quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no B...

ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no B...: Temporada de 2014 terá, junto com alguns corridas do Circuito Nova Schin Stock Car e com a Copa Petrobras, o Mercedes-Benz Challenge, que t...

Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no Brasil

Temporada de 2014 terá, junto com alguns corridas do Circuito Nova Schin Stock Car e com a Copa Petrobras, o Mercedes-Benz Challenge, que tem o CLA 45 AMG como principal estrela. Esta será a estreia mundial do carro nas pistas.


O Mercedes-Benz Challenge é a mais nova categoria integrante dos eventos promovidos e organizados pela Vicar. A parceria foi anunciada nesta terça-feira à tarde na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo, Grande São Paulo. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a ver a estreia do CLA 45 AMG, versão de corrida do mais novo carro esportivo da marca, que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, no último mês de setembro.


``Para a Vicar é um orgulho muito grande ter concretizado esta parceria com a Mercedes-Benz, que escolheu a nossa empresa para trazer às pistas do Brasil, pela primeira vez no mundo, o CLA 45 AMG. Também fico muito contente pela Mercedes-Benz ter escolhido o nosso País para lançar a categoria, é realmente incrível para automobilismo brasileiro. Além do CLA 45 AMG também teremos os C 250 Turbo, que continuará correndo. As duas categorias largarão juntas em todas as oito etapas de 2014``, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, que promove e organiza o Circuito Nova Schin Stock Car e a Copa Petrobras de Marcas.

Com oito etapas na temporada 2014, o Mercedes-Benz Challenge terá seis corridas junto com a Copa Petrobras de Marcas, e duas com o Circuito Nova Schin Stock Car. Ao lado da principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro os CLA 45 AMG Racing Series e os C 250 Turbo, que nesta temporada disputaram o Mercedes-Benz Grand Challenge, estarão nas ruas de Ribeirão Preto e no templo das corridas nacionais, o mítico Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As outras seis provas da acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas. O calendário completo será anunciado pela Vicar no começo de dezembro.

Neste primeiro momento a Mercedes-Benz trará para o Brasil 25 unidades do CLA 45 AMG, ao custo de R$ 350 mil para as atuais equipes e pilotos da C 250 Turbo a ao custo de R$ 360 mil para outros pilotos e equipes.

Características únicas

O cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série, na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição. A tração integral permanente garante um desempenho extraordinário nas curvas.

Estilo revela o potencial

Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do carro.

Graças às asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo quando parado. Para uso na pista, os eficientes atributos aerodinâmicos da versão de rua foram aprimorados por componentes de fibra de carbono. A dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável.

A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas alargados em seis centímetros de cada lado aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro. O capô e a tampa do porta-malas são equipados com presilhas de ação rápida. Todos esses detalhes fazem com que o DNA desenvolvido nas pistas pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, seja reconhecido imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.

Alto nível de segurança

A AMG se preocupou especialmente com a segurança dos pilotos que irão conduzir o novo modelo, dotando o carro de uma estrutura tubular de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.

No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.

Suspensão especial permite ajuste para cada pista

A suspensão de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são equipadas com pneus de competição desenvolvidos pela parceira Pirelli.

Para reduzir as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade ajuda a pilotar com precisão e agilidade e as trocas de pneus nas paradas nos boxes são agilizadas pelo sistema de macaco pneumático integrado ao assoalho do veículo.

O Mercedes-Bens Challenge tem o patrocínio da Mercedes Benz e da Pirelli, promoção e organização da Vicar Promoções Desportivas e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da ...

ALTA ROTAÇÃO: É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da ...: Ralis de regularidade Mitsubishi Motorsports e de estratégia Mitsubishi Outdoor prometem uma final emocionante no interior paulista Nes...

É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da final dos ralis Mitsubishi

Ralis de regularidade Mitsubishi Motorsports e de estratégia Mitsubishi Outdoor prometem uma final emocionante no interior paulista

Neste sábado, dia 9 de novembro, os ralis Mitsubishi Motorsports, de regularidade, e o Mitsubishi Outdoor, de estratégia, chegam a Ribeirão Preto (SP) para a final da temporada 2013. Após seis etapas com muita diversão e disputas emocionantes, o encerramento guarda muitas surpresas aos competidores e suas famílias.

"Encerraremos a temporada com uma etapa especial. Ribeirão Preto nos recebe de braços abertos há anos e temos certeza que será mais um fim de semana para ficar na memória dos participantes", ressalta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi.


Da largada, que será na Av. Braz Olaia Acosta, os competidores do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports partirão para uma experiência 4x4 a bordo de seus L200 e Pajero. O trajeto passará por Serrana, Altinópolis, Santa Cruz da Esperança, Serra Azul e Cravinhos. Eles encontrarão pelo caminho pisos de areia, reflorestamento, canaviais, pontes e mata-burros entre outros desafios.

"A gente faz provas pelo Brasil inteiro. Saímos do estresse do dia a dia para uma coisa mais leve... É muito relaxante fazer coisas diferentes e testar os limites do seu carro", conta Marcelo Borsatto, de Belo Horizonte, que participa da competição há 14 anos.

Na etapa de Ribeirão Preto, a categoria Graduados (duplas mais experientes) percorrerá 200km, a Turismo (experiência intermediária) 180km e a Turismo Light (duplas iniciantes), 150km. "No Mitsubishi Motorsports cada etapa é completamente diferente da anterior. Ninguém é favorito", afirma Claudia Eymael, que briga pelo título da categoria Turismo ao lado do marido José Carlos.

Mitsubishi Outdoor
Já no Mitsubishi Outdoor, o rali de estratégia, as equipes são formadas por dois veículos, com até 10 pessoas. São duas categorias: Fun, para iniciantes, e Extreme, para equipes experientes. Participam L200, Pajero, ASX e Outlander, versões 4x4.

Os competidores terão de traçar a melhor estratégia possível para somar o maior número de pontos. "Será uma etapa extensa, com muitas aventuras. As equipes vão precisar se concentrar na estratégia para garantir os pontos", adianta Corinna.

Entre as aventuras, trilha de bike e provas de orientação por GPS estão confirmadas. As equipes devem levar também um refrigerante de dois litros, em garrafa pet, para uma atividade que promete surpreender e divertir.

Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e de seis produtos de higiene, por carro, como taxa de inscrição, que serão destinados a associações da cidade.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook.com/MundoMit. Para mais informações acesse www.mitsubishimotors.com.br.

O Mitsubishi Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi Blindados, Mit Financiamentos, MVC Artecola, STP, Transzero, Unirios, Seara, Redecard, Pirelli, Axalta, Consórcio Embracon e Columbia.

O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Gol, Centauro, Atlântica/Midori, Clarion, Columbia, Unirios, Transzero, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Brascabos, Pirelli, Pilkington e Axalta.


Programação - Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
Etapa de Ribeirão Preto (SP)
8 de novembro - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park

9 de novembro - Sábado
7h30 - Entrega das planilhas para Categoria Graduados e largada do Mitsubishi Outdoor
8h30 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 - Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light
Local: Av. Braz Olaia Acosta, 2000

A partir das 14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km 310 - Royal Park


Assessoria de Imprensa Mitsubish
Carolina Vasconcellos

Fotos: Marcelo Machado/Mitsubishi / Gabriel Barbosa/Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das ...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das ...: Motivado pela vitória na corrida passada, piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing é o único competidor da categoria capaz de conquistar...

Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das poles em Brasília

Motivado pela vitória na corrida passada, piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing é o único competidor da categoria capaz de conquistar um título nesta etapa

Átila Abreu pode garantir um título neste final de semana, na penúltima etapa da temporada da Stock Car em Brasília. Com três poles, o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing pode assegurar neste sábado o Troféu Super-Ação em 2013. O prêmio é conferido ao piloto que mais vezes larga na posição de honra na temporada.

O sorocabano é o único competidor da Stock Car em condição de sair do Distrito Federal com um troféu antecipadamente conquistado na temporada. Com a pontuação da Corrida do Milhão em dobro, não há chance matemática de o campeão entre os pilotos ou equipes ser sacramentado na penúltima etapa --o mesmo acontece na categoria de acesso, o Campeonato Brasileiro de Turismo.

Átila é o único piloto do grid com mais de uma pole no ano. Como as outras sete provas tiveram, cada uma, um pole diferente, o dono do carro #51 não pode ser ultrapassado no ranking. Na hipótese de outro piloto chegar a três poles, o critério de desempate favorece quem conquistou sua primeira posição de honra mais cedo na temporada.

Autor da pole na quarta etapa em Salvador, Átila leva desvantagem no critério de desempate em relação a Julio Campos, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Ou seja, o piloto sorocabano só não sai de Brasília com o título se um deles fizer a melhor volta neste sábado e a seguir repetir o feito na tomada de tempo da Corrida do Milhão.

"A disputa pelas poles dá um sabor adicional para a temporada e gera competitividade entre os pilotos. Como o título ficou impossível para mim, a conquista do maior número de poles virou um dos meus objetivos no ano. Todo piloto quer ser ‘o mais rápido’ e sair na frente do grid representa exatamente isso. Espero garantir a conquista em Brasília.... E com mais uma pole, sem depender do resultado dos adversários", diz o piloto.

Ele acrescenta que a vitória na etapa passada, há três semanas em Curitiba, deu uma injeção de ânimo na equipe Mobil Super Pioneer Racing. Até então, por uma série de contratempos, o carro #51 não tinha conseguido traduzir em resultados a performance de protagonista que apresentou ao longo do ano.

"Em seis corridas estava em primeiro ou segundo e acabei fora por alguma circunstância diferente...", lembra o competidor. "Com a vitória em Curitiba, a pressão ficou para trás, o que nos permite uma abordagem diferente para as duas últimas corridas."

O piloto da Mobil Super Pioneer Racing frisa que a pista de Brasília tem uma característica única, com quatro curvas para a direita e um piso muito abrasivo. "O traçado exige uma geometria diferente, que faz o carro puxar para a direita na reta. Outro desafio é o piso, que sempre piora um pouco mais. Vamos usar a sexta para avaliações e chegar ao melhor setup para a prova de classificação. Brasília sempre tem um grid bem apertado, onde um décimo de segundo pode significar várias posições na ordem de largada".

Ele lembra que na primeira passagem da categoria pelo Autódromo Nelson Piquet, em junho deste ano, o grid mostrou nada menos que 29 carros dentro do mesmo segundo.

As atividades de pista na capital federal têm início nesta sexta-feira. No sábado, com cobertura ao vivo dos canais Sportv, o treino classificatório acontece às 15h e, no domingo, a largada está marcada para 11h.



CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: 5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões...

ALTA ROTAÇÃO: 5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões...: Provas serão disputadas neste fim de semana Entre as 19 categorias que disputam no Campeonato ECPA de Arrancada, 12 irão definir seus c...

5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões em 12 categorias

Provas serão disputadas neste fim de semana

Entre as 19 categorias que disputam no Campeonato ECPA de Arrancada, 12 irão definir seus campeões apenas na quinta etapa do certame. As últimas provas da temporada que definem os títulos serão disputadas neste fim de semana (dias 9 e 10), na reta do Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba no interior de São Paulo.

Com exceção das categorias que tiveram seus títulos definidos antecipadamente, os demais campeões da temporada somente serão conhecidos no domingo. Confira todos os títulos e aberto e que serão decididos na quinta etapa:

Nas  categorias Desafio (9 e 9.5) a decisão segue bastante acirrada. Na Desafio 9 Fábio Ventura tem duas vitórias contra uma de Edgar Luiz Fernandes e outra de Cleber Caparrroz Pinto. Já na Desafio 9.5, Cristian Jacob, venceu duas vezes, mas Cleber Willi Pereira e Luis Henrique Nazzini também já venceram uma vez e seguem na briga pelo título.

Mesmíssima situação vivida pelos competidores da Traseira Original, com três pilotos na briga. São eles, Agostinho Hampf, Guilherme Enrico Paroniti e Marcos Copari Giannini, este último com duas vitórias lidera a categoria.

A Dianteira Super tem o surpreendente retrospecto de uma vitória para cada piloto nas quatro etapas até aqui disputadas. Sergio Filippi Jr, Fabiano Rocha de Souza, Luiz Fernando Bonacorso da Rocha e Marcus Vinicius Dias Cerqueira já venceram e a decisão deve ser eletrizante.

Na Street Tração Traseira João Cesar Colatrello, com duas vitórias no certame, e Nilson Ricardo Della Rosa estão na disputa.

Wesley Ferreira Brito venceu as duas etapas impares entre os carros da Dianteira Turbo C. Na segunda etapa a vitória foi de Thiago Santos Barnabé e na quarta Luiz Carlos Angeli Junior. A final promete!

Tudo completamente indefinido na Dianteira Turbo B categoria com o maior número de competidores, onde cerca de 40 carros se digladiam. O piloto com maior número vitórias é Paulo Eduardo Petrov, que venceu as segunda e a terceira etapas. A primeira prova do ano foi conquistada por Marcel Falato e Abês Elias Vieira Garrucho entrou na briga pelo título quando conquistou a quarta etapa.

A Dianteira Turbo A é outra categoria que tem três vitoriosos em quatro provas.  Rafael Munõz Pagliuca venceu a primeira etapa do ano, depois Flavio Assis Coelho conquistou as duas etapas seguintes. A etapa anterior foi vencida por Diego Kourroski. A decisão na DTA promete ser quente.

Na Traseira Turbo, Luis Eduardo Figueiredo soma três vitórias na temporada contra apenas uma de Paulo Roberto Gimenes das Neves.

Entre os pilotos da Extreme, Newton Carlos Girau Jr., José Francisco dos Santos e Jeferson Antonio Pirani Amaral Oliveira são os pilotos com chances de conquistar a veloz categoria.

Sensacional será a decisão na Força Livre Dianteira. Andre Minoru Matsutani venceu a última prova e se igualou a João Roberto Tasso com duas vitórias cada piloto nas quatro etapas disputadas até aqui. Com tudo igual, a final entre esses carros que ‘voam’ acima dos 200 Km/h promete ser eletrizante.

Na Desafio Import, o piloto Alex venceu a primeira com um Honda S2000, Fernando Pagliuca foi o vitorioso na segunda e Alexandre Evangelista, com um Nissan, ganhou a terceira etapa. A Honda voltou a vencer na quarta etapa, mas agora com Ariovaldo Tuzin Junior. Ou seja, imprevisível qualquer prognostico entre os pilotos de carros importados.

Serviço
O autódromo do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP 135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Mais informações pelo e-mail: ecpa@ecpa.com.br.


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cava...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cava...: Previsão para os três dias de evento na Capital Federal é de muita chuva, umidade e pista molhada Os pilotos da Hanier Racing, Beto C...

Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cavaleiro e Lapenna a angariar mais pontos em Brasília

Previsão para os três dias de evento na Capital Federal é de muita chuva, umidade e pista molhada


Os pilotos da Hanier Racing, Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna, esperam marcar mais pontos na segunda etapa que a Stock Car disputa neste ano em Brasília: a prova será neste final de semana no autódromo da Capital Federal.


Na primeira vez que a categoria visitou o circuito, em junho, Cavaleiro marcou dois pontos ao terminar a prova na 19ª posição. "Foi um momento bastante especial, marquei meus primeiros pontos na Stock Car na etapa passada, em Brasília, e por isso espero repetir a dose neste fim de semana", disse Beto Cavaleiro.

Quem deve se mostrar presente durante todos os três dias de evento é a chuva. Segundo os sites de meteorologia, a sexta, sábado e domingo devem ter tempo fechado e instável durante todo o dia. "Chuva pode ser bom para embolar bastante o grid", finalizou Cavaleiro.

Felipe Lapenna, dono de um top-10 na temporada, espera poder ajudar a Hanier Racing no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. "Por ser a pista mais rápida do ano, Brasília, com chuva, deve tornar a prova como sendo uma das mais difíceis do calendário. Vamos correr para ficar entre os primeiros", disse Lapenna.

Os carros da Hanier Racing entram na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira (8), às 16h. No sábado (9) acontece mais uma sessão livre para, às 15h, disputar o classificatório, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibirá a corrida, a partir dar às 11h de domingo (10).


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter ...

ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter ...: Piloto Shell V-Power é o segundo que mais marcou pontos nesta metade final da temporada; RedeTV! exibe a corrida a partir das 14h deste dom...

Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter boa fase em Brasília

Piloto Shell V-Power é o segundo que mais marcou pontos nesta metade final da temporada; RedeTV! exibe a corrida a partir das 14h deste domingo

Segundo piloto que mais marcou pontos nas últimas duas etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo, o piloto Shell V-Power, Fabio Carreira, espera manter a boa ascensão que vem tendo no ano na corrida de Brasília, sétima e penúltima etapa da temporada e que será disputada neste domingo.

Vindo de uma segunda colocação na prova de Curitiba, somente Marco Cozzi, o vice-líder, marcou mais pontos que Carreira nesta segunda fase de campeonato. "Nosso começo da temporada não foi muito bom, mas agora acertamos bem o carro. Tenho feito uma boa segunda metade de campeonato e espero subir ainda mais de nível em Brasília, lutando pela vitória mais uma vez", disse Fábio Carreira.

As atividades de pista para a penúltima etapa do Brasileiro de Turismo têm início nesta sexta-feira com o primeiro treino livre. A tomada de tempo acontece na tarde de sábado, e a largada está marcada para 9h15 de domingo. A RedeTV! exibe a corrida a partir das 14h.


RF1 Jornalismo
Foto: Duda Bairros



ALTA ROTAÇÃO: Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN La...

ALTA ROTAÇÃO: Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN La...: Leandro Totti está em quarto lugar na tabela, uma colocação acima de Giaffone; os dois esperam conquistar um bom resultado neste domingo pa...

Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN Latin America na briga pelo título da Truck

Leandro Totti está em quarto lugar na tabela, uma colocação acima de Giaffone; os dois esperam conquistar um bom resultado neste domingo para se manter na luta pelo título da temporada 2013


A Fórmula Truck chega neste final de semana em Curitiba para a nona e penúltima da temporada 2013 e a disputa pelo título vai se afunilando. Dos cinco pilotos da equipe MAN Latin America, dois seguem na briga: Leandro Totti, quarto na tabela com 90 pontos, e Felipe Giaffone, o quinto, com 85. A cada prova, um piloto pode marcar até 32 pontos.


"Como o líder tem 126 pontos, precisamos trabalhar intensamente nesta etapa para diminuir a diferença e chegar na última corrida, em Brasília, com chances de lutar pelo título. Este é o nosso objetivo aqui em Curitiba", diz Totti, o atual campeão brasileiro de Fórmula Truck e que corre com um caminhão Volkswagen Constellation.

A prova curitibana foi bastante especial para ele no ano passado: foi onde conquistou o título de 2012. "Aquela foi uma das corridas mais emocionantes de minha carreira e espero conseguir novamente um bom resultado nesta pista", diz Totti.

Um dos grandes trunfos do piloto paranaense e também da equipe é o novo motor MAN D26 de 12 litros, que equipa os quatro caminhões Volkswagen Constellation (de Totti, André Marques, Débora Rodrigues e Adalberto Jardim) e o MAN TGX de Felipe Giaffone.

"A pista de Curitiba possui uma das maiores retas da temporada, de cerca de um quilômetro, e fizemos alguns dias de teste neste circuito no meio da temporada e os resultados foram bem animadores. Sendo o primeiro ano de um novo caminhão, estamos tendo ótimos resultados, mostrando que o trabalho da engenharia da MAN Latin America, dos pilotos e dos mecânicos da RM Competições está sendo recompensado", diz Giaffone, que já venceu uma corrida neste ano, em Cascavel (PR) e subiu três vezes no pódio em Curitiba (incluindo o primeiro lugar de 2007).

Marques, Jardim e Débora também já subiram no pódio em Curitiba - a única mulher da Truck inclusive fez dobradinha na época com o então piloto e hoje chefe de equipe, Renato Martins, na corrida de 2006.

Os primeiros treinos livres da nona etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira, às 11h. O classificatório será no sábado, às 13h, e a corrida no domingo, também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Classificação após oito etapas:

Pilotos:
1º) Beto Monteiro, 126 pontos
2º) Régis Boessio, 98
3º) Geraldo Piquet, 92
4º) Leandro Totti, 90
5º) Felipe Giaffone, 85
6º) Wellington Cirino, 82
7º) Paulo Salustiano, 78
8º) Leandro Reis, 59
9º) Valmir Benavides, 58
10º) Djalma Fogaça, 51
11º) Diogo Pachenki, 50
11º) André Marques, 50
13º) Roberval Andrade, 46
14º) João Maistro, 36
15º) Alberto Catucci, 30
16º) Rogério Castro, 22
17º) Alex Caffi, 21
17º) Debora Rodrigues, 21
17º) Jansen Bueno, 21
20º) Adalberto Jardim, 20
21º) Ronaldo Kastropil, 17
22º) Pedro Muffato, 15
23º) José Maria Reis, 13
24º) Edu Piano, 12
25º) Luiz Lopes, 10
26º) Raijan Mascarello, 4
27º) Pedro Gomes, 0
27º) Danilo Dirani, 0
27º) David Muffato, 0

Marcas:
1º) Mercedes-Benz, 309 pontos
2º) MAN Latin America, 225
3º) Iveco, 196
4º) Scania, 137
5º) Volvo, 108
6º) Ford, 60


Rodrigo França (MTB 31120)

Fotos: Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últim...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últim...: Time inicia preparação para a rodada final com antecedência. O embarque para Baku será no dia 20. A sexta etapa encerra a temporada 2013 da...

FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últimos preparativos para a final no Azerbaijão

Time inicia preparação para a rodada final com antecedência. O embarque para Baku será no dia 20. A sexta etapa encerra a temporada 2013 da competição

Mais uma vez o BMW Sports Trophy Team Brasil enfrentará os desafios de encarar um circuito inédito no FIA GT Series. Isso porque, nos dias 23 e 24 de novembro, o time desembarca na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, para a disputa da rodada final da temporada 2013. A prova que encerra o calendário será realizada em circuito de rua, fato que deve proporcionar ainda mais emoção às corridas.


A multicultural Baku será invadida pelos carros dos sonhos. Nos 4.380 metros do circuito urbano, especialmente projetado para a disputa final, os pilotos - patrocinados pela BMW do Brasil - passarão pelos principais marcos da cidade, entre eles o Baku Crystal Hall. Serão 30 máquinas no grid, sendo 20 delas na categoria Pro-Cup, a mesma em que estão inscritas as duplas brasileiras Cacá Bueno/Allam Khodair e Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez. Certamente um dos grids mais competitivos que a categoria já viu.

Neste cenário, o time reforçou a atenção e os preparativos para chegar a Baku com tudo em ordem e pronto para acelerar. Devido à distância, a fase de preparação que antecede a viagem, começou mais cedo, já que todo o processo logístico demanda mais tempo.

"A logística para essa etapa é um pouco diferente, pelo fato de ser fora da Europa. Tivemos de preparar, com uma antecedência maior, a lista de todos os equipamentos que vamos enviar para lá. Como também foi necessário medir e pesar tudo. Os equipamentos serão entregues no aeroporto de Frankfurt-Hahn (ALE) dia 14, e de lá seguem de avião para Baku", detalhou o diretor esportivo da equipe, Washington Bezerra.

Os carros também foram revisados e os trâmites para a documentação de todos os membros da equipe foram resolvidos. "Fizemos a revisão normal nos modelos BMW Z4, com uma atenção especial aos componentes, como os diferenciais e amortecedores. Também reforçamos os treinamentos de pit stops e, devemos treinar mais na volta para a Espanha. Outro detalhe para essa etapa, foi a necessidade de visto para todos os integrantes da equipe, tanto que no fim de outubro, enviamos uma pessoa do time para Brasília, para cuidar disso", observou.

Nesta quinta (dia 7), parte da equipe, que aproveitou a folga no calendário para visitar as famílias no Brasil, retorna à Barcelona (onde fica a sede do time na Europa) para finalizar os preparativos nos carros e na questão logística. No dia 20, a equipe brasileira embarca completa rumo a Baku.



Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: Tony Hermann


ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser ...

ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser ...: Brasileiro tem apenas um ponto de vantagem, mas é o piloto mais rápido, com quatro pole positions, três voltas mais rápidas e três vitórias...

Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser campeão em Barcelona neste final de semana

Brasileiro tem apenas um ponto de vantagem, mas é o piloto mais rápido, com quatro pole positions, três voltas mais rápidas e três vitórias em 10 corridas

O Brasil pode garantir mais um título Europeu no automobilismo. O mineiro Victor Corrêa (Unifenas), líder do Radical Masters Euroseries, vai disputar neste final de semana (9 e 10/11) a sexta e última rodada dupla do certame continental de protótipos em Barcelona, na Espanha.

"Estou indo para Barcelona para conquistar o título. Meu carro foi totalmente revisado, o time está motivado e eu vou tranquilo, esperando que o bom resultado venha naturalmente", planeja o representante de Alfenas, sul de Minas Gerais, que soma 121 pontos, apenas um de vantagem sobre o lituano Konstantins Calkos.


A campanha de Victor Corrêa com o Radical SR8, protótipo com 420 cavalos de potência e apenas 680 kg, relação peso-potência próxima à de um monoposto de categoria top e que atinge 290 km/h, é composta de quatro pole positions, três voltas mais rápidas e três vitórias (Algarve/Portugal, Spa/Bélgica e Monza/Itália), além de três segundos, um terceiro, um quarto lugares e dois abandonos.

"Poderia ter sido melhor, mas eu levei uma batida do vice-líder numa etapa na França, o motor quebrou em uma prova na Inglaterra e cometi um erro quando liderava em uma corrida em Spa-Francorchamps. Mas eu me recuperei bem, nas três últimas provas venci ou cheguei em segundo. É só repetir esta performance neste final de semana que o título será nosso", espera o piloto da Unifenas.

Victor Corrêa conhece o circuito da Catalunya do tempo em que corria no Europeu de Fórmula 3, em 2011. "Gosto do circuito, pois é bastante técnico, com curvas bem variadas. Na Fórmula 3 eu estava em terceiro no final da corrida quando fui jogado pra fora. Desta vez, vai ser diferente. Quero sair com bons resultados de Barcelona e se Deus quiser comemorar o título no Brasil", acredita o jovem de 23 anos de idade.

A pontuação do Radical Masters Euroseries depois de dez etapas está assim: 1) Victor Corrêa (Brasil), 121; 2) Konstantins Calkos (Lituania), 120; 3) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 94; 4) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 78; 5) Alex Mortimer (Inglaterra) e Chris Hyman (África do Sul), 72; 6) Mark Smithson (Escócia), 67; 7) Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 48; 8) Jamie Contable (Inglaterra), 46; 8) Christian Kronegard (Dinamarca), 44; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 33.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos divulgação