segunda-feira, 16 de março de 2015

Senna e Prost já estão no Brasil para abertura da Stock Car

Convidados da Prati-Donaduzzi são os primeiros a chegar para corrida em Goiânia

Os pilotos Bruno Senna e Nicolas Prost, entre as principais atrações da prova especial de abertura da Stock Car neste fim de semana em Goiânia, já estão no Brasil. Eles chegaram a São Paulo nesta segunda-feira, depois de participar sábado da quinta etapa da Fórmula E em Miami. O francês venceu a corrida e assumiu a liderança da classificação, enquanto Bruno abandonou depois de nova quebra na suspensão do carro.


O sobrinho de Ayrton Senna e o filho de Alain Prost são os convidados da Equipe Prati-Donaduzzi para o único evento em duplas do calendário. Em sua terceira participação na categoria, Bruno será parceiro pela segunda vez de Antonio Pizzonia no carro número 1. O estreante Nicolas ocupará o carro nº 4 juntamente com o piloto titular Júlio Campos, uma das estrelas emergentes da Stock Car.

Bruno e Nicolas reviverão a antiga rivalidade exercitada pelo tio e pelo pai dentro de uma mesma equipe, encerrada no GP da Austrália de 1989. Ambos lembram que os antigos rivais se tornaram amigos antes da morte de Ayrton em 1994, mantêm uma ótima convivência, mas garantem que na pista será um contra o outro. "Não é só dele, quero ganhar de todos", avisa Bruno. Nicolas também deixa claro que não veio ao Brasil a passeio e ganhou uma motivação extra com a sua primeira vitória na Fórmula E. "Quero repetir tudo no domingo", adianta.

Nicolas está tão concentrado em deixar uma boa impressão que ficou pouco mais de cinco horas na capital paulista em sua quarta visita ao Brasil. Logo no começo da tarde, embarcou para Cascavel a fim de participar de uma sessão de treinos com um carro da extinta Picape Racing, série que tinha algumas afinidades técnicas com a Stock Car. Seria recebido por Campos, de quem receberia as primeiras informações sobre a categoria.


Na quarta-feira, em São Paulo, os quatro pilotos da Prati-Donaduzzi receberão a imprensa em coletiva em hotel da zona sul. No fim do dia, todos embarcam para Goiânia. Bruno e Nicolas estarão nos treinos exclusivos aos convidados no dia seguinte.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos divulgação

Blancpain GT Series: BMW Team Brasil completa dois dias de testes produtivos no Algarve

Cacá Bueno, Átila Abreu, Felipe Fraga e o convidado Dirk Müller, piloto de fábrica da BMW, trabalharam em diversos pontos dos BMW Z4 #0 e #77, visando o início da temporada 2015

A equipe BMW Team Brasil completou neste final de semana (14 e 15) dois dias de testes privados no circuito Portimão, no Algarve, em Portugal, visando a temporada 2015 do Blancpain GT Series, o principal campeonato de carros de Grand Turismo do mundo. Cacá Bueno, Felipe Fraga, Átila Abreu e o alemão Dirk Müller trabalharam em diversos pontos de suas super máquinas.

Fraga, que será o companheiro de Cacá e Sérgio Jimenez nas provas de endurance, teve seu primeiro contato com o BMW Z4. Átila, que fez uma prova com o time brasileiro na Espanha, há dois anos, iniciou um novo programa, agora visando a temporada completa. Ele será companheiro de Valdeno Brito nas provas do Sprint e Endurance. O terceiro piloto para as provas de longa duração será anunciado em breve.


Müller, que é piloto de fábrica da BMW, participou dos testes como convidado da equipe comandada por Antonio Hermann e Washington Bezerra. Ele pode ser um dos substitutos dos titulares, caso a primeira etapa em Nogaro, na França, coincida realmente com a prova de Stock Car em Ribeirão Preto, no dia 4 de abril, o que vai impossibilitar a participação de Átila, Valdeno, Cacá, Jimenez e Fraga.

"Ele participou do teste, dividindo o carro com o Cacá, e também trouxe um dos engenheiros da BMW. Ambos elogiaram bastante o trabalho da equipe e foi um intercâmbio muito bom para todos", declarou Bruno Munhões, engenheiro do BMW Team Brasil.

Para Átila Abreu, os dois dias de trabalho foram importantes em vários aspectos. "Os treinos foram bem produtivos. A gente conseguiu testar bastante coisa, tanto para o campeonato de Sprint, quanto o de Endurance. No começo, eu e o Fraga focamos muito em andar com o carro, conhecer um pouco mais, nos acostumar, entendendo um pouco melhor o BMW Z4. Já o Cacá, como já está mais acostumado, foi testando outras coisas. No segundo dia, cada um, já pode utilizar um jogo de pneus novos. Testamos tanto o pneu do Sprint, quanto o do Endurance, já que eles são diferentes e a equipe não conhecia o pneu de endurance. Então foi uma experiência nova que a gente teve e também trabalhamos um pouco na simulação de corrida", explicou o paulista Átila Abreu.

"O teste serviu muito para conhecer melhor o carro. O estilo de pilotagem é bem diferente do Stock Car e requer um pouco mais de cuidado. O carro tem mais eletrônica, tem controle de tração, freio ABS, algumas coisas que o Stock não tem, e que são coisas que modificam o estilo de pilotagem e que eu precisava me acostumar, principalmente eu que na Stock sempre tento extrair um pouco mais do carro, tento andar meio no limite e esse carro não aceita tanto em virtude da eletrônica, tem de ser um outro estilo de pilotagem", continuou o piloto de Sorocaba.

"Me entrosei um pouco mais com os mecânicos também, com a equipe, engenheiros. É diferente ir para um treino, se preparando para fazer uma temporada, comparando com a única etapa que eu fiz em Navarra. Agora vamos dar sequência a um trabalho de toda uma temporada. Já conversei com o Valdeno também depois do treino e estou ansioso para que chegue logo a primeira etapa e estamos muito confiantes de que a BMW também vai andar bem. Eles aumentaram um pouco o restritor em comparação ao ano passado, o que dá um pouco mais de potência para o motor, que era uma das deficiências, então o carro está um pouco mais rápido de reta. Acho que vai ser mais competitivo e vamos ter mais chances de brigar por vitórias e pódios. Tende a ser um ano muito promissor e está todo mundo animado para colher bons resultados", completou Abreu.

Confira os calendários da temporada 2015:

4 - 6 de Abril: Nogaro (Fra) - Sprint
11 - 12 de Abril: Monza (Ita) - Endurance 3 horas
9 - 10 de Maio: Brands Hatch (Ing) - Sprint
23 -24 de Maio: Silverstone (Ing) - Endurance 3 horas
5 - 7 de Junho: Zolder (Bel) - Sprint
19 - 20 de Junho: Paul Ricard 1000 (Fra) - Endurance 1000 km
24 de Junho: Testes Oficiais Total 24 Horas de Spa (Bel) - Endurance
3 - 5 de Julho: Moscou (Rus) - Sprint
23 -26 de Julho: Total 24 Horas de Spa (Bel) - Endurance 24 horas
4 - 6 de Setembro: Algarve (Por) - Sprint
19 - 20 de Setembro: Nürburgring (Ale) - Endurance 3 horas
2 - 4 de Outubro: Misano (Ita) - Sprint
24 - 25 de Outubro: Baku World Challenge (Aze) - Sprint



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula

Fotos divulgação

Velasco foi o grande vencedor da 1ª largada noturna do Vale do Ribeira.

O piloto Santista Chiquinho Velasco está cheio de gas para a temporada 2015. Neste último sábado (14) o piloto fez sua estreia no Velocross, na cidade de Cananéia (SP).

“É uma  modalidade totalmente nova para mim. Fui lá mais para treinar para o Dirt Action e para a Copa São Paulo de MX. Fiz a inscrição em 2 categorias e fiquei muito satisfeito com meus resultados”, ressaltou o piloto.


Na VX3 (acima de 35 anos), Chiquinho Largou na ponta e abriu boa distância do segundo colocado quando percebeu  que a  suspensão da sua moto perdeu um pouco de pressão, mas conseguiu mesmo assim manter a posição e continuar na prova até a bandeirada. Já na VX1 (categoria principal), o piloto travou uma linda batalha com Rodrigo Guimarães. Os dois trocaram de posição algumas  vezes quando a suspensão da sua moto piorou. Comecei a errar as curvas e, a cada volta,  foi ficando mais perigoso para mim e para os outros competidores. Abandonei a prova quando estava na segunda colocação e com a experiência de pista que tenho, sei que foi a melhor escolha.

O próximo desafio do piloto será no próximo final de semana na cidade de Jarinu/SP, no Dirt  Action de Motocross.


Texto: Daniella Velasco
Fotos: Rodrigo Borella




Helio Castroneves participa do Spring Training de abertura da IndyCar 2015

Serão 14 horas de testes ao longo de dois dias no Barber Motorsports Park

De hoje até amanhã, no Barber Motorsports Park, acontece o treino livre de abertura da temporada 2015 do Verizon IndyCar Series. Será a primeira vez que o Team Penske estará na pista com seus quatro carros e a categoria estará completa, com o mesmo grid que deverá disputar a etapa de abertura na dia 29, no circuito urbano de St. Petersburg. O ponto alto da atividade, denominada Spring Training, será a aportunidade de um confronto mais efetivo dos times da Honda e Chevrolet, cujos respectivos kits aerodinâmicos estreiam neste ano.


No sábado passado, no NOLA Motorsports Park, já houve um aperitivo do que poderá ser o Spring Training. Naquela ocasião, porém, nem todos os carros estavam na pista. Foi o caso do brasileiro Helio Castroneves, que não conseguiu treinar na sexta-feira no Texas Motor Speedway por causa das chuvas e permaneceu no Texas para cumprir a programação no sábado.

“A melhor coisa que fizemos foi ter permanecido no Texas. O tempo no sábado estava bom e foi uma oportunidade de ouro para testar o kit da Chevrolet para super speedway. Andei praticamente a distância de uma corrida inteira e o resultado foi muito bom”, disse o piloto do Dallara Chevrolet #3, que seguiu direto do Texas para a cidade de Birmingham, no Alabama, onde está localizado o Barber Motorsports Park.



Americo Teixeira Junior

Equipes Arias e Phoenix dominam abertura do Marcas e Pilotos

Provas da Copa ECPA de Velocidade foram disputadas no sábado

As equipes Arias Motorsport e Phoenix Competições dominaram as duas provas da rodada de abertura da Copa ECPA de Velocidade, realizadas na tarde do último sábado (14), na categoria Marcas e Pilotos. As disputadas aconteceram no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo, e contaram com um grid de 18 carros.

A dupla formada pelo paulista Alexandre Souza e o piracicabano André Benatti, a bordo de um Chevrolet Celta, da equipe Arias, venceu de ponta a ponta a prova válida pela etapa de abertura da Copa ECPA de Velocidade, na categoria Marcas e Pilotos.

“Foi uma vitória muito suada, pois o pelotão que vinha atrás não me deixava respirar, ameaçando minha posição durante as 15 voltas. Mas, felizmente, tive tranquilidade para segurar a pressão e manter a ponta até o final”, afirmou o experiente piloto, campeão da categoria em 2013. “Tive um ano sabático em 2014, mas estou de volta e acredito que mostrando força para lutar pelo bicampeonato”, completou.


Com a inversão no grid prevista no regulamento, na segunda bateria, a dupla voltou para a prova final largando na sexta posição para terminar em terceiro lugar. Essa regra promove a inversão dos seis primeiros colocados na primeira corrida para formar o grid de largada da segunda prova do dia.

Dessa maneira, por exemplo, o vencedor da primeira bateria larga na sexta posição na segunda prova da rodada dupla. O segundo em quinto, terceiro em quarto, segundo em quinto e o sexto colocado larga na ponta, em primeiro lugar.

Partindo da quarta posição, após ter concluído a primeira prova na terceira posição, Luis Piccolo, que faz par com Neto Datti, na equipe Phoenix, pulou para a ponta logo após a bandeira de largada para vencer.

Outro destaque da rodada acabou ficando para o atual campeão da categoria, Rodrigo Stefanini, na classe Super, que terminou as duas baterias disputadas na segunda posição ao volante do seu Citroën C3.

Light

Na categoria Light vitória dupla do piloto de Araraquara, Diogo Lapena. Já a dupla de Ribeirão Preto, formada por Rafael Matta e Anderson Paes, campeã na categoria Novatos em 2014 e promovida para a divisão Light, mostrou potencial e marcou dois segundos lugares nas duas corridas disputadas.

Novatos

Na categoria Novatos, composta por pilotos iniciantes, vitória dupla de Mauricio Quagliato, piloto do Amapá, mas radicado em Capivari.

A próxima etapa da Copa ECPA de Velocidade acontece no dia 25 de abril, em rodada dupla válida pela 2ª etapa da temporada 2015. Confira abaixo os três primeiros colocados em cada uma das corridas:

Resultados da 1ª etapa da Copa ECPA de Velocidade

1ª prova Marcas e Pilotos - Super

1º Alexandre Souza/André Benatti
2º Rodrigo Stefanini
3º Neto Datti/Luis Piccolo

Melhor volta: Alexandre Souza/André Benatti, em 1:17.959



1ª prova Marcas e Pilotos - Light

1º Diogo Lapena
2º Rafael Matta/Anderson Paes
3º Leandro Borsari /Ricardo Pinto

Melhor volta: Rafael Matta/Anderson Paes, em 1:20.467



1ª prova Marcas e Pilotos - Novato

1º Mauricio Quagliato
2º Adilson Gorga
3º Rodrigo Tavares/Valter Paim

Melhor volta: Mauricio Quagliato, em 1:20.062

2ª prova Marcas e Pilotos - Super

1º Neto Datti/Luis Piccolo
2º Rodrigo Stefanini
3º Alexandre Souza/André Benatti

Melhor volta: Neto Datti/Luis Piccolo, em 1:18.281



2ª prova Marcas e Pilotos - Light

1º Diogo Lapena
2º Rafael Matta/Anderson Paes
3º Will Ramos/Fernando Marc

Melhor volta: Rafael Matta/Anderson Paes, em 1:19.926

 2ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Mauricio Quagliato
2º Rodrigo Borges
3º Adilson Gorga

Melhor volta: Mauricio Quagliato, em 1:20.157

 Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

ARARAQUARA - Regional de Auto Cross e Turismo N 2015 – primeira prova foi sucesso.

Boas  disputas  e com publico razoável, assim foi a abertura do campeonato regional de Auto-Cross e Turismo N no circuito da Mata.

Com grid de 6 gaiolas, somente equipadas com motores refrigerado a ar (motor de fusca) e 12 carros de Turismo N se deu a abertura do Campeonato Regional de Araraquara.

 As provas para ambas categorias foram realizadas em 2 baterias.

Destaque na 1ª bateria das gaiolas ficou para João Neves que andou o tempo todo na 2ª posição, mas sempre pressionando o 1º colocado, que por uma falha mecânica (quebra de suspenção) acabou cedendo a 1ª posição a Neves.


Na Turismo N destaque na 1ª bateria foi José Roberto “BOLACHA”, já na largada pulou na frente e assim levou até com certa sobra de equipamento até fim dessa bateria, terminando na 1ª posição.


Para 2ª bateria nau tenho que falar, pois o tempo estava bem carregado pra chuva e acabei resolvendo ir embora.

Não tivemos acesso em lugar algum dos resultados da prova e etc…

Confira algumas fotos que consegui fazer da 1ª bateria.



























































Texto: Antonio Fernando T. de Souza

Fotos: Antonio Fernando T. de Souza