terça-feira, 27 de agosto de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nes...
ALTA ROTAÇÃO: Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nes...: Destinada para a comunidade Stock Car, prova será realizada às 17h30 desta sexta-feira no mesmo circuito em que os carros farão a etapa ...
Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nesta sexta-feira, às 17h30: Running Voxx
Destinada para a comunidade Stock Car, prova será realizada às
17h30 desta sexta-feira no mesmo circuito em que os carros farão a etapa deste
final de semana em Cascavel (PR), oitava etapa da temporada 2013 da categoria
Toda comunidade ligada a Stock Car será
convidada a dar uma volta a pé no circuito paranaense, em ação promovida pela
equipe Voxx Racing, time do Grupo Cimed-Nutracom, em conjunto com a Vicar,
promotora da Stock Car. A terceira etapa Running Voxx terá largada na reta de
chegada do autódromo, fazendo um percurso de cerca de 3 quilômetros, às 17h30
desta sexta-feira, após o shake down.
"Após o sucesso das corridas passadas, em
Salvador e em Brasília, queremos ampliar esse estilo de vida saudável para
outras provas do calendário. É uma maneira de se divertir e se manter em forma,
com a oportunidade de correr no mesmo traçado que os carros da Stock irão
acelerar no final de semana. Na segunda etapa tivemos ainda mais participantes
e esperamos crescer este número em Cascavel", diz Mariana Espíndola,
gerente de marketing da Nutracom.
As inscrições para a prova já estão abertas
para os credenciados à etapa de Cascavel da Stock Car. Envie seu nome completo,
tamanho da camiseta e telefone para runningvoxx@voxxsuplementos.com.br.
O kit corredor (mochila-saco Voxx, camiseta de
dry fit com o percurso da pista silkada nas costas e um brinde) será entregue
na tenda Voxx momentos antes da largada. Para a prova, a Voxx Racing disponibiliza
uma tenda oferecendo, pré e pós-corrida, água e Voxx Carbo para hidratação dos
participantes, além de frutas, barra de cereal e capsulas de cafeína Voxx
Caffeine in caps.
Sobre Voxx
Suplementos
A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom,
empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas
do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha
conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa,
os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores
resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA,
cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para
todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente
procuram: resultado
Rodrigo França
Foto: José Mário dias
ALTA ROTAÇÃO: Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca no...
ALTA ROTAÇÃO: Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca no...: Prova será preliminar da Le Mans 6 Horas de São Paulo neste domingo, em Interlagos; Paludo está em quinto no campeonato, com 72 pontos ...
Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca novo pódio na Porsche Cup em Interlagos
Prova será preliminar da Le Mans 6 Horas de São Paulo neste domingo,
em Interlagos; Paludo está em quinto no campeonato, com 72 pontos
Retornando ao
maior templo do automobilismo brasileiro neste final de semana, a Porsche GT3
Cup Brasil vai a Interlagos, São Paulo, e será preliminar da Le Mans 6 Horas de
São Paulo, quarta etapa da temporada 2013 do Mundial de Endurance, o WEC.
Para a prova
da Porsche, o piloto apoiado pela hamburgueria Garage Burger, Daniel Paludo,
tem retrospecto bastante favorável. Na última rodada dupla que a categoria fez
em Interlagos, no começo de junho, Daniel conquistou dois pódios, sempre
lutando pela frente nas duas corridas.
Em quinto na
tabela com 72 pontos, Paludo espera manter a ascendência na temporada:
"Interlagos é uma pista que gosto muito e tenho bons resultados. Andei
muito forte lá, quando a categoria disputava a terceira etapa da temporada.
Espero, pelo menos, repetir a dose da última vez que estivemos aqui e subir
duas vezes no pódio", disse o piloto do #89.
Os Porsches
entrarão na pista na sexta-feira, 30 de agosto, com a realização de treinos
livres. No sábado, serão realizadas as tomadas de tempo, além da nona prova da
temporada. No domingo, antes da largada da Le Mans 6 Horas de São Paulo, a
décima da Cup será a preliminar da prova.
Programação:
Sexta-feira,
30 de agosto de 2013
10h20 às
10h50, Treino livre 1, Porsche Cup
11h05 às
12h35, Treino livre 1, FIA WEC
12h50 às
13h20, Treino livre 1, Porsche Challenge
14h55 às
15h25, Treino livre 2, Porsche Cup
15h40 às
17h10, Treino livre 2, FIA WEC
17h25 às
17h55, Treino livre 2, Porsche Challenge
Sábado, 31 de
agosto de 2013
10h20 às
11h20, Treino livre 3, FIA WEC
12h55 às
13h30, Treino Classificatório, Porsche Cup
13h45 às
14h20, Treino Classificatório Porsche Challenge
14h35 às
15h00, Treino classificatório FIA WEC, classes LMGTE-Pro e LMGTE-Am
15h10 às
15h35, Treino classificatório FIA WEC, classes LMP1 e LMP2
16h20 às
16h50, Prova 9, Porsche Cup
Domingo, 1°
de setembro de 2013
08h45 às
09h15, Prova 9, Porsche Challenge
09h30 às
10h00, Prova 10, Porsche Cup
12h00,
Largada, Le Mans 6 Horas de São Paulo
Classificação
do campeonato após 4 etapas:
1) Ricardo
Baptista, 115 pontos; 2) Ricardo Rosset, 114; 3) Tom Valle, 92; 4) Fábio
Viscardi, 76; 5) Daniel Paludo, 72; 5) Marcel Visconde, 72; 7) Constantino
Júnior, 60; 8) Pedro Queirolo, 60; 9) Maurizio Billi, 59; 10) Sylvio de Barros,
58; 11) Marcelo Franco, 56; 12) Guilherme Figueirôa, 49; 13) Adalberto
Baptista, 42; 14) Roberto Posses, 39; 15) Clemente Lunardi, 38; 16) Gui Affonso,
33; 17) Charles Reed, 24; 18) Sérgio Ribas, 22; 19) Omilton Visconde Jr., 10;
20) Carlos Falletti, 8; 21) Vanuê Faria, 6; 22) Cléber Faria, 6.
RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)
Foto: Luca Bassani
ALTA ROTAÇÃO: Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” ...
ALTA ROTAÇÃO: Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” ...: Trabalho voltado à eletrônica eleva expectativa dos pilotos da 72 Sports/Ford Racing Trucks para sétima etapa da Fórmula Truck A prepar...
Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” para corrida em Córdoba
Trabalho voltado à eletrônica eleva expectativa dos pilotos da 72
Sports/Ford Racing Trucks para sétima etapa da Fórmula Truck
A preparação
da 72 Sports/Ford Racing Trucks para a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de
Fórmula Truck incluiu uma sessão de testes com os caminhões Ford Cargo na
última sexta-feira (23) na pista de Piracicaba, interior paulista. O trabalho
na sede do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo serviu para
aprimoramento das configurações eletrônicas nos caminhões do paulista Djalma
Fogaça e do mato-grossense Raijan Mascarello.
“Fizemos o
trabalho em Piracicaba juntamente com o pessoal da Bosch e da Digipulse, que
são responsáveis pela eletrônica dos nossos caminhões”, explica Fogaça. “O
intuito foi resolver um problema sério de excesso de fumaça quando ligamos os
caminhões, com os motores ainda frios. Parece que isso foi solucionado. E,
apesar de não ter sido um treino para medir performance, os nossos Trucks estão
bem afiados para Córdoba”, acrescenta.
A corrida no
circuito da província argentina de Córdoba, no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta
Gracia, será disputada no dia 8 de setembro, valendo como sétima das dez etapas
do Campeonato Brasileiro e marcando ainda o fim do Campeonato Sul-Americano de
Fórmula Truck, composto por quatro provas – as outras três foram disputadas em
Viamão (RS), Caruaru (PE) e São Paulo (SP) nos meses de março, maio e julho,
respectivamente.
O traçado de
3.691 metros do circuito de Córdoba representa novidade total para os dois
pilotos. “Corri lá de Fórmula 3 em 1989, mas não no traçado que a Fórmula Truck
utiliza. Então, vai ser novidade para mim e para o Raijan, mas nada que 15
minutos de pista no treino não resolva”, minimiza Fogaça. “É outra pista onde
nunca corri, a exemplo do que aconteceu em Goiânia. Espero me adaptar melhor
desta vez”, emenda Mascarello.
A meta de
Fogaça é de finalizar o Sul-americano entre os seis primeiros colocado. Ele
está em nono no campeonato com 19 pontos. “Quero ficar entre os seis também no
Brasileiro, que ainda tem mais quatro corridas pela frente”, avisa. “Apesar de
o nosso orçamento ser muito inferior, confio na durabilidade do caminhão. O
nosso caminhão quebrava depois de 10 minutos de corrida no ano passado, e nesse
ano esse problema acabou”, aponta.
O piloto
paulista exemplifica sua constatação lembrando que foi o único piloto a
terminar todas as corridas disputadas em 2013 na zona de pontos. “O André
Marques, que corre de Volkswagen, também fez pontos nas seis etapas, mas não
terminou todas elas”. “Então eu confio no trabalho da equipe, estamos tentando
compensar com afinco no trabalho nossa falta de verba para investir no
desenvolvimento dos caminhões”, acrescenta.
As metas de
Mascarello são menos audaciosas. “Para mim é um ano de aprendizado, acho que
estou conseguindo me adaptar bem ao caminhão. Quando conseguir terminar uma
corrida, vai ser perto do pódio. Meu objetivo era andar entre os 15 primeiros,
e já estou melhor que isso. Tive uma evolução legal em Cascavel, em Interlagos
também andei bem”, avalia. “Os problemas que tenho enfrentado não são grandes,
mas têm me tirado das corridas”.
Fonte/Foto: Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Enduran...
ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Enduran...: Piloto da Aston Martin revela detalhes da categoria que corre em Interlagos no fim de semana Depois de três temporadas incompletas na Fór...
Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Endurance
Piloto da Aston Martin revela detalhes da categoria que corre em
Interlagos no fim de semana
Depois de
três temporadas incompletas na Fórmula 1, Bruno Senna se transformou
rapidamente em atração do Campeonato Mundial de Endurance graças à vitória em
Silverstone e ao segundo lugar em Spa na classe GTE Pro logo nas primeiras
etapas de 2014. Neste fim de semana, o calendário será movimentado com a Le
Mans 6 Horas de São Paulo, e as atividades de pistas em Interlagos serão
abertas na sexta-feira com a realização de duas sessões de treinos livres.
Depois do abandono nas 24 Horas de Le Mans, provocado por acidente envolvendo o
companheiro Fred Makowiecki, Bruno buscará a reação em parceria com o britânico
Rob Bell no Vantage 99 da equipe de fábrica da Aston Martin.
Bruno chega
ao Brasil no início desta semana, ansioso pelo reencontro com o público
brasileiro. Consciente de que não apenas os torcedores, mas também a imprensa,
não estão familiarizados com as corridas de resistência, Bruno produziu uma
espécie de manual. "Percebi que muita gente não conhece o Endurance no
Brasil. Como a Fórmula 1 é a categoria mais popular por aqui, preparei este
guia para sanar as dúvidas básicas e algumas mais avançadas para quem quiser
saber um pouco além do trivial", explicou.
Características
básicas do Endurance:
Diferentes
categorias andando na mesma corrida:
1) GTE
Esta é a
categoria em que estou competindo neste ano.
GTE-PRO -
Permitida a participação de apenas pilotos profissionais na PRO. São os carros
que mais se assemelham aos modelos de rua. Muitos fabricantes participam com
seus carros pela alta visibilidade que a categoria oferece, a exemplo da Aston
Martin, Ferrari, Porsche, Lamborghini, Corvette, Viper e BMW.
Na GTE-PRO, o
desenvolvimento dos carros durante a temporada está liberado, inclusive em
relação a motores, chassis e pneus. A categoria é extremamente competitiva e os
carros são muito confiáveis. Por isso, as corridas são disputadas sempre no
limite e não raramente terminam com poucos segundos de diferença entre os
competidores, mesmo ao final de uma maratona de 24 horas.
GTE-AM -
Permitida somente a presença de um piloto profissional ao lado de outros
pilotos amadores ou semi-profissionais por carro. Geralmente são utilizadas
versões do ano anterior e as especificações técnicas são rígidas, sem potencial
de desenvolvimento.
Os números do
GTE-PRO são brancos em caixa verde.
Os números do
GTE-AM são brancos em caixa laranja.
2 - LMP1
É a categoria
destinada mais a fabricantes e fornecedores de chassis e motores. Em uma pista
normal, um protótipo da LMP1 tem um tempo de volta cerca de 10-15 segundos mais
lento que um F1. Sofisticadíssima tecnologia empregada nesses carros, como
motores a gasolina, turbo, diesel, híbridos, muita eletrônica embarcada e
altíssima velocidade final, acima dos 340 km/h.
As principais
equipes da LMP1 são Audi, Toyota e Rebellion.
Os números
dos carros são brancos com caixa vermelha.
3 - LMP2
São versões
mais básicas do LMP1, com menor potência nos motores e menos aderência
aerodinâmica. A LMP2 é voltada a equipes independentes de fabricantes. É fácil
confundir um LMP2 com o LMP1 na pista sem conhecer as distinções entre equipes.
Os carros de LMP2 são em média 5-7 segundos mais lentos por volta que os
melhores LMP1. Em termos de pico de velocidade, o LMP2 é bastante parecido com
o GTE, o que dificulta a ultrapassagem em retas.
Na LMP2 é
mais comum a presença de pilotos semi-profissionais, o que nem sempre permite
que esses carros atinjam o potencial máximo nas corridas.
As principais
equipes do LMP2 são HPD (na American Le Mans Series) e Lotus.
Os números do
LMP2 são brancos em caixa azul.
Nivelamento de performance dentro das
categorias:
Dentro do
Endurance, como o regulamento permite o desenvolvimento do carro com muito
menos restrições do que na F1, por exemplo, são elevadas as chances de equipes
com mais recursos financeiros e técnicos apresentarem performances que as
outras não conseguem alcançar. Por isso, a categoria ativamente tenta
"nivelar" a performance dos competidores por meio dos seguintes
recursos:
Aumento ou
diminuição do peso dos carros
Aumento ou
diminuição das asas traseiras
Aumento ou
diminuição dos restritores de ar nos motores
Aumento ou
diminuição do tamanho dos tanques de combustível
Corridas de longa duração:
1- No World
Endurance Championship (WEC) as corridas são de 1.000 km ou seis horas de
duração.
2- Corridas
como a Sebring 12h, justificando a denominação, têm 12 horas de duração.
3- As
principais provas do Endurance (Le Mans e Nurburgring) duram 24 horas.
Troca de pilotos no mesmo carro
durante a corrida:
1- No WEC
(World Endurance Championship), geralmente cada carro tem dois pilotos, mas
três também é comum.
2- Em
corridas com 12 horas ou mais de duração, o habitual são três ou quatro pilotos
por carro
3- Pelo
regulamento, um piloto não pode pilotar mais de quatro horas em cada período de
seis.
Preparação e rotina de pilotos e
equipe
A parte mais
desafiadora das corridas de longa duração, com certeza, está relacionada ao
desgaste humano. Antigamente as máquinas eram frágeis, e para terminar a
corrida era sempre necessário segurar o ritmo, evitando falhas mecânicas ou
incidentes.
Hoje em dia,
com o grande desenvolvimento tecnológico experimentado pelo automobilismo, a
máquina não é mais o fator limitador de performance das corridas. Por isso,
tanto os pilotos quanto as equipes têm de estar muito mais preparados para um
ritmo mais forte e maior agilidade, porque as margens entre os carros e equipes
estão muito mais próximas.
Pilotos de
protótipos LMP1 e LMP2 estão sujeitos a longos períodos de forca-G acima de
três vezes a da gravidade em freadas e curvas. Então, necessitam de uma
preparação física muito boa. Pilotos da GT sofrem muito mais com altas
temperaturas dentro dos carros, cujas janelas estão sempre fechadas e oferecem
pouca refrigeração para não perder performance. Durante as corridas, as equipes
sempre tentam fazer com que os pilotos fiquem pelo menos duas horas no carro a
cada turno. Assim, os outros pilotos do time podem descansar, se alimentar e
hidratar para a próxima "tocada". Quando o piloto dorme entre os seus
turnos, é importante ser acordado com tempo suficiente para estar alerta e
pronto para voltar a dirigir. Cabe ao fisioterapeuta a tarefa de cuidar dos períodos
de descanso e alimentação.
Fatores
imponderáveis, como a entrada do safety car ou a mudança do clima, permitem
mudanças estratégicas pelo lado da equipe. Isso geralmente altera a duração dos
turnos e pode colocar mais carga em um piloto ou tirar descanso de outro. O
carro vai equipado com um recipiente contendo água ou drink esportivo com
eletrólitos para recompor a hidratação do piloto durante os turnos.
Pelo lado da
equipe, mecânicos e engenheiros também sofrem bastante com a longa duração da
prova. Engenheiros não podem perder a concentração em momento algum e devem
estar atentos a todos os detalhes da telemetria do carro, que lhes fornece
importantes informações sobre a "saúde" dos componentes. Qualquer
descuido nesse sentido pode resultar em acidentes provocados por falhas
mecânicas ou abandonos prematuros por quebras que poderiam ter sido previstas e
evitadas com a troca das peças envolvidas.
Alem de
permanecerem sempre ligados nas informações que vem dos próprios carros, os
engenheiros precisam monitorar o que ocorre com as outras equipes, as condições
climáticas e da pista, como bandeiras amarelas, óleo, safety cars, etc. Essas
variáveis externas ao carro são fatores determinantes na estratégia de corrida
e, numa categoria tão competitiva como a GTE, podem tranquilamente decidir uma
vitoria ou uma derrota.
Os mecânicos
são certamente os que mais sofrem durante uma corrida de endurance. Normalmente
já vêm de longas horas de trabalho durante as semanas que antecedem à prova.
Toda a preparação do carro nos dias e noites anteriores, pós-classificação e
pós-warm-up são essenciais para a performance na corrida. Ao longo da
competição, os mecânicos são acionados no mínimo de hora em hora para os
trabalhos de pit stop.
Além disso,
durante a prova são relativamente comuns as paradas na garagem para reparos de
carroceria, troca de freios e outros desgastes que exigem a intervenção da
equipe. Isso faz com que a fadiga seja um fator por vezes determinante no
trabalho dos mecânicos.
A equipe
dispõe de fisioterapeutas com a missão de manter todos alimentados, hidratados
e descansados durante a corrida. Ademais dessas funções, esses profissionais
estão sempre ocupados com lesões e machucados que possam vitimar os integrantes
da equipe.
As áreas de
descanso para os pilotos e equipe são bangalôs ou motorhomes com camas e sofás
fora do espaço do paddock. Por causa da grande quantidade de carros na pista e
do barulho constante, não é fácil descansar com toda a adrenalina no sangue.
Pilotos mais experientes conseguem repousar melhor e sabem como administrar
seus ritmos para não se estressarem demais durante a corrida. Isso os ajuda a
chegarem com menor fadiga nos momentos finais e decisivos das corridas.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Foto: Divulgação AMR/MF2
ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...
ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...: Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão envia...
10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Emerson Fittipaldi dará a largada
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a
cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão
enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e
cargo dos profissionais, além de telefone para contato.
O piloto
Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada
da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada a
partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8) no Kartódromo de Interlagos, na
zona sul de São Paulo (SP). Está confirmada a participação de 31 universidades
e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros,
com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de
cursos de engenharia.
"Está
tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos
estudantes também já participaram de edições anteriores. Então, depois de
saudar e agradecer a presença de todos, agora é a hora da disputa e torcemos
para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Alberto
Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência
Energética.
A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
Todos os
veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com
combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes
de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos
movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a
mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é
feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com
o Joule Meter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que
percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.
Todos os
veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do
kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A
vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer
o percurso gastando menos combustível.
O recorde da
Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol
foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),
com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no
mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394
km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em
2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O anúncio dos
vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira
(30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as
universidades usarem em seus laboratórios.
A 10ª
Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6
Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC,
que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de
setembro.
Veja a
programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
27/8 -
Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00
- Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 -
2ª tentativa
30/8 - 8h00 -
3ª e última tentativa
13h00 -
Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
CREDENCIAMENTO
Os veículos
de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona
Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos
e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br
informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A
confirmação do credenciamento será através de e-mail.
A 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault,
Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos divulgação
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