto alemão chega para corrida
em Zandvoort com 33 pontos de vantagem sobre Augusto Farfus na classificação •
Circuito na costa do Mar do Norte é o favorito dos pilotos da Audi • Para
Dieter Gass, chefe da marca no DTM, "Zandvoort é um bom território para a
Audi"
A nona
etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, será disputada na pista de
Zandvoort, na Holanda, neste fim de semana (27 a 29). E pode marcar a conquista
antecipada do título pelo piloto da Audi Mike Rockenfeller, que leva 33 pontos
de vantagem na classificação.
Na luta
pelo título, o único piloto que pode deter Rockenfeller neste fim de semana é o
brasileiro Augusto Farfus, da BMW. Mas a tarefa não é tão simples. Augusto
precisa diminuir a vantagem do piloto da Audi para 25 pontos para levar a
decisão para a última etapa do campeonato - em Hockenheim, no dia 20 de
outubro.
Entre os
oito pilotos que representam a marca das quatro argolas no DTM, uma
unanimidade: Zandvoort é uma das pistas prediletas do calendário - com seu
terreno de subidas e descidas, curvas desafiadoras e vários pontos de
ultrapassagem. E as estatísticas confirmam essa visão positiva dos pilotos. É a
pista em que a Audi mais teve sucesso desde que voltou ao DTM, em 2000. Foram
sete vitórias, sendo três delas com o sueco Mattias Ekström, que tenta ampliar
sua liderança nesta estatística neste fim de semana.
Outros
nomes que venceram com a Audi em Zandvoort foram: o líder da temporada, Mike
Rockenfeller, o nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen, e
Edoardo Mortara. Em 2002, foi em Zandvoort que Laurent Aiello conquistou seu
título na categoria, e o bicampeão Timo Scheider já largou na pole position
quatro vezes nessa pista.
O traçado,
com 4.307 metros de extensão, fica a cerca de 45 minutos de Amsterdam e faz
parte do calendário do DTM desde 2001. Além das características exigentes da
configuração da pista, há um outro desafio: o asfalto costuma ficar
escorregadio fora do traçado ideal por causa da areia trazida pelo vento das
dunas da região. Além disso, esta será a primeira vez que os pilotos correm em
Zandvoort utilizando o sistema de redução de arrasto aerodinâmico DRS - com o
qual eles podem mudar o ângulo da asa traseira para ganhar velocidade e
facilitar as ultrapassagens, como na Fórmula 1. Para Mattias Ekström, se o
sistema puder ser acionado no trecho que segue após a curva 3 do circuito,
"será a seção de uso do DRS mais emocionante de toda a temporada."
No Brasil,
a corrida que pode definir o título do DTM em 2013 será transmitida pelo canal
por assinatura Bandsports, no domingo (29), a partir das 8h30. Também é
possível acompanhar a prova ao vivo pelo canal do DTM no Youtube:
www.youtube.com/dtmint.
Declarações
dos chefes de equipe
Dieter Gass
(Chefe da Audi no DTM): "Pelo nosso retrospecto, Zandvoort é um bom
território para a Audi. Porém, a temporada vem mostrando que as forças de anos
anteriores não são mais, necessariamente, as mesmas. Mas vamos com bastante
otimismo para esta etapa. Em Oschersleben, vimos o quanto um trabalho sólido do
time se refletiu na classificação. Por isso, um bom resultado para todos os
carros é o que buscamos na Holanda."
Hans-Jürgen
Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): "Temos
lembranças especiais de Zandvoort. No domingo, vão se completar exatos 11 anos
que vencemos, nessa pista, nosso primeiro título do DTM com Laurent Aiello. E
temos a chance de comemorar conquistando outro título, agora com o Mike
(Rockenfeller). Por isso vamos fazer tudo por ele neste fim de semana, e
trabalhar para marcar o máximo de pontos possíveis."
Ernst Moser
(Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): "Zandvoort é uma de
nossas pistas favoritas. Com Mike (Rockenfeller) na frente e uma boa posição no
campeonato de construtores, estamos focados nos dois títulos, para sair com os
dois já nesta etapa."
Arno Zensen
(Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): "Depois do que
fizemos em Oschersleben, vamos confiantes para Zandvoort. Nossa expectativa é
bastante alta, também, em torno do desempenho do Filipe (Albuquerque), que
parece ter espantado a má fase."
Fatos e
declarações dos pilotos da Audi
Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM
#19 (Audi Sport Team Phoenix)
• É o único
piloto do grid que pontuou em todas as etapas de 2013
• Chega
para a penúltima etapa do campeonato com 33 pontos de vantagem
"Zandvoort
é minha pista favorita. Faz tempo que espero pela chegada dela no calendário e,
é claro, agora mais ainda pela possibilidade de vencer o campeonato. Mas
sabemos como as coisas funcionam e que não podemos forçar nada. A estratégia
deve ser a de fazer nosso trabalho com o máximo de atenção e ver se isso é
suficiente ou não. Se não for, vamos ter que nos preparar ainda mais para a
grande final, em Hockenheim. Mas como Zandvoort é uma pista onde a Audi tem bom
retrospecto, estou bastante otimista para o fim de semana.
Filipe
Albuquerque (28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team
Rosberg)
• Marcou
seus primeiros pontos do ano em Oschersleben
"Sempre
fui bastante rápido em Zandvoort, mas nunca consegui um resultado real no fim
da corrida. Para mim, as coisas tem melhorado e isso me dá motivação para as
duas corridas finais. O objetivo, claro, é estar no pódio."
Mattias
Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
• Venceu
pela primeira vez no DTM em Zandvoort. E em um 29 de setembro.
• Já venceu
três vezes e subiu ao pódio em oito oportunidades nessa pista
"Pensar
na pista de Zandvoort automaticamente me deixa de bom humor. Eu realmente gosto
de pilotar nela, além de todas as lembranças boas que ela me traz, como a
primeira vitória. Naquela vez, eu venci e meu companheiro de equipe na Audi
conquistou o título. Seria uma combinação perfeita para 2013 também."
Jamie Green
(31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi Sport Team Abt Sportsline)
•
Conquistou seu primeiro pódio pela Audi em Oschersleben
• Pontuou
em 56% das corridas que disputou no DTM
"Zandvoort
é uma das pistas mais rápidas do ano e onde é possível explorar o máximo da
aerodinâmica do Audi RS 5 DTM. Não são muitos os circuitos com essa
característica, por isso estou ansioso pela corrida deste fim de semana."
Miguel
Molina (24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)
• Pontuou
nas duas últimas provas
• É
companheiro de Mike Rockenfeller no campeonato de equipes
"Zandvoort
é especial. Foi onde eu consegui, pela primeira vez, passar para a fase
decisiva do treino classificatório do DTM. Espero dar continuidade à linha de
evolução que consegui nas últimas corridas."
Edoardo
Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)
• Venceu a
etapa de Zandvoort em 2012
• Teve seu
segundo melhor resultado de 2013 na etapa passada
"Depois
de uma corrida boa em Oschersleben, espero dar um passo adiante em Zandvoort e
deixar, de uma vez por todas, a má fase para trás. Venci na Holanda em 2012 e
seria ótimo repetir esse resultado."
Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23
(Audi Sport Team Abt)
• Largou
quatro vezes na pole position em Zandvoort
• Terminou
entre os Top-5 em cinco oportunidades nessa pista
"Temos
boas memórias de Zandvoort, embora, curiosamente, eu tenha quatro poles e
nenhuma vitória nessa pista. Então é uma espécie de missão ainda não completada
para mim, e seria ótimo cumpri-la depois da boa fase que estamos vivendo
pós-Oschersleben. É minha pista favorita. Então estou ansioso."
Adrien
Tambay (22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)
• Marcou
seus primeiros pontos no DTM na etapa de Zandvoort do ano passado
• Pontuou
em três provas consecutivas neste ano
"É
sempre bom estar de volta a essa pista, onde marquei meus primeiros pontos no
DTM. Tive, também, uma boa sequência de resultados este ano e espero manter
essa boa fase."
Classificação
do DTM depois de oito etapas
1 Mike
Rockenfeller (Audi), 124 pontos
2 Augusto
Farfus (BMW), 91 pontos
3 Christian
Vietoris (Mercedes-Benz), 71 pontos
4 Robert
Wickens (Mercedes-Benz), 70 pontos
5 Bruno
Spengler (BMW), 67 pontos
6 Gary
Paffett (Mercedes-Benz), 65 pontos
7 Mattias
Ekström (Audi), 44 pontos
8 Marco
Wittmann (BMW), 39 pontos
9 Jamie
Green (Audi), 35 pontos
10 Dirk Werner (BMW), 26 pontos
11 Joey Hand (BMW), 26 pontos
12 Adrien
Tambay (Audi), 22 pontos
13 Timo
Scheider (Audi), 22 pontos
14 Daniel
Juncadella (Mercedes-Benz), 20 pontos
15 Timo
Glock (BMW), 15 pontos
16 Filipe
Albuquerque (Audi), 12 pontos
17 Martin
Tomczyk (BMW), 10 pontos
18 Roberto
Merhi (Mercedes-Benz), 8 pontos
19 Miguel
Molina (Audi), 8 pontos
20 Edoardo
Mortara (Audi), 3 pontos
21 Pascal
Wehrlein (Mercedes-Benz), 3 pontos
22 Andy
Priaulx (BMW), 2 pontos
Classificação
das fábricas
1 BMW, 276
pontos
2 Audi, 267
3
Mercedes-Benz, 237
Classificação
das equipes
1 STIHL/AMG
Mercedes, 141 pontos
2 Audi
Sport Team Phoenix, 132 pontos
3 BMW Team
RBM, 117 pontos
4 BMW Team
Schnitzer, 93 pontos
5 Audi
Sport Team Abt Sportsline, 79 pontos
6
EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 73 pontos
7 BMW Team
MTEK, 54 pontos
8 Audi
Sport Team Abt, 44 pontos
9 stern/AMG
Mercedes, 23 pontos
10 Audi
Sport Team Rosberg, 15 pontos
11 BMW Team
RMG, 12 pontos
Estatíticas
da Audi no DTM (desde 1990)
Títulos: 8
(em 16 temporadas)
Vitórias:
65 (em 206 corridas)
Pole
positions: 71 (em 170 classificações)
Melhores
voltas: 56 (em 206 corridas)
Todos os
vencedores em Zandvoort desde 2001
2001 Uwe Alzen (Mercedes-Benz)
2002 Mattias Ekström (Abt-Audi)
2003 Christijan Albers (Mercedes-Benz)
2004 Mattias Ekström (Audi)
2005 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2006 Tom Kristensen (Audi)
2007 Martin Tomczyk (Audi)
2008 Mattias Ekström (Audi)
2009 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2010 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2011 Mike Rockenfeller (Audi)
2012
Edoardo Mortara (Audi)
Informações
da prova
Extensão da
pista: 4.307 metros
Distância
total da corrida: 44 voltas = 189.508 km
Recorde do
DTM em classificação: Mattias Ekström (Audi), em 12 de julho de 2008 com
1m31s012 (média de 170.364 km/h)
Recorde do
DTM em corrida: Timo Scheider (Audi), em 22 de agosto de 2010, com 1m32s967
(média de 166.782 km/h)
Pole
position em 2012: Timo Scheider (Audi), 1m32s365
Melhor
volta em 2012: Gary Paffett (Mercedes-Benz), 1m34s054
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto; Audi Sport /
Divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)