segunda-feira, 14 de outubro de 2013
ALTA ROTAÇÃO: Pedrosa regressa às vitórias na Malásia
ALTA ROTAÇÃO: Pedrosa regressa às vitórias na Malásia: Dani Pedrosa venceu o Shell Advance Grande Prémio da Malásia, a terceira vitória do espanhol nesta época de 2013 do MotoGP™. Marc Márquez c...
Pedrosa regressa às vitórias na Malásia
Dani Pedrosa venceu
o Shell Advance Grande Prémio da Malásia, a terceira vitória do espanhol nesta
época de 2013 do MotoGP™. Marc Márquez completou a dobradinha da Repsol Honda
Team após emocionante luta com Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, que
fechou o pódio.
Com quatro
corridas por disputar em 2013, Sepang foi a primeira de uma sequência de três
corridas consecutivas que leva agora o MotoGP™ à Austrália e depois ao Japão,
no último fim-de-semana do mês. No sábado Márquez voou para a quarta pole
position consecutiva enquanto tentar ficar mais próximo de uma histórica
conquista do título.
A vitória de
Pedrosa foi a primeira em quase cinco meses; o último triunfo foi em Le Mans em
meados de Maio. Lorenzo esteve melhor no arranque da prova para assumir a liderança
inicial, mas o catalão impôs-se no final da primeira volta. Com Lorenzo a
envolver-se em intensa batalha com Márquez, que finalmente passou para a
segunda posição de forma definitiva na Curva 14 a 11 voltas do fim, Pedrosa
isolava-se na frente para garantir a segunda vitória consecutiva em Sepang.
O resultado
faz com que os três homens do pódio continuem a contar com possibilidades
matemáticas de conquistar o Campeonato do Mundo, se bem que Márquez é o único
que o pode fazer no próximo fim-de-semana em Phillip Island. Se o fizer, o
catalão de 20 anos será o primeiro estreante a vencer o título da categoria
rainha em 35 anos.
Fora dos três
primeiros em Sepang ficou o múltiplo vencedor Valentino Rossi (Yamaha Factory
Racing), que fez uma prova algo solitária para terminar em quarto enquanto
Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) levou a melhor na batalha com Cal
Crutchlow (Monster Yamaha Tech3); o espanhol ocupa agora a sexta posição no
Campeonato de Pilotos, à frente de Stefan Bradl, da LCR Honda MotoGP, que
falhou a corrida devido a fractura no tornozelo. Bradley Smith, da Tech3, e
Andrea Dovizioso, da Ducati Team, foram sétimo e oitavo, respectivamente, com o
melhor piloto CRT, Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar), e Yonny Hernández
(Ignite Pramac Racing) a completarem o Top 10.
Em 15º ficou
Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), que somou o último ponto depois de
ter sido penalizado com uma passagem pelo pit lane por falsa partida, tal como
Héctor Barberá (Avintia Blusens) e Michael Laverty (PBM). Houve cinco pilotos
que não terminaram a corrida, incluindo o Campeão do Mundo de 2006 Nicky
Hayden, que parou a máquina da Ducati Team na recta da meta na sequência de
problemas técnicos.
A 16ª das 18
jornadas da época, o Tissot Grande Prémio da Austrália, tem lugar no próximo
fim-de-semana com Marc Márquez a tentar tornar-se no mais jovem Campeão do
Mundo de MotoGP™ de sempre.
Fonte: http://www.motogp.com/
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...
ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...: Metropolitano de Marcas - Sétima etapa teve belas disputas no AIC Belas disputas marcaram as provas da sétima etapa do Cam...
Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013
Metropolitano de Marcas - Sétima
etapa teve belas disputas no AIC
Belas disputas marcaram as provas
da sétima etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos
2013 foram realizadas com sucesso neste fim de semana (12 e 13/10), no
Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O evento conta com
organização e promoção da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), e foi
disputado nas categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e Sênior e
Turismo 5.000 “A” e “B”.
No sábado (12/10), os três
primeiros por categoria nos treinos classificatórios foram: Turismo 1.6 “A”:
1.°) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min41s557; 2.º) Billy Gabardo/Beto
Baú (PR), 1min42s049; e 3.°) Rafael Lupatini (PR), 1min43s460. Turismo 1.6 “B”:
1.°) Richard Heidrich (SC), 1min42s794; 2.°) Mitsui Duzanowski (SC),
1min43s576; e 3.°) Wilians Peres (SC), 1min43s931. Marcas “A”: 1.°) Davi
Dal Pizzol (SC), 1min40s523; 2.°) Michel Giusti (SC), 1min40s914; e 3.°) Marcel Rodrigues (SC), 1min40s961.
Marcas “B”: 1.°) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 1min40s709; 2.°) Eduardo
Scheer (SC), 1min41s091; e 3.°) Yukio Duzanowski (SC), 1min41s512. Marcas
Sênior: 1.°) Toninho Espolador (PR), 1min41s517; 2.°) Marcos Ramos/José Cordova
(PR), 1min41s947; e 3.°) Cláudio Simão (SC), 1min42so113. Turismo 5.000 “A”:
1.°) Eduardo Berlanda (SC), 1min37s241; 2.°) Marco Antonio Garcia (PR),
1min37s456; e 3.°) Maurício Reuter (SC), 1min37s785. Turismo 5.000 “B”:
1.°) Richard Heidrich (SC), 1min38s535; 2.°) Rubens Kliewer (PR), 1min39s315; e 3.°) Marco André
Garcia (PR), 1min39s742.
- Turismo 1.6
-
As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”
foram para a primeira prova com 33 carros no grid. O pole position Andrei Carta
manteve a liderança da corrida na largada, mas no fim da reta um toque entre os
dois primeiros Andrei e Billy, fez o pole position rodar e perder duas
posições. A “briga” foi boa entre os 10 primeiros até a entrada do safety car
regulamentar na nona volta, onde os seis primeiros eram Billy Gabardo, Jeferson
Averbuck, Andrei Carta, Rafael Lupatini, Guilherme Scheer e Mitsui Duzanowski.
Na 12.ª volta, André Conti abandonou a prova por quebra. Nas voltas finais, boa
disputa entre Billy Gabardo, Jeferson Averbuck e Andrei Carta pelas três
primeiras posições. Ao fim de 19 voltas, vitória de Jeferson Averbuck na Geral
e Turismo 1,6 “A”, com tempo total de 35min02s438, seguido de Andrei Carta, a
0s209, Rafael Lupatini, a 10s671, Osvaldo Scheer Filho, a 16s224, Billy
Gabardo, a 19s027, e Rodrigo Tassi, a 22s732. Na Turismo 1.6 “B” a vitória foi
de Guilherme Scheer, com tempo total de 35min15s995, tendo Mitsui Duzanowski em
segundo, a 1s606, Alexandre Laska em terceiro, a 1s971, José Pederneiras em
quarto, a 6s891, Richard Heidrich em quinto, a 7s295, e, Charles Zimmermann em
sexto, a 7s890.
Na segunda
prova das categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, o pole position Jeferson Averbuck
manteve a liderança na largada, seguido de Ruslan Carta Filho em segundo e
Guilherme Scheer em terceiro. Na 5ª volta, Guilherme Scheer assumiu a
liderança, seguido de Jeferson Averbuck e Eduardo Pavelski. A prova foi muito
disputada entre os seis primeiros e também do sétimo ao décimo segundo
colocados. Na oitava volta, durante a entrada do safety car regulamentar, os
dez primeiros eram Guilherme Scheer, Jeferson Averbuck, Eduardo Pavelski,
Ruslan Carta Filho, José Pederneiras, Mitsui Duzanowski, Carlos Vaz, Felipe
Lobo, Oswaldo Scheer Filho e Raul Gil. Na relargada, Guilherme Scheer manteve a
liderança, seguido de perto por Jeferson Averbuck, Eduardo Pavelski e Ruslan
Carta Filho. Na 14.ª volta, Ruslan Carta Filho abandonou por quebra do câmbio e
Jeferson Averbuck abandonou porque caiu o volante do carro. Ao fim de 16
voltas, vitória de Guilherme Scheer na Geral e na Turismo 1.6 “B”, com tempo
total de 33min58s093, seguido de Eduardo Pavelski, a 0s723, Mitsui Duzanowski,
a 5s395, José Pederneiras, a 7s504, Raul Gil, a 7s839, e em sexto lugar,
Richard Heidrich, a 9s990. Na Turismo 1.6 “A”, vitória de Felipe Lobo, com
tempo de 34min01s467, tendo Carlos Alexandre Vaz em segundo, a 1s303, Rodrigo
Kostin em terceiro, a 3s503, Oswaldo Scheer Filho em quarto, a 11s630, Jeferson
Averbuck em quinto, a uma volta, e, Ruslan Carta Filho em sexto, a uma volta. A
volta mais rápida das provas foi de Andrei Carta, na 15.ª passagem da primeira
prova, com o tempo de 1min42s925, à média de 129.240 km/h.
- Marcas -
Já as categorias Marcas “A”, “B” e
Sênior, realizaram a primeira corrida de meia hora mais duas voltas, muito
disputada, com bons “pegas” nas três categorias e em vários pontos da pista, numa
prova que reuniu 19 participantes. Na largada, o pole position Davi Dal Pizzol
manteve a ponta da corrida, seguido de perto por Michel Giusti, Ruslan Carta
Filho, Valmor Emílio, Gustavo Magnabosco, Marcel Rodrigues, Marcos Ramos,
Toninho Espolador, Claudio Simão e Yukio Duzanolski. Na 5.ª volta, Valmor
Emílio ultrapassou Ruslan Filho e passou travar bom duelo com Michel Giusti
pelo segundo lugar. Mas, na 16.ª volta, Valmor Emílio saiu da pista da saída do
Pinheirinho, perdendo várias posições. Ruslan Carta Filho acabou saindo da
pista junto, perdendo a vantagem que tinha para seus adversários. Com a falha
de um pistão, perdeu duas posições. Após 20 voltas, vitória de Davi Dal Pizzol
na Geral e Marcas “A” com tempo de 34min03s019, tendo Michel Giusti em segundo,
a 2s579, Gustavo Magnabosco em terceiro, a 3s005, Marcel Rodrigues em quarto, a
16s274, Valmor Emílio em quinto, a 21s118, e, Jorge Martelli em sexto, a
24s957. Na categoria Marcas “B”, vitória de Eduardo Scheer, com tempo de
34min07s573, vindo a seguir Yukio Duzanowski, a 0s364, Ruslan Carta Filho, a
2s237, Eduardo Alves, a 43s813, José Salvaro, a 1min43s995, e Eduardo
Maldonado, a três voltas. E na Marcas Sênior, venceu Marcos Ramos, com tempo de
34min21s486, tendo Toninho Espolador em segundo, a 1s601, Cláudio Simão em
terceiro, a 7s939, Gastão Weigert em quarto, a 11s901, e, Celso Mancia em
quinto, a 42s480.
Na largada da segunda prova das
categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, Davi Dal Pizzol largou na pole position e
manteve a primeira posição, seguido de Michel Giusti, Gustavo Magnabosco,
Valmor Emílio, Marcos Ramos, Yukio Duzanowski, Marcel Rodrigues, Andrei Carta,
Eduardo Scheer e Toninho Espolador. Grande corrida de Valmor Emílio, que largou
da décima posição, na segunda volta era o terceiro colocado e na sexta volta
estava em terceiro lugar. Mas na oitava volta, quebrou o câmbio do carro e
Valmor Emílio abandonou a prova. Diego Pardo e Marcel Rodrigues abandonaram a
corrida na 4.ª e 2.ª voltas respectivamente. Na Marcas “B”, liderava Yukio
Duzanowski, seguido de Andrei Carta e Eduardo Scheer. E na Marcas Sênior,
Toninho Espolador, com Marcos Ramos em segundo e Cláudio Simão em terceiro. Ao
fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Davi Dal Pizzol,
com tempo total de 34min03s320, seguido de Michel Giusti, a 3s480, Gustavo
Magnabosco, a 5s518, Felipe Lobo, a 12s640, e em quinto lugar, Valmor Emílio, a
12 voltas. Na Marcas “B” venceu Yukio Duzanowski, com tempo de 34min11s803,
tendo Andrei Carta em segundo, a 7s573, Eduardo Scheer em terceiro, a 18s247,
Rodrigo Bastos em quarto, a 24s076, Rafael Rinhel em quinto, a 1min33s950, e,
Roberto Bonato em sexto, a uma volta. E na Sênior, vitória de Toninho
Espolador, no tempo de 34min24s937, seguido de Marcos Ramos, a 4s179, Cláudio
Simão, a 4s447, Algacir Sermann Filho, a 30s006, e, Celso Mancia, a uma volta.
A volta mais rápida das provas foi de Valmor Emílio, na 3.ª passagem da segunda
prova, com o tempo de 1min40s663, à média de 132,144 km/h.
- Turismo
5.000 -
E as categorias Turismo 5000 “A” e
“B” entraram na pista para a primeira prova de 20 minutos mais duas voltas, com
9 participantes e muitas disputas em vários pontos da pista, nas duas
categorias. O pole position Eduardo Berlanda manteve a liderança na largada,
seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia, Marco Aurélio
Garcia e Anderson Andrade. Na 10ª volta, Marco Antonio Garcia ultrapassou
Maurício Reuter na junção, que acabou saindo da pista e perdeu duas posições,
mas teve tempo de se recuperar. Ao fim de 15 voltas, vitória de Eduardo
Berlanda, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo total de 24min36s567,
seguido de Marco Antonio Garcia, a 6s204, Marco Aurélio Garcia, a 7s879,
Maurício Reuter, a 11s082, e, Anderson Andrade, a 35s473. Na Turismo 5.000 “B”
venceu Richard Heidrich, com tempo de 24min51s202, com Rafael Kliewer em
segundo, a 37s155, Rubens Kliewer em terceiro, a 37s511, e, Marco André Garcia
em quarto, a 42s967.
A segunda
prova das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, teve boas disputas nas primeiras
voltas, pela liderança da prova. Na largada, Eduardo Berlanda manteve a
primeira posição, seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia,
Marco Aurélio Garcia e Richard Heidrich, que travaram bons “pegas” até a 11.ª
volta. Na volta seguinte, numa disputa entre Berlanda e Reuter, os carros se
tocaram, com Reuter abandonando a corrida e Bedrlanda perdendo duas posições.
Na categoria “B”, Richerd Heidrich e Rubens Kliewer dispararam na frente,
abrindo boa vantagem para os demais concorrentes. Depois de 15 voltas, vitória
na Geral e Turismo 5000 “A” de Marco Antonio Garcia, com tempo total de
24min34s736, seguido de Marco Aurélio Garcia, a 9s005, Eduardo Berlanda, a
9s237, Anderson Andrade, a 21s669 e em quinto lugar, Maurício Reuter, a três
voltas. Na Turismo 5000 “B”, venceu Richard Heidrich, com tempo de 24min55s085,
tendo Rubens Kliewer em segundo, a 1s713, e, Marco André Garcia em terceiro, a
7s132. Maurício Reuter marcou a volta mais rápida das provas, na 5.ª passagem
da segunda prova, com tempo de 1min37s152, à média de 136,919 km/h.
A oitava e
última etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013 está marcada
para os dias 15, 16 e 17 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba
(AIC), em Pinhais.
MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto
Foto divulgação
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ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Fim de semana marca título brasilei...: Paulista Adolpho Rossi venceu a última etapa do FARA - Formula & Automobile Racing Association - e conquistou o título da categoria MP2...
Automobilismo: Fim de semana marca título brasileiro nos Estados Unidos
Paulista Adolpho Rossi venceu a última etapa do FARA - Formula
& Automobile Racing Association - e conquistou o título da categoria MP2 ao
lado do norte-americano Shane Lewis
O primeiro
título de um brasileiro no automobilismo internacional em 2013 saiu neste
último fim de semana. O paulista Adolpho Rossi sagrou-se campeão da categoria
MP2 do FARA (Formula & Automobile Racing Association), nos Estados Unidos.
A sexta e última etapa do campeonato foi disputada no circuito de Homestead,
próximo a Miami, e o brasileiro precisava apenas de uma terceira colocação para
faturar o título.
Correndo em
dupla com o norte-americano Shane Lewis, Adolpho Rossi foi além. Venceu a prova
no resultado geral e, consequentemente, em sua categoria - faturando o título a
bordo de uma Ginetta G55. Eric Johnson fechou a temporada como vice-campeão da
classe MP2 com um Porsche.
"Estou
muito feliz com essa conquista. Meu entrosamento com o Shane (Lewis) nesta
temporada foi perfeito e, por isso, a dupla deu super certo, assim como o
trabalho de toda nossa equipe. Sem contar o desempenho da Ginetta, que foi
fundamental para a gente terminar o ano com o título", comemorou o
brasileiro. "Foi bom ver nosso carro andando na frente dos Porsches da
categoria, mas foi ainda mais sensacional bater as Corvettes da classe 1 neste
fim de semana. Levamos vantagem com a autonomia da Ginetta para
superá-las", contou.
Esposa de
Adolpho, Alline Cipriani também acelerou em Homestead neste fim de semana - a
bordo de uma Lotus Exige da categoria 3. A piloto largou na pole position de
sua classe, mas com problemas no equipamento terminou a corrida em quarto
lugar.
"Estava
bem na corrida, liderei boa parte da prova na minha classe, mas na metade final
da prova tive problemas com o câmbio e, por isso, perdi rendimento. Foi uma
pena, porque o carro estava muito rápido e certamente terminaria em primeiro ou
segundo. Agora é trabalhar para a Miami 500", comentou Alline.
Encerrada a
temporada 2013, Alline Cipriani e Adolpho Rossi começam a preparação para a
Miami 500, prova que abre o campeonato de 2014 da FARA já no próximo dia 01 de
dezembro. "É a prova mais importante da temporada. Vale o dobro de pontos
e determina quem são os favoritos ao título do próximo ano", finaliza
Adolpho Rossi.
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto divulgação
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ALTA ROTAÇÃO: José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo vencem...: Prova foi disputada na região de São José dos Campos, no interior de São Paulo José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo foram os ven...
José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo vencem o Rally dos Bandeirantes
Prova foi disputada na região de São José dos Campos, no interior
de São Paulo
José Jorley
do Amaral Júnior e Maykel Justo foram os vencedores da 11ª edição do Rally dos
Bandeirantes, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country,
disputada no último final de semana, na região de São José dos Campos, no
interior de São Paulo.
No sábado
(12), a dupla campeã do Rally dos Bandeirantes concluiu os 150 quilômetros das
duas especiais em 2h19min04s, mais de três minutos a frente dos segundos
colocados, Marcos Moraes e Edu Sachs. Luiz Facco e Humberto Ribeiro completaram
a lista dos três melhores do dia.
No domingo
(13), os melhores foram João Cardoso e Sidinei Broering, que percorreram as
últimas duas especiais do Rally dos Bandeirantes em 2h23min48. Júnior e Justo
ficaram com a segunda posição, apenas 43 segundos atrás dos vencedores da
etapa, garantindo o título da prova. André Sawaya e Marcos Lara Gouveia
fecharam o top-3 do domingo.
"O Rally
dos Bandeirantes superou todas as minhas expectativas. Saí de casa com a
pretensão de ficar entre os cinco primeiros colocados da minha categoria, mas
jamais, ser o melhor da classificação final", disse Júnior após a prova.
Caminhões
Fábio Veras
Freire, Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira venceram a prova entre os
caminhões leves, completando o Rally dos Bandeirantes em 5h55min56s. Já entre
os caminhões pesados, os melhores foram Guido Salvini, Matheus Mazzei e
Fernando Chwaigert, que fecharam os dois dias de disputa com o tempo de
6h40min53s.
O próximo
evento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country acontece no dia 17 de
novembro, em São Joaquim (SC).
Resultado
Geral - 11º Rally dos Bandeirantes
Categoria
Carros
1º José
Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo, 04h43min33s
2º Luiz Facco
e Humberto Ribeiro, 04h50min27s
3º André
Sawaya e Marcos Lara Gouveia, 04h54min21s
4º João
Cardoso e Sidinei Broering, 04h58min28s
5º Marcos
Moraes e Eduardo Sachs, 04h58min31s
6º José Jorge
Sawaya e Marselo Haseyama, 05h01min18s
7º Roberto
Reijers e Fausto Dallape, 05h06min45s
8º Gunter
Hinkelmann e Fábio Pedroso, 05h06min59s
9º Régis
Braga e Ana Maria Braga, 05h13min04s
10º Eduardo
Moré e Kaique Bentivoglio, 05h17min05s
Categoria
Caminhões
1º Fábio
Veras Freire, Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira (Leves), 05h55min56s
2º Guido
Salvini, Matheus Mazzei e Fernando Chwaigert (Pesados), 06h40min53s
Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo
Foto: Sanderson Pereira
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao...
ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao...: Piloto de Sorocaba foi destaque da oitava etapa do campeonato, disputada neste domingo, ao liderar a maior parte da corrida e voltar ao pód...
F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao pódio em Guaporé
Piloto de Sorocaba foi destaque da oitava etapa do campeonato,
disputada neste domingo, ao liderar a maior parte da corrida e voltar ao pódio
da Fórmula Truck depois de exatos três anos e 10 meses
"Acima
de tudo, foi uma vitória minha pessoal, de ver a transformação de uma equipe
que terminou a temporada 2012 em uma situação péssima, e que agora está
brigando de novo na frente e disputando a vitória". A frase resume bem o
sentimento do paulista Djalma Fogaça após a corrida deste fim de semana da
Fórmula Truck, disputada em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Confirmando todas as
expectativas a respeito do potencial dos Ford Cargo da 72 Sports, Fogaça
liderou a maior parte da corrida e cruzou a linha de chegada na quarta posição.
Largando em
sexto, Djalma integrou desde a primeira volta o pelotão que disputava a
liderança - composto por Paulo Salustiano, Beto Monteiro, Felipe Giaffone,
Régis Boéssio e Leandro Totti. Com problemas em seus caminhões, Salustiano e
Totti deixaram a disputa ainda nas primeiras voltas. Enquanto isso, na pista,
Fogaça partia para cima dos adversários com um ritmo que lhe rendeu a melhor
volta da prova - registrada ainda na quinta passagem.
Foi pouco
depois dos 20 minutos de corrida, quando a Fórmula Truck tem uma bandeira
amarela programada por regulamento, que Fogaça ultrapassou Beto Monteiro e
assumiu a liderança - chegando a abrir mais de dois segundos de vantagem para o
pernambucano, que se defendia dos ataques de Felipe Giaffone e Régis Boéssio.
Os quatro
foram protagonistas da vitória até a última volta. Poupando equipamento no
início, Boéssio e Giaffone chegaram à parte final da corrida com caminhões mais
equilibrados e se aproveitaram de uma condição de pista escorregadia (por conta
de um vazamento de óleo) para ultrapassar Fogaça a seis voltas para o fim da
prova. Na linha de chegada, Régis Boéssio passou em primeiro, Giaffone, em
segundo, Beto Monteiro, em terceiro e Djalma Fogaça, em quarto.
"Quando
vi que a pista estava 'lavada' de óleo, sabia que tinha perdido a
corrida", conta Djalma. "Nosso caminhão é muito certinho. Ele se
ajusta bem ao piso seco ou ao piso totalmente molhado. Mas em uma condição como
essa de hoje, ou da chuva fina do treino de classificação, em que a pista fica
'ensaboada', nós não temos aderência", relata o piloto. "O mais
importante aqui, que era levar a Ford a liderar uma corrida de novo, ter
condição de fazer uma pole position e confirmar aquilo tudo que nós sabemos
desde o início do ano, nós conseguimos. Sabíamos que bastava encaixar uma
classificação boa para o caminhão brigar na frente", conclui.
O quarto
lugar em Guaporé marcou o primeiro pódio de Djalma Fogaça desde que voltou a
pilotar na Fórmula Truck, no segundo semestre de 2012. E marcou, também, sua
volta ao Top-5 da categoria desde sua prova de despedida, realizada há exatos
três anos e 10 meses, em 13 de dezembro de 2009, em Brasília.
"Esse
resultado muda muita coisa. Muda toda a motivação da equipe, porque agora nós
temos certeza do que somos capazes. E muda a programação para 2014, porque
mostramos aos patrocinadores que temos essa competência. Vou trabalhar muito
para estar com a Ford novamente no ano que vem. Sempre andei com eles, e eles
continuaram acreditando em mim mesmo depois de tudo que aconteceu em 2012. Então
vou provar que vale a pena continuar apostando na 72 Sports, porque temos muita
coisa para ganhar juntos ainda", encerra Djalma Fogaça.
Raijan
Mascarello volta a pontuar
Mesmo com
problemas no câmbio de seu caminhão, Raijan Mascarello - que faz sua primeira
temporada na Fórmula Truck - marcou pontos pela segunda corrida consecutiva. O
piloto do Mato Grosso chegou a figurar entre os 10 primeiros da prova, mas na
parte final teve problemas na caixa de câmbio de seu bólido e cruzou a linha de
chegada em 14º.
"O
caminhão vinha rendendo bem na corrida até que fiquei sem a quarta marcha e
isso comprometeu as saídas de curva. Mas foi uma corrida boa, com disputas
legais e limpas. O resultado do Djalma prova que estamos no caminho certo de
desenvolvimento dos caminhões e, da minha parte, marcar mais pontos comprova
parte dessa evolução. A equipe toda está de parabéns pelo trabalho neste fim de
semana", avaliou Raijan Mascarello.
A próxima
etapa da Fórmula Truck será no dia 10 de novembro em Curitiba, no Paraná.
Confira como terminou a prova deste domingo em Guaporé:
1) 83 - Regis
Boessio (M, RS), 31 voltas em 1:00:07.459 (média de 95.28 km/h)
2) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 1.369
3) 88 - Beto
Monteiro (I , PE), a 2.622
4) 72 -
Djalma Fogaça (F , SP), a 3.149
5) 77 - André
Marques (W , SP), a 19.667
6) 80 - Diogo
Pachenki (M , PR), a 19.852
7) 3 -
Geraldo Piquet (M , DF), a 20.199
8) 6 -
Wellington Cirino (M , PR), a 20.845
9) 0 -
Alberto Cattucci (V , SP), a 25.656
10) 14 - João
Maistro (V , PR), a 34.351
11) 7 -
Debora Rodrigues (W , SP), a 42.655
12) 11 -
Jansen Bueno (V , PR), a 1 volta
13) 10 -
Ronaldo Kastropil (S , SP), a 1 volta
14) 71 -
Raijan Mascarello (F , MT), a 1 volta
15) 15 -
Roberval Andrade (S , SP), a 1 volta
16) 73 -
Leandro Totti (W , PR), a 4 voltas
17) 99 - Luiz
Lopes (I , SP), a 7 voltas
18) 51 -
Leandro Reis (S , GO), a 15 voltas
19) 21 - Alex
Caffi (I , IT), a 15 voltas
20) 44 - Edu
Piano (F , SP), a 20 voltas
21) 30 -
Rogerio Castro (V , GO), a 22 voltas
22) 55 -
Paulo Salustiano (M , SP), a 25 voltas
23) 12 - Zé
Maria Reis (S , GO), a 25 voltas
Melhor Volta:
Djalma Fogaça, 1:27.210 (127.14 km/h)
Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos Orlei Silva
ALTA ROTAÇÃO: Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva:...
ALTA ROTAÇÃO: Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva:...: Com 28 pontos de vantagem, pernambucano da Scuderia Iveco aponta equilíbrio como ponto forte da Fórmula Truck em 2013. A oitava etapa ...
Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva: “Corri pelo campeonato”
Com 28 pontos de vantagem, pernambucano da Scuderia Iveco aponta
equilíbrio como ponto forte da Fórmula Truck em 2013.
A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de
Fórmula Truck, disputada neste domingo (13) no Autódromo Internacional Dr.
Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), ampliou a vantagem de Beto Monteiro na
liderança da tabela de classificação. Terceiro colocado na corrida, o piloto
pernambucano da Scuderia Iveco chegou a 126 pontos, 28 à frente do segundo
colocado, o gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, vencedor da
prova.
Monteiro
chegou a Guaporé com 14 pontos a mais que o paranaense Leandro Totti, da RM
Competições/MAN Latin America, vice-líder até então. “A nossa margem dobrou, só
posso estar muito feliz”, declarou o piloto, que subiu ao pódio pela quinta vez
no ano, quarta consecutiva. Além do quarto lugar em Caruaru, na terceira prova
do ano, ele conquistou vitórias em Interlagos e em Córdoba e ficou em segundo
em Cascavel.
Segundo
colocado no grid, Monteiro viu-se na liderança quando o pole-position Paulo
Salustiano abandonou na sétima volta, com a quebra do cardã de seu
Mercedes-Benz. “Naquele momento, é claro que eu queria ganhar, mas o foco maior
estava no campeonato, tanto que não dificultei quando o (Djalma) Fogaça e o
(Régis) Boessio vieram me ultrapassar. Eu podia ter sido mais duro e
dificultado, mas não teria por que arriscar”, comentou.
Com 64 pontos
em jogo nas duas últimas etapas, Monteiro reconhece a possibilidade de definir
a conquista do título já na nona etapa. “Se eu fizer cinco pontos a mais que o
Boessio, basicamente, o título já sai definido de lá, mas o nosso trabalho está
focado no título. A categoria hoje está muito equilibrada, os caminhões estão
nivelados por cima, todos bem homogêneos. Então, nosso caminho é aproveitar o
nosso potencial para tentar pontuar”, falou.
A expectativa
de Beto Monteiro para a nona e penúltima etapa de 2013, marcada para dia 10 de
novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), é de mais uma
vez disputar a vitória. “É uma pista onde a gente sempre costuma andar bem. Em
Guaporé, na verdade, contamos um pouco com a sorte, não tínhamos caminhão para
pensar em vitória. Em Curitiba nossa condição deverá ser melhor”, apostou,
demonstrando confiança.
Depois da
etapa em Pinhais, cidade da região metropolitana da capital do Paraná, a
Fórmula Truck terá a etapa final da temporada em Brasília, no dia 8 de
dezembro. Após oito das dez etapas, a classificação do campeonato é a seguinte:
1º) Beto
Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 126
2º) Régis
Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 98
3º) Geraldo
Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 92
4º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 90
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 85
6º)
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
7º) Paulo
Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 78
8º) Leandro
Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir
Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing
Trucks, 51
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing
Team, 50
11º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin
America, 50
13º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 46
14º) João
Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
15º) Alberto
Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 30
17º) Rogério
Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
18º) Alex
Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Jansen
Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
18º) Débora
Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 21
20º)
Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 20
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car
Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro
Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José
Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu
Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz
Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford
Racing Trucks, 4
Fonte / Fotos: Grelak Comunicação
ALTA ROTAÇÃO: XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista...
ALTA ROTAÇÃO: XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista...: Única mulher piloto dos Carros na competição, contou com Lourival Roldan para a navegação pela categoria Super Production, em prova realiza...
XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista a terceira posição no segundo dia de disputas
Única mulher piloto dos Carros na competição, contou com Lourival
Roldan para a navegação pela categoria Super Production, em prova realizada
neste final de semana
Helena Soares
e Lourival Roldan, da Petroball Rally Team, encararam neste final de semana
mais um desafio na temporada 2013 de rali cross-country. Em São José dos
Campos, a dupla participou da 11ª edição do Rally dos Bandeirantes, e apesar
das dificuldades enfrentadas no sábado, - na segunda etapa realizada neste
domingo -, garantiu a terceira posição da categoria Super Production. Na
classificação acumulada a dupla ficou com a sexta colocação do certame, após
dois dias de disputas que contou com 300 quilômetros de trechos cronometrados.
"Nosso
Rally dos Bandeirantes foi todo comprometido por conta da penalização que
recebemos no sábado (primeira etapa). Toda vez que pensava que havíamos chego
no segundo melhor tempo da especial e perdemos tudo dava vontade de desistir.
Foi então que decidi focar só na etapa do domingo e entrei sem pensar na
competição, quis aproveitar cada minuto daquilo que mais amo fazer",
analisou a piloto.
Helena Soares
conta que foi preciso além de habilidade contar com um equipamento de ponta
para conseguir completar o certame. "Gostei muito da prova, com o piso
seco, era muito veloz, altamente off-road e, foi necessária muita técnica de
navegação", disse. "A pilotagem no segundo dia foi sem pressão, como
se fossemos os únicos na especial e nos divertimos. Nosso resultado final foi o
terceiro melhor tempo e muitos elogios do meu navegador", finalizou.
Helena Soares
conta com o patrocínio de: Grupo Marcus França, TV Diferente e Hailed. Apoio:
Petroball e Flamboyant Shopping Center.
Resultado do
segundo dia do Rally dos Bandeirantes - Categori a Production:
1) 348 Gunter
Hinkelmann/ Fábio Pedroso, Super Production, 02h32min01s
2) 312 Régis
Braga / Ana Carolina Sena Braga, Super Production, 02h37min13s
3) 346 Helena
Soares / Lourival Roldan, Super Production, 02h38min58s
4) 384
Eduardo Moré / Kaique Bentivoglio, Super Production, 02h42min08s
5) 383
Mauricio Bortolanza/Gustavo Bortolanza , Super Production, 03h18min42s
6) 339
Cristiano Camargo/ Minae Miayti, Super Production, 03h19min48s
Assessoria de Imprensa:
Luciana Gomes
Fotos; Sanderson Pereira/Photo-S
ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita em...
ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita em...: Com muitas ultrapassagens, corrida deste domingo deixa o campeonato ainda mais disputado para as duas últimas etapas da temporada Na co...
Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita emoção em Curitiba
Com muitas ultrapassagens, corrida deste domingo deixa o
campeonato ainda mais disputado para as duas últimas etapas da temporada
Na corrida
deste domingo (13), Henrique Assunção (P1) repetiu a colocação da prova deste
sábado (12): o primeiro lugar. O piloto do carro #75 largou na pole position e
venceu de ponta a ponta a corrida de encerramento da 7ª Etapa do Campeonato
Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2ª Etapa da Copa Pirelli Spyder
Race 2013 PR/SP, que foram realizadas no Autódromo Internacional de Curitiba,
em Pinhais, neste fim de semana. Carlos Ortolani (P1) ficou com a segunda
colocação, seguido por Sergio Pistili (P1).
"A
corrida foi perfeita. Tentei largar o melhor que podia, pois sabia que o
Pistili viria pra cima com força total e estamos numa disputa grande na
temporada. Tentei manter o carro na pista, a entrada do safety car ajudou a me
concentrar de novo. Consegui o meu objetivo, de vencer as duas corridas aqui em
Curitiba para o campeonato ficar ainda mais emocionante nas duas últimas
etapas", destaca Henrique.
Carlos
Ortolani foi o segundo colocado e também repetiu a colocação da corrida deste
sábado. "Hoje ainda estávamos com o problema no câmbio. Como na corrida de
ontem, hoje também tive que fazer todas as curvas que eram de segunda marcha em
terceira e, com isso, perdi muito do carro, que foi muito sacrificado. Eu sabia
que o Pistili viria forte lá de trás e não tinha o que fazer. Mas a corrida foi
maravilhosa, todo mundo aqui é um grande time, uma verdadeira família",
ressalta Ortolani.
Sergio
Pistili largou em último, mas conseguiu recuperar durante a corrida. Na maior
parte do tempo estava na segunda colocação, disputando com Henrique a primeira
colocação, até rodar no fim da prova. "Escorreguei e rodei. Faz parte da
corrida, não tem o que fazer. Faltavam apenas duas voltas, arrisquei tudo o que
dava e infelizmente rodei", desabafa o piloto do carro #151.
Carlos de
Souza chegou em quarto na classificação geral da prova e venceu, mais uma vez,
na categoria P2. "O carro estava muito bom. Mexemos um pouco na frente, de
ontem para hoje, mas a pista estava muito suja, muitos pontos com óleo.
Largamos na frente e fomos só administrando", esclarece o piloto do carro
#17.
Na categoria
P3, o vencedor foi Peter Junior, do carro #18. "Foi uma corrida muito boa.
A equipe mexeu no carro de ontem para hoje, pois o carro estava saindo muito de
traseira. Depois de várias ultrapassagens, graças a Deus, deu tudo certo e
consegui vencer", comemora o piloto.
O Campeonato
Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder
Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e
SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação
Paranaense de Automobilismo.
Resultado da
segunda corrida:
P1
1° Henrique
Assunção José
2° Carlos
Ortolani
3° Sergio
Pistili
4° L. Abbade/
R. Dal Pont
5° José
L.Cardoso
P2
1° Carlos de
Souza
2° William
Daluisio
P3
1° Peter
Junior
2° Carlos
Silva - Kadu
3° Ricardo
Kastropil
Próximas
etapas do Spyder Race:
22, 23 e 24
de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22
de dezembro - Interlagos (SP)
Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Texto: Helena Matta
Fotos: Luciano Santos/SigCom
ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de ...
ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de ...: Neste domingo, o brasileiro conseguiu um top-10 na corrida 2 e terminou a última disputa do fim de semana em segundo, após ter sido ultrapa...
F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de forma duvidosa, mas garante 2º lugar em Vallelunga
Neste domingo, o brasileiro conseguiu um top-10 na corrida 2 e
terminou a última disputa do fim de semana em segundo, após ter sido
ultrapassado por Rafaelle Marciello em bandeira amarela
O fim de
semana do piloto Pipo Derani terminou de forma positiva na pista italiana de
Vallelunga, com a realização das disputas válidas pela 9ª etapa da temporada
2013 da Fórmula 3 Europeia. O brasileiro terminou a corrida 2 com um sexto
lugar, mantendo a sua posição inicial no grid, e conquistou mais um pódio com o
segundo lugar na prova 3. A corrida 2 foi vencida pelo britânico Alex Lynn, que
completou as 22 voltas, na primeira posição. Na corrida 3, a derradeira da
penúltima etapa do ano, a vitória ficou com o italiano e líder da disputa
Rafaelle Marciello.
Porém, o
resultado da última corrida poderia ter sido melhor para Pipo. Logo na primeira
volta o brasileiro, que largou na segunda posição, ultrapassou o líder
Marciello. Depois que dois pilotos da parte de trás do grid se envolveram em um
acidente, a bandeira amarela foi acionada. Nesse momento Marciello, ultrapassou
Derani, que liderava, e recuperou a primeira colocação.
Pipo Derani e
a Fortec Motorsports entraram com um protesto junto à direção de prova, mas sem
evidências, não obtiveram sucesso. O vídeo da transmissão oficial corta a
imagem para a equipe Prema momentos antes do atual líder do campeonato
ultrapassar o brasileiro. "Fiz duas boas corridas hoje. Na última consegui
ultrapassar o (Rafaelle) Marciello logo na primeira volta, mas quando vi a
bandeira amarela eu tirei o pé ele me passou. Não penalizaram ele, tentamos
entrar com o pedido de protesto mas não aceitaram por falta de provas. Poderia
ter me defendido e segurado a posição, mas confiei na bandeira amarela. Uma
pena. Agora é começar preparação para Hockenheim (ALE), na semana que
vem", declarou o único brasileiro no grid, que terminou a disputa no
pódio, com o segundo lugar.
Esse foi o
terceiro pódio de Pipo na temporada. Os outros dois aconteceram em Nürburgring
(ALE), na 7ª etapa da temporada, com um 2º e um 3º lugares. O próximo
compromisso da Fórmula 3 Europeia será no próximo fim de semana, nos dias 18,
19 e 20, na 10ª e última etapa da temporada, no circuito de Hockenheim, na
Alemanha. Será mais uma rodada tripla, com os treinos livres e classificatórios
na sexta-feira (18), duas corridas no sábado (19) e a corrida final no domingo
(20), que definirá o campeão de 2013.
Resultado da
corrida 2 (5 primeiros):
1 Alex Lynn /
GBR, Prema Powerteam, 22 voltas
2 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a
5s034
3 Daniil Kvyat / RUS, Carlin, a 6s912
4 Eddie Cheever / ITA, Prema Powerteam, a 7s834
5 Lucas Auer / AUT, Prema Powerteam, a 9s095
6 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a
11s456
Resultado da
corrida 3 (5 primeiros):
1 Raffaele
Marciello / ITA, Prema Powerteam, 22 voltas
2 Luis Felipe
Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 3s955
3 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a
4s696
4 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, 6s849
5 Jordan King / GBR, Carlin, a 15s901
Classificação
do campeonato após 9 etapas (27 corridas) - 5 primeiros:
1º) Raffaele
Marciello, 434,5 pontos
2º) Felix
Rosenqvist, 389
3º) Alex
Lynn, 305,5
4º) Lucas
Auer, 247
5º) Harry
Tincknell, 197
8º) Luis
Felipe Derani, 137
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Fotos: Stella-Maria Thomas / FIA F-3 Europe
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