sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Marco Cozzi renova com a equipe Carlos Alves no Br...
ALTA ROTAÇÃO: Marco Cozzi renova com a equipe Carlos Alves no Br...: Competidor vai para seu terceiro ano com o time na categoria de acesso da Stock Car Primeiro campeão de fato da história do Campeonato ...
Marco Cozzi renova com a equipe Carlos Alves no Brasileiro de Turismo
Competidor
vai para seu terceiro ano com o time na categoria de acesso da Stock Car
Primeiro
campeão de fato da história do Campeonato Brasileiro de Turismo, o paulista
Marco Cozzi renovou contrato com a equipe Carlos Alves para a disputa da
temporada 2014 da categoria de acesso à Stock Car.
"Fico
muito contente em correr mais um ano neste time vencedor. Além do pacote
competitivo que me permitiu vencer três corridas em 2013, pesou muito em minha
escolha o suporte da equipe Carlos Alves no processo no STJD pelo
reconhecimento do título do ano passado", declarou o piloto.
A temporada
2013 do Campeonato Brasileiro de Turismo, na prática, não acabou. Cozzi
conquistou a vitória na corrida decisiva em Interlagos e, pelo resultado de
pista, o título do campeonato. Entretanto a CBA (Confederação Brasileira de
Automobilismo) resolveu, após a bandeirada final, punir o piloto Gabriel
Casagrande com acréscimo de 20s por manobra curiosamente sobre Cozzi, de modo a
outorgar o título a Felipe Fraga.
Inconformado
com a deliberação dos comissários e com pleno respaldo da equipe Carlos Alves,
Cozzi protestou contra a decisão na Justiça Desportiva, que, liminarmente,
deixou o certame sub-júdice, inclusive proibindo a entrega do título de campeão
na solenidade oficial de encerramento da temporada.
O imbróglio
segue no STJD, a espera de uma decisão sobre o mérito.
"Confio
na Justiça Desportiva para reconhecer o título que conquistei na pista e me foi
tirado na torre de controle depois da bandeirada", acrescentou Cozzi.
A temporada
2014 será sua terceira com a equipe Carlos Alves. Além das três vitórias no
Brasileiro de Turismo do ano passado (Cascavel, Velopark e a prova com
pontuação dobrada em Interlagos), ele conquistou uma vitória na Copa Montana
pela escuderia em 2012, também em Cascavel.
"Temos
uma boa química dentro da equipe e nossos resultados do ano passado mostram que
somos candidatos a brigar novamente pelo título", frisou o dono do carro
#23.
As
atividades da pista começam nos dias 25 e 26 deste mês, com os treinos de
pré-temporada em Curitiba.
A categoria
formadora de pilotos para o Circuito Nova Schin Stock Car, tem várias novidades
para a temporada de 2014. A primeira é o calendário, que terá oito rodadas,
todas junto com a principal categoria do automobilismo nacional, inclusive na
etapa da Corrida do Milhão. Destas oito, quatro terão rodadas duplas, com
corridas no sábado e no domingo, o que eleva o número de provas de oito para 12
durante o ano.
Outro ponto
novo é que as equipes terão direito a realizar três treinos livres durante a
temporada numa pista-sede que será escolhida no início do ano e não poderá ser
trocada. Esses treinamentos ajudarão os pilotos a conhecer melhor os carros, a
ganhar mais quilometragem.
Contato
Luís Ferrari
Foto: André Santos -
Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car terá novos pneus nesta temporada
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car terá novos pneus nesta temporada: Devido às modificações, que devem esquentar mais ainda o campeonato, o Circuito Schin terá pneus especiais para a principal categoria do au...
Stock Car terá novos pneus nesta temporada
Devido
às modificações, que devem esquentar mais ainda o campeonato, o Circuito Schin
terá pneus especiais para a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Estreia será nos treinos livres deste mês em Curitiba.
As
novidades não param para a temporada 2014 do Circuito Schin Stock Car. Depois
de anunciar o câmbio eletrônico agora é a vez dos novos pneus, que sofrem
importante e necessária modificação neste ano de 2014. Fabricado pela Pirelli,
o P Zero, para pista seca, passa a ter a especificação 305/660-18 no lugar da
medida 285/645-18, que prevalece nos pneus de chuva. Em resumo, os pneus para
tempo seco passam a ser mais largos e altos, com mais borracha na banda de
rodagem para suportar as maiores exigências neste ano de 2014.
A mudança
foi recomendada pela fabricante, que é a principal fornecedora de pneus para as
competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1,
tendo em vista que a maioria das etapas deste ano será dupla com duas corridas
de 40 minutos mais uma volta e outros 20 minutos mais uma volta. Além disso, a
Pirelli se baseou no acompanhamento da performance do produto ao longo do ano e
também na aplicação feita pelas equipes.
"Com o
novo formato da competição em 2014, que é 50% mais longa, o processo de decisão
do novo pneu para esta temporada foi fácil. O trabalho em conjunto com a JL e a
Vicar nos permitiu trilhar o melhor caminho de desenvolvimento durante o ano de
2013, proporcionando metas ambiciosas ao mesmo tempo em que realistas para
2014. Esperamos mais um ano espetacular na Stock Car, com o auxílio, claro, da
especificação aprimorada do pneu P Zero que levaremos às pistas", disse
Jonathan Wells, diretor esportivo da Pirelli para a categoria.
Assim, já a
partir dos treinos extra, marcados para dias 25 e 26 deste mês de fevereiro em
Curitiba, os novos pneus estarão em uso, assim como na prova de abertura, dia
23 de março em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Nesta corrida,
uma das três que não terá rodada dupla, os pilotos fixos da Stock Car formarão
duplas que serão trocadas durante a prova. Será um fato inédito na principal e
mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro.
No final de
novembro, a Pirelli submeteu à Vicar, promotora e organizadora do Circuito
Schin Stock Car, os resultados das pistas com a recomendação da mudança, que
foi aprovada em seguida. Os compostos dos pneus não foram modificados, bem como
o local de produção, que permanece na Turquia, o mais moderno complexo
produtivo mundial de pneus de competição, onde são também produzidos os pneus
da Fórmula 1 e de outras importantes categorias internacionais.
Os testes
para 2014 aconteceram nos dias 11 e 12 de setembro na pista de Tarumã, no Rio
Grande do Sul. Ali, foram rodados mais de mil quilômetros e em torno de 330
voltas numa das mais velozes e abrasivas pistas do calendário nacional. Em
abril, em Cascavel, no oeste paranaense, a mais rápida entre as pistas nacionais,
algumas unidades de 2014 também foram utilizadas nos cerca de 700 quilômetros
em mais de 200 voltas.
Algumas das principais modificações
dos últimos anos:
2009 -
carro novo G 09 e câmbio com a chegada dos ingleses X-Trac
2010 -
Troca da gasolina pelo etanol Shell V Power e do motor mais potente: 480 hp
2011 -
Chegada do Sonic e do Peugeot 408
2012 -
Chegada do superbanco especial para os Stock Car
2013 -
Retorno da Pirelli.
2014 -
Câmbio eletrônico X-Trac e pneus novos
Mais informações no site: www.stockcar.com.br
Departamento de
Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb
16583/SP)
Foto Divulgação/Pirelli
Assinar:
Postagens (Atom)