sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma d...

ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma d...: Piloto da Prati-Donaduzzi Racing correrá ao lado dos brasileiros Gabriel Casagrande e Rafa Matos, e dos norte-americanos Tomy Drissi e Ryan...

24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma das provas mais tradicionais dos EUA

Piloto da Prati-Donaduzzi Racing correrá ao lado dos brasileiros Gabriel Casagrande e Rafa Matos, e dos norte-americanos Tomy Drissi e Ryan Booth


Enquanto a temporada de 2014 da Stock Car não começa, os pilotos da Prati-Donaduzzi Racing seguem na ativa em competições importantes do automobilismo nacional e internacional. Passado o Desafio Internacional das Estrelas, que reuniu grandes pilotos para uma competição de kart em Santa Catarina, o paranaense Júlio Campos representará sua equipe de Stock Car em uma das provas mais tradicionais do automobilismo norte-americano, no próximo fim de semana: as 24 Horas de Daytona.

Campos formará equipe com o também paranaense Gabriel Casagrande, com o mineiro Rafa Matos e com os donos da casa, Tomy Drissi e Ryan Booth. O quinteto vai pilotar o Oreca FLM09 Chevrolet #38 da equipe Performance Tech Motorsport, pela categoria Prototype Challenge (PC). Até o momento, 57 carros estão inscritos para a 52ª edição da clássica corrida de endurance da Flórida.

Esta será a primeira prova do novo campeonato Tudor United Sportscar Championship (TUSCC) que marca a união entre a American Le Mans Series e a GRAND-AM em um único torneio - que vai reunir os mais importantes fabricantes, pilotos e equipes dos EUA e algumas estrelas mundiais.

Além do trio da Performance Tech Motorsport, as 24 Horas de Daytona de 2014 terão a participação de mais cinco brasileiros: Augusto Farfus pilotará um BMW Z4 da Turner Motorsport (categoria GT Daytona), enquanto Chico Longo, Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes dividirão o volante da Ferrari 458 Italia da Scuderia Corsa, também pela categoria GT Daytona.

Os treinos oficiais para a prova começam já nesta quinta-feira. A largada para a corrida está marcada para as 17h10 deste sábado (pelo horário de Brasília).


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: José Mário Dias

ALTA ROTAÇÃO: Audi revela escalação de pilotos para o DTM

ALTA ROTAÇÃO: Audi revela escalação de pilotos para o DTM: Timo Scheider é o novo companheiro de equipe de Mike Rockenfeller • Jamie Green, Miguel Molina e Edoardo Mortara também trocam de time • Di...

Audi revela escalação de pilotos para o DTM

Timo Scheider é o novo companheiro de equipe de Mike Rockenfeller • Jamie Green, Miguel Molina e Edoardo Mortara também trocam de time • Dieter Gass: "Um projeto bem estruturado para defender o título"

Faltam 101 dias para começar a nova temporada do DTM, o campeonato alemão de turismo, com a primeira etapa em Hockenheim. E a Audi já definiiu seu time de pilotos: Mike Rockenfeller pilotará um Audi RS 5 DTM na busca pelo bicampeonato, e agora terá Timo Scheider como seu novo parceiro de equipe. Os três times da marca das quatro argolas foram redefinidos neste projeto de defesa de título.

De caçador a caça: pela primeira vez em sua carreira, Mike Rockenfeller (ALE/30) terá o número '1' em seu carro de DTM por ter sido campeão em 2013. E terá um companheiro de equipe que sabe bem o que é carregar esse numeral. Timo Scheider (ALE/35) foi campeão do DTM em 2008 e 2009, e, depois de sete anos defendendo a Audi Sport Team Abt Sportsline, passará em 2014 para a Audi Sport Team Phoenix, comandada por Ernst Moser.

"Passei ótimos momentos com a Abt e estou saindo com lágrimas nos olhos", disse Scheider. "Por outro lado, estou ansioso por correr na equipe que venceu dois campeonatos nos últimos três anos. Além disso, já os conheço muito bem".

Quem ocupará a vaga deixada por Scheider no Audi Sport Team Abt Sportsline será Miguel Molina (ESP/24), que sai justamente da Audi Sport Team Phoenix para voltar ao time pelo qual conquistou seus melhores resultados no DTM. Foi lá que, em 2010, o espanhol fechou a temporada como "rookie do ano" e, em 2011, conquistou duas pole positions e seu primeiro pódio na categoria.

Edoardo Mortara (ITA/27) será o companheiro de equipe de Molina. O piloto italo-francês já comprovou seu potencial no DTM ao vencer duas vezes em 2012 - primeiro ano de vigência das regras atuais da categoria. O bicampeão Mattias Ekström (SUE/35), que parte para sua 14ª temporada com a Audi no DTM, e o jovem Adrien Tambay (FRA/22) completam o esquadrão do time Abt.

Fechando a lista de pilotos, a equipe Audi Sport Team Rosberg terá uma dupla totalmente nova em 2014. Jamie Green (ING/31) passa para o time comandado por Keke Rosberg e Arno Zensen, e será companheiro do novato Nico Müller (SUI/21), que entra na categoria substituindo Filipe Albuquerque (POR/28) - escalado para os programas de endurance e GT da marca.

"Durante o inverno (europeu), nós não apenas revisamos cuidadosamente o Audi RS 5 DTM para melhorar seu desempenho, mas também trabalhamos em uma forma de distribuir times e pilotos para termos força máxima na defesa do nosso título", comentou Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM. "Depois de extensas reuniões, todos chegaram à conclusão de que esta era a melhor solução. Por um lado, estamos apostando na continuidade, mantendo sete dos pilotos no time. Por outro lado, sabemos que mudanças, às vezes, não fazem mal. E é por isso que estamos convencidos de que seremos ainda mais fortes com essa nova estrutura de times para a temporada".

Chefe da Audi Motorsoprt, Dr. Wolfgang Ullrich, analisa a situação da mesma maneira que Dieter Gass. "A Audi sempre teve um compromisso de continuidade com seus pilotos, ao mesmo tempo que faz um trabalho consistente de preparação de seus novos talentos. É por isso que conseguimos manter todos os nossos pilotos por muito tempo, incluindo três campeões do DTM. Temos no Nico Müller uma jovem promessa, que atrairá fãs suíços para a categoria. E esperamos ainda mais motivação para o Timo (Scheider), Edoardo (Mortara), Miguel (Molina) e Jamie (Green) em suas novas equipes".


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto: Audi Sport / Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi e...

ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi e...: Audi testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: ...

FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi em Le Mans

Audi testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: "Luzes de laser são o futuro".

Faróis de LED para uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa mais uma vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica. Com o novo R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED e laser.

"A Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes a laser em carros de produção".

A iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o futuro".

Com os feixes-matriz de LED que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi R18 e-tron quattro estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le Mans no ano passado. A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com os de laser. "O laser traz mais homogeneidade e uma propagação de luz mais precisa na frente do carro", explica Rinke. "Para nós, esta tecnologia é um marco - é a reflexão do espírito pioneiro da Audi Sport que, mais uma vez, nos faz assumir um papel de liderança e, com os nossos colegas dos setores de produção e desenvolvimento, trazer esta nova tecnologia em um estágio ainda tão inicial. Esta colaboração é notável".

Na International CES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro com a seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No caso no R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na nova geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser. Isso possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos, tornando os faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na pista, ele ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.

Duas vezes vencedor de Le Mans e campeão mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já teve a oportunidade de experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante testes noturnos. "Eu nunca tive uma iluminação tão boa em um carro de corrida como tenho no novo R18", afirmou o suíço. "É ainda melhor que o sistema que usamos no ano passado. Eu não diria que este é um passo adiante, mas sim três. A luz a laser é mais forte, mais concentrada e mais precisa. Por exemplo, você pode ver o ponto de tangência da curva muito melhor com o novo sistema. À noite, esta pode ser uma vantagem crucial para nós", comparou.

A Audi já estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias ocasiões. O Audi R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de LED para uso diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos. Em 2011, no R18 TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013 a tecnologia de matriz de LED seguiu.

"O uso da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de liderança que a Audi exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a importância do esporte a motor para a companhia", afirma o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Le Mans mais uma vez serve como um duro teste para uma nova tecnologia que será lançada em breve em produção na Audi e na qual as quatro argolas estarão novamente um estágio crucial à frente da concorrência. A colaboração próxima entre a Audi Sport e o setor de produção e desenvolvimento é exemplar e único".


Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Audi Sport / Divulgação

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