terça-feira, 12 de agosto de 2014

KantanKart segue programação do Ituano Motor Sport Club no segundo semestre

As quatro etapas restantes da temporada 2014 serão realizadas no kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu; parceria com a F4 Sudam tem continuidade

A primeira temporada da história do KantanKart (2013/2014) chegou ao fim, mas o campeonato continua com a sequência da segunda temporada, iniciada paralelamente à primeira no início do ano. Porém, para o segundo semestre, a organização do evento definiu que as quatro últimas etapas farão parte da programação do Campeonato Ituano de Kart - organizado pelo Ituano Motor Sport Club. O objetivo é reduzir ainda mais os custos para os pilotos inscritos.

"Conversei com a administração do kartódromo Arena Brasil Kirin e conseguimos encaixar as atividades do Kantan no campeonato ituano. Com isso, conseguimos eliminar algumas taxas, que serão abatidas dos custos do piloto. Assim, cada etapa do campeonato custará R$ 3.800,00, incluindo aluguel do chassi, motor, inscrição, combustível e um jogo de pneus slick", disse o promotor do campeonato, Walter Savaglia.

Assim como no primeiro semestre, o KantanKart mantém a parceria com a F4 Sul-americana. Nas provas de Guaratinguetá e Itu, o mineiro João Pedro Guim e o paranaense Guilherme Baldin, respectivamente, ganharam um dia de testes na categoria e aceleraram o carro na pista-sede da F4 Sudam, em El Pinar, no Uruguai.

"É uma parceria que está dando certo para os dois lados. O João Pedro e o Guilherme realizaram um sonho de criança graças ao prêmio. Isso mostra que estamos preocupados com o futuro dos jovens talentos. Vamos definir a linha de premiação para o segundo semestre", afirmou Savaglia. "Os dois, além de outros pilotos que disputam o KantanKart, demonstraram bastante interesse pela F4 Sudam. É um degrau natural", finalizou o promotor.

O KantanKart é promovido pela MMKT Sports Marketing, operacionalizado pela Ascot Racing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da PlayTV, Everlast Energy Drink, fornecimento de chassis e motores da PCR e apoio de AmericaNet, UNS Idiomas, Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil e Clube Helvetia.


MediaOne Communications
Ricardo Motezano
Fotos: Cris Reis / PlanetKart

Stock Car chega à metade da temporada, e Rafael Suzuki estreia em Cascavel em busca de ascensão

Pista tem como principal característica a alta velocidade e uma das curvas mais desafiadoras do Brasil. SporTV transmite ao vivo o treino classificatório no sábado às 14h e as duas corridas no domingo a partir das 11h

O piloto Rafael Suzuki espera encerrar um período de resultados adversos nesse fim de semana no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Apesar dos abandonos forçados nas últimas três corridas, em Goiânia e Brasília, o paulista radicado do Maranhão confia no potencial do trabalho com a equipe ProGP, chefiada pelo ex-piloto Duda Pamplona, para somar bons pontos na sexta etapa da Stock Car, que marca o fim da primeira metade da temporada, e acontece entre 15 e 17 de agosto, no interior do Paraná.


Nesse evento, em particular, pilotos e equipes terão duas sessões extras de treinos livres na manhã de sexta-feira (15), oferecido pela organização com o objetivo de aprimorar os câmbios dos carros, que nesta temporada foram trocados do modelo sequencial acionado por alavancas pelo de "borboletas" atrás do volante.

A temporada 2014 da Stock Car tem Átila Abreu na liderança com 76 pontos, seguido por Thiago Camilo com 72 e Julio Campos com 71. Rubens Barrichello, vencedor da Corrida do Milhão, é o quarto com 69.

Rafael Suzuki
"Nós sabemos do nosso potencial e, por circunstâncias fora do nosso controle, não tivemos ainda os resultados que queremos. Fazíamos uma boa Corrida do Milhão, e isso nos deixa otimista para Cascavel. Nosso carro era muito nervoso nas freadas antes, mas agora acreditamos ter solucionado o problema. Esse treino extra será importante para nós, não só para trabalharmos no câmbio, mas também para conhecer a pista."


Kart
Rafael Suzuki disputou a 5ª etapa do Campeonato Maranhense no último sábado (9) no Kartódromo João Sallem, em São Luís. Correndo na categoria Graduados, o piloto - Campeão Brasileiro da categoria em 2011 - sagrou-se vencedor da etapa ao vencer as duas provas do dia.



Programação da etapa de Cascavel da Stock Car (horários de Brasília):

Sexta-feira, 15 de agosto
9h40 - 10h - 1º Treino Extra - Grupo 1
10h10 - 10h30 - 1º Treino Extra - Grupo 2
12h - 12h20 - 2º Treino Extra - Grupo 1
12h30 - 12h50 - 2º Treino Extra - Grupo 2
15h30 - 16h10 - 1º Treino - 1º Grupo
16h20 - 17h - 1º Treino - 2º Grupo

Sábado, 16 de agosto
9h20 - 10h20 - 2º Treino - Grupo 1
10h30 - 11h30 - 2º Treino - Grupo 2
14h - 15h - Classificação Stock Car

Domingo, 17 de agosto
11h - Largada Corrida 1 (40min de prova + 1 volta)
12h13 - Largada Corrida 2 (20min de prova + 1 volta)

Eversports
Fotos: Carsten Horst/Hyset - William Camizão



Em Cascavel, Stock Car terá treinos extras para melhorar câmbio dos carros

Times terão duas sessões de treinos, com 40 minutos para cada grupo de pilotos, na sexta-feira; Voxx Racing espera voltar a liderança dos campeonatos de pilotos e equipes

A programação da Stock Car para a etapa deste final de semana em Cascavel terá uma novidade: dois treinos extras de 40 minutos para melhorar um dos itens trazidos como novidade para 2014: o câmbio, que neste ano foi trocado do modelo sequencial por alavancas tipo "paddle shift", mais modernas, da Magnetti Marelli, que permite aos pilotos trocar as marchas com toques em "borboletas" atrás do volante.

A sessão extra foi vista com bons olhos por alguns times, como a Voxx Racing, dos pilotos Sergio Jimenez e Denis Navarro - justamente uma das que mais sofre com as instabilidades no sistema.

"Esse é um problema que está acontecendo com várias equipes, tanto que é por isso que teremos esse treino para avaliação do câmbio. É importante resolver isso com um treino extra, assim nós não perdemos o precioso tempo de pista para acerto do carro. Esperamos que, de fato, esses treinos resolvam o problema", disse William Lube, o chefe de equipe da Voxx Racing.

Jimenez, único piloto de todo o grid a se manter dentro do top-5 em todo o campeonato, espera que a corrida de Cascavel seja melhor do que as últimas que o time teve. O piloto Piedade (SP), que já liderou o campeonato, hoje está em quinto, oito pontos atrás do primeiro colocado.

"Espero poder reaver o desempenho que tínhamos no começo da temporada, quando fomos para o pódio em Santa Cruz do Sul, disputamos vitórias e lideramos o campeonato, tanto o de pilotos quanto o de equipes. Enfrentamos alguns percalços nas últimas etapas que nos atrapalharam, mas mesmo quando as coisas não davam muito certo, me preocupava em angariar o maior número de pontos possível, e essa estratégia vem dando resultado. Sei que a Voxx Racing tem grandes chances de retomar essa boa fase, e é com este foco que vamos para a prova deste final de semana", falou Jimenez.


Para Denis Navarro, outro piloto que vem próximos dos líderes, está animado para a corrida de Cascavel, pista que considera muito desafiadora e única.

"A curva 1 do traçado de Cascavel, também conhecida como Bacião, é sensacional. Apesar de ter uma área de escape nova, ainda é bastante perigosa, caso alguma coisa dê errado. Nós chegamos a sua entrada com uma velocidade muito alta e sem visão para a freada. Você não pode dar o luxo de errar a tomada para não perder muito tempo em uma única curva. Espero poder subir ainda mais no campeonato e voltar a brigar pelas posições lá na frente", finalizou Denis Navarro.


Como na maioria das etapas realizadas neste ano, a Stock Car retorna ao formato de duas provas no domingo. Em Cascavel, a Voxx Racing manterá a pintura em seus carros, destacando o verde predominante. Neste seu segundo ano na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, a Voxx Racing destaca o espírito brasileiro e exalta o patriotismo sempre usando verde e amarelo, destacando o Grupo Cimed.

Os treinos extras de Cascavel começam às 9h40 de sexta-feira. A sessão que define o grid de largada para a prova será no sábado, às 14h, e as corridas às 11h e às 12h13 de domingo. Tanto o classificatório, quanto ambas as provas, terão transmissão ao vivo do Sportv.

Campeonato:

Pilotos
(Dez primeiros colocados)
1º) Átila Abreu, 76 pontos
2º) Thiago Camilo, 72
3º) Julio Campos, 71
4º) Rubens Barrichello, 69
5º) Sergio Jimenez, 68
6º) Cacá Bueno e Marcos Gomes, 64
8º) Valdeno Brito, 62
9º) Antonio Pizzonia, 57
10º) Felipe Fraga, 55
(...)
12º) Denis Navarro, 47

Equipes
(cinco primeiras colocadas)
1º) Prati-Donaduzzi, 128 pontos
2º) Full Time Sports, 116
3º) Voxx Racing, 115
4º) Ipiranga-RCM, 109
5º) Red Bull Racing, 102

Programação:

Sexta-feira, 15 de agosto
9h40 - 10h - 1º Treino Extra - Grupo 1
10h10 - 10h30 - 1º Treino Extra - Grupo 2
12h - 12h20 - 2º Treino Extra - Grupo 1
12h30 - 12h50 - 2º Treino Extra - Grupo 2
15h30 - 16h10 - 1º Treino - Grupo 1
16h20 - 17h - 1º Treino - Grupo 2

Sábado, 16 de agosto
9h20 - 10h20 - 2º Treino - Grupo 1
10h30 - 11h30 - 2º Treino - Grupo 2
14h - 15h - Classificação Stock Car

Domingo, 17 de agosto
11h - Largada (40min de prova + 1 volta) Stock Car
12h13 - Largada (20min de prova + 1 volta) Stock Car
12h38 - Pódio Stock Car

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Fotos: José Mário Dias/RF1


ALTA ROTAÇÃO: Marcos Gomes retorna ao palco de suas últimas vitó...

ALTA ROTAÇÃO: Marcos Gomes retorna ao palco de suas últimas vitó...: Piloto da Schin Racing venceu as duas etapas disputadas em Cascavel na temporada 2013 O autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), recebe...

Marcos Gomes retorna ao palco de suas últimas vitórias na Stock

Piloto da Schin Racing venceu as duas etapas disputadas em Cascavel na temporada 2013

O autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), recebe a sexta etapa do Circuito Schin Stock Car no próximo domingo (17/08). A pista do Oeste Paranaense retornou ao calendário da principal categoria do automobilismo nacional em 2012, com uma vitória de Valdeno Brito. Na temporada 2013 a Stock disputou duas provas em Cascavel e Marcos Gomes venceu as duas.

O aproveitamento de 100% do piloto a Schin Racing o motiva a retornar a liderança do campeonato, posição que ocupou até a Corrida do Milhão, disputada no dia 3 de agosto. "Sou suspeito para falar sobre Cascavel. Corri apenas duas vezes nessa pista e venci as duas corridas. Com certeza me traz muita sorte e confiança, isso é muito importante para qualquer piloto", comentou o dono do carro #80, que agora ocupa a sétima posição na tabela.


"As expectativas são ótimas, embora não tenha vencido nenhuma corrida esse ano, acho que estaremos bem competitivos para brigarmos mais uma vez pela vitória", acrescentou o competidor.

As características da pista agradam Marcos Gomes, que elogia o traçado do Zilmar Beux. "Com certeza Cascavel é uma das pistas favoritas de todos os pilotos da categoria. A curva 1, chamada de Bacião, para mim é a curva mais desafiadora da temporada da Stock Car, chegamos a fazer ela bem próximos dos 200 km/h. O resto da pista também é bem interessante, com curvas inclinadas e uma boa velocidade média, com alguns pontos de ultrapassagem", explica.


As atividades de pista em Cascavel começam na sexta-feira, com um treino extra. O domingo terá duas corridas, a primeira com largada prevista para 11 horas e a segunda marcada para 12h15. Ambas com transmissão ao vivo do SporTV, que também mostrará o treino classificatório ao vivo, no sábado, às 14 horas.

Confira a programação do evento:
Sexta-feira (15/08):
09h40-10h00 - 1o Treino Extra (Grupo 1)
10h10-10h30 - 1o Treino Extra (Grupo 2)
12h00-12h20 - 2o Treino Extra (Grupo 1)
12h30-12h50 - 2o Treino Extra (Grupo 2)
13h50-14h30 - 1o Treino Livre CBT (Grupo 1)
14h40-15h20 - 1o Treino Livre CBT (Grupo 2)
15h30-16h10 - 1o Treino Livre (Grupo 1)
16h20-17h00 - 1o Treino Livre (Grupo 2)

Sábado (16/08):
08h10-09h10 - 2o Treino Livre CBT
09h20-10h20 - 2o Treino Livre (Grupo 1)
10h30-11h30 - 2o Treino Livre (Grupo 2)
13h00-13h20 - Classificação CBT
14h00-15h00 - Classificação

Domingo (17/08):
09h15 - Largada CBT (35 minutos de prova + 1 volta)
11h00 - Largada Corrida 1 Stock Car (40 minutos de prova + 1 volta)
12h13 - Largada Corrida 2 Stock Car (20 minutos de prova + 1 volta)

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master. O evento também tem o patrocínio da Pirelli, copatrocínio de Shell V-Power Etanol e Mobil Super. Com o apoio da Transzero, Pioneer e Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli

Fotos: Duda Bairros/Vicar - Fernanda Freixosa/Vicar