domingo, 1 de setembro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna lamenta toque: "Lugar errado, hora err...

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna lamenta toque: "Lugar errado, hora err...: Piloto da Aston Martin se envolve em acidente e abandona 6 Horas de SP A quebra da suspensão traseira direita do Vantage, originada p...

Bruno Senna lamenta toque: "Lugar errado, hora errada"

Piloto da Aston Martin se envolve em acidente e abandona 6 Horas de SP


A quebra da suspensão traseira direita do Vantage, originada pela forte batida recebida por uma Ferrari, provocou o abandono de Bruno Senna nas 6 Horas de SP, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A corrida deste domingo em Interlagos estava a ponto de fechar o primeiro terço quando o Porsche conduzido pelo alemão Körg Bergmeister freou forte na curva do Laranjinha para evitar o choque com uma Ferrari da classe AM. Sem espaço, Bruno bateu no Porsche e ainda recebeu o impacto do carro italiano. "Eu estava no lugar errado na hora errada", comentou Bruno, que largou em 6º e ocupava a quarta colocação entre os modelos GTE Pro, cujo vencedor foi a Ferrari F458 dos italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni. A dupla chegou apenas 1,5 segundo à frente do Vantage do alemão Stefan Mücke e do inglês Darren Turner, após uma batalha acirrada na última hora. Entre os protótipos, deu a dobradinha da Audi, com o trio do alemão André Lotterer, do francês Benoit Trèluyer e do suíço Marcel Fassler completando 235 voltas, com três se vantagem sobre o dinamarquês Tom Kristensen, o francês Loic Duval e o escocês Allan McNish..

Depois da pancada, Bruno ainda se manteve na pista por mais duas voltas. "Nem sei se a Ferrari rodou sozinha ou se alguém deu nela", disse, decepcionado com o episódio. A caminho do Mergulho, no entanto, perdeu o controle do Aston Martin e saiu da pista. Conseguiu voltar, mas a suspensão arriou. Sem alternativa, estacionou na ampla área de escape que margeia o circuito naquele ponto. "Cheguei a pensar inicialmente que era um pneu furado. Só vi que o problema era mais sério quando a suspensão quebrou de vez", explicou.

A desistência prematura encerrou a primeira participação de Bruno em uma série de turismo depois das três corridas pela Fórmula 1 entre 2010 e 2012. E deixou sem resposta o potencial do Vantage 99, o esportivo da Aston Martin que pilotava em parceria com o inglês Rob Bell. "O carro estava competitivo. Não era o mais veloz, porque sofríamos um pouco nas retas com o excesso de asa traseira. Mas certamente isso traria um prêmio no consumo de pneus e aumentaria nossas chances", observou.

Bruno disse ainda que as 6 Horas de SP, incluídas pelo segundo ano consecutivo no calendário do Mundial de Endurance, deixaram outra lição que precisará ser entendida nas próximas etapas. "Deu para ver que, mesmo numa corrida de longa duração, largar na frente é importante para escapar de confusões que sempre acontecem, principalmente nas relargadas. Além disso, o safety car ficou tempo demais na pista por causa do acidente com o protótipo da Toyota na Curva do Sol, a Ferrari do Vilander pegou fogo na minha frente, enfim, aconteceu muita coisa", continuou. "Foi um fim de semana muito difícil", resumiu.

Nos próximos sábado e domingo, ao lado de Stefan Mücke, do inglês Richard Abra e do australiano Mark Poole, Bruno correrá as 24 Horas de Barcelona pela equipe oficial da Aston Martin. Nesta segunda-feira, contudo, estará em Santiago do Chile atendendo a compromissos promocionais do fabricante britânico, que está comemorando seu centenário em 2013.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: José Mário Dias

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes leva, pneu rouba pódio de Barrich...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Gomes leva, pneu rouba pódio de Barrich...: Cacá larga no fim do grid, termina em 8º em Cascavel e mantém a liderança Da alegria a decepção foram pouco menos de 40 minutos. Depois...

Stock Car: Gomes leva, pneu rouba pódio de Barrichello

Cacá larga no fim do grid, termina em 8º em Cascavel e mantém a liderança

Da alegria a decepção foram pouco menos de 40 minutos. Depois de largar pela primeira vez na pole desde a estreia na Stock Car em outubro passado, Rubens Barrichello perdeu a chance de subir ao pódio pela segunda vez por causa de um problema no pneu traseiro direito quando faltavam apenas duas voltas para o fim da prova deste domingo em Cascavel. Barrichello, que havia perdido a ponta na parada para reabastecimento, estava em plena perseguição a Marcos Gomes quando foi abatido pela falta de sorte. Com isso, Gomes conquistou a segunda vitória na temporada, repetindo o resultado da mesma pista em junho, e a sexta na categoria. Com a competência habitual e favorecido pelas duas entradas do safety car, Cacá Bueno - mesmo largando em último por causa da desclassificação do treino classificatório - terminou em 8º e conservou a liderança do campeonato.

Barrichello comandou a volta inicial, mas foi superado por Ricardo Maurício, seu companheiro de primeira fila, logo no segundo giro. O campeão de 2008 conseguiu livrar alguma folga, enquanto o ex-astro da Fórmula 1 chegou a trocar de posição com Daniel Serra na briga pelo segundo posto. Na volta 17, no entanto, Maurício rodou na entrada da reta dos boxes e ficou parado em posição perigosa, levando à neutralização da corrida. Pouco depois da segunda e última relargada - a primeira, breve, foi provocada pela batida de Felipe Lapenna na Curva do Bacião -, os carros começaram a fazer a parada para o reabastecimento obrigatório. Barrichello entrou no fim da janela e voltou logo atrás de Gomes, que vinha em franca ascensão depois de sair em 5º no grid.

O diretor-técnico da Medley/Full Time, Maurício Ferreira, havia acabado de incentivar Barrichello na busca pela vitória quando o pneu estourou e acabou com a possibilidade do experiente ao menos repetir seu melhor resultado até agora - o 2º lugar na etapa de Salvador. De volta à pista, Barrichello ainda pôde descontar a volta de desvantagem em relação a Gomes, mas cruzou a linha de chegada apenas em 26º e fora da zona de pontos.

Depois de passar em branco na etapa mais recente em Ribeirão Preto, Daniel Serra recuperou-se com o segundo lugar e se manteve vivo na briga pelo título com a vice-liderança na classificação geral, enquanto o pódio foi completado por Max Wilson. A temporada voltará a ser movimentada no próximo dia 15, no circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita.

O resultado da prova (sujeito às verificações técnica e desportiva):

1          - Marcos Gomes       - Carlos Alves Competições - Peugeot       - 37 voltas em 42min12s551            -
2          - Daniel Serra            - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 0s970
3          - Max Wilson - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 2s765
4          - Sergio Jimenez       - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 4s097
5          - Allam Khodair         - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - a 7s076
6          - Thiago Camilo         - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 7s738
7          - Luciano Burti           - Boettger Competições        - Peugeot       - a 7s839
8          - Cacá Bueno            - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 7s955
9          - Rafa Matos - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 9s491
10        - Nonô Figueiredo     - Mobil Super Pioneer Racing          - Chevrolet     - a 10s245
11        - Valdeno Brito          - Shell Racing            - Peugeot       - a 10s539
12        - Diego Nunes           - RC3 Bassani           - Peugeot       - a 11s266
13        - Julio Campos          - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 11s556
14        - Duda Pamplona      - Officer ProGP        - Chevrolet     - a 11s563
15        - Denis Navarro         - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 12s794
16        - Tuka Rocha            - BMC Racing           - Chevrolet     - a 13s196
17        - Popó Bueno            - Shell Racing            - Peugeot       - a 14s716
18        - David Muffato         - Carlos Alves Competições - Peugeot       - a 15s862
19        - Gabriel Casagrande           - RC3 Bassani           - Peugeot       - a 20s527
20        - Fabio Fogaça          - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - a 20s961
21        - Galid Osman           - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 27s392
22        - Rodrigo Sperafico   - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 28s069
23        - Wellington Justino   - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 31s005
24        - Beto Cavaleiro        - Hanier Racing         - Peugeot       - a 45s459
25        - Ricardo Sperafico   - Officer ProGP        - Chevrolet     - a 49s123
26        - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições     - Chevrolet     - a 56s262
27        - Rodrigo Pimenta     - Gramacho Competições    - Peugeot       - a 1 volta
28        - Vitor Genz   - Gramacho Competições    - Peugeot       - a 1 volta
29        - Ricardo Mauricio    - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 4 voltas
30        - Alceu Feldmann      - Full Time Competições      - Chevrolet     - a 6 voltas
31        - Átila Abreu   - Mobil Super Pioneer Racing          - Chevrolet     - a 7 voltas
32        - Ricardo Zonta         - BMC Racing           - Chevrolet     - a 8 voltas
33        - Lico Kaesemodel    - Boettger Competições        - Peugeot       - a 20 voltas
34        - Felipe Lapenna       - Hanier Racing         - Peugeot       - a 28 voltas


Campeonato:

1          - Cacá Bueno - 137
2          - Daniel Serra - 130
3          - Thiago Camilo - 127
4          - Ricardo Maurício - 123
5          - Max Wilson - 102
6          - Valdeno Brito - 90
7          - Marcos Gomes - 70
8          - Julio Campos - 66
9          - Rubens Barrichello - 64
10        - Tuka Rocha - 63
11        - Sérgio Jimenez - 60
12        - Rafa Matos - 56
13        - Luciano Burti - 55
14        - Ricardo Zonta - 54
15        - Allam Khodair e Nonô Figueiredo  - 51
17        - Galid Osman - 46
18        - Diego Nunes - 38
19        - Duda Pamplona - 37
20        - Átila Abreu e Ricardo Sperafico - 36
22        - Rodrigo Sperafico - 35
23        - Fábio Fogaça - 34
24        - Denis Navarro - 33
25        - Popó Bueno - 29
26        - Alceu Feldmann - 25
27        - David Muffato - 21
28        - Lico Kaesemodel - 16
29        - Felipe Lapenna - 11
30        - Vitor Genz - 9
31        - Wellington Justino - 8
32        - Rodrigo Pimenta - 3
33        - Beto Cavaleiro e Gabriel Casagrande - 2


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Foto: Miguel Costa Jr./MF2

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Fogaça "salva um pontinho" no final da ...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Fogaça "salva um pontinho" no final da ...: Depois de enfrentar um sábado complicado no Oeste paranaense, piloto sorocabano recuperou 12 posições neste domingo e voltou a figurar na z...

Stock Car: Fogaça "salva um pontinho" no final da prova em Cascavel

Depois de enfrentar um sábado complicado no Oeste paranaense, piloto sorocabano recuperou 12 posições neste domingo e voltou a figurar na zona de pontos


Apesar dos problemas enfrentados durante todo o dia de treinos livres e de classificação para a oitava etapa da Stock Car - realizada neste domingo (1/9) em Cascavel, no Paraná -, o sorocabano Fábio Fogaça voltou a marcar pontos em sua temporada de estreia na categoria. Depois de recuperar 12 posições nos 42 minutos de prova deste domingo, Fábio fechou a disputa na 20a posição e marcou seu 34o ponto no campeonato.

"Em vista do que foi o nosso sábado, ter terminado a etapa com um ponto a mais é motivo de comemoração para nossa equipe. Não tivemos um bom carro neste fim de semana, e creio que eu poderia ter tirado um pouco mais de velocidade do equipamento no treino de classificação. Mas a verdade é que tivemos mesmo um começo de etapa complicado, com tantos problemas acontecendo ao mesmo tempo, que fica até difícil identificar exatamente o que ocorreu. Ao menos, terminamos nos pontos", comentou o sorocabano.

Ao contrário da primeira prova realizada neste ano em Cascavel, a oitava etapa da temporada foi toda disputada com pista seca neste domingo no circuito do Oeste paranaense. Uma leve garoa caiu sobre o circuito minutos depois da bandeirada final, e não chegou a comprometer a prova.

"Tivemos uma etapa em ritmo surpreendente, por isso mesmo alguns pilotos tiveram problemas de pneu. No nosso caso, o pit stop roubou segundos importantes, que me deixariam um pouco mais à frente. Mas é aquilo que falei: diante de um fim de semana tão complicado como este, temos que olhar o lado positivo. Conseguimos recuperar posições e somar mais um ponto, o que me deixa bastante confiante para o Velopark", declarou Fogaça.

A próxima corrida da Stock Car será realizada dentro de duas semanas, no circuito localizado em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. A vitória na oitava etapa da temporada ficou com Marcos Gomes. Veja como terminou a corrida deste fim de semana e como ficou o campeonato passadas oito etapas:

Etapa 08
1 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - 37 voltas
2 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0s970
3 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 2s765
4 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 4s097
5 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 7s076
6 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 7s738
7 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 7s839
8 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 7s955
9 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 9s491
10 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 10s245
11 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 10s539
12 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 11s266
13 - Julio Campos - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 11s556
14 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 11s563
15 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 12s794
16 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 13s196
17 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 14s716
18 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 15s862
19 - Gabriel Casagrande - RC3 Bassani - Peugeot - a 20s527
20 - Fabio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 20s961
21 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 27s392
22 - Rodrigo Sperafico - Prati-Donaduzzi Racing - Peugeot - a 28s069
23 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 31s005
24 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 45s459
25 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 49s123
26 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Competições - Chevrolet - a 56s262
27 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 1 volta
28 - Vitor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 1 volta
29 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 4 voltas
30 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 6 voltas
31 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 7 voltas
32 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 8 voltas
33 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 20 voltas
34 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 28 voltas

Campeonato
1 - Cacá Bueno - 137
2 - Daniel Serra - 130
3 - Thiago Camilo - 127
4 - Ricardo Maurício - 123
5 - Max Wilson - 102
6 - Valdeno Brito - 90
7 - Marcos Gomes - 70
8 - Julio Campos - 66
9 - Rubens Barrichello - 64
10 - Tuka Rocha - 63
11 - Sérgio Jimenez - 60
12 - Rafa Matos - 56
13 - Luciano Burti - 55
14 - Ricardo Zonta - 54
15 - Allam Khodair e Nonô Figueiredo - 51
17 - Galid Osman - 46
18 - Diego Nunes - 38
19 - Duda Pamplona - 37
20 - Átila Abreu e Ricardo Sperafico - 36
22 - Rodrigo Sperafico - 35
23 - Fábio Fogaça - 34
24 - Denis Navarro - 33
25 - Popó Bueno - 29
26 - Alceu Feldmann - 25
27 - David Muffato - 21
28 - Lico Kaesemodel - 16
29 - Felipe Lapenna - 11
30 - Vitor Genz - 9
31 - Wellington Justino - 8
32 - Rodrigo Pimenta - 3
33 - Beto Cavaleiro e Gabriel Casagrande – 2

Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Vandelei Soares

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Rafa Matos é o oitavo colocado em Casca...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Rafa Matos é o oitavo colocado em Casca...: Piloto mineiro imprimiu ritmo forte e está mais perto dos 10 primeiros na tabela de pontos. O companheiro Wellington Justino terminou em 22...

Stock Car: Rafa Matos é o oitavo colocado em Cascavel

Piloto mineiro imprimiu ritmo forte e está mais perto dos 10 primeiros na tabela de pontos. O companheiro Wellington Justino terminou em 22º

A 8ª etapa da Stock Car, disputada neste domingo (1º) no autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi emocionante do começo ao fim. Foram várias ultrapassagens, incidentes e, no final, a vitória ficou mais uma vez com o paulista Marcos Gomes, que já havia subido ao lugar mais alto do pódio na 6ª etapa, também realizada em Cascavel. O paulista Daniel Serra foi o segundo e Max Wilson terminou em terceiro.

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos voltou a pontuar entre os top-10. O piloto mineiro largou em 13º e cruzou a linha de chegada em nono. Com a exclusão de Allam Khodair, ao final da disputa, ganhou mais uma colocação. O resultado poderia ter sido ainda melhor, mas Matos teve um problema com o pneu traseiro direito e precisou troca-lo no pit stop obrigatório.

O companheiro Wellington Justino partiu de 30º e ficou em 22º, após as 37 voltas. Na briga pelo campeonato, Cacá Bueno segue na liderança, com 138 pontos. O piloto ficou em sétimo lugar neste domingo, depois de largar em último (o carioca foi punido pelos comissários desportivos e perdeu seu tempo no classificatório, por ter abastecido durante a tomada). Serrinha está em segundo no campeonato, com 130 pontos. O pole da corrida, o ex-piloto de F-1 Rubens Barrichello, acabou fora da zona de pontos, depois de ter um pneu furado nas voltas finais.

Com mais um top-10, Matos está agora em 12º no campeonato, com 57 pontos. O mineiro chegou a estar entre os top-5 durante a prova, liderou antes do pit stop, mas a troca do pneu fez o piloto perder segundos preciosos, mas necessários. "A equipe fez um trabalho muito bom, decidindo trocar o pneu, porque havia uma bolha. Tínhamos um ritmo bom durante a corrida. Infelizmente, na largada, fiquei espremido e perdi várias posições. Mas consegui me recuperar. Fui bem agressivo com o uso do push to pass (botão de ultrapassagem) no início e deu certo. Aprendemos muito nesta etapa. Erramos algumas vezes, mas acertamos também. Foi um final de semana muito produtivo. Cheguei em nono e o objetivo era terminar entre os 10. Avançamos mais uma posição no campeonato, o que nos deixa mais próximos de terminar entre os dez na temporada. Saímos daqui com o saldo positivo", relatou o mineiro.

O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, também comentou sobre a boa sequência de resultados e deixou a pista satisfeito com mais um top-10. "De ontem pra hoje, após a classificação, conversamos muito e chegamos a um novo acerto e o carro evoluiu. A corrida foi super emocionante. Estivemos brigando na frente com o Rafa e a troca de pneus, no nosso caso, era necessária, porque tinha uma bolha. Estaríamos arriscando toda a corrida se não trocássemos. O resultado foi muito bom pela situação de corrida. Mostramos mais uma vez que temos condições de andar sempre entre os dez, tanto com piloto, quanto equipe e estratégia", comemorou Rodrigues.

Já o goiano Wellington Justino espera poder largar mais à frente nas próximas etapas, para evitar os problemas de partir de trás do grid. "Largar atrás é sempre um problema. Você fica o tempo todo saindo de confusão, sendo tocado, então precisamos nos classificar melhor e sair do enrosco lá de trás", disse o piloto do carro #26.

"O carro estava muito traseiro na corrida. Usei muito o push no começo e, faltando oitavo voltas para o final, fiquei totalmente sem push. O pessoal veio passando e eu não tinha como me defender, porque eles tinham push e eu não", completou Justino.

O circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), será o palco da 9ª etapa da Stock Car, dentro de duas semanas.

Veja o resultado da 8ª etapa em Cascavel:
1) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 37 voltas em 42min12s551, média de 160,84 km/h
2) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 0s970
3) Max Wilson (Eurofarma RC), a 2s765
4) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), a 4s097
5) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 7s738
6) Luciano Burti (Boettger Competições), a 7s839
7) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 7s955
8) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 9s491
9) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), a 10s245
10) Valdeno Brito (Shell Racing), a 10s539
11) Diego Nunes (RC3 Bassani), 11s266
12) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 11s556
13) Duda Pamplona (Officer ProGP), a 11s563
14) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 12s794
15) Tuka Rocha (BMC Racing), a 13s196
16) Popó Bueno (Shell Racing), a 14s716
17) David Muffato (Carlos Alves Competições), a 15s862
18) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), a 20s527
19) Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), a 20s961
20) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 27s392
21) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing), a 28s069
22) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 31s005
23) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 45s459
24) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 49s123
25) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 56s262
26) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 4 voltas
27) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 6 voltas
28) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), a 7 voltas
29) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 8 voltas
30) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 20 voltas
31) Felipe Lapenna (Hanier Racing), a 28 voltas

*Os pilotos Allam Khodair, Vitor Genz e Rodrigo Pimenta foram excluídos por irregularidades no reabastecimento durante a prova.

Classificação do Campeonato após oito etapas (top-10):
1º) Cacá Bueno, 138 pontos
2º) Daniel Serra, 130
3º) Thiago Camilo, 128
4º) Ricardo Mauricio, 123
5º) Max Wilson, 102
6º) Valdeno Brito, 91
7º) Marcos Gomes, 70
8º) Julio Campos, 67
9º) Rubens Barrichello, 64
10º) Tuka Rocha, 64
11º) Sergio Jimenez, 60
12º) Rafa Matos, 57
31º) Wellington Justino - 8

Na temporada 2013 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Leites Manacá, Ativas, Symantec, IMM Impermeabilizantes, Belvitur e Sienna Motors.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Foto: Vanderley Soares

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Punição injusta tira vitória de Átila A...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Punição injusta tira vitória de Átila A...: Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing estava em segundo lugar, à frente de todos adversários que acabaram no pódio quando foi jogado ...

Stock Car: Punição injusta tira vitória de Átila Abreu em Cascavel

Piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing estava em segundo lugar, à frente de todos adversários que acabaram no pódio quando foi jogado para fora da pista de maneira desleal por Max Wilson e inexplicavelmente recebeu drive-through pela manobra que evitou um acidente

Átila Abreu tinha o melhor carro da prova deste domingo em Cascavel pela Stock Car. Mas a vitória escapou em virtude de uma punição controversa dos comissários desportivos. Foi a terceira sanção aplicada pela CBA contra o competidor da equipe Mobil Super Pioneer Racing em oito corridas na temporada 2013.

Largando em sétimo, Átila ultrapassou Thiago Camilo e Marcos Gomes (que acabou com a vitória) já na terceira volta. O sorocabano então partiu para o ataque pelas primeiras posições.

No giro de número 9 após um erro de Max Wilson na saída da curva 4, Átila iniciou manobra de ultrapassagem por ter mais velocidade. Mas foi espremido para fora da pista pelo adversário, numa manobra desleal que colocou ambos em risco. Para evitar um acidente, o sorocabano teve que ir para a grama. Ele voltou meio carro atrás e conquistou a ultrapassagem na freada seguinte.

Mas os especialistas da Confederação Brasileira de Automobilismo não viram desta maneira -- nem mesmo quando, após a prova, tiveram acesso às nítidas cenas registradas pela câmera onboard do carro #51.

Determinaram um drive-through contra o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing, implodindo a corrida de Átila Abreu.

"É lamentável que todo o trabalho profissional da equipe e também o meu tenha sido jogado no lixo por causa disso. Uma categoria do porte e relevância da Stock Car faz jus a mais profissionalismo nas decisões e julgamentos. Merece também pessoas mais comprometidas com isso, que também vivam do esporte a motor", declarou Átila muito inconformado.

Após a prova, ele apresentou protesto solicitando a retratação dos comissários bem como reparação pelos danos financeiros e de imagem decorrentes da punição. O pleito foi indeferido.

A próxima etapa da Stock Car acontece dentro de duas semanas na pista gaúcha do Velopark.

CONTATO
Luís Ferrari
Imprensa - Mobil Super Pioneer Racing

Foto: Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Gomes vence de novo e vira Rei de Cascavel

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Gomes vence de novo e vira Rei de Cascavel: Ele é o primeiro piloto na história da principal categoria nacional a ter vencido duas vezes na pista da cidade do oeste paranaense. Cacá B...

Marcos Gomes vence de novo e vira Rei de Cascavel

Ele é o primeiro piloto na história da principal categoria nacional a ter vencido duas vezes na pista da cidade do oeste paranaense. Cacá Bueno manteve a liderança e Daniel Serra passou a ser o vice. Próxima etapa será dia 15 de setembro no Velopark.

Marcos Gomes venceu a oitava etapa do Circuito Nova Schin Stock Car, na manhã deste domingo no Autódromo de Cascavel, e se tornou o Rei de Cascavel. O filho do tetracampeão Paulo Gomes é o único piloto na história a ter conquistado duas vitórias no mais veloz traçado misto do calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro. Nesta temporada Marquinhos já havia vencido nos mesmos 3.058 metros, mas com pista molhada. O segundo lugar ficou com Daniel Serra seguido por Max Wilson.


"Para vencer hoje em dia na Stock Car é necessário se ter um carro bom, uma equipe muito bem preparada e sorte. As coisas têm que dar certo. E aqui deram. Na chuva muita gente disse que tinha dado certo pelas condições diferentes da pista. Agora deu certo no seco também. Recuperar a quantidade de pontos que tenho atrás dos líderes é bem difícil, pois a Stock Car é muito competitiva. Os líderes estão sempre chegando nas primeiras posições. Então, sinceramente não estou pensando nisso neste ano. A gente quer ganhar confiança, se possível vencer mais corridas, fazer mais pódios e, aí sim, em 2014, disputar o título. Se isso acontecer vai ser um sonho", acrescentou Marcos Gomes.

O pentacampeão Cacá Bueno, que no sábado à noite foi punido pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo por ter abastecido após o início do treino classificatório, teve de largar em último (34º), fez excelente corrida de recuperação, terminou na oitava colocação e manteve a liderança do Circuito Nova Schin Stock Car. Na 11ª volta Cacá já estava em 24º; na passagem 17 em 18º; na 25 em 15º; na 30 em 13º; na 32 em 12º e cruzou a linha de chegada em oitavo conquistando importantes pontos na briga por seu sexto título.


Agora, o pentacampeão tem 137 pontos contra 130 de Daniel Serra, seu companheiro de equipe, 127 de Thiago Camilo, 123 de Ricardinho Maurício, que deixou de pontuar, e 102 de Max Wilson. A próxima etapa será dia 15 de setembro no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.

Rubens Barrichello, que largou na pole - sua primeira na categoria - liderou boa parte da corrida, mas teve um pneu furado na 34ª das 37 voltas da prova, quando estava em segundo lugar, teve de ir para o boxes e terminou em 26º.

Resultado da oitava etapa do Circuito Nova Schin Stock Car

1) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 37 voltas em 42min12s551, média de 160,84 km/h
2) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 0s970
3) Max Wilson (Eurofarma RC), a 2s765
4) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), a 4s097
5) Allam Khodair (Vogel Motorsport), a 7s076
6) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 7s738
7) Luciano Burti (Boettger Competições), a 7s839
8) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 7s955
9) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 9s491
10) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), a 10s245
11) Valdeno Brito (Shell Racing), a 10s539
12) Diego Nunes (RC3 Bassani), 11s266
13) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 11s556
14) Duda Pamplona (Officer ProGP), a 11s563
15) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 12s794
16) Tuka Rocha (BMC Racing), a 13s196
17) Popó Bueno (Shell Racing), a 14s716
18) David Muffato (Carlos Alves Competições), a 15s862
19) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), a 20s527
20) Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), a 20s961
21) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 27s392
22) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing), a 28s069
23) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 31s005
24) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 45s459
25) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), a 49s123
26) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 56s262
27) Vitor Genz (Gramacho Competições), a 1 volta
28) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 1 volta
29) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 4 voltas
30) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 6 voltas
31) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), a 7 voltas
32) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 8 voltas
33) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 20 voltas
34) Felipe Lapenna (Hanier Racing), a 28 voltas

Melhor volta: Rubens Barrichello, 1min02s494, média de 176,16 km/h

O Circuito Nova Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Nova Schin é o patrocinador master da principal categoria do automobilismo brasileiro, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP

Fotos: Fernanda Freixosa / Duda Bairros

ALTA ROTAÇÃO: Acabou a Formula Indy em São Paulo.

ALTA ROTAÇÃO: Acabou a Formula Indy em São Paulo.: Prefeitura rompe contrato com os organizadores. Corrida que era organizada desde 2010 nas ruas de São Paulo, mais exatamente na margina...

Acabou a Formula Indy em São Paulo.

Prefeitura rompe contrato com os organizadores.

Corrida que era organizada desde 2010 nas ruas de São Paulo, mais exatamente na marginal Tietê, usando inclusive o sambódromo, está encerrada, já não haverá em 2014.

Com a alegação de atrair poucos turistas, não gerando receita satisfatória para o município  trazer muitos transtornos no trânsito na região da marginal, a prefeitura rompeu o contrato com a IZOD IndyCar Series, organizadora da categoria.

Em 2012 quando Rubinho Barrichello participou da prova, São paulo recebeu mais ou menos, 30 mil turistas, entre espectadores, acompanhantes, mecânicos das equipes, patrocinadores e jornalistas, de acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado de São Paulo (Abih-SP). A taxa de ocupação saltou de 20% para 50%, um feito para uma cidade com vocação para os negócios e que tende a se esvaziar em fins-de-semana prolongados.

Outra alegação da prefeitura de São Paulo para findar as serie de provas que vinha acontecendo nas ruas da metrópole, foi que nunca um piloto brasileiro ganhou. De 2010 a 2012 só ganhou o piloto Will Power e em 2013 o canadense James Hinchcliffe faturou a prova.

O grupo de Rádio e Televesião Bandeirantes era parceiro da prefeitura de São Paulo, que até agora não se pronunciou.

A princípio a cidade de Ribeirão Preto estava na briga para sediar essa prova do automobilismo mundial, na época a organização da IZOD IndyCar Series esteve naquela cidade e a negociação estava bem adiantada. Mas de uma hora para outra a prefeitura se São Paulo com grupo Bandeirantes fechou com os organizadores da categoria.

A prefeita de Ribeirão Preto, Sra. Darcy Vera, com muita agilidade, não deixou a petaca cair, correu atras e trouxe a Stock Car para cidade. Quem sabe Ribeirão Preto não volta a ser candidato a sediar essa etapa da IZOD IndyCar Series.

Texto: Fernando de Souza

Fotos:  Google

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez belisca pódio para Voxx Racing e te...

ALTA ROTAÇÃO: Sergio Jimenez belisca pódio para Voxx Racing e te...: Largando em quinto e fazendo grande corrida, piloto do #5 chegou a ser quinto colocado, trocou pneu no pit, caiu para 12º e recuperou muito...

Sergio Jimenez belisca pódio para Voxx Racing e termina em quarto a etapa de Cascavel da Stock Car

Largando em quinto e fazendo grande corrida, piloto do #5 chegou a ser quinto colocado, trocou pneu no pit, caiu para 12º e recuperou muito terreno na parte final da prova, terminando em quarto. Denis Navarro, que chegou a estar dentro do top-10, chegou em 15º

A prova de Cascavel, Paraná, oitava etapa da temporada 2013 da Stock Car, teve o piloto da Voxx Racing, Sergio Jimenez, como um dos destaques. Largando em quinto, foi para cima no começo da prova, trocou pneu, caiu para 12º e veio recuperando para terminar a corrida em quarto, melhor resultado da temporada para a equipe, que é estreante. Denis Navarro, que largou em 20º, foi tocado na primeira volta, caiu para as últimas posições, recuperou muito terreno, chegou a estar dentro do top-10, e terminou a etapa em 15º, também somando pontos para o time.

"Larguei bem, ganhei posição, tomei uns toques e me posicionei entre quarto e sexto na primeira metade da prova. Depois, o carro começou a melhorar bastante e fui para cima. Cheguei a ser segundo antes do safety car, e, quando a equipe me chamou para o pit. Ficamos conversando via rádio se trocaríamos, ou não, os pneus, o que acabou com a troca do composto traseiro direito. Caí um pouco, fui para 12º, tinha muita gente brigando na minha frente, tive que dosar os botões de ultrapassagem, mas fui passando um a um e tinha certeza que, com mais uma voltinha, dava para subir no pódio. Foi muito bom, só tenho que agradecer à Voxx Racing, pois esse é o caminho, essa é a posição que temos que ficar, e será assim daqui em diante no campeonato", disse Sergio Jimenez, que com os 17 pontos da quarta colocação subiu para a 11ª posição no campeonato, somando agora com 60 pontos no total.

William Lube, chefe da equipe Voxx Racing, novamente elogiou o trabalho de toda a equipe, dizendo que foi conservador na estratégia de parada de Jimenez, onde preferiu trocar pneu ao invés de arriscar. Tal estratégia se mostrou acertada, como o próprio resultado final mostrou.

"Tivemos a chance de, novamente, largar na quinta colocação no grid, repetindo a situação de São Paulo. Tínhamos um equipamento para terminar bem a corrida, e esse foi o nosso foco. O safety car deixou uma dúvida muito grande em nossa cabeça, pois como juntou todos de novo, trocar pneu nos faria perder muitas posições. Mas sabíamos que o fim da corrida seria bem crítico, não arriscamos e conquistamos essa posição tão importante para todos nós, aquele resultado que motiva todos para a próxima corrida. E nas próximas etapas, vamos arriscar para buscar nossa primeira vitória", revelou William Lube.

Denis Navarro, que partiu em 20º, fazia uma corrida de recuperação, ocupava a nona colocação no meio da prova, mas uma saída de pista o fez cair e perder posições. O piloto do #5 terminou a corrida em 15º, mas sabia que, se largasse mais a frente, poderia ter chegado dentro do top-10.

"A corrida foi tumultuada, como sempre é largando lá de trás. Perdi muitas posições na saída quando fui jogado para fora no Bacião. Vim recuperando, estava entre os dez primeiros, mas após a parada, o comportamento do carro estava estranho e acabei perdendo posições. Tínhamos carro para ir para cima e chegar entre os dez, pena foi ter largado no pelotão do meio para o fim do grid", disse Denis Navarro.

Para a etapa paranaense, a imagem das apresentadoras Sabrina Sato e Fernanda Motta continuou estampando os capôs dos carros de Sergio Jimenez e Denis Navarro, respectivamente, promovendo a marca de shakes emagrecedores da linha Redubío, da Nutracom, marca líder de vendas no Brasil da qual elas são as novas garotas-propaganda.

A próxima etapa da Stock Car será daqui a duas semanas, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, a nona etapa da temporada, realizada dia 15 de setembro no Velopark.

Sobre Redubío

Nos formatos individual e kit com os sabores chocolate, morango e baunilha, os shakes podem substituir até duas refeições por dia, balanceando o consumo de calorias sem prejudicar o organismo e possibilitando emagrecer até cinco quilos em 30 dias. A grande novidade da linha é o lançamento da versão 0% lactose, disponível a partir de agosto em todas as farmácias e drogarias do Brasil.

Sobre Voxx Suplementos

A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.

Resultado da prova
(20 primeiros)
1º) 80 Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot)
2º) 29 Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet)
3º) 65 Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet)
4º) 73 Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot)
5º) 18 Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet)
6º) 21 Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet)
7º) 14 Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot)
8º) 0 Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet)
9º) 2 Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet)
10º) 11 Nonô Figueiredo, (Mobil Super Pioneer Racing/Chevrolet)
11º) 77 Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot)
12º) 70 Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot)
13º) 4 Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot)
14º) 23 Duda Pamplona, (Officer ProGP/Chevrolet)
15º) 5 Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot)
16º) 25 Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet)
17º) 74 Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot)
18º) 35 David Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot)
19º) 83 Gabriel Casagrande, (RC3 Bassani/Peugeot)
20º) 72 Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet)

Campeonato
(12 primeiros)
1º) Cacá Bueno, 137 pontos
2º) Daniel Serra, 130
3º) Thiago Camilo, 127
4º) Ricardo Mauricio, 123
5º) Max Wilson, 102
6º) Valdeno Brito, 90
7º) Marcos Gomes, 70
8º) Julio Campos, 66
9º) Rubens Barrichello, 64
10º) Tuka Rocha, 63
11º) Sergio Jimenez, 60
12º) Rafa Matos, 56

RF1 Jornalismo
Foto: Gagliano/Hyset/RF1