segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: 6 Horas de São Paulo: No Brasil, Audi quer manter ...

ALTA ROTAÇÃO: 6 Horas de São Paulo: No Brasil, Audi quer manter ...: • Trio vencedor de Le Mans chega a São Paulo como líder do campeonato • Quatro vitórias consecutivas na temporada do WEC mantém Audi imbatí...

6 Horas de São Paulo: No Brasil, Audi quer manter sequência de vitórias

• Trio vencedor de Le Mans chega a São Paulo como líder do campeonato • Quatro vitórias consecutivas na temporada do WEC mantém Audi imbatível em 2013 • Com sua larga experiência em Interlagos, Lucas Di Grassi pode dar apoio à equipe nos boxes

A equipe Audi enfrenta dois grandes desafios rumo à quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A Le Mans 6 Horas de São Paulo acontece neste final de semana (domingo, dia 1º de setembro) no Autódromo de Interlagos, e o time das quatro argolas tentará manter a série invicta de 2013 - foram quatro vitórias, contando as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans - e também vencer pela primeira vez nos 4.309 metros do traçado paulistano.

Embora tenha vencido todas as três provas da temporada até o momento (Silverstone, Spa e Le Mans - a corrida de Sebring era extra-campeonato), a equipe de Ingolstadt não teve o melhor desempenho nos 4.309 metros do traçado paulistano na prova do ano passado, vencida pela Toyota de Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. O tradicional circuito da capital paulista é o mais curto da temporada do Mundial de Endurance e traz grandes desafios no acerto dos protótipos por suas características bastante diversas, como subidas, descidas, curvas cegas, curvas de alta, de baixa velocidade e uma longa reta, além da baixa abrasividade do asfalto, que resulta em menor aderência dos pneus. Para os pilotos, o sentido anti-horário da pista traz um desafio físico, especialmente à musculatura do pescoço.

Tanto que para manter a invencibilidade de 2013, a Audi vem a São Paulo com seus dois R18 e-tron quattro sem a configuração do "long-tail" usada por um dos carros na prova de Spa-Francorchamps e pelos três bólidos em Le Mans. A configuração tinha uma traseira mais longa e menos pressão aerodinâmica, feita especialmente para circuitos de alta velocidade, o que não é o caso de Interlagos.

"São Paulo é uma das poucas pistas em que se guia no sentido anti-horário. Isso significa que nossos músculos serão submetidos a cargas diferentes. O nível de aderência do asfalto é geralmente baixo e há muitas subidas e descidas. As duas primeiras curvas são um grande desafio, porque nas freadas as rodas podem travar facilmente", explicou o francês Benoît Tréluyer.

Os dois carros da Audi serão pilotados pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans e atual líder do campeonato - Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish; e pelos vice-líderes da temporada, André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer. O brasileiro Lucas Di Grassi, que há um ano fez sua estreia pela esquadra alemã justamente em solo nacional com um lugar no pódio e a volta mais rápida daquele final de semana, irá ajudar a equipe com seus conhecimentos trabalhando junto dos engenheiros e dos pilotos de dentro dos boxes. Como parte do plano pré-estabelecido desde o início da temporada, Lucas não seria inscrito nas corridas do WEC fora da Europa - ele foi terceiro em Spa e em Le Mans correndo ao lado de Marc Gené e Oliver Jarvis. Di Grassi estará disponível e comunicará suas impressões do R18 e-tron quattro para a imprensa, convidados VIP e espectadores presentes.

"Trabalhamos muito forte como um time e estamos firmemente seguindo um plano para conquistarmos mais um título do Mundial de Endurance. Estou preparado para ajudar a Audi no que for preciso no Brasil, seja nos boxes passando minhas impressões e dando dicas sobre a pista, seja no relacionamento com mídia e patrocinadores. E apesar de eu não estar no carro no final de semana, estou bastante ansioso para ver o nosso desempenho, pois acumulamos muitos dados da corrida do ano passado, então a expectativa inicial é que a nossa performance seja melhor em relação a 2012", destacou Lucas Di Grassi.


Programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Sexta-feira, 30 de agosto
11h05 - 12h35: 1º Treino Livre
15h40 - 17h10: 2º Treino Livre

Sábado, 31 de agosto
10h20 - 11h20: 3º Treino Livre
15h10 - 15h35: Treino Classificatório

Domingo, 1º de setembro
12h00 - 18h00: Corrida

Visite www.audi-motorsport.com e siga @Audi_Sport no Twitter. O site transmitirá a corrida ao vivo via streaming.
Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Audi Media Service

ALTA ROTAÇÃO: Numa chegada espetacular, Calura leva a melhor na ...

ALTA ROTAÇÃO: Numa chegada espetacular, Calura leva a melhor na ...: Corrida da categoria de base do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade mais uma vez é encerrada com vitória em cima da linha de chegada. ...

Numa chegada espetacular, Calura leva a melhor na GPR 250

Corrida da categoria de base do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade mais uma vez é encerrada com vitória em cima da linha de chegada.
 Apenas 19 milésimos de segundo separaram Igor Calura, da Mototech, da segunda colocada, Sabrina Paiuta, piloto da Mobil Rush Racing. Uma vitória conhecida sob a linha de chegada da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, realizada na tarde deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel (PR). O piloto Joelsu da Silva, que defende as cores da Suel Racing foi o terceiro colocado.


O horário da GPR 250 foi alterado devido a neblina que encobriu a região Oeste do Paraná na manhã do domingo, e fechou o dia de corridas do Moto 1000 GP. Quem esperou para ver a disputa, não se arrependeu. Numa alternância de posições desde a largada, os três primeiros colocados mostraram o porquê a GPR 250 tem corridas emocionantes no Brasileiro de Motovelocidade. Na segunda etapa, em Curitiba, no dia 26 de maio. Sabrina superou Meikon Kawakami por apenas três milésimos sob a linha de chegada. Em Cascavel a decisão também foi na linha de chegada, mas desta vez ela foi superada por Igor Calura, por apenas 19 milésimos.

“Foi só na última volta que consegui imprimir um ritmo mais forte, o que me deu confiança para na curva da vitória poder acreditar que seria possível chegar em primeiro. O nível está muito competitivo, então acertar bem a moto e errar pouco, foi o que me fez vencer”, apontou Igor Calura, que com os 25 pontos conquistados pela vitória, alcançou 72 pontos, contra 70 pontos de Sabrina Paiuta.

Mesmo perdendo a liderança após quatro corridas, Sabrina crê na possibilidade de uma recuperação. “Penso que as disputas como essas, elevam nosso nível de pilotagem”, considerou Sabrina. “O campeonato chegou à metade,ainda tem muito pontos em disputa. Acho que dá para recuperar a ponta sim. O importante é pontuar sempre”, completou a piloto, que nesta segunda-feira (26), embarca para a Alemanha onde disputará uma das etapas da European Junior Cup.

Juelsu da Silva, terceiro colocado na corrida deste domingo, aparece pela primeira vez na temporada no pódio da GPR 250 e espera que isso se repita. “Estacionar a motocicleta naquele lugar dos três primeiros e levantar um troféu é algo que não tem palavras para explicar. Minha moto é a mais lenta que a do Igor e da Sabrina, então para mim, foi uma corrida de superação”, finalizou Silva.

Confira a classificação final da corrida deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:

1º) Igor Calura (SP/Mototech), Honda, 16mins21s480
2º) Sabrina Paiuta (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, a 0s019
3º) Joelsu da Silva (PR/Suel Racing), Honda, a 1s200
4º) Pedro Sampaio (RS/Fábio Loko), Honda, a 3s077
5º) Meikon Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 6s507
6º) Cleber Parrado (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki, a 20s159
7º) Ton Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 33s399
8º) Suel Dirluiz (PR/Suel Racing), Honda, a 34s632
9º) Maycon Benassi (PR/Team Fuel Racing-Mormaii), Kawasaki, a 43s738
10º) Nic Nottingham (SP/Team de Grandi Bardahl), Kawasaki, a 1min14s505
11º) Júlio Castroviejo (SP/Sarachú Racing Team), Kawasaki, a 1min16s246
12º) Adilson Gomes da Silva (RJ/SBK Rio), Kawasaki, a 1 volta
13º) Antônio Telvio (RJ/Tronsoft Racing), KAwasaki, a 1 volta
14º) Walteney Amaral (RJ/ Tronsoft Racing), Kawasaki, a 1 volta
15º) Wanderson Bandeira (SP/Inter Racing), Kawasaki, a 2 voltas

CAMPEONATO

1º) Igor Calura (SP/Mototech), Honda, 72 pontos
2º) Sabrina Paiuta (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, 70 pontos
3º) Meikon Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, 60 pontos
4º) Pedro Sampaio (RS/Fábio Loko), Honda, 54 pontos
5º) Ton Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, 33 pontos

A próxima etapa do Moto 1000 GP, válida pela quinta corrida do ano, das oito programadas na temporada, será em São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, no dia 22 de setembro. Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko e Peterlongo.

Fonte e Fotos: Grelak Comunicação