sexta-feira, 29 de junho de 2012

Stoner conquista pole em dramática qualificação em Assen

Foi numa dramática qualificação, que foi mesmo interrompida por momentos devido a alguma chuva, que Casey Stoner, da Repsol Honda, garantiu a pole para a corrida de amanhã do Iveco TT Assen, à frente do companheiro de equipa Dani Pedrosa e de Jorge Lorenzo.

Após numerosas paragens devido a alguma chuva, o sol apareceu nos últimos minutos para permitir a Stoner, que sofreu forte queda no treino matinal, apresentar uma volta brilhante no segundo 33 alto e relegar Pedrosa para a segunda posição da grelha. A fechar a primeira linha da grelha estará Jorge Lorenzo, da Yamaha Racing Team, que não conseguiu igualar o ritmo das Hondas e pareceu ter algumas dificuldades com a última curva do traçado.
Contudo, a história da tarde é a do estreante Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP), que lidera a segunda linha da grelha, na quarta posição, depois de ter apresentado a sua melhor prestação de qualificação na categoria rainha. A seu lado, em quinto, partirá Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que voltou a mostrar não estar a ser afectado pela fractura no tornozelo. O sexto posto ficou a cargo do mais rápido de ontem, Ben Spies, que vai procurar alguma da boa forma já apresentada este ano aos comandos da sua Yamaha de fábrica para a corrida de amanhã.
O companheiro de equipa de Crutchlow, Andrea Dovizioso, lidera a terceira linha, em sétimo e é o último piloto Yamaha da grelha depois de não ter conseguido melhorar nos minutos finais da sessão. À sua direita estará Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini), em oitavo, isto depois de ter sofrido queda com a sua Honda satélite na última volta rápida.
Nicky Hayden (Ducati Team) qualificou-se em nono, à frente do companheiro de equipa Valentino Rossi, concluindo assim uma qualificação desapontante para a formação italiana. Na frente das CRT estará Randy de Puniet (Power Electronics Aspar), que colocou a sua ART na 12ª posição.

Fonte: motogp.com

Cortese dispara para a pole em Assen

Sandro Cortese, da Red Bull KTM Ajo, vai partir para o Iveco TT Assen de amanhã desde a pole position depois de ter assinado a melhor marca na qualificação desta tarde, à frente do companheiro de equipa Danny Kent e de Niccolò Antonelli. Miguel Oliveira parte da terceira linha para a prova holandesa.

Foi com um tempo de 1m43,645s que Cortese levou a melhor sobre toda a concorrência na qualificação desta tarde, relegando Kent para segundo, que se estreia na primeira linha da grelha na sua carreira de Grandes Prémios. Antonelli, da San Carlo Gresini Moto3, foi outro piloto a estrear-se na frente da grelha naquele que é o seu ano de debute no Mundial, isto depois do italiano ter já mostrado bom ritmo durante todo o fim-de-semana.
O quarto posto foi para Héctor Faubel (Bankia Aspar), que começou a sessão devagar, mas mostrou bom ritmo no final. A seu lado, em quinto, vai partir Niklas Ajo (TT Motion Events Racing), que parece estar mais forte desde que chegou ao traçado holandês. O sexto posto ficou a cargo do líder do Campeonato Maverick Viñales, que não conseguiu dar continuidade à sequência de poles desta época.
Alexis Masbou (Caretta Technology) parte para a corrida de amanhã da sétima posição, isto depois de ter apresentado mais uma sólida prestação na sessão da tarde. A seu lado e oitavo partirá o português Miguel Oliveira, da Estrella Galicia 0,0, com Jakub Kornfeil (Redox-Ongetta-Centro Seta) atrás de si, isto depois de ter rodado perto do topo nos momentos iniciais. A fechar a lista dos dez primeiros está Luis Salom (RW Racing GP), que espera resolver alguns problemas de afinação que afectaram um pouco a sua qualificação.
Jonas Folger (IodaRacing Project) não conseguiu rodar na qualificação desta tarde uma vez que a sua equipa não conseguiu resolver um problema técnico que também o afastou dos livres desta manhã. Efrén Vázquez (JHK T-Shirt Laglisse) sofreu forte queda a 15 minutos do final, ainda assim conseguiu voltar a rodar nos minutos finais, terminando em 24º.

Fonte; Motogp.com

Nelsinho Piquet larga em segundo em Kentucky pela Nascar Truck Series

Brasileiro parte da primeira fila pela quinta vez na categoria das picapes

Nelsinho Piquet parte da "outside pole" nas 225 milhas de Kentucky, oitava etapa da temporada 2012 da Nascar Truck Series. O piloto brasileiro cravou 31s291 com o Chevrolet Silverado #30, o segundo melhor tempo do grid.

"Foi um bom treino e estamos otimistas para a corrida. Agora é concentrar e tentar repetir o bom trabalho da última corrida", declarou o piloto, vencedor da prova da Nationwide Series no último sábado em Road America.

Esta é a quinta vez na carreira que Piquet Jr. larga na primeira fila na categoria. Ele partiu da "outside pole" em Bristol e Talladega na temporada passada e em Daytona em 2012 -além da pole em Rockingham neste ano.

Considerando todas as classes da Nascar pelas quais Nelsinho já competiu, é sua sétima primeira fila. Ele foi pole também nas duas vitórias que conq uistou na principal categoria do automobilismo americano em outras divisões: Nationwide no sábado passado e K&N Pro Series East em março deste ano.

"A primeira vitória na Truck Series está perto. Quem sabe ela vem hoje", resumiu o brasileiro, otimista e satisfeito com o equipamento fornecido pela equipe Turner. Nas duas sessões de treinos livres realizadas hoje no Kentucky Speedway, ele marcou o quinto e o terceiro tempos. Piquet Jr. é sexto colocado no campeonato e larga à frente de todos os adversários que estão mais bem posicionados na classificação.

A largada para a corrida de 150 voltas está prevista para 21h30 desta noite. Parte da prova será exibida ao vivo pelo canal Fox Sports para o Brasil.


Links
www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquetwww.turnermotorsportsllc.com.br
Contato
Luís Ferrari
imprensa@nelsonpiquet.com

Nascar: Miguel Paludo larga em quinto na etapa de Kentucky

Corrida da Truck Series será às 20h30 desta quinta-feira
O gaúcho Miguel Paludo (Duroline) irá largar da quinta posição na prova desta quinta-feira da Nascar Truck Series. Mantendo o bom resultado dos treinos livres, onde foi sétimo e segundo, inclusive chegando a liderar uma das sessões, o piloto brasileiro cravou o tempo de 31s446 com seu Chevrolet Silverado da Turner Motorsports na melhor de suas duas passagens no oval de 1,5 milhas de Kentucky.

Miguel Paludo retorna as caminhonetes após estrear na Nascar Nationwide Series no fim de semana passado em Road America, prova em circuito misto que chegou a liderar a antes de abandonar no final por problemas mecânicos. Na prova de Kentucky, Miguel estreia um novo chassi preparado pela equipe Turner Motorsports.

"Nossa expectativa para Kentucky sempre foi boa e os treinos de hoje confirmaram isso. Com pneu usado, estamos muito rápidos, o que aumenta nossa confiança para a corrida. Desde os treinos livres, a gente tem andando bem, com uma picape solta, sem sair muito de traseira, porque nesta condição se perde muito tempo. À noite, teremos mais aderência, porque a temperatura estará mais amena. Nossa expectativa é a melhor possível", diz Paludo.

O pole position para a prova que marca o oitavo encontro da turma da Nascar Truck Series ficou com o californiano Matt Crafton, com o tempo de 31s162.

A largada da UNOH 225, no Kentucky Speedway, em Sparta, será às 20h30 com transmissão do canal Fox Sports (largada ao vivo e na íntegra após 22h15). O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Grid de largada para a prova de Kentucky

1º) 88 Matt Crafton, Menards/Great Lakeswood Floors Toyota, 31.162
2º) 30 Nelson Piquet Jr., Magic Brasil Chevrolet, 31.291
3º) 31 James Buescher, Exide Chevrolet, 31.336
4º) 3 Ty Dillon, Bass Pro Shops/Tracker Boats Chevrolet, 31.429
5º) 32 Miguel Paludo, Duroline Chevrolet, 31.446
6º) 13 Johnny Sauter, Hot Honeys/Curb Records Toyota, 31.474
7º) 17 Timothy Peters, Red Horse Racing Toyota, 31.482
8º) 29 Parker Kligerman, Drawtite RAM, 31.498
9º) 33 Cale Gale, Rheem Chevrolet, 31.531
10º) 6 Justin Lofton, CollegeComplete.com Chevrolet, 31.570
11º) 9 Ron Hornaday Jr., Hollywood Casino Chevrolet, 31.690
12º) 23 Jason White, Gunbroker.com Ford, 31.720
13º) 11 Todd Bodine, Toyota, Care Toyota, 31.835
14º) 08 Ross Chastain, S. Carolina Watermelon Association Toyota, 31.844
15º) 2 Tim George Jr., Applebee's Chevrolet, 31.848
16º) 22 Joey Coulter, Steak-umm Chevrolet, 31.854
17º) 19 Brad Keselowski, Keselowski'sCheckeredFlagFoundation RAM, 31.857
18º) 18 Jason Leffler, Dollar General Toyota, 31.871
19º) 24 Max Gresham, Made in USA Brand Chevrolet, 31.944
20º) 01 Jake Crum Bandit, Chippers Chevrolet, 32.145
21º) 68 Clay Greenfield, @claygreenfield RAM, 32.260
22º) 09 John Wes Townley, Toyota, Toyota, 32.269
23º) 5 Paulie Harraka, Wauters Motorsports Ford, 32.348
24º) 81 David Starr, Zachry Toyota, 32.398
25º) 4 Kyle Larson, ChipGanassiRacingTeamsMobileAp Chevrolet, 32.408
26º) 98 Dakoda Armstrong, EverFi.com Toyota, 32.501
27º) 93 Dennis Setzer, RSS Racing Chevrolet, 32.512
28º) 99 Bryan Silas, Advantage/Rockingham Speedway Ford, 32.560
29º) 39 Ryan Sieg, RSS Racing Chevrolet, 32.564
30º) 07 Jeff Agnew, Wear Your Gear/BOBBER.info Chevrolet, 32.630
31º) 14 Brennan Newberry, NTS/IronClad Performance Chevrolet, 32.708
32º) 86 Scott Riggs, Clay Greenfield Motorsports RAM, 32.715
33º) 75 Caleb Holman, Food Country USA Chevrolet, 32.792
34º) 02 Tyler Young, RandCo Chevrolet, 32.995
35º) 27 CE Falk, Hillman Racing Chevrolet,, Sem tempo
36º) 84 Chris Fontaine, Glenden Enterprises Chevrolet, 33.010

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Divulgação

Mini Challenge: "Circuito de Londrina vai representar um desafio diferente", aponta Raphael Reis

Piloto brasiliense fará sua primeira corrida na pista paranaense neste sábado, e espera recuperar os pontos perdidos com o abandono sofrido na etapa do Velopark

Depois de pouco mais de dois meses dedicados exclusivamente a treinos particulares realizados no Autódromo de Brasília, o piloto do Distrito Federal Raphael Reis voltará a acelerar neste fim de semana, em Londrina (PR), o Mini Cooper da primeira categoria de acesso à divisão principal da Stock Car.

A terceira etapa da temporada do Mini Challenge foi realizada no início do mês de maio, no Velopark (RS), e de lá para cá os pilotos da categoria se mantiveram na ativa apenas em treinos particulares - sempre com o objetivo de manter os reflexos em dia para a disputa da quarta rodada do calendário.

"Já faz tempo que não piloto um Mini Cooper, mas tenho treinado bastante em Brasília e espero mais um fim de semana positivo", disse Reis, que iniciou carreira no kart e dá seus primeiros passos no automobilismo. "Com o auxílio de meu coach, Italo Carrareto, tenho procurado desenvolver as habilidades que mais preciso para ser rápido no carro desta categoria. E, nas primeiras etapas, temos conseguido atingir os objetivos propostos", comentou o piloto.

Em seu ano de estreia no automobilismo, Reis tem se destacado pela rápida adaptação que demonstrou aos veículos de tração dianteira, principalmente depois de ter completado sua escola no automobilismo na modalidad e kart.

Mesmo sem conhecer o circuito de Londrina, o brasiliense acredita que possa ser competitivo no fim de semana, e espera, naturalmente, atingir o máximo de seu desempenho na terceira corrida da rodada tripla.

"Como tem acontecido em todas as etapas deste meu ano de estreia no automobilismo, a cada treino a tendência é que eu me acostume mais com o carro e com a pista. Por isso, vou dar um passo de cada vez. Estou muito confiante e, acima de tudo, com imensa vontade de pilotar. Não vejo a hora de poder acelerar novamente e recomeçar o trabalho no carro", acrescentou.

Por ter características bem diferentes das encontradas no circuito de Brasília, o autódromo de Londrina vai representar um desafio diferente para Raphael Reis. Mais curto e travado, o circuito paranaense reserva surpresas com as quais, ao menos na teoria, ele garante já ter aprendido a lidar.

"O circuito de Londrina vai representar um desafio diferente, mas estou preparado para ele", disse Reis. "Junto do Italo Carrareto, peguei todas as dicas possíveis para esta pista, e embora eu tenha treinado bem mais em Brasília do que aqui, vou procurar desligar a chavinha para curvas de alta e grandes retas, e ligar a chave para as curvas cegas e retas mais estreitas. Londrina tem uma pista muito interessante e estou curioso", finalizou o piloto.
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Cleocinei Zonta

F-Truck: Ford Racing Trucks encerra preparação para etapa de São Paulo

Equipe liderada por Djalma Fogaça acredita que prova paulista possa representar um divisor de águas no campeonato

Embora tenha um dos caminhões mais velozes da Fórmula Truck na temporada de 2012 - um desempenho que, em razão de toques e alguns problemas eletrônicos não tem se revertido em resultados -, a Ford Racing Trucks não deu tréguas ao desenvolvimento do novo Ford Cargo durante a primeira metade do campeonato.

Depois de realizar testes de freio e suspensão no Autódromo de Interlagos há cerca de um mês, o time comandado pelo ex-piloto da categoria, Djalma Fogaça, voltou a trabalhar no desenvolvimento dos caminhões de Pedro Gomes e Danilo Dirani - desta vez com foco na preparação de motores.

Os últimos testes da equipe foram realizados no Autódromo ECPA, em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, com o caminhão número 43 de Gomes. O piloto de Ribeirão Preto testou a nova configuração eletrônica dos propulsores da Ford Racing Trucks.

"A etapa de São Paulo marca o retorno do preparador Anézio Hernandes à nossa equipe. Ele volta a trabalhar na Ford Racing Trucks depois de meia temporada de atuação em outro time da categoria, e representa um reforço importante", disse Fogaça. "Tivemos uma grande evolução na parte eletrônica do motor depois da etapa de Goiânia e a volta do Anézio consolida esse processo de trabalho", apontou o dirigente.

"Também conseguimos mais uma evolução significativa nos freios, com o uso de novas pastilhas. Todo esse upgrade representou uma evolução de cerca de sete décimos de segundo por volta na pista de Piracicaba, o que representa muito se levarmos em conta o fato desta pista ser muito curta, com cerca de dois quilômetros", completou Fogaça.

O chefe da Ford Racing Trucks creditou o sucesso do último treino ao esforço de todos que estão na equipe desde o começo do ano, e também à chegada de Anézio Hernandes.

"Também tivemos grande apoio da Digipulse, empresa que nos dá suporte na área de eletrônica do motor, e acredito que estejamos muito bem preparados para corrida de Interlagos. Temos sido competitivos desde o início do ano e acredito que possamos transformar isso em resultados a partir de agora", encerrou Djalma Fogaça.

A quinta etapa da temporada da Fórmula Truck será realizada no dia 8 de julho, em São Paulo, e marca a metade do calendário de 2012 - que tem ainda corridas em Cascavel, Guaporé, Curitiba e Brasília, além de uma prova na Argentina.

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044
Foto: Orlei Silva

Circuito de rua de Norisring recebe F-3 Inglesa neste fim de semana


Pietro Fantin está ansioso para conquistar um bom resultado na Alemanha

A Fórmula 3 Inglesa volta a se reunir no próximo fim de semana nas ruas de Norisring, na Alemanha, para a disputa de sua sexta etapa da temporada. O brasileiro Pietro Fantin, da Carlin Motorsport, busca evolução no campeonato em uma prova que mais uma vez contará com os carros da F-3 Européia e a expectativa de mais de casa cheia acompanhando as duas categorias escola. Nesta sexta-feira (29), acontece o treino de classificação. No sábado (30), as duas primeiras corridas e encerrando a programação a disputa final no domingo (1).

Nunca tendo andado nesta pista, Pietro Fantin explica como ela é. "Eu nunca tive a oportunidade de andar aqui antes, apenas no simulador. É um traçado bastante diferente do que corremos normalmente já que é bem curto, as voltas devem durar na casa de 50 segundos, com três freadas fortes com longas retas depois. Será um desafio interessante", fala o piloto.

Contando com a F-3 Euro junta no fim de semana, Pietro imagina que o tráfego pode ser um complicador, ainda mais durante o classificatório. "Se existe hoje algo em que eu preciso realmente melhorar é nesta hora. Com os carros da Fórmula 3 européia teremos um grid cheio, o que é muito bom para o evento, porém pode gerar um problema de tráfego durante a sessão".

"É importante ter um bom trabalho de comunicação com a equipe para que isso não aconteça, caso contrário o fim de semana ficaria bastante prejudicado logo no seu início e não é isso que queremos", completa Pietro. Após uma etapa de dificuldade em Brands Hatch, na semana passada, onde conquistou um terceiro lugar, Fantin espera conseguir um bom resultado em Norisring.

"Estou bastante ansioso para competir aqui na Alemanha. Em Brands Hatch não tivemos um bom fim de semana, o que foi uma pena. Acabei tendo de superar problemas, e ntretanto ainda conseguimos um terceiro lugar que foi bastante positivo. Melhorando minha classificação eu sei que temos a velocidade nas corridas, por isso imagino que podemos chegar bem aqui e seria muito bom vencer uma prova em frente de uma pista lotada como deverá estar", encerra Pietro Fantin.

Classificação do campeonato (10 primeiros):
1 Jazeman Jaafar 174 pontos;
2 Jack Harvey 167;
3 Carlos Sainz 137;
4 Felix Serralles 124;
5 Alex Lynn 123;
6 Pietro Fantin 95;
7 Harry Tincknell 93;
8 Pipo Derani 92;
9 Hannes van Asseldonk 57;
10 Nick McBride 44

Calendário 2012 da Fórmula 3 Inglesa
Spa-Francorchamps - 26-28 de Julho
Snetterton - 4-5 de Agosto
Silverstone - 8-9 de Setembro
Donington Park - 29-30 de Setembro



Foto:Jacob Ebrey