terça-feira, 1 de julho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em N...

ALTA ROTAÇÃO: DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em N...: Apesar da boa performance exibida ao longo da prova no traçado urbano de Nuremberg, o brasileiro do Team RBM não conseguiu pontuar e cruzou...

DTM: Augusto Farfus enfrenta etapa complicada em Norisring, mas ressalta forte ritmo em corrida

Apesar da boa performance exibida ao longo da prova no traçado urbano de Nuremberg, o brasileiro do Team RBM não conseguiu pontuar e cruzou a linha de chegada em 14º no desfecho de uma etapa difícil na temporada.

Augusto Farfus tinha a expectativa de realizar um fim de semana bem-sucedido na etapa de Norisring, a quarta da temporada 2014 do DTM, para reverter o abandono em Hungaroring, no começo do mês. Entretanto, a jornada do piloto brasileiro nas ruas de Nuremberg não correspondeu às suas esperanças desde o início das atividades de pista, culminando com a corrida deste domingo (29).


Ao longo de todo o fim de semana, a BMW ficou atrás de Audi e Mercedes e não encontrou a melhor performance em Norisring. Com desempenho semelhante ao do ano passado, Augusto largou em 15º numa corrida que iniciou com safety-car devido às condições do asfalto, bastante encharcado. A bandeira verde foi acionada na volta quatro e, dois giros depois, Farfus optou por ousar na tática na esperança de uma nova entrada do safety-car durante a corrida e levou sua M4 #3 para os boxes para efetuar, de forma antecipada, sua primeira troca de pneus, colocando compostos para chuva.

O brasileiro voltou em 19º lugar, mas apresentando um bom ritmo de corrida enquanto a pista já formava um trilho seco. Muitos pilotos aproveitaram a ocasião e colocaram pneus slicks, e este foi o caso de Augusto, que voltou aos boxes na 52ª volta, quando era o 17º, e equipou seu carro com pneus macios (amarelos).

Farfus seguiu com bom desempenho, ganhou algumas posições e fez tempos de volta semelhantes aos dos líderes da prova. Entretanto, a estratégia acabou não correspondendo e o brasileiro ficou de fora da zona de pontuação, cruzando a linha de chegada em 14º. A vitória ficou com Robert Wickens, da Mercedes, enquanto o melhor posicionado da BMW foi Marco Wittmann, em sexto.

Feliz com seu forte ritmo de corrida, Augusto já está focado junto com o Team RBM para a quinta etapa, que marca o fim da primeira metade da temporada, no circuito de Moscou, em 13 de julho.

Augusto Farfus:

"Arriscamos na estratégia com um pit-stop no começo da corrida, na esperança de contarmos com um safety-car durante a prova, mas infelizmente isso não aconteceu, então acabamos fazendo duas paradas, enquanto boa parte do grid fez apenas uma, o que acabou nos custando um resultado melhor. Norisring, por ser um circuito de rua, normalmente conta com intervenções do safety-car, mas não foi o caso hoje. Nosso ritmo durante a corrida foi muito bom e competitivo tanto no seco quanto no molhado, e levamos isso como ponto positivo. Agora é focar na etapa de Moscou, onde tivemos bom desempenho e conseguimos um pódio no ano passado."



ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no ...

ALTA ROTAÇÃO: Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no ...: Pista localizada no Vale do Paraíba, no interior d

e São Paulo, vai receber a competição pela primeira vez e conhecerá em outubro o 16º camp...

Seletiva de Kart Petrobras 2014 terá sua final no Kartódromo Internacional de Guaratinguetá

Pista localizada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, vai receber a competição pela primeira vez e conhecerá em outubro o 16º campeão da Seletiva de Kart Petrobras

O campeão da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras será conhecido nos dias 27, 28 e 29 de outubro em uma pista que receberá pela primeira vez a competição. O Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, localizado na cidade paulista do Vale do Paraíba - a aproximadamente 180 km da capital do Estado - será a sede da final, que vai reunir os 12 melhores kartistas da categoria Graduados (entre 15 e 18 anos).

Com um traçado bastante técnico e que oferece variações, o kartódromo possui todos os requisitos para mais uma grande final de um dos principais torneios de kart do país, que há 16 anos distribui a maior premiação da modalidade, ajudando jovens pilotos a seguirem suas carreiras.


"Estou muito feliz em poder anunciar que vamos realizar a final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras no kartódromo de Guaratinguetá. Estamos incluindo mais uma cidade ao nosso mapa da Seletiva e isso é muito importante para nós, pois sempre buscamos fortalecer o kartismo da região por onde o evento passa", comenta Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras, destacando que, em todos estes anos de disputa, o evento já passou por 16 estados e 30 cidades do Brasil.

"É uma pista que supera as necessidades do nosso evento e, do ponto de vista técnico, tenho certeza que realizaremos uma final tão boa quanto as últimas quinze. O traçado, além de técnico, oferece variações para que possamos definir às vésperas da final a pista mais desafiadora para os pilotos", continua Carcasci.

Fundado em 1987, o kartódromo passou por uma reforma há seis anos para modernizar sua pista e infraestrutura, que conta com 50 boxes cobertos, com capacidade para até 60 karts. Além de um galpão ao lado para abrigar até 500 karts e receber os principais campeonatos do país.

"Para todo o kartódromo do Brasil é uma honra receber a Seletiva de Kart Petrobras. É um evento muito importante e todo piloto que está correndo sonha um dia disputar a Seletiva e melhor ainda estar numa final. Estamos muito felizes em receber o evento pela primeira vez e queremos fazer bonito, representando bem o Vale do Paraíba, recebendo aqui os melhores pilotos do Brasil", destaca Alexandre Oliva, sócio e administrador do kartódromo de Guaratinguetá.

Três dos 12 finalistas de 2014 já foram conhecidos no mês de maio, durante a Copa Petrobras Sorriso Campeão em Aldeia da Serra (SP): os paulistas Vinícius Papareli e Vitor Baptista e o gaúcho Victor Matzenbacker. Mais três serão definidos no dia 2 de agosto, em Itu (SP), durante o Brasileiro de Kart. E, depois, as etapas classificatórias da Seletiva ainda seguem para o Nordeste (20 de setembro - São Luís/MA), e Centro-Oeste (11 de outubro - Itumbiara/GO).

Para conhecer mais sobre o Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, acesse: http://www.kartguara.com.br/

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br



FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro/ Guilherme Silva

Fotos: Divulgação / Fábio Oliveira / Radical Motors

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV ...

ALTA ROTAÇÃO: Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV ...: Marca também cravou a 2ª colocação na categoria de carros elétricos e a 2ª e 3ª no geral A Mitsubishi Motors conquistou, no último domi...

Mitsubishi vence corrida de Pikes Peak com o MiEV Evolution III

Marca também cravou a 2ª colocação na categoria de carros elétricos e a 2ª e 3ª no geral

A Mitsubishi Motors conquistou, no último domingo, a vitória e o segundo lugar na Divisão de Carros Elétricos do Pikes Peak International Hill Climb, a corrida de subida de montanha mais tradicional do mundo, realizada anualmente no Estado americano do Colorado. Além dos dois primeiros lugares em sua categoria, os dois carros da marca dos três diamantes conseguiram o segundo e o terceiro lugares na classificação geral da competição.


A bordo do MiEV Evolution III, o piloto americano Greg Tracy percorreu o trajeto de 19 quilômetros em 9 minutos e 8 segundos, conseguindo o melhor tempo entre todos os carros da Divisão de Carros Elétricos Modificados. "Eu estou muito feliz de poder entregar a vitória a Mitsubishi Motors, que preparou um carro de corrida fantástico para mim", comemora o piloto, que, com o tempo marcado, também conquistou o segundo lugar na classificação geral.

Figura conhecida entre os amantes de velocidade, o piloto japonês Hiroshi Masuoka, que já venceu o Rally Dakar em duas oportunidades, veio logo atrás, com o tempo de 9 minutos e 12 segundos, também a bordo do MiEV Evolution III. "Eu não poderia estar mais feliz com o resultado que alcançamos. Fizemos uma corrida que beirou a perfeição. Durante as nossas outras duas participações no Pikes Peak, conseguimos desenvolver o carro, evoluindo cada vez mais nosso desempenho", conta o piloto.


Mantendo a tradição de importar o que há de mais moderno nas competições para as ruas, a Mitsubishi usará toda a tecnologia e aprendizado adquiridos pela equipe de engenheiros e mecânicos no aprimoramento dos carros elétricos e a criação de novas e modernas tecnologias para equipar futuros veículos da marca.

A prova
O Pikes Peak é realizado anualmente no Colorado (EUA) e o grande desafio está no relevo e características da prova, já que a disputa é realizada nas estradas da montanha com uma série de ziguezagues e curvas de alta velocidade. A largada ocorre a 2.862 metros de altitude e a chegada é a 4.300m, em um percurso com pouco mais de 19 quilômetros e 156 curvas.

Para os pilotos, o desempenho dos MiEV Evolution III foi essencial para vencer esses desafios. Os carros contam com quatro motores elétricos com potência de 603 cavalos e tração integral. Além disso, o veículo foi construído com estrutura tubular, capô em fibra de carbono. Toda a aerodinâmica foi aperfeiçoada com o auxílio de um túnel de vento, deixando o MiEV Evolution III ainda mais rápido para enfrentar as curvas da montanha.

"O sistema S-AWC, que distribui a tração nas quatro rodas, não deixava o carro derrapar mais do que o necessário. Isso me permitiu atacar todas as curvas com muita confiança", comenta Greg Tracy.


Ficha técnica - MiEV Evolution III
Dimensões: 4,870 x 1,900 x 1,390 mm
Ocupantes: 1
Tração: 4x4 integral
Motores: 4 (dois na frente e dois atrás)
Potência máxima: 450 kW (112.5 kW x4) - 603cv
Capacidade máxima da bateria: 50 kWh
Chassi: estrutura tubular
Fibra de carbono
Pneus: 330 / 680-18


Assessoria de Imprensa Mitsubishi
Carolina Vasconcellos
Fotos divulgação


ALTA ROTAÇÃO: Julho é o mês do Rally Barretos

ALTA ROTAÇÃO: Julho é o mês do Rally Barretos: Faltam 18 dias para os melhores off-roaders do País acelerarem suas máquinas na busca pela vitória. Evento dará continuidade aos Campeonato...

Julho é o mês do Rally Barretos

Faltam 18 dias para os melhores off-roaders do País acelerarem suas máquinas na busca pela vitória. Evento dará continuidade aos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja

Está chegando a próxima etapa dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja: o 8º Cross Country Rallymakers Barretos levará o certame ao Norte do Estado de São Paulo, mais precisamente, para a cidade de Barretos. A disputa acontecerá de 18 a 20 de julho, e reunirá motos, quadriciclos, UTV's, carros e caminhões.



Para definir os melhores competidores dessa fase da temporada 2014, está sendo preparado um roteiro de aproximadamente 300 quilômetros, que será percorrido em dois dias. De acordo com o diretor presidente da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, a receita desta prova manterá a mesma exigência das outras edições do Rally Barretos: percurso altamente técnico, com um mix de obstáculos que mostrará quem realmente tem o melhor conjunto - pilotagem, navegação e equipamento. "O nosso trabalho é impor uma competição rápida e repleta de desafios. O nível de exigência dos participantes é alto, e temos que corresponder. Todos querem que cada quilômetro percorrido tenha um sentido cross country de velocidade. Assim, posso garantir que estamos analisando todas as alternativas de caminho para aproveitar o melhor da região para essa época do ano", salientou Bentivoglio.

Alguns dos obstáculos já são conhecidos pelos participantes, porém, no decorrer de um ano ocorrem muitas alterações naturais, além da inclusão de trechos inéditos. Mas é fato que todos esperam pelas lombadas e setores sinuosos. O traçado passará por canaviais, pastagens e seringais.


O Rally Barretos é sempre muito aguardado pelas equipes e, neste ano, será a disputa que antecederá o Rally dos Sertões, considerado o segundo maior rali do mundo. "A expectativa é de um certame bem rápido, com diversas lombadas e que exigirão da suspensão da máquina. Vencerá o conjunto melhor acertado para esta pista, aliado a uma tocada forte. O fato do Rally Barretos acontecer em julho coloca uma pressão maior sobre as duplas, já que estamos no meio do campeonato e a competitividade está intensa. Sem dúvida todos estarão 100% focados", afirmou o navegador Kleber Cincea, que compete ao lado do piloto Marcos Baumgart.

Para ficar por dentro das notícias e fazer a inscrição, basta acessar o site: www.rallymakers.com.br,  e clicar no link Rally Barretos.

O 8º Rally Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital


Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471

Fotos: Alessandro Couto/DFOTOS / Doni Castilho/DFOTOS