terça-feira, 2 de julho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Saiba como se tornar piloto de corrida

ALTA ROTAÇÃO: Saiba como se tornar piloto de corrida: Vários passos precisam ser seguidos por aqueles que nunca andaram sequer de kart competitivamente. Vicar promove e organiza quatro categori...

Saiba como se tornar piloto de corrida

Vários passos precisam ser seguidos por aqueles que nunca andaram sequer de kart competitivamente. Vicar promove e organiza quatro categorias, três de carros de Turismo e uma de monopostos.

São Paulo (SP) - Por acaso você tem ideia de como realizar o sonho de se tornar piloto de corrida? Não? Normal, pois quem nunca andou de kart e nem de outro esporte a motor não tem o devido conhecimento do que fazer para ter o prazer de sentar no cockpit de um Stock Car, de um carro do Brasileiro de Turismo, da Copa Petrobras de Marcas ou de um diferente Fórmula 3 sul-americano para andar a mais de 250 km/h.

A Vicar, promotora e organizadora das quatro categorias, apontadas entre as mais importantes do automobilismo nacional, sul-americano e até mundial, caso da Stock Car, recebe muitos pedidos de orientação sobre como fazer para se tornar um piloto de corridas.

O primeiro passo para aqueles que ainda não conhecem os procedimentos do automobilismo e do kartismo é procurar uma das inúmeras escolas de pilotagens credenciadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) no seu Estado de origem. Começar bem é fundamental, assim, verifique e confirme junto à Federação de Automobilismo de seu Estado e do Distrito Federal se a escola está mesmo credenciada. Caso contrário, seu curso não terá validade oficial.

Após completar o curso, o aluno terá direito à primeira carteira de piloto (PC) Piloto de Competição. A carreira de piloto de competição, que começa como novato nos campeonatos regionais como PC (Piloto de Competição), tem na sequência crescente a PGC B- Pilotos Graduados de Competição B, que ganham esse status depois de um novo curso ou por seu desempenho na temporada anterior.

O site oficial da CBA mostra as várias formas homologadas para o piloto ter sua graduação, incluindo o título de campeão ou vice-estadual. Mais detalhes podem ser conseguidos no site da CBA (www.cba.org.br) Códigos e Regulamentos e clicar no Código Desportivo Nacional - CDA.

Feito tudo isso e com a documentação toda em ordem, tem início a parte mais difícil, pois para correr é necessário se ter um patrocinador para bancar as despesas. Se o piloto tiver essa condição financeira, o passo seguinte é encontrar uma equipe que dispute um campeonato oficial. De preferência, escolha os estaduais, onde o nível técnico é menor e se aprende bastante sobre regras, acertos, tocadas durante uma corrida e outros detalhes. Em resumo, é ali que se ganha experiência.

Se obtiver sucesso, e tiver patrocinadores, para ir adiante, o caminho é escolher a categoria que mais se adapte a você, ou ao seu bolso, conversar bastante com outros pilotos e acelerar. Os caminhos do automobilismo são os carros de Turismo.

O primeiro passo seria correr ou no Brasileiro de Turismo ou na Copa Petrobras de Marcas. A Stock Car seria o passo seguinte. Todas essas categorias estão com seus grids praticamente completos. Poucas são as possibilidades nesta temporada.

Só para se ter uma ideia do custo, algo importantíssimo para quem pensa em correr nas pistas do Brasil e do mundo, uma temporada com oito etapas e 16 corridas na Copa Petrobras de Marcas sai em torno de R$ 550 mil.

Quem quiser optar pelos monopostos, a Fórmula 3 oferece o aprendizado na F-3 Light e depois na categoria com mais exigências. Para disputar as 16 corridas de 2013 com todos os treinos da F3 Sul-americana são necessários R$ 500 mil, enquanto que a F3 Light sai pela metade do preço: R$ 250 mil.

Departamento de Comunicação da Vicar:

Milton Alves (Mtb 16583/SP)


Fotos: Duda Bairros/Vicar  - Bruno Terena/Vicar




ALTA ROTAÇÃO: Truck: em evolução, MAN Latin America disputa a et...

ALTA ROTAÇÃO: Truck: em evolução, MAN Latin America disputa a et...: Equipe fará sua estreia com os caminhões MAN TGX e Volkswagen Constellation com motores 12 litros no principal autódromo brasileiro, em Int...

Truck: em evolução, MAN Latin America disputa a etapa mais esperada da temporada em Interlagos

Equipe fará sua estreia com os caminhões MAN TGX e Volkswagen Constellation com motores 12 litros no principal autódromo brasileiro, em Interlagos, onde são esperadas cerca de 50 mil pessoas para a corrida deste domingo

A etapa deste final de semana da Fórmula Truck, corrida que marca a terceira e penúltima prova do campeonato sul-americano e a quinta do brasileiro, será marcada pela estreia dos novos caminhões MAN TGX e Volkswagen Constellation com motor 12 litros no principal autódromo brasileiro, onde cerca de 50 mil pessoas deverão comparecer na corrida deste domingo - público inferior apenas ao do GP de F-1.

Em crescente evolução no campeonato desde a estreia dos novos caminhões, em Tarumã, onde conquistou um sexto lugar, a equipe oficial da MAN Latin America espera lutar pela vitória em Interlagos, onde as duas últimas vitórias foram conquistadas por seus pilotos: Leandro Totti em 2012 e Felipe Giaffone em 2011.

"São Paulo é a etapa mais importante do ano para todas as equipes da Fórmula Truck, por se tratar de um palco tão tradicional como Interlagos e também pela altíssima visibilidade desta corrida. Estamos chegando na metade da temporada e nós da equipe RM Competições, em conjunto com a engenharia da MAN Latin America, estamos trabalhando intensamente todos os dias para que os novos caminhões estejam cada vez mais competitivos em todas as corridas", diz Renato Martins, chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Truck.

De fato, o time vem conquistando resultados cada vez mais expressivos mesmo em se tratando de um ano de estreia. Em Londrina, segunda etapa, André Marques conquistou o primeiro pódio da equipe, ao chegar em quinto. Em Caruaru, terceira etapa, Leandro Totti largou na pole e terminou em terceiro e, na última etapa realizada, em Goiânia, Adalberto Jardim ficou bem próximo da vitória ao cruzar a linha de chegada em segundo, com Totti chegando em terceiro, colocando dois caminhões do time entre os três primeiros.

"Nossos caminhões estão mostrando uma evolução fantástica. O time de engenheiros da MAN Latin America está trabalhando muito duro e os resultados já estão aparecendo na pista. Mostramos uma ascensão muito forte até agora no campeonato, e como a etapa de São Paulo é boa para nós, fico cada vez mais ansioso de colocar pela primeira vez o MAN TGX na pista de Interlagos", disse Felipe Giaffone, que conquistou sua primeira vitória na Fórmula Truck na primeira vez que pilotou um caminhão na pista da capital paulista, em 2007.

Outro que tem muitos motivos para se animar é Leandro Totti. Vencedor da etapa de São Paulo do ano passado, o paranaense está muito vivo na disputa do título Sul-Americano, já que está em quarto no campeonato e a apenas 9 pontos do líder. Na Fórmula Truck um piloto pode marcar até 32 pontos em uma etapa.

"A vitória aqui de São Paulo no ano passado me impulsionou para ambos os títulos da Fórmula Truck que conquistei. Espero que isso possa se repetir neste domingo e que consiga me posicionar muito bem no sul-americano para lutar, novamente em Córdoba, Argentina, pelo meu segundo título consecutivo", comentou Leandro Totti.

Adalberto Jardim, o piloto mais experiente da MAN Latin America, também tem boas memórias do Autódromo José Carlos Pace, onde ele conquistou sua primeira pole position com a equipe Volkswagen (em 2006) e onde terminou na terceira colocação em 2012.

"Minha história com Interlagos sempre foi positiva. Sempre tive um bom retrospecto na pista e adoro correr lá. Espero que consigamos um ótimo resultado para toda a equipe, já que todos nossos engenheiros e mecânicos merecem outro resultado positivo, tamanho o esforço que todos vêm tendo nestes últimos meses", falou Jardim.

Nos últimos seis anos de corridas em Interlagos, a MAN Latin America somou sete pódios, inclusive com duas vitórias (2007 e 2011, ambas com Felipe Giaffone); em treinos classificatórios, no mesmo intervalo, foram uma pole, três primeiras filas e cinco largadas entre os quatro primeiros colocados. E continuar com essa estatística positiva são as metas de André Marques e Débora Rodrigues.

"Meu objetivo será marcar o maior número de pontos para a MAN Latin America em Interlagos. Subi no pódio em Londrina e espero repetir o feito aqui em São Paulo", disse o paulista André Marques. "Vamos lutar com toda a garra para conquistar uma posição de largada boa para conseguir evoluir bem durante a prova", completou Débora Rodrigues.

Os primeiros treinos livres da quinta etapa da temporada 2013 da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira (5), às 11h. O classificatório será no sábado (6), às 13h, e a corrida no domingo (7), também às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Pilotos
Campeonato Brasileiro
1º) Paulo Salustiano, 71 pontos
2º) Régis Boessio, 71
3º) Geraldo Piquet, 53
4º) Leandro Totti, 52
5º) Wellington Cirino, 44
6º) Diogo Pachenki, 40
7º) Beto Monteiro, 32
8º) João Maistro, 30
9º) Leandro Reis, 27
10º) Valmir Benavides, 26
11º) Roberval Andrade, 24
12º) André Marques, 23
13º) Alberto Catucci, 21
14º) Adalberto Jardim, 20
15º) Djalma Fogaça, 17
16º) Ronaldo Kastropil, 12
17º) Rogério Castro, 7
17º) Edu Piano, 7
17º) José Maria Reis, 7
20º) Pedro Muffato, 6
20º) Jansen Bueno, 6
22º) Luiz Lopes, 4
23º) Debora Rodrigues, 2
23º) Felipe Giaffone, 2
25º) Alex Caffi, 0
25º) Pedro Gomes, 0
25º) Danilo Dirani, 0
25º) David Muffato, 0
25º) Raijan Mascarello, 0

Campeonato Sul-Americano
1º) Régis Boessio, 43 pontos
2º) Paulo Salustiano, 41
3º) Wellington Cirino, 39
4º) Leandro Totti, 34
5º) Geraldo Piquet, 23
6º) Valmir Benavides, 22
7º) Beto Monteiro, 15
8º) João Maistro, 13
9º) Leandro Reis, 12
9º) Djalma Fogaça, 12
11º) André Marques, 10
11º) Alberto Catucci, 10
13º) Diogo Pachenki, 6
13º) José Maria Reis, 6
15º) Ronaldo Kastropil, 5
16º) Luiz Lopes, 4
16º) Roberval Andrade, 4
18º) Debora Rodrigues, 2
19º) Edu Piano, 1
19º) Jansen Bueno, 1
21º) Rogério Castro, 0
21º) Felipe Giaffone, 0
21º) Adalberto Jardim, 0
21º) Danilo Dirani, 0
21º) Alex Caffi, 0
21º) David Muffato, 0

Marcas
Campeonato Brasileiro
1º) Mercedes-Benz, 212 pontos
2º) MAN Latin America, 89
3º) Scania, 68
4º) Volvo, 64
5º) Iveco, 58
6º) Ford, 22

Campeonato Sul-Americano
1º) Mercedes-Benz, 109 pontos
2º) Iveco, 40
3º) MAN Latin America, 39
4º) Volvo, 24
5º) Scania, 23
6º) Ford, 13


RF1ServiçosJornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)


Fotos: Orlei Silva


Kartnet - A informação na velocidade dos kartódromos

ALTA ROTAÇÃO: PILOTOS DA IVECO VOLTAM AO PALCO DE RESULTADO HIST...

ALTA ROTAÇÃO: PILOTOS DA IVECO VOLTAM AO PALCO DE RESULTADO HIST...: A volta dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck a Interlagos desperta boas lembranças nos pilotos da Scuderia Iveco. ...

PILOTOS DA IVECO VOLTAM AO PALCO DE RESULTADO HISTÓRICO

A volta dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck a Interlagos desperta boas lembranças nos pilotos da Scuderia Iveco.

A volta dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck a Interlagos desperta boas lembranças nos pilotos da Scuderia Iveco. Afinal, foi no traçado do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo (SP), que o paulista Valmir Benavides e o pernambucano Beto Monteiro deram ao time, há um ano, uma histórica primeira fila no grid. Eles reconhecem o grau de dificuldade implícito na repetição da façanha.

“Que a equipe está bem preparada, isso não há dúvida. Os caminhões são fortes e competitivos, mas temos certeza de que as coisas serão bem mais difíceis desta vez”, comenta Benavides, que em 2012 obteve a pole-position da prova de Interlagos. “Mas não há como negar que seria fantástico repetirmos a primeira fila”, acrescenta, em sua expectativa sobre o treino classificatório para a quinta corrida do ano, marcada para 7 de julho.

Benavides já esteve no pódio de Interlagos três vezes. Ficou em terceiro na corrida de 2007 e repetiu o resultado em 2011, nos dois casos competindo com caminhões Volkswagen. No ano passado, pela Iveco, foi quinto. Monteiro, seu companheiro de equipe, soma quatro pódios na etapa paulista – foi terceiro colocado na edição de 2003 e quarto em 2004 e 2008, sempre correndo pela Ford; em 2009, já de Iveco, repetiu o quarto lugar.

O pernambucano cita as equipes da Mercedes-Benz como favoritas ao primeiro lugar em Interlagos. “Nós sabemos da supremacia dos Mercedes, vai ser difícil lugar contra eles, e isso motiva, porque ganhar da marca que domina tem um gosto especial. E não dá para negar que o nosso caminhão está tendo um bom rendimento, a equipe está evoluindo. Às vezes surgem problemas que não há como prever, mas o equipamento é competitivo”, atesta.

Também piloto de um Iveco, o paulista Luiz Lopes aguarda o GP Crystal com especial expectativa. “Agora estou contando com o apoio da fábrica e a equipe está focada em equalizar meu caminhão com os da equipe oficial. Nós estamos trabalhando bastante na parte de suspensão, estamos adotando a mesma receita da Scuderia Iveco, isso deve nos levar um pouco mais para a frente”, diz o piloto da Lucar Motorsports.

Nesta sua terceira temporada de atuação na Fórmula Truck, Lopes pilota um caminhão da terceira marca diferente. “Comecei com Scania em 2011, fui para um Mercedes-Benz em 2012, agora o Iveco. Isso dificulta uma sequência no trabalho. Em Interlagos, eu espero estar entre os 10 primeiros. Em Goiânia o caminhão vinha bem competitivo, um problema que temos de resolver é o de aquecimento durante a corrida”, alerta.

A presença da Iveco no grid da Truck destaca ainda o italiano Alex Caffi, ex-piloto de Fórmula 1, que fará em Interlagos sua terceira participação com o caminhão número 21 da Dakarmotors. Dos autódromos existentes no Brasil, o de Interlagos é o único onde Caffi havia corrido antes de integrar a F-Truck – sua última atuação aconteceu no GP do Brasil de 1991, quando não conseguiu classificar o carro da Footwork entre os 26 que largaram.


Fonte: www.formulatruck.com.br


Fotos: Divulgação



Kartnet - A informação na velocidade dos kartódromos.

ALTA ROTAÇÃO: 3ª etapa do ECPA de Arrancada esquenta a disputa

ALTA ROTAÇÃO: 3ª etapa do ECPA de Arrancada esquenta a disputa: Certame chega à metade da temporada Com a promessa de altas velocidades e tempos baixos, o Campeonato ECPA de Arrancada terá continuida...

3ª etapa do ECPA de Arrancada esquenta a disputa

Certame chega à metade da temporada

Com a promessa de altas velocidades e tempos baixos, o Campeonato ECPA de Arrancada terá continuidade nos dias 6 e 7 de julho, na reta do autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo, com a realização da terceira etapa do certame. Ao todo são cinco etapas ao longo do ano.

Ao todos, serão três dias de pura adrenalina, já que as atividades começam na sexta-feira (5) com os primeiros treinos livres, e seguem no sábado e domingo com as provas oficiais.

Ao chegar à metade da temporada, o certame começa a ficar mais disputado. Mesmo porque, mais de 140 carros, distribuídos em 19 categorias, são esperados.

Mais de cinco mil pessoas são esperadas para os três dias de evento. Para tanto, o ECPA conta infraestrutura que conta com praça de alimentação, arquibancada, sanitários e estacionamentos. Além dos estandes de peças e acessórios.

Horários
As atividades dessa terceira etapa começam no sábado (5), com treinos livres e duas largadas, válidas para todos os carros. Já no domingo (8), serão outras duas, em seguida acontecem as semi-finais e as finais. Confira a programação completa:

Dia 5 de julho – Sexta-feira
13h às 17h – treino livres

Dia 6 de julho – Sábado
9h às 11h – treino livre
12h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo

Dia 7 de julho – Domingo
9h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo, semi-finais e finais
17h30 Premiação de todas as categorias

Ingressos
Sábado – R$ 15,00
Domingo – R$ 20,00 / Promoção: R$30,00 para o casal
Estudantes que apresentarem a carteirinha escolar na bilheteria terão 50% de desconto no ingresso. Crianças até 7 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. De 8 a 12 anos pagam meia entrada.

Estacionamento
Carro e moto – R$ 15,00
Box: credencial – R$45,00 para os dois dias

O Campeonato ECPA de Arrancada é realizado e organizado pelo ECPA e a competição conta com supervisão da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo).

Serviço
O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br, site www.ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.
____________
Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

Foto: Divulgação