segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Michele de Jesus é a segunda mulher no grid da Truck

Piloto vai guiar caminhão Ford da Original Reis Competições em sua segunda temporada na mais popular categoria do automobilismo continental. Domingo ela alinha no grid no autódromo Ayrton Senna, em Caruaru.

Michelle de Jesus está garantida na abertura da 20ª temporada da Fórmula Truck, a ser disputada neste domingo, dia 1º de março no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, Pernambuco. Michelle disputa a prova pela Original Reis Competições e terá como companheiro de equipe o estreante Gabriel Correa, que acertou presença na semana passada.


``O Zé Maria (o ex-piloto José Maria Reis) me convidou para ajudar a desenvolver o caminhão Ford e nesta primeira etapa será difícil demais justamente devido à falta de tempo, mas vamos correr em Caruaru na abertura da história temporada da Fórmula Truck. Depois vamos ver direito o que fazer``, disse Michelle, que ao lado de Débora Rodrigues forma a dupla de mulheres na Fórmula Truck.

No ano passado ela correu com o caminhão Volvo da ABF Motorsport e teve algumas boas participações.

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março - Caruaru (PE)
12 de abril - Brasília (DF)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Campo Grande (MS)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.


Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583-SP)

Fotos: Rodrigo Ruiz/Divulgação

Beto Monteiro se mantém com Iveco na Fórmula Truck

Piloto pernambucano estreia em Casa na 20ª Temporada da categoria Mais populares continental. He alinha Seu Caminhão nenhuma grade nenhuma domingo, dia 1ª de março no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru.

Duas vezes Campeão Brasileiro (2004 e 2013) e dono de hum título Sul Americano (2013), Beto Monteiro garantiu Presença Pelo 17º ano consecutivo na Fórmula Truck. He se mantém pilotando o Caminhão Iveco ágora da Lucar Motorsports e Tera Luiz Lopes Como companheiro na nova Escuderia. DEPOIS de conquistar Seu Primeiro título com a marca Ford, desde 2009 Beto se mantém com o Iveco. This Será, a sétima temporada SEGUIDA com o MESMO Fabricante.


`` Enfrento Um Novo desafio, POIs vou PEGR hum Caminhão Totalmente novo, Que foi construido recentemente e sem Nenhum acerto. Vou ter de USAR TODO o meu Conhecimento e Experiência com sistema operacional Iveco Pará desenvolver o Caminhão. Estarei num novo tempo, com Novos acertos, mas com uma MESMA Parceria com um Iveco``, Disse Beto Monteiro, Que Nasceu em Recife, a capital de Pernambuco.

Os Planos de Beto Monteiro Para esta temporada começam em uma Prática Ser colocados Já no domingo, dia 1ª de março, no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru, Quando Sera dada a largada de da 20ª Temporada de da categoria MAIS populares do automobilismo da América do Sul.

`` Além de desenvolver o meu Caminhão, vou Ajudar a desenvolver O Outro (Luiz Lopes) e buscar faze-lo funcionar Como o Iveco Que Eu Usei NAS temporadas passadas``, completou o piloto de 38 ano.

CALENDARIO DE 2015

1º de março - Caruaru (PE)
12 de abril - Brasília (DF)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Campo Grande (MS)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck TEM a Supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) mestre e patrocínio da Petrobras e Cristal. Como Fabricantes de Caminhões Iveco São, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.


Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583-SP)

Fotos: Orlei Silva

Na abertura da temporada de 2015, Caruaru recebe a Fórmula Truck pela 18ª vez

Onze pilotos já conquistaram vitórias na pista nordestina que recebe neste domingo a primeira etapa do Campeonato Brasileiro.

 A vigésima temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá início neste domingo (1º). A primeira das dez etapas vai levar pilotos e equipes à cidade pernambucana de Caruaru, que receberá a categoria pela 18ª vez. A programação de treinos no Autódromo Internacional Ayrton Senna será aberta na sexta-feira (27), com duas sessões livres. No sábado (28) haverá mais dois treinos livres e a tomada de tempos definindo as posições de largada.


As 17 edições já realizadas da etapa pernambucana da Fórmula Truck revelaram 11 vencedores. O recordista de vitórias na pista de 3.180 metros é o paulista Felipe Giaffone, da RM Competições. Ele venceu a prova em 2007, 2008, 2009 e 2011. Três pilotos somam dois triunfos. O paulista Renato Martins ganhou em 1997 e 1999. Seu conterrâneo Roberval Andrade obteve triunfos em 2001 e 2002. O paranaense Leandro Totti foi vencedor em 2006 e 2014.

Os demais vencedores da Truck em Caruaru foram os paulistas Djalma Fogaça, em 1998, Beto Napolitano, em 2005, e Valmir Benavides, em 2010; o pernambucano Beto Monteiro, em 2004; o paranaense Wellington Cirino, em 2012; e os gaúchos Jorge Fleck e Régis Boessio, respectivamente em 2000 e 2013. Dos 11 vencedores, 10 conquistaram pole positions em Caruaru. Martins, Andrade e Giaffone lideram essa estatística com três poles, cada.

Boessio, que não disputou a temporada de 2014, volta a integrar o grid da Fórmula Truck na pista onde, há dois anos, conquistou sua primeira vitória. Ele volta a competir por sua própria equipe, a Boessio Competições, pilotando um caminhão Volvo, que terá o número 83 e as cores e logos de Rodrigotto e Suspentech, os patrocinadores, e também dos apoiadores BorgWarner, Aesa e Platodiesel. O chefe de equipe será Luiz Boessio, pai do piloto.

O trabalho de desenvolvimento do caminhão, iniciado ainda em 2014, foi marcado neste início de 2015 pela realização de seis treinos particulares na pista gaúcha de Tarumã, em Viamão. “Trabalhamos bem nestes dois últimos meses, principalmente no acerto de suspensão. Hoje nós temos um caminhão bastante consistente para corrida. Nossa pré-temporada deixou a equipe toda pronta para uma grande prova neste retorno”, anima-se Boessio.

A preparação do Volvo da Boessio Competições foi concluída no último sábado (21), poucos instantes antes da viagem da equipe que transporta o equipamento a Pernambuco. “O Lisarb Benato e sua equipe fizeram um grande trabalho, virando noites ao lado do meu pai na preparação do caminhão”, frisa o gaúcho. “Nós sabemos da dificuldade de voltar a correr com uma marca com a qual não trabalhamos há cinco anos. É um bom desafio”.



Régis Boessio aponta os caminhões Volkswagen-MAN, Mercedes-Benz e Scania como os mais competitivos da Fórmula Truck. “São os que estão com os motores mais desenvolvidos, consequência do trabalho feito pelas equipes que utilizam essas três marcas. Temos muito a trabalhar em motor e eletrônica para fazer frente a essas marcas. Mas corridas são corridas. Acredito que vou aparecer várias vezes no primeiro pelotão em 2015”, aposta Boessio.

HISTÓRICO DO GP DE CARUARU DA FÓRMULA TRUCK

Todas as poles e vitórias no Autódromo Internacional Ayrton Senna

1997 – pole: Renato Martins (SP/Scania); vitória: Renato Martins (SP/Scania)
1998 – pole: Djalma Fogaça (SP/Volvo); vitória: Djalma Fogaça (SP/Volvo)
1999 – pole: Renato Martins (SP/Scania); vitória: Renato Martins (SP/Scania)
2000 – pole: Jorge Fleck (RS/Volvo); vitória: Jorge Fleck (RS/Volvo)
2001 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
2002 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
2004 – pole: Beto Monteiro (PE/Ford); vitória: Beto Monteiro (PE/Ford)
2005 – pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Beto Napolitano (SP/Volkswagen)
2006 – pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Leandro Totti (PR/Ford)
2007 – pole: Leandro Totti (PR/Ford); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2008 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2009 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2010 – pole: Valmir Benavides (SP/Volkswagen); vitória: Valmir Benavides (SP/Volkswagen)
2011 – pole: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2012 – pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2013 – pole: Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN); vitória: Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz)
2014 – pole: Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN); vitória: Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN


Fonte: Grelak Comunicação

Homestead Miami 200: Primos Baptista vencem nos EUA

Vice-líder do Campeonato Brasileiro de F-3 e o Campeão Sul-americano de F-4 tiveram estreia vitoriosa em carros fechados e em prova de Endurance

Em uma grande festa dos pilotos brasileiros, os jovens (18 anos) Rodrigo e Bruno Baptista venceram as 200 Milhas de Homestead, na categoria MP-1B, prova de Endurance disputada na tarde do último domingo (22/2) em Miami, na Flórida (EUA). A vitória na Geral e na categoria MP-1A foi do trio brasileiro Marcelo Hahn/Allam Khodair/Christian Hahn.


"Estou muito feliz, não estava esperando esta vitória por causa da falta de experiência com este tipo de carro e de corrida. Foi uma prova que com calma conseguimos vencer", comemorou Rodrigo Baptista, que recebeu a bandeirada da vitória. "Foi fantástico, estou muito feliz, não esperava ganhar em nossa estreia", emendou Bruno Baptista, responsável pela largada e que estabeleceu a volta mais rápida (1mn26s766) da categoria.

Os primos paulistas fizeram a sua estreia em carros fechados (tipo Turismo) e também correram pela primeira vez nos Estados Unidos e em competição de Endurance (longa duração). E mesmo com a pouca experiência e a juventude, fizeram um trabalho excepcional e construíram uma vitória consistente com Aston Martin Vantage, um carro que não está no mesmo nível de Ferrari F430, Corvette, BMW M3, Camaro, Porsche GT3, entre outros.


"É totalmente diferente de Fórmula e Kart, que é o que eu e o Bruno já andamos", comentou o vice-líder da Fórmula 3 Brasil. "Foi uma corrida de muita estratégia para conservar bem o carro, que estava bem equilibrado e conseguimos ser bem constantes. Andamos no ritmo dos treinos, mas depois, quando assumimos a liderança, para não gastar tanto combustível e pneus, diminuímos um pouco o ritmo, mas com uma boa média", explicou Rodrigo. "O carro teve algumas falhas, pois estava dois anos parado. Mas foi muito bom, comecei o ano com o pé direito", encerrou Bruno, Campeão Sul-americano de Fórmula 4, e que nesta temporada irá correr de Fórmula Renault na Europa.

O trio Marcelo Hahn/Allam Khodair/Christian Hahn teve a companhia de Sérgio Laganá/Alan Hellmeister e de Márcio Basso/Nonô Figueiredo no pódio da categoria MP-1A. Rodrigo e Bruno Baptista foram os vencedores da MP-1B, enquanto que Adalberto Baptista, pai de Bruno e tio de Rodrigo, ficou em quarto ao lado de Marcel Visconde. Adolpho Rossi venceu a categoria MP-2A, enquanto ao lado da esposa Alline Cipriani Rossi terminaram em segundo na categoria MP-4A.

Os seis primeiros da MP-1B foram:

1)         12 - Rodrigo Baptista/Bruno Baptista (Brasil), Aston Martin Vantage GT4, 81 voltas em 2h10min17s468;
2)         311 - Adam Kreysar (EUA), Porsche GT3;
3)         01 - John Gutleber (EUA), Corvette;
4)         10 - Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Brasil), Ferrari F430;
5)         62 - Carlos Garcia (EUA), BM3;
6)         79 - Jason Fichter (EUA), Camaro.

Mastermidia
João Alberto Otazú
Fotos: Rodrigo Ruiz


Pietro Rimbano, campeão da Seletiva de Kart Petrobras, fará sua estreia na Sprint Race Brasil

Serão 16 corridas em oito etapas do calendário 2015, na categoria que atrai kartistas de todo o Brasil

O campeão de 2014 da Seletiva de Kart Petrobras, o paulista Pietro Rimbano, confirmou seu nome no grid da Sprint Race Brasil para a próxima temporada em seu ano de aprendizado no campeonato de Turismo e, o objetivo principal do piloto será somar o maior número de pódios. Antes da etapa de abertura do calendário em março, haverá um treino extra programado para a próxima terça-feira, 24 de fevereiro, no autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).


Além do título da Seletiva de Kart, aos 17 anos completados no mês passado, Rimbano acumula no kart o tricampeonato paulista (2010, 2012 e 2013), vice-campeão brasileiro (2008), campeão GP Brasil (2010) e vice-campeão sul-americano e, agora, almeja ser o campeão na categoria PRO da Sprint. "A expectativa é de fazer um ano de aprendizagem com o Turismo e já me destaque na categoria", declarou o piloto.

Rimbano comandará o Sprint número 17 na estreia nos autódromos nacionais em 2015. "Espero que seja uma competição onde ganhe bastante experiências dentro e fora da pista", complementou. "Escolhi a competição, pois é uma categoria pós kart para quem quer seguir o rumo do Turismo", destacou.

Pietro participou de um treino extra durante a disputa da oitava e última etapa do ano passado da Sprint Race e conferiu o carro 2015 da competição. "Gostei bastante do formato das disputas e do novo modelo, é um veículo sensacional. A relação dele é mais longa, mais rápido, bem melhor", contou o paulistano.

A Sprint Race têm patrocínio da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.


Texto: Silvana Grezzana Santos

Crédito fotos: Luciano Santos/Sigcom