domingo, 24 de novembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Vettel vence GP Brasil e iguala recordes; Massa fi...

ALTA ROTAÇÃO: Vettel vence GP Brasil e iguala recordes; Massa fi...: O tetracampeão Sebastian Vettel encerrou uma temporada perfeita na Fórmula 1 com vitória no Grande Prêmio do Brasil, neste domingo, para ga...

Vettel vence GP Brasil e iguala recordes; Massa fica em 7º

O tetracampeão Sebastian Vettel encerrou uma temporada perfeita na Fórmula 1 com vitória no Grande Prêmio do Brasil, neste domingo, para garantir mais dois recordes em sua carreira, enquanto Felipe Massa se despediu da Ferrari com o 7º lugar.

Com o resultado, o alemão igualou dois recordes: de 13 vitórias numa temporada, registrado por Michael Schumacher em 2004, e também o de nove vitórias consecutivas alcançado pelo italiano Alberto Ascari ao longo de dois anos, em 1952-1953.


"Tenho orgulho de vocês, adoro vocês. Curtam esse momento, sim, nós conseguimos", disse ele no rádio da equipe, dando em seguida "zerinhos" rodando com o carro na pista de Interlagos.

Vettel foi seguido por seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, que disputou sua última prova na categoria. Aos 37 anos, o australiano agora parte para as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), pela Porsche.

Webber retirou o capacete ainda na pista. "Foi uma carreira fantástica e um trabalho brilhante com vocês", afirmou o australiano no rádio.

Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio da corrida disputada em pista seca no circuito de Interlagos, em São Paulo, contrariando as previsões de chuva, e voltou a subir ao pódio pela primeira vez desde o GP de Cingapura, em setembro.

Massa, que se despediu da Ferrari nessa corrida, terminou na 7ª colocação, depois de ter sua prova prejudicada por uma punição recebida quando estava em 4º lugar. Ele também deu "zerinho" na pista e foi abraçado pela equipe após a prova.

"Estava sendo uma excelente corrida e foi uma pena o que aconteceu. É a primeira vez que vejo um 'drive through' por isso. O resultado poderia ser bem diferente, talvez até pódio", afirmou.

O brasileiro conquistou na Ferrari 11 vitórias em oito temporadas e tem como melhor colocação o vice-campeonato de 2008, quando perdeu a disputa por apenas um ponto para o britânico Lewis Hamilton.

A partir de 2014, ele pilotará pela Williams, equipe que não teve um bom ano e 2013, mas conta com mudanças de regras e o novo motor turbo V6 de 1,6 litro para voltar aos bons resultados -- o GP Brasil também marcou a despedida do motor V8 de 2,4 litros.

O 4º colocado da prova em Interlagos foi Jenson Button, da McLaren, seguido por Nico Rosberg, da Mercedes, e Sergio Pérez, que está de saída da McLaren.

Entre as equipes, o campeonato terminou com a Red Bull como campeã, com 596 pontos, seguida de Mercedes (360), Ferrari (354) e Lotus (315).


DOMÍNIO

A corrida em Interlagos foi completamente dominada por Vettel, assim como toda a temporada. O piloto da Red Bull conquistou o título por antecipação em 2013, tornando-se o tetracampeão mundial de F1 mais jovem, aos 26 anos. No último domingo, nos Estados Unidos, ele bateu o recorde de oito vitórias seguidas numa temporada.

Logo na largada, Fernando Alonso, que saiu em 3º, tentou atacar o primeiro colocado Vettel, mas Rosberg foi quem tomou a frente. Antes de terminar a primeira volta, porém, o alemão conseguiu retomar a liderança, e não a perdeu nem mesmo quando sua própria equipe cometeu um erro em pit stop.

Alonso, que chegou a cair para o 4º lugar na largada, fez duas ultrapassagens nas primeiras voltas e foi à 2ª colocação, enquanto Massa conseguiu uma ótima largada, pulando de 9º para 6º lugar.

Enquanto Vettel abria vantagem na liderança, Webber colou em Alonso e o ultrapassou na 13ª volta. Duas voltas depois, foi a vez de Massa conseguir ultrapassagem sobre Rosberg, para ficar em 5º.

Após as primeiras paradas nos boxes, o brasileiro chegou à 4ª colocação, logo atrás de seu companheiro Alonso, que travou uma disputa com Webber novamente, sendo ultrapassado pelo australiano.

Mas então Massa foi obrigado a cumprir um "drive through", ou seja, teve que passar pelos boxes, em uma punição por ter avançado pela linha branca na entrada dos boxes. Ao ser avisado pela equipe, o brasileiro gritou no rádio que era "inacreditável", e cumpriu a ordem gesticulando com o braço. Ele voltou à pista em 8º.

Na 47ª volta, Hamilton rodou e perdeu o pneu após toque com Valtteri Bottas, da Williams. O britânico conseguiu seguir na corrida, porém foi punido por provocar o acidente e terminou em 9º.

Logo na sequência, a Red Bull teve problemas no pit stop de Vettel, pois os mecânicos não tinham os pneus prontos, e Webber teve que esperar atrás do companheiro para fazer sua troca. Nada que atrapalhasse a dobradinha da Red Bull.


Por Camila Moreira e Tatiana Ramil
Edição de Pedro Fonseca
Fonte Reuters

Fotos: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Fittipaldi aconselha Massa e aposta em "casamento ...

ALTA ROTAÇÃO: Fittipaldi aconselha Massa e aposta em "casamento ...: O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi aposta que Felipe Massa será um líder na Williams na próxima temporada, e deu um consel...

Fittipaldi aconselha Massa e aposta em "casamento perfeito" na Williams

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi aposta que Felipe Massa será um líder na Williams na próxima temporada, e deu um conselho simples ao brasileiro: pilote como sempre pilotou.

Após oito anos como piloto da Ferrari, Massa despede-se neste domingo da equipe italiana no Grande Prêmio do Brasil, com 11 vitórias no currículo. Entretanto, a última foi em 2008 e neste ano o brasileiro subiu ao pódio apenas uma vez.

Para Fittipaldi, as mudanças nas regras da F1 para a próxima temporada, entre elas a adoção de um novo motor turbo V6, devem reduzir as diferenças entre as equipes, o que será positivo para a Williams, que somou apenas cinco pontos no campeonato de construtores por enquanto nesta temporada.

"A Williams está motivada e o Felipe está motivado, então acho que é um casamento perfeito na situação em que estão os dois. O Felipe está levando toda a experiência da Ferrari para dentro da Williams, e obviamente para a Williams é importante", disse Fittipaldi antes do GP Brasil.

Massa, que substituirá o venezuelano Pastor Maldonado na equipe inglesa, segue os passos de Ayrton Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Bruno Senna, outros brasileiros que já pilotaram pela escuderia.

"A Williams tem todo o conteúdo, toda a experiência para ser uma das grandes equipes. O Felipe só precisa fazer o que melhor sabe fazer na vida, que é guiar o carro como guia tão bem e entregar a paixão que tem pelo automobilismo", afirmou Fittipaldi. "Ele vai atuar como um líder."


Por Camila Moreira
Fonte: Reuters

Foto Divlgação

ALTA ROTAÇÃO: Com muita aventura e alto estilo, foi encerrada a ...

ALTA ROTAÇÃO: Com muita aventura e alto estilo, foi encerrada a ...: Rali de regularidade 4x4 reuniu competidores apaixonados para a etapa final, com trilhas belíssimas e muita adrenalina A capital parana...

Com muita aventura e alto estilo, foi encerrada a temporada 2013 do Rally Paraná

Rali de regularidade 4x4 reuniu competidores apaixonados para a etapa final, com trilhas belíssimas e muita adrenalina

A capital paranaense recebeu a grande final da temporada 2013 do Rally Paraná, o rali de regularidade válido pelo Campeonato Paranaense de Rally 4x4. Mais uma vez, os competidores enfrentaram lama, trechos lisos, cascalho e áreas de reflorestamento. O trajeto inédito que contou também com percurso em serras deixou as disputas, tanto pela etapa quanto pelo campeonato, ainda mais emocionantes.


Estiveram presentes na 5ª prova da 1ª edição do Rally Paraná 35 veículos de diversas cidades do paranaenses e o destaque na etapa foi uma grande participação de inscritos de Santa Catarina. O grid formado neste sábado, 23, na cidade de Curitiba, capital paranaense, teve largada às 10h em frente ao Posto O Cupim para as três categorias Master, Graduados, Junior que partiram para uma prova de 141 quilômetros, levantada dentro de propriedades particulares, garantindo a segurança dos participantes.

A etapa contou duas provas de duas horas cada, válidos para duas etapas do campeonato. Na chegada do rali, os participantes foram recepcionados com um grande almoço e na cerimônia de premiação da quinta etapa, que aconteceu na Chácara Cupim, foram conhecidos também os campeões da temporada 2013.

Vander Hirt disse que o objetivo principal foi alcançado, que era de dar início a uma nova história no Rally 4x4 no Paraná. "Este foi um campeonato feito por um paranaense apaixonado por rali e que sempre sonhou em participar de uma campeonato Estadual aqui no Paraná. O tempo se encarregou e quis que minha participação fosse como organizador desse que foi o primeiro campeonato no estado com a chancela da Federação Paranaense de Automobilismo", destacou o diretor o Rally Paraná.

A parceria com a MundoNav foi importantíssima para o sucesso do evento. "O Alex Kolling diretor da MundoNav, foi excepcional e dispensa comentários por tudo que representa no rali nacional. Ressalto mais uma vez, é um campeonato feito de paranaense para paranaenses, então para que saísse tudo perfeito foi buscada essa parceria que tem a experiência na organização de grandes competições como Transparaná, Rally FenaJeep, entre outros", enfatizou.

CAMPEONATO 2014

A segunda edição do Rally Paraná já está planejado e o calendário deve ser divulgado em breve. A novidade é que a primeira etapa do próximo ano será na cidade de Cascavel. "Na etapa de abertura será em regime de rodada dupla, sendo uma prova durante o dia e a outra noturna. A prova será em parceria com o Clube de Rally de Cascavel e com o Rally da Meia Noite, bastante conhecido na cidade e região oeste", contou Vander Hirt. "Outra novidade para 2014 é que a grande final será em parceria com o Cachorro Louco, mais um grande rali do Paraná", acrescentou o organizador.

A disputa do título entre as categorias foi extremamente acirrada durante todo o circuito. "Prova foi fantástica, com inúmeros desafios, onde pilotos e navegadores tiveram bastante trabalho. Uma prova rápida e que exigiu concentração", avaliou. "Estamos muito satisfeitos por contamos competidores de outros estados (Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais), que vieram conhecer nosso Rally PR", disse Alex Kolling, organizador do Rally Paraná e proprietário da Mundo Nav.

O Rally Paraná tem patrocínio da cota de: Ouro Trilha Eurocar, Acassius Gráfica, Zens Bonés e Camisetas. Apoio da: TOTEM, Posto Cupim 2, Jeep Clubes Locais e Jeepeiros de Santa Felicidade. A Supervisão é da Confederação Paranaense de Automobilismo e é uma realização do Rally Paraná em parceria com a Mundo Nav.


Confira o resultado da 5ª etapa do Rally Paraná - Curitiba:

Categoria Master
1.         Leandro Pereira Moor/Claudio Flores Bilu, Apucarana, 36 pontos ganhos
2.         Hamilton dos Santos Medeiros/Renan Pamplona Medeiros, Blumenau, 31
3.         Alessandro Weirich Salsicha/Wagner Hirt Marques, 30
4.         Mames Alexandre Floriani/Cristian Mueller, Rio Negrinho, 29
5.         Rone Branco/Ronaldo Willian, Curitiba, Pajero Full, Curitiba, 28
6.         Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky, Brusque, 28
7.         Otávio Enz Marreco/Allan Enz, Apucarana, 23
8.         Luiz Gonçalves Jr/Jhonatan Ardigo, Apucarana, 22
9.         Marcos Bezerra/Antonio Bezerra, Ponta Grossa, 21
10.       Márcio Ruckl/Márcio Ruckl Júnior, Rio Negrinho, 14
11.       Paulo Henrique Vieira/Vinicius Gunha, Curitiba, 10

Categoria Graduados
1.         André Queiroz/Sandy Ricardo Roncaglio, Curitiba, 45 pontos
2.         Marcelo Prevideli/Carlos Knop, Curitiba, 38
3.         Rogério Gonçales/Rodrigo Borges, Apucarana, 37
4.         Carlos Augusto-Guto/André Mocelin, Campo Largo, 32
5.         Waldemiro Veiga/Luiz Zanotti, Joinville, 22
6.         Odair Queiroz/Leandro Macedo ferreira, Curitiba, 20
7.         Daniel Casstanho/Maurício Pinelli, Londrina, 19
8.         Mauri Glir Jr/Alessander Fontes, Curitiba, 19
9.         Sandro Suptitz/Cesar Valandro, Cascavel, 15
10.       Maurício Barkema/Idenilson, Castro, 12
11.       Renato Agostineto/Eduardo Ortolan, Cascavel, 8

Categoria Junior
1.         Silvano de Jesus Taborda/Juliana Jaremczyk, Cascavel, 45
2.         Irineu Pedroso/Robson Schuinka, Cascavel, 42
3.         Rafael Pinto/Robson Osório, Curitiba, Amarok, 35
4.         Antonio de Oliveira/Alessandro Costa, Cascavel, 30
5.         Hoberson Henning/Gilberto Jr, Castro, 26
6.         Eraldo Franzoi/Antenor Neto, Cascavel, 22
7.         Reginaldo Malhado/Luiz Augusto, Curitiba, 20
8.         Marcos Osires Nunes/Marcos Vinícius Nunes, Curitiba, 15
9.         Antonio Carlos Campos Filho/Elton Luís Genaro, Ponta Grossa, 12
10.       Robson Batista/Wilson Batista, Curitiba, 12
11.       Edson Luiz Bailoni Pereira/Lucas de Moraes Pereira, Joinviille, 11
12.       Leandro Castro/João Rafael Iesen, Curitiba, 9
13.       Igor de Carvalho/Leila Teixeira, Castro, 7

Ranking da 1ª edição do Rally Paraná, após cinco etapas:

Categoria Master

PILOTO
1.         Leandro Moor Ximura, Apucarana,Troller, 170 pontos
2.         Rone Branco, Curitiba, Pajero Full, 151
3.         Otávio Enz Marreco, Apucarana, Troller, 149
4.         Luiz Gonçales Jr., Apucarana, TR4, 130
5.         Marcos Bezerra, Ponta Grossa, Rural, 84
6.         Agnaldo Reis, Apucarana, Troller, 64
7.         Paulo Vieira, Curitiba, Pajero Full, 62
8.         André Queiroz, Curitiba, Troller, 44
9.         Alessandro Weirich, Curitiba, Troller, 44
10.       Juvenil Sampaio, Curitiba, Troller, 43
11.       Marcelo Felipe Rorig, Palotina, Pajero Full, 42
12.       Rogério Morsoleto, Ponta Grossa, Troller, 37
13.       Hamilton Medeiros, Curitiba / Brusque, Troller, 31
14.       Mames Alexandre Floriani, Rio Negrinho, 29
15.       Acácio Arruda Otero, Marília, 29
16.       Flávio Roberto Kath, Brusque, 28
17.       Luiz Afonso Polli, Curitiba/ São Bento Do Sul, Pajero Full, 28
18.       Carlos Augusto Moreira, Campo Largo, Troller, 28
19.       Altimar Carleto, Apucarana, Pajero Full, 25
20.       Aparecido M. Fernandes, Maringá, Pajero Full, 17
21.       Márcio Ruckl, Rio Negrinho, 14
22.       Alair Lazzari, Curitiba / Itajai, Troller, 13
23.       Daniel Maffi Pexe, Chapecó, Troller, 9

NAVEGADOR
1.         Wagner Hirt, Apucarana,Troller, 164 pontos
2.         Willian Santos, Curitiba, Pajero, 151
3.         Allan Enz, Apucarana, Troller, 149
4.         Jonathan Ardigo, Apucarana, TR4, 130
5.         Antonio Bezerra, Ponta Grossa, Rural, 84
6.         André Reis, Apucarana, Troller, 64
7.         Vinicius Gunha Gallo, Curitiba, Pajero Full, 62
8.         Claudio Flores, Curitiba, Troller, 49
9.         Rafael Prada, Curitiba/Blumenau, Troller, 44
10.       Marcos F. Evangelista, Curitiba, Troller, 43
11.       Roberto Spessato, Palotina, Pajero Full, 42
12.       Everson Dias Titcho, Ponta Grossa, Troller, 37
13.       Renan Pamplona Medeiros, Blumenau, 31
14.       Cristian Mueller, Rio Negrinho, 29
15.       Leonardo Quinhonez, Marília, 29
16.       Rafain Walendowski, Curitiba, Troller, 28
17.       Luiz Felipe Eckel, Curitiba/ São Bento do Sul, Pajero Full, 28
18.       André Mocelin, Campo Largo, Troller, 28
19.       Alexandre Adorno, Apucarana, Pajero Full, 25
20.       Luiz Carlos Valdir, Maringá, Pajero Full, 17
21.       Leandro Macedo Ferreira, Curitiba, Troller, 14
22.       Márcio Ruckl Júnior, Rio Negrinho, 14
23.       Enedir Junior, Chapecó, Troller, 9

Categoria Graduados

PILOTO
1.         Rogério Gonçales, Apucarana, Troller, 147 pontos
2.         Renato Agostineto, Cascavel, Troller, 126
3.         Carlos Augusto-Guto, Campo Largo, Troller, 110
4.         Daniel Castanho, Londrina, Troller, 101
5.         Waldemiro Veiga, Joinville, Pajero, 98
6.         Mauri Glir Jr, Curitiba, Troller, 96
7.         Marcelo Previdelli, Curitiba, Troller, 62
8.         Edson Magnett, Curitiba, Troller, 59
9.         José Eduardo Guerra, Uberlândia, Pajero, 58
10.       João da Ranger, Apucarana, Troller, 51
11.       Ricardo Ruh, Ponta Grossa, Troller, 50
12.       Edegar Decker, Cascavel, Cherokee, 47
13.       Maurício Barkema, Castro, Troller, 46
14.       André Queiroz, Curitiba, 45
15.       Alessandro Rosin, Maringá, Troller, 45
16.       Igor Ditzel Kritski, Ponta Grossa, Troller, 35
17.       Sandro Marcelo Suplitz, Cascavel, Pajero, 34
18.       Luciano Stédile, Chapecó, Troller, 27
19.       Odair Queiroz, Curitiba, 20
20.       Fábio Daniel Komniski, Irati, Pajero, 16
21.       Alberto Ribas Lameira, Ponta Grossa, Vitara, 11
22.       Edson Schebeski, Ponta Grossa, Troller, 10
23.       Genaro Dutra Jr., Cascavel, Samurai, 2

NAVEGADOR
1.         Rodrigo Borges, Apucarana, Troller, 147 pontos
2.         Eduardo Ortolan, Cascavel, Troller, 126
3.         André Mocelin, Campo Largo, Troller, 110
4.         Alessander Fontes, Curitiba, Troller, 96
5.         Luiz Zanotti, Joinville, Pajero, 76
6.         Maurício Pinelli, Londrina, 71
7.         Carlos Knop, Curitiba, Troller, 62
8.         Endrigo Macedo Ferreira, Curitiba, Troller, 59
9.         Márcia Ma. Esteves Guerra, Uberlândia, Pajero, 58
10.       Bryan Hirt Fritãozinho, Apucarana, Troller, 51
11.       Rodrigo G. Martins, Ponta Grossa, Troller, 50
12.       Rafael Decker, Cascavel, Cherokee, 47
13.       Sandy Ricardo Roncaglio, Curitiba, 45
14.       Giovane Adriano, Maringá, Troller, 45
15.       João Henrique, Londrina, Troller, 40
16.       Everson Marciano Brow, Ponta Grossa, Troller, 35
17.       Marcos Evangelista, Castro, Troller, 34
18.       Cesar Valandro, Cascavel, Pajero, 34
19.       André Lenger, Chapecó, Troller, 27
20.       Luiz Zanotti, Joinville, Pajero, 22
21.       Leonardo Macedo Ferreira, Curitiba, 20
22.       Rogerio Luiz Kuhn, Irati, Pajero, 16
23.       Idenilson, Castro, 12
24.       Fernando Lameira, Ponta Grossa, Vitara, 11
25.       Elton Luis Genaro, Ponta Grossa, Troller, 10
26.       Idário Driessen, Cascavel, Samurai, 2


Categoria Junior

PILOTO
01.       Silvano de Jesus Taborda, Cascavel, Troller, 159 pontos
02.       Rafael Pinto, Curitiba, Amarok, 154
03.       Irineu Pedroso, Cascavel, Wrangler, 148
04.       Hoberson Henning, Castro, Pajero, 142
05.       Antonio Oliveira, Cascavel, 97
06.       Eraldo Franzoi/Antenor Neto, Curitiba, L200, 81
07.       Robson Batista/Wilson Batista, Curitiba, Gran Vitara, 77
08.       Reginaldo Melhado, Londrina, Troller, 57
09.       Marcelo Gouveia, Curitiba, Troller, 56
10.       Marcos Osires, Curitiba, Troller, 55
11.       Mateus Astolfi, Maringá, Troller, 47
12.       Mauro Richter, Ponta Grossa, Troller, 43
13.       Paulo Henrique Avelino, Curitiba, Pajero, 33
14.       Osmar Milane, Arapongas, Troller T4, 30
15.       Helton Luiz Genaro, Ponta Grossa, Vitara, 23
16.       Edson Schebeski, Ponta Grossa, Troller, 22
17.       Leandro Castro, Curitiba, 22
18.       Bruno Cesconeto, Cascavel, Vittara, 20
19.       Odair Queiroz, Curitiba, Troller, 18
20.       Marcos Elias Lotti, Cascavel, Troller, 18
21.       Wilson Boscolo, Toledo, 17
22.       Jayme Azevedo, Curitiba, Amarok, 17
23.       Luiz Altivir Fontana, Curitiba, 13
24.       Antonio Carlos campos Filho, Ponta Grossa, 12
25.       Edson Luiz B. Pereira, Joinville, 11
26.       Vilmar Schmidt Filho, Ponta Grossa, Vitara, 10
27.       Roger Valandro, Cascavel, Pajero, 8
28.       Igor de Carvalho, Castro, 7
29.       Clóvis Antônio Pereira, Curitiba, TR4, 6
30.       Wanderlei Fagnello, Apucarana, Troller, 6
31.       Jairo Mariano Pedroso, Curitiba, Troller, 4
32.       Marcelo Beux, Cascavel, S10, 3
33.       Maurício Barkema, Castro, Pajero V6, 3
34.       Marcos Yokiaki, Ponta Grossa, Pajero, 3
35.       Marco Antonio Muzi, Maringá, Troller, 0
36.       Lélio Montes, Cascavel, Samurai, 0

NAVEGADOR
1.         Juliana Jaremczyk, Cascavel, Troller, 159 pontos
2.         Robson Osório, Curitiba, Amarok, 154
3.         Robson Schuinka, Cascavel, Wrangler, 148
4.         Gilberto Marcowicz Jr, Castro, Pajero, 142
5.         Antenor Neto de Oliveira, Cascavel, L200, 81
6.         Alessandro Costa, Cascavel, 78
7.         Wilson Batista, Curitiba, Gran Vitara, 77
8.         Luiz Bellicci Cavalcanti, Londrina, Troller, 57
9.         Marcos Osires Jr, Curitiba, Troller, 55
10.       Marco Aurélio Coelho, Maringá, Troller, 47
11.       Vitor Richter, Ponta Grossa, Troller, 43
12.       Fábio Murillo Motta, Curitiba, Pajero, 34
13.       Sandy Ricardo Roncaglio, Curitiba, Troller, 30
14.       Osmar Jr, Arapongas, Troller T4, 30
15.       Silvio Lopes, Curitiba, Troller, 26
16.       Antonio Carlos, Ponta Grossa, Pajero, 23
17.       Ricardo Prestes, Ponta Grossa, Troller, 22
18.       João R. Iensen, Curitiba, Troller, 22
19.       Luana de Deus, Cascavel, Vittara, 20
20.       Rodrigo Rodrigues, Cascavel, Trolller, 19
21.       Paulo Fantin, Curitiba, Troller, 18
22.       Vitor Pieroccim, Cascavel, Troller, 18
23.       Victor Reginaldo, Toledo, 17
24.       Delson Mormino, Curitiba, Amarok, 17
25.       João Odair Oliveira, Curitiba, 13
26.       Elton Luís Genaro, Ponta Grossa, 12
27.       Lucas de Moraes Pereira, Joinville, 11
28.       Vilmar Schimidt, Ponta Grossa, Vitara, 10
29.       Cesar Egídio Valandro, Cascavel, Pajero, 8
30.       Leila Teixeira, Castro, 7
31.       Katiuscia Motta, Curitiba, TR4, 6
32.       Régis Fernandes, Apucarana, Troller, 6
33.       Henrique Domingos, Curitiba, Troller, 4
34.       Claúdia Campestrini, Cascavel, S10, 3
35.       Vanderlei Furtuoso, Castro, Pajero, 3
36.       Gilberto Marcovick, Castro, Pajero V6, 3
37.       Saulo Fabiano, Ponta Grossa, Pajero, 3
38.       Elio Antonio Golber Filho, Campo Largo, Troller, 0
39.       Werenilson Carlos Jorge, Maringá, Troller, 0
40.       Gilberto Lorenzi, Cascavel, Samurai, 0


Assessoria de Imprensa do Rally Paraná:
SiG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

Fotos divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Etapa final da Mitsubishi Cup tem muita emoção e d...

ALTA ROTAÇÃO: Etapa final da Mitsubishi Cup tem muita emoção e d...: Pilotos e navegadores enfrentaram trajeto veloz e muito desafiador na decisão da temporada 2013 A cidade de Indaiatuba, no interior de ...

Etapa final da Mitsubishi Cup tem muita emoção e disputas acirradas

Pilotos e navegadores enfrentaram trajeto veloz e muito desafiador na decisão da temporada 2013

A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, recebeu a final da temporada 2013 da Mitsubishi Cup. Durante as três provas da etapa, os participantes do rali cross-country de velocidade protagonizaram disputas acirradas para decidir quem seria o campeão em cada uma das categorias.


"Foi uma das etapas mais bonitas e técnicas de todo o ano. É muito especial conseguir uma vitória em um sábado tão disputado", comenta Rodrigo Meinberg, que, ao lado de João Luis Stal, alcançou sua primeira vitória na categoria Pajero TR4 ER Master. "Próximo ano buscaremos mais vitórias e, por que não, o campeonato", completa João Luis.

O trajeto de aproximadamente 34 quilômetros feito na Fazenda Pimenta era um dos mais seletivos da temporada, com uma mistura de retas longas e sequências de curvas travadas, sempre com muita variação de relevo e de pisos. Além disso, com a chuva na sexta-feira e no início de sábado, pilotos tiveram que redobrar a atenção para não perder o controle em trechos escorregadios.

"Hoje começamos o dia com lama. Por isso, era muito fácil perder o controle do carro. Isso deixou as disputas ainda mais acirradas", afirma o navegador Marcelo Haseyama, que ao lado do piloto Fred Macedo, venceu as três provas do dia e voltou para casa com o troféu na categoria Pajero TR4 ER. "Aprendemos muito durante o ano, e fechamos a temporada com chave de ouro. Ano que vem, viremos ainda mais motivados e bem preparados", afirma.

Os campeões
Foi nesse cenário cheio de desafios que os campeões das seis categorias - Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master e L200 Triton RS - foram definidos. Na Pajero TR4 R, a dupla que ficou em primeiro na etapa e no campeonato foi Diogo Cavalcanti e Marcos Rogério Almeida.

"É um sonho que se torna realidade. Não tenho palavras para descrever como é bom ser campeão da Mitsubishi Cup", emociona-se Diogo que, em seu ano de estreia em ralis, foi o destaque da categoria. "Conseguimos aliar muito bem minha experiência com o estilo agressivo de pilotagem do Diogo. Ano que vem buscaremos o bicampeonato", explica Marcos.

Na categoria Pajero TR4 ER, os campeões foram Jocimar e Victor Ristow. Pai e filho conseguiram várias vitórias durante o ano, e chegaram à última etapa com grande vantagem. "Nesta etapa buscamos não correr riscos. Foi preciso manter a concentração e pensar no campeonato", conta Jocimar. "Aprendi muito com meu pai. Foi um período muito bom. Além de conquistar o título, foi muito legal passar esse tempo em família", afirma Victor.

Entre os Pajero TR4 ER Master, quem chegou à frente foi o piloto Sérgio Gugelmin. Ao lado do navegador Marcos Panstein, ele conseguiu vários pódios durante o ano, garantindo o primeiro lugar da categoria. "Mais do que vitórias, procurávamos ser regulares durante toda a temporada. O título é resultado dessa estratégia", explica o piloto.

Já na L200 Triton ER, Fernando Ewerton e Pedro Eurico fecharam o ano vencendo a etapa de Indaiatuba e faturando o campeonato. "Foi uma prova bem diferente e todos os pilotos gostaram. É nosso segundo título seguido, e vamos buscar o terceiro no ano que vem", comenta Fernando.

Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio venceram na categoria L200 Triton ER Master. "Essa temporada foi muito especial para nós. Vencer um campeonato disputado como a Mitsubishi Cup é a meta de muitos pilotos", afirma Lucas. Com o título, a dupla já tem lugar garantido na categoria L200 Triton RS. "Fizemos muitos amigos na L200 Triton RS durante 2013. Tenho certeza que disputas acirradas farão parte de toda a temporada 2014", garante Kaique.

Os campeões da categoria L200 Triton RS foram Marcelo Emerick Mendes e Deco Muniz que venceram a três últimas etapas do ano. "Não imaginávamos que, no final do campeonato, ficaríamos com o título da categoria. Foi, com certeza, a temporada mais acirrada que participamos", comenta Marcelo.

A temporada 2014 da Mitsubishi Cup promete ser ainda mais emocionante, com novidades técnicas que farão com que mais pilotos tenham a oportunidade de vencer. Além disso, algumas provas mais longas farão parte do calendário, exigindo das duplas estratégias diferentes em cada uma das etapas.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol, Pirelli, Castrol, Magneti Marelli, Axalta, Clarion, Mapfre, Transzero, Unirios e Columbia. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, pelo Facebook do Mundo Mit (www.faceboo.com/Mundomit) e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).

Vídeo release
Acesse o site abaixo para fazer o download do vídeo release da Mitsubishi Cup.
http://www.santaedit.tv.br
Login: release_mitsubishicup
Senha: mitralis


Resultados - 7ª etapa - Indaiatuba
Pajero TR4R
1) Diogo de Mesquita Cavalcante / Marcos Rogerio Almeida - 43 pontos
2) Celio Di Pace / Luciano Bezerra Wanderley - 40 pontos
3) Luiz Antônio de Borba Neto / Doris van Hees - 34 pontos
4) Rodrigo Bastos / Thiago Vargas - 34 pontos
5) Ricardo Maia Aguiar / Arthur Vitorino Di Pace - 32 pontos

Pajero TR4 ER
1) Frederico Macedo / Marcelo Haseyama - 45 pontos
2) Paulo Cesar Aragão Gondim / Antonio M Chagas Junior - 36 pontos
3) Jocimar Almir Ristow / Victor Matta Ristow - 36 pontos
4) Carlos Alberto Girolla / Gilberto Cecilio Junior - 33 pontos
5) Albano Dos Santos Parente Jr / Fernando Montar - 31 pontos

Pajero TR4ER Master
1) Rodrigo Meinberg / João Luis Stal - 44 pontos
2) Sérgio Braz Gugelmin / Marcos Maia Panstein - 39 pontos
3) Eder Benito / Fernando Marcel Toshio Abe - 35 pontos
4) Andre Franco Miranda / Alison Sass Pedroso - 35 pontos
5) Rodrigo Rezende Leis / Ronald Rezende Leis - 33 pontos

L200 Triton RS
1) Marcelo Emerick Mendes / Deco Muniz - 45 pontos
2) Marcos Antonio Cassol / Luis Felipe Eckel - 41 pontos
3) Cristian Baumgart Stroczinski / Alberto Andreotti Neto - 40 pontos
4) Fabio Prada Ferreira / Edgar Fabre - 32 pontos
5) Rodrigo Terpins / Breno de Almeida Rezende - 27 pontos

L200 Triton ER
1) Fernando Ewerton César da Silva / Pedro Eurico - 44 pontos
2) Ricardo Feltre / Joel Kravtchenko - 43 pontos
3) Glauber Fontoura / Minae Miyauti - 39 pontos
4) Fabrício Bianchini / Marcos Finato - 35 pontos
5) Marcelo Tomasoni / João Paulo Franco - 28 pontos

L200 Triton ER Master
1) Lucas Moraes / Kaique Bentivoglio - 45 pontos
2) José Hélio Gonçalves Rodrigues Filho / Weidner Moreira - 41 pontos
3) Felipe Ewerton Cezar Da Silva / Rodrigo Mello - 40 pontos
4) Armando Bispo / Leopoldo Albuquerque Filho - 36 Pontos


Resultado do Campeonato - Mitsubishi Cup 2013
Pajero TR4R - Piloto
1) Diogo de Mesquita Cavalcante - 219 pontos
2) Ricardo Maia Aguiar - 195 pontos
3) Celio Di Pace - 193 pontos
4) Luiz Antonio de Borba Neto - 193 pontos
5) Bruno Cassol - 175 pontos

Pajero TR4R - Navegador
1) Rogerio Almeida - 214 pontos
2) Luciano Bezerra Wanderley - 193 pontos
3) Thiago Ferreira da Silva - 173 pontos
4) Arthur Vitorino di Pace - 159 pontos
5) Fabio Rogerio Pedroso - 156 pontos

Pajero TR4 ER - Piloto
1) Jocimar A. Ristow - 218 pontos
2) Miguel Agostinho Zarpellon - 199 pontos
3) Wagner Felippe Roncon - 193 pontos
4) Albano Dos Santos Parente Jr - 191 pontos
5) Vilson Thomas - 170 pontos

Pajero TR4 ER - Navegador
1) Victor Matta Ristow - 218 pontos
2) João Guilherme Pavia - 195 pontos
3) Joselito Vieira de Melo Junior - 193 pontos
4) Joao Gilberto Ferreira da Silva Joca - 189 pontos
5) William Thomas - 170 pontos

Pajero TR4ER Master - Piloto
1) Sergio Braz Gugelmin - 205 pontos
2) Eder Benito - 204 pontos
3) Carlos Henrique Scheffer Jr - 200 pontos
4) Andre Franco De Miranda - 181 pontos
5) Henry Grosskopf - 170 pontos

Pajero TR4ER Master - Navegador
1) Marcos Maia Panstein - 205 pontos
2) Fernando Marcel Toshio Abe - 204 pontos
3) Luiz Afonso Poli - 200 pontos
4) Alison Sass Pedroso - 178 pontos
5) Gunnar Dums - 170 pontos

L200 Triton RS - Piloto
1) Marcelo Emerick Mendes - 215 pontos
2) Cristian Baumgart Stroczinski - 210 pontos
3) Marcos Antonio Cassol - 208 pontos
4) Marcos Baumgart Stroczynski - 194 pontos
5) Rafael Martins Cassol - 175 pontos

L200 Triton RS - Navegador
1) Deco Muniz - 215 pontos
2) Alberto Andreotti Neto - 210 pontos
3) Luis Felipe Eckel - 208 pontos
4) Kleber Cincea - 194 pontos
5) Vitor Jose Muench - 182 pontos

L200 Triton ER - Piloto
1) Fernando Ewerton Cesar da Silva - 225 pontos
2) Glauber Fontoura - 208 pontos
3) Ricardo Feltre - 202 pontos
4) Fabricio Bianchini - 184 pontos
5) Seigo Nakamura - 177 pontos

L200 Triton ER - Navegador
1) Pedro Eurico - 225 pontos
2) Minae Miyauti - 208 pontos
3) Joel Kravtchenko - 202 pontos
4) Roberlena Moraes - 135 pontos
5) Caio Santos - 129 pontos

L200 Triton ER Master - Piloto
1) Lucas Moraes - 218 pontos
2) José Helio Gonçalves Rodrigues Filho - 214 pontos
3) Felipe Ewerton Cezar Da Silva - 207 pontos
4) Marco Falchetti - 183 pontos
5) Armando Bispo - 179 pontos

L200 Triton ER Master - Navegador
1) Kaique Bentivoglio - 218 pontos
2) Rodrigo Mello - 207 pontos
3) Ivo Renato Mayer - 183 pontos
4) Leopoldo Albuquerque Filho - 179 pontos
5) Weidner Moreira - 174 pontos


Assessoria de Imprensa
Carolina Vasconcellos

Fotos: Adriano Carrapato / Mitsubishi

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Acidentes na corrida final impedem bom res...

ALTA ROTAÇÃO: FIA GT: Acidentes na corrida final impedem bom res...: As duas provas da 6ª rodada da FIA GT Series no circuito de rua do Azerbaijão foram bastante complicadas, com acidentes e paralisações. Mes...

FIA GT: Acidentes na corrida final impedem bom resultado do BMW Sports Trophy Team Brasil em Baku

As duas provas da 6ª rodada da FIA GT Series no circuito de rua do Azerbaijão foram bastante complicadas, com acidentes e paralisações. Mesmo assim, time brasileiro encerra temporada em terceiro lugar no campeonato de equipes, com Cacá e Khodair entre os Top-10 na classificação de pilotos

Foi um domingo complicado para os pilotos do BMW Sports Trophy Team Brasil, na disputa da última etapa da FIA GT Series em 2013. As duas corridas nos 3,4 km do circuito de rua de Baku, capital do Azerbaijão, tiveram muitos incidentes, entradas do Safety Car e até uma bandeira vermelha, que interrompeu a Corrida Classificatória.


Allam Khodair e Cacá Bueno, a bordo do BMW Z4 #0, ainda conseguiram um bom resultado na primeira prova, cruzando a linha de chegada em oitavo no geral e em sétimo na categoria Pro Cup, depois de terem largado em 12º. Eles ainda pontuaram como quarto colocados, já que alguns pilotos que chegaram à frente estavam correndo como convidados.

Já os companheiros Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez, com o BMW Z4 #21, tiveram novamente um imprevisto com os freios do carro e não puderam tirar dele o melhor desempenho, terminando em 16º no geral (14º na Pro Cup). René Rast e Niki Mayr-Melnhof, da equipe WRT, a bordo de um Audi R8 LMS, largaram na pole e dominaram a etapa.


A segunda corrida foi ainda mais confusa e apenas 16 carros chegaram ao final, ou seja, quase metade do grid ficou pelo caminho, entre eles as duplas da equipe brasileira. Khodair largou bem e já era o quarto colocado, quando levou um toque na traseira do piloto holandês Nick Catsburg, da equipe BMW Sports Trophy Team Marc VDS. Com o pneu furado e a suspensão quebrada, o BMW Z4 #0 foi obrigado a abandonar a disputa.

Enquanto isso, Zonta e Jimenez brigavam para se manter entre os 10 primeiros. A dupla também foi acertada no começo e, com a batida, o BMW Z4 #21 teve o radiador de óleo do câmbio quebrado. Com um pit stop perfeito, um dos pontos altos do time brasileiro ao longo do ano, Jimenez voltou pra pista entre os primeiros, mas o câmbio não suportou os danos da batida e também quebrou.

Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor, da equipe Belgian Audi Club Team WRT, com um Audi R8 LMS, foram os vencedores da etapa e também ficaram com o título de 2013. A dupla somou 132 pontos, contra 110 dos vice-campeões Frank Stippler/Edward Sandstrom, seus companheiros na equipe belga.

O circuito apertado em alguns pontos e bastante complicado já previa um domingo difícil para as equipes e a programação foi ainda mais atrasada, pois lavaram o asfalto e, com a temperatura baixa, a pista não secava. Os pilotos chegaram a sair com pneus de chuva, durante os 30 minutos de box aberto, mas antes da largada da Corrida Classificatória já trocaram pelos slicks, com alguns pontos da pista praticamente seco.

Dos 28 carros inscritos apenas o Corvette, da equipe Callaway, não foi para a pista neste domingo. Após uma batida nos treinos livres de sábado (23), o carro não conseguiu ser reparado a tempo.

Khodair lamentou os incidentes, que impediram um bom resultado na Corrida Principal, depois de um ano de muito aprendizado para todo o time. "Na primeira corrida, fomos atingidos, mas conseguimos terminar bem. Na segunda prova, a BMW da VDS perdeu a freada e acertou forte a nossa traseira, furando o pneu e quebrando a suspensão", contou o paulista, que junto com Cacá terminou a temporada em 10º lugar, com 40 pontos.

Jimenez também falou sobre a falta de sorte, principalmente na corrida final. "O Ricardo (Zonta) levou uma pancada na largada, que pegou o radiador do câmbio. Com a batida, ele arrebentou e veio vazando. Quando eu entrei, já estava fazendo barulho e, três ou quarto voltas depois, o câmbio quebrou. Foi uma pena... Nosso pit stop foi ótimo, a estratégia estava perfeita, porque nós paramos uma volta depois do Safety Car e vários pararam quando não poderiam. Segundo a equipe, saímos em primeiro... Foi muita falta de sorte", finalizou Jimenez, 11º colocado no campeonato, com 37 pontos. Zonta, que fez uma corrida a menos, terminou em 15º, com 29 pontos.

O BMW Sports Trophy Team Brasil encerra sua primeira temporada no mundial em terceiro lugar, com 100 pontos. Ao longo do ano, o time verde amarelo passou por etapas na França, Bélgica, Holanda, Eslováquia, Espanha e a rodada final no Azerbaijão. O ousado projeto da equipe nacional foi de bastante aprendizado para todos. "Foi um ano bom, de muito aprendizado, passamos muito perto do pódio em várias etapas e evoluímos a cada disputa. O resultado aqui poderia ter sido muito melhor, pois os carros estavam bons. Infelizmente, tivemos falta de sorte no classificatório, que foi totalmente anormal, com muitos incidentes e nem conseguimos completar voltas no Q1. E, hoje, as batidas tiraram todas as nossas chances. Mas estávamos competitivos e agora é pensar em 2014", completou Antonio Hermann, Team Principal da equipe.

Confira os resultados da 6ª etapa da FIA GT Series em Baku (Top-10):

Corrida Classificatória
1 12 PRO N.Mayr-Melnhof/R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS) 32 voltas em 1h14min26s088
2 11 PRO S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 1s226
3 27 PRO R.Bell/K.Estre (Hexis Racing McLaren MP4-12C) a 2s190
4 15 PRO A.Sims/S.Dusseldorp (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) a 2s787
5 4 PRO N.Catsburg/M.Martin (BMW SportsTrophy Team Marc VDS BMW E89 Z4) a 5s710
6 2 PAM S.Afanasiev/A.Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 7s761
7 13 PRO F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 7s986
8 0 PRO A.Khodair/C.Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) a 8s606
9 5 PRO M.Winkelhock/E.Ide (Phoenix Racing Audi R8 LMS) a 9s317
10 41 PRO N.Tandy/M.Holzer (Trackspeed Porsche 997 GT3 R) a 10s498 1
16 21 PRO R.Zonta/S.Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4) a 40s324

Corrida Principal
1 11 PRO S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) 30 voltas em 1h00min39s010
2 27 PRO R.Bell/K.Estre (Hexis Racing McLaren MP4-12C) a 1s313
3 1 PRO M.Buhk/A.Day (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) a 5s312
4 9 PRO S.Loeb/A.Parente (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C) a 5s755
5 25 PAM D.Baumann/H.Proczyk (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 31s029
6 52 PRO F.Sladecka/S.Rosina (GRT Grasser Racing Team Lamborghini LP560-4) a 39s168
7 14 PAM C.Campanico/M.Ammermüller (Novadriver Audi R8 LMS) a 39s464
8 15 PRO A.Sims/S.Dusseldorp (Boutsen Ginion McLaren MP4-12C) a 39s884
9 44 PRO A.Soucek/O.Turvey (MRS GT Racing McLaren MP4-12C) a 41s553
10 45 PAM H.Hassid/A.Beltoise (TDS Racing(FRA) BMW E89 Z4) a 46s205
Não completaram
21 PRO R.Zonta/S.Jimenez BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4 a 15 voltas
0 PRO A.Khodair/C.Bueno BMW Sports Trophy Team Brasil BMW E89 Z4 a 29 voltas

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após seis etapas (12 corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 132
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 110
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 92
4. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 83
5. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 80
6. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 79
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 63
7. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 73
8. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 61
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 51
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 40
11.S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 37
15. R. Zonta (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 29
19. A. Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), 8


Para mais informações da equipe acesse:

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos: Tony Hermann