sexta-feira, 7 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Blancpain GT Series: Cacá Bueno e Nelsinho Piquet ...

ALTA ROTAÇÃO: Blancpain GT Series: Cacá Bueno e Nelsinho Piquet ...: Pilotos vão acelerar os modelos BMW Z4 em Nogaro e Paul Ricard No início de abril, a equipe AH Competições Team Brasil divulgará todas ...

Blancpain GT Series: Cacá Bueno e Nelsinho Piquet testam pela AH Competições Team Brasil na Europa

Pilotos vão acelerar os modelos BMW Z4 em Nogaro e Paul Ricard

No início de abril, a equipe AH Competições Team Brasil divulgará todas as novidades para a temporada 2014 do Blancpain GT Series, um dos principais campeonatos de turismo do mundo, que reúne os carros mais desejados do planeta. Mas enquanto define os últimos detalhes, o time - que tem Antonio Hermann como Team Principal e Washington Bezerra na direção esportiva - participará na próxima semana de dois dias de testes na França.


Cacá Bueno, piloto da equipe na temporada passada no campeonato mundial, e Nelsinho Piquet, que vai experimentar o carro pela primeira vez, estarão no comando dos modelos BMW Z4 da equipe. Na segunda (dia 10), eles participarão de um teste privado em Nogaro, pista que abrigará a abertura da temporada da Sprint Series de 18 a 21 de abril. Na quarta (dia 12), eles se juntam aos demais pilotos da categoria para o BOP (Balance of Performance), teste coletivo, visando a equalização dos carros, que acontecerá em Paul Ricard.

Piquet, que esteve próximo de correr pela equipe brasileira no final do ano passado, em Baku, no Azerbaijão, está contente com a oportunidade de testar pelo time.

"Estou muito empolgado para testar com a pioneira equipe brasileira no FIA GT. Nos meus 20 anos de carreira, pilotei para equipes nacionais que tiveram a coragem de encarar os estrangeiros na F-3 Britânica, GP2, A1GP e no Global Rallycross Championship. Participar do esforço dos mecânicos e engenheiros do Brasil em disputar as principais categorias internacionais sem dúvida é uma motivação adicional para qualquer piloto", declarou Nelsinho, que foi o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar e a disputar parcialmente a temporada do Global Rallycross Championship em 2013.

"Tenho vontade de acelerar a BMW desde o ano passado, quando estive perto de competir pelo time em Baku (antes da mudança da data da prova). Em 1983, meu pai conquistou seu segundo título na F-1 com motor BMW depois de um belíssimo trabalho de desenvolvimento em parceria com a marca. Lá se vão mais de 30 anos e tenho orgulho pela oportunidade de fazer parte dessa história de sucesso entre a família Piquet e a BMW", completou o piloto.

Para Cacá, serão dois dias de testes importantes para a equipe e o pentacampeão da Stock Car espera uma melhor equalização entre os carros este ano. "Estou animado com a oportunidade de testar dois dias antes da temporada começar e esperamos um bom equilíbrio e uma melhor equalização para o carro este ano. Vai ser bom reencontrar o Washington e toda a equipe e começar nossa segunda temporada na Europa", finalizou Bueno. Em 2013, na estreia do time em Nogaro, Cacá - correndo ao lado de Allam Khodair - por pouco não subiu ao pódio. O piloto era o terceiro colocado quando enfrentou problemas eletrônicos e acabou finalizando em sétimo.

O Blancpain Sprint Series terá ao longo da temporada 2014 sete etapas. Confira o calendário:

18 - 21 Abril - Nogaro / França
16 - 18 Maio - Brands Hatch / Inglaterra
04 - 06 Julho - Zandvoort / Holanda
22 - 24 Agosto - Slovakiaring / Eslováquia
05 - 07 Setembro - Algarve / Portugal
17 - 19 Outubro - Zolder / Bélgica
01 - 02 Novembro - Baku / Azerbaijão



FGCom / Equipe AH Competições Team Brasil
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: CIA Stock / Divulgação / Tony Hermann

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba 2014 começa no AIC

ALTA ROTAÇÃO: Metropolitano de Curitiba 2014 começa no AIC: O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) recebe neste fim de semana (8 e 9/3) a primeira etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba d...

Metropolitano de Curitiba 2014 começa no AIC

O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) recebe neste fim de semana (8 e 9/3) a primeira etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2014

O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) recebe neste fim de semana (8 e 9/3) a primeira etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2014, a Copa Bana Pneus, com patrocínio da Bana Pneus e apoio do Grupo Le Lac. O evento de abertura do Metropolitano de Curitiba será disputado em duas baterias nas categorias Turismo “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e “Sênior” e duas provas das categorias Fórmula Premium, com promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
            As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, são disputadas por carros carburados, com pilotos mais experientes na “A” e novatos na “B”, que promete grid recorde com aproximadamente 30 carros na pista do AIC. As categorias Marcas, para carros injetados, os pilotos serão divididos em três grupos: “A”, “B” e “Sênior”, conforme sua graduação junto à FPrA e também tem estimativa de 28 carros em seu grid. E a categoria Fórmula Premium, que é disputada com fórmulas ou monopostos, divididos em grupos, conforme a graduação dos pilotos e contará com aproximadamente 12 carros participantes.
Na sexta-feira (7/3), serão realizados quatro treinos livres das 9 às 17h25 para todas as categorias. No sábado (8/3), o ingresso é gratuito e o público vai poder acompanhar os treinos livres e classificatórios do Metropolitano de Curitiba, nas categorias Marcas, Turismo 1.6 e Fórmulas, que terão ainda as primeiras provas realizadas à tarde. O pódio da primeira prova desta etapa será realizado às 16h20. E no domingo (9/3), o evento acontece das 8h40 às 17 horas, com as segundas corridas do Metropolitano de Curitiba, nas categorias Turismo 1.6, Fórmula Premium e Marcas, com pódio previsto para as 12h30. Das 14 às 17 horas acontece o evento promocional Track Day In.
Os três primeiros do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos/Copa Bana Pneus 2013 foram: Marcas “A”: 1.º) Gustavo Magnabosco (SC), 241 pontos (Campeão); 2.º) Michel Giusti (SC), 179; e 3.º) Valmor Emílio (PR), 159. Marcas “B”: 1.º) Eduardo Scheer (SC), 235 (Campeão); 2.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 230; e 3.º) Yukio Duzanowski (SC), 230. E na Marcas Sênior: 1.º) Marcos Ramos (PR), 203 (Campeão); 2.º) Cláudio Simão (SC), 203; e 3.º) Algacir Sermann Filho (PR), 203. Turismo 1.6 “A”: 1.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 251 (Campeão); 2.º) Beto Baú/Billy Gabardo (PR), 201; e 3.º) Jeferson Averbuck (PR), 154. E Turismo 1.6 “B”: 1.º) Guilherme Scheer (SC), 241 (Campeão); 2.º) Alexandre Laska (PR), 170; e 3.º) Richard Heidrich (SC), 164. Turismo 5000 “A”: 1.º) Eduardo Berlanda (SC), 223 (Campeão); 2.º) Marco Antonio Garcia (PR), 218; e 3.º) Maurício Reuter (SC), 197. E Turismo 5000 “B”: 1.º) Richard Anthony Heidrich (SC), 254 (Campeão); 2.º) Rubens Kliewer (PR), 172; e 3.º) Marcio Reuter (SC), 156.
- Calendário 2014 -

            O Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014, será realizado em oito etapas, com seis delas realizadas no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), uma em Londrina e outra em Cascavel, nas seguintes datas: 1.ª etapa – 8 e 9 de março (Curitiba); 2.ª etapa – 5 e 6 de abril (Curitiba); 3.ª etapa – 3 e 4 de maio (Cascavel); 4.ª etapa – 5 e 6 de julho (Curitiba); 5.ª etapa – 23 e 24 de agosto (Curitiba); 6.ª etapa – 20 e 21 de setembro (Londrina); 7.ª etapa – 4 e 5 de outubro (Curitiba); e 8.ª etapa – 8 e 9 de novembro (Curitiba). As etapas de Cascavel, Londrina e a sétima etapa do Metropolitano de Curitiba, serão válidas pelo Paranaense de Marcas 2014.


MRT – Marketing Racing Team
Foto: Pista Livre


ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Segunda etapa será neste final de sema...

ALTA ROTAÇÃO: KantanKart: Segunda etapa será neste final de sema...: Thiago Lopez Oliveira ocupa a quarta posição na categoria para pilotos com menos de 13 anos de idade. A segunda rodada do KantanKart em...

KantanKart: Segunda etapa será neste final de semana em Itu

Thiago Lopez Oliveira ocupa a quarta posição na categoria para pilotos com menos de 13 anos de idade.

A segunda rodada do KantanKart em 2014 será disputada entre 7 e 9 de março em Itu, interior de São Paulo, no Kartódromo Brasil Kirin, palco do Campeonato Brasileiro de Kart que será realizado em julho. A rodada valerá pela segunda etapa da Copa Everlast Energy Drink e quinta da temporada 2013-2014 do KantanKart.

"Estas quatro baterias que disputaremos em Itu serão uma ótima oportunidade para aprendermos tudo sobre o circuito, já pensando no futuro, quando disputaremos o Campeonato Brasileiro. Por isto, a importância é bem maior do que apenas somarmos pontos no KantanKart. Temos que entender também sobre o ajuste do chassi para esta pista", avisa Thiago Lopez Oliveira (Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly), que fez a sua estreia na categoria na rodada anterior.

O KantanKart, categoria monomarca dos chassis italianos PCR, equipados com motores italianos Parolin 125, refrigerados à água, é destinada a pilotos com idade entre 11 e 16 anos. O torneio oferece um sistema de "arrive-and-drive", no qual fornece todo o equipamento para os pilotos que, por sua vez, levam apenas a vestimenta de corridas e um mecânico para a área de boxes.

"A categoria é bem equilibrada e bem legal. Na minha estreia tive que conhecer o sistema das disputas, o chassi, o motor, os pneus e ainda tive vários problemas, que não devem se repetir agora. Já deu para ver que posso brigar pelo pódio nas corridas. Vou fazer o campeonato inteiro para brigar pelo título da Copa Everlast", comentou o garotinho de 12 anos de idade, que ocupa a quarta colocação no certame, com 13 pontos na categoria U-13. A liderança é de Marcel Della Coletta, com 27 pontos.

Na sua estreia em Interlagos Thiago Lopez Oliveira teve a vela de seu motor quebrada no treino classificatório e largou em quarto. Na primeira bateria levou uma batida e terminou em quarto com o chassi torto. Na segunda bateria foi envolvido em outro acidente que entortou o eixo, mas terminou em terceiro. Na pré-final foi jogado para fora da pista e terminou em quarto. Na corrida final vinha em um ritmo constante e depois de marcar a segunda volta mais rápida, quando estava na vice-liderança perdeu o controle na penúltima volta, por causa dos pneus dilacerados e ficou com o sexto posto.

"Aquele foi um final de semana bem problemático. Mas o melhor de tudo é que ganhei mais experiência e tive a oportunidade de aprender mais. E estou bem motivado para disputar com os pilotos mais velhos e mais experientes. Esta é uma oportunidade que você só tem no KantanKart, pois os resultados são separados por faixa de idade, mas todos os pilotos andam juntos e com o mesmo regulamento", atesta o pequeno representante da Kapci Coatings/Mega Cores/Reex/Guaraná Dolly.

Os primeiros na U-13 da Copa Everlast Energy Drink são:
1) Marcel Della Coletta, 27 pontos
2) Duda Naves, 20
3) Vinicius Ponce, 16
4) Thiago Lopez, 13
5) Victor Uchoa, 11
6) Vinicius Rosate, 10
7) Dudu Barrichello, 9
8) Pedro Burger; 8


Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Cris Reis/PlanetKart