Trio formado por Sérgio Jimenez/Felipe
Fraga/Átila Abreu mostra evolução e conclui os 1000 km de Paul Ricard na 13ª
posição no geral e nono na categoria ProCup marcando dois pontos na série de
longa duração. Próxima etapa do Endurance será as 24h de SPA, no fim de julho
O BMW Team
Brasil demonstrou, neste sábado (20), um grande poder de reação e uma
estratégia bastante eficiente para completar os 1000 km de Paul Ricard em 13º
no geral e em nono na categoria Pro Cup, depois de largar da 31ª posição,
praticamente no meio do grid. Com o resultado, o time de Antonio Hermann e
Washington Bezerra marcou seus primeiros pontos na Série Endurance. Após seis
horas de prova, válida pela terceira etapa do Blancpain Endurance Series, a
vitória ficou com o trio Katsumasa Chiyo/Wolfgang Reip/Alexander Buncombe, do
Nissan #23, que travou uma boa briga com Bentley #7, de Guy Smith/Andy
Meyrick/Steven Kane, especialmente nas voltas finais. A próxima etapa do
Endurance é a emblemática 24h de SPA, no final de julho (o evento será de 21 a
26), antes, no dia 05, o BMW Team Brasil participa da quarta etapa da Série
Sprint, em Moscou.
Cada piloto
do elenco verde e amarelo foi responsável por fazer um stint de aproximadamente
duas horas cada. Durante as 171 voltas de disputa, foram necessárias, no total,
seis paradas no box para abastecimento e troca de pneus, uma a mais do que o
time havia previsto, por conta de um furo de pneu na terceira hora de corrida,
além de duas pausas para a mudança de pilotos. Com o nono lugar na ProCup, o
BMW Team Brasil marcou seus dois primeiros pontos no Endurance Series. O outro
brasileiro presente na prova, Bruno Senna, completou a prova em 21º, ao lado de
Álvaro Parente e Adrian Quaife-Hobbs, na MCLaren 650 S GT3 #59.
Sérgio
Jimenez ficou a cargo da primeira parte da corrida. O piloto de Piedade fez boa
largada, escapou de acidentes e em pouco menos de uma hora de prova já ocupava
a 17ª posição. Há poucas voltas para a troca de pilotos, o paulista estava em
13º. Depois de impor bom ritmo, e de conquistar mais de 15 posições na pista,
Jimenez passou o BMW #77 para Felipe Fraga.
"No meu stint, eu consegui
escapar de três acidentes na minha frente, e isso salvou nossa corrida. O ritmo
era bom sempre. Eu cheguei a estar à frente do BMW #46 quando fui pra box, e
ele chegou em terceiro, sinal que estávamos bem competitivos. Entreguei o carro
pro Fraga em 13º. No stint dele, na sexta volta, ele se enroscou com outro
concorrente e isso furou nosso pneu. O que nos fez perder uma volta. Muita
pena. Foi muito bom, especialmente, se levarmos em conta todos esses problemas
que tivemos. Não fosse essas coisas, teríamos completado no top-5. Temos muito
potencial e mostramos isso. Agora é verificar o que quebrou, e fazer a revisão
completa, porque se fosse as 24h, ainda teríamos mais 18 horas de prova", avaliou o piloto de Piedade,
satisfeito com o resultado.
Na segunda
parte da prova, o tocantinense Felipe Fraga soube manter o bom ritmo do BMW da
equipe brasileira. O jovem de 19 anos andou sempre entre os melhores. Ele
chegou a estar em nono, mas teve um pneu furado em uma disputa com outro
competidor, o que dificultou seu trabalho. Poucos antes de ir para o boxe para
a troca de pilotos, Fraga ocupava a 12ª posição, quando passou a máquina para o
companheiro Átila Abreu.
"Foi muito bom. No meu stint eu
estava entre os três mais rápidos da pista, tinha um ritmo incrível. Fiquei
muito feliz com meu trabalho e o da equipe, que fez um pit stop muito bom.
Recuperei várias posições, de 17º pra nono, e isso porque tive um pneu furado e
precisei usar quase uma hora só para recuperar a nona posição. Se não fosse
isso, acredito que teríamos ficado entre os cinco primeiros, mas foi bom mesmo
assim", contou o
tocantinense, também demonstrando satisfação com o resultado da etapa em Paul
Ricard.
Átila foi
responsável por fazer a última parte da prova, ou seja, a parte noturna da
corrida. O sorocabano também fez bonito e manteve o forte ritmo e bom trabalho
iniciado por seus companheiros Jimenez e Fraga. Nas voltas finais de prova, o
sorocabano, impôs um ritmo ainda mais forte, e conseguiu assumir a décima
posição no geral, mas uma quebra na suspensão traseira na última volta lhe
tirou o posto. Mesmo assim, ele cruzou a linha de chegada em 13º, sendo o nono
colocado na categoria ProCup, fato que garantiu dois pontos ao elenco
brasileiro no campeonato de Endurance.
"Foi uma corrida movimentada e
conseguimos os primeiros pontos no campeonato. Terminamos em nono na categoria.
Uma pena essa quebra na última volta. Mas, conseguimos terminar nos pontos,
mesmo perdendo duas posições no final. Foi nossa primeira vez em corrida
noturna, primeira prova realmente longa. Guiar à noite é diferente, muda um
pouco sua referência de freadas e de profundidade. Tem algumas coisas que já
observamos que dá para melhorar, afinal não treinamos nenhuma vez à noite. E o
carro muda um pouco o comportamento do dia para a noite. E já sabemos o que é.
De maneira geral, foi bem legal e estou contente. Foram os primeiros pontos da
equipe no Endurance e um grande aprendizado para todos. Tínhamos potencial para
chegar mais à frente, mas com um pneu furado acabamos fazemos uma parada a mais
e perdemos uma volta, com relação ao líder. O importante é o aprendizado e
esforço de toda equipe. Agora é se preparar para as 24h, que é um desafio
maior. Parabéns a todos os envolvidos", declarou o piloto de Sorocaba.
Resultado da 3ª etapa do Blancpain
Endurance Series - 1000 km de Paul Ricard:
1) PRO #23 Alex Buncombe, Wolfgang Reip
and Katsumasa Chiyo (Academy Team RJN GT-R Nismo, Nissan GT) 171 voltas
2) PRO #7
Smith/Meyrick/Kane (Bentley M-Sport, Bentley Bentley Continental GT3), a 7.988
3) PRO
#46 Paltalla/Luhr/Martin (BMW Sports Trophy Team Marc VDS Z4, BMW Z4), a 10.190
4) PRO
Nico Bastian, Stef Dusseldorp, Daniel Juncadella (ROWE Racing Mercedes SLS AMG
GT3), 52.995
5) PAM
#11 Broniszewski/Bonacini/Lyons (Kessel Racing, Ferrari 458 Italia), a 1:39.014
6) PRO
#63 Giovanni Venturini/Adrian Zaugg/Mirko Bortolotti, (GRT Grasser, Lamborghini
Huracan), a uma volta
7) PRO
#20 Vautier/Moullin Traffort/Pier Guidi (Akka ASP, Ferrari 458 Iyalia),a uma
volta
8) PAM #18 Oliver Morley, Sean Johnston,
Maro Engel (BlackFalco, Mercedes SLS AMG GT3), a uma volta
9) PRO #75 Salaquarda/Bonanomi/Vervisch
(ISR, Audi R8 LMS Ultra), a uma volta
10) PAM #51 Guedes/Cameron/Griffin (AF Corse,
Ferrari 458 Italia), a uma volta
11) PAM #70 Karachev/Vasilyev/Asmer (GT
Russian Team Viatti, Mercedes SLS AMG GT3), a uma volta
12) PRO #8 Buhk/Soulet/Soucek (Bentley
M-Sport, Bentley Continental GT3), a duas voltas
13) PRO #77
Sérgio Jimenez/Felipe Fraga/Átila Abreu, (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW
Z4), a duas voltas
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Fotos: Tony Hermann