segunda-feira, 24 de março de 2014
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: estreante faz história e vence em Inter...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: estreante faz história e vence em Inter...: Campos e Carbone beliscam o último pontinho pela equipe Prati-Mico's Racing A Stock Car viveu um momento mágico neste domingo em In...
Stock Car: estreante faz história e vence em Interlagos
Campos e Carbone beliscam o último
pontinho pela equipe Prati-Mico's Racing
A Stock Car
viveu um momento mágico neste domingo em Interlagos quando o tocantinense
Felipe Fraga, estreando com apenas 18 anos e tendo como parceiro na primeira
corrida em dupla da história da categoria o experiente paranaense Rodrigo
Sperafico, conquistou a vitória na abertura da temporada em Interlagos. Num
domingo pontuado pela chuva, acidentes e a intervenção do carro de segurança,
Fraga se transformou no centro das atenções ao encarar como gente grande rivais
como o pole e pentacampeão Cacá Bueno, seu companheiro na primeira fila. O
pódio foi completado por Valdeno Brito-Jeroen Bleekemolen e Marcos Gomes-Mauro
Giallombardo.
Tímido, ainda
com dificuldades para enfrentar o assédio da imprensa, Fraga - da equipe
comandada pelo diretor-técnico Mauro Vogel - até que comemorou de forma
contida. "Estou muito feliz. Já
venci em outras estreias, mas esta foi especial porque a Stock Car é uma das
categorias mais importantes do automobilismo internacional. O carro esteve
sempre bom e hoje tudo encaixou certinho", explicou o único
representante da Região Centro-Oeste.
Com formato
totalmente diferenciado - o reabastecimento e a troca de quatro pneus também
foram obrigatórias -, o sistema de pontos também foi modificado para a prova
inédita. Apenas os 12 primeiros pontuaram e coube à dupla Júlio Campos-Fábio
Carbone, da Prati-Mico's Racing, levar o último pontinho em disputa. Campos, no
entanto, depois de partir em 15º, não escondeu a irritação com a batida que
levou de Luciano Burti. "Ele fez as
trapalhadas de costume", queixou-se. "Perdemos algum tempo na parada de boxes, por causa do mau
funcionamento do sistema de reabastecimento, mas era uma corrida em que
poderíamos ter terminado entre os cinco primeiros. Quando entreguei o carro ao
Carbone, estava à frente de vários pilotos que voltaram antes à pista",
continuou. Campos elogiou o desempenho do parceiro. "Ele foi muito bem e soube aproveitar o fato de ter sido o único
da nossa equipe a ter treinado na chuva", acrescentou. Sobre as
próximas etapas, alertou para a necessidade de evolução. "Precisamos largar mais à frente no grid", concluiu.
Reunindo dois
ex-pilotos da Fórmula 1 e uma das grandes atrações do fim de semana, a dupla
formada pelo titular Antonio Pizzonia e o convidado Bruno Senna viveu um domingo
complicado pelo toque recebido pouco depois da largada. Pizzonia foi atingido
pelo carro de Alceu Feldmann, despencou na classificação e viu a corrida - em
que partira em 18º - comprometida de início. "O carro ficou todo torto", lamentou o amazonense. Bruno disse
que a performance nem foi tão prejudicada, "Deu
para me virar assim mesmo quando a pista estava ainda bastante molhada. Quando
começou a secar, os pneus passaram a esquentar demais e o carro começou a sair
demais de traseira", analisou. Sobre a rodada na chicane, classificou
como incidente normal de corrida. "Reduzi
para segunda por causa de um piloto mais lento e quanto toquei no acelerador o
carro virou."
Pizzonia e
Bruno completaram em 22º. Mesmo desapontado com a colocação final, Bruno gostou
da segunda participação na Stock Car - disputou a Corrida do Milhão em
dezembro. "Foi mais uma experiência
numa categoria forte, com ótimos pilotos. Gostei também bastante do clima da
equipe, que me recebeu muito bem", agradeceu. Neste início de semana,
ele embarca para a Malásia, onde passará a integrar a equipe da Sky Sport da
Inglaterra na cobertura dos grandes prêmios de Fórmula 1.
O resultado da prova (sujeito a
verificações técnicas e desportivas):
1 - Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico - Vogel Motorsport - Chevrolet - 25
voltas em 52min56s982
2 -
Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen
- Shell Racing - Chevrolet - a 5s903
3 -
Marcos Gomes/Mauro Giallombardo -
Schin Racing Team - Peugeot - a 10s804
4 -
Sergio Jimenez/Mark Winterbottom
- Voxx Racing Team - Peugeot - a 11s059
5 -
Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi
- Red Bull Racing - Chevrolet - a 17s949
6 -
Átila Abreu/Nelson Piquet Jr -
Mobil Super Racing - Chevrolet - a 18s710
7 -
Cacá Bueno/Juan Manuel Silva - Red
Bull Racing - Chevrolet - a 18s935
8 -
Tuka Rocha/Craig Dolby - RZ Motorsport - Chevrolet - a 22s089
9 -
Rubens Barrichello/Augusto Farfus
- Full Time Competições - Chevrolet - a 25s274
10 - Popó
Bueno/Gabriel Ponce de Léon -
Shell Racing - Chevrolet - a 27s932
11 - Ricardo Zonta/Diego Aventin - RZ Motorsport - Chevrolet - a
31s565
12 - Julio Campos/Fabio Carbone - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 32s099
13 - Galid Osman/Cesar Ramos - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 36s166
14 - Nonô Figueiredo/Miguel Molina - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 37s071
15 - Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri - Eurofarma RC - Chevrolet - a
38s775
16 - Bia Figueiredo/Duda Pamplona - ProGP
- Chevrolet - a 50s170
17 - Luciano Burti/Ricardo Rosset - Vogel Motorsport - Chevrolet
- a 55s439
18 - Raphael Matos/Felipe Maluhy - Hot Car Competições - Chevrolet - a 1min00s322
19 - Felipe Lapenna/Chico Serra - Hot Car Competições - Chevrolet - a 1min00s919
20 - Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi - C2 Team - Chevrolet - a
1min01s558
21 - Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto - RC3 Bassani
- Peugeot - a 1min01s593
22 - Antonio Pizzonia/Bruno Senna - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1min04s536
23 - Felipe Tozzo/Claudio Ricci - Boettger Competições - Peugeot - a
1min06s940
24 - Fabio Fogaça/David Muffato - Schin Racing Team - Peugeot - a 1min10s822
25 - Rafael Suzuki/Giuliano Losacco - ProGP
- Chevrolet - a 1min18s538
26 - Diego Nunes/Jaime Melo - C2 Team
- Chevrolet - a 8 voltas
27 - Beto Cavaleiro/Fabio Carreira - Hanier Racing - Peugeot - a
10 voltas
28 - Vitor Genz/Vitor Meira - Boettger Competições - Peugeot - a 20 voltas
29 - Denis Navarro/Alvaro Parente - Voxx Racing Team - Peugeot
- a 21 voltas
30 - Max Wilson/Dean Canto - Eurofarma RC - Chevrolet - a 21
voltas
31 - Allam Khodair/Bruno Junqueira - Full Time Competições - Chevrolet - a 21 voltas
32 - Alceu FeldmannRoberto Merhi - Hanier Racing - Peugeot - a
22 voltas
33 - Thiago Camilo/Lucas Di Grassi - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a
25 voltas
Campeonato:
1 - Felipe Fraga - 12
2 - Valdeno Brito - 11
3 - Marcos Gomes - 10
4 - Sergio Jimenez - 9
5 - Daniel Serra - 8
6 - Átila Abreu - 7
7 - Cacá Bueno - 6
8 - Tuka Rocha - 5
9 - Rubens Barrichello - 4
10 - Popó Bueno - 3
11 - Ricardo Zonta - 2
12 - Julio Campos - 1
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Vanderley Soares/MF2
ALTA ROTAÇÃO: Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de...
ALTA ROTAÇÃO: Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de...: Nove novas marcas foram estabelecidas nas provas disputadas no fim de semana Não poderia ser de melhor forma o inicio da temporada 2014...
Recordes marcam a abertura da temporada do ECPA de Arrancada
Nove novas marcas foram estabelecidas
nas provas disputadas no fim de semana
Não poderia
ser de melhor forma o inicio da temporada 2014 do Campeonato ECPA de Arrancada.
Nas provas disputadas neste final de semana, quando ocorreu a primeira etapa do
certame, nove recordes foram quebrados durante a competição que aconteceu no
autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba/SP.
Agora, das 21
categorias em disputa, Dianteira Original, Dianteira Turbo B, Dianteira Turbo
C, Drag Bike, Standard, Street Tração Traseira, Dianteira Super, Força Livre
Traseira e Traseira Turbo B possuem novas marcas.
O clima
instável que prevaleceu ameno durante todo o sábado e domingo acabou
contribuindo para o bom desempenho dos carros, que trabalham melhor sob as
temperaturas mais baixas.
“Para quem achava que a chuva pudesse
atrapalhar isso não aconteceu e tivemos uma excelente abertura de temporada e
que coroou o público com uma chuva de recordes”, afirmou Daniella Giannetti,
organizadora do evento.
Um dos mais emblemáticos foi o recorde da
Força Livre Traseira, categoria em que o Chevette hatch de Newton Carlos Guirau
Junior atingiu 200 Km/h e cravou 5s786 nos 201 metros de pista.
Os demais
recordes foram na Dianteira Original, com João Ricardo Mechi, que marcou 7s041;
na Dianteira Super, com Fabiano Rocha de Souza 6s547; e na Standart,com Sergio
Fernando Ribeiro baixando a próprio tempo, agora com 8s054. Outro que baixou a
própria marca foi Bruno Cunha Ceglia, na Drag Bike, estabelecendo 6s376.
Na Dianteira
Turbo C Adalberto Leopoldo Sprenger Jahn Jr. cravou 7s804 e na Dianteira Turbo
B, Alexandre Henrique da Silva fez bonito marcando 7s495.
Na Street
Tração Traseira Vilson Ferreira fez 7s496. Já na recém criada categoria
Traseira Turbo B, Paulo das Neves marcou o tempo de 7.933.
A segunda
etapa do Campeonato ECPA de Arrancada 2014 está marcada para os dias 2, 3 e 4
de maio.
Confira os vencedores da 1ª etapa da
temporada de 2014:
DES 9.5 – DESAFIO 9.5
1º - Cleber
Willi Pereira
DES – DESAFIO 9
1º - Gustavo
Henrique Stradiotto
DES 8.5 – DESAFIO 8.5
1º -
Alexandre Evangelista
ST – STANDART
1º - Sergio
Fernando Ribeiro
DO – DIANTEIRA ORIGINAL
1º - João
Ricardo Mechi
DT-C – DIANTEIRA TURBO C
1º - Rafael
Ercolin
DT-B – DIANTEIRA TURBO B
1º -
Alexandre Henrique da Silva
DT-A – DIANTEIRA TURBO A
1º - Rafael
Munõz Pagliuca
DS – DIANTEIRA SUPER
1º - Fabiano
TT – TRASEIRA TURBO A
1º - Luis
Eduardo Figueiredo
TT – TRASEIRA TURBO B
1º - Paulo
das Neves
FLD – FORÇA LIVRE DIANTEIRA
1º - Sergio
Roberto Caetano Ganga
FLT – FORÇA LIVRE TRASEIRA
1º - Newton
Carlos Guirau Junior
EXTREME 10,5
1º - Rodrigo
Eneas Kuhl
DJ-B – DRAGSTER JUNIOR B
1º - Felipe
Luna
DJ-C – DRAGSTER JUNIOR C
1º - Daniel
de Campos Scarazzatto
STT – STREET TRAÇÃO TRASEIRA
1º - Vilson
Ferreira
DESAFIO IMPORT
1º - Leandro
Brega Da Cruz
DB – DRAG BIKE
1º - Bruno
Cunha Ceglia
PM – PRO MOD
1º -
Washington Luis Ferreira da Silva
O Campeonato
ECPA de Arrancada é realizado e organizado pelo ECPA e conta com supervisão da
Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo).
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
Foto: Adilson Zavarize
ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Bra...
ALTA ROTAÇÃO: Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Bra...: O rali marcou a estreia de Ricardo Barra e Vander Hirt na competição Em uma das disputas mais difíceis da temporada 2014 para a equipe ...
Niterói Rally Team finaliza com êxito o Enduro Brasil de Regularidade
O rali marcou a estreia de Ricardo
Barra e Vander Hirt na competição
Em uma das
disputas mais difíceis da temporada 2014 para a equipe Niterói Rally Team, o
Enduro Brasil de Regularidade, com roteiro de 300 quilômetros em uma região com
altitudes de 1.000 metros e dez horas programadas para a competição, o piloto Ricardo
Barra e do navegador Vander Hirt tiveram que por em prática suas habilidades e
contar com o veículo Mitsubishi Pajero Full para ultrapassar todas as
adversidades apresentadas para o rali entre as cidades de Caçador e Calmon, SC.
A disputa aconteceu neste sábado, 23 de março.
O estilo da
competição foi um teste extremo para o carro e para a jovem dupla da Copa
Brasil de Enduro. "A jovialidade
não está na idade, mas na composição da dupla, disputamos no final do ano
passado duas etapas juntos do Mitsubishi Motorsport. O tempo longo de prova foi
importante para o nosso entrosamento. Prova bem rápida, com variações de
direção e de piso, subidas, descidas e travessia de riachos", declarou
o piloto de Niterói (RJ).
Uma das
maiores dificuldades foi o terreno escorregadio com folhagens - em fazendas de
reflorestamento de pinus e eucaliptos , praticamente em todo o trajeto e isso
se deu porque choveu muito na região no dia anterior. "A trilha em meio as árvores demora bastante para secar. Por isso,
tivemos que usar pneus especiais apropriados para essa condição, dando maior
aderência e segurança", contou Ricardo Barra.
O percurso
exigiu muita técnica do piloto e do navegador. Ricardo e Vander superaram com
garra e determinação o Enduro Brasil de Regularidade, que contou com um nível
excelente das duplas vindas de todas as partes do país. "Lutamos para manter o carro na trilha, tive que saber dosar nas
freadas, derrapagens e nos trechos com pedras. Foi de tirar o fôlego!",
disse o paranaense Vander Hirt.
O Pajero Full
recebeu para a prova um componente eletrônico no acelerador e foi avaliado pela
equipe e aprovado em prática. "O
equipamento nos ajudará bastante ao longo do ano, ele ajuda a melhorar
sensibilidade na retomada de velocidade após as curvas", afirmou
Ricardo.
O Enduro foi
dividido em quatro etapas (duas pela manhã e duas à tarde), a dupla da Niterói
Rally Team largou à 6h16 e conquistaram a 14a. posição na categoria Super
Master, somando 44 pontos para o ranking da Copa Brasil de Regularidade. "A organização está de parabéns, prova
bem medida e perfeita dentro e fora da trilha", finalizou Ricardo
Barra.
A Copa do
Brasil de Regularidade, além do Enduro Brasil é composto também pelo Rally dos
Campos Gerais que terá a próxima disputa programada para a cidade de Ponta
Grossa (PR), nos dias 23 e 24 de maio. Depois o calendário segue com o Rally
Transcatarina (julho) e Rally Estado de São Paulo (outubro e novembro).
Antes do
próximo desafio da Copa do Brasil de Regularidade, a equipe Niterói Rally Team
terá no dia 05 de abril, a primeira etapa das sete programadas do Mitsubishi
Motorsport, em Campos do Jordão, interior paulista.
Resultado completo da
categoria Super Master - Copa Enduro de Regularidade 2014:
1º Rone
Branco /Enedir Silva Junior, Curitiba, Pajero Full, 77
2º Otavio Enz /Allan Enz, Apucarana, Troller T4, 77
3º Flavio Roberto Kath/ Rafain Walendowsky Blumenau
Troller 73
4º Paulo
Roberto de Goes/ Jhonatan Ardigo, Joinville, Troller, 65
5º Leandro
Pereira Moor/ Claudio Roberto Flores, Apucarana, Troller, 64
6º Acyr
Hideki Rodrigues da Silva/ Renan P. Medeiros, Corupa, Troller, 64
7º Elvis
Bonatti/ Carlos Brandenburg, Corupa, Jaraguá do Sul, Troller, 57
8º Marnes
Alexandre Floriani/ Cristian Mueller, Rio Negrinho, Troller3.2 TGV, 53
9º Victor
Pudell /Leandro Fagherazzi, Toledo, Toyota, 53
10º Evaldo
Martin Schulze/ Matheus Drissen Schulze, Caçador, Troller, 51
11º Oscar
José Schmidt/Gustavo Schmidt, São José, Troller, 49
12º Anacleto
Ferrari/ Arnaldo Ferrari, Rio do Sul, Pajerinho 3500, 44
13º Elemar Kirst/ Henry Ritter Kirst, Piratuba,
Troller T4, 44
14º Ricardo
Barra/ Vanderlei Hirt Marques, Niterói, Pajero Full 3 portas, 43
15º Eduardo
Ranghetti Rossi/ Rogério A. Coelho/ Luiz Alves, Troller, 43
16º Marcio
Ruckl/ Marcio Ruckl Junior, Rio Negrinho, Troller T4, 43
17º Rogério
Morsoletto/ Everson Roberto Dias, Ponta Grossa, Troller, 40
18º Carlos
Alberto Mendonça/ Erik Fernandes de Brito, Criciúma, Pajero Full, 37
19º Vinicius
Lustosa Polati/ Marcos Fernando Evangelista, Curitiba, Pajero Full, 32
20º Marcelo
Felipe Rorig/Roberto Luiz Spessatto, Palotina, Troller, 32
Os cinco primeiros da:
Categoria Graduados
1º José
Carlos da Silva e Waldemberg Barros, 74 pontos
2º Eduardo
Schvambach e Júlio César Maba Floriani, 71 pontos
3º Edson
Pereira Schebeski e Alexandre William Dalssoto, 68 pontos
4º André
Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira, 65 pontos
5º André Luiz
Pinto e Eduardo Felipe Finta, 63 pontos
Categoria Júnior
1º Rafael
Cabongue e Neto Andrade, 76 pontos
2º Francklin
Pscheidt e Fernando Santana Torquato, 73 pontos
3º Irineu
Pedroso e Robson Schuinka, 71 pontos
4º Lire
Tesser e Caroline Tesser, 66 pontos
5º Marcos
Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 64 pontos
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
Fotos: Fábio Davini/DFotos
ALTA ROTAÇÃO: Salas vence a segunda em Interlagos
ALTA ROTAÇÃO: Salas vence a segunda em Interlagos: Estreante já havia vencido no sábado e repetiu a dose no domingo A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 2014 foi encerrad...
Salas vence a segunda em Interlagos
Estreante já havia vencido no sábado e
repetiu a dose no domingo
A primeira
etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo 2014 foi encerrada na manhã deste
domingo (23/03), em Interlagos, com nova vitória de Guilherme Salas. O jovem
natural de Jundiaí (SP) conquistou a pole e venceu as duas provas do final de
semana. Mas não foi apenas este estreante que repetiu a colocação, Edson Coelho
também refez o segundo lugar, assim como Pedro Boesel, em terceiro.
"Uma corrida difícil, molhada. No
começo o carro não parava no chão, ficava escapando. No meio da prova a pista
começou a secar e abri uma boa diferença do Edson, que vinha logo atrás. Após a
entrada do safety car ele grudou em mim, mas consegui acelerar e abrir uma boa
vantagem. Foi uma briga muito boa", declara Salas.
O grid de
largada foi definido pela ordem de chegada da primeira corrida. Com isso Salas
partiu do primeiro posto, seguido por Eduardo Coelho Jr e Pedro Boesel. A
largada foi dada com o safety, devido às condições de pista molhada. Diante
disso, a direção de prova anunciou a obrigatoriedade do uso dos pneus de chuva.
Salas manteve
a ponta. Edson Coelho assumiu a liderança na terceira volta, a primeira sem o
safety car, mas perdeu a ponta cinco voltas depois. "Fiz uma boa largada, consegui sair bem próximo do Salas.
Aproveitei um erro dele pra grudar e tomar a posição, mas ele conseguiu
ultrapassar de novo. Foi uma briga minha com o carro, que não estava se
comportando do jeito ideal por conta da pista molhada. Mas foi um bom resultado
para o campeonato: dois segundos lugares", analisa Coelho.
Pedro Boesel,
que anunciou sua participação três dias antes da corrida, comemorou o pódio. "Chegamos aqui em uma condição
desfavorável, não fiz os treinos coletivos, por isso o carro chegou aqui com
uma condição que não queria. Mas foi um resultado positivo. Nossa equipe é nova
e conseguimos dois segundos e dois terceiros lugares. Estamos bem colocados no
campeonato", afirma Boesel.
Veja como terminou a prova:
1. Guilherme
Salas - 17 voltas em 37min03s420
2. Edson Coelho
- a 5.352
3. Pedro
Boesel - a 7.692
4. Betinho
Gresse - a 8.078
5. Marco
Cozzi - a 11.311
6. Raphael
Abbate - a 13.252
7. Flavio
Matheus - a 14.596
8. João
Pretto - a 18.438
9. Rodrigo
Pimenta - a 19.669
10. Mauri
Zacarelli - a 23.851
11. Rogério
Motta - a 25.576
12. Marcio
Campos - a 27.271
13. Tito
Morestoni - a 29.069
14. R. Gil/R.
Bonora - a 30.937
15. Renan
Guerra - a 1 volta
16. Christian
Castro - a 2 voltas
17. Fernando
Fortes - a 3 voltas
18. Ney
Faustini - a 3 voltas
19. Felipe
Neira - a 6 voltas
20. Pedro
Saderi - a 7 voltas
Dep. de Comunicação Vicar
Eduardo Antonialli
Fotos: Duda Bairros/Vicar
ALTA ROTAÇÃO: Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasilei...
ALTA ROTAÇÃO: Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasilei...: Duplas catarinenses estão entre as vencedoras da etapa que abriu a temporada do certame nacional, neste final de semana Começou neste f...
Pomerode consagra primeiros vencedores do Brasileiro de Rally de Velocidade
Duplas catarinenses estão entre as
vencedoras da etapa que abriu a temporada do certame nacional, neste final de
semana
Começou neste
final de semana (21 a 23 de março) a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de
Rally de Velocidade. A cidade de Pomerode recebeu os astros da velocidade para
a primeira corrida do ano, marcada pela festa dos primeiros vencedores do ano.
Duas categorias foram vencidas por pilotos catarinenses, o que aumentou a comemoração
do público de Pomerode.
Rafael Tulio
e Gilvan Jablonski venceram a categoria CBR 2 (carros de tração 4x2 e motor de
até 1.600 cc). Já a dupla de Blumenau, Toninho Genoin e Maicol de Souza lideram
todo o final de semana e garantiram a primeira colocação na categoria CBR 3
(carros de tração 4x2 e motor de até 1.600 cc – preparação standard).
Os gaúchos
Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut levaram a melhor na prova pela categoria CBR
1 (carros de tração 4x4). A coincidência entre os três vendedores, foi a
regularidade, estando na ponta da categoria por praticamente todas as especiais
disputadas em Pomerode. Com a vitória, cada dupla também assume também a
liderança do Campeonato.
O Rally de
Pomerode começou no sábado, com seis especiais e terminou neste domingo, com
mais quatro trechos cronometrados. O final de semana teve tempo bom e pista
seca, o que garantiu o espetáculo para o bom público que foi assistir a prova.
Um bom início
de ano para Rafael Tulio, que voltou a competir este ano. “Foi uma prova muito legal mesmo, a gente conseguiu abrir vantagem no
início e administrar ao longo da prova. Fico muito feliz por ter vencido em
Pomerode, minha cidade natal”, salientou Tulio.
Toninho
Genoin estava satisfeito ao final da prova. “Estou muito feliz por este resultado. A gente começou o domingo já com
uma boa vantagem e conseguimos administrar, terminando a prova com esta
vitória. Estou muito satisfeito mesmo, melhor impossível”, resumiu.
O melhor
tempo geral do rally foi do gaúcho Ulysses Bertholdo. “Foi um rally muito difícil, no sábado com especiais rápidas e
escorregadias, mas a gente conseguiu fazer uma boa prova e conquistar esta
primeira vitória”, frisou.
Para o
organizador, Marcelo Venturella, a prova foi “espetacular”. “Tivemos
pequenos problemas ao longo do final de semana, mas nada que comprometesse o
evento ou a segurança. Foi importante também a participação do público, em
grande número nas especiais. Nos surpreendeu também a tranquilidade que tivemos
para trabalhar, claro também pela antecipação da organização, mas foi um evento
muito tranqüilo, sucesso. Com certeza fechamos neste domingo com chave de
ouro”, salientou.
Agora o
município trabalha para integrar o calendário do Brasileiro de Rally também nos
próximos anos. “A intenção é esta. A
cidade quer, a gente tem esta intenção e já estamos trabalhando para que
Pomerode seja a prova de abertura do Nacional também nos anos seguintes a
este”, finalizou Marcelo. O prefeito de Pomerode e presidente da Funpeel,
Rolf Nicolodelli, também se mostrou parceiro com a intenção de Pomerode receber
novos eventos do CBR.
O Campeonato
Brasileiro dá uma parada agora e volta em maio, na etapa de Erechim, no RS.
Santa Catarina vai organizar ainda mais uma prova este ano. Será em Chapecó,
entre os dias 2 e 3 de agosto.
Todas as
informações da prova e você encontra em www.rallydepomerode.com.br
RESULTADO FINAL DO 8º RALLY DE
POMERODE
Categoria CBR 1
1 – Ulysses
Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 1h47min45
2 – Dimas
Pimenta/Rodrigo Konig – Peugeot 207 XRC – 1h54min29
3 – Milton
Pagliosa/Sidinei Broering – Mitsubishi Lancer – 2h01min06
4 – Ricardo
Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer – 2h03min58
Categoria CBR 2
1 – Rafael
Tulio/Gilvan Jablonski – Peugeot 207 – 1h50min21
2 – Lucas
Arnone/Andrei Karpinski – Peugeot 207 – 1h52min08
3 – Pedro
Zamith/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 1h57min11
4 – Alexandre
Carvalho/João Ribeiro – Peugeot 207 – 2h06min49
Categoria CBR 3
1 – Toninho
Genoin/Maicol Souza – Peugeot 206 – 1h56min48
2 – Hamilton
de Castro/Tony Matias – Peugeot 207 – 2h00min22
3 – Evandro
Carbonera/Eduardo Tonial – Peugeot 207 – 2h01min03
4 – Gerson
Lange/Rafaela Trapp – Peugeot 206 – 2h02min04
5 – Fabiano
Botelho/Jose Patricio – Peugeot 207 – 2h02min38
Reflex Comunicação
Texto: Edson Castro
Fotos: Edson Castro
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca in...
ALTA ROTAÇÃO: Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca in...: Após acidente entre Rubens Barrichello e Denis Navarro, logo no início da prova, Rafa Matos também levou toque e rodou. Lapenna, que vinh...
Stock Car: Início de corrida tumultuado provoca incidente inesperado entre companheiros da Hot Car
Após acidente entre Rubens Barrichello
e Denis Navarro, logo no início da prova, Rafa Matos também levou toque e
rodou. Lapenna, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar do companheiro e os
dois bateram de frente. Felizmente, eles seguiram na prova e conseguiram
concluir a primeira corrida do ano
A primeira
corrida em duplas da história da Stock Car abriu neste domingo a temporada 2014
da categoria no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A chuva fina e
intensa que caiu pouco antes da largada trouxe ainda mais emoção para a
disputa, que ao final teve a vitória do estreante Felipe Fraga, que correu ao
lado do experiente Rodrigo Sperafico. Valdeno Brito, que dividiu a pilotagem
com o holandês Jeroen Bleekemolen, terminou em segundo e Marcos Gomes e o
argentino Mauro Giallombardo completaram o pódio.
Na equipe Hot
Car Competições (Bardahl), Rafa Matos e Felipe Maluhy ficaram em 18º. Felipe
Lapenna e Chico Serra terminaram a prova em 19º. A prova, que começou com
safety car em virtude da pista molhada, teve uma nova entrada do carro de
segurança ainda na quarta volta, após um acidente que envolveu Rubens
Barrichello e Denis Navarro. Por ironia do destino, foi neste momento que Matos
e Lapenna acabaram também se tocando e danificaram seus carros.
"No momento em que aconteceu
tudo, tinha uns três carros rodados no meio do S do Senna e eu tive de diminuir
bastante a velocidade para desviar dos carros. Levei um toque por trás, rodei e
por ironia do destino acabei acertado pelo Lapenna, que vinha logo atrás", contou Matos, que havia largado da
27ª posição.
Com a batida,
o Stock #2 do mineiro teve o difusor dianteiro e o cubo de roda dianteira
quebrados. "O carro começou a sair
muito de frente e não deu para acompanhar o pelotão. Foi um final de semana
difícil, mas agora é hora de erguer a cabeça e seguir em frente",
finalizou Matos, que vai correr pela primeira vez em Santa Cruz (RS), palco da
próxima etapa, no dia 13 de abril.
Maluhy, que
dividiu a pilotagem com o piloto de Belo Horizonte, ficou chateado por não ter
conseguido ajudar mais a equipe a conquistar um bom resultado, mas agradeceu a
oportunidade. "O carro estava
bastante danificado, quando eu entrei após o pit, mas de qualquer forma foi bom
estar de volta e eu gostaria de agradecer ao Rafael e ao Amadeu (Rodrigues,
chefe da equipe) pela oportunidade. Desejo que eles tenham um restante de
campeonato muito bom, torço bastante para eles", declarou o paulista
que competiu na Stock de 2004 a 2012, tem quatro poles e uma vitória na
categoria.
Estreando no
time comandado por Amadeu Rodrigues, Lapenna também lamentou o incidente com
Matos, mas estava satisfeito com a melhora que teve do classificatório para a
prova. Ele partiu da 30ª posição com o Stock #110 e já tinha recuperado 15
colocações no momento da parada nos boxes para a troca de pilotos.
"Por causa da chuva, a pista
estava complicada e a direção de prova decidiu largar com safety car. Na largada
eu tentei desviar dos outros carros e fugir dos incidentes, fiz algo bem
cauteloso, desviei de dois ou três carros, mas quando fui fazer a segunda perna
do S, alguém tocou o Rafa, que rodou. O carro da frente conseguiu sair, mas eu
não tive nem tempo de frear e batemos de frente. Com isso, acho que quebrou
algo no carro e meu capô estava quase voando e achei melhor ir para o box
trocar. Mas depois foi legal, achei até que tinha um ritmo bom. Vinha
recuperando posições e quando entreguei o carro estava em 15º. Acho que pela
situação do fim de semana, foi positivo conseguir terminar a corrida e ter
avançado algumas posições na pista", disse Lapenna, que dividiu a pilotagem com um dos
maiores pilotos da história da categoria, que ficou feliz em poder voltar a
acelerar.
"Foi uma corrida bem difícil no
geral, por causa da condição de pista, essa troca de pilotos, tudo bem novo. Na
primeira metade da prova, o Felipe (Lapenna) entortou o bico logo após a
largada e precisou parar para trocar. Mas quando peguei, parecia que a peça
estava danificada ou com algum problema e o bico voou quando assumi, e isso fez
muita diferença, o carro estava meio difícil de guiar. Mas fiz o possível para
terminar. E foi bacana ter voltado a correr depois de tanto tempo. Fiquei feliz
com a oportunidade que a Hot Car e a Bardahl me deram", encerrou o piloto, que foi três vezes
campeão e tem 33 vitórias na categoria.
Especialmente
nesta prova, apenas os 12 primeiros colocados somaram pontos. Na próxima etapa,
em Santa Cruz, a categoria estreia mais uma novidade, com a realização de
rodada dupla e o grid invertido.
Veja o resultado da 1ª etapa da
temporada:
1. Felipe
Fraga/Rodrigo Sperafico (Vogel Motorsport), 25 voltas em 52min56s982
2. Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen (Shell Racing), a
5.903
3. Marcos Gomes/Mauro Giallombardo (Schin Racing Team)
a 10.804
4. Sergio Jimenez/Mark Winterbottom (Voxx Racing
Team), a 11.059
5. Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi (Red Bull
Racing), a 17.949
6. Átila
Abreu/Nelson Piquet Jr (Mobil Super Racing), a 18.710
7. Cacá
Bueno/Juan Manuel Silva, (Red Bull Racing) a 18.935
8. Tuka
Rocha/Craig Dolby (RZ Motorsport), a 22.089
9. Rubens
Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Competições), a 25.274
10. Popó Bueno/Gabriel
Ponce de Léon (Shell Racing), a 27.932
11. Julio
Campos/Fabio Carbone (Prati-Mico's Racing), a 32.099
12. Galid
Osman/Cesar Ramos (Ipiranga-RCM), a 36.166
13. Nonô
Figueiredo/Miguel Molina (Mobil Super Racing), a 37.071
14. Ricardo
Mauricio/Oswaldo Negri (Eurofarma RC), a 38.775
15. Bia
Figueiredo/Duda Pamplona (ProGP), a 50.170
16. Ricardo
Zonta/Diego Aventin (RZ Motorsport), a 51.565
17. Luciano
Burti/Ricardo Rosset (Vogel Motorsport), a 55.439
18. Raphael
Matos/Felipe Maluhy (Hot Car/Bardahl), a 1:00.322
19. Felipe
Lapenna/Chico Serra, a (Hot Car/Bardahl), a 1:00.911
20. Gabriel
Casagrande/Enrique Bernoldi (C2 Team), a 1:01.558
21. Lucas
Foresti/Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani), a 1:01:593
22. Antonio
Pizzonia/Bruno Senna (Prati-Mico's Racing), a 1:04.536
23. Felipe
Tozzo/Claudio Ricci (Boettger Competições), a 1:06.940
24. Fabio Fogaça/David Muffato (Schin Racing Team), a
1:10.822
25. Rafael
Suzuki/Giuliano Losacco (ProGP), a 1:18.538
Não completaram
26. Diego
Nunes/Jaime Melo (C2 Team), a 8 voltas
27. Beto
Cavaleiro/Fabio Carreira (Hanier Racing), a 9 voltas
28. Vitor
Genz/Vitor Meira (Boettger Competições), a 20 voltas
29. Denis
Navarro/Alvaro Parente (Voxx Racing Team), a 21 voltas
30. Max
Wilson/Dean Canto (Eurofarma RC), a 21 voltas
31. Allam
Khodair/Bruno Junqueira (Full Time Competições), a 21 voltas
32. Alceu
FeldmannRoberto Merhi (Hanier Racing), a 21 voltas
33. Thiago
Camilo/Lucas Di Grassi ((Ipiranga-RCM), não largaram
Classificação após a 1ª etapa:
1. Felipe
Fraga, 12
2. Valdeno
Brito, 11
3. Marcos
Gomes, 10
4. Sergio
Jimenez, 9
5. Daniel
Serra, 8
6. Átila
Abreu, 7
7. Cacá
Bueno, 6
8. Tuka
Rocha, 5
9. Rubens
Barrichello, 4
10. Popó
Bueno, 3
11. Julio
Campos, 2
12. Galid
Osman, 1
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Vanderley Soares
Assinar:
Postagens (Atom)