quarta-feira, 6 de novembro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no B...
ALTA ROTAÇÃO: Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no B...: Temporada de 2014 terá, junto com alguns corridas do Circuito Nova Schin Stock Car e com a Copa Petrobras, o Mercedes-Benz Challenge, que t...
Mercedes-Benz lança nova categoria de corrida no Brasil
Temporada de 2014 terá, junto com alguns corridas do Circuito
Nova Schin Stock Car e com a Copa Petrobras, o Mercedes-Benz Challenge, que tem
o CLA 45 AMG como principal estrela. Esta será a estreia mundial do carro nas
pistas.
O Mercedes-Benz
Challenge é a mais nova categoria integrante dos eventos promovidos e
organizados pela Vicar. A parceria foi anunciada nesta terça-feira à tarde na
sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo, Grande São Paulo. Com isso, o Brasil
passa a ser o primeiro país do mundo a ver a estreia do CLA 45 AMG, versão de
corrida do mais novo carro esportivo da marca, que foi apresentado ao público
no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, no último mês de setembro.
``Para a
Vicar é um orgulho muito grande ter concretizado esta parceria com a
Mercedes-Benz, que escolheu a nossa empresa para trazer às pistas do Brasil,
pela primeira vez no mundo, o CLA 45 AMG. Também fico muito contente pela
Mercedes-Benz ter escolhido o nosso País para lançar a categoria, é realmente
incrível para automobilismo brasileiro. Além do CLA 45 AMG também teremos os C
250 Turbo, que continuará correndo. As duas categorias largarão juntas em todas
as oito etapas de 2014``, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, que
promove e organiza o Circuito Nova Schin Stock Car e a Copa Petrobras de
Marcas.
Com oito
etapas na temporada 2014, o Mercedes-Benz Challenge terá seis corridas junto
com a Copa Petrobras de Marcas, e duas com o Circuito Nova Schin Stock Car. Ao
lado da principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro os
CLA 45 AMG Racing Series e os C 250 Turbo, que nesta temporada disputaram o
Mercedes-Benz Grand Challenge, estarão nas ruas de Ribeirão Preto e no templo
das corridas nacionais, o mítico Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As
outras seis provas da acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas. O
calendário completo será anunciado pela Vicar no começo de dezembro.
Neste
primeiro momento a Mercedes-Benz trará para o Brasil 25 unidades do CLA 45 AMG,
ao custo de R$ 350 mil para as atuais equipes e pilotos da C 250 Turbo a ao
custo de R$ 360 mil para outros pilotos e equipes.
Características
únicas
O cupê de
alta performance CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido com base na versão
standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do projeto foi o motor de quatro
cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada
menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série,
na versão de corrida toda esta força é levada às rodas pela transmissão
esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para
competição. A tração integral permanente garante um desempenho extraordinário
nas curvas.
Estilo revela
o potencial
Elementos
típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão
ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e
traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais
especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do
carro.
Graças às
asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do
motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo
quando parado. Para uso na pista, os eficientes atributos aerodinâmicos da
versão de rua foram aprimorados por componentes de fibra de carbono. A
dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de
aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o
aerofólio traseiro ajustável.
A entrada de
ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento
eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas alargados
em seis centímetros de cada lado aumentam a força vertical sobre os eixos
dianteiro e traseiro. O capô e a tampa do porta-malas são equipados com
presilhas de ação rápida. Todos esses detalhes fazem com que o DNA desenvolvido
nas pistas pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, seja reconhecido
imediatamente por quem vê o CLA 45 AMG Racing Series.
Alto nível de
segurança
A AMG se
preocupou especialmente com a segurança dos pilotos que irão conduzir o novo
modelo, dotando o carro de uma estrutura tubular de proteção contra capotagens
feita de aço de alta resistência. Segurança adicional é garantida pelo banco
tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para
permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e
pescoço), e pelo sistema de extintores de incêndio.
No cockpit, o
painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade,
rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de
competição, com borboletas para troca de marchas, permite o perfeito controle
do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor
central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes
de alerta e extintores de incêndio.
Suspensão
especial permite ajuste para cada pista
A suspensão
de corrida tem bitola maior nos dois eixos e permite numerosos ajustes para
adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e
características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e
convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta
performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema
antibloqueio. As rodas de liga leve AMG com raios em forma de cruz são
equipadas com pneus de competição desenvolvidos pela parceira Pirelli.
Para reduzir
as massas não suspensas, as rodas forjadas AMG de liga têm construção
extremamente leve. A direção eletromecânica esportiva AMG sensível à velocidade
ajuda a pilotar com precisão e agilidade e as trocas de pneus nas paradas nos
boxes são agilizadas pelo sistema de macaco pneumático integrado ao assoalho do
veículo.
O
Mercedes-Bens Challenge tem o patrocínio da Mercedes Benz e da Pirelli,
promoção e organização da Vicar Promoções Desportivas e supervisão da
Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)
Fotos divulgação
ALTA ROTAÇÃO: É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da ...
ALTA ROTAÇÃO: É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da ...: Ralis de regularidade Mitsubishi Motorsports e de estratégia Mitsubishi Outdoor prometem uma final emocionante no interior paulista Nes...
É neste sábado: Ribeirão Preto (SP) será palco da final dos ralis Mitsubishi
Ralis de regularidade Mitsubishi Motorsports e de estratégia
Mitsubishi Outdoor prometem uma final emocionante no interior paulista
Neste sábado,
dia 9 de novembro, os ralis Mitsubishi Motorsports, de regularidade, e o
Mitsubishi Outdoor, de estratégia, chegam a Ribeirão Preto (SP) para a final da
temporada 2013. Após seis etapas com muita diversão e disputas emocionantes, o
encerramento guarda muitas surpresas aos competidores e suas famílias.
"Encerraremos
a temporada com uma etapa especial. Ribeirão Preto nos recebe de braços abertos
há anos e temos certeza que será mais um fim de semana para ficar na memória
dos participantes", ressalta Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos
Especiais da Mitsubishi.
Da largada,
que será na Av. Braz Olaia Acosta, os competidores do rali de regularidade
Mitsubishi Motorsports partirão para uma experiência 4x4 a bordo de seus L200 e
Pajero. O trajeto passará por Serrana, Altinópolis, Santa Cruz da Esperança,
Serra Azul e Cravinhos. Eles encontrarão pelo caminho pisos de areia,
reflorestamento, canaviais, pontes e mata-burros entre outros desafios.
"A gente
faz provas pelo Brasil inteiro. Saímos do estresse do dia a dia para uma coisa
mais leve... É muito relaxante fazer coisas diferentes e testar os limites do
seu carro", conta Marcelo Borsatto, de Belo Horizonte, que participa da
competição há 14 anos.
Na etapa de
Ribeirão Preto, a categoria Graduados (duplas mais experientes) percorrerá
200km, a Turismo (experiência intermediária) 180km e a Turismo Light (duplas
iniciantes), 150km. "No Mitsubishi Motorsports cada etapa é completamente
diferente da anterior. Ninguém é favorito", afirma Claudia Eymael, que
briga pelo título da categoria Turismo ao lado do marido José Carlos.
Mitsubishi
Outdoor
Já no
Mitsubishi Outdoor, o rali de estratégia, as equipes são formadas por dois
veículos, com até 10 pessoas. São duas categorias: Fun, para iniciantes, e Extreme,
para equipes experientes. Participam L200, Pajero, ASX e Outlander, versões
4x4.
Os
competidores terão de traçar a melhor estratégia possível para somar o maior
número de pontos. "Será uma etapa extensa, com muitas aventuras. As
equipes vão precisar se concentrar na estratégia para garantir os pontos",
adianta Corinna.
Entre as
aventuras, trilha de bike e provas de orientação por GPS estão confirmadas. As
equipes devem levar também um refrigerante de dois litros, em garrafa pet, para
uma atividade que promete surpreender e divertir.
Mitsubishi
Pró-Brasil - Ação Social
A Nação 4x4
da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania.
Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 900
toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para
participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos
não perecíveis e de seis produtos de higiene, por carro, como taxa de
inscrição, que serão destinados a associações da cidade.
Acompanhe as
novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter
(www.twitter.com/nacaomitsubishi) e Facebook.com/MundoMit. Para mais
informações acesse www.mitsubishimotors.com.br.
O Mitsubishi
Motorsports Sudeste tem patrocínio de Castrol, Itaú, Gol, Clarion, W.Truffi
Blindados, Mit Financiamentos, MVC Artecola, STP, Transzero, Unirios, Seara,
Redecard, Pirelli, Axalta, Consórcio Embracon e Columbia.
O Mitsubishi
Outdoor tem patrocínio de Gol, Centauro, Atlântica/Midori, Clarion, Columbia,
Unirios, Transzero, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Brascabos, Pirelli,
Pilkington e Axalta.
Programação -
Mitsubishi Motorsports e Mitsubishi Outdoor
Etapa de Ribeirão
Preto (SP)
8 de novembro
- Sexta-feira
Entrega de
kits, vistoria, briefing e aula de navegação - 17h às 22h
Local: Taiwan
Centro de Eventos
Endereço: Av.
Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km
310 - Royal Park
9 de novembro
- Sábado
7h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Graduados e largada do Mitsubishi Outdoor
8h30 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo
9h00 -
Entrega das planilhas para Categoria Turismo Light
Local: Av.
Braz Olaia Acosta, 2000
A partir das
14h - Chegada e almoço de premiação
Local: Taiwan
Centro de Eventos
Endereço: Av.
Dr. Francisco Guliano, 2710 - Acesso Rod. Ribeirão Preto - Bonfim Paulista, Km
310 - Royal Park
Assessoria de Imprensa Mitsubish
Carolina Vasconcellos
Fotos: Marcelo Machado/Mitsubishi / Gabriel Barbosa/Mitsubishi
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das ...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das ...: Motivado pela vitória na corrida passada, piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing é o único competidor da categoria capaz de conquistar...
Stock Car: Átila Abreu pode garantir o troféu das poles em Brasília
Motivado pela vitória na corrida passada, piloto da equipe Mobil
Super Pioneer Racing é o único competidor da categoria capaz de conquistar um
título nesta etapa
Átila Abreu
pode garantir um título neste final de semana, na penúltima etapa da temporada
da Stock Car em Brasília. Com três poles, o piloto da equipe Mobil Super
Pioneer Racing pode assegurar neste sábado o Troféu Super-Ação em 2013. O
prêmio é conferido ao piloto que mais vezes larga na posição de honra na
temporada.
O sorocabano
é o único competidor da Stock Car em condição de sair do Distrito Federal com
um troféu antecipadamente conquistado na temporada. Com a pontuação da Corrida
do Milhão em dobro, não há chance matemática de o campeão entre os pilotos ou
equipes ser sacramentado na penúltima etapa --o mesmo acontece na categoria de
acesso, o Campeonato Brasileiro de Turismo.
Átila é o
único piloto do grid com mais de uma pole no ano. Como as outras sete provas
tiveram, cada uma, um pole diferente, o dono do carro #51 não pode ser
ultrapassado no ranking. Na hipótese de outro piloto chegar a três poles, o
critério de desempate favorece quem conquistou sua primeira posição de honra
mais cedo na temporada.
Autor da pole
na quarta etapa em Salvador, Átila leva desvantagem no critério de desempate em
relação a Julio Campos, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Ou seja, o piloto
sorocabano só não sai de Brasília com o título se um deles fizer a melhor volta
neste sábado e a seguir repetir o feito na tomada de tempo da Corrida do
Milhão.
"A
disputa pelas poles dá um sabor adicional para a temporada e gera
competitividade entre os pilotos. Como o título ficou impossível para mim, a
conquista do maior número de poles virou um dos meus objetivos no ano. Todo
piloto quer ser ‘o mais rápido’ e sair na frente do grid representa exatamente
isso. Espero garantir a conquista em Brasília.... E com mais uma pole, sem
depender do resultado dos adversários", diz o piloto.
Ele
acrescenta que a vitória na etapa passada, há três semanas em Curitiba, deu uma
injeção de ânimo na equipe Mobil Super Pioneer Racing. Até então, por uma série
de contratempos, o carro #51 não tinha conseguido traduzir em resultados a
performance de protagonista que apresentou ao longo do ano.
"Em seis
corridas estava em primeiro ou segundo e acabei fora por alguma circunstância
diferente...", lembra o competidor. "Com a vitória em Curitiba, a
pressão ficou para trás, o que nos permite uma abordagem diferente para as duas
últimas corridas."
O piloto da
Mobil Super Pioneer Racing frisa que a pista de Brasília tem uma característica
única, com quatro curvas para a direita e um piso muito abrasivo. "O
traçado exige uma geometria diferente, que faz o carro puxar para a direita na
reta. Outro desafio é o piso, que sempre piora um pouco mais. Vamos usar a
sexta para avaliações e chegar ao melhor setup para a prova de classificação.
Brasília sempre tem um grid bem apertado, onde um décimo de segundo pode significar
várias posições na ordem de largada".
Ele lembra
que na primeira passagem da categoria pelo Autódromo Nelson Piquet, em junho
deste ano, o grid mostrou nada menos que 29 carros dentro do mesmo segundo.
As atividades
de pista na capital federal têm início nesta sexta-feira. No sábado, com
cobertura ao vivo dos canais Sportv, o treino classificatório acontece às 15h
e, no domingo, a largada está marcada para 11h.
CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: 5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões...
ALTA ROTAÇÃO: 5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões...: Provas serão disputadas neste fim de semana Entre as 19 categorias que disputam no Campeonato ECPA de Arrancada, 12 irão definir seus c...
5ª etapa do ECPA de Arrancada vai definir campeões em 12 categorias
Provas serão disputadas neste fim de semana
Entre as 19
categorias que disputam no Campeonato ECPA de Arrancada, 12 irão definir seus
campeões apenas na quinta etapa do certame. As últimas provas da temporada que
definem os títulos serão disputadas neste fim de semana (dias 9 e 10), na reta
do Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba no
interior de São Paulo.
Com exceção
das categorias que tiveram seus títulos definidos antecipadamente, os demais
campeões da temporada somente serão conhecidos no domingo. Confira todos os
títulos e aberto e que serão decididos na quinta etapa:
Nas categorias Desafio (9 e 9.5) a decisão segue
bastante acirrada. Na Desafio 9 Fábio Ventura tem duas vitórias contra uma de
Edgar Luiz Fernandes e outra de Cleber Caparrroz Pinto. Já na Desafio 9.5,
Cristian Jacob, venceu duas vezes, mas Cleber Willi Pereira e Luis Henrique
Nazzini também já venceram uma vez e seguem na briga pelo título.
Mesmíssima
situação vivida pelos competidores da Traseira Original, com três pilotos na
briga. São eles, Agostinho Hampf, Guilherme Enrico Paroniti e Marcos Copari
Giannini, este último com duas vitórias lidera a categoria.
A Dianteira
Super tem o surpreendente retrospecto de uma vitória para cada piloto nas
quatro etapas até aqui disputadas. Sergio Filippi Jr, Fabiano Rocha de Souza,
Luiz Fernando Bonacorso da Rocha e Marcus Vinicius Dias Cerqueira já venceram e
a decisão deve ser eletrizante.
Na Street
Tração Traseira João Cesar Colatrello, com duas vitórias no certame, e Nilson
Ricardo Della Rosa estão na disputa.
Wesley
Ferreira Brito venceu as duas etapas impares entre os carros da Dianteira Turbo
C. Na segunda etapa a vitória foi de Thiago Santos Barnabé e na quarta Luiz
Carlos Angeli Junior. A final promete!
Tudo
completamente indefinido na Dianteira Turbo B categoria com o maior número de
competidores, onde cerca de 40 carros se digladiam. O piloto com maior número
vitórias é Paulo Eduardo Petrov, que venceu as segunda e a terceira etapas. A
primeira prova do ano foi conquistada por Marcel Falato e Abês Elias Vieira
Garrucho entrou na briga pelo título quando conquistou a quarta etapa.
A Dianteira
Turbo A é outra categoria que tem três vitoriosos em quatro provas. Rafael Munõz Pagliuca venceu a primeira etapa
do ano, depois Flavio Assis Coelho conquistou as duas etapas seguintes. A etapa
anterior foi vencida por Diego Kourroski. A decisão na DTA promete ser quente.
Na Traseira
Turbo, Luis Eduardo Figueiredo soma três vitórias na temporada contra apenas
uma de Paulo Roberto Gimenes das Neves.
Entre os
pilotos da Extreme, Newton Carlos Girau Jr., José Francisco dos Santos e
Jeferson Antonio Pirani Amaral Oliveira são os pilotos com chances de
conquistar a veloz categoria.
Sensacional
será a decisão na Força Livre Dianteira. Andre Minoru Matsutani venceu a última
prova e se igualou a João Roberto Tasso com duas vitórias cada piloto nas
quatro etapas disputadas até aqui. Com tudo igual, a final entre esses carros
que ‘voam’ acima dos 200 Km/h promete ser eletrizante.
Na Desafio
Import, o piloto Alex venceu a primeira com um Honda S2000, Fernando Pagliuca
foi o vitorioso na segunda e Alexandre Evangelista, com um Nissan, ganhou a
terceira etapa. A Honda voltou a vencer na quarta etapa, mas agora com
Ariovaldo Tuzin Junior. Ou seja, imprevisível qualquer prognostico entre os
pilotos de carros importados.
Serviço
O autódromo
do ECPA está localizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, na rodovia SP
135, km 13,5, no Distrito de Tupi. Mais informações pelo e-mail: ecpa@ecpa.com.br.
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cava...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cava...: Previsão para os três dias de evento na Capital Federal é de muita chuva, umidade e pista molhada Os pilotos da Hanier Racing, Beto C...
Stock Car: chuva e pista molhada podem ajudar Cavaleiro e Lapenna a angariar mais pontos em Brasília
Previsão para os três dias de evento na Capital Federal é de
muita chuva, umidade e pista molhada
Os pilotos da
Hanier Racing, Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna, esperam marcar mais pontos na
segunda etapa que a Stock Car disputa neste ano em Brasília: a prova será neste
final de semana no autódromo da Capital Federal.
Na primeira
vez que a categoria visitou o circuito, em junho, Cavaleiro marcou dois pontos
ao terminar a prova na 19ª posição. "Foi um momento bastante especial,
marquei meus primeiros pontos na Stock Car na etapa passada, em Brasília, e por
isso espero repetir a dose neste fim de semana", disse Beto Cavaleiro.
Quem deve se
mostrar presente durante todos os três dias de evento é a chuva. Segundo os
sites de meteorologia, a sexta, sábado e domingo devem ter tempo fechado e
instável durante todo o dia. "Chuva pode ser bom para embolar bastante o
grid", finalizou Cavaleiro.
Felipe
Lapenna, dono de um top-10 na temporada, espera poder ajudar a Hanier Racing no
anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. "Por ser a pista
mais rápida do ano, Brasília, com chuva, deve tornar a prova como sendo uma das
mais difíceis do calendário. Vamos correr para ficar entre os primeiros",
disse Lapenna.
Os carros da
Hanier Racing entram na pista para o primeiro treino livre nesta sexta-feira
(8), às 16h. No sábado (9) acontece mais uma sessão livre para, às 15h,
disputar o classificatório, com transmissão ao vivo do Sportv, que também
exibirá a corrida, a partir dar às 11h de domingo (10).
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter ...
ALTA ROTAÇÃO: Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter ...: Piloto Shell V-Power é o segundo que mais marcou pontos nesta metade final da temporada; RedeTV! exibe a corrida a partir das 14h deste dom...
Brasileiro de Turismo: Fabio Carreira quer manter boa fase em Brasília
Piloto Shell V-Power é o segundo que mais marcou pontos nesta
metade final da temporada; RedeTV! exibe a corrida a partir das 14h deste
domingo
Segundo
piloto que mais marcou pontos nas últimas duas etapas do Campeonato Brasileiro
de Turismo, o piloto Shell V-Power, Fabio Carreira, espera manter a boa
ascensão que vem tendo no ano na corrida de Brasília, sétima e penúltima etapa
da temporada e que será disputada neste domingo.
Vindo de uma
segunda colocação na prova de Curitiba, somente Marco Cozzi, o vice-líder,
marcou mais pontos que Carreira nesta segunda fase de campeonato. "Nosso
começo da temporada não foi muito bom, mas agora acertamos bem o carro. Tenho
feito uma boa segunda metade de campeonato e espero subir ainda mais de nível
em Brasília, lutando pela vitória mais uma vez", disse Fábio Carreira.
As atividades
de pista para a penúltima etapa do Brasileiro de Turismo têm início nesta
sexta-feira com o primeiro treino livre. A tomada de tempo acontece na tarde de
sábado, e a largada está marcada para 9h15 de domingo. A RedeTV! exibe a
corrida a partir das 14h.
RF1 Jornalismo
Foto: Duda Bairros
ALTA ROTAÇÃO: Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN La...
ALTA ROTAÇÃO: Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN La...: Leandro Totti está em quarto lugar na tabela, uma colocação acima de Giaffone; os dois esperam conquistar um bom resultado neste domingo pa...
Em Curitiba, Totti e Giaffone buscam manter MAN Latin America na briga pelo título da Truck
Leandro Totti está em quarto lugar na tabela, uma colocação acima
de Giaffone; os dois esperam conquistar um bom resultado neste domingo para se
manter na luta pelo título da temporada 2013
A Fórmula
Truck chega neste final de semana em Curitiba para a nona e penúltima da
temporada 2013 e a disputa pelo título vai se afunilando. Dos cinco pilotos da
equipe MAN Latin America, dois seguem na briga: Leandro Totti, quarto na tabela
com 90 pontos, e Felipe Giaffone, o quinto, com 85. A cada prova, um piloto
pode marcar até 32 pontos.
"Como o
líder tem 126 pontos, precisamos trabalhar intensamente nesta etapa para
diminuir a diferença e chegar na última corrida, em Brasília, com chances de
lutar pelo título. Este é o nosso objetivo aqui em Curitiba", diz Totti, o
atual campeão brasileiro de Fórmula Truck e que corre com um caminhão
Volkswagen Constellation.
A prova
curitibana foi bastante especial para ele no ano passado: foi onde conquistou o
título de 2012. "Aquela foi uma das corridas mais emocionantes de minha
carreira e espero conseguir novamente um bom resultado nesta pista", diz
Totti.
Um dos
grandes trunfos do piloto paranaense e também da equipe é o novo motor MAN D26
de 12 litros, que equipa os quatro caminhões Volkswagen Constellation (de
Totti, André Marques, Débora Rodrigues e Adalberto Jardim) e o MAN TGX de
Felipe Giaffone.
"A pista
de Curitiba possui uma das maiores retas da temporada, de cerca de um
quilômetro, e fizemos alguns dias de teste neste circuito no meio da temporada
e os resultados foram bem animadores. Sendo o primeiro ano de um novo caminhão,
estamos tendo ótimos resultados, mostrando que o trabalho da engenharia da MAN
Latin America, dos pilotos e dos mecânicos da RM Competições está sendo
recompensado", diz Giaffone, que já venceu uma corrida neste ano, em
Cascavel (PR) e subiu três vezes no pódio em Curitiba (incluindo o primeiro
lugar de 2007).
Marques,
Jardim e Débora também já subiram no pódio em Curitiba - a única mulher da
Truck inclusive fez dobradinha na época com o então piloto e hoje chefe de
equipe, Renato Martins, na corrida de 2006.
Os primeiros
treinos livres da nona etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta
sexta-feira, às 11h. O classificatório será no sábado, às 13h, e a corrida no
domingo, também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Classificação
após oito etapas:
Pilotos:
1º) Beto
Monteiro, 126 pontos
2º) Régis
Boessio, 98
3º) Geraldo Piquet, 92
4º) Leandro Totti, 90
5º) Felipe Giaffone, 85
6º) Wellington Cirino, 82
7º) Paulo
Salustiano, 78
8º) Leandro
Reis, 59
9º) Valmir
Benavides, 58
10º) Djalma
Fogaça, 51
11º) Diogo
Pachenki, 50
11º) André
Marques, 50
13º) Roberval
Andrade, 46
14º) João
Maistro, 36
15º) Alberto
Catucci, 30
16º) Rogério
Castro, 22
17º) Alex
Caffi, 21
17º) Debora
Rodrigues, 21
17º) Jansen
Bueno, 21
20º)
Adalberto Jardim, 20
21º) Ronaldo
Kastropil, 17
22º) Pedro
Muffato, 15
23º) José
Maria Reis, 13
24º) Edu
Piano, 12
25º) Luiz
Lopes, 10
26º) Raijan
Mascarello, 4
27º) Pedro
Gomes, 0
27º) Danilo
Dirani, 0
27º) David
Muffato, 0
Marcas:
1º)
Mercedes-Benz, 309 pontos
2º) MAN Latin
America, 225
3º) Iveco, 196
4º) Scania,
137
5º) Volvo,
108
6º) Ford, 60
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: Orlei Silva
ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últim...
ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últim...: Time inicia preparação para a rodada final com antecedência. O embarque para Baku será no dia 20. A sexta etapa encerra a temporada 2013 da...
FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil faz os últimos preparativos para a final no Azerbaijão
Time inicia
preparação para a rodada final com antecedência. O embarque para Baku será no
dia 20. A sexta etapa encerra a temporada 2013 da competição
Mais uma vez
o BMW Sports Trophy Team Brasil enfrentará os desafios de encarar um circuito
inédito no FIA GT Series. Isso porque, nos dias 23 e 24 de novembro, o time
desembarca na cidade de Baku, capital do Azerbaijão, para a disputa da rodada
final da temporada 2013. A prova que encerra o calendário será realizada em
circuito de rua, fato que deve proporcionar ainda mais emoção às corridas.
A
multicultural Baku será invadida pelos carros dos sonhos. Nos 4.380 metros do
circuito urbano, especialmente projetado para a disputa final, os pilotos -
patrocinados pela BMW do Brasil - passarão pelos principais marcos da cidade,
entre eles o Baku Crystal Hall. Serão 30 máquinas no grid, sendo 20 delas na
categoria Pro-Cup, a mesma em que estão inscritas as duplas brasileiras Cacá
Bueno/Allam Khodair e Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez. Certamente um dos grids
mais competitivos que a categoria já viu.
Neste
cenário, o time reforçou a atenção e os preparativos para chegar a Baku com
tudo em ordem e pronto para acelerar. Devido à distância, a fase de preparação
que antecede a viagem, começou mais cedo, já que todo o processo logístico
demanda mais tempo.
"A
logística para essa etapa é um pouco diferente, pelo fato de ser fora da
Europa. Tivemos de preparar, com uma antecedência maior, a lista de todos os
equipamentos que vamos enviar para lá. Como também foi necessário medir e pesar
tudo. Os equipamentos serão entregues no aeroporto de Frankfurt-Hahn (ALE) dia
14, e de lá seguem de avião para Baku", detalhou o diretor esportivo da
equipe, Washington Bezerra.
Os carros
também foram revisados e os trâmites para a documentação de todos os membros da
equipe foram resolvidos. "Fizemos a revisão normal nos modelos BMW Z4, com
uma atenção especial aos componentes, como os diferenciais e amortecedores.
Também reforçamos os treinamentos de pit stops e, devemos treinar mais na volta
para a Espanha. Outro detalhe para essa etapa, foi a necessidade de visto para
todos os integrantes da equipe, tanto que no fim de outubro, enviamos uma
pessoa do time para Brasília, para cuidar disso", observou.
Nesta quinta
(dia 7), parte da equipe, que aproveitou a folga no calendário para visitar as
famílias no Brasil, retorna à Barcelona (onde fica a sede do time na Europa)
para finalizar os preparativos nos carros e na questão logística. No dia 20, a
equipe brasileira embarca completa rumo a Baku.
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: Tony Hermann
ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser ...
ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser ...: Brasileiro tem apenas um ponto de vantagem, mas é o piloto mais rápido, com quatro pole positions, três voltas mais rápidas e três vitórias...
Europeu de Radical: Líder, Victor Corrêa pode ser campeão em Barcelona neste final de semana
Brasileiro tem apenas um ponto
de vantagem, mas é o piloto mais rápido, com quatro pole positions, três voltas
mais rápidas e três vitórias em 10 corridas
O Brasil
pode garantir mais um título Europeu no automobilismo. O mineiro Victor Corrêa
(Unifenas), líder do Radical Masters Euroseries, vai disputar neste final de
semana (9 e 10/11) a sexta e última rodada dupla do certame continental de
protótipos em Barcelona, na Espanha.
"Estou
indo para Barcelona para conquistar o título. Meu carro foi totalmente
revisado, o time está motivado e eu vou tranquilo, esperando que o bom
resultado venha naturalmente", planeja o representante de Alfenas, sul de
Minas Gerais, que soma 121 pontos, apenas um de vantagem sobre o lituano
Konstantins Calkos.
A campanha
de Victor Corrêa com o Radical SR8, protótipo com 420 cavalos de potência e
apenas 680 kg, relação peso-potência próxima à de um monoposto de categoria top
e que atinge 290 km/h, é composta de quatro pole positions, três voltas mais
rápidas e três vitórias (Algarve/Portugal, Spa/Bélgica e Monza/Itália), além de
três segundos, um terceiro, um quarto lugares e dois abandonos.
"Poderia
ter sido melhor, mas eu levei uma batida do vice-líder numa etapa na França, o
motor quebrou em uma prova na Inglaterra e cometi um erro quando liderava em
uma corrida em Spa-Francorchamps. Mas eu me recuperei bem, nas três últimas
provas venci ou cheguei em segundo. É só repetir esta performance neste final
de semana que o título será nosso", espera o piloto da Unifenas.
Victor
Corrêa conhece o circuito da Catalunya do tempo em que corria no Europeu de
Fórmula 3, em 2011. "Gosto do circuito, pois é bastante técnico, com
curvas bem variadas. Na Fórmula 3 eu estava em terceiro no final da corrida
quando fui jogado pra fora. Desta vez, vai ser diferente. Quero sair com bons
resultados de Barcelona e se Deus quiser comemorar o título no Brasil",
acredita o jovem de 23 anos de idade.
A pontuação
do Radical Masters Euroseries depois de dez etapas está assim: 1) Victor Corrêa
(Brasil), 121; 2) Konstantins Calkos (Lituania), 120; 3) Terrence Woodward
(Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 94; 4) Tony Wells (Inglaterra) e James
Littlejohn (Inglaterra), 78; 5) Alex Mortimer (Inglaterra) e Chris Hyman
(África do Sul), 72; 6) Mark Smithson (Escócia), 67; 7) Marcel Marateotto
(Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 48; 8) Jamie Contable (Inglaterra), 46; 8)
Christian Kronegard (Dinamarca), 44; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 33.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)