sábado, 12 de abril de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueire...
ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueire...: A etapa de Santa Cruz do Sul, a segunda da Stock Car 2014, abre a temporada de rodadas duplas Com o tempo instável, os pilotos do Circu...
Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueiredo fica com a 25ª posição no grid
A etapa de Santa Cruz do Sul, a segunda da Stock Car 2014,
abre a temporada de rodadas duplas
Com o tempo
instável, os pilotos do Circuito Nova Schin Stock Car foram para a pista com os
pneus lisos no treino classificatório para a segunda etapa da temporada 2014.
Durante o treino livre da manhã, um festival de derrapagens, exatamente pela
humidade da pista. Nesta tarde com asfalto seco, Átila Abreu (#51) obteve um
ótimo tempo (1min20s026), largando em quinto. Nonô Figueiredo (#11) teve que
consertar o carro após batida no treino livre da sexta-feira, e acabou com o
25º tempo. O domingo será de rodada dupla, sendo que o grid da segunda prova
será formado pela ordem de chegada da primeira, invertendo os 10 primeiros
colocados.
Como a
primeira etapa, em Interlagos, deu apenas metade da pontuação normal, o domingo
terá cara de abertura do campeonato, já que o atual líder, Felipe Fraga (#88),
tem apenas 12 pontos. Serão 39 pontos em jogo, 24 para o vencedor da primeira
prova, e 15 para o ganhador da segunda sessão.
Para Átila
Abreu a experiência de dividir o cockpit com Nelsinho Piquet na abertura da
temporada foi excelente, mas a temporada começa agora. "Na primeira etapa
ficamos preocupados com outras variáveis que não serão apresentadas no resto do
ano, então realmente, só teremos a referência de quem vai andar bem a partir de
amanhã. O carro evoluiu, o que vai valer será o ritmo que a gente vai
desempenhar durante a prova", emendou o piloto sorocabano.
Nonô
Figueiredo analisa as estratégias para a etapa com a novidade. "Sofremos
uma batida na sexta e tivemos pouco tempo para ajustar o carro. Será um final
de semana para ter o menor prejuízo possível e correr atrás dos pontos. Mas com
duas corridas, estão todos tentando adivinhar a melhor estratégia, é um ponto
de interrogação muito grande. Mas teremos que mostrar performance, e o carro
deve ser consistente para andar cerca de 65 minutos", disparou o dono do
carro #11.
A primeira
corrida terá largada às 11h (com 40 minutos de prova mais uma volta), e a
segunda começa às 12h20min (sendo 20 minutos de prova mais uma volta). A
Sportv transmite.
1. Cacá Bueno (#0) - Red Bull Racing
2. Valdeno Brito (#77) - Shell Racing
3. Daniel Serra (#29) - Red Bull Racing
4. Max Wilson (#65) - Eurofarma RC
5. Átila
Abreu (#51) - Mobil Super Racing
6. Sergio
Jimenez (#73) - Voxx Racing
7. Thiago
Camilo (#21) - Ipiranga Racing
8. Ricardo
Maurício (#90) - Eurofarma RC
9. Allam
Khodair (#18) - Full Time
10. Luciano
Burti (#14) - Itaipava
25. Nonô
Figueiredo (#11) - Mobil Super Racing
Daniel
Oliveira / Saulo Campos
Foto: Eduardo
Petroni/Mobil
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul: Pizzonia larga em 20º e Campos sai em 22º na estreia do sistema de rodada dupla Já com o cronômetro zerado, quando ninguém mais esp...
Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul
Pizzonia larga em 20º e Campos sai em 22º na estreia do
sistema de rodada dupla
Já com o
cronômetro zerado, quando ninguém mais esperava que Valdeno Brito fosse
desbancado da ponta, o pentacampeão Cacá Bueno roubou a pole do paraibano e vai
largar na frente da segunda etapa da Stock Car, na estreia do formato de rodada
dupla da Stock Car neste domingo em Santa Cruz do Sul. Maior vencedor da
história do circuito gaúcho, onde já ganhou três vezes, Cacá não foi bem no
início da segunda parte do qualifying, mas ressurgiu nos derradeiros instantes
com uma volta voadora. A expectativa de uma boa posição de largada dos pilotos
da Prati-Micos's Racing não se confirmou: Antonio Pizzonia partirá em 20º,
enquanto o companheiro Júlio Campos sairá em 22º.
Cacá
manifestou certa surpresa com o resultado. "Fiz
meu tempo na quarta volta dos pneus. Mas eu não tinha informação do painel e
não sabia se meu tempo estava melhorando", afirmou, aliviado também
por ter escapado por pouco do corte no Q1, quando se colocou em 9º entre os 10
que avançaram. Sobre o sistema que será implantado neste fim de semana, acha
que a incógnita é absoluta. "Ninguém
sabe o que poderá acontecer. Temos troca de pneus, recarga de combustível,
pode-se jogar com isso. Existe opção de não reabastecer na primeira bateria,
tentar ganhar vencer e nem largar para a segunda. A estratégia vai mudar volta
a volta. Será difícil de saber."
Campos voltou
a sofrer com o câmbio, problema recorrente desde os ensaios coletivos de
fevereiro em Curitiba. "O neutro
entrou duas vezes", disse, aborrecido também com a dificuldade no acerto
do carro para o traçado. "O carro
estava muito traseiro no esse de alta. Mas também fui atrapalhado duas vezes e
perdi cerca de três décimos, o que poderia me jogar umas quatro posições à
frente", lembrou, admitindo que sua tarefa na prova não será das mais
fáceis largando na segunda metade do pelotão.
Pizzonia foi
outro que cresceu no finalzinho da primeira sessão, mas com um tempo suficiente
para chegar ao Q2. A exemplo do companheiro, ele também penou com o câmbio que
não engatava as marchas em alguns momentos. Mas reconheceu que não poderia
sonhar com muito mais. "Mesmo que
tivesse dado tudo certo, acho que não viraria mais do que três décimos mais
rápido."
A abertura da
rodada dupla, com 40 minutos e mais uma volta, está marcada para as 11 horas. A
corrida complementar, com 20 minutos, será iniciada logo depois do final da
primeira com inversão dos 10 primeiros colocados no grid. Será obrigatória a
troca de pelo menos um pneu. As duas corridas serão transmitidas ao vivo pelo
SporTv.
Os tempos do
qualifying:
1 -
Cacá Bueno - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min19s790
2 -
Valdeno Brito - Chevrolet - Shell Racing - 1min19s903
3 -
Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - 1min19s951
4 - Max
Wilson - Chevrolet - Eurofarma RC -
1min20s004
5 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil
Super Racing - 1min20s026
6 - Sergio Jimenez - Peugeot - Voxx Racing Team -
1min20s049
7 - Thiago Camilo - Chevrolet - Ipiranga-RCM -
1min20s126
8 - Ricardo Mauricio - Chevrolet
- Eurofarma RC - 1min20s163
9 -
Allam Khodair - Chevrolet - Full Time Competições - 1min20s771
10 - Luciano Burti - Chevrolet -
Vogel Motorsport - sem tempo
11 -
Diego Nunes - Chevrolet - C2 Team
- 1min20s638
12 -
Rubens Barrichello - Chevrolet - Full Time Competições - 1min20s674
13 - Ricardo Zonta - Chevrolet - RZ
Motorsport - 1min20s684
14 - Felipe Fraga - Chevrolet -
Vogel Motorsport - 1min20s814
15 - Vitor Genz - Peugeot - Boettger
Competições - 1min20s868
16 - Denis Navarro - Peugeot -
Voxx Racing Team - 1min20s913
17 - Rafael Suzuki - Chevrolet -
ProGP - 1min20s922
18 -
Galid Osman - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 1min20s961
19 -
Marcos Gomes - Peugeot - Schin Racing Team - 1min21s028
20 -
Antonio Pizzonia - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min21s034
21 - Tuka
Rocha - Chevrolet - RZ Motorsport - 1min21s066
22 -
Julio Campos - Peugeot - Prati-Mico's Racing - 1min21s091
23 - Popó
Bueno - Chevrolet - Shell Racing - 1min21s351
24 -
Felipe Lapenna - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min21s364
25 - Nonô
Figueiredo - Chevrolet - Mobil Super Racing - 1min21s591
26 -
Raphael Matos - Chevrolet - Hot Car Competições - 1min21s667
27 -
Felipe Tozzo - Peugeot - Boettger Competições - 1min21s935
28 - Bia
Figueiredo - Chevrolet - ProGP
- 1min22s017
29 -
Gabriel Casagrande - Chevrolet - C2 Team
- 1min22s130
30 -
Fabio Fogaça - Peugeot - Schin Racing Team - 1min22s362
31 - Lucas Foresti - Peugeot -
RC3 Bassani - 1min22s886
32 - Beto
Cavaleiro - Peugeot - Hanier Racing - 1min23s751
33 -
Alceu Feldmann - Peugeot - Hanier Racing - 1min46s553
Márcio
Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Vanderley
Soares/MF2
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em San...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em San...: "Largar em quinto aqui é uma boa posição e estamos na briga pela vitória", avalia o piloto da equipe Mobil Super Racing A pr...
Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em Santa Cruz do Sul
"Largar em quinto aqui é uma boa posição e estamos na
briga pela vitória", avalia o
piloto da equipe Mobil Super Racing
A primeira
bateria da inédita rodada dupla da Stock Car terá Átila Abreu largando em
quinto lugar. Com 1min20s026 na fase decisiva do treino classificatório, o
piloto da equipe Mobil Super Racing abre a terceira fila em Santa Cruz do Sul.
"Largar em quinto aqui é uma boa
posição e estamos na briga pela vitória", disse o dono do carro #51,
ressaltando que o retorno do circuito do interior gaúcho ao calendário faz bem
à principal categoria do automobilismo nacional.
"É uma pista difícil, que exige
muito dos pilotos. Fazer uma volta perfeita em Santa Cruz é quase impossível,
porque o traçado é realmente muito seletivo. Então vejo a corrida totalmente
aberta para amanhã", comentou
o sexto colocado no campeonato.
Após a
tomada, Átila revelou que um problema no último treino livre deixou o time
preocupado. "O carro mostrou
performance, mas não tinha a reação que a gente queria pensando na corrida.
Então fizemos pequenas modificações antes da classificação, e o carro deu uma
despertada que nos anima para a prova."
Ele disse
ainda que foi atrapalhado por três adversários durante o Q1 e que isso acabou
prejudicando na tomada. "Fui
obrigado a dar outra volta rápida, o que me impediu de ter pneus melhores na
fase decisiva do treino. Isso talvez tenha custado a primeira fila, mas faz
parte do jogo."
Segunda etapa
da temporada 2014 da Stock Car, a passagem da categoria por Santa Cruz do Sul
dá início ao novo formato da categoria, com duas baterias separadas por um
intervalo de 20 minutos. A primeira corrida tem 40 minutos, e a segunda, 20
(com as dez primeiras posições do grid invertidas). A pontuação também é
distinta, com a corrida mais longa distribuindo pontos até o vigésimo posto e
conferindo 24 ao vencedor. Na corrida curta, só os 14 primeiros anotam pontos,
sendo 15 para o vencedor.
O Sportv exibe ambas as provas ao
vivo, a partir das 11h.
Resultado do treino classificatório
(top 10):
1. Cacá Bueno
2. Valdeno Brito
3. Daniel Serra
4. Max Wilson
5. Átila Abreu
6. Sergio Jimenez
7. Thiago Camilo
8. Ricardo Maurício
9. Allam Khodair
10. Luciano Burti
Texto
Luís
Ferrari
Foto: Carsten
Horst
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática: Max Wilson e Ricardo Maurício entre os dez mais rápidos do grid Terminado o treino classificatório que definiu o grid de largada para a...
Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática
Max Wilson e Ricardo Maurício entre os dez mais rápidos do
grid
Terminado o
treino classificatório que definiu o grid de largada para a primeira corrida da
Stock Car, em Santa Cruz do Sul, pilotos e equipes preveem que a mudança no
regulamento definirá uma corrida matemática. Isso porque a etapa gaúcha
inaugura as rodadas duplas, com duas corridas no domingo, e o segundo grid será
invertido para os dez primeiros colocados. "Se
eu terminar a corrida em primeiro, serei o décimo na segunda e quanto mais
atrás largamos, maiores os riscos de batida", explica o piloto Ricardo
Maurício, atual campeão da Stock Car.
Com isso, a
vitória penalizada na segunda fase, passa a ser repensada pelas equipes. "Buscar a vitória e se arriscar depois
pode não ser a melhor opção. Talvez se manter entre os primeiros em ambas as
provas possa ser a estratégia mais interessante para chegar com mais pontos no
final do campeonato. Temos que pensar", considera o chefe da equipe
Rosinei Campos. "Claro que entramos
na pista para vencer, mas um campeonato longo como esse deve ser muito bem
pensado", diz Max Wilson.
Na
Eurofarma-RC, equipe atual campeã, Max Wilson largará na quarta posição, logo
atrás de Valdeno Brito e Daniel Serra. Já Ricardo Maurício estará na quarta
fila, oitavo lugar, seguido por Allan Khodair e Luciano Burti. Os carros
apresentaram um bom desempenho durante os treinos da manhã e evoluíram ainda
mais na primeira fase do classificatório. No Q2, onde o grid é definido para as
primeiras posições, o rendimento na última curva dificultou a briga pela pole.
"Ainda não sabemos o que está acontecendo nesse trecho, vamos conversar
com os pilotos e ver o que pode ser melhorado para amanhã", diz Rosinei
Campos.
A primeira
corrida está marcada para as 11h20 de domingo, com transmissão ao vivo pela
SPORTV. As equipes terão apenas 20 minutos entre uma corrida e outra. A segunda
largada será às 12h20. "Temos um
carro rápido, mas a estratégia de abastecimento será definida durante a prova
de acordo com o andamento da etapa",diz Max Wilson.
Grid de largada primeira corrida:
1 - Cacá
Bueno
2 - Valdeno
Brito
3 - Daniel
Serra
4 - Max
Wilson
5 - Atila
Abreu
6 - Sérgio
Jimenez
7 - Thiago
Camilo
8 - Ricardo
Maurício
9 - Allan
Khodair
10 - Luciano
Burti
PPress -
Patricia Casagrande
Fotos: Luciano
Santos/Ppress
ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...
ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...: Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais Depois de quatro sess...
ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...
ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...: Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais Depois de quatro sess...
Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-position na Fórmula Truck
Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última
hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais
Depois de
quatro sessões de treinos livres realizadas com pista seca, os 27 pilotos
inscritos no GP Crystal disputara sob chuva a tomada de tempos que definiu
neste sábado (12) as posições de largada para a segunda etapa do Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck. A pole-position para a corrida deste domingo (13)
foi conquistada por Felipe Giaffone, piloto paulista que defende a RM
Competições. Ele pilota o único caminhão MAN do grid.
É a 16ª vez
que Giaffone comanda um grid na Fórmula Truck. “Para mim foi surpresa total. Meu caminhão está mal para pista seca e
rendeu muito bem na chuva”, comentou o pole-position, que fechou a tomada
de tempos com 58 milésimos de segundo sobre Wellington Cirino, da ABF-Santos, o
segundo. “O caminhão está pronto para
pista molhada, se chover está tudo ok. Agora temos que trabalhar para o seco,
onde precisamos evoluir”, acrescentou.
Para o
paranaense Cirino, o lugar na primeira fila representa “o começo de uma nova
fase”. “A chuva me ajudou, mas tenho um
equipamento bom para chuva ou seco. É hora de virar a página dos resultados
ruins”, animou-se. O brasiliense Geraldo Piquet, piloto do outro
Mercedes-Benz da ABF-Santos, vai largar em terceiro. “Achei que meu caminhão era melhor para o seco, foi uma surpresa
agradável. Agora vou fazer a dança da chuva para a corrida”.
A RM
Competições, equipe de Giaffone, teve três pilotos entre os cinco primeiros no
grid. O paranaense Leandro Totti, mais rápido em três dos quatro treinos
livres, vai largar em quarto. “A chuva
mudou tudo, agora vamos ter que trabalhar bastante no caminhão”, resumiu. O
paulista André Marques, também piloto da equipe, é o quinto no grid. “Não estava preparado para chuva, embora
goste de correr na chuva. Mas temos muito a fazer no caminhão”, alertou.
No GP
Crystal, Renato Martins volta ao grid da F-Truck em substituição a Adalberto
Jardim, que recupera-se de contusão. A chuva verificada menos de uma hora antes
dos treinos classificatórios fez com que a direção de prova alterasse o formato
habitual da tomada de tempos. Determinada oficialmente a condição de pista
molhada, todos os participantes participaram de uma sessão classificatória
única, com duração de 20 minutos.
A segunda
etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck em Pinhais terá transmissão ao vivo
em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13 horas, com narração de Téo José,
comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor
Zeidan. A geração de imagens é da Master/CATVE. Os resultados de treinos e
corridas da categoria podem ser acompanhados em tempo real pelo site
www.cronomap.com.br.
O grid definido neste sábado pelo
resultado do treino classificatório para o GP Crystal é o seguinte:
1º)
Felipe Giaffone (SP/ MAN), RM Competições, 2min05s881
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos,
2min05s939
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos,
2min06s300
4º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições,
2min06s751
5º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições,
2min07s078
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 2min07s153
7º) Beto
Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min07s192
8º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck
Racing, 2min07s955
9º) Valmir
Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min08s681
10º) Débora
Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 2min09s072
11º) Pedro
Muffato (PR/Scania), Muffatão, 2min09s121
12º) Renato Martins (SP/Volkswagen-MAN), RM
Competições, 2min09s151
13º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car Corinthians
Motorsport, 2min09s283
14º) Leandro
Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 2min09s355
15º) Paulo
Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min09s561
16º) Marcello
Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min09s594
17º) João
Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 2min09s917
18º) Jansen
Bueno (PR/Scania), Muffatão, 2min10s200
19º) Luiz
Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 2min10s310
20º) Ronaldo
Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 2min10s888
21º) Fabiano
Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, 2min11s242
22º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport,
2min13s825
23º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans,
2min13s994
24º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans,
2min15s991
25º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 2min16s463
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans,
2min16s646
27º) José
Maria Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, sem tempo
Média do 1º:
105,671 km/h
Fonte/Foto: Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de t...
ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de t...: Acompanhe aqui agora, como vai ficar o grid de largada para essa etapa do maior campeonato nacional do automobilismo Brasileiro. No 2º ...
STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de tempos oficial – Confira agora
Acompanhe
aqui agora, como vai ficar o grid de largada para essa etapa do maior
campeonato nacional do automobilismo Brasileiro.
No 2º treino livre realizado hoje pela manhã as posições ficaram
assim, confira:
1º Caca Bueno
2º Max Wilsom
3ºRafhael Matos
4ºRicardo Zonta
5ºDaniel Serra
ALTA ROTAÇÃO: Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos ...
ALTA ROTAÇÃO: Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos ...: Aqui agora – Confira ao vivo os tempos oficiais para a prova de Curitiba. http://www.adalbertojardim.com.br/campeonato/
Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos oficiais.
Aqui
agora – Confira ao vivo os tempos oficiais para a prova de Curitiba.
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...: Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que "q...
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...: Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que "q...
F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito, mas perdemos muito nas retas", aponta Fogaça
Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda
etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que
"quem tem motor 9l está penalizado pelo regulamento"
Entre as
novidades que a Fórmula Truck apresentou para sua temporada 2014, a mais
polêmica tem sido a retirada dos filtros catalisadores dos caminhões. A medida
- que visava diminuir o número de quebras ao forçar que as equipes reduzissem a
potência dos motores para evitar o excesso de fumaça -, acabou se tornando um
grande problema para os times que usam motores de nove litros. É o caso da DF
Racing Fans, dos pilotos Djalma Fogaça, David Muffato e Raijan Mascarello.
Sem o filtro
catalisador, todos os times se viram obrigados a reduzir a potência de seus
motores para não emitir fumaça negra pelo escapamento. O problema, na visão de
Djalma Fogaça, se deu no momento em que se tirou potência dos motores com menos
capacidade cúbica da categoria.
"A regra foi colocada, mas não
foi testada. Quem anda com motor 9l está muito prejudicado, está punido pelo
próprio regulamento", disse
Fogaça, que chegou a ter o nono melhor tempo desta sexta-feira em Curitiba
(PR), onde a categoria realiza a segunda etapa do ano. Mas ficou com a 15ª
marca por ter excedido a velocidade no trecho de radar durante sua melhor
passagem. "Estamos em uma situação
que, mesmo perdendo muita potência, ainda temos fumaça. Ou seja, precisa
diminuir ainda mais a capacidade do motor. Temos um ótimo caminhão, mas que
agora fica muito para trás nos trechos em que o motor fala mais alto",
relatou Fogaça.
A pista do
Autódromo Internacional de Curitiba é vista como um "termômetro" para
o desempenho dos modelos Ford Cargo usados pela DF Racing Fans. Nesse mesmo
circuito, a equipe fez pole position e venceu a etapa de Curitiba em 2011 - com
Danilo Dirani - e sempre apresentou bons resultados.
"É uma pista para o nosso
caminhão virar 1m40s3. Hoje eu virei uma volta em 1m41s8 que foi um verdadeiro
milagre, pela falta de potência que temos. É impossível acompanhar caminhões
menores, como os Volkswagen, por quê agora eles têm motores 12l. Isso não
acontecia no ano passado. Acho realmente que a categoria precisa fazer uma
revisão do regulamento. Ou todos que andam com motores 9l serão obrigados a
trocar de marca",
disse Fogaça.
Para Raijan
Mascarello, a esperança de os motores 9l terem competitividade na etapa de
Curitiba, é a previsão que aponta chuvas isoladas para o domingo na capital
paranaense.
"O motor não tem potência, não
consegue encher a turbina pela redução de combustível que temos de fazer para
tentar evitar a fumaça. Vamos trabalhar para ter um carro equilibrado para o
domingo e torcer para chover, já que nessa condição a potência não faz tanta
diferença",
disse o piloto mato-grossense.
David
Muffato, por sua vez, evidenciou o potencial dos caminhões, mas ressaltou que a
falta de potência é o grande vilão dos 9l até aqui. "Nos dois últimos trechos da pista, que são feitos em sexta
marcha, nós estamos entre as melhores parciais. Isso significa que o caminhão é
muito bom no contorno de curva. Mas quando precisamos de potência em baixa
velocidade, na saída de uma curva, não conseguimos. Vamos testar uma nova
solução no sábado de manhã, mas certamente é um caminhão de enorme
potencial", disse o piloto paranaense que faz, em Curitiba, sua
segunda prova na categoria.
Neste sábado
a Fórmula Truck terá outras duas sessões de treinos livres e a classificação
que define o grid de largada. A corrida de Curitiba será no domingo, a partir
das 13h. Confira a programação:
Sábado (12)
08h30 às
09h15 - 3º treino livre
10h15 às
11h00 - 4º treino livre
13h00 às
14h30 - treino classificatório
14h45 às
15h15 - Top Qualifying
Domingo (13)
09h00 às
09h30 - Warm up
13h15 -
Corrida
Rafael
Durante (Mtb 48.044)
Foto: Orlei
Silva
ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e f...
ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e f...: O piloto passa bem, foi atendido pela equipe médica do rali e encaminhado para Natal onde fez exames Currais Novos, RN, 11/04/2014 - Ap...
Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e fratura mão
O piloto passa bem, foi atendido pela equipe médica do rali
e encaminhado para Natal onde fez exames
Currais
Novos, RN, 11/04/2014 - Após uma excelente estreia no RN 1500 na primeira etapa
disputada na última quinta-feira, o segundo dia de rali não saiu como o
esperado para a dupla da MSL Rally Team, Gunter Hinkelmann e Pipo Mirone. A
equipe vinha conquistando um bom resultado pelos UTVs/Super Production, mas um
acidente surpreendeu a todos. A dupla está fora da disputa que prossegue até
domingo, 13 de abril, no Rio Grande do Norte.
Gunter
Hinkelmann fazia sua estreia no RN 1500 na modalidade UTV a bordo do Can-Am
Maverick. "Batemos em uma pedra,
capotou e deu três piruetas. Minha reação imediata foi de agarrar do lado na
gaiola e o UTV pousou em cima da mão", explicou o piloto.
Após o
acidente Gunter foi atendido pela equipe médica da prova e encaminhado para um
hospital na capital do Rio Grande do Norte. Ele passa bem, mas fará uma
cirurgia na mão esquerda. "Segundo
o médico que me atendeu, deverei fazer uma cirurgia de imediado. Mas, depois
devo consultar outro especialista em São Paulo para saber, realmente, o tempo
que ficarei imobilizado e se precisarei fazer algum tipo de fisioterapia",
ressaltou o piloto.
Nesta sexta
as equipes enfrentaram a especial mais longa do rali, onde foram percorridos
cerca de 272 quilômetros totais com deslocamentos, e 139 quilômetros de trechos
cronometrados entre Guamaré e Currais Novos, no Rio Grande do Norte. No
percurso, muitas poças d’água, trechos sinuosos, e cascalho, um verdadeiro
cross-country que exigiu muito de pilotos, navegadores e equipamentos.
O RN 1500
segue em mais uma disputa neste sábado, composta por 191 quilômetros (112
quilômetros de especial) com largada às 8h em um trajeto dentro do município de
Currais Novos.
A equipe MSL
Rally Team conta com o patrocínio da MSL Brasil e apoio da Casarini e Can Am.
Programação do 17º RN 1500:
12/04/14 - sábado - 3ª Prova
8h - Currais
Novos - Currais Novos - 191 km - Especial: 112 km
13/04/14 - domingo - 4ª Prova
8h - Currais
Novos - Natal - 242 km - Especial: 104 km
14h - Evento
de chegada - Central de vendas da Ecocil
17h -
Resultado geral e premiação
SIG
Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Fotos:
Doni Castilho/DFotos
Assinar:
Postagens (Atom)