terça-feira, 1 de julho de 2014
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em N...
ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em N...: Apesar da boa performance exibida ao longo da prova no traçado urbano de Nuremberg, o brasileiro do Team RBM não conseguiu pontuar e cruzou...
DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em Norisring, mas ressalta forte ritmo em corrida
Apesar da boa performance exibida ao
longo da prova no traçado urbano de Nuremberg, o brasileiro do Team RBM não
conseguiu pontuar e cruzou a linha de chegada em 14º no desfecho de uma etapa
difícil na temporada.
Augusto
Farfus tinha a expectativa de realizar um fim de semana bem-sucedido na etapa
de Norisring, a quarta da temporada 2014 do DTM, para reverter o abandono em
Hungaroring, no começo do mês. Entretanto, a jornada do piloto brasileiro nas
ruas de Nuremberg não correspondeu às suas esperanças desde o início das
atividades de pista, culminando com a corrida deste domingo (29).
Ao longo de
todo o fim de semana, a BMW ficou atrás de Audi e Mercedes e não encontrou a
melhor performance em Norisring. Com desempenho semelhante ao do ano passado,
Augusto largou em 15º numa corrida que iniciou com safety-car devido às
condições do asfalto, bastante encharcado. A bandeira verde foi acionada na
volta quatro e, dois giros depois, Farfus optou por ousar na tática na
esperança de uma nova entrada do safety-car durante a corrida e levou sua M4 #3
para os boxes para efetuar, de forma antecipada, sua primeira troca de pneus,
colocando compostos para chuva.
O brasileiro
voltou em 19º lugar, mas apresentando um bom ritmo de corrida enquanto a pista
já formava um trilho seco. Muitos pilotos aproveitaram a ocasião e colocaram
pneus slicks, e este foi o caso de Augusto, que voltou aos boxes na 52ª volta,
quando era o 17º, e equipou seu carro com pneus macios (amarelos).
Farfus seguiu
com bom desempenho, ganhou algumas posições e fez tempos de volta semelhantes
aos dos líderes da prova. Entretanto, a estratégia acabou não correspondendo e
o brasileiro ficou de fora da zona de pontuação, cruzando a linha de chegada em
14º. A vitória ficou com Robert Wickens, da Mercedes, enquanto o melhor
posicionado da BMW foi Marco Wittmann, em sexto.
Feliz com seu
forte ritmo de corrida, Augusto já está focado junto com o Team RBM para a
quinta etapa, que marca o fim da primeira metade da temporada, no circuito de
Moscou, em 13 de julho.
Augusto Farfus:
"Arriscamos na estratégia com um
pit-stop no começo da corrida, na esperança de contarmos com um safety-car
durante a prova, mas infelizmente isso não aconteceu, então acabamos fazendo
duas paradas, enquanto boa parte do grid fez apenas uma, o que acabou nos
custando um resultado melhor. Norisring, por ser um circuito de rua,
normalmente conta com intervenções do safety-car, mas não foi o caso hoje.
Nosso ritmo durante a corrida foi muito bom e competitivo tanto no seco quanto
no molhado, e levamos isso como ponto positivo. Agora é focar na etapa de
Moscou, onde tivemos bom desempenho e conseguimos um pódio no ano
passado."
Fonte: www.farfus.com
ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no ...
ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no ...: Pista localizada no Vale do Paraíba, no interior d
e São Paulo, vai receber a competição pela primeira vez e conhecerá em outubro o 16º camp...
e São Paulo, vai receber a competição pela primeira vez e conhecerá em outubro o 16º camp...
Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá
Pista localizada no Vale do Paraíba,
no interior de São Paulo, vai receber a competição pela primeira vez e
conhecerá em outubro o 16º campeão da Seletiva de Kart Petrobras
O campeão da
16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras será conhecido nos dias 27, 28 e 29 de
outubro em uma pista que receberá pela primeira vez a competição. O Kartódromo
Internacional de Guaratinguetá, localizado na cidade paulista do Vale do
Paraíba - a aproximadamente 180 km da capital do Estado - será a sede da final,
que vai reunir os 12 melhores kartistas da categoria Graduados (entre 15 e 18
anos).
Com um
traçado bastante técnico e que oferece variações, o kartódromo possui todos os
requisitos para mais uma grande final de um dos principais torneios de kart do
país, que há 16 anos distribui a maior premiação da modalidade, ajudando jovens
pilotos a seguirem suas carreiras.
"Estou muito feliz em poder
anunciar que vamos realizar a final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras
no kartódromo de Guaratinguetá. Estamos incluindo mais uma cidade ao nosso mapa
da Seletiva e isso é muito importante para nós, pois sempre buscamos fortalecer
o kartismo da região por onde o evento passa", comenta Binho Carcasci, promotor da
Seletiva de Kart Petrobras, destacando que, em todos estes anos de disputa, o
evento já passou por 16 estados e 30 cidades do Brasil.
"É uma pista que supera as
necessidades do nosso evento e, do ponto de vista técnico, tenho certeza que
realizaremos uma final tão boa quanto as últimas quinze. O traçado, além de
técnico, oferece variações para que possamos definir às vésperas da final a
pista mais desafiadora para os pilotos", continua Carcasci.
Fundado em
1987, o kartódromo passou por uma reforma há seis anos para modernizar sua
pista e infraestrutura, que conta com 50 boxes cobertos, com capacidade para
até 60 karts. Além de um galpão ao lado para abrigar até 500 karts e receber os
principais campeonatos do país.
"Para todo o kartódromo do Brasil
é uma honra receber a Seletiva de Kart Petrobras. É um evento muito importante
e todo piloto que está correndo sonha um dia disputar a Seletiva e melhor ainda
estar numa final. Estamos muito felizes em receber o evento pela primeira vez e
queremos fazer bonito, representando bem o Vale do Paraíba, recebendo aqui os
melhores pilotos do Brasil",
destaca Alexandre Oliva, sócio e administrador do kartódromo de Guaratinguetá.
Três dos 12
finalistas de 2014 já foram conhecidos no mês de maio, durante a Copa Petrobras
Sorriso Campeão em Aldeia da Serra (SP): os paulistas Vinícius Papareli e Vitor
Baptista e o gaúcho Victor Matzenbacker. Mais três serão definidos no dia 2 de
agosto, em Itu (SP), durante o Brasileiro de Kart. E, depois, as etapas
classificatórias da Seletiva ainda seguem para o Nordeste (20 de setembro - São
Luís/MA), e Centro-Oeste (11 de outubro - Itumbiara/GO).
Para conhecer
mais sobre o Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, acesse: http://www.kartguara.com.br/
Seletiva de
Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras
Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em
2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze
pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de
igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012,
ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110
pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150
já estiveram disputando a final.
Considerada
uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é
reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de
Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior
premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este
ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em
um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1
na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a
orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no
Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A
premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O
campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.
Para saber
mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Guilherme
Silva
Fotos: Divulgação / Fábio Oliveira / Radical Motors
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV ...
ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV ...: Marca também cravou a 2ª colocação na categoria de carros elétricos e a 2ª e 3ª no geral A Mitsubishi Motors conquistou, no último domi...
Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV Evolution III
Marca também cravou a 2ª colocação na
categoria de carros elétricos e a 2ª e 3ª no geral
A Mitsubishi
Motors conquistou, no último domingo, a vitória e o segundo lugar na Divisão de
Carros Elétricos do Pikes Peak International Hill Climb, a corrida de subida de
montanha mais tradicional do mundo, realizada anualmente no Estado americano do
Colorado. Além dos dois primeiros lugares em sua categoria, os dois carros da
marca dos três diamantes conseguiram o segundo e o terceiro lugares na
classificação geral da competição.
A bordo do
MiEV Evolution III, o piloto americano Greg Tracy percorreu o trajeto de 19
quilômetros em 9 minutos e 8 segundos, conseguindo o melhor tempo entre todos
os carros da Divisão de Carros Elétricos Modificados. "Eu estou muito feliz de poder entregar a vitória a Mitsubishi
Motors, que preparou um carro de corrida fantástico para mim", comemora
o piloto, que, com o tempo marcado, também conquistou o segundo lugar na
classificação geral.
Figura
conhecida entre os amantes de velocidade, o piloto japonês Hiroshi Masuoka, que
já venceu o Rally Dakar em duas oportunidades, veio logo atrás, com o tempo de
9 minutos e 12 segundos, também a bordo do MiEV Evolution III. "Eu não poderia estar mais feliz com o
resultado que alcançamos. Fizemos uma corrida que beirou a perfeição. Durante
as nossas outras duas participações no Pikes Peak, conseguimos desenvolver o
carro, evoluindo cada vez mais nosso desempenho", conta o piloto.
Mantendo a
tradição de importar o que há de mais moderno nas competições para as ruas, a
Mitsubishi usará toda a tecnologia e aprendizado adquiridos pela equipe de
engenheiros e mecânicos no aprimoramento dos carros elétricos e a criação de
novas e modernas tecnologias para equipar futuros veículos da marca.
A prova
O Pikes Peak
é realizado anualmente no Colorado (EUA) e o grande desafio está no relevo e
características da prova, já que a disputa é realizada nas estradas da montanha
com uma série de ziguezagues e curvas de alta velocidade. A largada ocorre a
2.862 metros de altitude e a chegada é a 4.300m, em um percurso com pouco mais
de 19 quilômetros e 156 curvas.
Para os
pilotos, o desempenho dos MiEV Evolution III foi essencial para vencer esses
desafios. Os carros contam com quatro motores elétricos com potência de 603
cavalos e tração integral. Além disso, o veículo foi construído com estrutura
tubular, capô em fibra de carbono. Toda a aerodinâmica foi aperfeiçoada com o
auxílio de um túnel de vento, deixando o MiEV Evolution III ainda mais rápido
para enfrentar as curvas da montanha.
"O sistema S-AWC, que distribui a
tração nas quatro rodas, não deixava o carro derrapar mais do que o necessário.
Isso me permitiu atacar todas as curvas com muita confiança", comenta Greg Tracy.
Ficha técnica - MiEV Evolution III
Dimensões:
4,870 x 1,900 x 1,390 mm
Ocupantes: 1
Tração: 4x4
integral
Motores: 4
(dois na frente e dois atrás)
Potência
máxima: 450 kW (112.5 kW x4) - 603cv
Capacidade
máxima da bateria: 50 kWh
Chassi:
estrutura tubular
Fibra de
carbono
Pneus: 330 /
680-18
Assessoria de Imprensa Mitsubishi
Carolina Vasconcellos
Fotos divulgação
ALTA ROTAÇÃO: Julho é o mês do Rally Barretos
ALTA ROTAÇÃO: Julho é o mês do Rally Barretos: Faltam 18 dias para os melhores off-roaders do País acelerarem suas máquinas na busca pela vitória. Evento dará continuidade aos Campeonato...
Julho é o mês do Rally Barretos
Faltam 18 dias para os melhores
off-roaders do País acelerarem suas máquinas na busca pela vitória. Evento dará
continuidade aos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja
Está chegando
a próxima etapa dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja:
o 8º Cross Country Rallymakers Barretos levará o certame ao Norte do Estado de
São Paulo, mais precisamente, para a cidade de Barretos. A disputa acontecerá
de 18 a 20 de julho, e reunirá motos, quadriciclos, UTV's, carros e caminhões.
Para definir
os melhores competidores dessa fase da temporada 2014, está sendo preparado um
roteiro de aproximadamente 300 quilômetros, que será percorrido em dois dias.
De acordo com o diretor presidente da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, a
receita desta prova manterá a mesma exigência das outras edições do Rally
Barretos: percurso altamente técnico, com um mix de obstáculos que mostrará
quem realmente tem o melhor conjunto - pilotagem, navegação e equipamento. "O nosso trabalho é impor uma
competição rápida e repleta de desafios. O nível de exigência dos participantes
é alto, e temos que corresponder. Todos querem que cada quilômetro percorrido
tenha um sentido cross country de velocidade. Assim, posso garantir que estamos
analisando todas as alternativas de caminho para aproveitar o melhor da região
para essa época do ano", salientou Bentivoglio.
Alguns dos
obstáculos já são conhecidos pelos participantes, porém, no decorrer de um ano
ocorrem muitas alterações naturais, além da inclusão de trechos inéditos. Mas é
fato que todos esperam pelas lombadas e setores sinuosos. O traçado passará por
canaviais, pastagens e seringais.
O Rally
Barretos é sempre muito aguardado pelas equipes e, neste ano, será a disputa
que antecederá o Rally dos Sertões, considerado o segundo maior rali do mundo. "A expectativa é de um certame bem
rápido, com diversas lombadas e que exigirão da suspensão da máquina. Vencerá o
conjunto melhor acertado para esta pista, aliado a uma tocada forte. O fato do
Rally Barretos acontecer em julho coloca uma pressão maior sobre as duplas, já
que estamos no meio do campeonato e a competitividade está intensa. Sem dúvida
todos estarão 100% focados", afirmou o navegador Kleber Cincea, que
compete ao lado do piloto Marcos Baumgart.
Para ficar
por dentro das notícias e fazer a inscrição, basta acessar o site: www.rallymakers.com.br, e clicar no link Rally Barretos.
O 8º Rally Cross Country Rallymakers
Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta
com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA
Comunicação Digital
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
Fotos: Alessandro Couto/DFOTOS / Doni Castilho/DFOTOS
Assinar:
Postagens (Atom)