quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Adrian Newey: “Morte de Ayrton Senna ainda me pers...

ALTA ROTAÇÃO: Adrian Newey: “Morte de Ayrton Senna ainda me pers...: Adrian Newey: “Morte de Ayrton Senna ainda me persegue” Adrian Newey, designer-chefe da Red Bull, admitiu que ainda se sente ensombra...

Adrian Newey: “Morte de Ayrton Senna ainda me persegue”

Adrian Newey: “Morte de Ayrton Senna ainda me persegue”


Adrian Newey, designer-chefe da Red Bull, admitiu que ainda se sente ensombrado pela morte de Ayrton Senna, que ocorreu há 19 anos na sequência de um acidente no GP de São Marino. O piloto brasileiro perdeu a vida a 1 de maio de 1994 na sequência de graves lesões na cabeça resultantes de um acidente na curva Tamburello, em Imola. Até hoje, não se sabe se o sinistro foi causado por erro do piloto ou problema na coluna de direção.

À BBC, Newey referiu que “o que aconteceu naquele dia ainda me persegue”, lembrando que ainda ninguém sabe ao certo o que aconteceu. O engenheiro britânico, fazendo referência às várias câmaras do circuito, explicou que “o monolugar sobrevirou inicialmente quando a traseira tentou entrar em pião e o Ayrton apercebeu-se mas foi em frente. Mas a primeira coisa que ocorreu foi a sobreviragem, como vemos algumas vezes nas ovais nos EUA o monolugar perdeu a traseira, o piloto corrigiu e foi em frente e embateu no muro, o que não parece ser consistente com uma falha da coluna de direção”.

Em relação ao malogrado piloto brasileiro, Newey afirmou que “havia uma aura sobre ele, algo difícil de descrever. Penso que uma das coisas que irá sempre atormentar-me é que ele ingressou na Williams porque conseguimos ter um bom monolugar nos três anos anteriores e ele quis estar na equipa que pensava ter construído o melhor carro – e infelizmente o de 1994 no início da época não era bom. O talento e a determinação de Ayrton… ele tentou fazer coisas que aquele monolugar não era mesmo capaz. Foi injusto para ele estar nessa posição”.

Recorde-se que Sebastian Vettel, piloto da Red Bull (onde Newey é engenheiro), está cada vez mais perto de ultrapassar o tricampeonato de Senna, estando bem encaminhado para o tetra campeonato de forma consecutiva.


Fonte e Foto: http://autosport.pt/




ALTA ROTAÇÃO: Davide Valsecchi preparado para se estrear na F1

ALTA ROTAÇÃO: Davide Valsecchi preparado para se estrear na F1: Davide Valsecchi preparado para se estrear na F1 Davide Valsecchi acredita que está pronto para se estrear na Fórmula 1 este fim de sem...

Davide Valsecchi preparado para se estrear na F1

Davide Valsecchi preparado para se estrear na F1

Davide Valsecchi acredita que está pronto para se estrear na Fórmula 1 este fim de semana, caso Kimi Raikkonen não possa correr no GP da Coreia do Sul devido à lesão nas costas. O finlandês da Lotus disse que “teremos que ver como estou quando for para a pista na sexta-feira”, deixando em aberto à hipótese de poder não disputar a prova asiática.

À revista italiana ‘Autosprint’, Valsecchi sublinhou que “o meu papel requer que esteja preparado. O resto são situações e decisões que são apenas tomadas pela equipe”. O piloto italiano é o campeão em título de GP2 Series, sendo piloto de reserva da Lotus desde o início desta época. Recorde-se que além da lesão, Raikkonen sugeriu em Singapura que não tem sido pago pela Lotus, o que o faria ficar tecnicamente desimpedido de ficar fora das corridas.


Fonte e Foto: http://autosport.pt/




ALTA ROTAÇÃO: - GT3 Brasil - Irmãos Ebrahim buscam recuperação ...

ALTA ROTAÇÃO: - GT3 Brasil - Irmãos Ebrahim buscam recuperação ...: GT3 Brasil -Irmãos Ebrahim buscam recuperação no Velopark A equipe curitibana Ebrahim Motors participa no fim de semana (4 a 6/10), da ...

- GT3 Brasil - Irmãos Ebrahim buscam recuperação no Velopark

GT3 Brasil -Irmãos Ebrahim buscam recuperação no Velopark

A equipe curitibana Ebrahim Motors participa no fim de semana (4 a 6/10), da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo 2013, que será realizada no Autódromo Internacional Velopark, Nova Santa Rita (RS), na Grande Porto Alegre. Com patrocínio da Audi Top Service e apoio da Sparco, Transamérica e Óculos HB, os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim estréiam nova configuração técnica do seu Audi R8 LMS Ultra, na categoria GT3 Pro-Am, que ganhou novo restritor de velocidade, ficando mais rápido e certamente vai “brigar” por duas vitórias na etapa gaúcha.

Na sexta-feira (4/10), serão realizados dois treinos livres, das 8h30 às 9h30 e 10h50 às 11h50, onde os pilotos aproveitam para acertar os carros para os treinos classificatórios e as corridas de sábado e domingo. À tarde, o treino classificatório da primeira corrida da GT3 acontece das 14h55 às 15h15. E das 15h50 às 16h10 será realizado o treino classificatório da segunda corrida. No sábado (5/10), a largada da primeira corrida será dada às 14 horas, para os 50 minutos de prova, com transmissão da SporTV e Portal GT. E no domingo (6/10), a segunda corrida acontece das 12h30 às 13h20, com transmissão ao vivo pela Band e SporTV 2.

Com o novo restritor de velocidade no carro, a sexta etapa da temporada 2013 promete ser boa para os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim (Audi Top Service), que pode marcar a reação dos paranaenses no campeonato. Todos na equipe Ebrahim Motors estão otimistas para a prova no Velopark. “Nesta etapa teremos um carro mais rápido e poderemos brigar de igual com a Lamborghini e a Ferrari. A pista do Velopark é curta e sinuosa, o que pode favorecer o Audi R8 LMS Ultra e a Ferrari F458”, declarou Wagner Ebrahim. “A expectativa é de 19 carros no grid desta etapa. As mudanças feitas pela comissão técnica da categoria mostram que nós não estávamos reclamando a toa. Com a nova configuração, voltaremos a “brigar” pelas vitórias. A etapa será realizada junto com o evento local Super Carros, que leva mais de 30 mil pessoas ao Velopark e para nós, será um atrativo a mais”, concluiu Fábio Ebrahim (Sparco/Transamérica/Óculos HB).

- Classificação da GT3 -

         Com cinco etapas realizadas e dez corridas disputadas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo 2013, na categoria GT3 Pro-AM é a seguinte: 1.º) Marcelo Hahn (Lamborghini LP600 Plus, SP), com 191 pontos; 2.º) Allan Khodair (Lamborghini LP600 Plus, SP), 154; 3.º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (Audi R8 LMS, PR), 150; 4.º) Cláudio Ricci (Ferrari F458 Itália, RS), 92; 5.º) Rafael Derani (Ferrari F458, RS), 62; e em 6.º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458 Itália, SP), 55.

MRT – Marketing Racing Team
Assessoria de Imprensa da Equipe Ebrahim Motors

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Briga pelo título da GT3 terá novo capítulo neste ...

ALTA ROTAÇÃO: Briga pelo título da GT3 terá novo capítulo neste ...: Marcelo Hahn lidera a categoria com 191 pontos pilotando uma Lamborghini LP600 Evolution A sexta etapa da temporada 2013 do Campeonato ...

Briga pelo título da GT3 terá novo capítulo neste fim de semana no Autódromo Internacional Velopark

Marcelo Hahn lidera a categoria com 191 pontos pilotando uma Lamborghini LP600 Evolution

A sexta etapa da temporada 2013 do Campeonato Sudamericano de Gran Turismo será realizada neste fim de semana no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Na briga pelo título da GT3, Marcelo Hahn, de Lamborghini LP600 Evolution lidera a competição com 191 pontos. Seu parceiro de pilotagem, Allam Khodair, é o segundo com 154 e os irmãos Fábio e Wagner Ebrahim, de Audi R8 LMS ultra, aparecem em terceiro com 150. Fique por dentro de tudo que acontece no evento dos carros dos sonhos pelo site www.portalgt.com.br.


Buscando seu primeiro título na categoria, Marcelo Hahn espera manter o bom desempenho do ano com mais dois bons resultados. "O Velopark será uma pista desafiadora para nossa equipe. Este traçado não permite nenhum deslize e, se quisermos continuar na frente, não podemos errar nada. O que vem contando ao nosso favor é que até esta prova o trabalho do time está 100% e conseguimos aproveitar todas as oportunidades que tivemos", encerra Hahn.

Em segundo na classificação dividindo a Lamborghini LP600 Evolution com Marcelo, Allam Khodair não briga pelo título de pilotos já que não pode participar de uma etapa do campeonato, mas espera ajudar seu companheiro de pilotagem a conquistar o título. "Não estou pensando na classificação pessoal, meu foco é fazer nosso time campeão. Com o Marcelo campeão também vou me sentir assim", diz Khodair.

"Para isso acontecer precisamos manter o excelente aproveitamento que tivemos até aqui e vamos para o Velopark buscando brigar pelas poles e vitórias", completa Allam. Piloto do Audi R8 LMS ultra, Fabio Ebrahim, irmão de Wagner, acredita ainda na possibilidade de título e espera um fim de semana no Rio Grande do Sul de bastante festa com a torcida gaúcha. "Tendo como base o novo equilíbrio de desempenho dos carros estamos em melhor situação", diz Fabio.

"Isso não só equilibrou as forças entre as diferentes marcas no campeonato como também melhorou nosso entusiasmo em uma disputa equilibrada. Estamos muito empolgados em competir em um evento com a torcida gaúcha que é fanática por automobilismo e tenho certeza que será um fim de semana legal. Infelizmente nunca pilotei no Velopark, mas estou estudando bastante para conseguir me adaptar rapidamente".

"A briga pelo título está muito difícil, mas não vamos desistir e se tivermos sorte podemos ainda conseguir mudar o resultado até o final da temporada", encerra Fabio Ebrahim. Animado com o retorno à GT3, Chico Longo, dupla de Daniel Serra, em uma Ferrari 458 Itália, busca a terceira vitória na categoria. "Esperamos estar competitivos no Velopark. É uma pista curta, de média velocidade onde vamos andar pela primeira vez com esta versão da 458".

"Em quatro corridas vencemos duas provas e esperamos manter esta média", completa Longo. Já Daniel destaca o equilíbrio da categoria. "Vou bastante animado para o Sul. Vencemos a GT em Curitiba e venci na Stock Car lá no Velopark. Sabemos o equilíbrio do campeonato, mas vamos tirar o máximo da Ferrari 458 para buscar mais uma vitória. O Chico está evoluindo a cada etapa e está ajudando muito no resultado final, por isso estamos confiantes", completa Serra.

O Autódromo Internacional Velopark recebe os carros dos sonhos da GT3, GT Premium e GT4 neste fim de semana assim como o Mercedes-Benz Grand Challenge e o Super Carros, formando um evento completo para os apaixonados por velocidade. Confira a programação completa e a classificação da GT3 após cinco etapas realizadas.

Classificação GT3:
1- Marcelo Hahn - Lamborghini LP600 Evolution - 191 pontos
2- Allam Khodair - Lamborghini LP600 Evolution - 154
3- Fábio Ebrahim e Wagner Ebrahim - Audi R8 LMS ultra - 150
4- Claudio Ricci - Ferrari 458 Itália - 92
5- Rafael Derani - Ferrari 458 Itália - 62
6- Chico Longo e Daniel Serra - Ferrari 458 Itália - 55
7- Julio Campos e Fernando Croce - Corvette Z06R - 43
8- Marcos Gomes - Lamborghini LP600+ - 37
9- Henrique Assunção - Lamborghini LP560 - 30

PROGRAMAÇÃO NO VELOPARK (RS)
SEXTA-FEIRA - 04/10/2013
08H30 - 09H30: TREINO LIVRE 1 (GT3/P E GT4)
09H40 - 10H40: TREINO LIVRE 1 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
10H50 - 11H50: TREINO LIVRE 2 (GT3/P E GT4)
12H00 - 13H00: TREINO LIVRE 2 (MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE)
14H30 - 14H50: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT4)
14H55 - 15H15: CLASSIFICAÇÃO 1ª CORRIDA (GT3/P)
15H25 - 15H45: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT4)
15H50 - 16H10: CLASSIFICAÇÃO 2ª CORRIDA (GT3)
16H30 - 16H50: CLASSIFICATÓRIO MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE

SÁBADO - 05/10/2013
09H00 - 09H10: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
12H00 - 13H00: VISITAÇÃO AOS BOXES
14H00 - 14H50: CORRIDA 1 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO

DOMINGO 06/10/2013
08H50 - 09H00: SHAKEDOWN MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
09H05 - 09H15: SHAKEDOWN SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
09H22 - 10H22: VISITAÇÃO AOS BOXES
11H00 - 11H45: CORRIDA MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
12H30 - 13H20: CORRIDA 2 SUDAMERICANO DE GRAN TURISMO
Dinho Leme Comunicação

Fotos: Fernanda Freixosa

ALTA ROTAÇÃO: Leandro Romera no Turbinados do Discovery Turbo

ALTA ROTAÇÃO: Leandro Romera no Turbinados do Discovery Turbo: A estreia acontece no próximo dia 12 de outubro para 22 episódios e o piloto será uma das atrações do programa O piloto Leandro Romera,...

Leandro Romera no Turbinados do Discovery Turbo

A estreia acontece no próximo dia 12 de outubro para 22 episódios e o piloto será uma das atrações do programa

O piloto Leandro Romera, equipe J.Star Racing, participa de um dos 22 episódios da temporada do Programa Turbinados do canal Discovery Turbo. As exibições inéditas serão sempre aos sábados às 21h e as reprises serão sempre às sextas-feiras, 20h12. Ele foi convidado para falar sobre a sua carreira como piloto da equipe J.Star Racing do Campeonato Brasileiro de Turismo e de sua participação na Copa Petrobras de Marcas.

Além de sua carreira como piloto, Leandro Romera comanda a Rsports Racing, equipe de preparação de carros de competição. Este ano, está no Campeonato Sudamericano de Gran Turismo, na categoria da Mercedes-Benz Grand Challenge e no Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, nas categorias de Marcas e Pilotos Paulista e na Spyder Race. Participam também do programa o pilotos da equipe Rsports Racing, Edson Coelho Jr., Mercedes #99 e Fernando Amorim Jr, Mercedes #88.

Confira!

O Discovery Turbo é o canal:
- 87 da NET
- 350 da Vivo

Estreia: 12 de outubro
Programa Turbinados: Aos sábados - 21h
Reprises: às sextas-feiras - 20h12

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Victor Corrêa quer retomar lid...

ALTA ROTAÇÃO: Europeu de Radical: Victor Corrêa quer retomar lid...: Brasileiro vice-líder vem de vitória em Spa-Francorchamps e já fez pole, melhor volta e venceu duas corridas em Monza. O brasileiro Vic...

Europeu de Radical: Victor Corrêa quer retomar liderança em Monza

Brasileiro vice-líder vem de vitória em Spa-Francorchamps e já fez pole, melhor volta e venceu duas corridas em Monza.

O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas) vai tentar retomar a liderança do Radical Masters Euroseries neste fim de semana (05 e 06/10), disputando a penúltima rodada dupla do certame no mítico autódromo de Monza, na Itália. O mineiro de Alfenas tem 86 pontos, apenas três de desvantagem para o lituano Konstantins Calkos.



"Nada melhor do que vir de uma vitória em Spa-Francorchamps para chegar mais animado em outro circuito velocíssimo para tentar vencer novamente. E Monza marcou a minha vida, onde tive o melhor e mais importante desempenho da minha carreira até agora", comentou animado Victor, que em 2010, correndo de Fórmula 3, liderou todos os treinos livres, conquistou as duas pole positions, venceu as duas corridas de ponta a ponta e estabeleceu a volta mais rápida em ambas as provas nos 5.793 metros da velocíssima pista italiana.

Na oitava etapa do certame europeu dos protótipos de 420 cavalos de potência do Radical Masters, Victor Corrêa deu um show sob chuva no circuito de Spa-Francorchamps (Bélgica), vencendo pela segunda vez na temporada - a primeira foi em Algarve, Portugal -, desta vez com 19 segundos de vantagem sobre a dupla ítalo-suiça Marco Cencetti e Marcel Marateotto.

"Apesar de conhecer bem e gostar bastante de Monza, sei que as coisas não serão fáceis, pois enfrentarei bons pilotos italianos. No entanto, as características do circuito é que complicam com as retas longas e largas e as curvas bem rápidas. Então, que vem atrás pega o vácuo e as disputas são bem intensas. Você tem que ficar concentrado no traçado, que é rapidíssimo, e tem que ficar defendendo a posição sem ser punido. Se um te passa, acaba levando outro de carona. É um olho no peixe e outro no gato", comentou o sorridente representante do Sul de Minas.

"Não acho que as minhas vitórias em Monza tenham sido as mais bonitas, mas foram as mais inteligentes, por causa da pressão dos adversários durante praticamente todas as voltas. A facilidade de trabalhar com o vácuo para fazer ultrapassagem me forçou a ficar completamente focado e estudando cada atitude na pista para vencer. E desta vez também não deverei ter vida fácil", comentou o piloto da Unifenas.

"Eu e o time estamos com o astral lá em cima e focados em fazer um bom trabalho para reassumir a liderança do campeonato. Independente de vencer ou não em Monza, o importante será andarmos na frente principalmente do (Konstantins) Calkos, para chegarmos em novembro brigando pelo título com alguma vantagem", pondera Victor Corrêa.

O Radical Masters Euroseries é disputado com o protótipo Radical SR8, com 420 cavalos de potência e apenas 680 kg, relação peso-potência próxima à de um monoposto de categoria top, podendo atingir 290 km/h. O certame europeu é composto de seis rodadas duplas, em seis países diferentes, com transmissão pelo Euro Channel Eurosport.

A pontuação do Radical Masters Euroseries depois de oito provas está assim: 1) Konstantins Calkos (Lituania), 89; 2) Victor Corrêa (Brasil), 86; 3) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 79; 4) Alex Mortimer (Inglaterra), 72; 5) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 60; 6) Jamie Contable (Inglaterra), 42; 7) Mark Smithson (Escócia) e Christian Kronegard (Dinamarca), 41; 8) Chris Hyman (África do Sul), 36; 9) Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 30; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 25.

Mastermidia
João Alberto Otazú
Foto divulgação




ALTA ROTAÇÃO: COM CARRO SHELL V-POWER, HELIO CASTRONEVES PODE SE...

ALTA ROTAÇÃO: COM CARRO SHELL V-POWER, HELIO CASTRONEVES PODE SE...: Foco do piloto brasileiro é fazer um bom acerto de seu Penske na nova pista de Houston; corridas serão neste sábado e domingo e terão trans...

COM CARRO SHELL V-POWER, HELIO CASTRONEVES PODE SER CAMPEÃO DA INDY NESTE FINAL DE SEMANA EM HOUSTON

Foco do piloto brasileiro é fazer um bom acerto de seu Penske na nova pista de Houston; corridas serão neste sábado e domingo e terão transmissão ao vivo do Band Sports

O tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves, corre neste fim de semana rumo a seu primeiro título da Fórmula Indy. Durante a rodada dupla do Shell and Pennzoil Grand Prix of Houston, no Reliant Park, o brasileiro espera ampliar sua diferença para Scott Dixon, o segundo colocado, de modo suficiente para erguer a taça.


Para sair da corrida com o troféu da campeão, Helinho, que nesta prova corre com o patrocínio principal de Shell V-Power, precisa abrir 55 pontos de vantagem para já competir a etapa final, em Fontana, Califórnia, como campeão.

A atual diferença de Helinho para Dixon é de 49 pontos. Com isso, Castroneves precisa ampliar em seis pontos a vantagem que tem nesta rodada dupla de corridas em Houston.

Um complicante para todos os pilotos é o traçado do Reliant Park. Curto, com apenas 2,7 km de extensão, nunca sediou uma etapa da categoria após sua reunificação (GP foi disputado em 2006 e 2007 pela Champ Car). Por isso Helinho acredita que um acerto ideal já nos primeiros minutos do treino livre será crucial.

"Estamos pensando em acertar o carro da melhor maneira possível. Essa é a nossa preocupação no momento. Não adianta ficar fazendo muitas contas agora. O que está dentro do meu controle é extrair o máximo de desempenho de meu carro já no início de atividades de pista. O resto será consequência", disse Helio Castroneves, piloto do Team Penske.

O único treino livre da etapa começa nesta sexta-feira, às 12h30, e terá 1h30 de duração. O classificatório para a corrida 1 acontece às 17h05. O segundo classificatório será no sábado, às 12h45. A primeira prova da rodada dupla será disputada às 16h40 do mesmo dia e a segunda às 14h40 de domingo. O canal Band Sports anuncia a transmissão de ambas as etapas ao vivo.

* todos os horários são de Brasília

Classificação do campeonato:
1º) Helio Castroneves, 501 pontos
2º) Scott Dixon, 452
3º) Simon Pagenaud, 431
4º) Marco Andretti, 430
5º) Ryan Hunter-Reay, 427

RF1 Jornalismo

Fotos: Media IndyCar


ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race está com inscrições abertas para a eta...

ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race está com inscrições abertas para a eta...: O Interestadual chega à capital paranaense para mais uma rodada repleta de disputas acirradas Entre os dias 11 e 13 de outubro, o Aut...

Spyder Race está com inscrições abertas para a etapa em Curitiba

O Interestadual chega à capital paranaense para mais uma rodada repleta de disputas acirradas


Entre os dias 11 e 13 de outubro, o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), será palco da 7º Etapa do Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP. Será a sexta vez que a cidade recebe o certame e, assim como nas cinco edições anteriores, a prova deve atrair as principais equipes do país, que prometem acelerar fundo.


A organização do evento prevê dois treinos de 40 minutos na sexta-feira, treino classificação de 25 minutos no sábado pela manhã e uma corrida de 30 minutos ainda no sábado à tarde. Já no domingo, será a segunda corrida também com 30 minutos de duração. "A expectativa é muito boa para a prova em Curitiba com o Campeonato Interestadual e a Copa Pirelli. Teremos o retorno de pilotos à categoria que já haviam participado nas edições passadas pela etapa paranaense", explica Peter Willian Januário.

Os competidores que marcarem mais pontos com os protótipos no final de semana serão premiados. "Tanto a Pirelli como a Corsa, Scorro e a RedCoil irão premiar os três primeiros pilotos da etapa", conta o organizador do Spyder Race.

Entre os que já confirmaram presença para etapa de Curitiba da Spyder Race estão a Equipe AT Sport, com os pilotos Sérgio Pistilli (carro 151/Categoria P1) e Hypolito Martinez ( 71/P1); Equipe RJ Racing Team, Henrique Assunção ( 75/ P1); Equipe Benfica, Jeferson Leandrini (44/ P3); Equipe Cesinha Competições, Carlos SG ( 17/ P2) e Carlos Kadu ( 113/ P3); Equipe SP Mec., Fernando Fortes ( 32/ P2) e Ricardo Kastropil (70/ P3); Equipe Saúva Competições, Joon Park (23/P3), Sasaki (08/ P3) e Carlos Ortolani (77/P1); Equipe PWJ Race Team, Ricardo Bodevan (86/ P3), Peter Jr. (18/P3) e Peter Januário (10/ P2) e a Equipe DR Competições, William Zaza (47/P3).

O Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

O acesso às arquibancadas é gratuito e no mesmo final de semana junto com a Spyder Race acontece o Campeonato Paranaense de Automobilismo.

Spyder Race

A Spyder Race marca seis anos de Campeonato Paulista, três anos de Campeonato Brasileiro e é seu 1º ano como Campeonato Interestadual São Paulo/Paraná, totalizando 10 anos de Campeonato Spyder Race. Em sua história revelou vários pilotos para outras categorias do automobilismo do país, de renome como Stock Car, Fórmula Truck, GT Brasil, Porsche GT3, Marcas e Pilotos de Turismo. E é composto de três categorias onde os carros são exatamente iguais, seja em carenagem, motorização são diferentes. Outra diferença entre elas está na experiência dos pilotos.

Spyder Race P1: pilotos podem utilizar qualquer motor 4 cilindros em relação a marca e modelo, 2.100 cilindradas, câmbio sequencial, com preparação livre. Dessa maneira, a categoria tem aproximadamente 50 cavalos a mais que as demais categorias (P2 e P3).

Spyder Race P2: pilotos campeões ou vice-campeões do Brasileiro de Spyder Race, que tenham participado de no mínimo quatro provas de campeonatos nacionais ou internacionais e todos os pilotos que participavam da categoria Spyder Race. Motor igual para todos, com coletor de admissão e comando sorteados.

Spyder Race P3: pilotos estreantes, vindos de certames regionais e que não tenham participado de campeonatos nacionais ou internacionais. Motor igual para todos, com coletor de admissão e comando sorteados.

Próximas etapas do Spyder Race:

11, 12 e 13 de outubro - Curitiba (PR)
22, 23 e 24 de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22 de dezembro - Interlagos (SP)

Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Foto: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Descartes obrigatórios mudam pouco na Copa Petrobr...

ALTA ROTAÇÃO: Descartes obrigatórios mudam pouco na Copa Petrobr...: Dos cinco primeiros colocados dois já deixaram de marcar pontos em duas etapas e definiram os descartes obrigatórios previstos no regulamen...

Descartes obrigatórios mudam pouco na Copa Petrobras

Dos cinco primeiros colocados dois já deixaram de marcar pontos em duas etapas e definiram os descartes obrigatórios previstos no regulamento. Até o final do ano estarão em jogo mais 200 pontos e a briga pelo título continua intensa.

Mesmo com os dois descartes obrigatórios previstos no regulamento da categoria, Ricardo Maurício continua na frente da Copa Petrobras de Marcas, que no último final de semana teve sua quinta rodada dupla realizada no Autódromo de Brasília. Ainda faltam três etapas e a última, dia 1º de dezembro em Curitiba, terá pontuação dobrada e com isso muita coisa ainda pode acontecer, mas até agora a situação é confortável para o atual campeão.

Ricardinho Maurício (Honda Civic) tem 140 pontos sem os descartes. Descontados um ponto pelo 15º lugar na segunda prova da segunda rodada dupla realizada em Interlagos e sete pelo nono posto no mesmo final de semana - seu pior desde o início do ano - ele tem 132. Mesmo assim está oito na frente de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), o vice-líder e que já tem dois descartes de abandonos definidos e permanece com 124.

O terceiro colocado, Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), tem 120 pontos e está na mesma situação de Navarro, com dois descartes definidos. Já Alceu Feldmann (Honda Civic), o quarto na classificação geral da Copa Petrobras, tem 112 pontos e somente uma etapa zerada. O outro descarte dele é de oito pontos e, neste momento, tem, na prática, 104. Galid Osman (Toyota Corolla XRS) é o quinto com 110, que passam a ser 102 descontados os oito dos dois descartes obrigatórios.

Essa briga pelo título da Copa Petrobras de Marcas ainda tem 200 pontos em disputa, 50 nas etapas de Tarumã e Cascavel e 100 (pontuação dobrada) em Curitiba. Com isso, vários pilotos se mantêm na briga pela conquista. A próxima rodada dupla está marcada para dia 27 de outubro na cidade de Viamão, onde se localiza o Autódromo de Tarumã, situado na Grande Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Depois, dia 17 de novembro, a Copa Petrobras estará em Cascavel, em sua primeira prova na cidade do oeste paranaense, e encerra a temporada no dia 1º de dezembro em Curitiba, mesma cidade do fechamento de 2012.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br


Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto: Duda Bairros