quarta-feira, 3 de julho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Salustiano prevê resistência forte e avisa: "Vou a...

ALTA ROTAÇÃO: Salustiano prevê resistência forte e avisa: "Vou a...: Piloto da ABF Racing Team busca retomar vantagem na liderança da Fórmula Truck na prova que marca metade da temporada Paulo Salustiano ab...

Salustiano prevê resistência forte e avisa: "Vou a Interlagos para ganhar"

Piloto da ABF Racing Team busca retomar vantagem na liderança da Fórmula Truck na prova que marca metade da temporada
Paulo Salustiano abriu sua participação na temporada 2013 da Fórmula Truck com três pódios. Foi terceiro colocado em Viamão (RS), comemorou sua primeira vitória em Londrina (PR) e terminou em segundo em Caruaru (PE). Na quarta etapa, em Goiânia (GO), amargou a primeira quebra em corridas no ano e perdeu a vantagem que tinha na liderança do Campeonato Brasileiro, que chega à metade neste domingo (7) em São Paulo (SP).

Inscrito pela ABF Racing Team com o Mercedes-Benz número 55, “Salu” apresenta-se para o GP Crystal, quinta corrida do ano, frisando o compromisso que assumiu com a busca pela vitória no Autódromo José Carlos Pace. “Nada vai me atrapalhar dessa vez, vou a Interlagos para ganhar essa corrida”, avisa. “E não entenda isso como arrogância, não. É fé, mesmo. Tenho certeza de que tudo vai dar certo”, confia o piloto paulista.

A corrida em Interlagos valerá como quinta das dez que fazem parte do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, em que Salustiano e o gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, empatam em primeiro lugar com 71 pontos. A corrida será ainda a terceira das quatro válidas pelo Sul-Americano. Na competição continental, Boessio sustenta a liderança com 43 pontos, com Salustiano em segundo lugar, dois pontos atrás.

“Meu foco está nos dois campeonatos. Claro que no Sul-Americano, por ser a penúltima etapa, vou tentar pontuar ao máximo, tentar a liderança, para ir à Argentina com alguma margem”, vislumbra, citando a etapa de 8 de setembro em Córdoba, que vai encerrar a disputa continental. “Córdoba é uma pista bem difícil, exige muito do equipamento, é importante tentar ir para lá com um pouco de conforto na pontuação”, considera o piloto paulista.

O piloto da ABF Racing Team prevê trabalho difícil na disputa pelo título brasileiro. “Não deixo de estar focado no Campeonato Brasileiro, que ainda vai ter seis corridas, contando essa de Interlagos. Preciso manter a constância, só que essa constância precisa ser lá no pelotão da frente, porque muitas equipes estão evoluindo bastante e a vantagem que o Boessio e eu conseguimos em relação aos outros pilotos não é tão grande”, faz as contas.

Ele chama atenção de forma especial para a equipe RM Competições-MAN Latin America. “Eles vieram para o campeonato com caminhões novos e já estão andando na frente. Segura os MAN nas próximas etapas. O (Djalma) Fogaça é outro que está crescendo, nem todas as equipes acompanharam o nível de evolução. Como já sei que eles vão vir muito fortes, preciso marcar pontos bons, estar sempre no pódio, esse é o caminho”, estipula.

Grelak Comunicação

Foto: Orlei Silva



ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Em seu melhor momento no ano, Piquet Jr vo...

ALTA ROTAÇÃO: Nascar: Em seu melhor momento no ano, Piquet Jr vo...: Camaro #30 chega ao circuito de 2,5 milhas após dois top-10s consecutivos em ovais Nelsinho Piquet e o Camaro #30 retornam nesta semana...

Nascar: Em seu melhor momento no ano, Piquet Jr volta a Daytona

Camaro #30 chega ao circuito de 2,5 milhas após dois top-10s consecutivos em ovais

Nelsinho Piquet e o Camaro #30 retornam nesta semana ao superspeedway de Daytona, palco da 16ª das 33 etapas da Nascar Nationwide Series. A segunda visita do ano ao maior templo da categoria coincide com a melhor fase do piloto brasileiro na temporada 2013.

Piquet Jr vem de dois top-10s consecutivos em pistas ovais (Michigan e Kentucky). Foram seus melhores resultados no ano ao lado da corrida de estreia em Daytona, quando terminou em 11º a prova marcada por um "big one" no qual o motor do carro #32 acabou dentro da arquibancada.

"Daytona é a típica corrida em que tudo pode acontecer... e em geral acontece. É uma pista muito rápida com todos de pé cravado o tempo todo. Estou cada vez mais confortável em provas dessa natureza", afirmou o piloto.

Após as 15 primeiras corridas do ano, Piquet Jr é 12º colocado no campeonato. No ranking pelo prêmio de "rookie of the year", ele figura em terceiro lugar com cinco pontos de desvantagem para o vice-líder.

"Depois de um início de ano muito complicado, os dois últimos resultados deram uma injeção de ânimo no time. Vamos tentar manter o bom momento e brigar pelo terceiro top-10 seguido", disse Nelsinho acrescentando que Daytona é sempre um dos grandes eventos do ano.

Para a prova de Daytona, a equipe Turner Scott Motorsports equipará o Camaro #30 com o chassi TMS-110. Foi o mesmo usado pelo brasileiro na corrida de abertura de sua primeira temporada completa na Nationwide Series, em fevereiro.

A exemplo da maioria das corridas do ano, o patrocinador principal do brasiliense é a WORX, marca de equipamento de jardinagem e ferramentas elétricas estabelecida na Carolina do Norte e que em breve terá produtos no mercado brasileiro.

Mais uma vez a lista de inscritos para a prova de Daytona tem pilotos regulares da Sprint Cup, casos dos irmãos Kurt e Kyle Busch, Matt Kenseth e Joey Logano.

As atividades de pista têm início nesta quinta-feira com dois treinos livres. A tomada de tempo acontece na tarde de sexta, e a largada para a corrida de 100 voltas (250 milhas) está marcada para 20h30.

O canal Fox Sports exibe a prova ao vivo para todo o Brasil.


Classificação na temporada, após 15 de 33 etapas (top-15):
1. Regan Smith          521 pontos
2. Sam Hornish Jr.     513
3. Justin Allgaier 510
4. Elliott Sadler 502
5. Austin Dillon 501
6. Kyle Larson 477
7. Parker Kligerman 475
8. Brian Vickers 473
9. Brian Scott  466
10. Trevor Bayne 453
11. Alex Bowman 416
12. Nelson Piquet Jr. 395
13. Mike Bliss 390
14. Travis Pastrana 350
15. Reed Sorenson 333

Links
www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquet

Contato
Luís Ferrari
imprensa@nelsonpiquet.com


Foto: CIA Stock





ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Le Mans: Di Grassi tem estreia elogiad...

ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Le Mans: Di Grassi tem estreia elogiad...: Brasileiro foi o melhor estreante no 90º aniversário da mais tradicional corrida de resistência do planeta e recebeu, nesta semana, elogios...

24 Horas de Le Mans: Di Grassi tem estreia elogiada por chefe da equipe Audi

Brasileiro foi o melhor estreante no 90º aniversário da mais tradicional corrida de resistência do planeta e recebeu, nesta semana, elogios do Dr. Wolfgang Ullrich, diretor da equipe da fábrica alemã, e também do maior vencedor da prova, o dinamarquês Tom Kristensen


Um traçado longo, de mais de 13 quilômetros de extensão, sete tipos de asfalto pelas estradas interioranas do distrito de La Sarthe, uma instabilidade climática de dar inveja ao circuito de Interlagos, média horária superior aos 240 km/h por volta, 56 carros de quatro categorias, recorde de intervenções do carro de segurança em uma corrida de 24 horas de duração. Ingredientes que, somados à superação, alegrias e tristezas fazem das 24 Horas de Le Mans a mais espetacular corrida de longa duração do mundo.

Cercada de histórias e conhecida por fabricar verdadeiras lendas do automobilismo mundial, a prova, que aconteceu no último dia 22 de junho, teve a estreia do brasileiro Lucas di Grassi. O piloto, contratado pela Audi - vencedora de 12 das últimas 15 edições das 24 Horas -, fez sua primeira aparição em Le Mans e correu ao lado do espanhol Marc Gené e do britânico Oliver Jarvis.

E a exemplo das outras corridas que disputou pela equipe das quatro argolas, Lucas mais uma vez terminou no pódio. O terceiro lugar foi a coroação do melhor estreante da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. A vitória ficou com sua equipe, no carro de número 2, pilotado pelo escocês Allan McNish, pelo francês Loic Duval e pelo dinamarquês Tom Kristensen, que ampliou seu recorde, com nove triunfos em La Sarthe.

Antes da largada, Lucas também havia sido premiado com o troféu destinado ao estreante dono da melhor volta na pista durante os treinos. Entretanto, as coisas não foram fáceis para o trio do carro número 3 durante a prova. Cada vez mais ganhando confiança dentro do time, coube a Di Grassi guiar o Audi R18 e-tron quattro na largada. E esta foi a parte mais difícil da prova, na opinião do brasileiro. "Sem dúvida a largada foi a parte mais difícil para mim, porque além da pressão de ser a minha primeira corrida em Le Mans, houve o acidente que tirou a vida do Allan Simonsen, uma entrada do safety car na pista que durou praticamente uma hora, e também a questão da chuva em trechos da pista com todo mundo usando pneu de pista seca", lembrou o piloto de 28 anos.

Sobre o acidente fatal com o dinamarquês do Aston Martin #95, Lucas disse ter recebido a notícia assim que deixou o carro após seu primeiro turno. "Recebi a notícia direto do meu chefe Dr. Ullrich. Ele me disse assim que saí do carro e fiquei absolutamente chocado com essa fatalidade", contou.

Houve mais momentos difíceis na prova para o Audi #3, como o furo no pneu traseiro direito logo que caía a noite no circuito. Oliver Jarvis acabava de passar pela linha de chegada. "Ele teve que completar uma volta inteira, mais de 13 quilômetros, em três rodas. Isso nos fez perder muito tempo", apontou o brasileiro. Jarvis conseguiu trazer o carro em boas condições aos boxes e voltou na quarta posição, atrás dos R18 de McNish e dos Toyotas de Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.

Durante a madrugada, Lucas novamente assumiu o cockpit do e-tron e iniciou uma perseguição que manteve grande parte das 245 mil pessoas presentes ao autódromo acordadas. "Depois de ter perdido muito tempo por ter dado uma volta completa com três rodas, precisamos tirar mais de uma volta de diferença para os Toyotas. No meu turno de madrugada eu consegui tirar mais de um minuto do (Kazuki) Nakajima, e isso me deixou extremamente satisfeito", afirmou.

No fim, o trio recuperou a terceira colocação e assim Lucas subiu ao pódio de Le Mans em sua primeira participação na corrida, igualando os feitos de Raul Boesel (1991) e Ricardo Zonta (2008) no geral da prova.

O desempenho na parte inicial da prova e a caçada noite adentro contra o Toyota que estava um minuto e meio à frente renderam elogios de dentro da equipe. Vencedor e recordista de triunfos na prova, o dinamarquês Tom Kristensen dividiu o carro com Lucas em duas ocasiões, nas 6 Horas de São Paulo do ano passado, na estreia do brasileiro no time, e nas 12 Horas de Sebring, em março deste ano. "O que o Lucas fez foi fantástico. Estamos muito orgulhosos do que ele fez aqui em Le Mans", disse.

O diretor de esportes a motor da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich, também fez questão de ressaltar o bom trabalho desempenhado por seu piloto estreante. "Foi a primeira vez de Lucas em Le Mans e acho que depois de suas primeiras voltas ele ficou bastante impressionado com essa pista, que é muito especial. Ele mostrou durante os testes e os treinos antes da prova que ele se adaptou muito rápido a este traçado único. Ele foi constantemente rápido e fez um excelente trabalho na corrida sem ter cometido um único erro. Foi realmente um início perfeito para ele, sobretudo por estar aqui pela primeira vez", afirmou.

Dormir? "Já haviam me dito que na primeira vez em Le Mans o piloto estreante não consegue dormir. Com a experiência isso vai melhorando. O fato é que eu dormi mais ou menos uma hora durante a corrida inteira. Tanto que eu estava exausto depois da prova e quase dormi na coletiva de imprensa!", concluiu Lucas.
Rafael Durante (Mtb 48.044)


Foto: Audi Sport / Divulgação





ALTA ROTAÇÃO: Campeão em 2011, Régis Braga quer novo título do R...

ALTA ROTAÇÃO: Campeão em 2011, Régis Braga quer novo título do R...: Ao lado da navegadora Ana Carolina Sena Braga e a bordo da Amarok Rally, piloto disputa a partir do dia 25 por mais um título na carreira ...

Campeão em 2011, Régis Braga quer novo título do Rally dos Sertões

Ao lado da navegadora Ana Carolina Sena Braga e a bordo da Amarok Rally, piloto disputa a partir do dia 25 por mais um título na carreira

São Paulo, 03 de julho de 2013 - Com resultados expressivos nas principais competições off-road do país, a dupla Régis Braga e Ana Carolina Sena Braga, da equipe Bahia Rally, é uma das favoritas ao título da temporada 2013 do Rally dos Sertões na categoria Super Production. Prontos para mais um desafio, a equipe segue com os últimos preparativos para a largada inicial da competição que será realizada no próximo dia 25 de julho, em Goiânia (GO). Além disso, o time também quer assegurar a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, já que as quatro primeiras etapas do certame contam pontos para a competição nacional.

Para fazer frente aos adversários, já que o Sertões reúne as melhores duplas brasileiras, Régis e Ana vão seguir a fórmula que vem dando certo nas demais provas em que a equipe participou. Segundo o piloto da Bahia Rally, a preparação vem sendo constante, o veículo Amarok Rally e demais equipamentos estarão no acerto ideal para a competição. "Estamos em constante evolução do carro. Melhoramos toda a estrutura e a eletrônica. Prova disso é que o veículo não quebra, está mais confiante que nunca, graças ao trabalho espetacular que a FF Racing vem fazendo na prevenção e preparação", explicou.

Com um percurso total de 4.115 quilômetros a 21ª edição do Rally dos Sertões será disputada no coração do Brasil entre os estados de Goiás e Tocantins, e apresentará grande diversidade de pisos, velocidades e paisagens aos competidores. A disputa terá início no dia 25, em Goiânia com a realização do prólogo (válido pela primeira etapa, onde serão definidas as posições de largada para carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs. Além disso, o certame terá a realização de mais nove etapas passando por oito municípios.

Régis aprovou o percurso e acredita que será melhor para a logística das equipes. "O roteiro ficou bem mais econômico para os competidores e apoio. Isso é importante para reduzirmos custos das competições, e ajuda a aumentar cada vez mais o grid", declarou o piloto que conhece parte das cidades por onde a caravana irá passar através de experiências em edições anteriores.

Segundo o piloto, competições como o Rally dos Sertões, com etapas extensas com mais de 500 quilômetros é a especialidade da dupla, e não intimida a equipe em encarar os desafios do percurso. "É o tipo de prova onde andamos melhor. Etapas longas, com dificuldades, onde temos que poupar o carro, andando rápido e ter um excelente preparo físico", relatou.

LIDERANÇA NO BRASILEIRO

Para a Bahia Rally começar o Sertões 2013 com o pé direito pode significar muito mais que sair na frente na luta pelo título da competição. Na liderança da categoria Super Production no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, a dupla pode assegurar a liderança após as primeiras etapas do Sertões, já que os quatro primeiros dias serão válidos pelas 10ª, 11ª, 12ª e 13ª etapas do campeonato.

"Estamos indo em busca para ganhar o título da Super Production, além é claro de garantirmos a liderança do brasileiro. Sei que teremos fortes concorrentes, mas o nosso conjunto: piloto, navegadora, carro e equipe estão mais preparados do que nunca", finalizou Régis.

A equipe Bahia Rally tem o patrocínio do Banco Itaú e Concessionárias Bremen Volks.

Programação Rally dos Sertões :

Goiânia (GO)
22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

Assessoria de Imprensa equipe Bahia Rally:
SIG Comunicação
Texto: Silvana Grezzana Santos / Luciana Gomes
sig@sigcomunicacao.com.br

www.sigcomunicacao.com.br

Fotos: Luciano Santos/Sigcom





ALTA ROTAÇÃO: Sertões 2013: Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport...

ALTA ROTAÇÃO: Sertões 2013: Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport...: Dupla Marcus Cotton e Eduardo Costa acredita que esta será a edição mais difícil da competição que chega a sua 21ª edição São Paulo, 03...

Sertões 2013: Equipe ProMacchina/Cotton Motorsport está pronta para encarar rali de sobrevivência

Dupla Marcus Cotton e Eduardo Costa acredita que esta será a edição mais difícil da competição que chega a sua 21ª edição

São Paulo, 03 de julho de 2013 - Após os últimos ajustes e preparativos, a equipe ProMacchina/Cotton Motorsport de Marcus Mello (Cotton) e Eduardo Pereira e Costa está pronta para encarar o principal desafio da temporada: a 21ª edição do Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, e irá percorrer mais de quatro mil quilômetros entre os estados de Goiás e Tocantins. A dupla irá competir pela categoria Pró-Brasil e aguarda com ansiedade a largada da principal competição off-road do país.

Foram meses de preparação para chegar ao acerto final. Para fazer frente aos adversários no certame a ProMacchina/Cotton Motorsport estará a bordo de um veículo Protom, equipado com motor GM Alloy Tech V6-24V de 300cvs e movido a etanol. Segundo Cotton, a equipe buscou os ajustes finos de acordo com as dificuldades a serem enfrentadas na edição 2013. "Trabalhamos muito em cima de amortecedores e molas, mas também dedicamos um bom tempo em ajustes minuciosos envolvendo a parte eletrônica, buscando sempre uma maior potência agregada a um menor consumo possível, evitando largar mais pesado que o necessário, fato que prejudica a performance e nos deixa em desvantagem com relação ao veículos movidos a diesel, principalmente nos dias mais longos", explicou o piloto.

Para esta edição, a organização do Rally dos Sertões preparou algumas novidades. Pela primeira vez, será realizado em apenas dois estados: Goiás e Tocantins. A caravana irá partir de Goiânia e percorrer um total de 4.115 quilômetros, sendo 2.488 quilômetros de especiais cronometradas, o que representa 60,4% do total. O navegador Eduardo Costa aprovou o roteiro. "Está bem interessante, há dias que iremos percorrer mais de 500 km, e isso será muito desgastante para o carro e para nós fisicamente. Um bom preparo físico será fundamental", explicou.

E completa. "O rali será muito técnico, teremos trechos de areia pesada, muitas pedras e erosões, valetas no meio de trechos rápidos. Vai ser necessária muita atenção na navegação e cuidados na pilotagem. Será um rali de sobrevivência, teremos que andar muito rápido, sempre no limite entre velocidade e o desgaste no equipamento, não será fácil", disse o navegador que conhece pelo menos quatro municípios por onde a competição irá passar: Pirenópolis, Porangatu, Palmas e Minaçu.

Após experiência em provas anteriores, Marcus e Eduardo acreditam que a fórmula para completar o rali bem classificado será o equilíbrio. "Teremos que andar rápido, e ao mesmo gerenciar o desgaste do equipamento, e isso é complicado. Andar o tempo todo com a ‘faca nos dentes’, aumenta o risco de danos ao equipamento, especialmente na etapa maratona. Além disso, o calor na região do Jalapão é muito forte, e precisaremos nos manter hidratados para diminuir o desgaste. Nossa expectativa é grande, e acredito que vamos andar bem, dentro da nossa estratégia", ressaltou Eduardo.

Cotton destaca a importância na preocupação com os detalhes do equipamento como todo, em especial os pneus e os freios terão um papel fundamental durante o rali. "Antes mesmo da divulgação do percurso e das características das especiais, já havíamos cuidado tbm destes itens. Em relação aos pneus, utilizaremos dois tipos: um para areia, pensando nos dois dias de deserto e outro visando terrenos mais ‘duros’ e com muitas pedras, onde a resistência é imprescindível. Com relação aos freios, devido a grande exigência dos mesmos, utilizaremos compostos especiais de pastilhas", explicou o piloto.

Já o navegador Eduardo fala sobre a importância do GPS ao longo do percurso. "Em termos de navegação, a novidade esse ano é que utilizaremos o mesmo GPS do campeonato mundial, que é interessante, pois assim poderemos nos acostumar com o que usam lá fora. Deve levar algum tempo para adaptação, mas não acredito que será complicado", finalizou.

Marcus Cotton e Eduardo Pereira e Costa contam com patrocínios da Amvox Eletrodomésticos, Verg-IT, Gatti Veiculos e apoio da ASA Advogados e Associados, Ladrox Wheels, Corauto Reparos Automotivos, Rede Camargo e Dynotech Dinamômetros.

Programação Rally dos Sertões 2013

Goiânia:

22/07 - Abertura da Secretaria de Prova
23/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas e técnicas
24/07 - Secretaria de Prova / Vistorias administrativas, técnicas e briefings

1ª etapa: 25/07 - quinta-feira
Goiânia (GO)
Prólogo e Super Prime

2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

5ª etapa: 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km

6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)
Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
Premiação

Informações à Imprensa:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana Santos
sig@sigcomunicacao.com.br

www.sigcomunicacao.com.br


Fotos: Sanderson Pereira/Photo-S




ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Em Zandvoort, BMW Sports Trophy Team Brasi...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Em Zandvoort, BMW Sports Trophy Team Brasi...: Disputa da terceira etapa do campeonato acontece neste final de semana (6 e 7 de julho) na Holanda. Equipe brasileira trabalha para colocar...

FIA GT: Em Zandvoort, BMW Sports Trophy Team Brasil volta a acelerar no mundial de carros de turismo

Disputa da terceira etapa do campeonato acontece neste final de semana (6 e 7 de julho) na Holanda. Equipe brasileira trabalha para colocar os dois carros em boas posições no grid

Foram mais de dois meses de pausa no calendário. Agora a expectativa da equipe brasileira do BMW Sports Trophy Team Brasil é voltar com força total às disputas do FIA GT Series. A terceira rodada dupla do campeonato será neste final de semana, 6 e 7 de julho, no traçado de Zandvoort, na Holanda. Um circuito que mescla curvas de baixa e alta velocidade e é conhecido por seus poucos pontos de ultrapassagem. O canal SporTV transmite ao vivo as duas corridas da etapa, sendo uma no sábado (8h45) e outra no domingo (6h45), ambas pelo horário de Brasília.

O tradicional circuito de Zandvoort, que já foi palco de disputas da Fórmula 1 por quatro décadas, vai receber os carros dos sonhos do FIA GT Series. O entrosamento da equipe e a evolução nos carros, na última etapa em Zolder (Bel), animam o time do BMW Sports Trophy Team Brasil.

"Na última etapa conseguimos uma boa melhora no acerto do carro para corrida do domingo, o equipamento estava mais competitivo, por isso, nossa expectativa é boa. Acredito que a pista de Zandvoort favoreça mais o modelo BMW Z4. Acho que o time terá uma performance melhor", considerou o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno.

Allam Khodair, companheiro de Bueno, também está animado. "Por ser a terceira etapa, temos todas as condições de estarmos bem, o entrosamento da equipe está cada vez melhor e estamos desenvolvendo mais o carro. O traçado de Zandvoort parece que é bom para nosso carro, e vamos torcer para que a pista aceite bem as características da BMW", disse o Japonês Voador, que ocupa a oitava posição no campeonato, com 18 pontos, a bordo da BMW Z4 #0.

Apesar de não conhecer o traçado de Zandvoort, Ricardo Zonta também está com boas expectativas para a terceira etapa. "Vamos otimistas de que nossos carros consigam estar mais próximos dos líderes. Acredito que o entrosamento da equipe tende a melhorar cada vez mais, e mesmo não podendo treinar, temos pessoas bem experientes na equipe que fazem a diferença", considerou o piloto paranaense e campeão de FIA GT em 1998.

Sérgio Jimenez, um dos representantes da BMW Z4 #21, comenta sobre a importância de fazer uma boa classificação, devido à pista de Zandvoort ser estreita. "Minha expectativa é de conseguirmos fazer uma boa classificação, para largar mais à frente possível. Nessa categoria, devido a muita eficiência aerodinâmica, a ultrapassagem é difícil e este circuito também é estreito", observou o paulista, que já conhece a pista holandesa. "Corri nesta pista de A1 GP há seis anos. Zandvoort é um circuito que mistura algumas curvas de alta com curvas de baixa velocidade. Espero que o carro consiga suprir a dificuldade nas curvas de baixa, compensando com a boa potência que tem nas curvas de alta", concluiu.

Na sexta-feira (5) ocorrem os treinos livres da terceira etapa do FIA GT Series. São duas sessões de ensaios, uma às 5h00 e outra às 10h40, ambas pelo horário de Brasília. No mesmo dia, haverá treinos de pit stop (com motores desligados). No sábado (6) acontecem as sessões de classificação para definir o grid das corridas do fim de semana, além da prova classificatória, que será às 8h45, pelo horário de Brasília, e o canal SporTV vai mostrar. A corrida principal e derradeira será no domingo (7), às 6h45 também com transmissão ao vivo do SporTV.

Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup) após duas etapas:
1.         S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 44
2.         F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 42
3.         Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 32
4.         R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 31
5.         A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 24
6.         M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 22
7.         A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 21
8.         C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 18
9.         S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 15
10.       K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
11.       R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 7
12.       D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

Confira os horários da 3ª etapa da FIA GT Series em Zandvoort (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 05 de julho
5h00 às 6h20 - Treino Livre 1
10h40 às 12h00 - Treino Livre 2
14h às 15h - Treino de Pit Stop (motores desligados)

Sábado, dia 06 de julho
4h00 às 5h00 - Treino Classificatório
08h45 às 9h45 - Corrida Classificatória

Domingo, dia 07 de julho
6h45 às 7h45 - Corrida Principal

Para mais informações da equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br

Marketing
HUB-LUB
Beto Juliano

bmwteambrasil@hub-lub.com.br


Foto: Tijem Photo Agency