Categoria volta à Goiânia no dia 03 de
agosto para a Corrida do Milhão
Segundo
pesquisa realizada no ano passado pela revista Exame, Goiás é o nono estado
brasileiro em número de milionários com 2233 pessoas. No dia 03 e agosto,
Goiânia fará mais um milionário ao sediar a Corrida do Milhão da Stock Car, uma
das maiores premiações do automobilismo nacional. Mesmo que o valor não fique,
necessariamente, com um piloto local, o evento é um marco já que é a segunda
vez que a categoria volta à cidade depois de mais de 13 anos de espera. "Todos ganham, inclusive a cidade
que recebe um evento grandioso como esse. E fico feliz em voltar para Goiânia,
fomos muito bem recebidos, o autódromo está muito bom e agora temos dados da
última etapa para trabalhar", diz Ricardo Maurício.
Mas desta
vez, ao invés de duas provas, como ocorreu na etapa passada, o formato é de
apenas uma corrida com 50 minutos de duração. Além de mais longa, outras regras
mudam, como o abastecimento, onde não será necessário terminar com três litros
de combustível no tanque. Essa medida, muda a estratégia das equipes que
diminuem o abastecimento para ganhar tempo na pista e pode resultar em pane
seca quando o cálculo não for feito corretamente. "Temos que avaliar tudo, por exemplo, se entra o carro de
segurança na pista, reduz o consumo e podemos colocar menos combustível no
tanque, mas é sempre um risco que precisa ser calculado", diz Rosinei
Campos, chefe da equipe Eurofarma-RC.
O piloto
Ricardo Maurício já mostrou que além de bom ao volante - ele é bicampeão da
categoria, ainda um bom negociador. Embora tenha vencido uma das edições da
Corrida do Milhão pela Eurofarma-RC em 2010, já faturou mais duas vezes o
prêmio ao negociar com Thiago Camilo parte do prêmio em caso de vitória. Camilo
venceu em 2011 e 2012. "Claro que
foi só uma parte pequena, mais uma brincadeira do que uma participação, mas o
fato é que posso dizer que já levei parte desse prêmio por três vezes", brinca
ele.
A primeira
edição da Corrida do Milhão aconteceu em 2008, em São Paulo e provocou grande
movimentação por ser um prêmio inédito em categorias nacionais. O primeiro
vencedor foi Valdeno Brito. Em 2009 o evento não foi realizado e em 2010 a
vitória ficou com Ricardo Maurício. Em 2011 e 2012 Thiago Camilo foi o grande
vencedor e no ano passado Ricardo Zonta faturou o prêmio.
Embora o
valor seja bastante empolgante, os pilotos garantem que os pontos da vitória
são o alvo principal. Para Max Wilson, campeão da categoria em 2010, é essencial não pensar no dinheiro
durante a preparação para a corrida. "A vitória é sempre nosso objetivo,
nesse caso tem ainda o prêmio, mas é com foco nos pontos que temos que ir para
a pista, como sempre fizemos", diz ele.
Na última
etapa em terras goianas, Ricardo Maurício fez um terceiro lugar na primeira corrida.
Agora ele e o companheiro de equipe, Max Wilson irão novamente em busca do
pódio e de uma melhora na classificação geral da prova. Ambos pertencem à elite
do automobilismo nacional e pretendem manter a competitividade em busca de mais
um título ao final da temporada.
Os treinos e
preparativos começam na sexta-feira, dia 01 de agosto, seguem no sábado até a
grande largada marcada para o domingo com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
PPress - Patricia Casagrande
Fotos: Carsten Horst