terça-feira, 27 de agosto de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nes...

ALTA ROTAÇÃO: Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nes...: Destinada para a comunidade Stock Car, prova será realizada às 17h30 desta sexta-feira no mesmo circuito em que os carros farão a etapa ...

Primeira corrida da Stock Car em Cascavel será nesta sexta-feira, às 17h30: Running Voxx


Destinada para a comunidade Stock Car, prova será realizada às 17h30 desta sexta-feira no mesmo circuito em que os carros farão a etapa deste final de semana em Cascavel (PR), oitava etapa da temporada 2013 da categoria

 
Depois do sucesso da duas primeiras etapas do Running Voxx nas ruas de Salvador e na pista de Brasília, os pilotos, mecânicos, jornalistas e outros integrantes da categoria irão correr de maneira diferente neste final de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, Paraná.

 

 Toda comunidade ligada a Stock Car será convidada a dar uma volta a pé no circuito paranaense, em ação promovida pela equipe Voxx Racing, time do Grupo Cimed-Nutracom, em conjunto com a Vicar, promotora da Stock Car. A terceira etapa Running Voxx terá largada na reta de chegada do autódromo, fazendo um percurso de cerca de 3 quilômetros, às 17h30 desta sexta-feira, após o shake down.

 

 "Após o sucesso das corridas passadas, em Salvador e em Brasília, queremos ampliar esse estilo de vida saudável para outras provas do calendário. É uma maneira de se divertir e se manter em forma, com a oportunidade de correr no mesmo traçado que os carros da Stock irão acelerar no final de semana. Na segunda etapa tivemos ainda mais participantes e esperamos crescer este número em Cascavel", diz Mariana Espíndola, gerente de marketing da Nutracom.

 

 As inscrições para a prova já estão abertas para os credenciados à etapa de Cascavel da Stock Car. Envie seu nome completo, tamanho da camiseta e telefone para runningvoxx@voxxsuplementos.com.br.

 

 O kit corredor (mochila-saco Voxx, camiseta de dry fit com o percurso da pista silkada nas costas e um brinde) será entregue na tenda Voxx momentos antes da largada. Para a prova, a Voxx Racing disponibiliza uma tenda oferecendo, pré e pós-corrida, água e Voxx Carbo para hidratação dos participantes, além de frutas, barra de cereal e capsulas de cafeína Voxx Caffeine in caps.

 

Sobre Voxx Suplementos

 

 A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado

 

Rodrigo França

Foto: José Mário dias

ALTA ROTAÇÃO: Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca no...

ALTA ROTAÇÃO: Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca no...: Prova será preliminar da Le Mans 6 Horas de São Paulo neste domingo, em Interlagos; Paludo está em quinto no campeonato, com 72 pontos ...

Com apoio do Garage Burger, Daniel Paludo busca novo pódio na Porsche Cup em Interlagos

Prova será preliminar da Le Mans 6 Horas de São Paulo neste domingo, em Interlagos; Paludo está em quinto no campeonato, com 72 pontos

Retornando ao maior templo do automobilismo brasileiro neste final de semana, a Porsche GT3 Cup Brasil vai a Interlagos, São Paulo, e será preliminar da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa da temporada 2013 do Mundial de Endurance, o WEC.

Para a prova da Porsche, o piloto apoiado pela hamburgueria Garage Burger, Daniel Paludo, tem retrospecto bastante favorável. Na última rodada dupla que a categoria fez em Interlagos, no começo de junho, Daniel conquistou dois pódios, sempre lutando pela frente nas duas corridas.

Em quinto na tabela com 72 pontos, Paludo espera manter a ascendência na temporada: "Interlagos é uma pista que gosto muito e tenho bons resultados. Andei muito forte lá, quando a categoria disputava a terceira etapa da temporada. Espero, pelo menos, repetir a dose da última vez que estivemos aqui e subir duas vezes no pódio", disse o piloto do #89.

Os Porsches entrarão na pista na sexta-feira, 30 de agosto, com a realização de treinos livres. No sábado, serão realizadas as tomadas de tempo, além da nona prova da temporada. No domingo, antes da largada da Le Mans 6 Horas de São Paulo, a décima da Cup será a preliminar da prova.

Programação:

Sexta-feira, 30 de agosto de 2013
10h20 às 10h50, Treino livre 1, Porsche Cup
11h05 às 12h35, Treino livre 1, FIA WEC
12h50 às 13h20, Treino livre 1, Porsche Challenge
14h55 às 15h25, Treino livre 2, Porsche Cup
15h40 às 17h10, Treino livre 2, FIA WEC
17h25 às 17h55, Treino livre 2, Porsche Challenge

Sábado, 31 de agosto de 2013
10h20 às 11h20, Treino livre 3, FIA WEC
12h55 às 13h30, Treino Classificatório, Porsche Cup
13h45 às 14h20, Treino Classificatório Porsche Challenge
14h35 às 15h00, Treino classificatório FIA WEC, classes LMGTE-Pro e LMGTE-Am
15h10 às 15h35, Treino classificatório FIA WEC, classes LMP1 e LMP2
16h20 às 16h50, Prova 9, Porsche Cup

Domingo, 1° de setembro de 2013
08h45 às 09h15, Prova 9, Porsche Challenge
09h30 às 10h00, Prova 10, Porsche Cup
12h00, Largada, Le Mans 6 Horas de São Paulo

Classificação do campeonato após 4 etapas:

1) Ricardo Baptista, 115 pontos; 2) Ricardo Rosset, 114; 3) Tom Valle, 92; 4) Fábio Viscardi, 76; 5) Daniel Paludo, 72; 5) Marcel Visconde, 72; 7) Constantino Júnior, 60; 8) Pedro Queirolo, 60; 9) Maurizio Billi, 59; 10) Sylvio de Barros, 58; 11) Marcelo Franco, 56; 12) Guilherme Figueirôa, 49; 13) Adalberto Baptista, 42; 14) Roberto Posses, 39; 15) Clemente Lunardi, 38; 16) Gui Affonso, 33; 17) Charles Reed, 24; 18) Sérgio Ribas, 22; 19) Omilton Visconde Jr., 10; 20) Carlos Falletti, 8; 21) Vanuê Faria, 6; 22) Cléber Faria, 6.

RF1 - Serviços Jornalisticos
Rodrigo França (MTB 31120)

Foto: Luca Bassani

ALTA ROTAÇÃO: Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” ...

ALTA ROTAÇÃO: Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” ...: Trabalho voltado à eletrônica eleva expectativa dos pilotos da 72 Sports/Ford Racing Trucks para sétima etapa da Fórmula Truck A prepar...

Fogaça e Mascarello veem caminhões Ford “afiados” para corrida em Córdoba

Trabalho voltado à eletrônica eleva expectativa dos pilotos da 72 Sports/Ford Racing Trucks para sétima etapa da Fórmula Truck

A preparação da 72 Sports/Ford Racing Trucks para a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck incluiu uma sessão de testes com os caminhões Ford Cargo na última sexta-feira (23) na pista de Piracicaba, interior paulista. O trabalho na sede do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo serviu para aprimoramento das configurações eletrônicas nos caminhões do paulista Djalma Fogaça e do mato-grossense Raijan Mascarello.

“Fizemos o trabalho em Piracicaba juntamente com o pessoal da Bosch e da Digipulse, que são responsáveis pela eletrônica dos nossos caminhões”, explica Fogaça. “O intuito foi resolver um problema sério de excesso de fumaça quando ligamos os caminhões, com os motores ainda frios. Parece que isso foi solucionado. E, apesar de não ter sido um treino para medir performance, os nossos Trucks estão bem afiados para Córdoba”, acrescenta.

A corrida no circuito da província argentina de Córdoba, no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, será disputada no dia 8 de setembro, valendo como sétima das dez etapas do Campeonato Brasileiro e marcando ainda o fim do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck, composto por quatro provas – as outras três foram disputadas em Viamão (RS), Caruaru (PE) e São Paulo (SP) nos meses de março, maio e julho, respectivamente.

O traçado de 3.691 metros do circuito de Córdoba representa novidade total para os dois pilotos. “Corri lá de Fórmula 3 em 1989, mas não no traçado que a Fórmula Truck utiliza. Então, vai ser novidade para mim e para o Raijan, mas nada que 15 minutos de pista no treino não resolva”, minimiza Fogaça. “É outra pista onde nunca corri, a exemplo do que aconteceu em Goiânia. Espero me adaptar melhor desta vez”, emenda Mascarello.

A meta de Fogaça é de finalizar o Sul-americano entre os seis primeiros colocado. Ele está em nono no campeonato com 19 pontos. “Quero ficar entre os seis também no Brasileiro, que ainda tem mais quatro corridas pela frente”, avisa. “Apesar de o nosso orçamento ser muito inferior, confio na durabilidade do caminhão. O nosso caminhão quebrava depois de 10 minutos de corrida no ano passado, e nesse ano esse problema acabou”, aponta.

O piloto paulista exemplifica sua constatação lembrando que foi o único piloto a terminar todas as corridas disputadas em 2013 na zona de pontos. “O André Marques, que corre de Volkswagen, também fez pontos nas seis etapas, mas não terminou todas elas”. “Então eu confio no trabalho da equipe, estamos tentando compensar com afinco no trabalho nossa falta de verba para investir no desenvolvimento dos caminhões”, acrescenta.

As metas de Mascarello são menos audaciosas. “Para mim é um ano de aprendizado, acho que estou conseguindo me adaptar bem ao caminhão. Quando conseguir terminar uma corrida, vai ser perto do pódio. Meu objetivo era andar entre os 15 primeiros, e já estou melhor que isso. Tive uma evolução legal em Cascavel, em Interlagos também andei bem”, avalia. “Os problemas que tenho enfrentado não são grandes, mas têm me tirado das corridas”.
Fonte/Foto: Grelak Comunicação



ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Enduran...

ALTA ROTAÇÃO: Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Enduran...: Piloto da Aston Martin revela detalhes da categoria que corre em Interlagos no fim de semana Depois de três temporadas incompletas na Fór...

Bruno Senna ensina tudo sobre o Mundial de Endurance

Piloto da Aston Martin revela detalhes da categoria que corre em Interlagos no fim de semana
Depois de três temporadas incompletas na Fórmula 1, Bruno Senna se transformou rapidamente em atração do Campeonato Mundial de Endurance graças à vitória em Silverstone e ao segundo lugar em Spa na classe GTE Pro logo nas primeiras etapas de 2014. Neste fim de semana, o calendário será movimentado com a Le Mans 6 Horas de São Paulo, e as atividades de pistas em Interlagos serão abertas na sexta-feira com a realização de duas sessões de treinos livres. Depois do abandono nas 24 Horas de Le Mans, provocado por acidente envolvendo o companheiro Fred Makowiecki, Bruno buscará a reação em parceria com o britânico Rob Bell no Vantage 99 da equipe de fábrica da Aston Martin.

Bruno chega ao Brasil no início desta semana, ansioso pelo reencontro com o público brasileiro. Consciente de que não apenas os torcedores, mas também a imprensa, não estão familiarizados com as corridas de resistência, Bruno produziu uma espécie de manual. "Percebi que muita gente não conhece o Endurance no Brasil. Como a Fórmula 1 é a categoria mais popular por aqui, preparei este guia para sanar as dúvidas básicas e algumas mais avançadas para quem quiser saber um pouco além do trivial", explicou.

Características básicas do Endurance:

Diferentes categorias andando na mesma corrida:

1) GTE

Esta é a categoria em que estou competindo neste ano.

GTE-PRO - Permitida a participação de apenas pilotos profissionais na PRO. São os carros que mais se assemelham aos modelos de rua. Muitos fabricantes participam com seus carros pela alta visibilidade que a categoria oferece, a exemplo da Aston Martin, Ferrari, Porsche, Lamborghini, Corvette, Viper e BMW.

Na GTE-PRO, o desenvolvimento dos carros durante a temporada está liberado, inclusive em relação a motores, chassis e pneus. A categoria é extremamente competitiva e os carros são muito confiáveis. Por isso, as corridas são disputadas sempre no limite e não raramente terminam com poucos segundos de diferença entre os competidores, mesmo ao final de uma maratona de 24 horas.

GTE-AM - Permitida somente a presença de um piloto profissional ao lado de outros pilotos amadores ou semi-profissionais por carro. Geralmente são utilizadas versões do ano anterior e as especificações técnicas são rígidas, sem potencial de desenvolvimento.

Os números do GTE-PRO são brancos em caixa verde.

Os números do GTE-AM são brancos em caixa laranja.

2 - LMP1

É a categoria destinada mais a fabricantes e fornecedores de chassis e motores. Em uma pista normal, um protótipo da LMP1 tem um tempo de volta cerca de 10-15 segundos mais lento que um F1. Sofisticadíssima tecnologia empregada nesses carros, como motores a gasolina, turbo, diesel, híbridos, muita eletrônica embarcada e altíssima velocidade final, acima dos 340 km/h.

As principais equipes da LMP1 são Audi, Toyota e Rebellion.

Os números dos carros são brancos com caixa vermelha.

3 - LMP2

São versões mais básicas do LMP1, com menor potência nos motores e menos aderência aerodinâmica. A LMP2 é voltada a equipes independentes de fabricantes. É fácil confundir um LMP2 com o LMP1 na pista sem conhecer as distinções entre equipes. Os carros de LMP2 são em média 5-7 segundos mais lentos por volta que os melhores LMP1. Em termos de pico de velocidade, o LMP2 é bastante parecido com o GTE, o que dificulta a ultrapassagem em retas.

Na LMP2 é mais comum a presença de pilotos semi-profissionais, o que nem sempre permite que esses carros atinjam o potencial máximo nas corridas.

As principais equipes do LMP2 são HPD (na American Le Mans Series) e Lotus.

Os números do LMP2 são brancos em caixa azul.

Nivelamento de performance dentro das categorias:

Dentro do Endurance, como o regulamento permite o desenvolvimento do carro com muito menos restrições do que na F1, por exemplo, são elevadas as chances de equipes com mais recursos financeiros e técnicos apresentarem performances que as outras não conseguem alcançar. Por isso, a categoria ativamente tenta "nivelar" a performance dos competidores por meio dos seguintes recursos:

Aumento ou diminuição do peso dos carros
Aumento ou diminuição das asas traseiras
Aumento ou diminuição dos restritores de ar nos motores
Aumento ou diminuição do tamanho dos tanques de combustível


Corridas de longa duração:

1- No World Endurance Championship (WEC) as corridas são de 1.000 km ou seis horas de duração.

2- Corridas como a Sebring 12h, justificando a denominação, têm 12 horas de duração.

3- As principais provas do Endurance (Le Mans e Nurburgring) duram 24 horas.


Troca de pilotos no mesmo carro durante a corrida:

1- No WEC (World Endurance Championship), geralmente cada carro tem dois pilotos, mas três também é comum.

2- Em corridas com 12 horas ou mais de duração, o habitual são três ou quatro pilotos por carro

3- Pelo regulamento, um piloto não pode pilotar mais de quatro horas em cada período de seis.

Preparação e rotina de pilotos e equipe

A parte mais desafiadora das corridas de longa duração, com certeza, está relacionada ao desgaste humano. Antigamente as máquinas eram frágeis, e para terminar a corrida era sempre necessário segurar o ritmo, evitando falhas mecânicas ou incidentes.

Hoje em dia, com o grande desenvolvimento tecnológico experimentado pelo automobilismo, a máquina não é mais o fator limitador de performance das corridas. Por isso, tanto os pilotos quanto as equipes têm de estar muito mais preparados para um ritmo mais forte e maior agilidade, porque as margens entre os carros e equipes estão muito mais próximas.

Pilotos de protótipos LMP1 e LMP2 estão sujeitos a longos períodos de forca-G acima de três vezes a da gravidade em freadas e curvas. Então, necessitam de uma preparação física muito boa. Pilotos da GT sofrem muito mais com altas temperaturas dentro dos carros, cujas janelas estão sempre fechadas e oferecem pouca refrigeração para não perder performance. Durante as corridas, as equipes sempre tentam fazer com que os pilotos fiquem pelo menos duas horas no carro a cada turno. Assim, os outros pilotos do time podem descansar, se alimentar e hidratar para a próxima "tocada". Quando o piloto dorme entre os seus turnos, é importante ser acordado com tempo suficiente para estar alerta e pronto para voltar a dirigir. Cabe ao fisioterapeuta a tarefa de cuidar dos períodos de descanso e alimentação.

Fatores imponderáveis, como a entrada do safety car ou a mudança do clima, permitem mudanças estratégicas pelo lado da equipe. Isso geralmente altera a duração dos turnos e pode colocar mais carga em um piloto ou tirar descanso de outro. O carro vai equipado com um recipiente contendo água ou drink esportivo com eletrólitos para recompor a hidratação do piloto durante os turnos.

Pelo lado da equipe, mecânicos e engenheiros também sofrem bastante com a longa duração da prova. Engenheiros não podem perder a concentração em momento algum e devem estar atentos a todos os detalhes da telemetria do carro, que lhes fornece importantes informações sobre a "saúde" dos componentes. Qualquer descuido nesse sentido pode resultar em acidentes provocados por falhas mecânicas ou abandonos prematuros por quebras que poderiam ter sido previstas e evitadas com a troca das peças envolvidas.

Alem de permanecerem sempre ligados nas informações que vem dos próprios carros, os engenheiros precisam monitorar o que ocorre com as outras equipes, as condições climáticas e da pista, como bandeiras amarelas, óleo, safety cars, etc. Essas variáveis externas ao carro são fatores determinantes na estratégia de corrida e, numa categoria tão competitiva como a GTE, podem tranquilamente decidir uma vitoria ou uma derrota.

Os mecânicos são certamente os que mais sofrem durante uma corrida de endurance. Normalmente já vêm de longas horas de trabalho durante as semanas que antecedem à prova. Toda a preparação do carro nos dias e noites anteriores, pós-classificação e pós-warm-up são essenciais para a performance na corrida. Ao longo da competição, os mecânicos são acionados no mínimo de hora em hora para os trabalhos de pit stop.

Além disso, durante a prova são relativamente comuns as paradas na garagem para reparos de carroceria, troca de freios e outros desgastes que exigem a intervenção da equipe. Isso faz com que a fadiga seja um fator por vezes determinante no trabalho dos mecânicos.

A equipe dispõe de fisioterapeutas com a missão de manter todos alimentados, hidratados e descansados durante a corrida. Ademais dessas funções, esses profissionais estão sempre ocupados com lesões e machucados que possam vitimar os integrantes da equipe.

As áreas de descanso para os pilotos e equipe são bangalôs ou motorhomes com camas e sofás fora do espaço do paddock. Por causa da grande quantidade de carros na pista e do barulho constante, não é fácil descansar com toda a adrenalina no sangue. Pilotos mais experientes conseguem repousar melhor e sabem como administrar seus ritmos para não se estressarem demais durante a corrida. Isso os ajuda a chegarem com menor fadiga nos momentos finais e decisivos das corridas.



Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Foto: Divulgação AMR/MF2





ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...

ALTA ROTAÇÃO: 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energétic...: Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão envia...

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética: Emerson Fittipaldi dará a largada

Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato.

O piloto Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada a partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8) no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP). Está confirmada a participação de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.


"Está tudo preparado. Já temos uma boa experiência com este tipo de evento e muitos estudantes também já participaram de edições anteriores. Então, depois de saudar e agradecer a presença de todos, agora é a hora da disputa e torcemos para que tudo ocorra bem e que vença o melhor projeto", avisa Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.

Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois medimos o consumo com o Joule Meter", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que percorrer a maior distância com esta carga mínima de bateria.

Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@terra.com.br informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A confirmação do credenciamento será através de e-mail.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Mastermidia

João Alberto Otazú
Fotos divulgação