sábado, 12 de abril de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueire...

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueire...: A etapa de Santa Cruz do Sul, a segunda da Stock Car 2014, abre a temporada de rodadas duplas Com o tempo instável, os pilotos do Circu...

Átila Abreu larga na terceira fila e Nonô Figueiredo fica com a 25ª posição no grid

A etapa de Santa Cruz do Sul, a segunda da Stock Car 2014, abre a temporada de rodadas duplas

Com o tempo instável, os pilotos do Circuito Nova Schin Stock Car foram para a pista com os pneus lisos no treino classificatório para a segunda etapa da temporada 2014. Durante o treino livre da manhã, um festival de derrapagens, exatamente pela humidade da pista. Nesta tarde com asfalto seco, Átila Abreu (#51) obteve um ótimo tempo (1min20s026), largando em quinto. Nonô Figueiredo (#11) teve que consertar o carro após batida no treino livre da sexta-feira, e acabou com o 25º tempo. O domingo será de rodada dupla, sendo que o grid da segunda prova será formado pela ordem de chegada da primeira, invertendo os 10 primeiros colocados.

Como a primeira etapa, em Interlagos, deu apenas metade da pontuação normal, o domingo terá cara de abertura do campeonato, já que o atual líder, Felipe Fraga (#88), tem apenas 12 pontos. Serão 39 pontos em jogo, 24 para o vencedor da primeira prova, e 15 para o ganhador da segunda sessão.

Para Átila Abreu a experiência de dividir o cockpit com Nelsinho Piquet na abertura da temporada foi excelente, mas a temporada começa agora. "Na primeira etapa ficamos preocupados com outras variáveis que não serão apresentadas no resto do ano, então realmente, só teremos a referência de quem vai andar bem a partir de amanhã. O carro evoluiu, o que vai valer será o ritmo que a gente vai desempenhar durante a prova", emendou o piloto sorocabano.

Nonô Figueiredo analisa as estratégias para a etapa com a novidade. "Sofremos uma batida na sexta e tivemos pouco tempo para ajustar o carro. Será um final de semana para ter o menor prejuízo possível e correr atrás dos pontos. Mas com duas corridas, estão todos tentando adivinhar a melhor estratégia, é um ponto de interrogação muito grande. Mas teremos que mostrar performance, e o carro deve ser consistente para andar cerca de 65 minutos", disparou o dono do carro #11.

A primeira corrida terá largada às 11h (com 40 minutos de prova mais uma volta), e a segunda começa às 12h20min (sendo 20 minutos de prova mais uma volta). A Sportv transmite.

1. Cacá Bueno (#0) - Red Bull Racing
2. Valdeno Brito (#77) - Shell Racing
3. Daniel Serra (#29) - Red Bull Racing
4. Max Wilson (#65) - Eurofarma RC
5. Átila Abreu (#51) - Mobil Super Racing
6. Sergio Jimenez (#73) - Voxx Racing
7. Thiago Camilo (#21) - Ipiranga Racing
8. Ricardo Maurício (#90) - Eurofarma RC
9. Allam Khodair (#18) - Full Time
10. Luciano Burti (#14) - Itaipava
25. Nonô Figueiredo (#11) - Mobil Super Racing



Daniel Oliveira / Saulo Campos
Foto: Eduardo Petroni/Mobil


ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul: Pizzonia larga em 20º e Campos sai em 22º na estreia do sistema de rodada dupla Já com o cronômetro zerado, quando ninguém mais esp...

Stock Car: Cacá surge no fim e leva pole no Sul

Pizzonia larga em 20º e Campos sai em 22º na estreia do sistema de rodada dupla



Já com o cronômetro zerado, quando ninguém mais esperava que Valdeno Brito fosse desbancado da ponta, o pentacampeão Cacá Bueno roubou a pole do paraibano e vai largar na frente da segunda etapa da Stock Car, na estreia do formato de rodada dupla da Stock Car neste domingo em Santa Cruz do Sul. Maior vencedor da história do circuito gaúcho, onde já ganhou três vezes, Cacá não foi bem no início da segunda parte do qualifying, mas ressurgiu nos derradeiros instantes com uma volta voadora. A expectativa de uma boa posição de largada dos pilotos da Prati-Micos's Racing não se confirmou: Antonio Pizzonia partirá em 20º, enquanto o companheiro Júlio Campos sairá em 22º.


Cacá manifestou certa surpresa com o resultado. "Fiz meu tempo na quarta volta dos pneus. Mas eu não tinha informação do painel e não sabia se meu tempo estava melhorando", afirmou, aliviado também por ter escapado por pouco do corte no Q1, quando se colocou em 9º entre os 10 que avançaram. Sobre o sistema que será implantado neste fim de semana, acha que a incógnita é absoluta. "Ninguém sabe o que poderá acontecer. Temos troca de pneus, recarga de combustível, pode-se jogar com isso. Existe opção de não reabastecer na primeira bateria, tentar ganhar vencer e nem largar para a segunda. A estratégia vai mudar volta a volta. Será difícil de saber."


Campos voltou a sofrer com o câmbio, problema recorrente desde os ensaios coletivos de fevereiro em Curitiba. "O neutro entrou duas vezes", disse, aborrecido também com a dificuldade no acerto do carro para o traçado. "O carro estava muito traseiro no esse de alta. Mas também fui atrapalhado duas vezes e perdi cerca de três décimos, o que poderia me jogar umas quatro posições à frente", lembrou, admitindo que sua tarefa na prova não será das mais fáceis largando na segunda metade do pelotão.

Pizzonia foi outro que cresceu no finalzinho da primeira sessão, mas com um tempo suficiente para chegar ao Q2. A exemplo do companheiro, ele também penou com o câmbio que não engatava as marchas em alguns momentos. Mas reconheceu que não poderia sonhar com muito mais. "Mesmo que tivesse dado tudo certo, acho que não viraria mais do que três décimos mais rápido."

A abertura da rodada dupla, com 40 minutos e mais uma volta, está marcada para as 11 horas. A corrida complementar, com 20 minutos, será iniciada logo depois do final da primeira com inversão dos 10 primeiros colocados no grid. Será obrigatória a troca de pelo menos um pneu. As duas corridas serão transmitidas ao vivo pelo SporTv.

Os tempos do qualifying:

1          - Cacá Bueno            - Chevrolet     - Red Bull Racing      - 1min19s790
2          - Valdeno Brito          - Chevrolet     - Shell Racing            - 1min19s903
3          - Daniel Serra            - Chevrolet     - Red Bull Racing      - 1min19s951
4          - Max Wilson - Chevrolet     - Eurofarma RC        - 1min20s004
5          - Átila Abreu   - Chevrolet     - Mobil Super Racing            - 1min20s026
6          - Sergio Jimenez       - Peugeot       - Voxx Racing Team - 1min20s049
7          - Thiago Camilo         - Chevrolet     - Ipiranga-RCM         - 1min20s126
8          - Ricardo Mauricio    - Chevrolet     - Eurofarma RC        - 1min20s163
9          - Allam Khodair         - Chevrolet     - Full Time Competições      - 1min20s771
10        - Luciano Burti           - Chevrolet     - Vogel Motorsport    - sem tempo



11        - Diego Nunes           - Chevrolet     - C2 Team     - 1min20s638
12        - Rubens Barrichello - Chevrolet     - Full Time Competições      - 1min20s674
13        - Ricardo Zonta         - Chevrolet     - RZ Motorsport         - 1min20s684
14        - Felipe Fraga            - Chevrolet     - Vogel Motorsport    - 1min20s814
15        - Vitor Genz   - Peugeot       - Boettger Competições        - 1min20s868
16        - Denis Navarro         - Peugeot       - Voxx Racing Team - 1min20s913
17        - Rafael Suzuki         - Chevrolet     - ProGP         - 1min20s922
18        - Galid Osman           - Chevrolet     - Ipiranga-RCM         - 1min20s961
19        - Marcos Gomes       - Peugeot       - Schin Racing Team            - 1min21s028
20        - Antonio Pizzonia     - Peugeot       - Prati-Mico's Racing            - 1min21s034
21        - Tuka Rocha            - Chevrolet     - RZ Motorsport         - 1min21s066
22        - Julio Campos          - Peugeot       - Prati-Mico's Racing            - 1min21s091
23        - Popó Bueno            - Chevrolet     - Shell Racing            - 1min21s351
24        - Felipe Lapenna       - Chevrolet     - Hot Car Competições         - 1min21s364
25        - Nonô Figueiredo     - Chevrolet     - Mobil Super Racing            - 1min21s591
26        - Raphael Matos        - Chevrolet     - Hot Car Competições         - 1min21s667
27        - Felipe Tozzo            - Peugeot       - Boettger Competições        - 1min21s935
28        - Bia Figueiredo         - Chevrolet     - ProGP         - 1min22s017
29        - Gabriel Casagrande           - Chevrolet     - C2 Team     - 1min22s130
30        - Fabio Fogaça          - Peugeot       - Schin Racing Team            - 1min22s362
31        - Lucas Foresti          - Peugeot       - RC3 Bassani           - 1min22s886
32        - Beto Cavaleiro        - Peugeot       - Hanier Racing         - 1min23s751
33        - Alceu Feldmann      - Peugeot       - Hanier Racing         - 1min46s553



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Vanderley Soares/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em San...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em San...: "Largar em quinto aqui é uma boa posição e estamos na briga pela vitória", avalia o piloto da equipe Mobil Super Racing A pr...

Stock Car: Átila Abreu abre a terceira fila em Santa Cruz do Sul

"Largar em quinto aqui é uma boa posição e estamos na briga pela vitória", avalia o piloto da equipe Mobil Super Racing

A primeira bateria da inédita rodada dupla da Stock Car terá Átila Abreu largando em quinto lugar. Com 1min20s026 na fase decisiva do treino classificatório, o piloto da equipe Mobil Super Racing abre a terceira fila em Santa Cruz do Sul.

"Largar em quinto aqui é uma boa posição e estamos na briga pela vitória", disse o dono do carro #51, ressaltando que o retorno do circuito do interior gaúcho ao calendário faz bem à principal categoria do automobilismo nacional.

"É uma pista difícil, que exige muito dos pilotos. Fazer uma volta perfeita em Santa Cruz é quase impossível, porque o traçado é realmente muito seletivo. Então vejo a corrida totalmente aberta para amanhã", comentou o sexto colocado no campeonato.

Após a tomada, Átila revelou que um problema no último treino livre deixou o time preocupado. "O carro mostrou performance, mas não tinha a reação que a gente queria pensando na corrida. Então fizemos pequenas modificações antes da classificação, e o carro deu uma despertada que nos anima para a prova."

Ele disse ainda que foi atrapalhado por três adversários durante o Q1 e que isso acabou prejudicando na tomada. "Fui obrigado a dar outra volta rápida, o que me impediu de ter pneus melhores na fase decisiva do treino. Isso talvez tenha custado a primeira fila, mas faz parte do jogo."

Segunda etapa da temporada 2014 da Stock Car, a passagem da categoria por Santa Cruz do Sul dá início ao novo formato da categoria, com duas baterias separadas por um intervalo de 20 minutos. A primeira corrida tem 40 minutos, e a segunda, 20 (com as dez primeiras posições do grid invertidas). A pontuação também é distinta, com a corrida mais longa distribuindo pontos até o vigésimo posto e conferindo 24 ao vencedor. Na corrida curta, só os 14 primeiros anotam pontos, sendo 15 para o vencedor.

O Sportv exibe ambas as provas ao vivo, a partir das 11h.


Resultado do treino classificatório (top 10):

1.         Cacá Bueno
2.         Valdeno Brito
3.         Daniel Serra
4.         Max Wilson
5.         Átila Abreu
6.         Sergio Jimenez
7.         Thiago Camilo
8.         Ricardo Maurício
9.         Allam Khodair
10.       Luciano Burti


Texto
Luís Ferrari

Foto: Carsten Horst

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática: Max Wilson e Ricardo Maurício entre os dez mais rápidos do grid Terminado o treino classificatório que definiu o grid de largada para a...

Stock Car: Pilotos preveem corrida matemática

Max Wilson e Ricardo Maurício entre os dez mais rápidos do grid

Terminado o treino classificatório que definiu o grid de largada para a primeira corrida da Stock Car, em Santa Cruz do Sul, pilotos e equipes preveem que a mudança no regulamento definirá uma corrida matemática. Isso porque a etapa gaúcha inaugura as rodadas duplas, com duas corridas no domingo, e o segundo grid será invertido para os dez primeiros colocados. "Se eu terminar a corrida em primeiro, serei o décimo na segunda e quanto mais atrás largamos, maiores os riscos de batida", explica o piloto Ricardo Maurício, atual campeão da Stock Car.



Com isso, a vitória penalizada na segunda fase, passa a ser repensada pelas equipes. "Buscar a vitória e se arriscar depois pode não ser a melhor opção. Talvez se manter entre os primeiros em ambas as provas possa ser a estratégia mais interessante para chegar com mais pontos no final do campeonato. Temos que pensar", considera o chefe da equipe Rosinei Campos. "Claro que entramos na pista para vencer, mas um campeonato longo como esse deve ser muito bem pensado", diz Max Wilson.

Na Eurofarma-RC, equipe atual campeã, Max Wilson largará na quarta posição, logo atrás de Valdeno Brito e Daniel Serra. Já Ricardo Maurício estará na quarta fila, oitavo lugar, seguido por Allan Khodair e Luciano Burti. Os carros apresentaram um bom desempenho durante os treinos da manhã e evoluíram ainda mais na primeira fase do classificatório. No Q2, onde o grid é definido para as primeiras posições, o rendimento na última curva dificultou a briga pela pole. "Ainda não sabemos o que está acontecendo nesse trecho, vamos conversar com os pilotos e ver o que pode ser melhorado para amanhã", diz Rosinei Campos.

A primeira corrida está marcada para as 11h20 de domingo, com transmissão ao vivo pela SPORTV. As equipes terão apenas 20 minutos entre uma corrida e outra. A segunda largada será às 12h20. "Temos um carro rápido, mas a estratégia de abastecimento será definida durante a prova de acordo com o andamento da etapa",diz Max Wilson.

Grid de largada primeira corrida:

1 - Cacá Bueno
2 - Valdeno Brito
3 - Daniel Serra
4 - Max Wilson
5 - Atila Abreu
6 - Sérgio Jimenez
7 - Thiago Camilo
8 - Ricardo Maurício
9 - Allan Khodair
10 - Luciano Burti


PPress - Patricia Casagrande

Fotos: Luciano Santos/Ppress

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...: Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais Depois de quatro sess...

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...

ALTA ROTAÇÃO: Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-posi...: Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais Depois de quatro sess...

Sob chuva, Felipe Giaffone conquista 16ª pole-position na Fórmula Truck

Tomada de tempos com pista molhada impõe desafio de última hora aos 27 pilotos inscritos no GP Crystal em Pinhais

Depois de quatro sessões de treinos livres realizadas com pista seca, os 27 pilotos inscritos no GP Crystal disputara sob chuva a tomada de tempos que definiu neste sábado (12) as posições de largada para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A pole-position para a corrida deste domingo (13) foi conquistada por Felipe Giaffone, piloto paulista que defende a RM Competições. Ele pilota o único caminhão MAN do grid.

É a 16ª vez que Giaffone comanda um grid na Fórmula Truck. “Para mim foi surpresa total. Meu caminhão está mal para pista seca e rendeu muito bem na chuva”, comentou o pole-position, que fechou a tomada de tempos com 58 milésimos de segundo sobre Wellington Cirino, da ABF-Santos, o segundo. “O caminhão está pronto para pista molhada, se chover está tudo ok. Agora temos que trabalhar para o seco, onde precisamos evoluir”, acrescentou.

Para o paranaense Cirino, o lugar na primeira fila representa “o começo de uma nova fase”. “A chuva me ajudou, mas tenho um equipamento bom para chuva ou seco. É hora de virar a página dos resultados ruins”, animou-se. O brasiliense Geraldo Piquet, piloto do outro Mercedes-Benz da ABF-Santos, vai largar em terceiro. “Achei que meu caminhão era melhor para o seco, foi uma surpresa agradável. Agora vou fazer a dança da chuva para a corrida”.

A RM Competições, equipe de Giaffone, teve três pilotos entre os cinco primeiros no grid. O paranaense Leandro Totti, mais rápido em três dos quatro treinos livres, vai largar em quarto. “A chuva mudou tudo, agora vamos ter que trabalhar bastante no caminhão”, resumiu. O paulista André Marques, também piloto da equipe, é o quinto no grid. “Não estava preparado para chuva, embora goste de correr na chuva. Mas temos muito a fazer no caminhão”, alertou.

No GP Crystal, Renato Martins volta ao grid da F-Truck em substituição a Adalberto Jardim, que recupera-se de contusão. A chuva verificada menos de uma hora antes dos treinos classificatórios fez com que a direção de prova alterasse o formato habitual da tomada de tempos. Determinada oficialmente a condição de pista molhada, todos os participantes participaram de uma sessão classificatória única, com duração de 20 minutos.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck em Pinhais terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13 horas, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. A geração de imagens é da Master/CATVE. Os resultados de treinos e corridas da categoria podem ser acompanhados em tempo real pelo site www.cronomap.com.br.

O grid definido neste sábado pelo resultado do treino classificatório para o GP Crystal é o seguinte:

1º) Felipe Giaffone (SP/ MAN), RM Competições, 2min05s881
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 2min05s939
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 2min06s300
4º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 2min06s751
5º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 2min07s078
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min07s153
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min07s192
8º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 2min07s955
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min08s681
10º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 2min09s072
11º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 2min09s121
12º) Renato Martins (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 2min09s151
13º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min09s283
14º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 2min09s355
15º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min09s561
16º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min09s594
17º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 2min09s917
18º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, 2min10s200
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 2min10s310
20º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 2min10s888
21º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, 2min11s242
22º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, 2min13s825
23º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 2min13s994
24º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 2min15s991
25º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 2min16s463
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 2min16s646
27º) José Maria Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, sem tempo

Média do 1º: 105,671 km/h



Fonte­/Foto: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de t...

ALTA ROTAÇÃO: STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de t...: Acompanhe aqui agora, como vai ficar o grid de largada para essa etapa do maior campeonato nacional do automobilismo Brasileiro. No 2º ...

STOCK CAR – 2ª Etapa Sta Cruz do Sul – Tomada de tempos oficial – Confira agora

Acompanhe aqui agora, como vai ficar o grid de largada para essa etapa do maior campeonato nacional do automobilismo Brasileiro.

No 2º treino livre realizado hoje pela manhã as posições ficaram assim, confira:


1º Caca Bueno
2º Max Wilsom
3ºRafhael Matos
4ºRicardo Zonta
5ºDaniel Serra




ALTA ROTAÇÃO: Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos ...

ALTA ROTAÇÃO: Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos ...: Aqui agora – Confira ao vivo os tempos oficiais para a prova de Curitiba. http://www.adalbertojardim.com.br/campeonato/

Formula Truck - Acompanhe agora ao vivo os tempos oficiais.

Aqui agora – Confira ao vivo os tempos oficiais para a prova de Curitiba.



ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...: Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que "q...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito...: Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que "q...

F-Truck: "Estamos rápidos em boa parte do circuito, mas perdemos muito nas retas", aponta Fogaça

Após primeiro dia de treinos em Curitiba, palco da segunda etapa do ano na categoria, piloto e diretor da DF Racing Fans afirma que "quem tem motor 9l está penalizado pelo regulamento"

Entre as novidades que a Fórmula Truck apresentou para sua temporada 2014, a mais polêmica tem sido a retirada dos filtros catalisadores dos caminhões. A medida - que visava diminuir o número de quebras ao forçar que as equipes reduzissem a potência dos motores para evitar o excesso de fumaça -, acabou se tornando um grande problema para os times que usam motores de nove litros. É o caso da DF Racing Fans, dos pilotos Djalma Fogaça, David Muffato e Raijan Mascarello.

Sem o filtro catalisador, todos os times se viram obrigados a reduzir a potência de seus motores para não emitir fumaça negra pelo escapamento. O problema, na visão de Djalma Fogaça, se deu no momento em que se tirou potência dos motores com menos capacidade cúbica da categoria.

"A regra foi colocada, mas não foi testada. Quem anda com motor 9l está muito prejudicado, está punido pelo próprio regulamento", disse Fogaça, que chegou a ter o nono melhor tempo desta sexta-feira em Curitiba (PR), onde a categoria realiza a segunda etapa do ano. Mas ficou com a 15ª marca por ter excedido a velocidade no trecho de radar durante sua melhor passagem. "Estamos em uma situação que, mesmo perdendo muita potência, ainda temos fumaça. Ou seja, precisa diminuir ainda mais a capacidade do motor. Temos um ótimo caminhão, mas que agora fica muito para trás nos trechos em que o motor fala mais alto", relatou Fogaça.

A pista do Autódromo Internacional de Curitiba é vista como um "termômetro" para o desempenho dos modelos Ford Cargo usados pela DF Racing Fans. Nesse mesmo circuito, a equipe fez pole position e venceu a etapa de Curitiba em 2011 - com Danilo Dirani - e sempre apresentou bons resultados.

"É uma pista para o nosso caminhão virar 1m40s3. Hoje eu virei uma volta em 1m41s8 que foi um verdadeiro milagre, pela falta de potência que temos. É impossível acompanhar caminhões menores, como os Volkswagen, por quê agora eles têm motores 12l. Isso não acontecia no ano passado. Acho realmente que a categoria precisa fazer uma revisão do regulamento. Ou todos que andam com motores 9l serão obrigados a trocar de marca", disse Fogaça.

Para Raijan Mascarello, a esperança de os motores 9l terem competitividade na etapa de Curitiba, é a previsão que aponta chuvas isoladas para o domingo na capital paranaense.

"O motor não tem potência, não consegue encher a turbina pela redução de combustível que temos de fazer para tentar evitar a fumaça. Vamos trabalhar para ter um carro equilibrado para o domingo e torcer para chover, já que nessa condição a potência não faz tanta diferença", disse o piloto mato-grossense.

David Muffato, por sua vez, evidenciou o potencial dos caminhões, mas ressaltou que a falta de potência é o grande vilão dos 9l até aqui. "Nos dois últimos trechos da pista, que são feitos em sexta marcha, nós estamos entre as melhores parciais. Isso significa que o caminhão é muito bom no contorno de curva. Mas quando precisamos de potência em baixa velocidade, na saída de uma curva, não conseguimos. Vamos testar uma nova solução no sábado de manhã, mas certamente é um caminhão de enorme potencial", disse o piloto paranaense que faz, em Curitiba, sua segunda prova na categoria.

Neste sábado a Fórmula Truck terá outras duas sessões de treinos livres e a classificação que define o grid de largada. A corrida de Curitiba será no domingo, a partir das 13h. Confira a programação:

Sábado (12)

08h30 às 09h15 - 3º treino livre
10h15 às 11h00 - 4º treino livre
13h00 às 14h30 - treino classificatório
14h45 às 15h15 - Top Qualifying

Domingo (13)

09h00 às 09h30 - Warm up
13h15 - Corrida


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e f...

ALTA ROTAÇÃO: Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e f...: O piloto passa bem, foi atendido pela equipe médica do rali e encaminhado para Natal onde fez exames Currais Novos, RN, 11/04/2014 - Ap...

Rally RN 1500: Gunter Hinkelman sofre acidente e fratura mão

O piloto passa bem, foi atendido pela equipe médica do rali e encaminhado para Natal onde fez exames

Currais Novos, RN, 11/04/2014 - Após uma excelente estreia no RN 1500 na primeira etapa disputada na última quinta-feira, o segundo dia de rali não saiu como o esperado para a dupla da MSL Rally Team, Gunter Hinkelmann e Pipo Mirone. A equipe vinha conquistando um bom resultado pelos UTVs/Super Production, mas um acidente surpreendeu a todos. A dupla está fora da disputa que prossegue até domingo, 13 de abril, no Rio Grande do Norte.



Gunter Hinkelmann fazia sua estreia no RN 1500 na modalidade UTV a bordo do Can-Am Maverick. "Batemos em uma pedra, capotou e deu três piruetas. Minha reação imediata foi de agarrar do lado na gaiola e o UTV pousou em cima da mão", explicou o piloto.

Após o acidente Gunter foi atendido pela equipe médica da prova e encaminhado para um hospital na capital do Rio Grande do Norte. Ele passa bem, mas fará uma cirurgia na mão esquerda. "Segundo o médico que me atendeu, deverei fazer uma cirurgia de imediado. Mas, depois devo consultar outro especialista em São Paulo para saber, realmente, o tempo que ficarei imobilizado e se precisarei fazer algum tipo de fisioterapia", ressaltou o piloto.

Nesta sexta as equipes enfrentaram a especial mais longa do rali, onde foram percorridos cerca de 272 quilômetros totais com deslocamentos, e 139 quilômetros de trechos cronometrados entre Guamaré e Currais Novos, no Rio Grande do Norte. No percurso, muitas poças d’água, trechos sinuosos, e cascalho, um verdadeiro cross-country que exigiu muito de pilotos, navegadores e equipamentos.

O RN 1500 segue em mais uma disputa neste sábado, composta por 191 quilômetros (112 quilômetros de especial) com largada às 8h em um trajeto dentro do município de Currais Novos.

A equipe MSL Rally Team conta com o patrocínio da MSL Brasil e apoio da Casarini e Can Am.


Programação do 17º RN 1500:

12/04/14 - sábado - 3ª Prova
8h - Currais Novos - Currais Novos - 191 km - Especial: 112 km

13/04/14 - domingo - 4ª Prova
8h - Currais Novos - Natal - 242 km - Especial: 104 km
14h - Evento de chegada - Central de vendas da Ecocil
17h - Resultado geral e premiação


SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos: Doni Castilho/DFotos