quinta-feira, 4 de julho de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Corrida em Ribeirão Preto será no Distrito Industr...

ALTA ROTAÇÃO: Corrida em Ribeirão Preto será no Distrito Industr...: Mudança de local acontece devido ao crescimento da população ao redor do antigo local, ao lado do Mercadão da Cidade. Sétima prova da tempo...

Corrida em Ribeirão Preto será no Distrito Industrial

Mudança de local acontece devido ao crescimento da população ao redor do antigo local, ao lado do Mercadão da Cidade. Sétima prova da temporada está confirmada para dia 11 de agosto no interior paulista.

São Paulo (SP) - Depois de três anos, a corrida da Stock Car já tem novo local definido em Ribeirão Preto. A Prefeitura Municipal de uma das maiores cidades do interior paulista e a Vicar, empresa promotora e organizadora da principal categoria do automobilismo nacional, com aprovação da CBA, decidiram que a quarta prova na Califórnia brasileira será realizada no Distrito Industrial, pois, conforme anunciado no ano passado, o antigo ponto já não comportava mais receber a etapa devido ao crescimento das moradias nos arredores.

Um dos destaques nesse novo traçado interiorano, que terá cerca de 2.500 metros, será a presença de Hélio Castroneves, piloto que mora nos Estados Unidos e disputa a Fórmula Indy. Nascido em Ribeirão Preto, Helinho, que disputou a Corrida do Milhão em 2012, tem três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, o que o torna uma das lendas do automobilismo norte-americano e mundial. Mais uma vez , ele corre com o patrocínio da Equipe Shell V Power Etanol.

Outro piloto de renome no automobilismo mundial e que fará sua primeira corrida nas ruas de Ribeirão Preto - na verdade o traçado será novo para todos os pilotos - é Rubens Barrichello, que em 2013 faz a primeira temporada completa na principal categoria do automobilismo brasileiro. Neste ano Rubinho já fez um excelente segundo lugar, também numa corrida de rua, mas em Salvador, Bahia.

Além da Stock Car, também estará presente, pela primeira vez nas ruas de Ribeirão Preto, o Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria de acesso à Stock Car e que tem mescla de pilotos experientes e novatos em carros de Turismo. A liderança está nas mãos de Felipe Fraga, 17 anos, com Gabriel Casagrande, 18 anos, em segundo lugar. Felipe tem 48 pontos contra 44 de Casagrande.

Segundo Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, o novo local tem várias vantagens em relação ao anterior, que já era bom.

``Teremos uma pista muito mais larga, o que possibilitará uma quantidade maior de ultrapassagens. Além disso, o local escolhido possui ótimas qualidades técnicas para uma corrida com os carros da Stock Car e, em função disso, poucas alterações serão feitas no circuito. As adaptações que forem necessárias serão custeadas pela Vicar, fazendo com que a prefeitura de Ribeirão Preto não tenha nenhum custo com a corrida de 2013. Estamos muito contentes com o fato de a Prefeitura ter definido o Distrito Industrial como novo local da pista para a corrida da Stock Car``, completou Slaviero, que há poucos dias anunciou o acordo para que o antigo botão de ultrapassagem, passe a se chamar Botão Shell V-Power.

Com a definição do local da corrida do dia 11 de agosto, os ingressos já podem ser adquiridos a partir de hoje pelo site www.ticketsforfun.com.br, ou pelo telefone 11-4003-5588. Na bilheteria oficial da Stock Car, que será na Loja Saraiva do Shopping Santa Úrsula, as vendas começam na quinta-feira, dia 11 de julho, de segunda a sábado das 10h às 22 horas e domingo das 14h às 20 horas. As vendas continuam até 10 de agosto.

Ricardo Maurício lidera a categoria com 111 pontos contra 110 de Daniel Serra, 107 do pentacampeão Cacá Bueno, 88 de Thiago Camilo e 64 de Max Wilson. Dos cinco primeiros, somente Serrinha e Camilo ainda não se sagraram campeões da Stock Car. Ricardinho venceu em 2008, Cacá em 2006, 2007, 2009, 2011 e 2012 e Max Wilson em 2010. Neste ano foram duas vitórias de Cacá, duas do filho do tricampeão Chico Serra e uma de Ricardo Maurício.

Por ser um traçado novo, muitos pilotos entram na briga pela vitória, que na etapa anterior, em Cascavel, oeste paranaense, ficou com o ribeirão-pretano Marcos Gomes. O filho do tetracampeão Paulo Gomes voltou a vencer depois de mais de três anos sem chegar ao lugar mais alto do pódio.

A Stock Car tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot. A organização e a realização são da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:

Milton Alves (Mtb 16583/SP


ALTA ROTAÇÃO: Andreghetto abre vantagem na liderança do Moto 100...

ALTA ROTAÇÃO: Andreghetto abre vantagem na liderança do Moto 100...: De moto nova, piloto paulista agora guia a BMW da Petronas SBK Eurobike Team no Brasileiro de Motovelocidade. Vencedor da primeira etapa ...

Andreghetto abre vantagem na liderança do Moto 1000 GP pela categoria GP Light

De moto nova, piloto paulista agora guia a BMW da Petronas SBK Eurobike Team no Brasileiro de Motovelocidade.
Vencedor da primeira etapa em Interlagos, na abertura do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, no dia 21 de abril, e segundo colocado na etapa seguinte, na corrida de Curitiba em 26 de maio, eventos em que pilotou uma moto Kawasaki modelo ZX 10R da equipe PRT, Renato Andreghetto voltou ao primeiro lugar da categoria GP Light no retorno do Moto 1000 GP ao Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, no dia 23 de junho. Contudo, em sua última corrida, Andreghetto defendeu as cores da Petronas SBK Racing Team, sobre uma BMW S1000RR. A constância no pódio deixa o piloto paulista na liderança da classificação, com 76 pontos, 15 de vantagem sobre André Paiato, da equipe Alex Barros Racing, que até agora acumula 61 pontos, e com 42 sobre Davi Lara Costa, da JC Racing Team, terceiro colocado com 34 pontos conquistados.

O piloto se diz satisfeito com o que considera um novo momento em sua carreira. “É um trabalho novo, com uma moto BMW. A equipe também tem a organização do Pitico (o chefe de equipe José Carlos de Moraes) e vi uma oportunidade de crescer ainda mais como piloto, de ter mais visibilidade”, explicou. “É uma motivação para o restante do campeonato. Pretendemos alguma coisa nova para a próxima temporada, então essa evolução nesse ano será determinante para alguns projetos futuros”, continuou. Andreghetto diz que ainda está em fase de adaptação ao novo equipamento. “A levada de uma moto para outra é completamente diferente, cada uma tem sua característica. O jeito é subir e acelerar para pegar a mão. Claro que no começo vou sentir mais dificuldades, mas entendemos que isso, de certa forma, é normal”, disse.

Quanto à liderança na classificação, Andreghetto entende que vai ter de trabalhar ainda mais para se firmar na ponteira da tabela. “No começo vai ser mais difícil. Nas próximas corridas, vai dar para confiar mais, poder tirar o melhor do equipamento. Eu vinha perdendo um pouco de tempo nas últimas etapas, mas acho que a partir de agora vou poder recuperar alguma coisa que ficou para trás. Uma mudança sempre cria uma expectativa e motiva um piloto. O jeito é acelerar mesmo”, finalizou.

A próxima etapa do Moto 1000 GP, que marcará a metade do calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, acontecerá no dia 28 de julho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece os pneus Power Slick, da GP 1000, e Power Cup, da GP Light, da GP 600 e da GPR 250, a todas as equipes. O campeonato tem o apoio de Beta Ferramentas, Shoei, LeoVince, Servitec, Calfin, Tutto Moto e Peterlongo.

A classificação da categoria GP Light após três etapas realizadas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade é a seguinte:

1º) Renato Andreghetto (SP/Petronas SBK Eurobike Team), BMW, 76
2º) André Paiato (SP/Alex Barros Racing), BMW, 61
3º) Davi Lara Costa (SP/JC Racing Team), Kawasaki, 34
4º) Henrique Castro Araújo (DF/BSB Motor Racing), Kawasaki, 32
5º) Marcelo Garcia Cortes (RJ/SBK Rio), Kawasaki, 29
6º) Gustavo Herrera (PR/Motrix Scigliano Racing), Kawasaki, 26
7º) Flávio Sukar (PE/HPN Racing Team), Kawasaki, 21
8º) Eliandro Simonini (PR/VMX Racing Team), Kawasaki, 20
9º) Paulinho Kamba (PE/HPN Racing Team), Kawasaki, 17
10º) Fábio Adas (SP/By Tripa Team), BMW, 16
11º) Leocir de Oliveira (PR/Grinjetos SBK Racing), Kawasaki, 13
12º) Ricardo Levy (XX/Ducati SBK Perfect Motors), Ducati, 12
13º) Luís Fittipaldi (DF/Motonil Motors-Alemão Pneus), Kawasaki, 12
14º) Élder Cabreira (RS/Elder Cabreira), Kawasaki, 11
15º) Diogo Ramos (SC/Mamute Racing), Kawasaki, 8
Fonte: Grelak Comunicação
Foto: Grelak Comunicação



ALTA ROTAÇÃO: Pela terceira vez, Pipo Derani representa o Brasil...

ALTA ROTAÇÃO: Pela terceira vez, Pipo Derani representa o Brasil...: Evento é conhecido como um dos mais importantes no calendário das corridas de Fórmula 3 europeia. A 23ª edição acontece neste final de sema...

Pela terceira vez, Pipo Derani representa o Brasil no GP Masters de F-3 na Holanda

Evento é conhecido como um dos mais importantes no calendário das corridas de Fórmula 3 europeia. A 23ª edição acontece neste final de semana no circuito de Zandvoort

Entre os dias 5 e 7 de julho, a 23ª edição do GP Masters de F-3 reúne os melhores pilotos de campeonatos europeus e ingleses de fórmula no tradicional circuito de Zandvoort, na Holanda, para disputarem o título de "Masters of Formula 3" da temporada 2013. Atualmente correndo na Fórmula 3 europeia, este será o terceiro ano de participação consecutiva do piloto brasileiro Pipo Derani nesta competição que já revelou grandes nomes do automobilismo mundial.

Aos 19 anos, Derani busca melhorar seu histórico no campeonato e, pensa até mesmo, em conquistar a vitória na disputa que tem um total de 25 voltas nos 4.307 metros de extensão do traçado holandês. Na sua estreia, em 2011, pela equipe Prema Powerteam, o brasileiro foi obrigado a abandonar a corrida após sofrer uma batida logo na largada. E, no ano passado, o jovem chegou a liderar o primeiro treino livre, mas durante a corrida novamente foi prejudicado com um toque no início da disputa e cruzou a linha de chegada na 11ª colocação.

A expectativa para a corrida deste ano é conseguir colocar em prática o aprendizado adquirido nas edições anteriores para garantir um bom resultado. "O fato de já ter bastante informação sobre o traçado traz mais segurança e nos deixa mais familiarizados com o circuito, mas acredito que todos os competidores também conhecem bem a pista, e isso vai deixar a prova bem disputada", revelou Pipo, que fez sua primeira corrida de fórmula no traçado holandês, em 2009, quando corria no campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault.

Dando sequência ao raciocínio estratégico, o piloto acrescentou. "Na Holanda vamos ter um pneu diferente do que usamos na F3. São pneus muito difíceis de trabalhar, mas não existe ainda nenhum acerto específico para a pista de Zandvoort. Temos que aproveitar todo o nosso conhecimento para estar na briga por uma boa classificação no evento", disse o jovem, que pela segunda vez correrá o GP Masters de F-3 pela Fortec Motorsports - mesma equipe que representa atualmente na Fórmula 3 Europeia.

A programação do Masters começa com os treinos livres na sexta-feira (5). O sábado (6) fica reservado para a realização dos classificatórios. E, no domingo (7) acontece a disputa do título.

Grandes nomes do automobilismo mundial já tiveram passagem pelo GP Masters. Estrelas da Fórmula 1, como o escocês David Coulthard - primeiro campeão do torneio em 1991 -, e o inglês Lewis Hamilton - vencedor em 2005 - são alguns exemplos. No Brasil, Fábio Carbone foi quem conquistou o título, em 2002.

Confira a programação do GP Masters de F3, em Zandvoort (Horário de Brasília):
Sexta, 5 de julho
07h05 - Treino Livre 1
12h15 - Treino Livre 2

Sábado, 6 de julho
06h20 - Qualifying 1
10h15 - Qualifying 2

Domingo, 7 de julho
08h30 - Corrida RTL GP Masters of F3

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani

Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Paula Maia
fernanda@fgcom.com.br/beatriz@fgcom.com.br/caio@fgcom.com.br/paula@fgcom.com.br

www.fgcom.com.br

Foto: Jakob Ebrey Photography



ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Spaal-Dynamic dá novas cores à 72 Sports ...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Spaal-Dynamic dá novas cores à 72 Sports ...: Time de Djalma Fogaça e Raijan Mascarello conta com novo parceiro e lança novo layout do caminhão #72 A chegada da metade da temporada ...

F-Truck: Spaal-Dynamic dá novas cores à 72 Sports em São Paulo

Time de Djalma Fogaça e Raijan Mascarello conta com novo parceiro e lança novo layout do caminhão #72

A chegada da metade da temporada na Fórmula Truck traz, também, uma nova marca para o ambiente da categoria. A partir da etapa de São Paulo - marcada para o próximo fim de semana (06 e 07/7) em Interlagos - a equipe 72 Sports comandada por Djalma Fogaça e Raijan Mascarello passa a contar com o apoio da Spaal-Dynamic e, por isso, terá novas cores no caminhão #72 pilotado por Fogaça.

O time tem sido um dos destaques da temporada 2013, com o veterano Fogaça frequentemente entre os cinco mais rápidos da categoria - inclusive com a conquista da primeira fila do grid na etapa de Londrina, em abril, que marcou o aniversário de 50 anos do piloto.

"Temos um bom retrospecto em Interlagos. Largamos duas vezes na primeira fila nos últimos três anos. Em 2012, depois de classificar na chuva, nossos pilotos "voaram" na corrida e deram um show. Acho que temos potencial para andar bem mais uma vez nos treinos, e nesta etapa o segredo será transformar esse bom desempenho de treino, em um bom resultado também na corrida", disse Djalma Fogaça em meio à preparação dos caminhões, feita na pista de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Entre os testes feitos para a etapa paulistana, estavam os de catalisador - componente que tirou Fogaça da luta por pontos na última etapa, em Goiânia. No caminhão de Raijan Mascarello, inclusive, o time trabalha para correr sem a peça - encontrando uma configuração de motor que emita menos fumaça e, assim, dispense o uso do filtro no escapamento.

"A retirada do catalisador foi um pedido meu para a equipe", diz o estreante Raijan Mascarello. "Como eu preciso ganhar 'horas de voo' com o caminhão, minha meta é terminar a corrida, nem que para isso seja preciso tirar um pouco da potência para poder remover o catalisador. A gente perde em desempenho, mas ganha em durabilidade e é o que eu preciso neste momento" avalia o piloto, que parte para sua segunda etapa na Fórmula Truck. "Em Goiânia dei apenas cinco voltas na corrida. Minha estreia de fato será em São Paulo", completa.

O reforço da Spaal-Dynamic - grupo especializado na fabricação de juntas e componentes para vedação automotiva - na corrida mais importante do ano na Fórmula Truck é outra injeção de ânimo na equipe. "Receber o apoio de uma empresa como a Spaal-Dynamic é um enorme reconhecimento para o trabalho que o time tem feito. Vamos correr em casa neste fim de semana e, por isso, a meta é fechar o domingo com um grande resultado para dar as boas-vindas ao novo parceiro", destaca Djalma Fogaça.


Os treinos para a etapa de São Paulo da Fórmula Truck começam na sexta-feira com duas sessões livres - às 11h e às 14h. No sábado, a programação aponta mais dois treinos livres (8h e 10h) e o treino que define a ordem de largada, a partir das 13h. A corrida será no domingo, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

A equipe 72 Sports conta com o apoio de: Ford / Sata Ferramentas / Consórcio Case / Marksell / Spaal-Dynamic / Eaton / Tecno Diesel / Cummins / Platô Diesel / Mahle / BorgWarner / Knorr-Bremse / Molas Feeder / Schadek / Frum / Digipulse / Flash e Brazul.
Inova Comunicação

Rafael Durante (Mtb 48.044)


Fotos: Divulgação




Frio deve esquentar ECPA de Arrancada

Campeonato chega a metade da temporada com 3ª etapa.
Baixas temperaturas prometem recordes no autódromo piracicabano

Neste fim de semana (6 e 7), o ECPA de Arrancada completa a primeira metade da temporada de 2013. As provas deste sábado e domingo, a terceira das cinco etapas previstas no calendário da competição, devem reunir mais de 140 pilotos, divididos em 19 categorias.

A partir desta sexta-feira (5), o ronco dos motores já poderá ser ouvido na reta do Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Apesar da promessa de altas temperaturas na pista, o clima deve ser baixo, fator que favorece o desempenho dos motores, com isso os carros voam baixo.

A previsão meteorológica prevê que sábado e domingo terão sol e tempo bom, com temperaturas variando entre 11 e 26°c  - um alívio para pilotos e equipes. “Não estará tão frio, mas será ideal para o equipamento”, afirma Alexandre Trevisan, piloto de Piracicaba, mas que defende a equipe Rápido’s Drag Racing, da vizinha cidade de Limeira.

“O clima ajuda bastante e este fim de semana deve ser bastante propício para arrancada. Historicamente, as provas disputadas no mês de julho são aquelas em que os pilotos fazem os tempos mais baixos. Tem sido assim desde quando começamos a realizar o campeonato, há oito anos”, informa Daniella Giannetti, organizadora do evento.

O que acontece é que as condições de temperatura influenciam diretamente no rendimento do motor. Outro fator que interfere positivamente no carro em dias mais frescos é que refrigeração do motor trabalha com menos esforço. “O ar fica mais compacto nos dias frio e, consequentemente, ocupa menos espaço. Assim, o desempenho do motor atinge maior rendimento. Isso acontece principalmente nos motores turbinados”, explica Renato Orsi, engenheiro mecânico e perito automotivo.

A programação do ECPA de Arrancada prevê dois treinos livres na sexta-feira, das 13h às 17 horas; o sábado contará com outra sessão de treinos na parte da manhã, das 9h às 11h. A partir das 12h acontecem duas baterias de tomada de tempos. No domingo, das 9h às 17h, a programação segue com outras duas baterias oficias, seguidas  de semi-finais e finais.
Premiação dos campeões de 2012
Os vencedores da sétima edição do ECPA de Arrancada, realizado pelo Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, serão homenageados na noite de sábado (6), às 19 horas. O evento irá premiar os campeões e vices das categorias que disputam o certame na temporada de 2012.

Ao vivo
Dois sites transmitirão ao vivo, pela internet, as provas da terceira etapa do ECPA de Arrancada: Os internautas podem assistir às provas do sábado e do domingo pelos endereços http://www.hotcampinas.com/aovivo e http://www.arrancadaaovivo.com.

Confira a programação completa:
Dia 5 de julho – Sexta-feira
13h às 17h – treino livres

Dia 6 de julho – Sábado
9h às 11h – treino livre
12h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo

Dia 7 de julho – Domingo
9h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo, semi-finais e finais
17h30 Premiação de todas as categorias

Ingressos
Sábado – R$ 15,00
Domingo – R$ 20,00 / Promoção: R$30,00 para o casal
Estudantes que apresentarem a carteirinha escolar na bilheteria terão 50% de desconto no ingresso. Crianças até 7 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. De 8 a 12 anos pagam meia entrada.

Estacionamento
Carro e moto – R$ 15,00
Box: credencial – R$45,00 para os dois dias

Serviço
O Campeonato ECPA de Arrancada é realizado e organizado pelo ECPA e a competição conta com supervisão da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo).
O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br, site www.ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
contato@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia

Foto: Rodrigo Vieira