quinta-feira, 5 de junho de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: Depois de quatro corridas e quatro ve...

ALTA ROTAÇÃO: Sprint Race: Depois de quatro corridas e quatro ve...: A terceira etapa da edição 2014 será no dia 22 de junho em Interlagos A

pós as disputas da primeira e segunda etapas (Interlagos e Santa...

Sprint Race: Depois de quatro corridas e quatro vencedores, campeonato fica "embolado"

A terceira etapa da edição 2014 será no dia 22 de junho em Interlagos

Após as disputas da primeira e segunda etapas (Interlagos e Santa Crus do Sul) da Sprint Race que contou com rodadas duplas, estiveram no lugar mais alto do pódio quatro pilotos diferentes na categoria GP e embola o campeonato na temporada, são eles: Luca Milani, Daniel Daroz, Kau Machado e Adriano Nogueira. As provas foram marcadas por diversas disputas e muita satisfação por parte de competidores e organização, após as bandeiradas finais.

"O campeonato traça o rumo que prometia", diz Luca Milani. "Com os carros em condições muito parecidas, todos os pilotos tem chances para brigar pelo lugar mais alto do pódio. Na categoria GP a disputa esta acirradíssima. Estamos com apenas quatro pontos a mais na liderança. Para Interlagos, como sempre, vou tentar fazer uma corrida limpa, e se tudo der certo, continuar na liderança do campeonato", enfatiza o piloto paulista que tem como companheiro no carro o pai Roberto Milani.


Segundo Adriano Nogueira a categoria é bem equilibrada. Prova disso é que a diferença do atual líder da categoria para o quinto colocado é de apenas 11 pontos. "Tenho certeza que a constância de bons resultados vai ser um ponto chave para brigarmos pelo título da temporada. Após duas etapas (e quatro corridas), estamos em terceiro no campeonato, cinco pontos atrás do líder", declara o piloto do Sprint #44 que divide o carro com Kau Machado.

Ele falou da sua expectativa para a próxima etapa. "Nossa primeira prova em Interlagos não foi muito positiva. Meu retrospecto lá não é muito bom. Para essa prova, quero manter um bom ritmo e chegar novamente no pódio. De preferência, em primeiro", acrescenta Adriano Nogueira.

As corridas, sempre em rodadas duplas, terão os seguintes locais e datas: a primeira que aconteceu no dia 27 de abril - São Paulo/SP; a segunda em 18 de maio - Santa Cruz do Sul/RS; a próxima será no dia 22 de junho - São Paulo/SP. E, as demais: 3 de agosto - Cascavel/PR; 24 de agosto - Curitiba/PR; 21 de setembro - Londrina/PR (prova noturna); 9 de novembro - Curitiba/PR (anel externo) e 7 de dezembro - Curitiba/PR.

As imagens das corridas disputadas são exibidas pelo BandSports em sua programação.

A Sprint Race têm patrocínio da da Alpina, Pirelli, Ecopads, Bardhal, Fremax e Rio Custom.

Classificação do campeonato após 2ª etapa:

Categoria PRO
1) 79 Flávio Lisboa, 90 pontos
2) 8 Marco Garcia, 52
3) 16 Yago/ Yuri Cesário, 50
4) 4 Luiz Santos/ Matheus Biriba, 44
5) 27 Gustavo Frigotto, 44
6) 94 Gustavo Kiryla, 26
7) 15 Caito Vianna, 16
8) 22 Ítalo Leão, 10
9)2 Elias Azevedo, 10

Categoria GP
1) 77 Roberto/ Luca Milani, 71 pontos
2) 10 Alline Cipriani, 67
3) 44 Kau Machado/ Adriano Nogueira, 66
4) 7 Adriano Amaral, 64
5) 4 Gustavo Trunci, 60
6) 39 Eduardo Serratto/ Marcelo Rodriguez, 38
7) 10 Daniel Daroz, 37


Texto: Silvana Grezzana Santos

Fotos; Luciano Santos/SigCom

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade terá rodada neste sábado

ALTA ROTAÇÃO: Copa ECPA de Velocidade terá rodada neste sábado: Treinos livres começam na sexta-feira nas categorias Marcas e Pilotos

e Stock Jr. Os carros das categorias Marcas e Pilotos e os protót...

Copa ECPA de Velocidade terá rodada neste sábado

Treinos livres começam na sexta-feira nas categorias Marcas e Pilotos e Stock Jr.

Os carros das categorias Marcas e Pilotos e os protótipos da Stock Jr. retornam a pista neste sábado (7) para a disputa de mais uma rodada da Copa ECPA de Velocidade. As provas acontecem no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, no interior de São Paulo.

Porém, os motores começam a roncar já na sexta-feira (6), quando serão realizados os primeiros treinos livres. No dia seguinte, ainda na parte da manhã, acontece outra sessão de treinos livres e, em seguida, a tomada de treino classificatório para a formação do grid de largada. As provas tem início na parte da tarde.

Com 20 carros no grid, os pilotos do certame de Marcas e Pilotos entrarão na pista pela sexta vez na temporada, já que esta será a terceira etapa do campeonato e as rodadas são duplas.

Com duas baterias e duração de 15 voltas pelo circuito, os competidores dessa categoria são divididos em Super, Light e Novatos, mas entraram na pista juntos, formando um grid único, porém pontuam separadamente.

Nas Marcas e Pilotos são utilizados carros de turismo, na maioria Chevrolet/Corsa, Fiat/Pálio e Volkswagen/Gol, com motores 1.6, originais, com pouca preparação. Usam câmbio e suspensões originais e pneus radiais.

Stock Jr.
Já a prova do paulista de Stock Jr. vale pela segunda etapa da temporada e terá cinco ao longo do ano. Para quem não conhece a categoria, nas provas da Stock Jr. são disputadas 22 voltas pelo circuito de 2.100 metros.

Track Day
Ainda no sábado (7), após as provas da Copa ECPA de Velocidade, o circuito abrigará um Track Day, que pretende reunir veículos esportivos de rua para acelerar na pista piracicabana.

O evento tem como objetivo é levar os proprietários de carros esportivos ao autódromo para testar a potência máxima dos veículos. “Será uma boa oportunidade para pilotos amadores acelerar suas próprias máquinas em um local adequado”, afirma Daniella Giannetti, organizadora do evento. Os interessados deverão se inscrever no site www.crazyforauto.com.

 Programação
Na sexta-feira, das 10h às 17h, acontece a primeira sessão de treinos livres para todas as categorias. No sábado, a partir das 8h30, começa a segunda sessão de treinos livres, com as categorias se intercalando na pista. Logo depois, às 11h, começam os treinos classificatórios que definem o grid de largada e a primeira bateria acontecerá às 13h.
O Track Day acontecerá das 16h às 20h.

Horários
Dia 6 de junho – sexta-feira
Das 10h às 17h – 1º Treino livre para todas as categorias

Dia 7 de junho – sábado
8h30 às 8h50 – Treino Stock Junior
9h às 9h20 – Treino Marcas e Pilotos
9h25 às 9h45 – Treino Stock Jr
9h50 às 10h10 – Treino Marcas e Pilotos
11h às 11h05 – Treino classificatório - Stock Junior
11h15 às 11h25 – Treino classificatório / Marcas e Pilotos - Novato
11h30 às 11h40 – Treino classificatório / Marcas e Pilotos - Super e Light

Provas
13h – 1º Corrida Marcas e Pilotos – 15 voltas
14h – Corrida Stock JR – 22 voltas
14h45 – 2º Corrida Marcas e Pilotos – 15 voltas

Serviço


O ECPA está na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelo e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.



No sábado, a partir das 8h da manhã o público terá acesso gratuito ao Autódromo do ECPA. O estacionamento para carros e motos custa R$ 15.


Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa ECPA

ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet inicia sua maratona por duas medal...

ALTA ROTAÇÃO: Nelsinho Piquet inicia sua maratona por duas medal...: Brasiliense realiza quatro horas de treinos entre o Supercar e o Lites em Austin Nelson Piquet Jr teve uma agenda radical no primeiro d...

Nelsinho Piquet inicia sua maratona por duas medalhas nos XGames

Brasiliense realiza quatro horas de treinos entre o Supercar e o Lites em Austin

Nelson Piquet Jr teve uma agenda radical no primeiro dia de atividades de pista para os eventos de rallycross nos XGames. Foram quatro horas de treinos, pelas duas categorias em disputa neste final de semana em Austin.

"Não tem melhor lugar que a pista para um piloto. Dias como hoje são cansativos, mas é pra isso que vivemos. Nunca tive a oportunidade de correr os XGames com chance de medalhas como aqui. Vamos trabalhar dobrado, para buscar o pódio tanto na Lites quanto nos Supercars", falou o piloto depois dos treinos livres.


Nas duas divisões Piquet Jr compete com o carro #07. Na Lites seu equipamento é preparado pela equipe Piquet Sports e tem a GoPro como patrocinadora principal. Nos Supercars a principal marca no Fiesta ST #07 da equipe SH Racing Rallycross é a bebida energética N.O.-Xplode.

"Sem dúvida este será um dos finais de semana mais importantes do ano para mim", comentou Nelsinho. "É inspirador conviver com tantos atletas de elite nos esportes radicais dentro dos XGames. A atmosfera aqui é única. Meus adversários no GRC têm medalhas de XGames em diversas modalidades e estou atrás da minha aqui em Austin."

Além da prova de abertura da temporada 2014 da Lites, a corrida principal deste sábado marca a segunda etapa do campeonato dos Supercars, em que Piquet Jr figura na quarta posição.

O brasiliense é o primeiro piloto da história do Red Bul Global Rallycross Championship a disputar das duas divisões simultaneamente. Sua iniciativa foi bem recebida pela organização dos campeonatos e elogiada pelo sócio da equipe SH Rallycross, James "Sulli" Sullivan. "O Nelson já passou por diversas rodadas duplas na sua trajetória de Nascar e o fato de ele investir também no GRC Lites só demonstra seu compromisso com o rallycross. Vai acumular mais quilometragem e se desenvolver mais rapidamente para brigar pelo título do GRC", afirmou o americano.

São 20 carros inscritos na principal categoria dos XGames. Além dos 13 participantes da etapa inaugural, realizada em Barbados, há sete estrelas do rallycross mundial em Austin -nomes como o britânico Liam Doram, o americano Travis Pastrana e o finlandês Topi Heikkinen (campeão da temporada 2013 do GRC).

Diferentemente das demais etapas do GRC, não há previsão de repescagem nos XGames e a final será disputada apenas por seis carros (normalmente são dez). "A margem para erro é menor assim", observou Piquet Jr. Ele frisou que também nos Lites não haverá repescagem, lembrando que dos 10 inscritos apenas meia dúzia avançarão para a finalíssima.
"A pista é bem curta e técnica. Hoje conseguimos acumular bastante dados, que serão úteis para as tomadas de tempo programadas para amanhã e também para as corridas eliminatórias", finalizou Piquet Jr.

As corridas decisivas deste sábado têm transmissão para o Brasil prevista pelos canais ESPN a partir das 14h30.



Piquet Sports
Luís Ferrari

Fotos: Matt Magnino - SHR

ALTA ROTAÇÃO: Novos pilotos estreiam na terceira etapa da Lancer...

ALTA ROTAÇÃO: Novos pilotos estreiam na terceira etapa da Lancer...: Grid está cada vez maior e a prova mais competitiva; fi

m de semana será com muita velocidade no Velo Città, que terá ainda o Fun Day e Evo ...

Novos pilotos estreiam na terceira etapa da Lancer Cup, no dia 14 de junho

Grid está cada vez maior e a prova mais competitiva; fim de semana será com muita velocidade no Velo Città, que terá ainda o Fun Day e Evo Day

A terceira etapa da Lancer Cup será no dia 14 de junho e os motores já começam a roncar no Autódromo Velo Città. A expectativa aumenta e três novos pilotos passam a integrar o grid da prova: Roberto Maggi e Paulo Roberto Bonifácio, de São Paulo, e Daniel Paludo, de Porto Alegre (RS), que irão acelerar os Lancers preparados para a corrida no traçado de 3.430 metros.

"Já estão comentando bastante sobre a qualidade da prova e da organização dessa categoria. Com a estreia do Lancer RS, fiquei ainda mais motivado para participar e ver do que esse carro é capaz", destaca Daniel, que irá sair de Porto Alegre no dia 12, data da estreia da seleção brasileira na Copa. Ele ainda não sabe se conseguirá assistir ao jogo, mas não tem dúvida: "se tiver que optar, fico com a corrida."


Os três pilotos entram na briga pelo pódio nas categorias Lancer R e Lancer RS. Na última etapa, Bruno Mesquita venceu as duas corridas e se aproximou da liderança na Lancer RS. Sergio Alves segue na ponta. "A última etapa foi muito boa, estou bem centrado. Fiquei muito feliz e estou conseguindo ficar um pouco mais tranquilo. Na hora da largada a perna dá uma tremida ainda, não tem como", comentou Bruno, campeão da primeira temporada.

Na Lancer R, os irmãos Fernando e Felipe Ewerton seguem na ponta. Cada um venceu uma corrida na última etapa. "Os dois ganharem no mesmo dia é muito bom. Na segunda bateria duelamos o tempo inteiro e acabei levando o melhor", comentou Felipe. "Foi mérito só dele mesmo", brincou Fernando, que disse que não facilitou para o irmão.

Os carros são desenvolvidos pela equipe da Ralliart Brasil e locados aos pilotos através do sistema Sit&Drive, onde toda a preparação, logística e manutenção dos veículos fica por conta da Mitsubishi. Os pilotos só têm que chegar no dia da prova com macacão e capacete, que o carro estará pronto e abastecido para a largada.

Você também pode fazer parte da Lancer Cup! Acesse o site www.ralliartbrasil.com.br
 e descubra como fazer para acelerar no Autódromo Velo Città.

Fun Day e Evo Day
O Autódromo Velo Città terá ainda as provas do Fun Day, competição de regularidade na pista, e o Evo Day, track day para proprietários de Lancer Evolution.

Para participar do Fun Day, os clientes de Lancer sedan, Lancer Sportback e Outlander podem se inscrever pelo site www.mitsubishifunday.com.br. São três provas de 30 minutos, onde a organização define um tempo ideal e os participantes têm que fazer as voltas o mais próximo possível desse tempo. Cada segundo adiantado ou atrasado influencia na pontuação final.

Já os proprietários de Lancer Evolution podem participar do Evo Day, que agora tem uma premiação especial para o participante que mantiver a mesma média de sua melhor volta nas três baterias. Para se inscrever, acesse: www.lancerevoday.com.br.

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Lubrax, BTG Pactual, Pirelli, Columbia, Armura e Petra. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit), no site do Autódromo Velo Città (www.autodromovelocitta.com.br) e no site da Ralliart Brasil (www.ralliartbrasil.com.br).




Mitsubishi Lancer Cup - Calendário 2014*
3ª etapa - 14 de junho
4ª etapa - 19 de julho
5ª etapa - 16 de agosto
6ª etapa - 27 de setembro
7ª etapa - 25 de outubro

* Calendário sujeito a alterações.

Assessoria de ImprensaCarolina Vasconcellos
Fotos: Adriano Carrapato / Mitsubishi


ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Equipe C2 confirma os irmãos Yuri e Yago C...

ALTA ROTAÇÃO: Marcas: Equipe C2 confirma os irmãos Yuri e Yago C...: Gêmeos formarão dupla em um dos Cruze da equipe que tem os pilotos mais jovens da c

ategoria A equipe C2 disputa neste final de semana, ...

Marcas: Equipe C2 confirma os irmãos Yuri e Yago Cesário para a etapa de Goiânia

Gêmeos formarão dupla em um dos Cruze da equipe que tem os pilotos mais jovens da categoria

A equipe C2 disputa neste final de semana, a quarta etapa da Copa Petrobras de Marcas, no renovado ao Autódromo de Goiânia, com Gabriel Casagrande no Cruze #83. A grande novidade do time no segundo carro da equipe são os gêmeos, Yago e Yuri Cesário. Os dois formarão dupla correndo em casa na capital de Goiás.

"Vamos fazer essa etapa para pegarmos experiência, pois a ideia é viabilizarmos a temporada toda. O Marcas se tornou uma alternativa muito viável para nós dois corrermos juntos. O carro é muito legal. Essa será nossa primeira vez na categoria, mas sempre acompanhamos as etapas e sabemos que é muito competitiva e com pilotos retomados. Estamos felizes em podermos em casa participarmos da competição", revelou Yago


O time paranaense terá em seu box os três pilotos mais jovens da competição, pois o caçula da categoria, Gabriel Casagrande, vencedor de uma das corridas em Brasília, tem 19 anos, enquanto os irmãos tem 18. "É legal ver minha geração do kart, buscando novas oportunidades e alçando novos voos na carreira. Assim, como eu que fui para a Europa, o Yuri e o Yago também foram para os Estados Unidos. Esse retorno só prova que hoje no Brasil, podemos ser profissionais em categorias de alto nível", analisou Casagrande.

Casagrande foi um dos protagonistas da Stock Car no último domingo, que acelerou na reinauguração do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, com um público de 50 mil pessoas. O piloto espera a mesma emoção neste final de semana. "Foi uma etapa sensacional, com autódromo lotado. Espero que o público de Goiânia esteja novamente presente nesta etapa", disse o paranaense.

A Band transmite no domingo, a partir das 12h30, um compacto dos melhores momentos da primeira corrida e a segunda corrida ao vivo.

Confira a programação de pista em Goiânia:

Sábado, 7 de junho:
08h40 - 08h50 - Shakedown Copa Petrobras de Marcas
09h00 - 10h00 - 1o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge
10h10 - 10h55 - 1o Treino (Grupo A) Copa Petrobras de Marcas
11h05 - 11h50 - 1o Treino (Grupo B) Copa Petrobras de Marcas
12h40 - 13h40 - 2o Treino Livre Mercedes-Benz Challenge
13h50 - 14h35 - 2o Treino (Grupo A) Copa Petrobras de Marcas
14h40 - 15h25 - 2o Treino (Grupo B) Copa Petrobras de Marcas
16h10 - 16h30 - Classificação Mercedes-Benz Challenge C250 CUP
16h40 - 17h00 - Classificação Mercedes-Benz Challenge CLA AMG CUP
17h10 - 17h20 - Classificação Copa Petrobras de Marcas

Domingo, 8 de junho:
09h00 - Largada (30 minutos + 1 volta) Copa Petrobras de Marcas
09h40 - 09h50 - Ação Seu Carro Nas Pistas
09h55 - 10h40 - Visitação aos boxes
11h15 - Largada (45 minutos + 1 volta) Mercedes Benz Challenge
12h45 - Largada (30 minutos + 1 volta) Copa Petrobras de Marcas


MS2 Comunicação Integrada

Fotos: Vanderley Soares/MS2  - Divulgação

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu estreia em carros 4x4 nos XGames

ALTA ROTAÇÃO: Átila Abreu estreia em carros 4x4 nos XGames: Sorocabano leva o tradicional #51 na abertura do GRC Lites De protagonista a aprendiz. Depoi

s de disputar a vitória no último final...

Átila Abreu estreia em carros 4x4 nos XGames

Sorocabano leva o tradicional #51 na abertura do GRC Lites

De protagonista a aprendiz.

Depois de disputar a vitória no último final de semana em Goiânia em busca de seu primeiro título na Stock Car, Átila Abreu volta a ser calouro no automobilismo. A partir desta quinta-feira, o piloto sorocabano participa pela primeira vez na carreira de uma competição com carros 4x4.

Com o mesmo número 51 que marca sua trajetória nas pistas brasileiras, Átila faz sua estreia na temporada do Global Rallycross Championship Lites nos XGames de Austin.


"É um prazer competir novamente no exterior. Ano passado estive no Circuito das Américas como comentarista da corrida da Fórmula 1 e estou muito animado para correr aqui. Tudo é novo para mim no rallycross. Espero aprender bastante neste final de semana e também me divertir acelerando o carro de lado, saltando, usando o freio de mão nas curvas mais fechadas. As corridas são muito dinâmicas, o que é bacana para quem corre e para quem assiste", afirmou o piloto.

Átila é um dos 10 competidores inscritos na divisão de formação de pilotos do rallycross. Nos XGames, a Lites confere aos vencedores as mesmas medalhas que as demais modalidades das "Olimpíadas dos esportes radicais".

A competição marca a abertura da temporada desta série. São nove etapas na temporada 2014, das quais Átila vai disputar sete -nas outras duas há conflito de calendário com a Stock Car.

A categoria Lites tem como objetivo a contenção de custos e introdução ao rallycross. Todos os carros são fornecidos pela equipe sueca OMSE, a mais tradicional do rallycross mundial. Os carros são equipados com motores de 310 HP e câmbio sequencial.

Nos XGames, a programação determina duas baterias de treinos livres nesta quinta-feira. Na sexta, acontece a tomada de tempo e a primeira rodada de corridas. A semifinal e a finalíssima estão marcadas para a manhã de sábado (entre 13h30 e 14h15 pelo horário de Brasília).

Além de Átila Abreu, Nelsinho Piquet corre os XGames de Austin, tanto na Lites quanto nos Supercars. "Fiquei muito curioso com a propaganda que o Nelsinho fez do rallycross e me animei com o convite dele para conhecer a categoria. Participar dos XGames é uma novidade enorme para mim e espero aprender o máximo com essa oportunidade", frisou Átila.

Os canais ESPN exibem neste sábado as competições finais do rallycross dentro da cobertura dos XGames de Austin.



Texto e Fotos

Luís Ferrari