segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ALTA ROTAÇÃO: Pedrosa regressa às vitórias na Malásia

ALTA ROTAÇÃO: Pedrosa regressa às vitórias na Malásia: Dani Pedrosa venceu o Shell Advance Grande Prémio da Malásia, a terceira vitória do espanhol nesta época de 2013 do MotoGP™. Marc Márquez c...

Pedrosa regressa às vitórias na Malásia

Dani Pedrosa venceu o Shell Advance Grande Prémio da Malásia, a terceira vitória do espanhol nesta época de 2013 do MotoGP™. Marc Márquez completou a dobradinha da Repsol Honda Team após emocionante luta com Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, que fechou o pódio.

Com quatro corridas por disputar em 2013, Sepang foi a primeira de uma sequência de três corridas consecutivas que leva agora o MotoGP™ à Austrália e depois ao Japão, no último fim-de-semana do mês. No sábado Márquez voou para a quarta pole position consecutiva enquanto tentar ficar mais próximo de uma histórica conquista do título.

A vitória de Pedrosa foi a primeira em quase cinco meses; o último triunfo foi em Le Mans em meados de Maio. Lorenzo esteve melhor no arranque da prova para assumir a liderança inicial, mas o catalão impôs-se no final da primeira volta. Com Lorenzo a envolver-se em intensa batalha com Márquez, que finalmente passou para a segunda posição de forma definitiva na Curva 14 a 11 voltas do fim, Pedrosa isolava-se na frente para garantir a segunda vitória consecutiva em Sepang.

O resultado faz com que os três homens do pódio continuem a contar com possibilidades matemáticas de conquistar o Campeonato do Mundo, se bem que Márquez é o único que o pode fazer no próximo fim-de-semana em Phillip Island. Se o fizer, o catalão de 20 anos será o primeiro estreante a vencer o título da categoria rainha em 35 anos.

Fora dos três primeiros em Sepang ficou o múltiplo vencedor Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing), que fez uma prova algo solitária para terminar em quarto enquanto Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) levou a melhor na batalha com Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech3); o espanhol ocupa agora a sexta posição no Campeonato de Pilotos, à frente de Stefan Bradl, da LCR Honda MotoGP, que falhou a corrida devido a fractura no tornozelo. Bradley Smith, da Tech3, e Andrea Dovizioso, da Ducati Team, foram sétimo e oitavo, respectivamente, com o melhor piloto CRT, Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar), e Yonny Hernández (Ignite Pramac Racing) a completarem o Top 10.

Em 15º ficou Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), que somou o último ponto depois de ter sido penalizado com uma passagem pelo pit lane por falsa partida, tal como Héctor Barberá (Avintia Blusens) e Michael Laverty (PBM). Houve cinco pilotos que não terminaram a corrida, incluindo o Campeão do Mundo de 2006 Nicky Hayden, que parou a máquina da Ducati Team na recta da meta na sequência de problemas técnicos.

A 16ª das 18 jornadas da época, o Tissot Grande Prémio da Austrália, tem lugar no próximo fim-de-semana com Marc Márquez a tentar tornar-se no mais jovem Campeão do Mundo de MotoGP™ de sempre.




ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...

ALTA ROTAÇÃO: Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e P...: Metropolitano de Marcas  - Sétima etapa teve belas disputas no AIC             Belas disputas marcaram as provas da sétima etapa do Cam...

Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013

Metropolitano de Marcas  - Sétima etapa teve belas disputas no AIC

            Belas disputas marcaram as provas da sétima etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013 foram realizadas com sucesso neste fim de semana (12 e 13/10), no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O evento conta com organização e promoção da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), e foi disputado nas categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, Marcas “A”, “B” e Sênior e Turismo 5.000 “A” e “B”.
            No sábado (12/10), os três primeiros por categoria nos treinos classificatórios foram: Turismo 1.6 “A”: 1.°) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min41s557; 2.º) Billy Gabardo/Beto Baú (PR), 1min42s049; e 3.°) Rafael Lupatini (PR), 1min43s460. Turismo 1.6 “B”: 1.°) Richard Heidrich (SC), 1min42s794; 2.°) Mitsui Duzanowski (SC), 1min43s576; e 3.°) Wilians Peres (SC), 1min43s931. Marcas “A”: 1.°) Davi Dal Pizzol (SC), 1min40s523; 2.°) Michel Giusti (SC), 1min40s914; e 3.°) Marcel Rodrigues (SC), 1min40s961. Marcas “B”: 1.°) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 1min40s709; 2.°) Eduardo Scheer (SC), 1min41s091; e 3.°) Yukio Duzanowski (SC), 1min41s512. Marcas Sênior: 1.°) Toninho Espolador (PR), 1min41s517; 2.°) Marcos Ramos/José Cordova (PR), 1min41s947; e 3.°) Cláudio Simão (SC), 1min42so113. Turismo 5.000 “A”: 1.°) Eduardo Berlanda (SC), 1min37s241; 2.°) Marco Antonio Garcia (PR), 1min37s456; e 3.°) Maurício Reuter (SC), 1min37s785. Turismo 5.000 “B”: 1.°) Richard Heidrich (SC), 1min38s535; 2.°) Rubens Kliewer (PR), 1min39s315; e 3.°) Marco André Garcia (PR), 1min39s742.
- Turismo 1.6 -
            As categorias Turismo 1.6 “A” e “B” foram para a primeira prova com 33 carros no grid. O pole position Andrei Carta manteve a liderança da corrida na largada, mas no fim da reta um toque entre os dois primeiros Andrei e Billy, fez o pole position rodar e perder duas posições. A “briga” foi boa entre os 10 primeiros até a entrada do safety car regulamentar na nona volta, onde os seis primeiros eram Billy Gabardo, Jeferson Averbuck, Andrei Carta, Rafael Lupatini, Guilherme Scheer e Mitsui Duzanowski. Na 12.ª volta, André Conti abandonou a prova por quebra. Nas voltas finais, boa disputa entre Billy Gabardo, Jeferson Averbuck e Andrei Carta pelas três primeiras posições. Ao fim de 19 voltas, vitória de Jeferson Averbuck na Geral e Turismo 1,6 “A”, com tempo total de 35min02s438, seguido de Andrei Carta, a 0s209, Rafael Lupatini, a 10s671, Osvaldo Scheer Filho, a 16s224, Billy Gabardo, a 19s027, e Rodrigo Tassi, a 22s732. Na Turismo 1.6 “B” a vitória foi de Guilherme Scheer, com tempo total de 35min15s995, tendo Mitsui Duzanowski em segundo, a 1s606, Alexandre Laska em terceiro, a 1s971, José Pederneiras em quarto, a 6s891, Richard Heidrich em quinto, a 7s295, e, Charles Zimmermann em sexto, a 7s890.
Na segunda prova das categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, o pole position Jeferson Averbuck manteve a liderança na largada, seguido de Ruslan Carta Filho em segundo e Guilherme Scheer em terceiro. Na 5ª volta, Guilherme Scheer assumiu a liderança, seguido de Jeferson Averbuck e Eduardo Pavelski. A prova foi muito disputada entre os seis primeiros e também do sétimo ao décimo segundo colocados. Na oitava volta, durante a entrada do safety car regulamentar, os dez primeiros eram Guilherme Scheer, Jeferson Averbuck, Eduardo Pavelski, Ruslan Carta Filho, José Pederneiras, Mitsui Duzanowski, Carlos Vaz, Felipe Lobo, Oswaldo Scheer Filho e Raul Gil. Na relargada, Guilherme Scheer manteve a liderança, seguido de perto por Jeferson Averbuck, Eduardo Pavelski e Ruslan Carta Filho. Na 14.ª volta, Ruslan Carta Filho abandonou por quebra do câmbio e Jeferson Averbuck abandonou porque caiu o volante do carro. Ao fim de 16 voltas, vitória de Guilherme Scheer na Geral e na Turismo 1.6 “B”, com tempo total de 33min58s093, seguido de Eduardo Pavelski, a 0s723, Mitsui Duzanowski, a 5s395, José Pederneiras, a 7s504, Raul Gil, a 7s839, e em sexto lugar, Richard Heidrich, a 9s990. Na Turismo 1.6 “A”, vitória de Felipe Lobo, com tempo de 34min01s467, tendo Carlos Alexandre Vaz em segundo, a 1s303, Rodrigo Kostin em terceiro, a 3s503, Oswaldo Scheer Filho em quarto, a 11s630, Jeferson Averbuck em quinto, a uma volta, e, Ruslan Carta Filho em sexto, a uma volta. A volta mais rápida das provas foi de Andrei Carta, na 15.ª passagem da primeira prova, com o tempo de 1min42s925, à média de 129.240 km/h.
- Marcas -
            Já as categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, realizaram a primeira corrida de meia hora mais duas voltas, muito disputada, com bons “pegas” nas três categorias e em vários pontos da pista, numa prova que reuniu 19 participantes. Na largada, o pole position Davi Dal Pizzol manteve a ponta da corrida, seguido de perto por Michel Giusti, Ruslan Carta Filho, Valmor Emílio, Gustavo Magnabosco, Marcel Rodrigues, Marcos Ramos, Toninho Espolador, Claudio Simão e Yukio Duzanolski. Na 5.ª volta, Valmor Emílio ultrapassou Ruslan Filho e passou travar bom duelo com Michel Giusti pelo segundo lugar. Mas, na 16.ª volta, Valmor Emílio saiu da pista da saída do Pinheirinho, perdendo várias posições. Ruslan Carta Filho acabou saindo da pista junto, perdendo a vantagem que tinha para seus adversários. Com a falha de um pistão, perdeu duas posições. Após 20 voltas, vitória de Davi Dal Pizzol na Geral e Marcas “A” com tempo de 34min03s019, tendo Michel Giusti em segundo, a 2s579, Gustavo Magnabosco em terceiro, a 3s005, Marcel Rodrigues em quarto, a 16s274, Valmor Emílio em quinto, a 21s118, e, Jorge Martelli em sexto, a 24s957. Na categoria Marcas “B”, vitória de Eduardo Scheer, com tempo de 34min07s573, vindo a seguir Yukio Duzanowski, a 0s364, Ruslan Carta Filho, a 2s237, Eduardo Alves, a 43s813, José Salvaro, a 1min43s995, e Eduardo Maldonado, a três voltas. E na Marcas Sênior, venceu Marcos Ramos, com tempo de 34min21s486, tendo Toninho Espolador em segundo, a 1s601, Cláudio Simão em terceiro, a 7s939, Gastão Weigert em quarto, a 11s901, e, Celso Mancia em quinto, a 42s480.
            Na largada da segunda prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, Davi Dal Pizzol largou na pole position e manteve a primeira posição, seguido de Michel Giusti, Gustavo Magnabosco, Valmor Emílio, Marcos Ramos, Yukio Duzanowski, Marcel Rodrigues, Andrei Carta, Eduardo Scheer e Toninho Espolador. Grande corrida de Valmor Emílio, que largou da décima posição, na segunda volta era o terceiro colocado e na sexta volta estava em terceiro lugar. Mas na oitava volta, quebrou o câmbio do carro e Valmor Emílio abandonou a prova. Diego Pardo e Marcel Rodrigues abandonaram a corrida na 4.ª e 2.ª voltas respectivamente. Na Marcas “B”, liderava Yukio Duzanowski, seguido de Andrei Carta e Eduardo Scheer. E na Marcas Sênior, Toninho Espolador, com Marcos Ramos em segundo e Cláudio Simão em terceiro. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Davi Dal Pizzol, com tempo total de 34min03s320, seguido de Michel Giusti, a 3s480, Gustavo Magnabosco, a 5s518, Felipe Lobo, a 12s640, e em quinto lugar, Valmor Emílio, a 12 voltas. Na Marcas “B” venceu Yukio Duzanowski, com tempo de 34min11s803, tendo Andrei Carta em segundo, a 7s573, Eduardo Scheer em terceiro, a 18s247, Rodrigo Bastos em quarto, a 24s076, Rafael Rinhel em quinto, a 1min33s950, e, Roberto Bonato em sexto, a uma volta. E na Sênior, vitória de Toninho Espolador, no tempo de 34min24s937, seguido de Marcos Ramos, a 4s179, Cláudio Simão, a 4s447, Algacir Sermann Filho, a 30s006, e, Celso Mancia, a uma volta. A volta mais rápida das provas foi de Valmor Emílio, na 3.ª passagem da segunda prova, com o tempo de 1min40s663, à média de 132,144 km/h.
- Turismo 5.000 -
            E as categorias Turismo 5000 “A” e “B” entraram na pista para a primeira prova de 20 minutos mais duas voltas, com 9 participantes e muitas disputas em vários pontos da pista, nas duas categorias. O pole position Eduardo Berlanda manteve a liderança na largada, seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia, Marco Aurélio Garcia e Anderson Andrade. Na 10ª volta, Marco Antonio Garcia ultrapassou Maurício Reuter na junção, que acabou saindo da pista e perdeu duas posições, mas teve tempo de se recuperar. Ao fim de 15 voltas, vitória de Eduardo Berlanda, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo total de 24min36s567, seguido de Marco Antonio Garcia, a 6s204, Marco Aurélio Garcia, a 7s879, Maurício Reuter, a 11s082, e, Anderson Andrade, a 35s473. Na Turismo 5.000 “B” venceu Richard Heidrich, com tempo de 24min51s202, com Rafael Kliewer em segundo, a 37s155, Rubens Kliewer em terceiro, a 37s511, e, Marco André Garcia em quarto, a 42s967.
A segunda prova das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, teve boas disputas nas primeiras voltas, pela liderança da prova. Na largada, Eduardo Berlanda manteve a primeira posição, seguido de perto por Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia, Marco Aurélio Garcia e Richard Heidrich, que travaram bons “pegas” até a 11.ª volta. Na volta seguinte, numa disputa entre Berlanda e Reuter, os carros se tocaram, com Reuter abandonando a corrida e Bedrlanda perdendo duas posições. Na categoria “B”, Richerd Heidrich e Rubens Kliewer dispararam na frente, abrindo boa vantagem para os demais concorrentes. Depois de 15 voltas, vitória na Geral e Turismo 5000 “A” de Marco Antonio Garcia, com tempo total de 24min34s736, seguido de Marco Aurélio Garcia, a 9s005, Eduardo Berlanda, a 9s237, Anderson Andrade, a 21s669 e em quinto lugar, Maurício Reuter, a três voltas. Na Turismo 5000 “B”, venceu Richard Heidrich, com tempo de 24min55s085, tendo Rubens Kliewer em segundo, a 1s713, e, Marco André Garcia em terceiro, a 7s132. Maurício Reuter marcou a volta mais rápida das provas, na 5.ª passagem da segunda prova, com tempo de 1min37s152, à média de 136,919 km/h.
A oitava e última etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2013 está marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais.


MRT – Assessoria e Comunicação
Bispo Neto

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Fim de semana marca título brasilei...

ALTA ROTAÇÃO: Automobilismo: Fim de semana marca título brasilei...: Paulista Adolpho Rossi venceu a última etapa do FARA - Formula & Automobile Racing Association - e conquistou o título da categoria MP2...

Automobilismo: Fim de semana marca título brasileiro nos Estados Unidos

Paulista Adolpho Rossi venceu a última etapa do FARA - Formula & Automobile Racing Association - e conquistou o título da categoria MP2 ao lado do norte-americano Shane Lewis


O primeiro título de um brasileiro no automobilismo internacional em 2013 saiu neste último fim de semana. O paulista Adolpho Rossi sagrou-se campeão da categoria MP2 do FARA (Formula & Automobile Racing Association), nos Estados Unidos. A sexta e última etapa do campeonato foi disputada no circuito de Homestead, próximo a Miami, e o brasileiro precisava apenas de uma terceira colocação para faturar o título.

Correndo em dupla com o norte-americano Shane Lewis, Adolpho Rossi foi além. Venceu a prova no resultado geral e, consequentemente, em sua categoria - faturando o título a bordo de uma Ginetta G55. Eric Johnson fechou a temporada como vice-campeão da classe MP2 com um Porsche.

"Estou muito feliz com essa conquista. Meu entrosamento com o Shane (Lewis) nesta temporada foi perfeito e, por isso, a dupla deu super certo, assim como o trabalho de toda nossa equipe. Sem contar o desempenho da Ginetta, que foi fundamental para a gente terminar o ano com o título", comemorou o brasileiro. "Foi bom ver nosso carro andando na frente dos Porsches da categoria, mas foi ainda mais sensacional bater as Corvettes da classe 1 neste fim de semana. Levamos vantagem com a autonomia da Ginetta para superá-las", contou.

Esposa de Adolpho, Alline Cipriani também acelerou em Homestead neste fim de semana - a bordo de uma Lotus Exige da categoria 3. A piloto largou na pole position de sua classe, mas com problemas no equipamento terminou a corrida em quarto lugar.

"Estava bem na corrida, liderei boa parte da prova na minha classe, mas na metade final da prova tive problemas com o câmbio e, por isso, perdi rendimento. Foi uma pena, porque o carro estava muito rápido e certamente terminaria em primeiro ou segundo. Agora é trabalhar para a Miami 500", comentou Alline.

Encerrada a temporada 2013, Alline Cipriani e Adolpho Rossi começam a preparação para a Miami 500, prova que abre o campeonato de 2014 da FARA já no próximo dia 01 de dezembro. "É a prova mais importante da temporada. Vale o dobro de pontos e determina quem são os favoritos ao título do próximo ano", finaliza Adolpho Rossi.

Rafael Durante (Mtb 48.044)

Foto divulgação

ALTA ROTAÇÃO: José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo vencem...

ALTA ROTAÇÃO: José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo vencem...: Prova foi disputada na região de São José dos Campos, no interior de São Paulo José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo foram os ven...

José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo vencem o Rally dos Bandeirantes

Prova foi disputada na região de São José dos Campos, no interior de São Paulo

José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo foram os vencedores da 11ª edição do Rally dos Bandeirantes, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, disputada no último final de semana, na região de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

No sábado (12), a dupla campeã do Rally dos Bandeirantes concluiu os 150 quilômetros das duas especiais em 2h19min04s, mais de três minutos a frente dos segundos colocados, Marcos Moraes e Edu Sachs. Luiz Facco e Humberto Ribeiro completaram a lista dos três melhores do dia.

No domingo (13), os melhores foram João Cardoso e Sidinei Broering, que percorreram as últimas duas especiais do Rally dos Bandeirantes em 2h23min48. Júnior e Justo ficaram com a segunda posição, apenas 43 segundos atrás dos vencedores da etapa, garantindo o título da prova. André Sawaya e Marcos Lara Gouveia fecharam o top-3 do domingo.

"O Rally dos Bandeirantes superou todas as minhas expectativas. Saí de casa com a pretensão de ficar entre os cinco primeiros colocados da minha categoria, mas jamais, ser o melhor da classificação final", disse Júnior após a prova.

Caminhões
Fábio Veras Freire, Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira venceram a prova entre os caminhões leves, completando o Rally dos Bandeirantes em 5h55min56s. Já entre os caminhões pesados, os melhores foram Guido Salvini, Matheus Mazzei e Fernando Chwaigert, que fecharam os dois dias de disputa com o tempo de 6h40min53s.

O próximo evento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country acontece no dia 17 de novembro, em São Joaquim (SC).


Resultado Geral - 11º Rally dos Bandeirantes

Categoria Carros

1º José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo, 04h43min33s
2º Luiz Facco e Humberto Ribeiro, 04h50min27s
3º André Sawaya e Marcos Lara Gouveia, 04h54min21s
4º João Cardoso e Sidinei Broering, 04h58min28s
5º Marcos Moraes e Eduardo Sachs, 04h58min31s
6º José Jorge Sawaya e Marselo Haseyama, 05h01min18s
7º Roberto Reijers e Fausto Dallape, 05h06min45s
8º Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso, 05h06min59s
9º Régis Braga e Ana Maria Braga, 05h13min04s
10º Eduardo Moré e Kaique Bentivoglio, 05h17min05s


Categoria Caminhões

1º Fábio Veras Freire, Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira (Leves), 05h55min56s
2º Guido Salvini, Matheus Mazzei e Fernando Chwaigert (Pesados), 06h40min53s

Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo

Foto: Sanderson Pereira

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao...

ALTA ROTAÇÃO: F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao...: Piloto de Sorocaba foi destaque da oitava etapa do campeonato, disputada neste domingo, ao liderar a maior parte da corrida e voltar ao pód...

F-Truck: Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao pódio em Guaporé

Piloto de Sorocaba foi destaque da oitava etapa do campeonato, disputada neste domingo, ao liderar a maior parte da corrida e voltar ao pódio da Fórmula Truck depois de exatos três anos e 10 meses

"Acima de tudo, foi uma vitória minha pessoal, de ver a transformação de uma equipe que terminou a temporada 2012 em uma situação péssima, e que agora está brigando de novo na frente e disputando a vitória". A frase resume bem o sentimento do paulista Djalma Fogaça após a corrida deste fim de semana da Fórmula Truck, disputada em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Confirmando todas as expectativas a respeito do potencial dos Ford Cargo da 72 Sports, Fogaça liderou a maior parte da corrida e cruzou a linha de chegada na quarta posição.



Largando em sexto, Djalma integrou desde a primeira volta o pelotão que disputava a liderança - composto por Paulo Salustiano, Beto Monteiro, Felipe Giaffone, Régis Boéssio e Leandro Totti. Com problemas em seus caminhões, Salustiano e Totti deixaram a disputa ainda nas primeiras voltas. Enquanto isso, na pista, Fogaça partia para cima dos adversários com um ritmo que lhe rendeu a melhor volta da prova - registrada ainda na quinta passagem.


Foi pouco depois dos 20 minutos de corrida, quando a Fórmula Truck tem uma bandeira amarela programada por regulamento, que Fogaça ultrapassou Beto Monteiro e assumiu a liderança - chegando a abrir mais de dois segundos de vantagem para o pernambucano, que se defendia dos ataques de Felipe Giaffone e Régis Boéssio.

Os quatro foram protagonistas da vitória até a última volta. Poupando equipamento no início, Boéssio e Giaffone chegaram à parte final da corrida com caminhões mais equilibrados e se aproveitaram de uma condição de pista escorregadia (por conta de um vazamento de óleo) para ultrapassar Fogaça a seis voltas para o fim da prova. Na linha de chegada, Régis Boéssio passou em primeiro, Giaffone, em segundo, Beto Monteiro, em terceiro e Djalma Fogaça, em quarto.


"Quando vi que a pista estava 'lavada' de óleo, sabia que tinha perdido a corrida", conta Djalma. "Nosso caminhão é muito certinho. Ele se ajusta bem ao piso seco ou ao piso totalmente molhado. Mas em uma condição como essa de hoje, ou da chuva fina do treino de classificação, em que a pista fica 'ensaboada', nós não temos aderência", relata o piloto. "O mais importante aqui, que era levar a Ford a liderar uma corrida de novo, ter condição de fazer uma pole position e confirmar aquilo tudo que nós sabemos desde o início do ano, nós conseguimos. Sabíamos que bastava encaixar uma classificação boa para o caminhão brigar na frente", conclui.

O quarto lugar em Guaporé marcou o primeiro pódio de Djalma Fogaça desde que voltou a pilotar na Fórmula Truck, no segundo semestre de 2012. E marcou, também, sua volta ao Top-5 da categoria desde sua prova de despedida, realizada há exatos três anos e 10 meses, em 13 de dezembro de 2009, em Brasília.

"Esse resultado muda muita coisa. Muda toda a motivação da equipe, porque agora nós temos certeza do que somos capazes. E muda a programação para 2014, porque mostramos aos patrocinadores que temos essa competência. Vou trabalhar muito para estar com a Ford novamente no ano que vem. Sempre andei com eles, e eles continuaram acreditando em mim mesmo depois de tudo que aconteceu em 2012. Então vou provar que vale a pena continuar apostando na 72 Sports, porque temos muita coisa para ganhar juntos ainda", encerra Djalma Fogaça.

Raijan Mascarello volta a pontuar

Mesmo com problemas no câmbio de seu caminhão, Raijan Mascarello - que faz sua primeira temporada na Fórmula Truck - marcou pontos pela segunda corrida consecutiva. O piloto do Mato Grosso chegou a figurar entre os 10 primeiros da prova, mas na parte final teve problemas na caixa de câmbio de seu bólido e cruzou a linha de chegada em 14º.

"O caminhão vinha rendendo bem na corrida até que fiquei sem a quarta marcha e isso comprometeu as saídas de curva. Mas foi uma corrida boa, com disputas legais e limpas. O resultado do Djalma prova que estamos no caminho certo de desenvolvimento dos caminhões e, da minha parte, marcar mais pontos comprova parte dessa evolução. A equipe toda está de parabéns pelo trabalho neste fim de semana", avaliou Raijan Mascarello.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 10 de novembro em Curitiba, no Paraná. Confira como terminou a prova deste domingo em Guaporé:

1) 83 - Regis Boessio (M, RS), 31 voltas em 1:00:07.459 (média de 95.28 km/h)
2) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 1.369
3) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 2.622
4) 72 - Djalma Fogaça (F , SP), a 3.149
5) 77 - André Marques (W , SP), a 19.667
6) 80 - Diogo Pachenki (M , PR), a 19.852
7) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 20.199
8) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 20.845
9) 0 - Alberto Cattucci (V , SP), a 25.656
10) 14 - João Maistro (V , PR), a 34.351
11) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 42.655
12) 11 - Jansen Bueno (V , PR), a 1 volta
13) 10 - Ronaldo Kastropil (S , SP), a 1 volta
14) 71 - Raijan Mascarello (F , MT), a 1 volta
15) 15 - Roberval Andrade (S , SP), a 1 volta
16) 73 - Leandro Totti (W , PR), a 4 voltas
17) 99 - Luiz Lopes (I , SP), a 7 voltas
18) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 15 voltas
19) 21 - Alex Caffi (I , IT), a 15 voltas
20) 44 - Edu Piano (F , SP), a 20 voltas
21) 30 - Rogerio Castro (V , GO), a 22 voltas
22) 55 - Paulo Salustiano (M , SP), a 25 voltas
23) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 25 voltas

Melhor Volta: Djalma Fogaça, 1:27.210 (127.14 km/h)


Rafael Durante (Mtb 48.044)

Fotos Orlei Silva

ALTA ROTAÇÃO: Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva:...

ALTA ROTAÇÃO: Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva:...: Com 28 pontos de vantagem, pernambucano da Scuderia Iveco aponta equilíbrio como ponto forte da Fórmula Truck em 2013.  A oitava etapa ...

Monteiro vai ao pódio pela quarta vez consecutiva: “Corri pelo campeonato”

Com 28 pontos de vantagem, pernambucano da Scuderia Iveco aponta equilíbrio como ponto forte da Fórmula Truck em 2013.

 A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada neste domingo (13) no Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), ampliou a vantagem de Beto Monteiro na liderança da tabela de classificação. Terceiro colocado na corrida, o piloto pernambucano da Scuderia Iveco chegou a 126 pontos, 28 à frente do segundo colocado, o gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, vencedor da prova.


Monteiro chegou a Guaporé com 14 pontos a mais que o paranaense Leandro Totti, da RM Competições/MAN Latin America, vice-líder até então. “A nossa margem dobrou, só posso estar muito feliz”, declarou o piloto, que subiu ao pódio pela quinta vez no ano, quarta consecutiva. Além do quarto lugar em Caruaru, na terceira prova do ano, ele conquistou vitórias em Interlagos e em Córdoba e ficou em segundo em Cascavel.

Segundo colocado no grid, Monteiro viu-se na liderança quando o pole-position Paulo Salustiano abandonou na sétima volta, com a quebra do cardã de seu Mercedes-Benz. “Naquele momento, é claro que eu queria ganhar, mas o foco maior estava no campeonato, tanto que não dificultei quando o (Djalma) Fogaça e o (Régis) Boessio vieram me ultrapassar. Eu podia ter sido mais duro e dificultado, mas não teria por que arriscar”, comentou.

Com 64 pontos em jogo nas duas últimas etapas, Monteiro reconhece a possibilidade de definir a conquista do título já na nona etapa. “Se eu fizer cinco pontos a mais que o Boessio, basicamente, o título já sai definido de lá, mas o nosso trabalho está focado no título. A categoria hoje está muito equilibrada, os caminhões estão nivelados por cima, todos bem homogêneos. Então, nosso caminho é aproveitar o nosso potencial para tentar pontuar”, falou.

A expectativa de Beto Monteiro para a nona e penúltima etapa de 2013, marcada para dia 10 de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), é de mais uma vez disputar a vitória. “É uma pista onde a gente sempre costuma andar bem. Em Guaporé, na verdade, contamos um pouco com a sorte, não tínhamos caminhão para pensar em vitória. Em Curitiba nossa condição deverá ser melhor”, apostou, demonstrando confiança.

Depois da etapa em Pinhais, cidade da região metropolitana da capital do Paraná, a Fórmula Truck terá a etapa final da temporada em Brasília, no dia 8 de dezembro. Após oito das dez etapas, a classificação do campeonato é a seguinte:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 126
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 98
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 92
4º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 90
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 85
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
7º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 78
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 51
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 50
11º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 50
13º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 46
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
15º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 30
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
18º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
18º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 21
20º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 20
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 4



Fonte / Fotos: Grelak Comunicação

ALTA ROTAÇÃO: XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista...

ALTA ROTAÇÃO: XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista...: Única mulher piloto dos Carros na competição, contou com Lourival Roldan para a navegação pela categoria Super Production, em prova realiza...

XI Rally dos Bandeirantes: Helena Soares conquista a terceira posição no segundo dia de disputas

Única mulher piloto dos Carros na competição, contou com Lourival Roldan para a navegação pela categoria Super Production, em prova realizada neste final de semana

Helena Soares e Lourival Roldan, da Petroball Rally Team, encararam neste final de semana mais um desafio na temporada 2013 de rali cross-country. Em São José dos Campos, a dupla participou da 11ª edição do Rally dos Bandeirantes, e apesar das dificuldades enfrentadas no sábado, - na segunda etapa realizada neste domingo -, garantiu a terceira posição da categoria Super Production. Na classificação acumulada a dupla ficou com a sexta colocação do certame, após dois dias de disputas que contou com 300 quilômetros de trechos cronometrados.


"Nosso Rally dos Bandeirantes foi todo comprometido por conta da penalização que recebemos no sábado (primeira etapa). Toda vez que pensava que havíamos chego no segundo melhor tempo da especial e perdemos tudo dava vontade de desistir. Foi então que decidi focar só na etapa do domingo e entrei sem pensar na competição, quis aproveitar cada minuto daquilo que mais amo fazer", analisou a piloto.


Helena Soares conta que foi preciso além de habilidade contar com um equipamento de ponta para conseguir completar o certame. "Gostei muito da prova, com o piso seco, era muito veloz, altamente off-road e, foi necessária muita técnica de navegação", disse. "A pilotagem no segundo dia foi sem pressão, como se fossemos os únicos na especial e nos divertimos. Nosso resultado final foi o terceiro melhor tempo e muitos elogios do meu navegador", finalizou.

Helena Soares conta com o patrocínio de: Grupo Marcus França, TV Diferente e Hailed. Apoio: Petroball e Flamboyant Shopping Center.

Resultado do segundo dia do Rally dos Bandeirantes - Categori a Production:

1) 348 Gunter Hinkelmann/ Fábio Pedroso, Super Production, 02h32min01s
2) 312 Régis Braga / Ana Carolina Sena Braga, Super Production, 02h37min13s
3) 346 Helena Soares / Lourival Roldan, Super Production, 02h38min58s
4) 384 Eduardo Moré / Kaique Bentivoglio, Super Production, 02h42min08s
5) 383 Mauricio Bortolanza/Gustavo Bortolanza , Super Production, 03h18min42s
6) 339 Cristiano Camargo/ Minae Miayti, Super Production, 03h19min48s



Assessoria de Imprensa:
Luciana Gomes
Fotos; Sanderson Pereira/Photo-S


ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita em...

ALTA ROTAÇÃO: Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita em...: Com muitas ultrapassagens, corrida deste domingo deixa o campeonato ainda mais disputado para as duas últimas etapas da temporada Na co...

Spyder Race proporciona mais uma etapa de muita emoção em Curitiba

Com muitas ultrapassagens, corrida deste domingo deixa o campeonato ainda mais disputado para as duas últimas etapas da temporada

Na corrida deste domingo (13), Henrique Assunção (P1) repetiu a colocação da prova deste sábado (12): o primeiro lugar. O piloto do carro #75 largou na pole position e venceu de ponta a ponta a corrida de encerramento da 7ª Etapa do Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2ª Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP, que foram realizadas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, neste fim de semana. Carlos Ortolani (P1) ficou com a segunda colocação, seguido por Sergio Pistili (P1).


"A corrida foi perfeita. Tentei largar o melhor que podia, pois sabia que o Pistili viria pra cima com força total e estamos numa disputa grande na temporada. Tentei manter o carro na pista, a entrada do safety car ajudou a me concentrar de novo. Consegui o meu objetivo, de vencer as duas corridas aqui em Curitiba para o campeonato ficar ainda mais emocionante nas duas últimas etapas", destaca Henrique.


Carlos Ortolani foi o segundo colocado e também repetiu a colocação da corrida deste sábado. "Hoje ainda estávamos com o problema no câmbio. Como na corrida de ontem, hoje também tive que fazer todas as curvas que eram de segunda marcha em terceira e, com isso, perdi muito do carro, que foi muito sacrificado. Eu sabia que o Pistili viria forte lá de trás e não tinha o que fazer. Mas a corrida foi maravilhosa, todo mundo aqui é um grande time, uma verdadeira família", ressalta Ortolani.

Sergio Pistili largou em último, mas conseguiu recuperar durante a corrida. Na maior parte do tempo estava na segunda colocação, disputando com Henrique a primeira colocação, até rodar no fim da prova. "Escorreguei e rodei. Faz parte da corrida, não tem o que fazer. Faltavam apenas duas voltas, arrisquei tudo o que dava e infelizmente rodei", desabafa o piloto do carro #151.


Carlos de Souza chegou em quarto na classificação geral da prova e venceu, mais uma vez, na categoria P2. "O carro estava muito bom. Mexemos um pouco na frente, de ontem para hoje, mas a pista estava muito suja, muitos pontos com óleo. Largamos na frente e fomos só administrando", esclarece o piloto do carro #17.


Na categoria P3, o vencedor foi Peter Junior, do carro #18. "Foi uma corrida muito boa. A equipe mexeu no carro de ontem para hoje, pois o carro estava saindo muito de traseira. Depois de várias ultrapassagens, graças a Deus, deu tudo certo e consegui vencer", comemora o piloto.

O Campeonato Interestadual de Spyder Race 2013 SP/PR e a 2º Etapa da Copa Pirelli Spyder Race 2013 PR/SP tem patrocínio de Pirelli, Scorro, Corsa, RedCoil e SuaInternet.com. Realização da PW1 Eventos Esportivos e Supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo.

Resultado da segunda corrida:

P1
1° Henrique Assunção José
2° Carlos Ortolani
3° Sergio Pistili
4° L. Abbade/ R. Dal Pont
5° José L.Cardoso

P2
1° Carlos de Souza
2° William Daluisio

P3
1° Peter Junior
2° Carlos Silva - Kadu
3° Ricardo Kastropil

Próximas etapas do Spyder Race:
22, 23 e 24 de novembro - Londrina (PR)
20, 21 e 22 de dezembro - Interlagos (SP)

Assessoria de Imprensa da Spyder Race:
SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos
Texto: Helena Matta

Fotos: Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de ...

ALTA ROTAÇÃO: F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de ...: Neste domingo, o brasileiro conseguiu um top-10 na corrida 2 e terminou a última disputa do fim de semana em segundo, após ter sido ultrapa...

F-3 Europeia: Pipo Derani vê a vitória escapar de forma duvidosa, mas garante 2º lugar em Vallelunga

Neste domingo, o brasileiro conseguiu um top-10 na corrida 2 e terminou a última disputa do fim de semana em segundo, após ter sido ultrapassado por Rafaelle Marciello em bandeira amarela

O fim de semana do piloto Pipo Derani terminou de forma positiva na pista italiana de Vallelunga, com a realização das disputas válidas pela 9ª etapa da temporada 2013 da Fórmula 3 Europeia. O brasileiro terminou a corrida 2 com um sexto lugar, mantendo a sua posição inicial no grid, e conquistou mais um pódio com o segundo lugar na prova 3. A corrida 2 foi vencida pelo britânico Alex Lynn, que completou as 22 voltas, na primeira posição. Na corrida 3, a derradeira da penúltima etapa do ano, a vitória ficou com o italiano e líder da disputa Rafaelle Marciello.


Porém, o resultado da última corrida poderia ter sido melhor para Pipo. Logo na primeira volta o brasileiro, que largou na segunda posição, ultrapassou o líder Marciello. Depois que dois pilotos da parte de trás do grid se envolveram em um acidente, a bandeira amarela foi acionada. Nesse momento Marciello, ultrapassou Derani, que liderava, e recuperou a primeira colocação.

Pipo Derani e a Fortec Motorsports entraram com um protesto junto à direção de prova, mas sem evidências, não obtiveram sucesso. O vídeo da transmissão oficial corta a imagem para a equipe Prema momentos antes do atual líder do campeonato ultrapassar o brasileiro. "Fiz duas boas corridas hoje. Na última consegui ultrapassar o (Rafaelle) Marciello logo na primeira volta, mas quando vi a bandeira amarela eu tirei o pé ele me passou. Não penalizaram ele, tentamos entrar com o pedido de protesto mas não aceitaram por falta de provas. Poderia ter me defendido e segurado a posição, mas confiei na bandeira amarela. Uma pena. Agora é começar preparação para Hockenheim (ALE), na semana que vem", declarou o único brasileiro no grid, que terminou a disputa no pódio, com o segundo lugar.

Esse foi o terceiro pódio de Pipo na temporada. Os outros dois aconteceram em Nürburgring (ALE), na 7ª etapa da temporada, com um 2º e um 3º lugares. O próximo compromisso da Fórmula 3 Europeia será no próximo fim de semana, nos dias 18, 19 e 20, na 10ª e última etapa da temporada, no circuito de Hockenheim, na Alemanha. Será mais uma rodada tripla, com os treinos livres e classificatórios na sexta-feira (18), duas corridas no sábado (19) e a corrida final no domingo (20), que definirá o campeão de 2013.

Resultado da corrida 2 (5 primeiros):
1 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, 22 voltas
2 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a 5s034
3 Daniil Kvyat / RUS, Carlin, a 6s912
4 Eddie Cheever / ITA, Prema Powerteam, a 7s834
5 Lucas Auer / AUT, Prema Powerteam, a 9s095
6 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 11s456

Resultado da corrida 3 (5 primeiros):
1 Raffaele Marciello / ITA, Prema Powerteam, 22 voltas
2 Luis Felipe Derani / BRA, Fortec Motorsports, a 3s955
3 Alexander Sims / GBR, ThreeBond with T-Sport, a 4s696
4 Alex Lynn / GBR, Prema Powerteam, 6s849
5 Jordan King / GBR, Carlin, a 15s901

Classificação do campeonato após 9 etapas (27 corridas) - 5 primeiros:
1º) Raffaele Marciello, 434,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 389
3º) Alex Lynn, 305,5
4º) Lucas Auer, 247
5º) Harry Tincknell, 197
8º) Luis Felipe Derani, 137



Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro

Fotos: Stella-Maria Thomas / FIA F-3 Europe