sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma d...
ALTA ROTAÇÃO: 24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma d...: Piloto da Prati-Donaduzzi Racing correrá ao lado dos brasileiros Gabriel Casagrande e Rafa Matos, e dos norte-americanos Tomy Drissi e Ryan...
24 Horas de Daytona: Júlio Campos estreia em uma das provas mais tradicionais dos EUA
Piloto
da Prati-Donaduzzi Racing correrá ao lado dos brasileiros Gabriel Casagrande e
Rafa Matos, e dos norte-americanos Tomy Drissi e Ryan Booth
Enquanto a
temporada de 2014 da Stock Car não começa, os pilotos da Prati-Donaduzzi Racing
seguem na ativa em competições importantes do automobilismo nacional e
internacional. Passado o Desafio Internacional das Estrelas, que reuniu grandes
pilotos para uma competição de kart em Santa Catarina, o paranaense Júlio
Campos representará sua equipe de Stock Car em uma das provas mais tradicionais
do automobilismo norte-americano, no próximo fim de semana: as 24 Horas de
Daytona.
Campos
formará equipe com o também paranaense Gabriel Casagrande, com o mineiro Rafa
Matos e com os donos da casa, Tomy Drissi e Ryan Booth. O quinteto vai pilotar
o Oreca FLM09 Chevrolet #38 da equipe Performance Tech Motorsport, pela
categoria Prototype Challenge (PC). Até o momento, 57 carros estão inscritos
para a 52ª edição da clássica corrida de endurance da Flórida.
Esta será a
primeira prova do novo campeonato Tudor United Sportscar Championship (TUSCC)
que marca a união entre a American Le Mans Series e a GRAND-AM em um único
torneio - que vai reunir os mais importantes fabricantes, pilotos e equipes dos
EUA e algumas estrelas mundiais.
Além do
trio da Performance Tech Motorsport, as 24 Horas de Daytona de 2014 terão a
participação de mais cinco brasileiros: Augusto Farfus pilotará um BMW Z4 da
Turner Motorsport (categoria GT Daytona), enquanto Chico Longo, Daniel Serra,
Xandinho Negrão e Marcos Gomes dividirão o volante da Ferrari 458 Italia da
Scuderia Corsa, também pela categoria GT Daytona.
Os treinos
oficiais para a prova começam já nesta quinta-feira. A largada para a corrida
está marcada para as 17h10 deste sábado (pelo horário de Brasília).
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto: José Mário Dias
ALTA ROTAÇÃO: Audi revela escalação de pilotos para o DTM
ALTA ROTAÇÃO: Audi revela escalação de pilotos para o DTM: Timo Scheider é o novo companheiro de equipe de Mike Rockenfeller • Jamie Green, Miguel Molina e Edoardo Mortara também trocam de time • Di...
Audi revela escalação de pilotos para o DTM
Timo
Scheider é o novo companheiro de equipe de Mike Rockenfeller • Jamie Green,
Miguel Molina e Edoardo Mortara também trocam de time • Dieter Gass: "Um
projeto bem estruturado para defender o título"
Faltam 101
dias para começar a nova temporada do DTM, o campeonato alemão de turismo, com
a primeira etapa em Hockenheim. E a Audi já definiiu seu time de pilotos: Mike
Rockenfeller pilotará um Audi RS 5 DTM na busca pelo bicampeonato, e agora terá
Timo Scheider como seu novo parceiro de equipe. Os três times da marca das
quatro argolas foram redefinidos neste projeto de defesa de título.
De caçador
a caça: pela primeira vez em sua carreira, Mike Rockenfeller (ALE/30) terá o
número '1' em seu carro de DTM por ter sido campeão em 2013. E terá um
companheiro de equipe que sabe bem o que é carregar esse numeral. Timo Scheider
(ALE/35) foi campeão do DTM em 2008 e 2009, e, depois de sete anos defendendo a
Audi Sport Team Abt Sportsline, passará em 2014 para a Audi Sport Team Phoenix,
comandada por Ernst Moser.
"Passei
ótimos momentos com a Abt e estou saindo com lágrimas nos olhos", disse
Scheider. "Por outro lado, estou ansioso por correr na equipe que venceu
dois campeonatos nos últimos três anos. Além disso, já os conheço muito
bem".
Quem
ocupará a vaga deixada por Scheider no Audi Sport Team Abt Sportsline será
Miguel Molina (ESP/24), que sai justamente da Audi Sport Team Phoenix para
voltar ao time pelo qual conquistou seus melhores resultados no DTM. Foi lá
que, em 2010, o espanhol fechou a temporada como "rookie do ano" e,
em 2011, conquistou duas pole positions e seu primeiro pódio na categoria.
Edoardo
Mortara (ITA/27) será o companheiro de equipe de Molina. O piloto italo-francês
já comprovou seu potencial no DTM ao vencer duas vezes em 2012 - primeiro ano
de vigência das regras atuais da categoria. O bicampeão Mattias Ekström
(SUE/35), que parte para sua 14ª temporada com a Audi no DTM, e o jovem Adrien
Tambay (FRA/22) completam o esquadrão do time Abt.
Fechando a
lista de pilotos, a equipe Audi Sport Team Rosberg terá uma dupla totalmente
nova em 2014. Jamie Green (ING/31) passa para o time comandado por Keke Rosberg
e Arno Zensen, e será companheiro do novato Nico Müller (SUI/21), que entra na
categoria substituindo Filipe Albuquerque (POR/28) - escalado para os programas
de endurance e GT da marca.
"Durante
o inverno (europeu), nós não apenas revisamos cuidadosamente o Audi RS 5 DTM
para melhorar seu desempenho, mas também trabalhamos em uma forma de distribuir
times e pilotos para termos força máxima na defesa do nosso título",
comentou Dieter Gass, chefe da Audi Sport no DTM. "Depois de extensas
reuniões, todos chegaram à conclusão de que esta era a melhor solução. Por um
lado, estamos apostando na continuidade, mantendo sete dos pilotos no time. Por
outro lado, sabemos que mudanças, às vezes, não fazem mal. E é por isso que
estamos convencidos de que seremos ainda mais fortes com essa nova estrutura de
times para a temporada".
Chefe da
Audi Motorsoprt, Dr. Wolfgang Ullrich, analisa a situação da mesma maneira que
Dieter Gass. "A Audi sempre teve um compromisso de continuidade com seus
pilotos, ao mesmo tempo que faz um trabalho consistente de preparação de seus novos
talentos. É por isso que conseguimos manter todos os nossos pilotos por muito
tempo, incluindo três campeões do DTM. Temos no Nico Müller uma jovem promessa,
que atrairá fãs suíços para a categoria. E esperamos ainda mais motivação para
o Timo (Scheider), Edoardo (Mortara), Miguel (Molina) e Jamie (Green) em suas
novas equipes".
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto: Audi Sport /
Divulgação
ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi e...
ALTA ROTAÇÃO: FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi e...: Audi testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: ...
FIA WEC: Faróis a laser ajudarão pilotos da Audi em Le Mans
Audi
testa inovadora tecnologia de luzes na pista; • Novo R18 e-tron quattro combina
faróis de LED e laser; • Prof. Dr. Ulrich Hackenberg: "Luzes de laser são
o futuro".
Faróis de
LED para uso durante o dia, feixe matriz e, agora, luzes de laser: a Audi usa
mais uma vez as 24 Horas de Le Mans para ampliar sua vantagem na área ótica.
Com o novo R18 e-tron quattro, a Audi optou por uma combinação de faróis de LED
e laser.
"A
Audi é a principal inovadora na tecnologia de iluminação", afirma Prof.
Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento em Desenvolvimento
Técnico da AUDI AG. "O A8 recentemente passou a ser disponibilizado com
faróis dianteiros de LED - a mais avançada tecnologia para carros de linha. Nós
iremos oferece-la também em mais modelos. Nosso mais recente desenvolvimento é
o farol a laser - mais preciso, poderoso e eficiente. Equipamos o novo carro de
Le Mans com eles e, com isso, seremos a primeira fabricante a introduzir luzes
a laser em carros de produção".
A
iluminação ideal da pista tem um papel crucial nas 24 Horas de Le Mans e em
outras provas de endurance, que são disputadas parcialmente na escuridão da
noite. "Sempre demos grande importância no conforto e segurança dos nossos
pilotos dentro do cockpit dos carros da Audi", destaca Chris Reinke, chefe
de do departamento de protótipos da Audi Sport. "Uma boa visão noturna é
um elemento essencial disso tudo. O feixe-matriz de LED já deu a nossos pilotos
uma grande vantagem em Le Mans - e agora, com as luzes a laser, isso vai
aumentar ainda mais. Esta nova tecnologia tem grande potencial para o
futuro".
Com os
feixes-matriz de LED que consistem em oito unidades de LED de cada lado, o Audi
R18 e-tron quattro estabeleceu padrões em alcance de luz e intensidade em Le
Mans no ano passado. A inovação do novo R18 soma a força dos feixes de LED com
os de laser. "O laser traz mais homogeneidade e uma propagação de luz mais
precisa na frente do carro", explica Rinke. "Para nós, esta
tecnologia é um marco - é a reflexão do espírito pioneiro da Audi Sport que,
mais uma vez, nos faz assumir um papel de liderança e, com os nossos colegas
dos setores de produção e desenvolvimento, trazer esta nova tecnologia em um
estágio ainda tão inicial. Esta colaboração é notável".
Na
International CES 2014, feira de inovações realizada recentemente em Las Vegas,
nos Estados Unidos, a Audi mostrou o carro-conceito Audi Sport quattro com a
seção dianteira do novo Audi R18 e-tron quattro com os novos faróis. No caso no
R18 anterior, a Audi utilizou a tecnologia matriz de LED, enquanto na nova
geração os desenvolvedores integraram um feixe-matriz e diodos de laser. Isso
possibilitou a optimização da iluminação por meio de feixes curvos, tornando os
faróis "inteligentes". Dependendo da posição do carro na pista, ele
ilumina uma curva antes mesmo de o piloto contorna-la.
Duas vezes
vencedor de Le Mans e campeão mundial de endurance em 2012, Marcel Fässler já
teve a oportunidade de experimentar as vantagens do novo sistema ótico durante
testes noturnos. "Eu nunca tive uma iluminação tão boa em um carro de
corrida como tenho no novo R18", afirmou o suíço. "É ainda melhor que
o sistema que usamos no ano passado. Eu não diria que este é um passo adiante,
mas sim três. A luz a laser é mais forte, mais concentrada e mais precisa. Por
exemplo, você pode ver o ponto de tangência da curva muito melhor com o novo
sistema. À noite, esta pode ser uma vantagem crucial para nós", comparou.
A Audi já
estabeleceu padrões em tecnologia ótica em Le Mans por várias ocasiões. O Audi
R10 TDI, em 2006, foi o primeiro carro equipado com faróis de LED para uso
diário. No R15 TDI, os LEDs também funcionaram com feixes longos. Em 2011, no R18
TDI, a Audi utilizou faróis de LED pela primeira vez; e em 2013 a tecnologia de
matriz de LED seguiu.
"O uso
da luz a laser em Le Mans é outro exemplo do papel de liderança que a Audi
exerce no desenvolvimento de novas tecnologias e a importância do esporte a
motor para a companhia", afirma o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang
Ullrich. "Le Mans mais uma vez serve como um duro teste para uma nova
tecnologia que será lançada em breve em produção na Audi e na qual as quatro
argolas estarão novamente um estágio crucial à frente da concorrência. A
colaboração próxima entre a Audi Sport e o setor de produção e desenvolvimento
é exemplar e único".
Rafael Durante (Mtb
48.044)
Foto: Audi Sport /
Divulgação
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