segunda-feira, 24 de março de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: estreante faz história e vence em Inter...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: estreante faz história e vence em Inter...: Campos e Carbone beliscam o último pontinho pela equipe Prati-Mico's Racing A Stock Car viveu um momento mágico neste domingo em In...

Stock Car: estreante faz história e vence em Interlagos

Campos e Carbone beliscam o último pontinho pela equipe Prati-Mico's Racing

A Stock Car viveu um momento mágico neste domingo em Interlagos quando o tocantinense Felipe Fraga, estreando com apenas 18 anos e tendo como parceiro na primeira corrida em dupla da história da categoria o experiente paranaense Rodrigo Sperafico, conquistou a vitória na abertura da temporada em Interlagos. Num domingo pontuado pela chuva, acidentes e a intervenção do carro de segurança, Fraga se transformou no centro das atenções ao encarar como gente grande rivais como o pole e pentacampeão Cacá Bueno, seu companheiro na primeira fila. O pódio foi completado por Valdeno Brito-Jeroen Bleekemolen e Marcos Gomes-Mauro Giallombardo.


Tímido, ainda com dificuldades para enfrentar o assédio da imprensa, Fraga - da equipe comandada pelo diretor-técnico Mauro Vogel - até que comemorou de forma contida. "Estou muito feliz. Já venci em outras estreias, mas esta foi especial porque a Stock Car é uma das categorias mais importantes do automobilismo internacional. O carro esteve sempre bom e hoje tudo encaixou certinho", explicou o único representante da Região Centro-Oeste.

Com formato totalmente diferenciado - o reabastecimento e a troca de quatro pneus também foram obrigatórias -, o sistema de pontos também foi modificado para a prova inédita. Apenas os 12 primeiros pontuaram e coube à dupla Júlio Campos-Fábio Carbone, da Prati-Mico's Racing, levar o último pontinho em disputa. Campos, no entanto, depois de partir em 15º, não escondeu a irritação com a batida que levou de Luciano Burti. "Ele fez as trapalhadas de costume", queixou-se. "Perdemos algum tempo na parada de boxes, por causa do mau funcionamento do sistema de reabastecimento, mas era uma corrida em que poderíamos ter terminado entre os cinco primeiros. Quando entreguei o carro ao Carbone, estava à frente de vários pilotos que voltaram antes à pista", continuou. Campos elogiou o desempenho do parceiro. "Ele foi muito bem e soube aproveitar o fato de ter sido o único da nossa equipe a ter treinado na chuva", acrescentou. Sobre as próximas etapas, alertou para a necessidade de evolução. "Precisamos largar mais à frente no grid", concluiu.

Reunindo dois ex-pilotos da Fórmula 1 e uma das grandes atrações do fim de semana, a dupla formada pelo titular Antonio Pizzonia e o convidado Bruno Senna viveu um domingo complicado pelo toque recebido pouco depois da largada. Pizzonia foi atingido pelo carro de Alceu Feldmann, despencou na classificação e viu a corrida - em que partira em 18º - comprometida de início. "O carro ficou todo torto", lamentou o amazonense. Bruno disse que a performance nem foi tão prejudicada, "Deu para me virar assim mesmo quando a pista estava ainda bastante molhada. Quando começou a secar, os pneus passaram a esquentar demais e o carro começou a sair demais de traseira", analisou. Sobre a rodada na chicane, classificou como incidente normal de corrida. "Reduzi para segunda por causa de um piloto mais lento e quanto toquei no acelerador o carro virou."

Pizzonia e Bruno completaram em 22º. Mesmo desapontado com a colocação final, Bruno gostou da segunda participação na Stock Car - disputou a Corrida do Milhão em dezembro. "Foi mais uma experiência numa categoria forte, com ótimos pilotos. Gostei também bastante do clima da equipe, que me recebeu muito bem", agradeceu. Neste início de semana, ele embarca para a Malásia, onde passará a integrar a equipe da Sky Sport da Inglaterra na cobertura dos grandes prêmios de Fórmula 1.


O resultado da prova (sujeito a verificações técnicas e desportivas):

1          - Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico     - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - 25 voltas em 52min56s982           
2          - Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen           - Shell Racing            - Chevrolet     - a 5s903
3          - Marcos Gomes/Mauro Giallombardo        - Schin Racing Team            - Peugeot       - a 10s804
4          - Sergio Jimenez/Mark Winterbottom          - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 11s059
5          - Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi           - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 17s949
6          - Átila Abreu/Nelson Piquet Jr          - Mobil Super Racing            - Chevrolet     - a 18s710
7          - Cacá Bueno/Juan Manuel Silva    - Red Bull Racing      - Chevrolet     - a 18s935
8          - Tuka Rocha/Craig Dolby    - RZ Motorsport         - Chevrolet     - a 22s089
9          - Rubens Barrichello/Augusto Farfus           - Full Time Competições      - Chevrolet     - a 25s274
10        - Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon         - Shell Racing            - Chevrolet     - a 27s932
11        - Ricardo Zonta/Diego Aventin         - RZ Motorsport         - Chevrolet     - a 31s565
12        - Julio Campos/Fabio Carbone        - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 32s099
13        - Galid Osman/Cesar Ramos           - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 36s166
14        - Nonô Figueiredo/Miguel Molina     - Mobil Super Racing            - Chevrolet     - a 37s071
15        - Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri   - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 38s775
16        - Bia Figueiredo/Duda Pamplona     - ProGP         - Chevrolet     - a 50s170
17        - Luciano Burti/Ricardo Rosset        - Vogel Motorsport    - Chevrolet     - a 55s439
18        - Raphael Matos/Felipe Maluhy       - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 1min00s322
19        - Felipe Lapenna/Chico Serra          - Hot Car Competições         - Chevrolet     - a 1min00s919
20        - Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi       - C2 Team     - Chevrolet     - a 1min01s558
21        - Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto  - RC3 Bassani           - Peugeot       - a 1min01s593
22        - Antonio Pizzonia/Bruno Senna       - Prati-Mico's Racing            - Peugeot       - a 1min04s536
23        - Felipe Tozzo/Claudio Ricci - Boettger Competições        - Peugeot       - a 1min06s940
24        - Fabio Fogaça/David Muffato         - Schin Racing Team            - Peugeot       - a 1min10s822
25        - Rafael Suzuki/Giuliano Losacco    - ProGP         - Chevrolet     - a 1min18s538
26        - Diego Nunes/Jaime Melo   - C2 Team     - Chevrolet     - a 8 voltas
27        - Beto Cavaleiro/Fabio Carreira       - Hanier Racing         - Peugeot       - a 10 voltas
28        - Vitor Genz/Vitor Meira        - Boettger Competições        - Peugeot       - a 20 voltas
29        - Denis Navarro/Alvaro Parente       - Voxx Racing Team - Peugeot       - a 21 voltas
30        - Max Wilson/Dean Canto    - Eurofarma RC        - Chevrolet     - a 21 voltas
31        - Allam Khodair/Bruno Junqueira     - Full Time Competições      - Chevrolet     - a 21 voltas
32        - Alceu FeldmannRoberto Merhi      - Hanier Racing         - Peugeot       - a 22 voltas
33        - Thiago Camilo/Lucas Di Grassi     - Ipiranga-RCM         - Chevrolet     - a 25 voltas


Campeonato:

1          - Felipe Fraga            - 12
2          - Valdeno Brito          - 11
3          - Marcos Gomes       - 10
4          - Sergio Jimenez       - 9
5          - Daniel Serra            - 8
6          - Átila Abreu   - 7
7          - Cacá Bueno            - 6
8          - Tuka Rocha            - 5
9          - Rubens Barrichello - 4
10        - Popó Bueno            - 3
11        - Ricardo Zonta         - 2
12        - Julio Campos          - 1



Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Vanderley Soares/MF2

ALTA ROTAÇÃO: Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de...

ALTA ROTAÇÃO: Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de...: Nove novas marcas foram estabelecidas nas provas disputadas no fim de semana Não poderia ser de melhor forma o inicio da temporada 2014...

Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de Arrancada

Nove novas marcas foram estabelecidas nas provas disputadas no fim de semana

Não poderia ser de melhor forma o inicio da temporada 2014 do Campeonato ECPA de Arrancada. Nas provas disputadas neste final de semana, quando ocorreu a primeira etapa do certame, nove recordes foram quebrados durante a competição que aconteceu no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba/SP.

Agora, das 21 categorias em disputa, Dianteira Original, Dianteira Turbo B, Dianteira Turbo C, Drag Bike, Standard, Street Tração Traseira, Dianteira Super, Força Livre Traseira e Traseira Turbo B possuem novas marcas.

O clima instável que prevaleceu ameno durante todo o sábado e domingo acabou contribuindo para o bom desempenho dos carros, que trabalham melhor sob as temperaturas mais baixas.

“Para quem achava que a chuva pudesse atrapalhar isso não aconteceu e tivemos uma excelente abertura de temporada e que coroou o público com uma chuva de recordes”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora do evento.

 Um dos mais emblemáticos foi o recorde da Força Livre Traseira, categoria em que o Chevette hatch de Newton Carlos Guirau Junior atingiu 200 Km/h e cravou 5s786 nos 201 metros de pista.

Os demais recordes foram na Dianteira Original, com João Ricardo Mechi, que marcou 7s041; na Dianteira Super, com Fabiano Rocha de Souza 6s547; e na Standart,com Sergio Fernando Ribeiro baixando a próprio tempo, agora com 8s054. Outro que baixou a própria marca foi Bruno Cunha Ceglia, na Drag Bike, estabelecendo 6s376.

Na Dianteira Turbo C Adalberto Leopoldo Sprenger Jahn Jr. cravou 7s804 e na Dianteira Turbo B, Alexandre Henrique da Silva fez bonito marcando 7s495.
Na Street Tração Traseira Vilson Ferreira fez 7s496. Já na recém criada categoria Traseira Turbo B, Paulo das Neves marcou o tempo de 7.933.

A segunda etapa do Campeonato ECPA de Arrancada 2014 está marcada para os dias 2, 3 e 4 de maio.



Confira os vencedores da 1ª etapa da temporada de 2014:

DES 9.5 – DESAFIO 9.5

1º - Cleber Willi Pereira

DES – DESAFIO 9

1º - Gustavo Henrique Stradiotto

DES 8.5 – DESAFIO 8.5

1º - Alexandre Evangelista

ST – STANDART

1º - Sergio Fernando Ribeiro

DO – DIANTEIRA ORIGINAL

1º - João Ricardo Mechi

DT-C – DIANTEIRA TURBO C

1º - Rafael Ercolin

DT-B – DIANTEIRA TURBO B

1º - Alexandre Henrique da Silva

DT-A – DIANTEIRA TURBO A
1º - Rafael Munõz Pagliuca

DS – DIANTEIRA SUPER

1º - Fabiano

TT – TRASEIRA TURBO A

1º - Luis Eduardo Figueiredo

TT – TRASEIRA TURBO B

1º - Paulo das Neves

FLD – FORÇA LIVRE DIANTEIRA

1º - Sergio Roberto Caetano Ganga

FLT – FORÇA LIVRE TRASEIRA

1º - Newton Carlos Guirau Junior

EXTREME 10,5

1º - Rodrigo Eneas Kuhl

DJ-B – DRAGSTER JUNIOR B

1º - Felipe Luna

DJ-C – DRAGSTER JUNIOR C

1º - Daniel de Campos Scarazzatto

STT – STREET TRAÇÃO TRASEIRA

1º - Vilson Ferreira

DESAFIO IMPORT

1º - Leandro Brega Da Cruz

DB – DRAG BIKE

1º - Bruno Cunha Ceglia

PM – PRO MOD
1º - Washington Luis Ferreira da Silva
O Campeonato ECPA de Arrancada é realizado e organizado pelo ECPA e conta com supervisão da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo).


Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto: Adilson Zavarize 

ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Bra...

ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Bra...: O rali marcou a estreia de Ricardo Barra e Vander Hirt na competição Em uma das disputas mais difíceis da temporada 2014 para a equipe ...

Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Brasil de Regularidade

O rali marcou a estreia de Ricardo Barra e Vander Hirt na competição

Em uma das disputas mais difíceis da temporada 2014 para a equipe Niterói Rally Team, o Enduro Brasil de Regularidade, com roteiro de 300 quilômetros em uma região com altitudes de 1.000 metros e dez horas programadas para a competição, o piloto Ricardo Barra e do navegador Vander Hirt tiveram que por em prática suas habilidades e contar com o veículo Mitsubishi Pajero Full para ultrapassar todas as adversidades apresentadas para o rali entre as cidades de Caçador e Calmon, SC. A disputa aconteceu neste sábado, 23 de março.


O estilo da competição foi um teste extremo para o carro e para a jovem dupla da Copa Brasil de Enduro. "A jovialidade não está na idade, mas na composição da dupla, disputamos no final do ano passado duas etapas juntos do Mitsubishi Motorsport. O tempo longo de prova foi importante para o nosso entrosamento. Prova bem rápida, com variações de direção e de piso, subidas, descidas e travessia de riachos", declarou o piloto de Niterói (RJ).

Uma das maiores dificuldades foi o terreno escorregadio com folhagens - em fazendas de reflorestamento de pinus e eucaliptos , praticamente em todo o trajeto e isso se deu porque choveu muito na região no dia anterior. "A trilha em meio as árvores demora bastante para secar. Por isso, tivemos que usar pneus especiais apropriados para essa condição, dando maior aderência e segurança", contou Ricardo Barra.

O percurso exigiu muita técnica do piloto e do navegador. Ricardo e Vander superaram com garra e determinação o Enduro Brasil de Regularidade, que contou com um nível excelente das duplas vindas de todas as partes do país. "Lutamos para manter o carro na trilha, tive que saber dosar nas freadas, derrapagens e nos trechos com pedras. Foi de tirar o fôlego!", disse o paranaense Vander Hirt.

O Pajero Full recebeu para a prova um componente eletrônico no acelerador e foi avaliado pela equipe e aprovado em prática. "O equipamento nos ajudará bastante ao longo do ano, ele ajuda a melhorar sensibilidade na retomada de velocidade após as curvas", afirmou Ricardo.

O Enduro foi dividido em quatro etapas (duas pela manhã e duas à tarde), a dupla da Niterói Rally Team largou à 6h16 e conquistaram a 14a. posição na categoria Super Master, somando 44 pontos para o ranking da Copa Brasil de Regularidade. "A organização está de parabéns, prova bem medida e perfeita dentro e fora da trilha", finalizou Ricardo Barra.

A Copa do Brasil de Regularidade, além do Enduro Brasil é composto também pelo Rally dos Campos Gerais que terá a próxima disputa programada para a cidade de Ponta Grossa (PR), nos dias 23 e 24 de maio. Depois o calendário segue com o Rally Transcatarina (julho) e Rally Estado de São Paulo (outubro e novembro).

Antes do próximo desafio da Copa do Brasil de Regularidade, a equipe Niterói Rally Team terá no dia 05 de abril, a primeira etapa das sete programadas do Mitsubishi Motorsport, em Campos do Jordão, interior paulista.


Resultado completo da categoria Super Master - Copa Enduro de Regularidade 2014:

1º Rone Branco /Enedir Silva Junior, Curitiba, Pajero Full, 77
2º Otavio Enz /Allan Enz, Apucarana, Troller T4, 77
3º Flavio Roberto Kath/ Rafain Walendowsky Blumenau Troller 73
4º Paulo Roberto de Goes/ Jhonatan Ardigo, Joinville, Troller, 65
5º Leandro Pereira Moor/ Claudio Roberto Flores, Apucarana, Troller, 64
6º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/ Renan P. Medeiros, Corupa, Troller, 64
7º Elvis Bonatti/ Carlos Brandenburg, Corupa, Jaraguá do Sul, Troller, 57
8º Marnes Alexandre Floriani/ Cristian Mueller, Rio Negrinho, Troller3.2 TGV, 53
9º Victor Pudell /Leandro Fagherazzi, Toledo, Toyota, 53
10º Evaldo Martin Schulze/ Matheus Drissen Schulze, Caçador, Troller, 51
11º Oscar José Schmidt/Gustavo Schmidt, São José, Troller, 49
12º Anacleto Ferrari/ Arnaldo Ferrari, Rio do Sul, Pajerinho 3500, 44
13º Elemar Kirst/ Henry Ritter Kirst, Piratuba, Troller T4, 44
14º Ricardo Barra/ Vanderlei Hirt Marques, Niterói, Pajero Full 3 portas, 43
15º Eduardo Ranghetti Rossi/ Rogério A. Coelho/ Luiz Alves, Troller, 43
16º Marcio Ruckl/ Marcio Ruckl Junior, Rio Negrinho, Troller T4, 43
17º Rogério Morsoletto/ Everson Roberto Dias, Ponta Grossa, Troller, 40
18º Carlos Alberto Mendonça/ Erik Fernandes de Brito, Criciúma, Pajero Full, 37
19º Vinicius Lustosa Polati/ Marcos Fernando Evangelista, Curitiba, Pajero Full, 32
20º Marcelo Felipe Rorig/Roberto Luiz Spessatto, Palotina, Troller, 32

Os cinco primeiros da:

Categoria Graduados
1º José Carlos da Silva e Waldemberg Barros, 74 pontos
2º Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani, 71 pontos
3º Edson Pereira Schebeski e Alexandre William Dalssoto, 68 pontos
4º André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira, 65 pontos
5º André Luiz Pinto e Eduardo Felipe Finta, 63 pontos

Categoria Júnior
1º Rafael Cabongue e Neto Andrade, 76 pontos
2º Francklin Pscheidt e Fernando Santana Torquato, 73 pontos
3º Irineu Pedroso e Robson Schuinka, 71 pontos
4º Lire Tesser e Caroline Tesser, 66 pontos
5º Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 64 pontos


SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Fotos: Fábio Davini/DFotos


ALTA ROTAÇÃO: Salas vence a segunda em Interlagos

ALTA ROTAÇÃO: Salas vence a segunda em Interlagos: Estreante já havia vencido no sábado e repetiu a dose no domingo A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 2014 foi encerrad...

Salas vence a segunda em Interlagos

Estreante já havia vencido no sábado e repetiu a dose no domingo

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 2014 foi encerrada na manhã deste domingo (23/03), em Interlagos, com nova vitória de Guilherme Salas. O jovem natural de Jundiaí (SP) conquistou a pole e venceu as duas provas do final de semana. Mas não foi apenas este estreante que repetiu a colocação, Edson Coelho também refez o segundo lugar, assim como Pedro Boesel, em terceiro.

"Uma corrida difícil, molhada. No começo o carro não parava no chão, ficava escapando. No meio da prova a pista começou a secar e abri uma boa diferença do Edson, que vinha logo atrás. Após a entrada do safety car ele grudou em mim, mas consegui acelerar e abrir uma boa vantagem. Foi uma briga muito boa", declara Salas.


O grid de largada foi definido pela ordem de chegada da primeira corrida. Com isso Salas partiu do primeiro posto, seguido por Eduardo Coelho Jr e Pedro Boesel. A largada foi dada com o safety, devido às condições de pista molhada. Diante disso, a direção de prova anunciou a obrigatoriedade do uso dos pneus de chuva.

Salas manteve a ponta. Edson Coelho assumiu a liderança na terceira volta, a primeira sem o safety car, mas perdeu a ponta cinco voltas depois. "Fiz uma boa largada, consegui sair bem próximo do Salas. Aproveitei um erro dele pra grudar e tomar a posição, mas ele conseguiu ultrapassar de novo. Foi uma briga minha com o carro, que não estava se comportando do jeito ideal por conta da pista molhada. Mas foi um bom resultado para o campeonato: dois segundos lugares", analisa Coelho.

Pedro Boesel, que anunciou sua participação três dias antes da corrida, comemorou o pódio. "Chegamos aqui em uma condição desfavorável, não fiz os treinos coletivos, por isso o carro chegou aqui com uma condição que não queria. Mas foi um resultado positivo. Nossa equipe é nova e conseguimos dois segundos e dois terceiros lugares. Estamos bem colocados no campeonato", afirma Boesel.

Veja como terminou a prova:
1. Guilherme Salas - 17 voltas em 37min03s420
2. Edson Coelho - a 5.352
3. Pedro Boesel - a 7.692
4. Betinho Gresse - a 8.078
5. Marco Cozzi - a 11.311
6. Raphael Abbate - a 13.252
7. Flavio Matheus - a 14.596
8. João Pretto - a 18.438
9. Rodrigo Pimenta - a 19.669
10. Mauri Zacarelli - a 23.851
11. Rogério Motta - a 25.576
12. Marcio Campos - a 27.271
13. Tito Morestoni - a 29.069
14. R. Gil/R. Bonora - a 30.937
15. Renan Guerra - a 1 volta
16. Christian Castro - a 2 voltas
17. Fernando Fortes - a 3 voltas
18. Ney Faustini - a 3 voltas
19. Felipe Neira - a 6 voltas
20. Pedro Saderi - a 7 voltas


Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli
Fotos: Duda Bairros/Vicar


ALTA ROTAÇÃO: Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasilei...

ALTA ROTAÇÃO: Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasilei...: Duplas catarinenses estão entre as vencedoras da etapa que abriu a temporada do certame nacional, neste final de semana Começou neste f...

Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasileiro de Rally de Velocidade

Duplas catarinenses estão entre as vencedoras da etapa que abriu a temporada do certame nacional, neste final de semana

Começou neste final de semana (21 a 23 de março) a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A cidade de Pomerode recebeu os astros da velocidade para a primeira corrida do ano, marcada pela festa dos primeiros vencedores do ano. Duas categorias foram vencidas por pilotos catarinenses, o que aumentou a comemoração do público de Pomerode.


Rafael Tulio e Gilvan Jablonski venceram a categoria CBR 2 (carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc). Já a dupla de Blumenau, Toninho Genoin e Maicol de Souza lideram todo o final de semana e garantiram a primeira colocação na categoria CBR 3 (carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc – preparação standard).

Os gaúchos Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut levaram a melhor na prova pela categoria CBR 1 (carros de tração 4x4). A coincidência entre os três vendedores, foi a regularidade, estando na ponta da categoria por praticamente todas as especiais disputadas em Pomerode. Com a vitória, cada dupla também assume também a liderança do Campeonato.

O Rally de Pomerode começou no sábado, com seis especiais e terminou neste domingo, com mais quatro trechos cronometrados. O final de semana teve tempo bom e pista seca, o que garantiu o espetáculo para o bom público que foi assistir a prova.

Um bom início de ano para Rafael Tulio, que voltou a competir este ano. “Foi uma prova muito legal mesmo, a gente conseguiu abrir vantagem no início e administrar ao longo da prova. Fico muito feliz por ter vencido em Pomerode, minha cidade natal”, salientou Tulio.

Toninho Genoin estava satisfeito ao final da prova. “Estou muito feliz por este resultado. A gente começou o domingo já com uma boa vantagem e conseguimos administrar, terminando a prova com esta vitória. Estou muito satisfeito mesmo, melhor impossível”, resumiu.

O melhor tempo geral do rally foi do gaúcho Ulysses Bertholdo. “Foi um rally muito difícil, no sábado com especiais rápidas e escorregadias, mas a gente conseguiu fazer uma boa prova e conquistar esta primeira vitória”, frisou.

Para o organizador, Marcelo Venturella, a prova foi “espetacular”. “Tivemos pequenos problemas ao longo do final de semana, mas nada que comprometesse o evento ou a segurança. Foi importante também a participação do público, em grande número nas especiais. Nos surpreendeu também a tranquilidade que tivemos para trabalhar, claro também pela antecipação da organização, mas foi um evento muito tranqüilo, sucesso. Com certeza fechamos neste domingo com chave de ouro”, salientou.

Agora o município trabalha para integrar o calendário do Brasileiro de Rally também nos próximos anos. “A intenção é esta. A cidade quer, a gente tem esta intenção e já estamos trabalhando para que Pomerode seja a prova de abertura do Nacional também nos anos seguintes a este”, finalizou Marcelo. O prefeito de Pomerode e presidente da Funpeel, Rolf Nicolodelli, também se mostrou parceiro com a intenção de Pomerode receber novos eventos do CBR.

O Campeonato Brasileiro dá uma parada agora e volta em maio, na etapa de Erechim, no RS. Santa Catarina vai organizar ainda mais uma prova este ano. Será em Chapecó, entre os dias 2 e 3 de agosto.

Todas as informações da prova e você encontra em www.rallydepomerode.com.br

RESULTADO FINAL DO 8º RALLY DE POMERODE

Categoria CBR 1

1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 1h47min45
2 – Dimas Pimenta/Rodrigo Konig – Peugeot 207 XRC – 1h54min29
3 – Milton Pagliosa/Sidinei Broering – Mitsubishi Lancer – 2h01min06
4 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer – 2h03min58

Categoria CBR 2

1 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – Peugeot 207 – 1h50min21
2 – Lucas Arnone/Andrei Karpinski – Peugeot 207 – 1h52min08
3 – Pedro Zamith/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 1h57min11
4 – Alexandre Carvalho/João Ribeiro – Peugeot 207 – 2h06min49

Categoria CBR 3

1 – Toninho Genoin/Maicol Souza – Peugeot 206 – 1h56min48
2 – Hamilton de Castro/Tony Matias – Peugeot 207 – 2h00min22
3 – Evandro Carbonera/Eduardo Tonial – Peugeot 207 – 2h01min03
4 – Gerson Lange/Rafaela Trapp – Peugeot 206 – 2h02min04
5 – Fabiano Botelho/Jose Patricio – Peugeot 207 – 2h02min38


Reflex Comunicação
Texto: Edson Castro
Fotos: Edson Castro


ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca in...

ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca in...: Após acidente entre Rubens Barrichello e Denis Navarro, logo no início da prova, Rafa Matos também levou toque e rodou. Lapenna, que vinh...

Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca incidente inesperado entre companheiros da Hot Car


Após acidente entre Rubens Barrichello e Denis Navarro, logo no início da prova, Rafa Matos também levou toque e rodou. Lapenna, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar do companheiro e os dois bateram de frente. Felizmente, eles seguiram na prova e conseguiram concluir a primeira corrida do ano

A primeira corrida em duplas da história da Stock Car abriu neste domingo a temporada 2014 da categoria no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A chuva fina e intensa que caiu pouco antes da largada trouxe ainda mais emoção para a disputa, que ao final teve a vitória do estreante Felipe Fraga, que correu ao lado do experiente Rodrigo Sperafico. Valdeno Brito, que dividiu a pilotagem com o holandês Jeroen Bleekemolen, terminou em segundo e Marcos Gomes e o argentino Mauro Giallombardo completaram o pódio.

Na equipe Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos e Felipe Maluhy ficaram em 18º. Felipe Lapenna e Chico Serra terminaram a prova em 19º. A prova, que começou com safety car em virtude da pista molhada, teve uma nova entrada do carro de segurança ainda na quarta volta, após um acidente que envolveu Rubens Barrichello e Denis Navarro. Por ironia do destino, foi neste momento que Matos e Lapenna acabaram também se tocando e danificaram seus carros.

"No momento em que aconteceu tudo, tinha uns três carros rodados no meio do S do Senna e eu tive de diminuir bastante a velocidade para desviar dos carros. Levei um toque por trás, rodei e por ironia do destino acabei acertado pelo Lapenna, que vinha logo atrás", contou Matos, que havia largado da 27ª posição.

Com a batida, o Stock #2 do mineiro teve o difusor dianteiro e o cubo de roda dianteira quebrados. "O carro começou a sair muito de frente e não deu para acompanhar o pelotão. Foi um final de semana difícil, mas agora é hora de erguer a cabeça e seguir em frente", finalizou Matos, que vai correr pela primeira vez em Santa Cruz (RS), palco da próxima etapa, no dia 13 de abril.

Maluhy, que dividiu a pilotagem com o piloto de Belo Horizonte, ficou chateado por não ter conseguido ajudar mais a equipe a conquistar um bom resultado, mas agradeceu a oportunidade. "O carro estava bastante danificado, quando eu entrei após o pit, mas de qualquer forma foi bom estar de volta e eu gostaria de agradecer ao Rafael e ao Amadeu (Rodrigues, chefe da equipe) pela oportunidade. Desejo que eles tenham um restante de campeonato muito bom, torço bastante para eles", declarou o paulista que competiu na Stock de 2004 a 2012, tem quatro poles e uma vitória na categoria.

Estreando no time comandado por Amadeu Rodrigues, Lapenna também lamentou o incidente com Matos, mas estava satisfeito com a melhora que teve do classificatório para a prova. Ele partiu da 30ª posição com o Stock #110 e já tinha recuperado 15 colocações no momento da parada nos boxes para a troca de pilotos.

"Por causa da chuva, a pista estava complicada e a direção de prova decidiu largar com safety car. Na largada eu tentei desviar dos outros carros e fugir dos incidentes, fiz algo bem cauteloso, desviei de dois ou três carros, mas quando fui fazer a segunda perna do S, alguém tocou o Rafa, que rodou. O carro da frente conseguiu sair, mas eu não tive nem tempo de frear e batemos de frente. Com isso, acho que quebrou algo no carro e meu capô estava quase voando e achei melhor ir para o box trocar. Mas depois foi legal, achei até que tinha um ritmo bom. Vinha recuperando posições e quando entreguei o carro estava em 15º. Acho que pela situação do fim de semana, foi positivo conseguir terminar a corrida e ter avançado algumas posições na pista", disse Lapenna, que dividiu a pilotagem com um dos maiores pilotos da história da categoria, que ficou feliz em poder voltar a acelerar.

"Foi uma corrida bem difícil no geral, por causa da condição de pista, essa troca de pilotos, tudo bem novo. Na primeira metade da prova, o Felipe (Lapenna) entortou o bico logo após a largada e precisou parar para trocar. Mas quando peguei, parecia que a peça estava danificada ou com algum problema e o bico voou quando assumi, e isso fez muita diferença, o carro estava meio difícil de guiar. Mas fiz o possível para terminar. E foi bacana ter voltado a correr depois de tanto tempo. Fiquei feliz com a oportunidade que a Hot Car e a Bardahl me deram", encerrou o piloto, que foi três vezes campeão e tem 33 vitórias na categoria.

Especialmente nesta prova, apenas os 12 primeiros colocados somaram pontos. Na próxima etapa, em Santa Cruz, a categoria estreia mais uma novidade, com a realização de rodada dupla e o grid invertido.

Veja o resultado da 1ª etapa da temporada:
1. Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Vogel Motorsport), 25 voltas em 52min56s982
2. Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen (Shell Racing), a 5.903
3. Marcos Gomes/Mauro Giallombardo (Schin Racing Team) a 10.804
4. Sergio Jimenez/Mark Winterbottom (Voxx Racing Team), a 11.059
5. Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi (Red Bull Racing), a 17.949
6. Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Mobil Super Racing), a 18.710
7. Cacá Bueno/Juan Manuel Silva, (Red Bull Racing) a 18.935
8. Tuka Rocha/Craig Dolby (RZ Motorsport), a 22.089
9. Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Competições), a 25.274
10. Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon (Shell Racing), a 27.932
11. Julio Campos/Fabio Carbone (Prati-Mico's Racing), a 32.099
12. Galid Osman/Cesar Ramos (Ipiranga-RCM), a 36.166
13. Nonô Figueiredo/Miguel Molina (Mobil Super Racing), a 37.071
14. Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri (Eurofarma RC), a 38.775
15. Bia Figueiredo/Duda Pamplona (ProGP), a 50.170
16. Ricardo Zonta/Diego Aventin (RZ Motorsport), a 51.565
17. Luciano Burti/Ricardo Rosset (Vogel Motorsport), a 55.439
18. Raphael Matos/Felipe Maluhy (Hot Car/Bardahl), a 1:00.322
19. Felipe Lapenna/Chico Serra, a (Hot Car/Bardahl), a 1:00.911
20. Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi (C2 Team), a 1:01.558
21. Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani), a 1:01:593
22. Antonio Pizzonia/Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), a 1:04.536
23. Felipe Tozzo/Claudio Ricci (Boettger Competições), a 1:06.940
24. Fabio Fogaça/David Muffato (Schin Racing Team), a 1:10.822
25. Rafael Suzuki/Giuliano Losacco (ProGP), a 1:18.538
Não completaram
26. Diego Nunes/Jaime Melo (C2 Team), a 8 voltas
27. Beto Cavaleiro/Fabio Carreira (Hanier Racing), a 9 voltas
28. Vitor Genz/Vitor Meira (Boettger Competições), a 20 voltas
29. Denis Navarro/Alvaro Parente (Voxx Racing Team), a 21 voltas
30. Max Wilson/Dean Canto (Eurofarma RC), a 21 voltas
31. Allam Khodair/Bruno Junqueira (Full Time Competições), a 21 voltas
32. Alceu FeldmannRoberto Merhi (Hanier Racing), a 21 voltas
33. Thiago Camilo/Lucas Di Grassi ((Ipiranga-RCM), não largaram

Classificação após a 1ª etapa:
1. Felipe Fraga, 12
2. Valdeno Brito, 11
3. Marcos Gomes, 10
4. Sergio Jimenez, 9
5. Daniel Serra, 8
6. Átila Abreu, 7
7. Cacá Bueno, 6
8. Tuka Rocha, 5
9. Rubens Barrichello, 4
10. Popó Bueno, 3
11. Julio Campos, 2
12. Galid Osman, 1


FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Foto: Vanderley Soares