sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

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ALTA ROTAÇÃO: Marco Cozzi renova com a equipe Carlos Alves no Br...: Competidor vai para seu terceiro ano com o time na categoria de acesso da Stock Car Primeiro campeão de fato da história do Campeonato ...

Marco Cozzi renova com a equipe Carlos Alves no Brasileiro de Turismo

Competidor vai para seu terceiro ano com o time na categoria de acesso da Stock Car

Primeiro campeão de fato da história do Campeonato Brasileiro de Turismo, o paulista Marco Cozzi renovou contrato com a equipe Carlos Alves para a disputa da temporada 2014 da categoria de acesso à Stock Car.

"Fico muito contente em correr mais um ano neste time vencedor. Além do pacote competitivo que me permitiu vencer três corridas em 2013, pesou muito em minha escolha o suporte da equipe Carlos Alves no processo no STJD pelo reconhecimento do título do ano passado", declarou o piloto.

A temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Turismo, na prática, não acabou. Cozzi conquistou a vitória na corrida decisiva em Interlagos e, pelo resultado de pista, o título do campeonato. Entretanto a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) resolveu, após a bandeirada final, punir o piloto Gabriel Casagrande com acréscimo de 20s por manobra curiosamente sobre Cozzi, de modo a outorgar o título a Felipe Fraga.

Inconformado com a deliberação dos comissários e com pleno respaldo da equipe Carlos Alves, Cozzi protestou contra a decisão na Justiça Desportiva, que, liminarmente, deixou o certame sub-júdice, inclusive proibindo a entrega do título de campeão na solenidade oficial de encerramento da temporada.

O imbróglio segue no STJD, a espera de uma decisão sobre o mérito.

"Confio na Justiça Desportiva para reconhecer o título que conquistei na pista e me foi tirado na torre de controle depois da bandeirada", acrescentou Cozzi.

A temporada 2014 será sua terceira com a equipe Carlos Alves. Além das três vitórias no Brasileiro de Turismo do ano passado (Cascavel, Velopark e a prova com pontuação dobrada em Interlagos), ele conquistou uma vitória na Copa Montana pela escuderia em 2012, também em Cascavel.

"Temos uma boa química dentro da equipe e nossos resultados do ano passado mostram que somos candidatos a brigar novamente pelo título", frisou o dono do carro #23.

As atividades da pista começam nos dias 25 e 26 deste mês, com os treinos de pré-temporada em Curitiba.

A categoria formadora de pilotos para o Circuito Nova Schin Stock Car, tem várias novidades para a temporada de 2014. A primeira é o calendário, que terá oito rodadas, todas junto com a principal categoria do automobilismo nacional, inclusive na etapa da Corrida do Milhão. Destas oito, quatro terão rodadas duplas, com corridas no sábado e no domingo, o que eleva o número de provas de oito para 12 durante o ano.

Outro ponto novo é que as equipes terão direito a realizar três treinos livres durante a temporada numa pista-sede que será escolhida no início do ano e não poderá ser trocada. Esses treinamentos ajudarão os pilotos a conhecer melhor os carros, a ganhar mais quilometragem.


Contato
Luís Ferrari

Foto: André Santos - Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car terá novos pneus nesta temporada

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car terá novos pneus nesta temporada: Devido às modificações, que devem esquentar mais ainda o campeonato, o Circuito Schin terá pneus especiais para a principal categoria do au...

Stock Car terá novos pneus nesta temporada

Devido às modificações, que devem esquentar mais ainda o campeonato, o Circuito Schin terá pneus especiais para a principal categoria do automobilismo brasileiro. Estreia será nos treinos livres deste mês em Curitiba.

As novidades não param para a temporada 2014 do Circuito Schin Stock Car. Depois de anunciar o câmbio eletrônico agora é a vez dos novos pneus, que sofrem importante e necessária modificação neste ano de 2014. Fabricado pela Pirelli, o P Zero, para pista seca, passa a ter a especificação 305/660-18 no lugar da medida 285/645-18, que prevalece nos pneus de chuva. Em resumo, os pneus para tempo seco passam a ser mais largos e altos, com mais borracha na banda de rodagem para suportar as maiores exigências neste ano de 2014.

A mudança foi recomendada pela fabricante, que é a principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, tendo em vista que a maioria das etapas deste ano será dupla com duas corridas de 40 minutos mais uma volta e outros 20 minutos mais uma volta. Além disso, a Pirelli se baseou no acompanhamento da performance do produto ao longo do ano e também na aplicação feita pelas equipes.

"Com o novo formato da competição em 2014, que é 50% mais longa, o processo de decisão do novo pneu para esta temporada foi fácil. O trabalho em conjunto com a JL e a Vicar nos permitiu trilhar o melhor caminho de desenvolvimento durante o ano de 2013, proporcionando metas ambiciosas ao mesmo tempo em que realistas para 2014. Esperamos mais um ano espetacular na Stock Car, com o auxílio, claro, da especificação aprimorada do pneu P Zero que levaremos às pistas", disse Jonathan Wells, diretor esportivo da Pirelli para a categoria.

Assim, já a partir dos treinos extra, marcados para dias 25 e 26 deste mês de fevereiro em Curitiba, os novos pneus estarão em uso, assim como na prova de abertura, dia 23 de março em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro. Nesta corrida, uma das três que não terá rodada dupla, os pilotos fixos da Stock Car formarão duplas que serão trocadas durante a prova. Será um fato inédito na principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro.

No final de novembro, a Pirelli submeteu à Vicar, promotora e organizadora do Circuito Schin Stock Car, os resultados das pistas com a recomendação da mudança, que foi aprovada em seguida. Os compostos dos pneus não foram modificados, bem como o local de produção, que permanece na Turquia, o mais moderno complexo produtivo mundial de pneus de competição, onde são também produzidos os pneus da Fórmula 1 e de outras importantes categorias internacionais.

Os testes para 2014 aconteceram nos dias 11 e 12 de setembro na pista de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Ali, foram rodados mais de mil quilômetros e em torno de 330 voltas numa das mais velozes e abrasivas pistas do calendário nacional. Em abril, em Cascavel, no oeste paranaense, a mais rápida entre as pistas nacionais, algumas unidades de 2014 também foram utilizadas nos cerca de 700 quilômetros em mais de 200 voltas.

Algumas das principais modificações dos últimos anos:

2009 - carro novo G 09 e câmbio com a chegada dos ingleses X-Trac
2010 - Troca da gasolina pelo etanol Shell V Power e do motor mais potente: 480 hp
2011 - Chegada do Sonic e do Peugeot 408
2012 - Chegada do superbanco especial para os Stock Car
2013 - Retorno da Pirelli.
2014 - Câmbio eletrônico X-Trac e pneus novos


Mais informações no site: www.stockcar.com.br



Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP)

Foto Divulgação/Pirelli