segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Amazonense Adriano Pizzonia é segundo em...

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Amazonense Adriano Pizzonia é segundo em...: Piloto de Manaus consegue uma vitória, um segundo, dois quarto lugares e duas voltas mais rápidas para assumir a vice-liderança do Campeona...

Kartismo: Amazonense Adriano Pizzonia é segundo em São Paulo

Piloto de Manaus consegue uma vitória, um segundo, dois quarto lugares e duas voltas mais rápidas para assumir a vice-liderança do Campeonato Paulista de Kartismo

O amazonense Adriano Pizzonia (Coplast) começou com o pé direito o Campeonato Paulista de Kartismo. Enfrentando vários pilotos com títulos de campeão brasileiro e até campeão mundial, o manauara venceu no último sábado a primeira etapa e ficou em segundo na segunda etapa, disputada no domingo, ambas no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. Além disso, no Super Kart Brasil 14, o principal evento da modalidade no país, o irmão do ex-piloto de Fórmula 1 Antonio Pizzonia saiu com o belo troféu de Vice Campeão.

"Foi um bom final de semana. Enfrentamos um pouco de falta de potência no motor e com uma trinca no chassi, mas o resultado geral do final de semana foi bom. Só tenho que agradecer sempre a Deus pelas oportunidades de competir", comentou Adriano logo que saiu do terceiro e último pódio da programação.

No treino classificatório para a primeira rodada dupla do Campeonato Paulista da categoria Sênior Adriano Pizzonia ficou com o terceiro tempo, apenas 92 milésimos de segundo atrás do pole position. No entanto, na corrida ele ditou o ritmo e além de estabelecer a volta mais rápida venceu com quase dois segundos de vantagem. No complemento de sábado partiu novamente em terceiro, fez a volta mais rápida, mas terminou em segundo, a um décimo de segundo do vencedor.

Na classificação para as duas corridas de domingo Pizzonia largou em segundo, a apenas um décimo de segundo do pole position. Com o chassi reparado com solda, o seu ótimo desempenho da véspera não se repetiu e Adriano terminou as duas corridas em quarto.

"Para a próxima etapa teremos um chassi novo, este já está condenado. De qualquer maneira foram dois bons resultados que me deixaram na vice-liderança deste campeonato que é muito forte", admite o representante da Coplast.

A sequência do campeonato paulista de Kartismo será nos dias 29 e 30 de março, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Pontuação do Campeonato Paulista de Kart - Categoria Sênior: 1) Renato Jader Davi, 26 pontos; 2) Adriano Pizzonia, 20; 3) Daniel Croce, 14; 4) Ruben Carrapatoso e Tuka Rocha, 11; 6) Fernando Croce e Ricardo Thomazi, 9; 8) Wagner Ebrahim e Marcelo Meneghel, 5; 10) Marcos Regadas, 4.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Foto: Luiz Pinheiro

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Primos Baptista começam bem no Campeonat...

ALTA ROTAÇÃO: Kartismo: Primos Baptista começam bem no Campeonat...: Na Sprinter, Rodrigo Baptista fez pole e venceu uma bateria. Na Graduados, Bruno Baptista fez um batismo de fogo e andou muito rápido C...

Kartismo: Primos Baptista começam bem no Campeonato Paulista

Na Sprinter, Rodrigo Baptista fez pole e venceu uma bateria. Na Graduados, Bruno Baptista fez um batismo de fogo e andou muito rápido

Com uma grande festa reunindo 130 pilotos de todo o Brasil, teve início no último final de semana (25 e 26/1) a temporada 2014 do Campeonato Paulista de Kart, com a realização de quatro baterias para cada categoria no Kartódromo Ayrton Senna, zona sul de São Paulo.

Neste clima de festa nos boxes o que se viu na pista de Interlagos foram disputas acirradas. Estreando na Graduados B, o vice-campeão do Paulista Light na categoria Sprinter, Bruno Baptista (Tekbond) conseguiu a terceira marca em sua classe, que corre junto com os experientes Graduados A.



No entanto, em virtude de vários toques que recebeu, Bruno não terminou as duas primeiras baterias. Para o complemento da segunda rodada dupla, o piloto da Tekbond marcou o quarto tempo entre os Graduados B. Com mais experiência, terminou a terceira e a quarta baterias em quarto, sendo o melhor piloto promovido da categoria Sprinter e marcando os seus primeiros pontos.

"Foi um grande aprendizado. Precisa ter muita experiência para brigar na frente com os Graduados A. Como vim fazendo bons tempos desde os treinos, e larguei bem, não terminei as duas provas de sábado justamente por estar lutando por posições com estes pilotos. No domingo fui com mais calma e me sai melhor, mesmo brigando muito. Agora vamos trabalhar para fazer mais bonito daqui pra frente", comentou Rodrigo Baptista, que aparece em sétimo no campeonato após as duas primeiras etapas.

"No geral foi bom. Eu daria nota 8 para o Bruno nesta estreia. O equipamento dele está excelente, com um chassi bem acertado pela Nelsinho Competições e um motor muito bem preparado pelo Tibola. O Bruno está adquirindo experiência e vamos brigar pelo título da Graduados B", acredita Marcelo Piedade, "coach" do piloto.

Rodrigo Baptista na Sprinter

Sem ter realizado uma pré-temporada e tampouco desenvolvido o seu equipamento antecipadamente por estar viajando, Rodrigo Baptista (SPFC) teve um bom desempenho na abertura do Campeonato Paulista na categoria Sprinter. Logo de cara garantiu a pole position para as duas primeiras baterias.

Na primeira corrida liderou de ponta a ponta, venceu, mas recebeu uma punição ao final. Na segunda bateria liderou, mas terminou em terceiro, brigando pela vitória até a última volta. Para as duas corridas finais conseguiu o segundo lugar no grid, perdendo a pole position por 7 milésimos de segundo na última volta. E na terceira e quarta baterias recebeu a bandeirada na segunda posição, mesmo tendo liderado.

"Como só fiz um treininho de 30 minutos antes da primeira classificação, ainda estou ‘enferrujado’. O meu equipamento é muito bom, mas eu preciso treinar para errar menos e ficar mais constante. Nas próximas etapas deverei estar brigando ainda mais forte pelas vitórias e vou me recuperar no campeonato", avisa Rodrigo, que ocupa o quinto posto no certame.

"O ‘Digo’ merece nota 10. Mesmo fora de forma ele está competitivo. Ele chegou cansado de viagem, sem preparo físico, e brigou pelas vitórias, que certamente virão nas próximas etapas, depois dos treinos que ele irá fazer. Certamente ele vai brigar pelo título", completou Marcelo Piedade.

A 3ª e 4ª etapas do Campeonato Paulista de Kart serão realizadas nos dias 29 e 30 de março, no Kartódromo Aldeia da Serra.

Pontuação da Graduados B depois de duas etapas: 1) Giuliano Raucci, 23 pontos; 2) Rafael Martins, 19; 3) Luca Castiglia, 16; 4) Zaya Fontana, 12; 5) Evandro Bambirra, 9; 6) Nathaniel Bueno, 8; 7) Bruno Baptista, 7; 8) Victor Frias, 6; 9) Luca Croce, 6 pontos.

Pontuação da Sprinter depois de duas etapas: 1) Luiz Matheus, 21 pontos; 2) Rafael Velho, 17; 3) Vitor Oliveira, 16; 4) Caio Parizotto, 15; 5) Rodrigo Baptista, 14; 6) Brenor Monteiro, 14; 7) Ilson Rodrigues, 8; 8) Elvis Hum, 7; 9) Guido Cottla, 3; 10) Antonio Hermann Filho, 3 pontos.


Mastermidia
João Alberto Otazú

Fotos: Luiz Pinheiro

ALTA ROTAÇÃO: Kart: SKB 14 Troféu Gustavo Sondermann revela novo...

ALTA ROTAÇÃO: Kart: SKB 14 Troféu Gustavo Sondermann revela novo...: Provas deste domingo encerram a disputa de mais uma edição do evento, com cinco novos campeões e um bicampeão O SKB 14 Troféu Gustavo S...

Kart: SKB 14 Troféu Gustavo Sondermann revela novos campeões em Interlagos

Provas deste domingo encerram a disputa de mais uma edição do evento, com cinco novos campeões e um bicampeão

O SKB 14 Troféu Gustavo Sondermann fechou mais uma edição com chave de ouro e novos campeões, neste domingo (26), no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Mais de 100 kartistas participaram das provas, que aconteceram no traçado completo, que conta com 1.150m, e também abriram o Campeonato Paulista de Kart, com a realização da 1ª e da 2ª etapa.

Com campeões mundiais na disputa, dentre eles um dos maiores nomes da modalidade, o italiano Davide Foré, pentacampeão mundial de kart, o SKB 14 homenageou pela quarta vez o piloto Gustavo Sondermann, grande amigo dos organizadores e kartistas, que faleceu em um acidente na Copa Montana em 2011. Valeram pela competição as categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior e KZ.

Na Cadete, quatro vencedores diferentes e muito equilíbrio. No final, Leonardo Rufino, vencedor da quarta bateria, foi o campeão e chegou ao seu primeiro título no SKB. "Meu dia foi muito bom. A corrida foi muito disputada. Na última volta, o Rafael (Câmara) me passou, mas eu consegui recuperar e vencer. Não completei a primeira corrida de ontem, mas consegui bons resultados nas outras", declarou o paulista, de 9 anos.

Na categoria Júnior Menor, Gianluca Petecof chegou ao bicampeonato no SKB. O piloto já havia vencido o SKB 7, que foi realizado em Aldeia da Serra. Petecof venceu a segunda bateria e a prova final deste domingo.

"Fiz uma classificação muito boa hoje de manhã, consegui duas voltas rápidas e larguei na pole nas duas provas. Estava na disputa pelo título com outros dois pilotos e, na última bateria, me concentrei bastante, porque estava muito sol e sabia que não poderia cometer nenhum erro. E consegui abrir uma boa distância e estou muito feliz. Já tinha ganhado o SKB uma vez, o SKB 7, em Aldeia da Serra, na Super Cadete, e agora consegui esse bicampeonato", comemorou o paulista de 10 anos.

A categoria Júnior também teve quatro vencedores diferentes e o título ficou nas mãos de Paulo Victor, vencedor da terceira bateria. "Minha equipe conseguiu acertar bem o kart ontem e já senti a diferença na tomada de tempo de hoje. Larguei na frente e me preocupei em manter a posição e poupar o pneu para a segunda bateria, que era a mais importante do dia", disse o mineiro, de 15 anos.

Na Graduados, o carioca Renato Silveira Jr., de 16 anos, conquistou seu primeiro título no SKB, depois de vencer a 2ª, a 3ª e a 4ª bateria. Como abandonou a primeira prova, após uma batida, a disputa foi acirrada com Vitor Baptista, que ficou com o vice.

"Um bom começo de ano. Trabalhamos bastante nos treinos e, em Interlagos, eu sempre me dei bem. Na quarta corrida, meu traçado estava muito bom, quase perfeito. Vim trabalhando cada curva pra chegar onde cheguei agora e estou muito contente com o meu primeiro título no SKB", festejou o carioca.

Na Sênior, outro novo campeão. O paulista Renato Jader Davi, de 28 anos, voltou a disputar provas de kart e ficou muito emocionado com a conquista do Troféu Gustavo Sondermann, em homenagem a seu grande amigo.

"Foi um fim de semana muito bom. O que me deixa mais feliz é conquistar um troféu com o nome do Gustavo Sonderman, que foi um grande amigo e sempre teve um coração nota mil. Eu fui com muita garra pra poder levar o troféu pra casa, colocar na minha estante e sempre olhar e poder falar para as minhas filhas quem foi essa pessoa homenageada", afirmou.

Na KZ, kart com marchas, o brasileiro Gaetano Di Mauro desbancou na última prova as feras internacionais e campeões mundiais Davide Foré (Ita) e Jordon-Lennox Lamb (Ing). Foré venceu as três primeiras baterias, mas ficou de fora da prova final. Com problemas na transmissão do seu kart, o piloto nem largou.

Gaetano, que venceu a quarta bateria e teve dois terceiros e um segundo lugar, ficou com o título. "Foi bem difícil. Ele (Foré) é muito rápido sempre e vem me dando muito trabalho, desde as 500 Milhas. Mas trabalhamos bastante e o meu kart estava muito bom de chão, contornava muito e o motor também estava muito bom. Tudo ajudou e conquistamos o título", destacou o paulista, de 16 anos.

Um dos maiores kartistas da história do país e um dos principais adversários de Ayrton Senna na década de 70, Walter Travaglini representou Sérgio Sondermann, pai de Gustavo, que está em viagem e não pôde comparecer ao evento. Travaglini deu a bandeirada na categoria KZ e recebeu o troféu em homenagem a Gustavo.

"Uma homenagem fantástica feita ao Gustavo, que foi uma pessoa muito querida e um ótimo piloto. O SKB está de parabéns, a família dele é muito querida e ele deve sempre ser lembrado. O pai dele infelizmente não pode vir e eu tive o prazer e a honra de representa-lo", disse Travaglini.

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer uma grande competição, envolvendo os melhores pilotos, karts, pistas e equipamentos, o SKB é organizado por grandes campeões do kart e do automobilismo nacional: Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Ruben Carrapatoso, Renato Russo e Sérgio Jimenez. A partir deste ano, o evento passa a ser anual.

Para Jimenez, a presença de quase 150 pilotos e dos campeões mundiais, mostra a força do evento, que agora busca um patrocinador para continuar fazendo um kart ainda melhor.

"Foi um evento excelente, mais uma vez. Estamos muito felizes, porque o SKB realmente já está consolidado, em sua 14ª edição. Conseguimos trazer nesta prova dois campeões mundiais de kart e isso é muito importante para o evento e mostra o tamanho e a grandeza da competição", ressaltou. "Tivemos a KZ cheia de karts, fazia tempo que não conseguíamos e, no Brasil, todo não tinha um grid tão cheio assim, então ficamos muito contentes. Quase todas as categorias com mais de 20 pilotos, tivemos quase 150 pilotos no evento. Então, estamos muito felizes. A gente lamenta não ter a sequência de cinco etapas durante o ano, mas é realmente muito complicado para nós agrupar as agendas de todos os integrantes para dar continuidade durante todo o ano. É muito trabalho para fazer uma corrida, não é fácil, e depende de muita coisa. A gente continua na luta, temos o sonho de fazer um evento com seis provas, mas precisamos de um patrocinador para fazer isso. Já fazemos um kart melhor, mas podemos fazer ainda mais e, tenho certeza que um patrocinador que nos apoiar vai estar muito bem representado aqui junto ao SKB", finalizou Jimenez.

O SKB 14 contou com o apoio do Hotel Transamérica, Voxx Suplementos e Carnes Del Sur.

Resultado final do SKB 14 por categoria (5 primeiros):

Cadete
1 - Leonardo Rufino - 66 pontos
2 - Gabriel Bortoletto - 62
3 - Rafael Câmara - 45
4 - Pedro Braga - 38
5 - Enrico de Lucca - 37

Júnior Menor
1 - Gianluca Petecof - 74 pontos
2 - Caio Collet - 65
3 - Edgar Bueno Neto - 53
4 - Guilherme Peixoto - 50
5 - Gustavo Jorge - 33

Júnior
1 - Paulo Victor - 66 pontos
2 - Juan Crespi - 63
3 - Gabriel Partule - 57
4 - Sergio Crispim - 49
5 - Felipe Drugovich - 39

Graduados
1 - Renato Silveira Jr. - 75 pontos
2 - Vitor Baptista - 67
3 - Olin Galli - 49
4 - Giuliano Raucci - 37
5 - Pietro Rimbano - 29

Sênior
1 - Renato Jader Davi - 87 pontos
2 - Adriano Pizzonia - 62
3 - Renato Russo - 50
4 - Daniel Croce - 40
5 - Ruben Carrapatoso - 36

KZ
1 - Gaetano Di Mauro - 73 pontos
2 - Davide Foré - 60
3 - Jordon Lennox - 53
4 - Guilherme Salas - 53
5 - Dennis Dirani - 39

Os resultados das provas deste domingo:

3ª Bateria

Cadete
1) 88-Rafael Câmara, (8 voltas) 8:16.733
2) 111-Leonardo Rufino, a .009
3) 21-Breno Forte, a 1.661
4) 85-Gabriel Bortoletto, a 2.034
5) 321-Rafael Araújo, a 3.741

Júnior Menor
1) 99-Guilherme Peixoto, (10 voltas) 9:40.097
2) 23-Caio Collet, a 1.262
3) 123-Gustavo Jorge, a 1.457
4) 112-Edgar Bueno Neto, a 1.603
5) 301-Rafael Reis, a 2.691

Júnior
1) 77-Paulo Victor, (10 voltas) 8:44.798
2) 80-Gabriel Paturle, a .872
3) 11-Felipe Drugovich, a 3.926
4) 50-Yanni Fontana, a 4.781
5) 119-Pedro Goulart, a 5.003

Graduados
1) 19-Renato Silveira Jr., (11 voltas) 9:21.342
2) 120-Vitor Baptista, a 3.807
3) 95-Yurik Carvalho, a 4.100
4) 4-Olin Galli, a 4.239
5) 155-Zaya Fontana (B), a 4.564

Sênior
1) 125-Renato Jader Davi, (8 voltas) 7:10.935
2) 61-Daniel Croce, a .184
3) 62-Renato Russo (SS), a 1.355
4) 33-Adriano Pizzonia, a 1.565
5) 71-Romárcio Silva (SS), a 4.805

KZ
1) 5-Davide Foré, (11 voltas) 9:09.357
2) 32-Jordon Lennox, a .754
3) 111-Gaetano Di Mauro, a 2.232
4) 17-Guilherme Salas, a 5.899
5) 28-Danilo Dirani, a 6.708

4ª Bateria

Cadete
1) 111-Leonardo Rufino, (15 voltas) 15:33.335
2) 88-Rafael Câmara, a .409
3) 32-Enrico de Lucca, a 5.806
4) 85-Gabriel Bortoletto, a 8.521
5) 27-Manuel Jr., a 8.783

Júnior Menor
1) 110-Gianluca Petecof, (18 voltas) 16:21.077
2) 112-Edgar Bueno Neto, a 2.357
3) 23-Caio Collet, a 3.138
4) 38-José Muggiati Neto, a 3.662
5) 120-Felipe Baptista, a 6.066

Júnior
1) 21-Sergio Crispim, (18 voltas) 15:47.704
2) 7-Juan Crespi, a 2.598
3) 77-Paulo Victor, a 3.205
4) 80-Gabriel Paturle, a 6.617
5) 55-Luiz Branquinho, a 7.372

Graduados
1) 19-Renato Silveira Jr., (22 voltas) 18:54.193
2) 125-Giuliano Raucci (B), a 2.868
3) 120-Vitor Baptista, a 6.050
4) 4-Olin Galli, a 6.576
5) 95-Yurik Carvalho, a 9.791

Sênior
1) 125-Renato Jader Davi, (20 voltas) 17:59.234
2) 62-Renato Russo (SS), a 4.948
3) 114-Ruben Carrapatoso, a 5.473
4) 33-Adriano Pizzonia, a 5.938
5) 25-Tuka Rocha, a 7.365

KZ
1) 111-Gaetano Di Mauro, (22 voltas) 18:21.078
2) 32-Jordon Lennox, a .653
3) 17-Guilherme Salas, a 12.216
4) 28-Danilo Dirani, a 12.517
5) 46-Andreas Visnardi, a 13.606

Para saber mais sobre o SKB, acesse: www.superkartbrasil.com.br



Informações para a Imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro

Foto: Mauricio Villela

ALTA ROTAÇÃO: Em fim de semana brasileiro, Rafa Matos volta ao p...

ALTA ROTAÇÃO: Em fim de semana brasileiro, Rafa Matos volta ao p...: Esforço de pilotagem do mineiro valeu a pena. Ele e os companheiros garantiram o terceiro lugar Rafa Matos (Bardahl/IMM Impermeabilizaç...

Em fim de semana brasileiro, Rafa Matos volta ao pódio nas 24h de Daytona

Esforço de pilotagem do mineiro valeu a pena. Ele e os companheiros garantiram o terceiro lugar

Rafa Matos (Bardahl/IMM Impermeabilizações/Ativas/Symantec/Belvitur)voltou ao pódio em uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial. Vencedor das 24h de Daytona na categoria GT, em 2008, com um Mazda RX-8, desta vez o mineiro superou novo desafio na categoria LMPC (protótipos abertos Oreca-Chevrolet V8), comandando o quinteto da equipe Performance Tech e conduzindo-o à terceira posição na classe. A vitória geral nesta que foi a primeira prova válida pelo United Sports Car Championship ficou com o Corvette DP do time Action Express, que teve como pilotos Christian Fittipaldi, o português João Barbosa e o francês Sebastien Bourdais.

Reforço da Performance Tech para a corrida - vive a expectativa de sua segunda temporada na Stock Car brasileira pela Hot Car Competições (Bardahl) - Rafa teve a missão de qualificar o carro 38 sem ter andado nos treinos livres da semana e, com problemas nos freios, rodou na curva 1, escapando por pouco de um contato com o também mineiro Bruno Junqueira, que conseguiu desviar a tempo. Ainda assim, garantiu o quarto posto na classe, o 18° na classificação geral entre os 67 inscritos.

Nas primeiras horas de prova, o quinteto composto ainda por Júlio Campos, Gabriel Casagrande (que superaram com maestria a difícil estreia), David Ostella e Tomy Drissi brigava pela ponta, com Rafa assegurando tempos na casa de 1min43s. Drissi acabou rodando e as quase cinco voltas perdidas nos boxes obrigaram o time a iniciar uma longa corrida de recuperação, que os levou ao quarto posto. No começo da manhã foi possível superar o carro 08 (RSR Racing) e se estabilizar no terceiro posto, que nem um superaquecimento no V8 foi capaz de pôr em risco.

"Foi muito legal, divertido e recompensador. Remamos praticamente a corrida inteira, no fim ainda precisei tirar o pé e poupar o equipamento para evitar a quebra do motor, mas não conseguiríamos lugar pelo segundo lugar e nem tínhamos nosso posto em perigo. Estou esgotado já que, das 24h, acabei pilotando por quase oito, mas é um cansaço bom, que valeu a pena. Todos no time estão de parabéns", comentou Rafa.


Texto:
Rodrigo Gini

Foto divulgação